Notícias

:: 29/10/2015 - Comemoração dos 10 anos do Núcleo de Memória e lançamento do novo site

VEJA AQUI a notícia.

:: 25/09/2015 - Comemorações dos 50 anos do CETUC.

O Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio (CETUC) comemorou neste dia seu cinquentenário com uma cerimônia realizada no RDC e, logo após, um congraçamento no Salão da Pastoral. No site 50anos.cetuc.puc-rio.br há fotos, depoimentos e vídeos sobre o evento e sobre a história do CETUC.

::  08/09/2015 - Falecimento do Professor Luiz Fernando Gomes Soares, do Departamento de Informática.


O Prof. Luiz Fernando Soares na atividade que mais gostava: compartilhar seu conhecimento. 2011. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo Núcleo de Memória.

 

Mensagens do Prof. Hugo Fuks, Diretor do Departamento de Informática da PUC-Rio, em 09/09/2015:

"É com imenso pesar que o Departamento de Informática comunica a perda do seu querido Prof. Luiz Fernando Gomes Soares no dia de hoje. Em sua homenagem, todas as atividades do departamento estão suspensas nesta quarta-feira, dia 09 de setembro de 2015. [...]
"Confirmamos os nossos sentimentos e apoio à família e amigos do LFGS."

"O corpo do Prof. Luiz Fernando Gomes Soares será trazido à PUC-Rio hoje, dia 09 de setembro, às 15h30 para uma homenagem e despedida nossa, na Igreja. [...] depois [...] será levado ao Memorial do Carmo."

Mensagem do Prof. José Ricardo Bergmann, Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos:

"Com imensa tristeza, recebemos a notícia do falecimento do Professor Luiz Fernando Gomes Soares.

"É uma perda irreparável para seus colegas, a Universidade, a comunidade científica e o país.

"Em nome da Vice-Reitoria Acadêmica, presto solidariedade à família e aos amigos."

Mensagem do Prof. Luiz da Silva Mello, Decano do CTC:

"Como já comunicado pelo Departamento de Informática, faleceu ontem no final da tarde, vítima de infarto e de maneira totalmente inesperada, meu grande amigo e nosso colega Luiz Fernando Gomes Soares, o LF. Muito conhecido profissionalmente pela criação do Ginga, era admirado pelos colegas por seu brilhantismo como professor e pesquisador. Como sabem os mais próximos, era também uma das pessoas mais íntegras e generosas que já conheci. Fica a saudade e o meu abraço à Isa, sua esposa, e à sua mãe e irmãos."

Mensagem do Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade, Decano do CTCH:

"Em nome do Centro de Teologia e Ciências Humanas manifesto nosso profundo pesar com o falecimento de nosso colega Luiz Fernando Gomes Soares.

"Luiz Fernando além de excelente pesquisador e professor construiu com seu caráter afável e generoso laços de amizade e cooperação com colegas de toda a Universidade. Sua perda inesperada é irreparável."

Mensagem do Prof. Rogério Ribeiro de Oliveira, Diretor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio:

"Em nome dos professores do Departamento de Geografia e Meio Ambiente manifesto o nosso pesar aos colegas do Prof. Luiz Fernando e familiares."

Mensagem do Prof. Marcelo Jasmin, Diretor do Departamento de História:

"Em nome do Departamento de História, venho me solidarizar com parentes e amigos do Luiz Fernando e lamentar a perda de todos nós."

Mensagem do Prof. Luiz Brandão, Diretor do Departamento de Administração:

"Em nome do Departamento de Administração prestamos nossas condolências e pêsames pelo falecimento do nosso colega Luiz Fernando Gomes Soares.

"Os nossos sentimentos estão com os familiares e amigos neste momento de pesar."

Mensagem do Prof. Tácio Mauro Pereira de Campos, Diretor do Departamento de Engenharia Civil:

"Em meu nome e do Departamento de Engenharia Civil expresso nosso profundo pesar pelo passamento prematuro do colega Luiz Fernando, com votos de resignação extensivos à sua família."

Mensagem da Profa. Margarida de Souza Neves, Coordenadora do Núcleo de Memória da PUC-Rio:

"Caro Hugo,

"De volta à minha casa depois da linda homenagem feita ao Professor Luiz Fernando na PUC-Rio, peço que diga aos colegas, aos funcionários e aos alunos do Departamento de Informática, à Isa, à mãe e aos irmãos dele o quanto ele era admirado e querido como profissional e como pessoa humana por cada um dos que atuamos no Núcleo de Memória, que ele sempre apoiou e incentivou com a generosidade que é um dos traços mais marcantes da personalidade dele.

"Pessoalmente, vou guardar para sempre a amizade do Luiz Fernando como um presente da vida. Ele vai fazer muita falta para todos nós."

Mensagem do Prof. Fernando Rizzo Assunção, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais:

"Que perda enorme para a PUC e sua comunidade.

"Além da competência profissional e integridade que caracterizavam sua brilhante trajetória profissional, o Luiz Fernando deixa como marcas registradas a companhia agradável, a argumentação refinada, e acima de tudo a generosidade com que se dedicava às causas que escolhia defender, inclusive no âmbito social.

"Favor transmitir a seus familiares o pesar pelo desfalque que sua partida representa, mas também a admiração pela grande figura humana que seu convívio deixou registrado em nosso campus."

Mensagem da Profa. Luiza Novaes, do Departamento de Artes e Design:

"Minha solidariedade aos colegas do Departamento de Informática e aos familiares do querido Luiz Fernando Gomes Soares."

Mensagem da Profa. Angela Wagener, Diretora do Departamento de Química:

"Ao departamento de Informática e familiares do já saudoso Colega Luiz Fernando envio meus sentimentos."

Matéria publicada no Jornal da PUC em sua versão on-line em 09/09/2015:

"Morre o coordenador do Laboratório de Telemídia da PUC-Rio, Luiz Fernando Gomes Por: Giulia Saletto / Foto: Arquivo Projeto Comunicar

"Vida profissional e acadêmica do professor foi toda ligada à PUC-Rio

"O coordenador do Laboratório de Telemídia da PUC-Rio, Luiz Fernando Gomes Soares, morreu no dia 8 de setembro, aos 61 anos, de um ataque cardíaco. Professor titular do Departamento de Informática, ele ficou conhecido na Universidade por ter sido o líder do grupo que desenvolveu o middleware Ginga, um formato de interatividade para o sistema brasileiro de TV Digital. A criação do Ginga garantiu ao professor o Prêmio ASSESPRO 2008 como Personalidade do Ano, assim como os prêmios Cientistas do Nosso Estado – Pesquisador Inovador no ano de 2005, e o Prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação em 2006.

"Luiz Fernando possuía graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio, e doutorado em Informática também pela Universidade. Ele cursou também o pós-doutorado na École Nationale Supérieure des Télécommunications, na França, também em Informática. Ele começou a ministrar aulas na PUC em 1979, como professor auxiliar do Departamento de Engenharia Elétrica. Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado, e era pesquisador 1-A do CNPq.

"As pesquisas que desenvolveu sobre a linguagem NCL e o Ginga deram origem a duas Normas ABNT e a uma Recomendação ITU-T, fundamentais para a interatividade entre usuários e a TV Digital. As normas formam a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital e a Recomendação ITU-T H.761 foi a primeira contribuição totalmente brasileira a virar um padrão internacional."

Nota do Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, publicada em 09/09/2015 no portal tele.síntese (www.telesintese.com.br/minicom-divulga-nota-de-pesar-pelo-criador-ginga/):

"O professor Luiz Fernando Gomes Soares, falecido ontem (8), foi uma referência para todos os pesquisadores e integrantes da academia brasileira que acreditam na inovação como elemento de inclusão social e democratização do acesso aos meios de comunicação. Em sua carreira, seus principais trabalhos sempre perseguiram este objetivo, visando incluir a maior parcela do povo brasileiro nos novos serviços de tecnologia de informação e da televisão digital. Nos últimos 15 anos, dedicou sua carreira vitoriosa à bandeira da disseminação do middleware Ginga NCL, que criou ao lado de outros pesquisadores brasileiros e que é padrão internacional recomendado pela União Internacional de Telecomunicações.

"No momento em que o Brasil implementa o processo de desligamento da TV analógica e a definitiva entrada na era digital, a memória do professor Luiz Fernando nos ajuda a trabalhar no sentido de buscar a melhor solução de inclusão digital possibilitada por esta inovação. Em breve, o Ginga e as aplicações desenvolvidas em sua base estarão em pelo menos 14 milhões de televisores dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Essa é a melhor maneira que o Governo Federal, o Ministério das Comunicações, as empresas e a sociedade brasileira podem homenagear a memória desse grande brasileiro, que deixa um legado inestimável para a área das comunicações do nosso País."

Nota de falecimento publicada em 09/09/2015 no site gingaDF (www.gingadf.com.br):

"Faleceu ontem, no Rio de Janeiro, o professor Luiz Fernando Gomes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A notícia pegou todos de surpresa e ainda hoje, pela manhã, era intenso o movimento de amigos e colegas de trabalho no sentido de buscar informações sobre o ocorrido.

"Segundo Alex Carvalho Alves, do Departamento de Informática da PUC-RJ, Luiz Fernando estava caminhando na praia, na Barra da Tijuca, no final da tarde, quando sentiu-se mal. Acompanhado da esposa, Iza Haro Martins, ele concordou em ir para o hospital Lourenço Jorge, nas imediações, mas recusou a sugestão de Iza para chamar uma ambulância, preferindo ir no carro da mulher. No caminho, o mal-estar piorou e Iza decidiu pedir a ajuda de uma viatura da polícia para liberar o tráfego, que era intenso. Mesmo com a ajuda da viatura policial, o percurso demorou mais do que o esperado e Luiz Fernando chegou ao hospital já sem sentidos. No Lourenço Jorge, os médicos tentaram reanimá-lo durante 40 minutos, sem sucesso. Luiz Fernando faleceu às 19h40, vítima de infarto fulminante.

"Nome de destaque na comunidade científica brasileira, Luiz Fernando era professor titular do Departamento de Informática da PUC-RJ e considerado a maior autoridade sobre TV digital no país – assunto sobre o qual publicou vários livros e artigos no Brasil e no exterior. Com mais de 30 anos de trabalho dedicados à pesquisa, Luiz Fernando era um profissional incansável e extremamente dedicado. Foi o responsável pelo desenvolvimento do middleware Ginga-NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital e dedicou-se, também, ao estudo dos sistemas multimídia, hipermídia e de redes de computadores.

"Formado em Engenharia Elétrica-Eletrônica (1976) pela PUC-RJ, Luiz Fernando obteve o mestrado (1979) em Engenharia Elétrica pela mesma universidade, assim como o doutorado (1983) em Informática. No exterior, fez pós-doutorado (1985) em Ciência da Computação pela École Nationale Superieure des Télécommunications, de Paris, na França.

"Luiz Fernando participou ativamente da criação do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD), em novembro de 2006, e foi membro do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD de 2007 a 2012. Atualmente era integrante do Módulo Técnico e coordenador do Grupo de Trabalho Middleware. Era também membro titular da Academia Nacional de Engenharia.

"Membro da elite acadêmica do país, com o título de pesquisador 1-A do CNPq, Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado. Além de atuar no Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, Luiz Fernando Gomes Soares fazia parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Também fazia parte do Núcleo de Coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e era Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, onde chegou a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente de 1999 a 2003. [...]

"Repercussões:

"Olímpio José Franco, Presidente da SET: 'O Ginga não seria possível sem a participação do Luiz Fernando. Com seu falecimento, as comunidades acadêmicas brasileira e mundial perdem uma figura que contribuiu com avanços notáveis no campo da TV digital.'

