Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

PÁGINA INICIAL ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DESTAQUES ACADÊMICOS RANKINGS CAMPANHAS SOBRE A VRAC

Destaques Acadêmicos


Por Renata Ratton
Assessora de Comunicação
Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos / PUC-Rio

Filme Tailor, com animações desenvolvidas pela ex-aluna de Artes & Design Raíssa Laban, junto ao Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A/PUC-Rio), é ganhador de dois prêmios no Festival de Gramado

O curta documental Tailor, feito em animação e live action, ganhou melhor direção em curta e o Prêmio Canadá 150 Jovem Cineasta, para o diretor Calí dos Anjos, no Festival de Gramado. A animação é de autoria da ex-aluna de Artes & Design Raíssa Laban, em parceria com a professora Cláudia Bolshaw, coordenadora do Núcleo de Arte Digital e Animação (N.A.D.A) e seus alunos Lara Pogrebischi, Melissa Matos, Isabella Guariglia, Marina Barrocas, Matheus Amorim, Bruno Marques Biolchini, Mei Kleinamn, Nicole Schlegel, Camila Fernandes, Hugo Benchimol, Thiago Macedo, Rafael Drelich Valentim e Marina Ávila.

- O filme Tailor foi muito importante para nós, do N.A.D.A., porque reuniu três gerações diferentes de ‘nadenses’: recém-formados, alunos mais antigos e alunos atuais. Todos trabalharam juntos, um ensinava para o outro. Para o curta, utilizamos uma técnica chamada rotoscopia, muito difícil de fazer e de ser ensinada, por ser antiga e não ser aprendida nas nossas disciplinas. Foi muito interessante porque foi um conhecimento novo e houve muita união entre os alunos, e a proposta de participar veio deles também, relata a professora Cláudia Bolshaw. Cláudia coordenou o projeto e atuou na parte da animação.

- Além disso, é um projeto que fala de transgêneros, um assunto muito importante para essa geração, muito em pauta. A animação, nesse caso, teve uma importância fundamental porque as entrevistas dos trans, que tinham medo de se expor, é que foram animadas em rotoscopia. Retiramos as características de reconhecimento dessas pessoas para que elas pudessem falar no filme. Então a animação se prestou a algo que faz parte de sua linguagem, se prestou a ser uma facilitadora de assuntos difíceis. A animação tem esse potencial de fazer com que assuntos muito complexos de se tratar no cinema, com a imagem, possam ser traduzidos de uma outra maneira, observa.

O filme continua em cartaz e ganhando muitos prêmios. Cláudia conta que os alunos foram receber o prêmio em Gramado, e agora sentem que já estão em posição de competir com profissionais do mercado, de igual para igual.

"Fico absolutamente coruja e fã dos meus ex e atuais alunos. Cada vez mais do que nunca".

Sobre o filme:
Dirigido por Calí dos Anjos, Tailor é baseado na obra do cartunista transgênero Orlando Tailor. O filme conta histórias de pessoas de diferentes gêneros por meio da linguagem criada nos quadrinhos de Tailor. O curta Tailor já foi premiado em outros festivais e categorias como Best Animated film, no Trans Stellar Film Festival, e Best Production Design, no CiNE ViVO Perth Independent Latino Film Festival.

Sobre o N.A.D.A:
O N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação) foi criado pela Professora Claudia Bolshaw e pelos alunos para servir como núcleo catalisador para as diversas iniciativas relacionadas à animação que estão sendo desenvolvidas no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Este Núcleo é responsável pelo desenvolvimento de projetos ligados às artes sequenciais, animação e histórias em quadrinhos. Além de incentivar novas pesquisas para o desenvolvimento destas áreas.

Publicada em: 26/09/2017