Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

História e Memória

Comunicação Social

Memórias

1952

Criação do curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia.


1955

Reconhecimento do curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia.


1968

Reforma do currículo do curso de Jornalismo com a criação do curso polivalente em Comunicação Social.


1978

Reforma do currículo do curso de Comunicação Social com a criação das habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.


1987

Criação do Projeto Comunicar, uma parceria do Departamento de Comunicação Social com a Vice-Reitoria Comunitária.

Criação do PUC Urgente, em parceria com a Vice-Reitoria Comunitária.

Criação do Jornal da PUC, em parceria com a Vice-Reitoria Comunitária.


1994

Criação do curso de Especialização em Comunicação e Imagem.

Criação da Revista Eclética.


1998

Criação da Assessoria de Imprensa, em parceria com a Vice-Reitoria Comunitária.


1999

Criação da TV PUC, em parceria com a Vice-Reitoria Comunitária.


2000

Criação da Revista Alceu.

Criação da Editora PUC-Rio, em parceria com a Vice-Reitoria Comunitária.


2002

Criação da Agência Experimental de Propaganda, em parceria com a Vice-Reitoria Comunitária.


2003

Criação do curso de Mestrado em Comunicação Social.


2005

Criação do curso de Cinema.


2007

Criação do Portal PUC-Rio Digital: laboratório de convergência de mídia do Departamento de Comunicação Social.

Realização do curso “Estética: Encontros entre cinema e televisão nas minisséries da Globo”, uma parceria do Departamento de Comunicação Social com o Globo Universidade.


2008

Exibição do filme "Noites de Almirante" em homenagem a Machado de Assis, no ano do seu centenário de morte. O filme foi uma produção do curso de cinema do Departamento de Comunicação Social, em parceria com o Globo Universidade.


2009

Exibição do filme "O Advogado das Almas", produzido pelo curso de cinema do Departamento de Comunicação Social. Este filme recebeu Menção Honrosa do Prêmio Margarida de Prata da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


2010

Organização do XIX Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), no campus da PUC-Rio.


2011

A TV PUC, núcleo de TV do Projeto Comunicar da PUC-Rio, recebeu dois prêmios e uma menção honrosa no 7º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, realizado em João Pessoa, Paraíba.

O programa Pilotis recebeu o prêmio de melhor documentário, com o episódio Filhos do Abandono, exibido em 12 de setembro de 2011, e o prêmio de melhor reportagem, com o tema Paternidade Ausente, exibido em 13 de setembro de 2010. A menção honrosa foi para o episódio Subterrâneos da Alma, do programa PUC Artes, que abordou Dostoievski, exibido em 28 de agosto de 2011.

VII Mutirão Brasileiro de Comunicação – Congresso de caráter nacional, promovido pela CNBB e realizado pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a PUC-Rio e o Departamento de Comunicação Social, com a colaboração do Departamento de Teologia, da Pastoral Universitária e do Centro Loyola de Fé e Cultura;

Centenário de David Ogilvy – seminário comemorativo do centenário de nascimento do publicitário David Ogilvy, cujos trabalhos deram origem à Propaganda moderna. O Seminário teve o apoio agência Ogilvy Brasil, do Globo Universidade e da Globosat;

Primeiro Módulo do Curso de Extensão “Cinema, Criação e Pensamento”, em nível de Aperfeiçoamento, para 30 alunos das favelas pacificadas do Chapéu Mangueira, Santa Marta e Pavão/Pavãozinho, em parceria com o Comando das Unidades de Polícia Pacificadora da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro;

Elaboração de proposta do Curso de Doutorado em Comunicação, aprovada nas instâncias internas da Universidade e aguardando parecer da Capes;

Realização de convênios com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Lisboa e com a Pontifícia Universidade Lateranense (PUL) de Roma, com vistas ao intercâmbio de alunos e professores entre essas instituições.


