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História e Memória

PUC-Rio e o CCS

PUC-Rio e o CCSPalacete Joppert, primeira sede das Faculdades Católicas (PUC-Rio)
localizado na Rua São Clemente, Botafogo, ao lado do Colégio Santo
In√°cio, 1941. No palacete funcionavam a Reitoria, a Secretaria Geral
e a Faculdade de Direito. Acervo do N√ļcleo de Mem√≥ria da PUC-Rio.

Criar a “Universidade Cat√≥lica do Brasil” foi uma meta estabelecida pelos Bispos do Brasil e um sonho acalentado por Dom Sebasti√£o Leme e Pe. Leonel Franca, S.J. Com este objetivo, em 30 de outubro de 1940, por meio do Decreto 6.409, foi criada a Sociedade Civil Faculdades Cat√≥licas, integrada na rede educacional da Companhia de Jesus, que mant√©m obras educacionais com a finalidade de contribuir para a miss√£o evangelizadora da Igreja.

No dia 15 de março de 1941, foi realizada a inauguração solene dos cursos das Faculdades Católicas de Filosofia e Direito, instaladas anexas ao Colégio Santo Inácio. Em 1943, a Faculdade de Filosofia instalou um curso de preparação para auxiliares de Serviço Social.

 

A Faculdade Católica de Filosofia, a Faculdade Católica de Direito e a Escola de Serviço Social receberam autorização de se reunirem, constituindo-se em Universidade pelo Decreto 8.681, de 15/01/1946, ano em que foram aprovados os Estatutos da Universidade Católica do Rio de Janeiro. No ano seguinte, pelo Decreto da Congregação dos Seminários, de 20/01/1947, a Santa Sé concedeu-lhe o título e as prerrogativas de Universidade Pontifícia.

Com o crescente desenvolvimento da ind√ļstria no pa√≠s e a consequente necessidade de cursos na √°rea de engenharia, foi criada em 1948 a Escola Polit√©cnica da PUC (EPPUC).

PUC-Rio e o CCSSolenidade de instalação dos cursos das Faculdades Católicas com a
presença de dom Sebastião Leme e de Gustavo Capanema , 1941.
Acervo do Colégio Santo Inácio.

PUC-Rio e o CCSTerreno onde foi construído o campus da PUC-Rio. Acervo do
Projeto Comunicar da PUC-Rio.

Ao final da década de 1940 e nos anos de 1950, foram criados os cursos de Jornalismo e Matemática, os Institutos de Direito Comparado e de Psicologia Aplicada, a Escola de Sociologia e Política, a Escola Médica de Pós-Graduação e os Cursos de Aperfeiçoamento Odontológico, bem como o Instituto de Administração e Gerência (IAG).

A PUC-Rio continuou a se expandir com a inauguração de sua nova sede, no bairro da Gávea. Em 1951, fundou-se a Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio e celebrou-se o lançamento da Pedra Fundamental do novo campus, que seria inaugurado em 1955.



PUC-Rio e o CCSConstrução do Prédio Leme da PUC-Rio. Acervo do Projeto Comunicar
da PUC-Rio.

No in√≠cio da d√©cada de 1960, a Universidade come√ßou a buscar sua excel√™ncia na gera√ß√£o de conhecimento cient√≠fico. Numa atitude absolutamente pioneira para uma universidade particular, a PUC-Rio, utilizando recursos pr√≥prios, montou seus primeiros laborat√≥rios, contratou seus primeiros docentes em tempo integral e passou a desenvolver pesquisa de forma sistem√°tica. Por isso, quando o ent√£o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ√īmico (BNDE) resolveu, por meio do Fundo de Desenvolvimento T√©cnico Cient√≠fico (FUNTEC), apoiar a p√≥s-gradua√ß√£o e a pesquisa em universidades, a PUC-Rio foi uma das entidades escolhidas para receber este apoio.

 

A PUC-Rio n√£o se limitou aos cursos apoiados pelas ag√™ncias governamentais e, na d√©cada de 1960, com o uso exclusivo de recursos pr√≥prios, criou in√ļmeros cursos nas √°reas de Ci√™ncias Humanas e Sociais.

Ainda nos anos 1960, a PUC-Rio instalou em suas dependências um Computador Burroughs 205, o primeiro da América Latina em universidades e o primeiro do Brasil.

Em 1966, um grupo de trabalho deu início a um processo de profunda reforma acadêmico-administrativa da Universidade. No projeto dos novos Estatuto e Regimento, foram abordados pontos relacionados à tríplice função da Universidade (pesquisa, ensino e prestação de serviços); à modernização de sua estrutura organizacional; à organização didática dos cursos em nível de graduação, pós-graduação e extensão; e à implantação do regime de créditos, entre outros. Os novos Estatuto e Regimento foram aprovados em junho de 1969, antecipando-se, assim, à maioria dos projetos de reforma desenvolvidos pelas demais universidades brasileiras, em decorrência da Reforma Universitária de 1968. A Reforma da PUC-Rio acabou sendo referência para todo o país.

PUC-Rio e o CCS Inauguração do Prédio Leme no novo campus da PUC-Rio, durante o
Congresso Eucarístico Internacional, 17 de julho de 1955.
Imagem cg0049_057, Acervo do N√ļcleo de Mem√≥ria da PUC-Rio.

Foram, então, criados os Departamentos, que passaram a ser as Unidades Acadêmicas básicas. Eram, na época, 20 Departamentos divididos em 3 centros: CTCH (Centro de Teologia e Ciências Humanas), CCS (Centro de Ciências Sociais), CTC (Centro Técnico Científico), além do CCBM (Centro de Ciências Biológicas e de Medicina), dedicado à especialização.

A d√©cada de 1970 foi dedicada √† consolida√ß√£o do novo modelo de universidade definido pela Reforma. Tamb√©m importante foi a implanta√ß√£o, em 1970, do “regime de cr√©ditos acad√™micos”, pelo qual as matr√≠culas adquirem grande flexibilidade, propiciando forte intera√ß√£o entre os diversos cursos. Finalmente, √© nessa d√©cada que se consolida o sistema de p√≥s-gradua√ß√£o stricto sensu da PUC-Rio, com a implanta√ß√£o da p√≥s-gradua√ß√£o no Centro de Ci√™ncias Sociais com os cursos de Mestrado em Administra√ß√£o de Empresas, Direito, Servi√ßo Social e Economia, e a expans√£o do sistema nos demais centros.

PUC-Rio e o CCSPrédio Leme, 1979. Acervo do Projeto Comunicar da PUC-Rio.

Os anos de 1980 iniciaram-se com a defini√ß√£o de um Plano Diretor, aprovado em dezembro de 1982, no qual foi mais uma vez afirmado o compromisso da Universidade com a excel√™ncia, tendo em vista o papel importante da pesquisa como criadora de conhecimento e como formadora, nos alunos, de uma capacita√ß√£o elaboradora de novos projetos. Entendida como a articula√ß√£o da pesquisa e do ensino com as necessidades da comunidade universit√°ria e da sociedade, a extens√£o ganhou maior √™nfase nessa d√©cada. V√°rias iniciativas podem ser destacadas, dentre elas, a cria√ß√£o do Centro Cultural da PUC, cuja sede √© o Solar Grandjean de Montigny, tombado pelo Patrim√īnio Hist√≥rico e Art√≠stico Nacional.

 

