Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

História e Memória

Economia

Economia O Departamento de Economia é um dos nove departamentos que formam o Centro de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Criado em 1963, tornou-se, a partir do final dos anos setenta, um dos mais conceituados centros de ensino e pesquisa em economia da América Latina. Além de um curso de graduação, mantém programas de mestrado e doutorado. Com aproximadamente 450 estudantes matriculados, o curso de graduação é um dos mais procurados do país, oferecendo uma sólida formação teórica e instrumental. O mestrado teve início em 1978 e o doutorado, em 1993.

As atividades de pesquisa do Departamento têm-se concentrado nas áreas de desenvolvimento econômico, econometria, economia internacional, economia do setor público, economia do trabalho, finanças, história econômica, macroeconomia, organização industrial e teoria econômica. Resultados dos programas de pesquisa do Departamento têm tido influência reconhecida na formulação da política econômica do País.

A qualidade do corpo discente do programa de mestrado é excepcional. Nos últimos dez anos nenhum outro centro de pós-graduação da área de Economia no país tem conseguido atrair alunos de nível tão alto quanto os que têm sido atraídos pelo Departamento de Economia da PUC-Rio. Tal constatação baseia-se na análise objetiva dos resultados do Exame Nacional de Seleção da ANPEC.

Na pós-graduação, todos os alunos de cada nova turma de mestrado têm sido selecionados nos últimos anos entre candidatos colocados entre os 4% com melhor classificação no exame da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia). Seleção tão competitiva tem permitido ao programa de pós-graduação em Economia da PUC-Rio trabalhar com alunos de alto nível e manter grau de exigência que seria impensável fossem os estudantes menos talentosos. É natural, portanto, que os alunos saiam do programa de mestrado com excelente formação.

Uma das características marcantes do programa de pós-graduação é a ênfase em pesquisa. O fértil clima de discussão acadêmica que marca a convivência entre professores e alunos propicia excelente ambiente para acompanhamento dos estudantes ao longo da pós-graduação. O resultado final tem sido trabalhos de excelente qualidade, que têm merecido elogios reiterados de membros externos das bancas examinadoras e, com frequência, sido premiados em concursos de âmbito nacional e dado lugar a publicações em periódicos de primeira linha, nacionais e internacionais.

Desde que foi criado o mestrado, 329 dissertações foram defendidas. Destas, 35 foram premiadas nos concursos nacionais do BNDES, número superior ao de qualquer outra instituição no Brasil. Dos mestres formados pela PUC-Rio, 47% tem prosseguido seus estudos em nível de doutorado no Brasil e no exterior. A grande maioria, em programas de doutorado de instituições de primeira linha nos Estados Unidos e na Europa.

O Departamento tem conseguido atrair alguns dos seus melhores alunos de pós-graduação para seu próprio programa de doutorado, ao qual também têm acorrido mestrandos de outras instituições. Criado em 1993, o programa está consolidado, com cerca de seis novos alunos sendo admitidos a cada ano.

O alto padrão de qualidade do programa de doutorado pode ser atestado pelos prêmios que vêm sendo concedidos aos alunos, bem como pela publicação dos principais resultados de pesquisa obtidos em periódicos nacionais e internacionais. Seja por seu papel na formação de quadros excepcionalmente bem qualificados, que têm tido grande destaque na academia, no governo e na iniciativa privada, seja pelo impacto de seus resultados de pesquisa no debate e na formulação da política econômica, o Departamento tem dado importantes contribuições ao país.