2012

Dentre as muitas iniciativas em 2012, merece destaque a comemoração dos 60 anos do Departamento de Comunicação Social. Para celebrar a trajetória de um curso que começou, em 1952, com apenas 15 alunos e, hoje, com 2 200 é o Departamento com o maior número de alunos da Universidade, foram programadas diversas atividades, tais como:

Exposição no Pilotis da Ala Kennedy, de 16 a 19 de outubro, sobre a evolução dos meios de comunicação na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 60 anos;

Festa no ginásio da PUC, no dia 20 de outubro, na qual recebemos cerca de 800 dos nossos 8 mil ex-alunos;

Missa no Corcovado, no dia 21 de outubro, celebrada por Dom Orani João Tempesta, nosso Grão Chanceler, e pelo Padre Josafá Carlos de Siqueira, nosso Reitor;

Mostra PUC-Rio / Kinoplex de Cinema, na qual foram exibidos 66 filmes de curta-metragem realizados por alunos do nosso curso nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Cinema Odeon, em parceria com o Grupo Severiano Ribeiro / Kinoplex;

Inauguração no dia 8 de novembro de uma rádio web, dedicada exclusivamente à música instrumental brasileira, com a apresentação de dois dos mais importantes instrumentistas brasileiros, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise.


2013

A exposição JVTD é apenas uma palavra, inspirada na 28ª Jornada Mundial da Juventude, foi organizada no primeiro semestre por alunos e professores da disciplina de Laboratório de Publicidade, contextualizando a juventude em diversas dimensões. Além da exposição, foi realizada uma mostra de filmes, que retratou os jovens no cinema, e organizado um seminário sobre “Juventude, Comunicação e Cultura”.

O curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social foi um dos organizadores, nas dependências da PUC-Rio, da Conferência Global de Jornalismo Investigativo, que reuniu o 8º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a 8ª Global Investigative Journalism Conference e a 5ª Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación. A Conferência Global reuniu 1350 participantes de 90 países e, pela primeira vez, o Brasil sediou este tipo de evento, que possibilitou uma grande troca de conhecimentos sobre jornalismo investigativo. A Conferência foi transmitida ao vivo pela televisão web do Portal PUC-Rio Digital, o que permitiu o livre acesso de alunos, professores e jornalistas, de diversas partes do mundo, às palestras e debates.

Com o tema “Comunicação e Criatividade: a reinvenção das mídias”, foi realizado o X POSCOM, que reuniu estudantes de mestrado e doutorado de programas de pós-graduação em comunicação social de universidades de todo o país, constituindo-se numa oportunidade para os alunos participantes apresentarem seus trabalhos e pesquisas.


2015

Prêmios, homenagens e distinções recebidos

Em 2015, a FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) concedeu à professora Cláudia Pereira a bolsa “Jovem Cientista do Nosso Estado”, com seu projeto intitulado “Representações midiáticas das juventudes na Publicidade”. A bolsa destina-se a “a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área” (http://www.faperj.br/?id=3154.3.0).

O Departamento de Comunicação Social atuou, ao longo do primeiro semestre do ano, com ênfase no Processo de Renovação de Reconhecimento do Curso de Cinema. Nesta perspectiva, foram realizadas reuniões periódicas com a Coordenação Central de Graduação da PUC-Rio, com o corpo docente do Departamento e com os funcionários da Secretaria e Laboratórios, visando atender as demandas de avaliação do MEC/INEP. Durante a visita in loco, nos dias 17 e 18 de agosto de 2015, a Coordenação de Graduação acompanhou a Comissão de Avaliação do MEC e participou das reuniões conjuntas de avaliação com dirigentes da PUC-Rio e com membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Além disso, também acompanhou a visita dessa Comissão às instalações físicas da IES, especialmente biblioteca, salas de aula e laboratórios específicos do curso.

