Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Conselho de Identidade e Missão da PUC-Rio

IDENTIDADE

Identidade da PUC-Rio

A identidade tem a ver com a herança, a tradição, a “marca” institucional adquirida. Além disso, traduz a forma como a instituição se recria, se reinventa e se atualiza a partir de movimentos que envolvam a transformação criativa e inovadora. Neste sentido, é necessário um trabalho institucional que englobe todos os membros da comunidade educacional.

Primeiro brasão das Faculdades Católicas. c.1945

A identidade de uma universidade, além de se expressar visualmente em escudos, bandeiras, hinos e slogans, se manifesta em sua cultura, no que a universidade faz, em seu trabalho institucional e principalmente em sua conduta, forma de fazer negócios e nos atos dos membros de sua comunidade educacional.

As fontes da identidade de uma instituição de ensino encontram-se sobretudo na vontade dos seus fundadores e evolui gradativamente, permitindo releituras de acordo com tempos, lugares e pessoas, apontando desafios permanentes em coerência com sua missão.

Símbolo da Universidade a partir de 1947, quando recebeu o título de Pontifícia

No caso da PUC-Rio, esta identidade é formalmente expressa a partir de seus Estatutos, que indicam a natureza, os princípios e as características para as quais a instituição é chamada a ser como Universidade. Entretanto, desde que recebeu o título de Pontíficia, a PUC-Rio se identifica externamente pelo seu brasão, composto fundamentalmente por três elementos que norteiam a sua identidade como Universidade:

  • As armas pontifícias, que incluem a tiara e as chaves, relacionadas diretamente com a Santa Sé. As chaves fazem referência às palavras de Jesus a Pedro, “eu te darei as chaves do Reino dos céus” (Mt 16, 19);
  • O escudo, composto por um par de asas abertas e sobre elas, um livro aberto com as letras Alfa e Ômega, que representam o Cristo, Sabedoria Divina, na expressão no livro do Apocalipse (Ap 1, 8). As asas simbolizam a ousadia de remontar-se às alturas;
  • O listel, com a legenda latina “alis grave nil”, que significa literalmente “com asas nada é pesado”. Em outras palavras, confirma os outros elementos anteriormente mencionados: para quem tem a ousadia de voar, apoiando-se na sabedoria divina que é o Cristo, o qual empresta asas à nossa fraqueza, tudo resulta fácil.

Brasão Atual e seus componentes