Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

PÁGINA INICIAL ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DESTAQUES ACADÊMICOS RANKINGS CAMPANHAS SOBRE A VRAC

Destaques Acadêmicos

Alunas de graduação e doutorado de Ciências Sociais e Direito são selecionadas pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (MEC/Capes)

Marina Reis, aluna de graduação do Direito, e Gianne Oliveira, da pós-graduação em Ciências Sociais, seguem para intercâmbio e pesquisas no Lemann Institute for Brazilian Studies, da Universidade de Illinois, Urban-Champaign, junto à Aline Souza, da graduação em Ciências Sociais - crédito: arquivos pessoais

Aline Souza, Marina Reis e Gianne Oliveira vão realizar intercâmbio no Lemann Institute for Brazilian Studies, da Universidade de Illinois, Urban-Champaign

As alunas de graduação Aline Ferreira Souza, de Ciências Sociais, e Marina Oliveira Reis, de Direito, e de pós-graduação Gianne Neves Oliveira, doutoranda de Ciências Sociais, foram selecionadas pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (MEC/Capes), e estão de malas prontas para passar seis meses em intercâmbio no Lemann Institute for Brazilian Studies, da Universidade de Illinois, Urban-Champaign, nos Estados Unidos.

O projeto contemplado no edital foi elaborado na parceria entre o Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (Nirema/PUC-Rio), da PUC-Rio, e o instituto. Desafios do século XXI: a questão racial e a universidade abrange duas linhas temáticas que já se configuram objetos de estudo dos núcleos e centros de pesquisa envolvidos e dos pesquisadores associados.

Umas dessas linhas diz respeito aos estudos sobre políticas públicas voltadas para a educação intercultural, notadamente, para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas. A outra linha temática é a dos estudos sobre interculturalidade na universidade, com destaque para as ações afirmativas, ingresso e permanência de estudantes indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais e outras matrizes étnico-culturais na universidade, e avaliação educacional e de desigualdades étnico-raciais no Brasil contemporâneo ou mobilidade educacional e relações étnico-raciais.

“Esse projeto é muito simbólico porque Abdias do Nascimento, grande líder negro, foi uma pessoa muito importante para a criação do próprio Nirema da PUC-Rio”, observa a professora Angela Randolpho Paiva, do Departamento de Ciências Sociais e diretora da Coordenação Central de Cooperação Internacional da PUC-Rio, unidade responsável pela seleção das alunas, obedecendo ao edital do projeto. Angela destaca ainda a importância de Elisa Larkin Nascimento, viúva de Abdias e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro), na concepção do projeto junto à Capes.

O projeto, que tem validade de três anos, também envolverá a ida e vinda de docentes ao instituto e à PUC-Rio para a realização de seminários. A professora Angela Paiva já realizou uma visita a Illinois, onde proferiu palestra sobre relações raciais no Brasil e se encontrou com os docentes que receberão as alunas, entre eles o diretor do Departament of African American Studies. O coordenador do projeto, professor Jerry Dávila, que também é professor de História do Brasil na Universidade de Illinois e diretor do Lemann Institute for Brazilian Studies, virá à PUC-Rio no próximo ano.

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional, destina-se à estruturação, ao fortalecimento e a internacionalização dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação, objetivando incrementar o intercâmbio acadêmico entre instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras, possibilitando que discentes negros e docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) participem de atividades de ensino, de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação em universidades brasileiras e do exterior.

Publicada em: 22/08/2017

Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica