Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos

PÁGINA INICIAL ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DESTAQUES ACADÊMICOS RANKINGS CAMPANHAS SOBRE A VRAC

Destaques Acadêmicos


Por Renata Ratton
Assessora de Comunicação
Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos / PUC-Rio

Pesquisa inovadora da aluna Caroline Grossi e do professor Brunno dos Santos, voltada à otimização de biossurfactantes, é premiada no Simpósio Nacional de Bioprocessos

Artigo originou-se de trabalho de conclusão de curso da aluna, no Departamento de Engenharia Química e de Materiais


A aluna Carolina Grossi durante apresentação do trabalho
crédito: arquivo pessoal

O artigo Development of a Neural Network Model to Predict the Biomass Concentration in a Batch-Bioreactor for Biossurfactant Prodution, de autoria do professor Brunno Ferreira dos Santos e da aluna Caroline Dias Grossi, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, foi premiado no Simpósio Nacional de Bioprocessos, realizado em Aracajú (SE).

Originada do trabalho de conclusão de curso da aluna, a pesquisa propõe um modelo matemático baseado em redes neurais capaz de predizer a concentração microbiana em um processo fermentativo de produção de biossurfactante, a partir da bactéria Bacillus subtilis.

De acordo com Brunno dos Santos, os resultados podem auxiliar na otimização de processos de produção de biossurfactantes, moléculas anfipáticas capazes de exercer atividade tenso-ativa, utilizadas para reduzir a tensão superficial e interfacial do meio em que estão dispersas.

“Os biossurfactantes são uma alternativa ecológica aos surfactantes sintéticos. Os resultados permitem, ainda, a construção de sensor virtual para medição da concentração em tempo real que, antes, era feita em 24h ou mais por uso de procedimentos analíticos”, ressalta o professor.

Publicada em: 03/10/2017