Brasão da PUC-Rio - Voltar para a página principal do site da Universidade

> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Centro de Ciências Sociais > História e Memória >

História e Memória

Economia

EconomiaPUC-Rio, 2006. Acervo do N√ļcleo de Mem√≥ria da PUC-Rio.
O Departamento de Economia é um dos nove departamentos que formam o Centro de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Criado em 1963, tornou-se, a partir do final dos anos setenta, um dos mais conceituados centros de ensino e pesquisa em economia da América Latina. Além de um curso de graduação, mantém programas de mestrado e doutorado. Com aproximadamente 450 estudantes matriculados, o curso de graduação é um dos mais procurados do país, oferecendo uma sólida formação teórica e instrumental. O mestrado teve início em 1978 e o doutorado, em 1993.
As atividades de pesquisa do Departamento t√™m-se concentrado nas √°reas de desenvolvimento econ√īmico, econometria, economia internacional, economia do setor p√ļblico, economia do trabalho, finan√ßas, hist√≥ria econ√īmica, macroeconomia, organiza√ß√£o industrial e teoria econ√īmica. Resultados dos programas de pesquisa do Departamento t√™m tido influ√™ncia reconhecida na formula√ß√£o da pol√≠tica econ√īmica do Pa√≠s.

A qualidade do corpo discente do programa de mestrado √© excepcional. Nos √ļltimos dez anos nenhum outro centro de p√≥s-gradua√ß√£o da √°rea de Economia no pa√≠s tem conseguido atrair alunos de n√≠vel t√£o alto quanto os que t√™m sido atra√≠dos pelo Departamento de Economia da PUC-Rio. Tal constata√ß√£o baseia-se na an√°lise objetiva dos resultados do Exame Nacional de Sele√ß√£o da ANPEC.

Na p√≥s-gradua√ß√£o, todos os alunos de cada nova turma de mestrado t√™m sido selecionados nos √ļltimos anos entre candidatos colocados entre os 4% com melhor classifica√ß√£o no exame da ANPEC (Associa√ß√£o Nacional dos Centros de P√≥s-Gradua√ß√£o em Economia). Sele√ß√£o t√£o competitiva tem permitido ao programa de p√≥s-gradua√ß√£o em Economia da PUC-Rio trabalhar com alunos de alto n√≠vel e manter grau de exig√™ncia que seria impens√°vel fossem os estudantes menos talentosos. √Č natural, portanto, que os alunos saiam do programa de mestrado com excelente forma√ß√£o.

Uma das caracter√≠sticas marcantes do programa de p√≥s-gradua√ß√£o √© a √™nfase em pesquisa. O f√©rtil clima de discuss√£o acad√™mica que marca a conviv√™ncia entre professores e alunos propicia excelente ambiente para acompanhamento dos estudantes ao longo da p√≥s-gradua√ß√£o. O resultado final tem sido trabalhos de excelente qualidade, que t√™m merecido elogios reiterados de membros externos das bancas examinadoras e, com frequ√™ncia, sido premiados em concursos de √Ęmbito nacional e dado lugar a publica√ß√Ķes em peri√≥dicos de primeira linha, nacionais e internacionais.

Desde que foi criado o mestrado, 329 disserta√ß√Ķes foram defendidas. Destas, 35 foram premiadas nos concursos nacionais do BNDES, n√ļmero superior ao de qualquer outra institui√ß√£o no Brasil. Dos mestres formados pela PUC-Rio, 47% tem prosseguido seus estudos em n√≠vel de doutorado no Brasil e no exterior. A grande maioria, em programas de doutorado de institui√ß√Ķes de primeira linha nos Estados Unidos e na Europa.
O Departamento tem conseguido atrair alguns dos seus melhores alunos de p√≥s-gradua√ß√£o para seu pr√≥prio programa de doutorado, ao qual tamb√©m t√™m acorrido mestrandos de outras institui√ß√Ķes. Criado em 1993, o programa est√° consolidado, com cerca de seis novos alunos sendo admitidos a cada ano.

O alto padrão de qualidade do programa de doutorado pode ser atestado pelos prêmios que vêm sendo concedidos aos alunos, bem como pela publicação dos principais resultados de pesquisa obtidos em periódicos nacionais e internacionais.
Seja por seu papel na forma√ß√£o de quadros excepcionalmente bem qualificados, que t√™m tido grande destaque na academia, no governo e na iniciativa privada, seja pelo impacto de seus resultados de pesquisa no debate e na formula√ß√£o da pol√≠tica econ√īmica, o Departamento tem dado importantes contribui√ß√Ķes ao pa√≠s.

 

» Voltar


Centro de Ciências Sociais (CCS)
R. Marquês de São Vicente, 225 - Prédio Cardeal Frings, 4º. andar, sala 407F Gávea - 22451-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil
Email: decccs@puc-rio.br
Tel: (55-21)3527-1097/1098