Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

História e Memória

Direito

DireitoO Departamento de Direito foi criado em 1941 com um Curso de Graduação reconhecido no ano seguinte. Ao longo do tempo desenvolveu um trabalho que se destaca pelo compromisso com o ensino e a pesquisa socialmente responsáveis. Seu Instituto de Direito Comparado (1948) tornou-se a primeira instituição do gênero no país. E, já em 1957, inaugurou o Departamento de Assistência Judiciária (DAJ), embrião do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que mantém a tradição de, ao lado do estágio forense exigido dos alunos, garantir o acesso da população ao Judiciário, além de a uns e outros propiciar as modernas técnicas de mediação de conflitos.

O então Primeiro-Ministro Tancredo Neves deu a aula inaugural do curso de doutorado do Departamento, em 1962. Atualmente o  Programa de Pós-Graduação é composto por Mestrado (que, em 1972 foi implantado com os Programas em Direito e Desenvolvimento e Direito de Empresa) e Doutorado (1999) ambos em Teoria do Estado e Direito Constitucional, e desenvolve pesquisas interdisciplinares também no Núcleo de Direitos Humanos (NDH), no Núcleo de Estudos Constitucionais (NEC), no Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) e no Núcleo Interdisciplinar de reflexão e memória afrodescendente (NIREMA). A pesquisa começa na graduação, pois, com financiamento do CNPq, os alunos recebem bolsa de iniciação científica para realiza-la (PIBIC), assim como podem participar de um Programa de Educação Tutorial patrocinado pela CAPES. Faz-se, ainda, no Instituto de Direito, a especialização de membros das mais variadas profissões jurídicas.

A revista Direito, Estado e Sociedade, Qualis A-1, é publicada pelo Departamento de Direito desde os anos 80 e a Biblioteca Virtual tem em seu acervo os melhores trabalhos monográficos de final de Curso de Graduação.

Convênios com instituições internacionais permitem o intercâmbio, trazendo à PUC-Rio renomados professores estrangeiros e levando os professores do Departamento às melhores Universidades estrangeiras. Convênios com instituições brasileiras como o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública e a Comissão de Valores Mobiliários são oportunidade para alunos e professores da melhor prática jurídica.