O Departamento de Comunicação Social, visando um futuro convênio internacional, realizou o “I Seminário Comunicação, temporalidades e culturas”, reunindo professores do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio e da School of History and Cultures da University of Birmingham, UK. O Seminário aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2015, de 16h às 19h, com, respectivamente, as mesas “Materialidade sagrada, trocas e consumos”, “Tecnologias e culturas do tempo” e “Juventude, gênero e construções da beleza”, quando foram apresentados trabalhos de professores das duas instituições. Estudantes de graduação, pós-graduação e professores compareceram ao evento, na sala K102 do Prédio Kennedy, assim como os interessados da School of History and Cultures da University of Birmingham puderam assistir ao Seminário em transmissão on-line realizada pelo portal PUC-Rio Digital.

O Programa de Pós-Graduação realizou o Seminário “Memórias audiovisuais da ditadura: imagens em disputa” nos dias 25 e 26 de agosto, no Departamento de Comunicação Social, com a exibição de filmes e mesas-redondas compostas por pesquisadores de diferentes instituições de ensino de dentro e fora do Brasil (UFRJ, USP, FGV, UFF, UBA). A proposta era pensar o domínio da imagem - no cinema, na TV, na fotografia - como um campo de disputa política e estética. O evento teve apoio do CNPQ.

O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio também sediou e apoiou o VI Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA - www.compolitica.org), realizado de 22 a 24 de abril de 2015 no campus da Gávea da Universidade, com apoio também da CAPES e do CNPq. O Congresso contou com a presença de pesquisador do Oxford Internet Institute, de um Deputado Federal do Rio de Janeiro, do então presidente da EBC e mais de 100 pesquisadores do Brasil todo, que se reuniram em mesas de debate e nove grupos de trabalho.

Entre março e junho de 2015, o Departamento de Comunicação da PUC-Rio recebeu como professor-visitante o Dr. Adriano Duarte Rodrigues, Catedrático Emérito em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, sendo financiado pelo CNPq, Bolsa PV, Proc. 400954/2014-1. O curso de pós-graduação oferecido pelo pesquisador visitante foi um grande sucesso de público, com estudantes de diversas universidades e instituições de pesquisa. Houve uma significativa participação do pesquisador visitante em atividades de grupo de pesquisa, bem como de orientação de mestrandos e doutorandos e produção de artigos para periódicos e capítulos de livros acadêmicos. Além disso, a presença do pesquisador-visitante no Rio de Janeiro foi aproveitada, além da PUC-Rio, por uma série de universidades e institutos de pesquisa, em que ele ministrou aulas inaugurais, palestras e conferências, como Fiocruz, PPGL/PUC-Rio, CEP/FDC e UFRRJ.

O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, ao dar continuidade às atividades de formação e inclusão social, através do Curso de Extensão "Cinema: Criação e Pensamento", promovido por este Departamento desde 2011, abriu novas vagas e concluiu dois novos módulos: Cinema Brasileiro, de 10 de março a 23 de junho, e Cinema Documentário, de 18 de agosto a 19 de novembro de 2015. O curso também foi contemplado no Edital de Pontos de Cultura e, como consequência, além das atividades pedagógicas desenvolvidas, promoveu a realização de 04 curtas metragens criados pelos próprios alunos e apresentados no Centro Loyola de Fé e Cultura no dia 19 de novembro de 2015.


2016

Prêmios, homenagens e distinções recebidos

Prof. Silvio Tendler – Prêmio de melhor roteiro na I Mostra de Cinema Digital de Uberaba com o filme “Parir é Natural”, sobre o número alarmante de cesarianas no Brasil.
Homenageado na Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, passando a integrar seu Conselho Consultivo.
Prof. Arthur Dapieve – 4º lugar no Prêmio Oceanos, do Itaú Cultural, pelo livro “Maracanazo e outras histórias”.

