Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Reitoria

ENGLISH

Mensagem do Reitor Prof. Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.


O professor Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. é jesuíta. Chegou à Universidade em 2020 quando foi empossado Vice-reitor geral da PUC-Rio. Na ocasião, foi nomeado ainda presidente do Conselho de Identidade e Missão (CIM) e atualmente é professor do quadro principal do Departamento de Artes & Design. É formado em Teologia e Filosofia e doutor em História da Arte Contemporânea e Estética Filosófica, pela Faculté de Lettres de la Sorbonne Université. Mestre em Filosofia Estética (Philosophie de l’art), pela mesma universidade. Possui também licenciatura em Filosofia (Universidade do Sagrado Coração), em Bauru (SP), Graduação e Mestrado em Teologia (Pontifícia Universidade Gregoriana), em Roma (Itália), e mestrado em Filosofia Estética pela Sorbonne, em Paris (França).

Currículo Lattes

MENSAGEM DO REITOR

Publicada em 08/09/2022

Hoje completa-se o primeiro mês da volta às aulas presenciais. Neste curto período, tive a oportunidade de encontrar pessoalmente professores, alunos e funcionários, tanto em reuniões formais quanto informalmente pelo Campus. Esse primeiro contato direto do Reitor com a comunidade universitária inaugura o processo de discernimento proposto desde o início de nossa gestão. Aproveito para agradecer a acolhida que tenho recebido. Continuarei esse ritmo de encontros, de escuta e de diálogo cordial. Terminando a visita aos Departamentos, iniciarei as visitas às Unidades Complementares e demais estruturas que integram o nosso organograma.

Estamos no início de um caminho, mas já demos passos significativos.

O primeiro passo foi a formação inicial da nova equipe responsável pela alta gestão da Universidade. Destacamos a chegada do novo Vice-reitor Geral e do novo Vice-reitor para Assuntos de Desenvolvimento (e Inovação), cujas posses serão celebradas no próximo dia 15 de setembro – e toda a comunidade está convidada.

O segundo passo foi a criação de três Grupos de Trabalho (GT): 1. Para Sustentabilidade Financeira (Portaria 63/2022). 2. Para aplicação da Lei de Extensão (Portaria 65/2022). 3. Para reDesign da Identidade Visual (Portaria 66/2022) – (estes dois últimos anunciados hoje).

Podemos notar que cada um dos GTs tem uma finalidade específica. No entanto, todos participam de uma lógica sistêmica, pois tocam áreas que implicam toda a Universidade. Outro aspecto importante é que os GTs têm duração de seis meses. De fato, durante este tempo, acompanharemos a evolução dos seus respectivos trabalhos, analisando as propostas que nos serão entregues. Assim, juntamente com os Vice-reitores, poderei tomar decisões assertivas nos diversos âmbitos da Universidade.

Nesse sentido, quero agradecer às pessoas que compõem estas primeiras iniciativas. Ao mesmo tempo, gostaria de lembrar que outras pessoas serão convidadas a também participar de futuros GTs. Desse modo, garantiremos que as soluções para nossos desafios atuais façam parte de uma construção coletiva, o que favorecerá o amadurecimento de uma corresponsabilidade, que já faz parte de nossa cultura, com maior ênfase, contudo, em uma visão sistêmica e em novas práticas colaborativas.

O terceiro passo foi a implementação da primeira fase de uma política de governança e de transparência institucional. Tal política permitirá que processos internos ocorram com desembaraço e mais acesso à informação, possibilitando maior integração e participação consciente entre os diversos setores e colaboradores da Universidade.

Todos esses passos estão alinhados entre si e buscam reafirmar nossa proposta de renovação na continuidade e de fidelidade criativa. Confirmam, ainda, nossa escuta atenta à inspiração dada pelo Papa Francisco (cf. EG 223), quando nos exorta a iniciar processos novos, mas também a ser capazes de acompanhá-los e avaliar o que nos propomos fazer, considerando a importância do tempo transcorrido, para que haja uma incidência real e significativa na vida das pessoas diretamente envolvidas.

Contemos uns com os outros nesta caminhada de discernimento proativo, de confiança na força da comunidade e de esperança.

Um abraço cordial,

Rio de Janeiro, 08 de setembro de 2022.

Assinatura do Reitor Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.

Download da Mensagem


Mensagem publicada em 30/06/2022

Prezados membros da comunidade universitária da PUC-Rio

Corpos: docente, discente e técnico-administrativo; antigos alunos, benfeitores, amigos e parceiros de nossa Universidade.

Gostaria de enviar uma saudação cordial e registrar meu agradecimento por todas as mensagens e manifestações de apoio, de comprometimento e de esperança que tenho recebido.

Acolho esta nomeação com espírito de um serviço à querida PUC-Rio.

Este gesto de confiança da parte do Grão-chanceler, Dom Orani Tempesta, OCist., confirma a continuidade deste serviço da Companhia de Jesus (jesuítas) à PUC-Rio – presente desde sua fundação. Da mesma forma, confirma a confiança em toda a comunidade universitária - especialmente os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, considerando-a capaz de mais uma vez renovar-se institucionalmente, com fidelidade criativa à sua identidade e missão.

Neste sentido, este evento evoca o sentido coletivo desta missão e nos convoca a assumi-la juntos. De fato, desde que cheguei compreendi que a força da PUC-Rio está neste sentido de uma comunidade que com tenacidade, competência e entrega se compromete diariamente com esta instituição que encarna em si mesma grande projeto educativo de esperança para nossa querida cidade do Rio de Janeiro e também todo nosso querido país.

Abraço cordial a todos.

Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.
Reitor da PUC-Rio

Rio de Janeiro, 30 de junho de 2022



Discurso de posso do Pe. Anderson, novo Reitor da PUC-Rio

"Somos uma Universidade de pesquisa qualificada. Precisamos continuar a investir na inteligência e no talento dos jovens. Eles serão os protagonistas da sociedade pós-pandemia. Estamos num momento fundamental, exigente e emocionante para a nossa Universidade."

Leia o discurso de posse na íntegra Puc-Rio's President inaugural speech (English)