"José Munhoz, Diretor Executivo da SET: 'É uma perda irreparável para a ciência brasileira. Ele teve uma importância substancial na estruturação do padrão brasileiro de TV digital, liderando a comunidade acadêmica nas discussões e no processo de decisão sobre este padrão. O resultado foi inovador e colocou o Brasil na vanguarda tecnológica em TV digital, com um sistema admirado no mundo todo'.

"Roberto Franco, presidente do Fórum SBTVD: 'Uma figura doce, ativo e sempre disponível, que se tornava combativo quando se tratava de defender a academia e o conhecimento brasileiro. Luiz Fernando além de um dos autores do Ginga, foi um dos seus principais disseminadores, levando uma criação brasileira a se tornar um padrão mundial. Tudo isso em código aberto, uma das suas grandes bandeiras. Sem dúvida será uma perda insubstituível ao Fórum Brasileiro de Televisão Digital e a Academia Brasileira, pois Luiz Fernando era de fato o que pode se chamar de mestre'.

"Guido Lemos, professor da UFPB e membro do Conselho Deliberativo (Fórum SBTVD): 'O Luiz Fernando era como um pai para mim, foi meu orientador, uma pessoa que viveu para trabalhar para os outros…'

"Ana Eliza Faria e Silva, vice-coordenadora do Módulo de Mercado (Fórum SBTVD): 'Fico triste com esse falecimento repentino. O Luiz Fernando era uma pessoa muito capaz, muito inteligente e estava supercomprometido com todo o processo de interatividade da TV digital. Era um profissional que se entregava ao trabalho, se comprometia e prestou uma enorme contribuição.'

"André Barbosa, membro do Conselho Deliberativo (Fórum SBTVD): 'O Luiz Fernando era considerado um dos maiores nomes no estudo da TV digital no mundo, especialidade dele na questão do middleware. Era o principal nome na PUC do Rio no desenvolvimento de linguagens de computação no mundo. Principalmente na questão de inovação. Tinha um trabalho de oferecer a sociedade na luta contra a exploração. Trabalhou em vários projetos, todos de software livre. Criou várias comunidades Ginga. É uma perda irreparável para o Brasil, para a ciência da computação. É muito grande a falta que ele vai fazer. Algumas pessoas são insubstituíveis e o Luiz Fernando era uma delas.'

"Paulo Henrique Castro, coordenador do Módulo Técnico (Fórum SBTVD): 'Uma perda irreparável para o Brasil e para a comunidade científica e acadêmica. O Luiz Fernando foi meu professor e incentivador, devo muito a ele. Foi autor de livros importantes na nossa área. Todos nós sentimos muito a sua perda.'"

Nota de falecimento publicada em 09/09/2015 no site da Sociedade Brasileira de Computação:

"É com imenso pesar que comunicamos que o Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, da PUC-Rio, faleceu [...] em decorrência de um infarto.

"Pioneiro na área de Redes de Computadores e TV Digital, com trabalhos de enorme reconhecimento nacional e internacional. Orientador de diversos pesquisadores, vice-presidente e Conselheiro da nossa Sociedade, o Prof. Luiz Fernando deixa um legado ímpar em nossa comunidade e na SBC. Seu trabalho como cientista e sua atuação contínua junto à SBC, Capes e CNPq muito contribuíram para elevar a qualidade do Ensino e da Pesquisa da Computação Brasileira.

"O Prof. Luiz Fernando Gomes Soares foi uma pessoa admirável que deixará saudades em todos os nossos corações. Hoje às 15:00 o corpo foi levado para a PUC-Rio onde está acontecendo uma homenagem [...].

"Lisandro Granville
Presidente da SBC

"Thais Vasconcelos Batista
Vice-Presidente da SBC"

Nota de falecimento publicada em 09/09/2015 no site Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital terrestre (forumsbtvd.org.br):

"Comunicado de falecimento do professor Luiz Fernando Soares, criador do Ginga-NCL e cientista emérito

"Faleceu ontem, no Rio de Janeiro, o professor Luiz Fernando Gomes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A notícia pegou todos de surpresa e, logo pela manhã, era intenso o movimento de amigos e colegas de trabalho no sentido de buscar informações sobre o ocorrido e expressar declarações de carinho.

Roberto Franco, presidente do Fórum SBTVD, se manifestou com imenso pesar sobre a notícia. 'Era uma figura doce, ativo e sempre disponível, que se tornava combativo quando se tratava de defender a academia e o conhecimento brasileiro. Luiz Fernando, além de ser um dos autores do Ginga, foi um dos seus principais disseminadores, levando uma criação brasileira a se tornar um padrão mundial. Tudo isso em código aberto, uma das suas grandes bandeiras. Sem dúvida será uma perda insubstituível ao Fórum Brasileiro de Televisão e à Academia Brasileira, pois Luiz Fernando era de fato o que pode se chamar de mestre'.

"Nome de destaque na comunidade científica brasileira, Luiz Fernando era professor titular do Departamento de Informática da PUC-RJ e considerado a maior autoridade sobre TV digital no país – assunto sobre o qual publicou vários livros e artigos no Brasil e no exterior. Com mais de 30 anos de trabalho dedicados à pesquisa, Luiz Fernando era um profissional incansável e extremamente dedicado. Foi o responsável pelo desenvolvimento do middleware Ginga-NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital e dedicou-se, também, ao estudo dos sistemas multimídia, hipermídia e de redes de computadores.
"'Luiz Fernando era considerado um dos maiores nomes no estudo da TV digital no mundo, especialidade dele na questão do middleware. Era o principal nome tanto na PUC do Rio como no exterior no desenvolvimento de linguagens de computação. Principalmente na questão de inovação. Trabalhou em vários projetos, todos de software livre e criou várias comunidades Ginga. É uma perda irreparável para o Brasil e para a Ciência da Computação. É muito grande a falta que ele vai fazer. Algumas pessoas são insubstituíveis e o Luiz Fernando era uma delas', declara André Barbosa, membro do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD.

"Formado em Engenharia Elétrica-Eletrônica (1976) pela PUC-RJ, Luiz Fernando obteve o mestrado (1979) em Engenharia Elétrica pela mesma universidade, assim como o doutorado (1983) em Informática. No exterior, fez pós-doutorado (1985) em Ciência da Computação pela École Nationale Superieure des Télécommunications, de Paris, na França.

"Luiz Fernando participou ativamente da criação do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, em novembro de 2006, e foi membro do Conselho Deliberativo do Fórum de 2007 a 2012. Para Guido Lemos, professor da UFPB e também membro do Conselho Deliberativo, 'Luiz Fernando era como um pai para mim, foi meu orientador, uma pessoa que viveu para trabalhar para os outros…'

"Atualmente, o professor Luiz Fernando era integrante do Módulo Técnico e coordenador do Grupo de Trabalho Middleware no Fórum SBTVD. Era também membro titular da Academia Nacional de Engenharia.

"Outros colegas de trabalho do Fórum, como a vice-coordenadora do Módulo de Mercado, Ana Eliza Faria e Silva, também se pronunciaram sobre a lamentável perda: 'Fico triste com esse falecimento repentino. O Luiz Fernando era uma pessoa muito capaz, muito inteligente e estava super comprometido com todo o processo de interatividade da TV digital. Era um profissional que se entregava ao trabalho, se comprometia e prestou uma enorme contribuição ao mundo científico e acadêmico'. Para Paulo Henrique Castro, coordenador do Módulo Técnico do Fórum, o passamento de Luiz Fernando é 'uma perda irreparável para o Brasil e para a comunidade científica e acadêmica. O Luiz Fernando foi meu professor e incentivador, devo muito a ele. Foi autor de livros importantes na nossa área. Todos nós vamos sentir muito a sua falta.'

"Membro da elite acadêmica do país, com o título de pesquisador 1-A do CNPq, Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado. Além de atuar no Fórum Brasileiro de TV Digital, Luiz Fernando Gomes Soares fazia parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Também integrava o Núcleo de Coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e era Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, onde chegou a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente de 1999 a 2003.

"É com imenso pesar que o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital lamenta a perda do professor Luiz Fernando Soares. O Fórum deixa os mais sinceros sentimentos aos familiares, colegas e admiradores do excelente trabalho desempenhado por ele durante todos esses anos."

Nota de falecimento publicada em 09/09/2015 no portal Digital Radio Mondiale - Brasil (www.drm-brasil.org):

"É com imenso pesar que comunicamos que o Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, da PUC-Rio, faleceu hoje em decorrência de um infarto fulminante. O Prof. Luiz Fernando foi um pioneiro na área de Redes de Computadores e TV Digital, com trabalhos de enorme reconhecimento nacional e internacional.

"O Prof. Luíz Fernando deixa um legado ímpar em nossa sociedade. Foi o criador do Ginga e da linguagem NCL, que foram as grandes contribuições brasileiras no sistema de TV Digital que foi adotado na maior parte da América Latina (ISDB-T Internacional).

"Suas contribuições por uma comunicação mais participativa e interativa são superlativas, e nós, do DRM-Brasil, reafirmamos nosso comprometimento na defesa do uso do Ginga como middleware do Sistema Brasileiro de Rádio Digital.

"Sentiremos muita falta deste grande amigo e cientista brasileiro, quiçá o maior de seu tempo."

Nota de falecimento publicada em 09/09/2015 no portal TVDIGITAL.BR (tvdigitalbr2010.blogspot.com.br):

"É com grande pesar que comunicamos o falecimento, ontem à noite (08/09), do Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, da PUC-Rio.

"Luiz Fernando Soares foi membro do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD de 2007 a 2012. Desde 2007 atuava como integrante do Módulo Técnico e Coordenador do Grupo de Trabalho Middleware.

[...] "O Professor Luís Fernando Soares (PUC-Rio), que deixa uma extensa contribuição para a pesquisa e a inovação no país, principalmente na área de TV Digital onde criou o Ginga e colocou em pauta a interatividade. E deixa também uma ausência insubstituível para todos que conviveram com a sua inteligência e generosidade."

Nota de falecimento publicada em 09/09/2015 no portal da Sociedade Brasileira de Computação (www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1638:nota-de-falecimento-do-professor-luiz-fernando-gomes-soares&catid=62:ultimas-noticias):

"É com imenso pesar que comunicamos que o Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, da PUC-Rio, faleceu na noite desta terça-feira, 08 de setembro, em decorrência de um infarto.

"Pioneiro na área de Redes de Computadores e TV Digital, com trabalhos de enorme reconhecimento nacional e internacional. Orientador de diversos pesquisadores, vice-presidente e Conselheiro da nossa Sociedade, o Prof. Luiz Fernando deixa um legado ímpar em nossa comunidade e na SBC. Seu trabalho como cientista e sua atuação contínua junto à SBC, Capes e CNPq muito contribuíram para elevar a qualidade do Ensino e da Pesquisa da Computação Brasileira.

"O Prof. Luiz Fernando Gomes Soares foi uma pessoa admirável que deixará saudades em todos os nossos corações. Hoje às 15:00 o corpo foi levado para a PUC-Rio onde está acontecendo uma homenagem que irá até às 18:00 horas, após este horário haverá o velório que será no Memorial do Carmo, no Cemitério do Caju e amanhã, dia de 10 de setembro, ocorrerá a cremação às 18:00 horas.

"Lisandro Granville
Presidente da SBC

"Thais Vasconcelos Batista
Vice-Presidente da SBC"

Nota de falecimento publicada em 09/09/2015 no portal Convergência Digital (wap.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=40578&sid=3):

"TV digital: Morre Luiz Fernando Gomes Soares, o 'pai' do Ginga

"Morreu na noite desta terça-feira, 8/9, o professor Luiz Fernando Gomes Soares. Co-criador do sistema Ginga, para a interatividade na TV Digital, LF, como era conhecido, sofreu um infarto e morreu antes de chegar ao hospital, no Rio de Janeiro, cidade em que o mineiro de Belo Horizonte adotou. Ele tinha 61 anos.

