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História e Memória

História

O Curso de História foi um dos 8 (oito) cursos iniciais em Humanidades que integraram a então Faculdade de Filosofia e Direito, criada com o surgimento das Faculdades Católicas, em 15 de marco de 1941. Depois tornada Universidade (1946), a PUC-Rio criaria, em 1968, o Departamento de História e este funcionaria em conjunto com o Departamento de Geografia até o final do ano de 2001, quando passaram a funcionar em espaços físicos diferenciados, com direção independente cada qual.

O Departamento de História da PUC-Rio oferece cursos de graduação – Licenciatura e Bacharelado em História – e de pós-graduação strictu senso – Mestrado e Doutorado em História Social da Cultura –, além de cursos de Especialização – em História da Arte e da Arquitetura no Brasil e História e Cultura Afrodescendente. Participa, também, do Mestrado Profissional Em Ensino de História (PROFHISTÓRIA – CAPES).

O campus integrado da PUC-Rio, no bairro carioca da Gávea, oferece instalações modernas de qualidade para o ensino e a pesquisa – bibliotecas, rede wi-fi em todo o campus, centro de computação, etc. – e propicia aos alunos e professores do Departamento de História uma interação efetiva com as atividades acadêmicas dos demais departamentos da Universidade, fortalecendo, na prática, a perspectiva interdisciplinar que marca a formação dos seus estudantes.


Sobre o curso: Bacharelado e Licenciatura

O curso de graduação em História prepara o aluno para lidar com as múltiplas dimensões temáticas, teóricas, metodológicas e profissionais que envolvem as práticas do historiador. O estudante tem à sua disposição duas habilitações: a licenciatura, cujo objetivo é o de formar o futuro profissional da educação, seja em suas atividades de ensino, seja no suporte pedagógico à docência (administração, planejamento, pesquisa, produção de material didático etc); e o bacharelado, cujo fim é o de preparar o educando para atividades de pesquisa relacionadas ao diversificado mercado de trabalho (em áreas como o patrimônio, a curadoria, a consultoria, o mercado editorial entre outras). Para as duas habilitações, porém, o Departamento de História entende que as atividades de pesquisa, ensino e extensão são indissociáveis.

Por esse motivo, o “Projeto Pedagógico” do curso busca construir, para todos os estudantes, um ambiente de trabalho propício ao aprimoramento das práticas investigativas; ao acolhimento da diversidade étnico-racial e cultural; ao exercício de atividades culturais; ao ensino de uma prática permeável a conteúdos complementares como patrimônio, museologia, urbanismo, direitos humanos; à inovação teórico-metodológica; ao incentivo à reflexividade e à autonomia do aluno no exercício de seu livre pensamento e na eleição de suas prioridades de estudo.


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)

O Departamento de História desenvolve atividades de Iniciação Científica, que consiste em dar oportunidade ao aluno de graduação de participar de pesquisas acadêmicas em várias áreas do conhecimento científico. Um dos programas mais efetivos é o PIBIC – Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq que visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

A crescente e expressiva participação discente nos Projetos de Pesquisa coordenados por professores do Departamento de História permite do ponto de vista qualitativo, ganhos acadêmicos significativos para a integração entre a graduação e a pós-graduação expressos na interação sistemática desses alunos de graduação com professores e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura.

Desde seu início, a participação dos alunos de graduação de História nos Projetos de Pesquisa desenvolvidos por professores do Departamento é significativa. No âmbito da Universidade, a História é um dos cursos que mais oferece vagas para os alunos com cerca de 1/3 dos alunos matriculados na graduação presencial com condições de candidatar-se a bolsas de Iniciação Científica em suas várias modalidades. As atividades de pesquisa implicam num compromisso de 20 horas semanais e a participação nas Jornadas PIBIC da PUC-Rio, sejam eles beneficiários de bolsas de Iniciação Científica ou pesquisadores voluntários.


PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, instituído pelo MEC e gerido pela CAPES – tem por objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. Um desafio cujo ponto de partida é a troca de saberes e práticas entre a universidade e a escola pública, a qual se torna possível pela concessão de bolsas aos alunos de licenciatura e aos professores regentes de turma da unidade escolar. Mas um desafio que, no Curso de Licenciatura em História da PUC-Rio, se transforma na possibilidade de formar professores de história cuja marca distintiva consiste em serem Autores de uma aula. Porque se alguns contam histórias para seus leitores por meio de textos escritos, outros contam histórias para um auditório especial – os alunos de uma turma – por meio de um Texto diferente – a Aula de história -, tecido a partir de questões que se apresentam a cada dia: por que contar, para quem contar, o que contar, como contar. Somos os professores de história. Por meio de práticas diversas, individuais e coletivas, que reforçam o nexo indissociável e recíproco entre o que ensina e aquele que aprende, no ambiente universitário e na unidade escolar, cada licenciando deverá se tornar capaz de narrar uma, várias, muitas experiências vividas por homens e mulheres, em diferentes tempos e lugares.


Programa de Educação Tutorial (PET)

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um projeto do governo federal de estímulo a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O PET foi criado em 1979 com o nome original de Programa Especial de Treinamento. Em 2004, o nome foi alterado para Programa de Educação Tutorial. Segundo a SESu, seus objetivos são: “a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.” O PET oferece bolsas a grupos de até 12 estudantes de graduação, os bolsistas, denominados “petianos”, são estimulados a desenvolver projetos e trabalhos em pesquisa, ensino e extensão. Historicamente, o PET funciona também como um forma de preparação para a carreira acadêmica. Atualmente o programa conta com 842 grupos distribuídos em 121 instituições de ensino superior (IES) em todo o Brasil.

Com proposta aprovada em 2007, o PET-História da PUC-Rio é um dos primeiros do Estado do Rio de Janeiro e contribuiu para a formação de dezenas de alunos. O grupo se reúne duas vezes por semana para a elaboração de seus projetos e atividades. Em relação à pesquisa, cada aluno desenvolve um trabalho na área de seu interesse. Além disso, o grupo realiza leituras coletivas de textos e obras de referência. Quanto ao ensino e à extensão, o PET tem realizado parcerias com diversas ONGs e escolas para desenvolver programas de qualificação dos seus alunos.


O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura

O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, do Departamento de História da PUC-Rio, iniciou suas atividades no ano de 1986, com o curso de Mestrado. A partir de 1998 teve início o curso de Doutorado, mantida a Área de Concentração em História Social da Cultura.

A Área de Concentração foi pensada e definida, desde o primeiro momento do Programa, como um horizonte-temático em função dos denominadores comuns entre as reflexões dos docentes do Programa, pioneiro na definição da História Social da Cultura como traço mais geral de sua identidade. A reflexão sobre questões teóricas e historiográficas foi parte integrante dadiscussão dos temas comuns – cultura, história e arte -, bem como a valorização das abordagens historiográficas com perspectiva interdisciplinar. Assim, este traço mais geral de identidade ganha contornos mais específicos nas Linhas de Pesquisa (Teoria, Historiografia e História Intelectual; Experiências e Conexões Culturais; e História da Arte e da Arquitetura), que a conformam e que a dinâmica dos Projetos de Pesquisa traduz no quotidiano acadêmico.

O Programa é formado pelo Curso de Mestrado e o Curso de Doutorado. A organização curricular compreende disciplinas e atividades acadêmicas relativas à Área de Concentração: História Social da Cultura e às Linhas de Pesquisa que a compõe. Hoje a nossa Pós-Graduação está avaliada na CAPES como Programa 5.


