Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Mensagens para a Comunidade

Vida da Igreja junto à nossa PUC-Rio

Publicado em: 09/09/2015

Desde o domingo, 01/03/2015, assumimos a responsabilidade junto à Reitoria da Igreja da PUC-Rio. Foi com alegria e entusiasmo, espírito de serviço e diálogo que aceitamos mais esta missão que a Igreja nos pede junto à Comunidade da PUC-Rio, além de professor de seu Departamento de Teologia.

Temos consciência de que a Igreja dentro de uma Universidade Católica tem a especial vocação e missão de ser como o coração de Deus, ou seja, sinal da misericórdia. O corre-corre do dia a dia e da vida de um Campus Universitário, que acaba levando as pessoas a uma carga horária longa de trabalho ou de estudos, visto até mesmo as longas distâncias em que as pessoas moram numa cidade grande como a nossa RJ, enfim, tudo isso pede que a própria Universidade supra as necessidades espirituais que os membros tanto do corpo docente como do corpo discente apresentam. Além de que a Igreja, como Mãe, precisa acompanhar seus filhos em todas as situações e momentos da vida. Neste sentido, uma Igreja numa Universidade, como a nossa PUC-Rio, é chamada a realizar a integração com a Pastoral Universitária toda, a estar sempre aberta às demandas sacramentais dos Departamentos, professores, alunos atuais e antigos, bem como oferecer e ser um espaço de oração e atendimento espiritual para as pessoas que aqui acorrem diariamente, em suas mais variadas situações de vida pelas quais estejam passando neste momento. E neste sentido, é preciso ter presente que a nossa PUC-Rio tem um quadro muito grande de funcionários e alunos, bastante presentes, e que estes podem contar com as nossas orações e atendimento diários.

Por isso, e afim de poder atender à demanda da Comunidade de nossa PUC-Rio, temos as missas diárias, inclusive aos finais de semana; aumentamos os horários de missas, os horários de atendimento de confissões e direção espiritual, dia de Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento etc.

Para tanto, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio conta com celebração de missas:

a) De segunda a sexta-feira, as celebrações são às 7h30 e 12h, e às 18, se há pedidos para celebrações de bodas ou de exéquias

b) Aos sábados, a missa ocorre às 18h e, aos domingos, às 11h, 18h, 19h15 e 20h30.

c) Para atendimentos de confissão, direção espiritual, marcar casamentos, batizados e missas de Sétimo Dia é necessário procurar a secretaria da Igreja, que funciona na lateral do altar, e está aberta de segunda a quinta-feira, das 7h às 10:45h; das 11:45h às 16h e das 17h à 20h, e sexta-feira, das 7h às 10:45 e das 11:45 às 12h30.

d) A adoração e bênção do Santíssimo Sacramento ocorrerem sempre na 1ª sexta-feira do mês ou  nas segundas sextas-feiras, se a primeira coincide com algum feriado, sempre das 8h às 12h. Maiores informações pelo telefone: 021.3527-1350 ou pelo e-mail igreja@puc-rio.br

e) Aproveitamos para lembrar o seguinte, a Igreja da PUC-Rio existe em função da Comunidade Acadêmica e da Vida da Universidade toda. Por isso, para se celebrar Casamentos, Batizados ou Missas de Sétimo Dia na Igreja da PUC-Rio é preciso ter alguma ligação ou vínculo com a mesma, como ser aluno, ex-aluno ou funcionários em geral; também precisamos respeitar os horários de aulas e da vida da Universidade como um todo. Do contrário, criar-se-iam muitos problemas, pois, uma vez que a Igreja fica no espaço interno da PUC-Rio, é necessário adentrar no Pátio da mesma e isso cria dificuldades em dias e horários de aulas.

Além de nossas atividades diárias, também contamos com grupos de estudantes que ajudam a dar mais vida e presença de nossa Igreja junto à vida cotidiana de nossa Universidade. Entre eles temos: o GOU (Grupo de Oração Universitário) e a Comunidade Shalom, e outros estão surgindo. Um dado interessante é a participação da própria Comunidade que vive nas proximidades territoriais da PUC-Rio que também frequenta as missas diárias, visto que temos mais que uma missa todos os dias e que, no que diz respeito aos finais de semana, o espaço para estacionamento na PUC-Rio é bastante vasto e seguro. Por isso, temos a participação até mesmo de muita gente de longe da PUC-Rio. A Igreja é moderna, bonita, com cadeiras individuais e confortáveis, genuflexórios confortáveis, bem como um bom sistema de refrigeração. Enfim, o conjunto de nossa Igreja favorece e bastante a participação de muita gente que não pertence à comunidade da PUC-Rio, mas que se identifica com a Igreja e ambiente dela.

O fato de termos colocado um sistema de fundo musical com canto gregoriano no interior da Igreja o tempo todo, para que as pessoas possam sair do barulho de forma e entrar no clima de oração que o próprio canto gregoriano proporciona, quer pela sua beleza musical quer pela sua riqueza cultural, que muito ajuda num clima de silêncio e oração, tem atraído muitas pessoas para visitar e permanecer um tempo dentro de nossa Igreja. Mas, o mais importante é marcar a presença da Igreja junto à Universidade, envolvendo os alunos, professores e funcionários em celebrações, como canto e liturgia, realizando grupos e momentos de oração no interior da Igreja ou em outros ambientes do próprio Campus, quando for o caso. Por fim, estamos marcando presença em vários momentos e situações da vida da comunidade acadêmica em geral, especialmente junto aos vários Departamentos de nossa PUC-Rio. Com isso, já estamos percebendo um crescente aumento na participação de nossas missas diárias e isso é muito bom.

Que o bom Deus nos abençoe a todos, amém!

Pe. Waldecir Gonzaga, reitor da Igreja Sagrado Coração de Jesus, da PUC-Rio
E-mail: waldecir@hotmail.com e Fone 021.992999884 (Claro)