"Em 2015 faz exatamente uma década que o Ginga – então ainda chamado de Maestro – foi proposto ao Sistema Brasileiro de TV Digital. A criação do middleware foi uma parceria do Laboratório de Telemídia, do Departamento de Informática da PUC-RJ, coordenado por LF, e Guido Lemos, do Núcleo de Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da UFPB.

"Mais do que um avanço tecnológico desenvolvido no Brasil, o Ginga é uma ferramenta superior aos padrões de TV Digital adotados na Europa e nos Estados Unidos no campo da interatividade – com recursos que sequer existem por lá, como a sincronização de diferentes mídias ou a facilidade de o conteúdo ser acessado pela televisão, tablet, smartphone e isso ser gerenciado pelo provedor.

"O uso do middleware, no entanto, ainda é restrito no país, especialmente pelo fato de as emissoras comerciais não terem apresentado aplicações interativas – o que acabou levando a uma adesão até mais rápida do Ginga em parceiros sulamericanos que também adotaram o SBTVD. O principal impulso virá com a distribuição de conversores a famílias pobres, na transição digital em curso.

"Engenheiro elétrico pela PUC-RJ, onde também fez mestrado e doutorado (em informática), LF tinha pós-doutorado pela Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications. Entre as muitas atividades, era representante da academia no Fórum Brasileiro de TV Digital e foi editor da Recomendação H.761 do da União Internacional de Telecomunicações para serviços IPTV. Como costumava lembrar, 'o Ginga foi a primeira tecnologia brasileira que virou padrão mundial'."

 

Nota publicada na seção Tecnologia do jornal O Globo em 09/09/2015 (oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/morre-luiz-fernando-gomes-soares-criador-da-linguagem-ncl-do-ginga-17440436):

"Morre Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga - Professor da PUC-Rio há 36 anos, ele contribuiu na criação de normas que são a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital

"Faleceu nessa terça-feira o Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga, que dá suporte à interatividade em sistemas de TV digital.

"Luiz Fernando era professor titular do Departamento de Informática da PUC-Rio. Com graduação (1976) e Mestrado (1979) em Engenharia Elétrica, Doutorado (1983) em Informática — todos pela instituição — e um pós-doutorado (1985) pela Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications, ele lecionava na PUC há 36 anos e teve uma trajetória revolucionária para a Universidade e o Brasil.

"Nos últimos 15 anos, suas pesquisas sobre a linguagem NCL e o Ginga deram origem a duas Normas ABNT e uma Recomendação ITU-T, ambas fundamentais para a interatividade entre usuários e a TV Digital. As normas formam a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital e a Recomendação ITU-T H.761 foi a primeira contribuição totalmente brasileira a virar um padrão internacional.

"Membro da elite acadêmica do país, com o título de pesquisador 1-A do CNPq, Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado. Além da atuação acadêmica, Luiz Fernando Gomes Soares fazia parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil, era membro do Conselho do Fórum Brasileiro de TV Digital, fazia parte do Núcleo de Coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e era Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, onde chegou a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente de 1999 a 2003."

Nota publicada no site Sistema de Comunicação Liberdade em 09/09/2015 (liberdade.com.br/noticias.php?id=38851):

"Morreu no Rio de Janeiro, vítima de infarto fulminante, o professor e cientista Luiz Fernando Gomes Soares, da Pontifícia Universidade Católica. Ele estava caminhando na praia da Barra da Tijuca, em companhia da esposa, Iza Haro Martins, quando se sentiu mal. O professor chegou a ser socorrido para o hospital Lourenço Jorge, mas já chegou à unidade de saúde sem sentidos. Os médicos tentaram reanimá-lo durante 40 minutos, mas não houve reação.

[...] "Nome de destaque na comunidade científica brasileira, Luiz Fernando era professor titular do Departamento de Informática da PUC-RJ e considerado a maior autoridade sobre TV digital no país – assunto sobre o qual publicou vários livros e artigos no Brasil e no exterior. Com mais de 30 anos de trabalho dedicados à pesquisa, Luiz Fernando era um profissional incansável e extremamente dedicado. Foi o responsável pelo desenvolvimento do middleware Ginga-NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital e dedicou-se, também, ao estudo dos sistemas multimídia, hipermídia e de redes de computadores.

"Formado em Engenharia Elétrica-Eletrônica (1976) pela PUC-RJ, Luiz Fernando obteve o mestrado (1979) em Engenharia Elétrica pela mesma universidade, assim como o doutorado (1983) em Informática. No exterior, fez pós-doutorado (1985) em Ciência da Computação pela École Nationale Superieure des Télécommunications, de Paris, na França.

"Luiz Fernando participou ativamente da criação do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD), em novembro de 2006, e foi membro do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD de 2007 a 2012. Atualmente era integrante do Módulo Técnico e coordenador do Grupo de Trabalho Middleware. Era também membro titular da Academia Nacional de Engenharia.

"Membro da elite acadêmica do país, com o título de pesquisador 1-A do CNPq, Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado. Além de atuar no Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, Luiz Fernando Gomes Soares fazia parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Também fazia parte do Núcleo de Coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e era Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, onde chegou a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente de 1999 a 2003."

Diversos sites e portais reproduziram a matéria do jornal O Globo e/ou a nota do Ministro das Comunicações, entre eles:

Tele Síntese - telesintese.com.br/minicom-divulga-nota-de-pesar-pelo-criador-ginga

Tech News - allnews-technews.rhcloud.com/archives/259579

Ibero américa -
iberoamerica.net/brasil/prensa-generalista/oglobo.globo.com/20150909/noticia.html?id=ZbTNY03

Pinterest - pinterest.com/pin/396527942169806853/

feed - brasilhosting.net/feed/news/2554/morre-luiz-fernando-gomes-soares-professor-e-criador-da-plataforma-de-tvs-digitais-ginga

Mais Digital - maisdigital.com.br/tecnologia/morre-luiz-fernando-gomes-soares-professor-e-criador-da-plataforma-de-tvs-digitais-ginga

Blog Sistema 12 - sistema12.net/morre-luiz-fernando-gomes-soares-professor-e-criador-da-plataforma-de-tvs-digitais-ginga/

Assuntando - assuntando.com.br/morre-luiz-fernando-gomes-soares-professor-e-criador-da-plataforma-de-tvs-digitais-ginga/

Just True News - just-true.com/tecnologia/tecnologia-morre-luiz-fernando-gomes-soares-professor-e-criador-da-plataforma-de-tvs-digitais-ginga-urandir-news.html

Informatizado - informatizado.com.br/2015/09/morre-criador-da-plataforma-de-tvs.html

Remove Wat - removewat.com/morre-luiz-fernando-gomes-soares-professor-e-criador-da-plataforma-de-tvs-digitais-ginga.html

Tela Viva - /convergecom.com.br/telaviva/09/09/2015/morre-o-professor-luiz-fernando-soares/?noticiario=TL]

Jornal GGN - jornalggn.com.br/noticia/morre-luiz-fernando-gomes-soares-o-criador-do-ginga

Planeta Osasco - planetaosasco.com/cidades/conjuntura/16633-morre-luiz-fernando-gomes-soares-o-criador-do-ginga

Giz Modo Uol - gizmodo.uol.com.br/morre-luiz-fernando-gomes-soares-professor-e-criador-da-plataforma-de-tvs-digitais-ginga

Extra time = Giz Modo Uol

Trivela = Giz Modo Uol

Tecnologia Uol = Giz Modo Uol

Scoopnest = Giz Modo Uol

:: 31/07/2015 - Falecimento da Professora Andrea de Castro Coelho Cintra, professora aposentada do Departamento de Psicologia.

"Prezados Professores,

"É com imensa tristeza que o Departamento de Psicologia comunica o falecimento da nossa querida colega e amiga Professora Andrea de Castro Coelho Cintra, ocorrido na manhã de hoje. O corpo será velado no Cemitério São João Batista, Capela 02, e o sepultamento será amanhã, dia 01 de agosto/2015, às 14 horas."
Prof. Jesus Landeira-Fernandez
Diretor do Departamento de Psicologia

 

"Venho em nome do Departamento de Física manifestar grande tristeza e pesar pelo falecimento de nossa colega Andréa Cintra. Aos familiares e amigos nossos melhores sentimentos."
Prof. Welles Morgado
Diretor do Departamento de Física

 

"Que notícia triste.  
"Andrea foi uma colega queridíssima por todos que conviveram com ela."
Profa. Maria Inês Garcia de Freitas Bittencourt (PSI)

 

"Muito triste mesmo essa notícia. Andrea foi uma pessoa muito querida e competente de quem guardo uma lembrança muito terna como ex-mestranda e colega."
Profa. Terezinha Féres-Carneiro (PSI)

 

"Prezado Prof. Landeira-Fernandez,
"Por favor, em nome do Departamento de Química, gostaria de expressar nossa solidariedade para com o corpo de professores e funcionários do Departamento de Psicologia, extensiva a família da Profa. Andrea.
"Sinceramente,"
Prof. José Marcus Godoy
Diretor do Departamento de Química

 

"Recebi esta notícia com grande tristeza. Andrea foi uma grande supervisora de estágio, criativa, com tiradas de um bom humor surpreendente. E generosa colega de trabalho no SPA do Departamento de Psicologia.
Profa. Flavia Sollero (PSI)

 

:: 31/07/2015 - O Prof. Arthur Dapieve (COM) publicou coluna sobre suas memórias da turma na qual se formou na PUC-Rio. (veja aqui)

 

:: Formatura da primeira turma do Curso de Ciências Biológicas.

A primeira turma do Curso de Ciências Biológicas da PUC-Rio teve sua festa de formatura no dia 22/07/2015.

:: 60 anos da inauguração do campus da Gávea.

O campus da Gávea foi inaugurado em 17/07/1955, como uma das atividades da programação oficial do XXXVI Congresso Eucarístico Internacional, realizado no Rio de Janeiro.

 

Ver aqui matéria sobre os 60 anos da inauguração do campus no site da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

 


Cerimônia de inauguração do campus. Fotógrafo desconhecido. Acervo Arquivo Nacional.
 

:: O DCE da PUC-Rio recebeu a Medalha Pedro Ernesto da Câmara dos Vereadores.

O Diretório Central de Estudantes da PUC-Rio recebeu a medalha Pedro Ernesto, oferecida pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, pelos seus 60 anos de existência e por sua atuação no período da ditadura civil-militar instaurada em 1964. Em 2014 o DCE da PUC-Rio passou a se chamar DCE Raul Amaro Nin Ferreira em homenagem ao ex-aluno da Universidade, único aluno da PUC-Rio morto sob tortura pelo estado em 1971.

A cerimônia realizou-se no dia 02/07/2015 na Vila dos Diretórios da PUC-Rio, com a presença de alunos e representantes da Universidade e de uma comissão de vereadores. A medalha de mérito Pedro Ernesto é a principal homenagem da cidade a pessoas ou instituições que se destacam pela atuação e trabalho realizado.

:: O Prof. Sergio Luiz Bonato, do Departamento de Comunicação Social, faleceu no dia 29/05/2015.

O Prof. Bonato era graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1979, e mestre em Educação pela UERJ, em 1998. Foi Presidente da Federação das Associações de Moradores do estado do Rio de Janeiro (FAMERJ) e dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT). Lecionava na PUC-Rio desde 1992.