A Pós-Graduação latu sensu compõe-se dos Cursos de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil e o de História e Cultura Afrodescendente

O Curso de Especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil foi criado em 1980, por iniciativa do Departamento de Artes, e, a partir de 1984, ficou sob a responsabilidade do Departamento de História. O curso desde sua criação acolhe um público bastante diversificado, contanto não só com candidatos mais vinculados às artes, como artistas, arquitetos, professores de educação artística, designers, fotógrafos como também um conjunto mais amplo de profissionais que em suas atividades contam com o saber da História da arte e da arquitetura como historiadores, cientistas sociais, museólogos, jornalistas, sociólogos, cenógrafos, estilistas, profissionais da área de turismo e demais interessados. O objetivo da especialização não é apenas complementar aquilo que foi introduzido nos cursos de graduação. Antes, o Curso de Especialização procura dar uma formação estruturada da história da arte e da arquitetura levando em conta a periodização, sem descuidar dos momentos de descontinuidade e ruptura. Para tanto, insiste na inter-relação entre a leitura específica do fenômeno estético e a sua inserção no campo cultural, histórico e estético. Nesse contexto, a arte e a arquitetura no Brasil ganham particular relevo, tanto na estrutura curricular como no trabalho de conclusão de curso.


O curso de História e Cultura Afrodescendente

Visando o aprimoramento acadêmico e profissional, o curso sobre a história da África e dos africanos e descendentes no Brasil propõe o aprofundamento da compreensão de aspectos centrais da história moderna e contemporânea, bem como das inter-relações com a história da sociedade brasileira, considerando as diferentes populações que a compõem. Objetiva-se ainda valorizar as práticas de pesquisa e reflexão, como elementos importantes para enfrentar os atuais desafios à plena integração social e ao exercício da cidadania. O curso é direcionado para professores dos ensinos Fundamental, Médio e Universitário; profissionais e ativistas de ONGs e movimentos sociais e demais profissionais e estudantes com formação universitária.


O Mestrado Profissional em Ensino de História

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de História foi criado para funcionar como núcleo PUC-Rio do ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História). O PROFHISTÓRIA é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. É um curso de 2 anos com estrutura interinstitucional e oferta nacional, que conduz o aluno ao título de Mestre em Ensino de História. São 3 (três) as linhas de pesquisa do Programa: 1) Saberes Históricos no Espaço Escolar; 2) Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão; 3) Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória.

O PROFHISTÓRIA tem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como instituição âncora. O Programa, que funciona em rede, é integrado por Comissões Acadêmicas Locais (CAL’s) que agremiam Instituições de Ensino Superior (IES) em vários estados da federação, denominadas de instituições associadas. NO conjunto das 27 instituições associadas ao ProfHistória, a PUC-Rio é a única com perfil de Universidade Comunitária, sendo todas a demais instituições públicas (federais e estaduais).

O PROFHISTÓRIA busca desenvolver estratégias de articulação entre a Graduação e a Pós-graduação, bem como entre a Educação Superior e a Educação Básica, colocando em evidência o significativo papel a ser desempenhado pela universidade na formulação e execução de políticas públicas de formação docente – para os níveis de Ensinos Fundamental e Médio. Busca, portanto, promover a ação universitária para além de sua tradicional atuação na formação inicial de docentes, ou seja, garantindo, através de um mestrado profissional, intervenção na formação continuada de professores, na perspectiva de um forte impacto social.

Atualmente os dezesseis professores do quadro principal do departamento desenvolvem mais de trinta projetos de pesquisa que recebem financiamento da FAPERJ, CAPES e CNPq, entre outras agências, e que envolvem alunos da graduação, mestrado e doutorado.

Além disso, existem os Laboratórios, Núcleos e Grupos de Pesquisa: Laboratório de Teoria e Historiografia, Laboratório de Estudos em Ensino de História e Patrimônio Cultural – LEEHPAC, Laboratório de Pesquisa em Conexões Atlânticas, Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente – NIREMA, EI – Núcleo de Estudos Interdisciplinares Iberoamericanos, Grupo de Pesquisa Arte, Autonomia e Política, Grupo de Estudos e Pesquisa em História Social e Ditaduras, GEHA-Grupo de Estudos de História da África.