Brasão da PUC-Rio - Voltar para a página principal do site da Universidade

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Centro de Ciências Sociais > História e Memória >

História e Memória

História

HistóriaHistória e memória (diferentes formas de registro), 2010.
Acervo do Núcleo de Memória da PUC-Rio.
O Curso de História, reconhecido desde 1942, foi um dos 8 (oito) cursos iniciais em Humanidades que integraram a então Faculdade de Filosofia e Direito, criada com o surgimento das Faculdades Católicas, em 15 de marco de 1941. Depois tornada Universidade (1946), a PUC-Rio criaria, em 1968, o Departamento de História e este funcionaria em conjunto com o Departamento de Geografia, num mesmo espaço e sob uma mesma direção, até o final do ano de 2001. Foi somente em 2002 que esses departamentos, já autônomos na prática, se viram separados formalmente e passaram a funcionar em espaços físicos diferenciados, com direção independente cada qual.
Hoje, o Curso de Graduação do Departamento de História oferece duas habilitações aos seus formandos: a licenciatura, voltada para a formação do professor de História e o bacharelado, orientado para a formação do pesquisador em História. Ambas as habilitações promovem uma identificação com o universo maior das ciências humanas e sociais. Desde o início do curso, espera-se que o estudante se familiarize com as mais diferentes formas de produção historiográfica e com as pedagogias preocupadas com o ensino da História. Em meio às propostas de formação apresentadas, destaca-se um conjunto de disciplinas destinadas à prática do historiador – as chamadas Tutorias e os Seminários Especiais –  bem distribuídas ao longo dos semestres letivos e compreendidas como lugares privilegiados para o exercício de alguns procedimentos que costumam requeridos do profissional de História. HistóriaO Departamento de História e Geografia, no início dos anos de 1979.
Acervo do Núcleo de Memória da PUC-Rio
HistóriaAs instalações atuais do Departamento de História, 2011.
Acervo do Departamento de História da PUC-Rio.

Em função de uma política acadêmica há muito definida por nós, buscamos enfatizar a integração orgânica e necessária entre a Graduação e a Pós-Graduação. No tratamento das questões relacionadas à História Social da Cultura, um eixo que informa boa parte das atividades acadêmicas desenvolvidas nesses dois níveis de ensino, valorizamos bastante a atuação de docentes e discentes em grupos de estudo e projetos de pesquisa comuns.  Hoje, coordenados por 8 dos 15 professores do quadro permanente do Departamento, existem 19 alunos bolsistas de iniciação científica (16 CNPq/Pibic e 3 Faperj)  em atividades variadas vinculadas aos projetos de pesquisa em andamento. Além deles, coordenados por duas professoras do Departamento, há 12 alunos bolsistas no PET – Programa de Educação Tutorial da História e 3 alunos bolsistas, financiados pela CCPG, dedicados às atividades do Núcleo de Memória da PUC-Rio.

Com área de concentração em História Social da Cultura, o nosso Programa de Pós-Graduação strictu sensu é composto pelos cursos de Mestrado (criado em 1983) e de Doutorado (criado em 1996). Organiza-se em torno das seguintes 3 (três) linhas de pesquisa: Teoria e Historiografia, História Cultural e História da Arte e da Arquitetura.

Já no segundo ano de implantação do seu Doutorado, o Departamento de História tornou-se sede de um núcleo PRONEX, com atividades de pesquisa vinculadas ao tema “A questão do Moderno na História da Cultura Brasileira”. Hoje a nossa Pós-Graduação está avaliada na CAPES como Programa 5.

HistóriaA dupla habilitação reforça a união entre Ensino e Pesquisa, 2010.
Acervo do Departamento de História da PUC-Rio.

A Pós-Graduação latu sensu compõe-se do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil. Buscando desenvolver um saber sobre a arte brasileira apreendida em seu contexto universal, esse curso tem sido bem sucedido no lidar com a formação interdisciplinar de seus alunos e mantém uma demanda bastante regular desde sua criação, no mesmo ano do Mestrado.

O Departamento de História teve três publicações coletivas regulares no passado: a série Rascunhos de História (12 números), a Revista Gávea (13 números) e a Revista Anima (2 números), esta última organizada pelos seus alunos de pós-graduação.

HistóriaOs alunos do PET de História, em 2010.
Acervo do Departamento de História da PUC-Rio.
HistóriaReuniões de Pesquisa – Iniciação Científica, 2011.
Acervo do Departamento de História da PUC-Rio.
Por último, podemos dizer que, por meio dessas muitas práticas voltadas para o ensino e a pesquisa temos tentado oferecer um embasamento teórico diversificado e incentivado o diálogo constante entre a produção de conhecimentos e o mundo atual, de modo a comprometer os nossos alunos com as reflexões sobre e para o homem em sociedade.

Nossa mais nova e bem sucedida experiência nesse sentido foi resultado da adoção da modalidade de ensino à distância para o nosso Curso de Graduação, no período 2006-2011. Esta iniciativa, pioneira entre nós, recebeu o apoio do programa Pró-Licenciatura do MEC e foi realizada em colaboração com o Departamento de Ciências Humanas da FFP- UERJ. Como resultado, 775 alunos habitantes dos Estados do Norte-Nordeste brasileiros, puderam ser formados.

HistóriaExemplos da produção dos professores do Departamento.
Acervo do Departamento de História da PUC-Rio.
HistóriaSeminário Internacional da Pós-Graduação, "Revoluções de
Independência e construção da Nação na América Ibérica",
dezembro 2008. Acervo do Departamento de História da PUC-Rio.
HistóriaLogomarca do número especial da série Rascunhos de História, elaborada
para a Semana de História dos alunos, 1997. Acervo do Departamento
de História da PUC-Rio.
HistóriaAmpliando o número de licenciados em História no país - Formatura da
Graduação na modalidade de ensino à distância, 2010.
Acervo doDepartamento de História da PUC-Rio.
HistóriaAmpliando o número de licenciados em História no país - Formatura da
Graduação na modalidade de ensino à distância, 2010.
Acervo doDepartamento de História da PUC-Rio.

» Voltar


Centro de Ciências Sociais (CCS)
R. Marquês de São Vicente, 225 - Prédio Cardeal Frings, 4º. andar, sala 407F Gávea - 22451-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil
Email: decccs@puc-rio.br
Tel: (55-21)3527-1097/1098