Ver aqui a matéria publicada no Portal PUC-Rio Digital com as homenagens prestadas e as memórias dos amigos da PUC-Rio.

:: O Pe. Antônio da Silva Pereira, ex-professor do Departamento de Teologia, faleceu no dia 10/05/2015.

 

Mensagem do Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade, Decano do CTCH:

"É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Prof. Pe. Antônio da Silva Pereira. Sua contribuição à nossa Universidade e à Teologia foi notável.
‎"Recordaremos sempre sua dedicação acadêmica e sacerdotal."

Mensagem do Secretário da Pós-Graduação do Departamento de Teologia, Sérgio Albuquerque:

"É com pesar que comunicamos o falecimento do Pe. Antonio da Silva Pereira, ex-professor do Departamento de Teologia. A Missa de Corpo Presente ocorrerá amanhã, 12/05, às 09h, na Igreja de São Pedro, Av. Paula de Frontin nº 566.  

"Após a missa será realizado o sepultamento na “Quadra dos Padres” no Cemitério do Caju."

Mensagem do Prof. Welles Morgado, diretor do Departamento de Física:

"Venho em nome do Departamento de Física nos solidarizar com os amigos e familiares de Pe. Antonio Pereira neste momento de tristeza."

Mensagem da Profa. Tereza Cavalcanti, do Departamento de Teologia:

"Infelizmente não pude comparecer à missa em intenção do nosso estimado colega Prof. Pe. Antonio da Silva Pereira, devido a um problema de saúde na família.

"Gostaria de registrar que o Pe. Pereira foi um especialista em Direito Canônico que marcou uma abertura eclesial em relação à 'participação dos leigos nas decisões da Igreja', tema que trabalhou em diversos artigos.

"Ao lado do Pe. Jesus Hortal S.J., foi um auxiliar competente ao qual vários bispos recorreram para questões de Direito Eclesial e Direito Matrimonial.

"Sua memória merece o reconhecimento do Departamento de Teologia da PUC-Rio, onde trabalhou por mais de 40 anos, ao lado dos Padres Manuel Bouzon e Alfonso Garcia Rubio."


Pe. Antônio da Silva Pereira,
em 2011

 

:: Faleceu no dia 27/04/2015 o Prof. Hilton Ferreira Japiassu, ex-aluno e ex-professor da PUC-Rio.

O Núcleo de Memória se une a familiares, amigos e alunos no pesar pelo falecimento do Prof. Hilton Ferreira Japiassu, aos 81 anos, em decorrência de um infarto. Ele era maranhense mas viveu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde se formou em Filosofia pela PUC-Rio em 1969, e posteriormente também foi professor, assim como da UFRJ.

A missa de sétimo dia será às 10h, no dia 03/05/2015, na Igreja Nossa Senhora dos Rosários, na Rua General Ribeiro da Costa, 164, no Leme.

Mensagem da Profa. Sonia Kramer, do Departamento de Educação:

"Conheci Hilton Japiassu através do Prof. José Silvério Baia Horta que foi durante anos professor do Departamento de Educação na PUC-Rio. Japi - como todos o chamavam – me ensinou que não há possibilidade para a ciência humana se ela não se pensa a si mesma, não se coloca em questão, se desumaniza.

"Li inúmeros de seus livros, que sempre me surpreendiam pela lucidez, pela erudição e principalmente pela cumplicidade com o homem e pela indignação com a desistência de pensar, a burocratização do conhecimento que se torna cada vez mais  instrumental. A Dimensão Machista da Ciência, Pedagogia da Incerteza, Nascimento e Morte das Ciências Humanas, Introdução ao Pensamento Epistemológico, Psicanálise: ciência ou contraciência?, As paixões da ciência, Nem tudo é relativo: a questão da verdade, e tantos outros me ajudaram a compreender a importância de perguntar, de pensar, de se indignar.

"Pelos seus textos cheguei a Foucault, Bachelard, Lacan, Ricouer. Seu dicionário – escrito com o Prof. Danilo Marcondes – sempre me ajudou a me mover nos caminhos da filosofia. Nas suas disciplinas – que cursei em 1988 e 1989 na UFRJ, de onde ele se tornou professor quando saiu da PUC-Rio – aprendi a inquietação e a dúvida, assim como o riso e a sabedoria. Seus ensinamentos me permitiram desconstruir o que havia aprendido nos anos de Graduação em Psicologia e, mais tarde, em Educação.

"Japi – como ele gostava de dizer – ajudou a me criar, com seus textos, seus conselhos e com seu exemplo, dividindo-se entre a vida intelectual, a ação política e o trabalho religioso na comunidade do Chapéu Mangueira, com sua postura, com sua presença, com sua força.          

"Foram 37 anos de aprendizado e de uma amizade linda, permanente, persistente, ele sempre crítico, cuidando para que cada um de nós que o cercávamos se mantivesse digno, pensante, coerente. Ele foi parte da minha Banca de Doutorado em 1992 e de tudo o que aprendi, desde então, destaco dois pontos muito repetidos por Japi, e conhecidos pelos meus próprios alunos: (1) a ousadia como método; (2) a natureza da filosofia que não serve para nada, pois nunca pode ser servil. Este segundo ponto, por conta própria o ampliei em muitas aulas e escritos, afirmando que a arte não serve pois não pode ser servil, a educação não deveria servir, pois não deveria ser servil. 

"Recebi de muitos alunos e ex-alunos lindas mensagens esta semana, me abraçando por esta perda. E me peguei pensando ao longo da semana, nos meus três queridos que se foram para a eternidade nesses três anos. Szyja Kramer, meu pai, judeu chassídico, sobrevivente de Auschwitz, que se foi há quase três anos; Leandro Konder, meu professor e orientador, filósofo marxista, que partiu há poucos meses e Hilton Japiassu, epistemólogo, professor, frade dominicano, que acaba de partir. Sou tão grata aos três, aparentemente tão diferentes, e que tanto me deram, ensinando-me amizade, dignidade,  simplicidade, alegria e sua sabedoria.

"Queria contar dele para os que não o puderam conhecer. Os que o conheceram sabem que há muito mais a ser partilhado."

Mensagem da Profa. Tereza Cavalcanti, do Departamento de Teologia:

"Conheci o Prof. Japiassu nos tempos em que trabalhou no Departamento de Filosofia. Em sua preocupação com o diálogo interdisciplinar, fez amizade com muitos da Teologia e da Cultura Religiosa. Foi um mestre do Pensamento em quem a erudição não tirou a simplicidade e a simpatia.

"Faço minhas as palavras de Leonardo Boff:

'A singularidade do Prof. Japiassu foi entreter um diálogo profundo com as várias ciências humanas com a intenção de compreender mais radicalmente o ser humano. Seu tema era mais que a interdisciplinariedade. Era a transdisciplinariedade, quer dizer, o que existe para além das próprias ciências e como todas elas devem convergir na compreensão do que seja a realidade, a sociedade, o mundo e a vida e o ser que estão sempre para além de qualquer saber.'"


Prof. Hilton Japiassu. Fonte: site da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

 

 

:: Falecimento do Sr. Adalberto Pereira, que foi Prefeito do Campus da PUC-Rio.

 

Fomos informados em 23/04/2015 do falecimento do Sr. Adalberto Pereira, que por mais de 30 anos foi Prefeito do Campus da PUC-Rio, e residia no conjunto habitacional localizado atrás do Minhocão.

Mensagem do Vice-reitor para Assuntos Comunitários, Prof. Augusto Sampaio, em 23/04/2015:

 

"À Comunidade PUC-Rio,
Com muito pesar a Vice-reitoria Comunitária tomou conhecimento do falecimento do Sr. Adalberto, ex-Prefeito do campus, leal, dedicado e competente servidor da PUC por mais de 30 anos.
Como ainda não sabemos os detalhes do sepultamento e, tendo em vista, o feriado de amanhã, esta informação poderá ser obtida pelo telefone 3527-1111.
Prof. Augusto Sampaio
Vice-reitor Comunitário"

 

Mensagem da Profa. Patricia Tomei (ADM):

 

"Augusto querido,
Realmente esta descrição que você fez do Adalberto é perfeita... sempre lembro da humildade e competência dele quando veio estudar aqui no nosso Departamento.
Uma pessoa inesquecível!"

 

:: Faleceu no dia 10/03/2015 o Pe. Amarilho Checon S.J., que foi Vice-reitor Comunitário da PUC-Rio.

O Pe. Amarilho Checon S.J. foi Vice-reitor Comunitário, decano do CTC, professor do Departamento de Física (possuía doutorado em Física Nuclear) e coordenador do Centro de Pastoral Anchieta da PUC-Rio. Era natural do estado do Espírito Santo, residiu em Nova York após sua aposentadoria em meados dos anos 1990, mas retornara recentemente ao Brasil. Quando faleceu, morava na residência dos padres jesuítas na rua Marquês de São Vicente, na Gávea.

:: No ano de 2015 a PUC-Rio comemora diversas efemérides, entre elas os 60 anos de inauguração do campus Gávea.

O primeiro edifídio do campus Gávea, o Cardeal Leme, foi inaugurado em 17/07/1955.

Além deste evento há outras comemorações:

- 50 anos da inauguração da nova Biblioteca Central (10/04)
- 50 anos da criação dos Centros (CTCH, CTC, CCS e CCBS)
- 50 anos da criação dos programas de pós-graduação em Educação, Engenharia Civil e Física.

:: O Prof. Roberto DaMatta (SOC) foi indicado como um dos 50 intelectuais ibero-americanos mais influentes em 2014.

Ver a lista completa organizada pelo site espanhol esglobal em http://www.esglobal.org/los-50-intelectuales-iberoamericanos-mas-influyentes-2014/

esglobal é editado pela Fundación para las Relaciones Internacionales y el Diálogo Exterior (FRIDE).

 

Mensagem da Profa. Maria Sarah da Silva Telles, diretora do Departamento de Ciências Sociais:

"O Departamento de Ciências Sociais tem a honra de informar que nosso querido colega, Professor Roberto DaMatta, foi apontado entre os 50 intelectuais ibero-americanos mais influentes - 2014."

 

Mensagem do Vice-reitor da PUC-Rio, Padre Francisco Ivern S.J.:

"Parabéns! O nosso querido Professor Roberto DaMatta merece!"

 

Mensagem da Profa. Tânia Dauster (EDU):

"Meus parabéns!!!"

 

:: A Profa. Terezinha Féres-Carneiro foi homenageada no IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, realizado em São Paulo de 19 a 23/11/2014.

Mensagem do Prof. J. Landeira-Fernandez, diretor do Departamento de Psicologia:

"Prezados Colegas,

É com imenso prazer que comunico que a Profa. Terezinha Féres-Carneiro foi homenageada na Sessão de Abertura do IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, realizado em São Paulo de 19 a 23/11/14. Os psicólogos escolhidos para receberem a referida Homenagem foram indicados pelo FENPB - Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, entidade promotora do
evento, por terem 'rompido rumos para o fortalecimento da Psicologia no paí'."

 

Mensagem da Profa. Maria Inês Garcia de Freitas Bittencourt (PSI):

"Parabéns Terezinha! Merecida homenagem."

 

Mensagem da Profa. Tânia Dauster Magalhães e Silva (EDU):

"Parabéns Terezinha!"

 

Mensagem do Prof. Antonio Luz Furtado (INF):

"Tenho a felicidade de conhecer a Profa. Terezinha desde longa data, podendo testemunhar sua notável capacidade para o exercício dessa difícil profissão. E ainda mais a admiro por suas qualidades pessoais.

Parabéns, Terezinha!"