No intenso ritmo dos avan√ßos cient√≠fico-tecnol√≥gicos que geraram profundas transforma√ß√Ķes nos contextos pol√≠tico, econ√īmico e social da d√©cada de 1990, a PUC-Rio confirmou-se como institui√ß√£o pioneira e din√Ęmica ao abrir cada vez mais seu leque de atividades. Cinco exemplos merecem registro, por indicarem essa diversifica√ß√£o: (1) cria√ß√£o do Centro Loyola de F√© e Cultura, com o objetivo de expandir o di√°logo entre F√© e Cultura/Ci√™ncia para al√©m das salas de aula, formando leigos para o trabalho evangelizador; (2) cria√ß√£o do Instituto G√™nesis para Inova√ß√£o e A√ß√£o Empreendedora que tem por objetivo, formar empreendedores, empreendimentos e criar ambientes de inova√ß√£o, promovendo a interdisciplinaridade atrav√©s da aplica√ß√£o do conhecimento da Universidade na gera√ß√£o de produtos e servi√ßos inovadores, estreitando assim, sua rela√ß√£o com o mercado; (3) institucionaliza√ß√£o do sistema de p√≥s-gradua√ß√£o lato sensu em toda a Universidade com a cria√ß√£o de mais de 20 cursos de especializa√ß√£o com a mesma marca de excel√™ncia de seus cursos regulares stricto sensu; (4) cria√ß√£o da Coordena√ß√£o Central de Educa√ß√£o a Dist√Ęncia (CCEAD) com intuito de funcionar como p√≥lo agregador dos trabalhos de Educa√ß√£o a Dist√Ęncia na PUC-Rio, e (5) cria√ß√£o do N√ļcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), com o objetivo de promover e agregar atividades relacionadas ao meio-ambiente entre os diversos Departamentos da Universidade.

As crises financeiras do pa√≠s n√£o impediram que, durante esses anos, a PUC-Rio continuasse a fortalecer seus cursos de gradua√ß√£o e expandir a p√≥s-gradua√ß√£o. Em 1992, foi criada a Coordena√ß√£o Central de Coopera√ß√£o Internacional, para desenvolver uma pol√≠tica de internacionaliza√ß√£o da PUC-Rio por meio de conv√™nios e interc√Ęmbios de estudantes. Em 1994, foi criado o mestrado em Design, o primeiro da Am√©rica Latina e, nos anos seguintes, v√°rios Departamentos, principalmente no CCS, iniciaram seus programas de Doutorado.

PUC-Rio e o CCSPUC por um dia, 2010. Pilotis da Ala Kennedy, 2010.
Acervo do Projeto Comunicar da PUC-Rio.

Avan√ßando na meta de estabelecer um relacionamento mais pr√≥ximo de seus cursos de gradua√ß√£o com o mundo do trabalho, a PUC-Rio criou, em 1995, a Empresa J√ļnior, empresa de consultoria de car√°ter multidisciplinar, composta exclusivamente por alunos de gradua√ß√£o. Paralelamente, desde 1997, realiza anualmente a Mostra PUC, com o objetivo de promover uma intera√ß√£o mais ativa entre a Universidade e a iniciativa privada, √≥rg√£os do governo e ag√™ncias de fomento cient√≠fico. Trata-se de um evento onde diversas entidades s√£o convidadas a montar stands na Universidade para expor seu trabalho e entrar em contato com os alunos. Em todas essas iniciativas, destaca-se o objetivo de dar oportunidade aos alunos e ex-alunos da PUC-Rio de se desenvolverem como profissionais din√Ęmicos, cr√≠ticos e criativos.

PUC-Rio e o CCSPUC por um dia. Pilotis da Ala Kennedy, 2011.
Acervo do N√ļcleo de Mem√≥ria da PUC-Rio.

Ainda em termos de novas iniciativas na área no ensino de graduação, pode-se destacar a criação de cursos de natureza intercentro como, dentre outros, o de Arquitetura e Urbanismo, em 1992, oferecido pelo Departamento de Artes & Design, do CTCH, e de Engenharia Civil, do CTC, contando com forte colaboração do Departamento de História, do CCS. Vale destacar, também, a criação, em 2005, da Habilitação em Cinema do Curso de Comunicação Social.

 

Atualmente, a PUC-Rio oferece 35 cursos e habilita√ß√Ķes de gradua√ß√£o, um consistente conjunto de cursos de extens√£o e de p√≥s-gradua√ß√£o lato sensu, al√©m de Programas de P√≥s-Gradua√ß√£o stricto sensu presentes em todos os seus Departamentos. Consolida-se, assim, a cada ano, o fortalecimento equilibrado do trip√© ensino, pesquisa e extens√£o.

Texto extra√≠do do  “Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da PUC-Rio: 2008-2012”, mar√ßo de  2008

PUC-Rio e o CCSVista √°rea da PUC-Rio, 2010.
Acervo do N√ļcleo de Mem√≥ria da PUC-Rio.

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