Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

História e Memória

Serviço Social

Serviço SocialO Departamento de Serviço Social tem início em 1937 com a criação do Instituto de Educação Social e Familiar, mantido pela Associação de Educação Familiar e Social. De 1937 até os dois primeiros anos da década de 1970, funcionou no prédio do Instituto Social, localizado na Rua Humaitá 170, no bairro de mesmo nome e em 1972 passou a ocupar instalações no 9º. andar do prédio Cardeal Leme, no campus  da PUC-Rio, na Gávea. Atualmente, o Departamento ocupa uma casa de dois andares localizada bem próxima a “Vila dos Diretórios”, no campus da universidade.

O curso de Serviço Social do Instituto de Educação Social e Familiar juntamente com as Faculdades Católicas de Direito e de Filosofia contribuiu, de maneira decisiva, para a constituição em 1941 da hoje reconhecida Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, seus ex-alunos se destacaram no desenvolvimento de programas e políticas sociais e na fundação de novas faculdades de serviço social no Brasil. Por seu quadro docente, passaram figuras proeminentes da vida nacional como Dr. Alceu de Amoroso Lima e D. Hélder Câmara, além de profissionais de renome internacional como Maria Josephina Rabelo Albano (primeira aluna matriculada e diplomada pela Escola de Serviço Social do Instituto Social), Maria da Penha Franco, entre outros.

Fiel ao seu compromisso social de formar profissionais e pesquisadores capazes de analisar a realidade e propor alternativas aos desafios lançados à universidade pelos processos de transformações sociais e políticas que permeiam a sociedade brasileira, o Departamento criou, em 1972, o seu curso de Mestrado, que foi oficialmente  reconhecido pela CAPES como o primeiro a ser credenciado no país.

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação é composto também por um Doutorado, criado e reconhecido pela CAPES em 2003. Em 2008, através de convênio celebrado com uma instituição de ensino superior sediada na cidade de Manaus, AM, o Departamento de Serviço Social, através de seu Programa de Pós, desenvolveu um Mestrado Interinstitucional (MINTER) contribuindo na formação de mestres em Serviço Social na região amazônica.

As atividades de pesquisa voltam-se para temáticas relacionadas a violência, direitos, trabalho, questões socioambientais e urbanas, políticas sociais, formas de resistência social, sujeitos coletivos e serviço social. Os professores desenvolvem seus projetos de pesquisa com apoio de órgãos financiadores nacionais e internacionais e os alunos contam com bolsas de auxílio em diferentes níveis (Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado).

A revista O Social em Questão, uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação, tem, desde seu início (1997), divulgado parte dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos, bem como possibilitado um intercâmbio de produções na área das ciências sociais e afins.

Merecem destaque as atividades de consultoria e assessoria a órgãos governamentais e não governamentais (SEPPIR/PR, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome, Ministério da Saúde, Banco da Providência, Prefeitura do Rio de Janeiro, e outros) desenvolvidas pelo quadro docente do Departamento. Todas estas atividades reforçam a vitalidade do Departamento que através de seus quadros vem dando uma contribuição significativa ao País.


Serviço Social