O Departamento de Comunicação Social começou 2016 distribuindo a seus professores a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que trata da ação do homem sobre o meio ambiente. Seguindo esta linha mestra, algumas iniciativas foram tomadas ligando a Comunicação à questão ambiental, como os seminários Jornalismo Ambiental, em 27 de setembro; Jornalismo e Sustentabilidade, em 4 de abril, e a criação de um blog sobre meio ambiente por alunos da disciplina Edição em Jornalismo (http://edicaopuc2015.blogspot.com.br).

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social promoveram o seminário Twiter, Mobilização e Esfera Pública na França e no Brasil no dia 11 de abril, com participação de pesquisadores dos dois países.

O Departamento organizou e sediou o VII Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP), reunindo 150 pesquisadores de todo o país de 18 a 20 de maio.

As Mídias Locais também foram tema de seminário no departamento em 3 de junho, com palestras dos responsáveis pelos principais jornais e portais de internet de comunidades do Rio de Janeiro.

No Cinema, o departamento realizou a mostra Pra Não Esquecer, de 7 a 10 de junho, com 13 curtas e longa-metragens de temática político-social e debates com cineastas e pesquisadores do departamento. A mostra trouxe desde clássicos como Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, e Jango, de Silvio Tendler (1984), até produções de diretores jovens. O documentário Castro Maya: Carioca da Perfeição, do professor Silvio Tendler, foi apresentado em colóquio no departamento em 21 de setembro. O crítico de cinema e ensaísta José Carlos Avellar, falecido em 2016, foi homenageado com o debate “A importância e o papel da crítica de José Carlos Avellar”, em 9 de novembro.

O Curso de Extensão "Cinema: Criação e Pensamento", promovido desde 2011 para formação e inclusão social, abriu novas vagas e concluiu dois novos módulos: Cinema Brasileiro, de 29 de março a 28 de junho, e Cinema Documentário, de 06 de setembro a 08 de dezembro de 2016. O curso também foi contemplado no Edital de Pontos de Cultura promoveu a realização de quatro curtas metragens criados pelos alunos.


2017

Objetivando o aprofundamento do conhecimento acadêmico e do mercado de trabalho.

Ao longo do ano, ocorreram ciclos de debates sobre mídia local, com convidados que atuam especialmente em veículos comunitários, e sobre Comunicação Corporativa, com um palestrante do mercado a cada semana.

O Departamento recebeu em março os jornalistas Luiza Sansão, da Ponte Jornalismo, e Rogério Daflon, da Agência Pública, para o debate “Jornalismo independente”. Eles conversaram com alunos e professores sobre a abordagem das coberturas de cidade, cidadania e direitos humanos, além da rotina profissional em agências independentes, redações ou no trabalho como freelancer. No mesmo mês, no evento “A arte, a comunicação e o direito autoral”, ministraram palestras o jornalista e ex-professor da PUC-Rio Leonel Kaz e o advogado de responsabilidade civil Leonardo Amarante. Eles trataram sobre os direitos autorais e a utilização de músicas e imagens na produção de conteúdos de comunicação.

Em abril, os destaques foram a palestra sobre marketing “Insights e tendências sobre o consumidor”, dada pelo antropólogo e pesquisador Michel Alcanforado, e “Timeline – o Summit de Comunicação da Associação Brasileira de Propaganda”, com o presidente da ABP, Álvaro Rodrigues. O encontro discutiu os 80 anos da mais antiga entidade de propaganda brasileira com o tema “Compartilhando o Passado, o Presente e o futuro da comunicação”.

Três eventos marcaram o mês de maio. Um deles foi a palestra “Marketing esportivo”, com Pedro Lima, Mauro Correa e Carolina Viveiros, da Chime Sports Marketing, englobando mercado, carreira e o programa de seleção de talentos. Na mesma área, o departamento promoveu o II Seminário de Marketing Esportivo, com o tema “Experiência Olímpica: caminhos no jornalismo e no marketing”. O encontro teve a presença de profissionais de comunicação que trabalharam na Olimpíada Rio 2016. O objetivo do seminário foi o de compartilhar perspectivas sobre o mercado para o futuro. Houve também o seminário “TV aberta na era digital”, no momento final da transição da TV aberta analógica para a digital. Com a presença de professores da UFRJ, UFF e Fundação Casa de Rui Barbosa, foram debatidos o processo político de decisão deste modelo, as questões das TVs regionais e da propriedade das emissoras de TV aberta no Brasil.