 

Mensagem do Prof. Alvaro de Pinheiro Gouvêa (PSI):

"Terezinha,
Essa merecida Homenagem a você é também uma homenagem ao nosso Departamento de Psicologia.

Meus parabens."


:: 12/11/2014 - O Núcleo de Memória da PUC-Rio recebeu com imensa tristeza a notícia da morte do filósofo e professor Leandro Konder.

O Núcleo se solidariza com a família, com os amigos, com o Departamento de Educação da PUC-Rio que perdeu um de seus grandes mestres e com os colegas e ex-alunos que ele, com seu sorriso sincero e suas palavras generosas, soube transformar em uma legião de amigos.

Que este momento de dor possa também registrar a alegria de toda a comunidade acadêmica por tê-lo na vida e na memória da Universidade.

 


Foto do acervo particular do Prof. Leandro Konder

Ver matérias no Jornal do Brasil e no Globo sobre a morte de Leandro Konder.

 

Mensagem da Profa. Tania Dauster (EDU):

"Meus caríssimos amigos e colegas do Departamento de Educação,

Constrangida por uma fratura no pé e suas sequelas ainda limitadoras não pude comparecer ao velório de Leandro Konder, MESTRE de MESTRES, querido amigo. Quero partilhar com todos a minha dor e a minha tristeza vivida solitariamente, mas não menos intensa. Quero me irmanar com todos vocês neste sentimento coletivo. Quero dizer que estou junto no sofrimento do luto por Leandro e irmanada nesta enorme perda. A sua presença na nossa memória será para sempre.

De coração, um abraço apertado para todos."

Mensagem do Prof. J. Landeira-Fernandez, Diretor do Departamento de Psicologia:

"Caros colegas,

O Departamento de Psicologia se solidariza com toda a PUC-Rio, familiares e amigos do Prof. Leandro Konder, neste momento de dor."

Mensagem do Prof. Daniel Aarão Reis, Departamento de História da UFF:

"A inteligência do Leandro está em seus livros e artigos publicados, poderemos sempre visitá-la. Queria, porém, contar três episódios reveladores de sua personalidade:

. quando na Chefia do Departamento, em fins dos anos 1980, tive uma briga feia com ele, foi a única vez que o vi zangado, e ele tinha razão. Conseguimos nos despedir, no entanto, civilizadamente. Disse-me, então: 'Você está chefe, mas é um intelectual. Não se esqueça disso.'

. quando se despediu de nossos alunos, gravaram um pequeno filme (alguém o tem ainda?) do Leandro conversando com os alunos. No fim do bate-papo, mostrou a lí­ngua para todos, suscitando uma grande gargalhada. Nada mais informal e menos pomposo. Sua mensagem: Não se levem muito a sério.

. logo depois de sair da UFF, em homenagem, deram seu nome a uma sala de convívi­o dos professores. Quando soube, reagiu: 'Querem me matar? A gente só nomeia uma sala como homenagem a quem já partiu para o andar de cima'.

Em todos estes episódios, o bom humor e a ironia. Marcas registradas da pessoa que ele foi. Sempre o recordarei assim. Bem-homorado, irônico, aberto para o diálogo."

Texto da Profa. Maria Clara Bingemer (TEO) publicado no Jornal do Brasil em 20/11/2014:

Leandro Konder ou a unanimidade inteligente

            O grande escritor e humorista Nelson Rodrigues dizia que toda unanimidade é burra.  Há casos, porém, em que essa tese é solenemente desmentida.  Refiro-me, por exemplo, ao querido Leandro Konder, filósofo brilhante, intelectual mais ainda, poço de doçura e amabilidade, que ensinava teologia aos teólogos, sem deixar jamais sua posição e sua visão da realidade inspiradas no marxismo.

            Leandro era, sem dúvida, uma unanimidade.  Não conheci ninguém que não o amasse, admirasse e dele apreciasse não apenas as virtudes intelectuais, mas também e sobretudo as humanas, que o faziam tão querido. 

Intelectuais brilhantes e sérios, bons professores, excelentes pesquisadores, temos alguns, não muitos, mas enfim alguns. Seres humanos daquela estatura moral e afetiva são muito poucos.

            Conheci Leandro nos idos dos anos 1990, quando trabalhava no Centro de Ação e Investigação Social dos jesuítas.  Organizávamos seminários interdisciplinares extremamente instigantes, que juntavam pessoas das mais variadas áreas do saber para pensar e debater sobre temas candentes.  Leandro era sempre convidado.  E se era eu a organizadora, sempre e sem faltar uma vez.  Comparecia alegre e cheio de disposição e verve.

            Nesses fóruns, presenciamos situações inesperadas.  Por exemplo, no seminário de Mística e Política, ele compartilhou a mesa com o ilustríssimo Pe. Henrique de Lima Vaz.  Todos os presentes ficaram impressionados de ver como o Pe. Vaz falou bem sobre política.  Mas, sobretudo, como e quanto Leandro falou com entusiasmo e conhecimento de mística.

            Assim era esse doce filósofo marxista de olhos azuis, voz e maneiras ternas e amáveis com toda e qualquer pessoa que cruzasse seu caminho.  Inesperada presença geradora de boas surpresas e instigador de ideias até então não pensadas.  Homem de coerência absoluta com aquilo em que acreditava e era o norte de sua vida, assim também como coração aberto em permanência para acolher respeitosa e até carinhosamente qualquer diferença e toda diversidade.

            Quando com ele cruzava no elevador da PUC, indo para o mesmo andar, não havia ninguém, - fosse ascensorista, aluno, colega, funcionário, professor, diretor ou reitor – que de sua boca não recebesse palavras de simpatia e gestos afetuosos. E tão afetivamente quanto tratava a todos, por todos era afetuosamente retribuído.  Amado pelos alunos, pelos pares, pelas instâncias de cima, de baixo, vivia cercado de carinho, respeito e alegria.

            Foi um choque para todos acompanhar o declínio de sua saúde.  Sobretudo porque seu humor e amabilidade, suas maneiras feitas de doçura e proximidade continuavam iguais ao que sempre haviam sido.  Seu corpo vergava sob o peso cruel da doença, mas seus lábios sorriam.  Seu passo era mais lento, mas as dezenas de pessoas que o acompanhavam cresciam em número e em demonstrações de carinho.  Sua voz tornava-se mais fraca, quase inaudível, mas os ouvidos dos que bebiam suas palavras, ajudados pelo microfone com que passou a dar aulas, abriram-se mais no desejo de ser ensinados por aquele inigualável pensador e pedagogo.

            Jamais o ouvi queixar-se, expressar impaciência ou mau humor com o que lhe acontecia.  Aquele homem belo, alto e admirado por todos foi se tornando sombra de si mesmo em termos físicos.  Mas uma coisa o Parkinson não conseguiu atingir e minar: sua integridade moral, sua alegria interior, seu amor pelas pessoas e a maneira doce que tinha de tratá-las.

            Aos poucos foi desaparecendo dos corredores da PUC, comparecendo menos à sala de aula, empunhando primeiramente uma bengala, depois sentado em uma cadeira de rodas.  Sempre cercado da presença jovem dos alunos e do afeto dos colegas, sempre com o mesmo sorriso nos lábios e disposto a fazer brincadeiras com todos e cada um.

            Apesar disso, era bom saber que continuava em vida, assim como dói muito saber que já se foi e que não se encontra mais entre nós, na história que ele tanto estudou e pensou.  Antes de morrer, disse à sua esposa que gostaria de uma missa de sétimo dia na PUC-Rio, por ter sido o lugar onde sempre pôde falar com liberdade. Seu desejo foi satisfeito e muitíssimas pessoas encheram a igreja da universidade, rememorando esse grande filósofo, essa doce figura humana, esse marxista cheio de esperança, esse ateu que apreciava a mística e a liturgia.

            Descansa em paz, amigo. Esteja onde você estiver, tenho certeza de que estará dizendo algo amável e afetuoso a alguém.  Se você continua vivo fora da história, assim como eu creio que está, deve estar encantando gente em outras paragens, como sempre o fez por aqui. Procuraremos ser fieis ao que você nos ensinou: o amor à verdade e à liberdade, a paixão por pensar e conhecer, a doçura como melhor método para estabelecer relações consistentes entre pessoas.

Artigo de Francisco Daudt da Veiga, publicado no jornal Folha de São Paulo de quarta-feira, 26/11/2014:

Um comunista gentil

Só não era um aristocrata porque não pretendia comandar nada (aristocracia significa o comando dos melhores), nem carro dirigia, mas foi um dos melhores seres humanos que tive a ventura de conhecer. Há coisas muito boas que vêm com o casamento, meus dois filhos encabeçam a lista, claro, mas esse amigo da mãe deles seguramente não está longe. Entre 1986 e 1989 foi nossa rotina passar a noite de sábado imersos na atmosfera inteligente e acolhedora de sua casa, aberta aos amigos comunistas, entre jornalistas e professores, todos a debater com a costumeira ferocidade, enquanto ele aguardava uma brecha para intervir com uma palavra sábia de lucidez desapaixonada. Era interrompido, claro, e se calava, esperando uma nova chance de ser ouvido. Eu ali, um estranho no ninho, democrata liberal que desistiu de se meter na conversa depois que ousei dizer que o PRI (Partido Republicano Institucional do México, que já se mantinha no poder havia sessenta anos) era uma ditadura disfarçada, só para ser rechaçado por um jornalista que me calou para sempre com um “Não é!” furibundo. Tornado espectador, aprendi muito sobre dialética, da rasa e da complexa.

Meu comunista querido era o oposto da definição que José Serra fez do PT, “o bolchevismo sem utopia”, diabo de frase que me tomou uns minutos para entender (“o poder totalitário sem idealismo”). Ele era um utópico sem tirania. Seu ídolo era Charles Fourier. Já havia se afastado do “socialismo real” quando Khrushchev denunciou Stalin e seus “malfeitos”. Migrou para o eurocomunismo. Aderiu ao PT até o mensalão vir à tona, quando foi para o PSOL. Ainda bem que morreu sem se dar conta do petrolão…

Não santificava o proletariado, o que ficou claro quando me mostrou orgulhoso um bilhete crítico de seu filho de cinco anos sobre a empregada: “Pai, a Creuza é bura”, e rimos juntos da inteligência do menino, a despeito do “burra” com um “r” só (ou por isso também).

Foi responsável pelo primeiro artigo que escrevi, que ele fez publicar na revista do partidão, “Novos Rumos”, vejam vocês! Eu havia argumentado que a AIDS era talvez a primeira praga que derrotava a tendência histórica de arranjar culpados para explicá-la (no final dos anos 1980 já se sabia que ela não era um castigo contra os gays). “Você tem que escrever isso”, incentivou-me. Foi assim que partejou este escriba.

Partilhava comigo a desdita dos professores que odeiam os olhos vácuos dos alunos. “Francisco, eu sou uma prostituta, faço qualquer coisa em classe para despertar o brilho neles”. Há inúmeros depoimentos do fascínio que suas aulas despertavam.

Revisou com carinho meu primeiro livro, e fez-me um elogio inesquecível: “Você escreveu a versão psicanalítica de ‘A democracia como valor universal’”. Como se não bastasse, enviou um exemplar a seu amigo Paulo Francis, que me deixou nas nuvens ao escrever em sua coluna, “afinal um psicanalista que escreve limpo”.

Há um verbete no dicionário feito para ele: “indivíduo cujos atos e maneiras demonstram fidalguia e distinção de sentimentos; elegante; garboso; formoso; bem apessoado”. O verbete: gentleman.

:: 16/09/2014 - Lançamento de livro sobre Sobral Pinto que contou com a colaboração do Núcleo de Memória.

