Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Conselho de Identidade e Missão da PUC-Rio

Visão

Visão da PUC-Rio - Intenções de Formação e Agenda Institucional

O contexto desafiador do mundo de hoje nos motiva a olhar para nossa identidade e missão de forma nova, identificando as perspectivas e esperanças da PUC-Rio para os próximos anos. Queremos chamar este conjunto de perspectivas e esperanças de “Visão”, pela qual podem ser delineadas intenções de formação e uma agenda institucional para os próximos anos.

Diagrama

Neste sentido, existem algumas questões específicas a serem respondidas instituições de ensino superior:

  • Como nos propomos que seja a universidade no futuro?
  • Onde seus esforços e recursos devem ser concentrados?
  • Qual será o impacto que esta universidade deseja alcançar?
  • Qual é o caráter diferenciador da sua atividade acadêmica?
  • De que maneira o olhar do aluno atual estará presente na projeção desta visão de futuro da universidade? Como as inquietações e projetos dos alunos futuros estarão representados na PUC-Rio 2040?

Essa Visão contém os fundamentos da Identidade, os propósitos da Missão e as perspectivas fundamentais que irão energizar as funções substantivas de ensino, pesquisa e extensão nos próximos anos. Neste sentido, a Agenda Institucional será focada nos elementos estruturais e projetivos da Identidade e Missão da PUC-Rio, que permitiria traduzí-los em elementos de formação institucional transversal. Consequentemente, o esforço da Comunidade Educativa será o de alinhar as práticas de:

  • Gestão educacional: Promover o engajamento de toda a comunidade acadêmica com o dia a dia da instituição para garantir o fluxo dos processos educacionais numa perspectiva de evolução contínua;
  • Gestão pedagógica: Oportunizar o uso de novas tecnologias/metodologias voltadas para o apoio à prática docente; promover a capacitação continuada dos professores com ações que auxiliem no uso de recursos capazes de aumentar o engajamento dos alunos e a percepção do mercado;
  • Gestão administrativa: Garantir que a instituição esteja “funcionando” de forma fluida e alinhar processos operacionais diversos.

Estas práticas de gestão a serem desempenhadas pelo CIM ocorrerão em um ecossistema dinâmico e projetivo. Neste sentido, a metodologia é fundamental: pensamos primeiro em “fóruns” para garantir a participação de todos na constituição desta Visão. Utilizando uma metodologia de projeção, que mobilize a capacidade criativa dos agentes atuais, será possível colocar em foco a categoria da experiência dos destinatários (alunos atuais e futuros), no que diz respeito ao ambiente dentro da Universidade.

De outra parte, em seu compromisso com o bem comum da sociedade, esta Visão poderá se converter em um modelo de práticas e iniciativas cidadãs extramuros, a começar pela ênfase no apoio institucional às necessidades e potencialidades das populações do entorno do bairro da Gávea, especialmente as mais fragilizadas do ponto de vista acadêmico, econômico e social.