Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

PÁGINA INICIAL ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DESTAQUES ACADÊMICOS RANKINGS CAMPANHAS SOBRE A VRAC

Destaques Acadêmicos

Design premiado

Emblema criado pelo professor Fabio Lopez, de Artes&Design, vence concurso do Iphan e é a nova marca do Patrimônio Cultural Brasileiro

Nascido da rotação de uma pétala, com cores bem brasileiras e forma “que expressa a perspectiva de movimento, ressignificação, a natureza complexa do Patrimônio Cultural Brasileiro”, o emblema desenvolvido pelo professor Fabio Lopez, de Artes&Design, foi o vencedor do concurso nacional realizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que contou com mais de 280 propostas.

“O Patrimônio Cultural Brasileiro é um conjunto muito complexo de manifestações, então a opção por um caminho mais abstrato me pareceu muito natural, explica o professor.

Segundo ele, o concurso chamou sua atenção porque o grande patrono do design gráfico brasileiro, Aloísio Magalhães, teve uma participação importante na consolidação do Iphan, ainda na década de 70, tendo chegado a dirigi-lo em 1979. “Achei que seria um prestígio contribuir de alguma forma com esse esforço contínuo de preservação da cultura nacional”.

O Emblema do Patrimônio Cultural é a identidade visual dos bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro. O lançamento da obra vencedora foi realizado no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, durante evento comemorativo dos 80 anos do Iphan. É um novo marco para a promoção, difusão, sinalização e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro, que deve ser utilizado não só pelo Iphan, mas por todos os parceiros na preservação, gestão e valorização do Patrimônio Cultural.


Mais sobre o desenvolvimento do emblema em vídeo institucional do Iphan:
https://youtu.be/ivjqOPyI2Jc

Publicada em: 25/08/2017

Por Renata Ratton
Assessoria de Comunicação
Vice-Reitoria Acadêmica