O livro Heráclito de Fontoura Sobral Pinto - Toda Liberdade é Íngreme é de autoria do Prof. Márcio Scalércio (IRI). O advogado Sobral Pinto foi um dos professores fundadores da PUC-Rio, conhecido em sua luta pelos direitos humanos e pela legalidade democrática. O Núcleo de Memória colaborou com a pesquisa para o livro ao disponibilizar o material sobre Sobral Pinto registrado em seu banco de dados. O lançamento do livro ocorreu no Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro.

 


O Prof. Márcio Scalércio fala durante o lançamento do livro.
Fotógrafo Eduardo Gonçalves. Acervo do Núcleo de Memória.

:: 21/06/2014 - O Prof. Carlos Lucena (INF) é o primeiro brasileiro a conquistar o título de Fellow da Association for Computing Machinery.

O Prof. Carlos José Pereira de Lucena, do Departamento de Informática, tornou-se o primeiro e único brasileiro a receber o título de Fellow da Association for Computing Machinery (ACM) em cerimônia realizada em San Francisco (EUA). Os Fellows, categoria de maior prestígio da ACM, correspondem a 1% dos participantes da maior e mais importante sociedade científica e educativa em computação do mundo. A escolha de Lucena para esse grupo foi em decorrência de suas contribuições acadêmicas em engenharia de software e sistemas multi-agentes, área esta ligada a inteligência artificial.

“Para a PUC-Rio, ter um membro desta categoria promove ainda mais o programa de Pós-graduação do Departamento de Informática, que é nota máxima (7) na CAPES desde 2001”, comentou Lucena, que faz parte da ACM há 40 anos.

Lucena formou-se em Economia Matemática pela PUC-Rio em 1965. “Entrei como aluno em 1962. Imediatamente me tornei estagiário no Centro de Computação, que tinha começado em 1960, onde fiquei até 1965. Eu estava no lugar certo na hora certa”. Em 1969, terminou o Mestrado no Department of Computer Science & Applied Analysis pela University of Waterloo. Em 1974, concluiu o Doutorado em School Of Engineering And Applied Sciences pela University of Califórnia (Los Angeles), e, um ano depois, um pós-doutorado pela IBM Research.

Mensagem recebida em 10/07/2014:

É com orgulho que ficamos sabendo desta nova, mais que merecida, conquista do Departamento de Informática, mais uma vez por meio do nosso ilustre colega Lucena, um exemplar de ser humano, educador e cientista!
Sinceros parabéns, Lucena!
Prof. Tácio Mauro Pereira de Campos
Diretor do Departamento de Engenharia Civil
 

:: 02/06/2014 - Homenagem a Raul Amaro Nin Ferreira, ex-aluno da PUC-Rio morto sob tortura em 1971.

Raul Nin Ferreira foi o único ex-aluno da PUC-Rio morto sob tortura pelas mãos do Estado Brasileiro. Ele foi preso em 01/08/1971 e seu corpo entregue à família em 12/08/1971.

Na cerimônia em sua homenagem foi plantada uma árvore na Vila dos Diretórios, no jardim da casa X, onde fica o Serviço Médico, e colocada uma placa. O ato envolveu cerca de 50 pessoas entre familiares, acadêmicos e amigos. A árvore plantada foi um Pau-Mulato (Calycophyllum spruceanum), nativa da Região Amazônica, escolhida pela família de Raul.

 


Um dos irmãos de Raul Nin Ferreira faz o plantio da muda. Fotógrafo Antônio Albuquerque. Acervo do Núcleo de Memória.

 


Matéria publicada no jornal O Globo de 3 de junho de 2014, Seção O País, p. 7.


Veja no portal do jornal O Globo vídeo sobre a homenagem.

 

:: 03/04/2014 - O Padre Anchieta, o "Apóstolo do Brasil", foi canonizado pelo Papa Francisco.

O Padre José de Anchieta S.J. é considerado o responsável pela catequização dos índios no Brasil e fundador da cidade de São Paulo junto com o Padre Manoel da Nóbrega S.J.. Em 1980 havia sido canonizado pelo Papa João Paulo II.

O Reitor Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. teve o artigo a seguir publicado no jornal O Globo de 02/04/2014, na Seção Opinião, p. 17:

Anchieta muito além dos milagres

Sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil

A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.

Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.

Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.

Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.

Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações. Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas.

:: 01/03/2014 - Falecimento do prof. Alexandre Gabriel Christo, do Departamento de Biologia

Nascido em 1980, em Vila Velha, Espírito Santo, o prof. Alexandre Gabriel Christo formou-se em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2006. Começou a estagiar, em 2001, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro em etnobotânica, como bolsista do Pibic, onde concluiu seu mestrado em 2009. Em sua primeira participação em Congresso Latinoamericano de Botânica, realizado em Santo Domingo, foi premiado como o melhor trabalho de iniciação científica. Defenderia sua tese de doutorado neste fevereiro, com um estudo de Etnoecologia e processos de domesticação de ora-pro-nobis, conhecida também como carne-de-pobre, uma cactacea de alto valor proteico e de uso difundido desde o Brasil colônia.

Sua habilidade com os números e grande capacidade de trabalho, aliados à vocação didática e sensibilidade no trato com as pessoas, fizeram com que rapidamente Christo colaborasse com diferentes grupos de pesquisa na UERJ, CPDA-UFRRJ, Museu Nacional do Rio de Janeiro, Laboratório de Produtos Florestais - MMA, UFES, UVV e, mais recentemente, com o Departamento de Química da PUC-Rio.

Era dedicado a seus alunos e a eles despendia horas de espera, na sala de professores, para lhes prestar ajuda com as quatro disciplinas que oferecia: desejava que os números fossem tão encantadores quanto os animais e plantas. Era um apaixonado por Fernando Pessoa e pela flauta transversa, tanto quanto pela folia momesca. Retornou à presença de Deus no sábado de carnaval, primeiro de março, justo no dia de seu bloco preferido das ladeiras de Santa Teresa: Céu na Terra. Que benção para nós, seus professores, alunos, amigos e familiares, tê-lo junto de nós nesta curta, intensa e afetuosa passagem por este mundo de Deus. De fato, Christo, você foi um pedaço do céu na Terra! Descanse em paz querido.

Prof. Rejan Guedes-Bruni
Diretora do Departamento de Biologia

:: 12/01/2014 - D. Orani João Tempesta, O. Cist., arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio, é nomeado Cardeal.

O Papa Francisco nomeou D. Orani João Tempesta, O. Cist., arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio, para o Colégio Cardinalício no domingo, dia 12/01/2014.

 

 

Artigo da profa. Maria Clara Bingemer (TEO), publicado em 13/01/2014 no jornal O Globo:

Ousadia e determinação na Jornada

A Igreja Católica no Rio de Janeiro acaba de receber um presente. Dom Orani João Tempesta, seu arcebispo, é nomeado cardeal pelo Papa Francisco. Trata-se de uma notícia já esperada, mas que, apesar disso, ou talvez por isso mesmo, provoca profunda alegria em todos os católicos cariocas. E também nos não católicos, que aprenderam a conhecer e apreciar seu arcebispo nestes anos em que está à frente da diocese.

Desde sua chegada, foi possível sentir qual a fonte da vocação do arcebispo: são as profundezas do mosteiro cisterciense onde passou seus jovens anos. Ali, na contemplação incessante e no louvor comunitário, estão as raízes desse jeito meio “taciturno” que nele vemos: o falar pouco e escutar muito, o ter humor discreto, que só se expressa quando a ocasião se apresenta, e ser simples e estar à vontade em todos os ambientes, dos mais pobres aos mais refinados.

O mosteiro certamente também foi bom espaço para que o futuro pastor sentisse a importância da comunicação para a Igreja. Assim é que, uma vez bispo, ocupou com eficiência a coordenação do setor de comunicação da CNBB. E essa expertise o levou a capitalizar para a cidade, onde se encontra sua diocese, uma série de eventos importantes que muito valorizaram o Rio na Igreja do Brasil.

Chegando a uma diocese que perdia católicos em ritmo acelerado, agiu e reagiu rápida e eficientemente. Cercou-se de uma assessoria competente, motivou de forma intensa a colaboração da juventude e usou seu talento para a comunicação. Hoje a Igreja local fervilha de iniciativas positivas, que integram o privilegiado quadro natural de beleza no qual está situada. Com ousadia e determinação, levou adiante e a bom termo o magno evento da Jornada Mundial da Juventude. O Brasil e o mundo estiveram pendentes desse acontecimento multitudinário, no qual a fé da juventude do mundo inteiro pôde expor-se, expressar-se e demonstrar que está viva e pujante. A presença do Papa Francisco foi o centro da JMJ. Mas, se não houvesse na organização a presença competente e incansável do arcebispo, nada teria sido da mesma forma.

Hoje o Papa chama seu anfitrião para colaborar mais intimamente neste Pontificado que enche o mundo inteiro de esperança. Será uma grande alegria ver Dom Orani receber esse reconhecimento do Pontífice. Receba nosso abraço, Eminência. E que Deus o abençoe!

:: Veja aqui a matéria do jornal O Globo sobre a nomeação de D. Orani.

:: Veja aqui a matéria do portal UOL sobre a nomeação de D. Orani.

:: Veja aqui a matéria da Folha de São Paulo sobre a nomeação de D. Orani.

:: 29/11/2013 - Falecimento do prof. Carlos Alberto Teixeira Serra.

Mensagem do prof. Augusto César Pinheiro da Silva, diretor do Departamento Geografia e Meio Ambiente:

"Prezados colegas da PUC-Rio

"É com pesar que comunicamos o falecimento do nosso ex-professor Carlos Alberto Teixeira Serra, ocorrido no dia de hoje, 29/11/2013.

"O nosso querido colega trabalhou na PUC-Rio entre 1966 e 2000."
 

:: 25/11/2013 - O Núcleo de Memória se une ao Departamento de Psicologia, ao Departamento de Educação e a todos os que tiveram o privilégio de conviver com o Padre Benkö na tristeza pela notícia de sua morte e na gratidão pelo muito que ele fez pela PUC-Rio.

Mensagem do prof. J. Landeira-Fernandez, Diretor do Departamento de Psicologia:

"Prezados Colegas,
"Com pesar, comunicamos o falecimento do Pe. Antonius Benkö S.J., ocorrido em 24/11/2013, aos 93 anos, na cidade de Budapeste. Tivemos a oportunidade de entrevistá-lo, por Skype, por ocasião da comemoração dos 60 anos do Departamento. O Pe. Benko foi um dos responsáveis pela fundação do Departamento de Psicologia e o pioneiro na regulamentação da profissão do psicólogo no Brasil.

"Comunicamos, também, que a missa de 7º dia será realizada no dia 02/12/2013, 12h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio."

Mensagem da profa. Margarida de Souza Neves, Núcleo de Memória:

"Caros colegas do Departamento de Psicologia e de toda a PUC-Rio.
"O Núcleo de Memória quer se unir a todos vocês na tristeza da perda do Padre Benkö e na alegria de tê-lo na vida e na memória da Universidade.
"Ontem [25/11] o Núcleo de Memória foi convidado para fazer uma apresentação na reunião convocada pela Reitoria e da qual participaram todos os que dirigem e coordenam os Departamentos, os Centros e a Administração Central da Universidade. Quando projetei uma fotografia do Padre Benkö, o Padre Josafá deu a notícia de sua morte e lembramos dele com muito carinho.
"Agradeço à Psicologia a divulgação da entrevista – provavelmente a última - que ele deu por ocasião dos 60 anos do Departamento. Gostaria de pedir autorização para por no site do Núcleo o link para essa entrevista. Gostaria também de pedir a todos os que tenham fotografias ou depoimentos sobre o Padre Benkö que enviem esse material para o Núcleo de Memória (nucleodememoria@puc-rio.br) para que possamos tê-los no nosso site. As fotografias podem ser entregues na sala L263. Serão digitalizadas e devolvidas a seus donos.
"Um abraço a todos e que possamos chegar aos 93 anos - ou aos anos que nos caibam viver - com 'cabeça boa', como o Padre Benkö diz ter na entrevista, e com o coração grande que ele sempre teve."