Em junho, o debate “Guerra e drogas no Rio: muito além do túnel Rebouças” contou com a participação do secretário geral da Leap Brasil (Agentes da Lei Contra a Proibição), do delegado Orlando Zaconne, e da socióloga e moradora da Cidade de Deus Vivi Salles. Também em junho o fotógrafo Sandro Vox, do Jornal O Dia, fez palestra relatando a cobertura de manifestações e conflitos na cidade do Rio de Janeiro.

O evento mais importante do mês de setembro para professores e alunos do departamento foi o I Simpósio Anual de Pesquisa PIBIC/PPGCOM. O seminário visou integrar a graduação com a pós-graduação e divulgar pesquisas realizadas no âmbito do PIBIC e do Programa de Pós-graduação.

Em outubro, o diretor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Telecom Paris Tech, professor Christian Licoppe, ministrou a palestra “Geolocalização da vida cotidiana: como aplicativos de geolocalização em smartphones podem se tornar mecanismos de controle, vigilância e coerção”. Outra contribuição internacional naquele mês foi a palestra "Um olhar francês sobre a literatura e o cinema brasileiros", ministrada por Sylvie Debs, doutora em literatura comparada e professora da Universidade de Strasbourg (França). Sylvie é uma das maiores especialistas em cinema brasileiro na França, autora do livro "Cinema e Cordel: Jogos de Espelhos" (Lume Filmes/ Interarte), lançado em final de 2015. Ela investiga relações do cinema com formas tradicionais de expressão artística brasileira, principalmente a poesia popular do Nordeste, fonte de inspiração ao longo das décadas para o cinema brasileiro. É autora também de "Brasil: o ateliê dos cineastas (2004) " e "Os mitos do Sertão: emergência de uma identidade nacional (2002). Também ocorreu a III Semana de Marketing esportivo, composta por painéis sobre esporte como plataforma de interesses comercias e os desafios da promoção do esporte como negócio.

Novembro foi marcado pelo seminário “Arte e revolução Russa – 100 anos depois”, com exibição do filme “Um homem com uma câmera” no cine Odeon. O evento contou com exibições de filmes e mesas de debates. Ainda na área de cinema, foi organizado o seminário sobre cinema brasileiro “100 anos do grupo Severiano Ribeiro – Kinoplex”, com a presença do presidente do grupo, Luiz Severiano Ribeiro Neto. Em outro momento do mês o departamento voltou a debater cinema na mesa redonda “McLuhan: Aforismos, cinema e a literatura”, que contou com a participação do professor da UFRJ Wilson Oliveira Filho. No mês de novembro também ocorreu o principal evento dos alunos da pós-graduação em Comunicação, o XIV POSCOM. Este seminário reuniu alunos mestrandos e doutorandos em comunicação e áreas afins de diversas universidades. O objetivo é estimular a troca de ideias e conferir visibilidade às pesquisas em desenvolvimento de estudantes de pós-graduação. Em 2017, o tema escolhido foi “Espaços e lugares: cartografia da comunicação”.

Ainda em outubro, nos dias 16 e 18, o departamento organizou o colóquio “50 anos de A sociedade do espetáculo: entre arte e crítica”, em comemoração à publicação da obra do pensador francês Guy Debord. Foram discutidos os conceitos de espetáculo e os modos de expressão simbólica no capitalismo contemporâneo. Dentre dos participantes, destaca-se a presença de Gustavo Celedón, da Universidade de Valparaíso (Chile). Espera-se a publicação de um dossiê Debord na revista Alceu, do departamento de comunicação.

Comunicação Social