Mensagem do prof. José Carmelo, Departamento de Educação:

"Colegas da PUC:
"Após ler as mensagens de Lucena, D´Abreu, Guida e dos demais colegas do CTCH, entendo que devo compartilhar com a comunidade PUC, a mensagem dirigida ao Pe. Benkö em 01/11/2013, no evento em que o Departamento de Psicologia homenageou seus ex-Diretores pelo 60º aniversário de sua criação.

"Para as novas gerações de puquianos é importante reconhecer o papel do Pe.
Benko no contexto da reforma estrutural da PUC há meio século atrás."

Mensagem proferida no evento dos 60 anos de criação do Departamento de Psicologia
em 01/11/2013:

"Ao representar o Pe. Benkö nesta homenagem, desejo que esta assembleia universitária - sobretudo os alunos mais jovens – vejam em mim, não apenas um amigo do homenageado.

"Desejo que me vejam sobretudo como alguém convocado pelo Pe. Benkö para participar do projeto de institucionalização da PUC-Rio, como universidade, como alma mater.

"Esta expressão tão comum nos EE.UU – a universidade, como alma mater - expressa bem o processo quase MATRICIAL iniciado na década de 1960, por uma plêiade de scholars jesuítas, que moldaram naquele fase a PUC-Rio:

- Röser, Hainberger, Cullen, Amaral Rosa, nas Ciências Exatas;
- Ávila e Ozanam, nas Ciências Sociais;
- Benkö, Schuab e Machado, nas Ciências Humanas.

"E neste contexto, que precisamente há 50 anos atrás - em setembro de 1963 - iniciava eu uma Pós-Graduação na Université Catholique de Louvain. Na mesma Louvain, em que Pe. Benkö se doutorou; na mesma Louvain em que Pe. Ávila coopta Pe. Benkö para vir atuar na PUC-Rio.

"É sob este modelo de 'alma mater' - de uma matriz geradora na formação de novos quadros docentes e de pesquisadores, nos EE. UU e em Louvain – que me percebo, como convocado pelo Pe. Benkö para participar de um projeto de institucionalização do modelo PUC-Rio de universidade, no qual dois outros momentos são muito marcantes para mim:

"- o primeiro momento ao final de 1965, quando Benkö, Aroldo Rodrigues e Eloiza Lopes Franco constituem o núcleo acadêmico do 1º Mestrado em PSI e em EDU no Brasil, e me torno então o seu coordenador;

"- o segundo momento em 1968, quando a PUC-Rio implementa sua reforma universitária, baseada no modelo norte-americano de Departamentos articulados em Centros. É neste momento em 1968, que um grupo de jovens professores é constituído pelo Pe. Benkö como os novos Diretores dos Departamentos do CTCH, e passam assim a ser denominados os BENKISTAS. Do mesmo modo que no CTC, sob a liderança do Pe. Amaral Rosa, outros jovens professores assumiram como Diretores os Departamentos do CTC, e eram denominados os AMARALISTAS...

"É portanto como um sincero benkista - alguém formado entre 1963-1968 sob a liderança do Pe. Benko - que expresso a alegria imensa de ser o representante deste ilustre scholar jesuíta nesta assembléia universitária.

"Que bem longe daqui, lá na Hungria, na pacata cidadezinha de Pilisvorosvar, ecoe a minha saudação emocionada: obrigado, Pe. Benkö."

Mensagem da profa. Maria Apparecida Mamede Neves, Departamento de Educação:

"Colegas queridos de 45 anos de PUC.

"Ao ler a mensagem de Carmelo sobre o Padre Benkö, muitas lembranças me afloraram sobre meu contato com a Padre Benkö e de quanto ele foi generoso para comigo.

"Eu entrei na PUC exatamente em 1968 para fazer o mestrado em Educação nos moldes novos (para a época). Lembro-me muito bem das conversas que tive, sem ser infelizmente um Benkiana, com o Pe. Benkö. A ele devo muitas das principais informações sobre a legalização da profissão de Psicólogo, a banca que foi constituída para avaliar os que já atuavam na área, enfim, dados preciosos que me valeram a conclusão da dissertação de Mestrado em Educação - uma pesquisa de campo sobre a Formação do Psicólogo no Brasil.

"Na época, contra muitos que se opunham a que eu realizasse esse trabalho investigativo, por temerem a possibilidade de trazer a tona dados que pudessem fortalecer a guerra deflagrada pelos médicos psiquiatras contra a recém profissão, Pe. Benkö e Carlos Paes de Barros me apoiaram e garantiram a liberdade de realizar minha pesquisa. Esse trabalho logrou ser a primeira dissertação (na época chamada de tese) de Mestrado em Educação no Brasil, defendida em um programa de universidade brasileira credenciado para tal.

"Assim, com ternura e emoção assisti sua fala por Skype nas comemorações do Departamento de Educação e, com a mesma emoção, rezo agora por ele. Que outros de nós possamos ter como exemplo a disponibilidade de Padre Benkö."

Mensagem da profa. Ana Waleska Pollo Mendonça, do Departamento de Educação:

"Caros colegas,
"Pe. Benkö foi, sem dúvida, uma figura fundamental para que a PUC fosse o que é hoje. Foi pioneiro em várias coisas. Foi responsável pela criação da nossa pós-graduação (Educação), primeira do Brasil, nos idos de 1965.
"Aliás, foi o grande responsável pela implantação da pós-graduação na área das ciências humanas em geral nesta universidade, num momento em que esta era ainda privilégio das áreas tecnológicas. Quem o conheceu e teve o privilégio de conviver com ele, aprendia sempre muito. Obrigada a vocês da Psicologia por partilhar conosco essa entrevista, possivelmente a última, que retrata tão bem a sua figura serena e ainda tão lúcida aos 93 anos."

Mensagem da profa. Vera Candau, Departamento de Educação:

"Amigos e amigas,
"O Pe. Benkö foi/é uma pessoa muito especial. Sereno, atencioso e com visão de futuro foi fundamental para a pós-graduação em Ciências Humanas da PUC. Lembro, ainda aluna da PUC, das conversas com êle, sempre procurando que cada pessoa desse o melhor de si e nos incentivando a seguir em frente com entusiasmo. Certamente sua pessoa foi muito importante para a minha formação  pessoal e profissional. E não sou a única..."

Mensagem do prof. Luiz Brandão, Diretor do Departamento de Administração:

"Em nome do Departamento de Administração, prestamos nossas condolências e pêsames pelo falecimento do Pe. Benkö. Os nossos sentimentos estão com os familiares e amigos neste momento de pesar."

Mensagem do prof. Luiz Roberto Cunha, Departamento de Economia, Decano do CCS:

"Conheci Pe. Benkö quando aluno de economia em 1967, já namorando Bebel, aluna de Letras, fui procurá-la numa das salas do Leme. Como ela estava em aula, coloquei a cara no vidro para que ela me visse... Quem veio me dar um 'puxão de orelha' foi o Pe. Benkö, que estava dando a aula. Depois fizemos retiros coordenados por ele e em 1970 ele nos casou na capela da PUC...
"Há muitos anos atrás, quando ele veio ao Brasil fui procurá-lo para relembrar os 'velhos bons tempos', ele sempre muito interessado em saber sobre a PUC e a vida dos seus amigos e ex-alunos."

Mensagem do prof. Carlos Lucena, Departamento de Informática:

"Não me surpreende a serenidade do Pe. Benkö. Ele era uma pessoa ímpar quando programávamos juntos um 'enorme' computador no início dos anos sessenta e quando ele nos casou com carinho, sotaque e enorme amizade quase há 50 anos. Enorme saudade."

Mensagem do prof. José Carlos D'Abreu, Departamento de Engenharia de Materiais:

"Pe. Benkö, personalidade forte e grande figura humana! Sua mensagem de amor, ao batizar minha primeira filha, ainda está muito presente entre nós. Que Deus acolha este grande amigo e conselheiro."

Mensagem do prof. Fernando Rizzo, Departamento de Engenharia de Materiais:

"Como parte da 'velha guarda' que teve a oportunidade de conviver com Pe. Benkö durante seus anos na PUC, gostaria de também contribuir com esta série de depoimentos, endossando o reconhecimento de uma figura singular de nossa trajetória, pois além da expressiva contribuição para a implantação de um novo modelo acadêmico na Universidade, caracterizou-se pela seriedade, dedicação e generosidade com que tratava seus alunos e colegas.

"Agradeço ao Núcleo de Memória da PUC por registrar para as próximas gerações a relevante participação do Pe. Benkö em nossa história."

Mensagem do prof. Fernando Tenório, Departamento de Psicologia:

"Realmente foi uma alegria que o Departamento e os professores que o conheceram pessoalmente tenham podido homenageá-lo em vida. Ele deve ter ficado realmente muito contente com os 60 anos do Departamento e com a homenagem.

"Tem um samba do Nelson Cavaquinho que se chama 'Flores em vida' e que diz: 'me dê as flores em vida, o carinho e a mão amiga, para aliviar meus ais. Depois que eu me chamar saudade, não preciso de vaidade, quero preces e nada mais'.

"Parabéns a vocês que deram as flores em vida."

Mensagem da profa. Eliana Freire, Departamento de Psicologia:

"Como eu disse há pouco ao Bernard Rangé, colega de turma da psicologia em 1967 (...), quem conviveu com essa imensa, forte, sabia, exigente e amorosa figura que foi o Pe. Benkö jamais esquecerá! Em sua última entrevista no Skype, muitas boas memórias me vieram com sua voz de barítono dramático ao fundo. Ai de nós alunos que ousássemos chegar 1 minuto atrasados! Velhos tempos!

"Lamento muito a perda de nosso mestre, mas certamente foi uma vida vivida plenamente. E este recado do amor que ele nos deixa, na entrevista no skype, creio estar gravado a ferro e fogo em nossos corações.

"Somos mesmo abençoados por termos convivido com ele."

Mensagem da profa. Elizabeth Ribeiro, Departamento de Psicologia:

"Vi o vídeo do Padre Benkö agora e fiquei profundamente emocionada. Padre Benkö foi meu primeiro professor e foi muito importante para mim. Foi muito bom ter esse depoimento dele. O Carmelo sempre dizia que ele estava bem, mas acabei nunca escrevendo para ele. Poder ouvir uma última vez as coisas que ele dizia - sobre a importância do outro - fez muito bem."

Mensagem da profa. Regina Murat, Departamento de Psicologia:

"Tenho as fotos da festa de 40 anos do SPA (maio de 2000), quando Pe. Benkö esteve pela última vez no Brasil. Na época, eu era a Coordenadora do SPA. O Departamento já enviou estas fotos para você? Se não, posso levar na próxima semana."

Mensagem do prof. Augusto César Pinheiro da Silva, Departamento de Geografia e Meio Ambiente:

"A apresentação e citação, pela profa. Margarida Neves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, do Pe. Benkö no evento ocorrido no dia 25 de novembro na Casa de Retiro de São Conrado foi uma homenagem muito bonita para uma personalidade fundante da instituição. Para quem não o conhecia a sua história como eu, essa homenagem ficará guardada na memória presente."

 

"
Padre Benkö, então diretor da Faculdade de
Filosofia, e Margarida de Souza Neves no dia de sua formatura em
História. Dezembro de 1966.


Padre Benkö com camisa da torcida brasileira, na casa jesuítica onde morava.
Budapest - janeiro/2007


Padre Benkö em frente à casa jesuítica onde morava.
Budapest, janeiro/2007.

:: 25/11/2013 - O Núcleo de Antropologia na Escola (NaEscola) coordenado por Yvonne Maggie (IFCS/UFRJ) e Ana Pires do Prado (FE/UFRJ) tem o prazer de convidá-lo para o lançamento do site de Sergio Costa Ribeiro.

O site reúne a produção do cientista Sergio Costa Ribeiro (1936-1995) voltada para a educação, em textos acadêmicos e reportagens, artigos e entrevistas na imprensa, e, ainda, uma pequena mostra de seus artigos em física. O pesquisador é reconhecido na educação por ter divulgado a existência, no sistema educacional brasileiro, da “pedagogia da repetência”.

O lançamento ocorrerá no dia 25 de novembro de 2013 às 18 horas no IFCS/UFRJ.

Endereço do site: www.sergiocostaribeiro.ifcs.ufrj.br

 

Mensagem da Profa. Margarida de Souza Neves (Núcleo de Memória) à Profa. Yvonne Maggie (UFRJ):

"Estarei lá, com muita alegria e emoção. Veja como são as coisas:  na mesma segunda de manhã haverá uma reunião de avaliação e planejamento da PUC-Rio, que reunirá reitor, vice-reitores, decanos, diretores de departamento, coordenadores de graduação e de pós-graduação de centros e de departamentos e o Núcleo de Memória foi convidado para fazer uma apresentação.  Em um dos slides, que tenta mostrar os laços de continuidade entre o passado e o presente da PUC-Rio, pusemos uma foto de seu pai (que ajudou muito a montagem do Instituto de Física, que chamava-se Instituto de Física Joaquim Costa Ribeiro e em 1968 deu origem ao Departamento de Física) com a sobreposição de fotografias do Sérgio e do Paulo, herança preciosa que ele deixou para a PUC-Rio.
"Fiquei comovida com a sincronia.  Coincidência ou presente da vida? Será uma honra para nós termos o link para o site do Sérgio no site do Núcleo de Memória, como é uma honra termos o Sérgio e tantas gerações da família Costa Ribeiro na história e na memória da PUC-Rio."

Resposta da Profa. Yvonne Maggie:

"Fiquei muito emocionada com a sua mensagem e com a coincidência. Que bom ter pessoas como você organizando um Núcleo de Memória com tanta sabedoria e delicadeza. Sei como é difícil preservar a memória e o trabalho que dá.
"Fico feliz de saber que o Núcleo de Memória irá dar o link do Sergio. Se puder, transmita ao Reitor e Vice-Reitores o meu abraço fraterno e o convite para a cerimônia de lançamento. Terei enorme prazer de recebê-los no IFCS."

:: 21/11/2013 - Abertura da mostra 50 Anos da Pós-Graduação na PUC-Rio na Biblioteca Central.

Ver aqui as mensagens recebidas pelo Núcleo de Memória sobre a Mostra 50 Anos da Pós-Graduação na PUC-Rio.

:: 14/11/2013 - Professor Carlos Lucena, do Departamento de Informática, indicado para prêmio internacional.

Results from the ACM Fellows Committee Meeting

Citation:  For contributions in software engineering and agents, and for computer science leadership in Brazil.

Dear Dr. De Lucena:

It is my pleasure to inform you that your name was submitted to the ACM Fellows Committee and your nomination is among those recommended for this distinction.  By this letter it is my privilege to request that you confirm your acceptance of elevation to ACM Fellow.  As you know, Fellow is ACM's highest membership grade.  The number of
Fellows is limited and the criteria are very strict. Congratulations on this very significant honor.

ACM will be issuing a press release to announce the list of new ACM Fellows.  If your organization plans to issue a press release please do not do so until ACM makes the first, official announcement. Please provide Rosemary McGuinness (mcguinness@acm.org) with the name and email address of your Public Relations contact person and this information will be forwarded to Virginia (Gini) Gold, ACM's PR Coordinator, who will keep them informed of the release date.

If appropriate, your employers will be informed of the honor that has been so conferred.  The Fellows Program helps to recognize ACM members who have made significant contributions to information technology, identify persons who are available for expert advice, advance computer science and information technology as respected disciplines, and improve the status of the recipients within the profession.

For this award to become effective you must indicate your acceptance in writing by signing the attached form, and provide a biography or curriculum vitae.  Please send a copy of your CV to the attention of Rosemary McGuinness at ACM, 2 Penn Plaza, Suite 701, New York, NY 10121-0701, USA, or to mcguinness@acm.org.  Your CV can be as brief as one page.

Here is a copy of your citation; please review this for accuracy and if you have any edits please forward these to Rosemary at your earliest convenience:

Citation:  For contributions in software engineering and agents, and for computer science leadership in Brazil.

The induction of the ACM Fellows will be held at the ACM Awards Banquet which is scheduled for Saturday, June 21, 2014, at the Palace Hotel in San Francisco, California. Although it is early, we would appreciate it if you would let us know if you think you will
be able to join us in San Francisco.  Additional information on details for the banquet will be sent to you as soon as these are determined.  If you accept this invitation to become an ACM Fellow, it is not required that you be present for the induction ceremony, however, I hope that your schedule will permit you to join us and give me the opportunity to meet you personally.

Congratulations on being invited to join the distinguished roster of ACM Fellows.

I look forward to your accepting this recognition and hope you will be able to join us at the induction ceremony.

Sincerely,

Vinton G. Cerf
ACM President

:: Morreu no dia 20/10/2013 o professor Ricardo Oiticica, diretor do Instituto IILER da PUC-Rio.


Foto: PUC Urgente / Projeto Comunicar

Mensagem do Reitor da PUC-Rio:

"A PUC-Rio manifesta seu sentimento de pesar pelo falecimento do nosso querido professor Ricardo Oiticica, atual diretor do Instituto IILER, ocorrido na madrugada do dia 20 de outubro. A Universidade estende todo o apoio e solidariedade à sua família, além das orações para que o Senhor Deus o receba na pátria definitiva e eterna. A ele, nossa profunda gratidão pelo que fez em prol de nossa universidade."

Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J.

 

O Reitor da PUC-Rio, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., convida a todos para a Missa de sétimo dia de Ricardo Oiticica, diretor do Instituto IILER, que será realizada na próxima sexta-feira, dia 25/10, às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Campus da PUC-Rio.

:: 17/10/2013 - Foi inaugurado o Edifício Padre Laércio Dias de Moura S.J., no qual estão as novas instalações do Instituto TecGraf.

O edifício foi nomeado em homenagem ao ex-Reitor da PUC-Rio Padre Laércio Dias de Moura S.J. falecido em 2012. O Instituto TecGraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio foi criado em 1987 a partir de um convênio com a Petrobras. O TecGraf era um dos laboratórios do Departamento de Informática e em 2013 tornou-se um Instituto.
 


Festividade de inauguração da nova sede do Instituto TecGraf. Acervo do Núcleo de Memória.

:: 03/10/2013 - O Departamento de Teologia da PUC-Rio comemorou 45 anos de existência e lançou um site sobre a sua memória. (veja aqui)

:: A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) concederá a Menção Honrosa Cora Coralina às professoras Sonia Kramer e Vera Candau, do Departamento de Educação da PUC-Rio.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) informa que a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) concederá a Menção Honrosa Cora Coralina a alguns destacados pesquisadores da área durante a 36ª Reunião Nacional da associação, em Goiânia, no dia 01/10/2013. Entre os 15 agraciados estão duas professoras do Departamento de Educação. A profa. Sonia Kramer receberá menção honrosa na categoria “Educação da Pequena Infância” e a profa. Vera Maria Candau receberá menção honrosa na categoria “Educação em Direitos
Humanos”.

:: Luiz Paulo Horta

     Fotógrafo Jorge William, Agência O Globo, 2007.

Morreu na manhã de sábado, dia 02/08/2013, poucos dias antes de completar 70 anos, o escritor e jornalista Luiz Paulo Horta, colunista do jornal O Globo, membro da Academia Brasileira de Música e titular da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Luiz Paulo publicou livros sobre música (Caderno de música, Sete noites com os clássicos, Música das esferas) e sobre religião (A procura de um cânone, A Bíblia: um diário de leitura, foi crítico de música e editorialista de O Globo, depois de trabalhar por mais de duas décadas no Jornal do Brasil. Foi o fundador da seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Em 1962, começou o curso de Direito na PUC-Rio, mas abandonou a faculdade para dedicar-se ao jornalismo. 

Foi um grande colaborador da PUC-Rio.  Participava intensamente das atividades promovidas pela Cátedra Carlo Maria Martini, do Decanato do CTCH e dirigiu um grupo de estudos bíblicos no Centro Loyola. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio e da Comissão Cultural da Arquidiocese do Rio.  Recebeu em 2000 da PUC-Rio o Prêmio Padre Ávila de Ética no Jornalismo.

Sua última publicação foi a série de artigos diários em O Globo em que comentou a recente visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro e a JMJ, cujos links reproduzimos abaixo: 

1. O Papa peregrino – 20/07/2013.  Luiz Paulo Horta

2. A procura de um cânone – 21/07/2013. Luiz Paulo Horta

3. A hora do encontro – 23/07/2013. Luiz Paulo Horta

4. O que é ser Papa – 24/07/2013. Luiz Paulo Horta

5. Uma visita à Aparecida – 25/07/2013. Luiz Paulo Horta

6. Um anti-Ratzinger? - 26/07/2013. Luiz Paulo Horta

7. Pensamentos franciscanos - 27/07/2013. Luiz Paulo Horta

8. O Estado laico - 28/07/2013. Luiz Paulo Horta

9. Adeus à Jornada - 29/07/2013. Luiz Paulo Horta

10. É no presente que se joga a eternidade - 30/07/2013. Luiz Paulo Horta

:: Artigo de D. Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão –Chanceler da PUC-Rio, publicado em O Globo de 03/08/2013.

- A experiência partilhada dos valores

:: Artigo do Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., Reitor da PUC-Rio, publicado no PUC Urgente de 12/08/2013.

O humanismo de um imortal

Fomos surpreendidos pela passagem para a eternidade de um humanista que voou em direção à verdadeira imortalidade da existência. Pelo seu aguçado humanismo, que o conduziu ao grau de imortal nesta vida transitória, Luiz Paulo Horta sempre manteve uma abertura para a fé que o levava a pensar na imortalidade de uma vida que se abre para Deus. Sedento pelos valores que humanizam as pessoas, colocando-as em comunhão mais profunda com o Sentido Absoluto da vida, Luiz Paulo soube viver e testemunhar as suas convicções mais profundas, sem ter medo de expressá-las publicamente. A música, a literatura e a fé estavam sempre presente em seus escritos, diálogos e entrevistas, iluminando suas inspirações e revelando a riqueza de um humanismo tão necessário para o mundo em que vivemos. A sabedoria e a docilidade no trato humano era um traço que fazia parte do seu modo de existir, sempre buscando respostas na fé e na razão para tentar entender a grandeza e a profundidade do mistério que envolve a dimensão imanente e transcendente do ser humano. Com um olhar profundo e um sorriso nos lábios, irradiava espontaneamente uma bondade contagiante de alguém que cultivava interiormente um depositário amoroso, sempre aberto para acolher e respeitar a diversidade de opiniões, mesmo aquelas contrárias às suas convicções mais profundas.

Os contatos, diálogos e encontros que tivemos oportunidade de compartilhar com Luiz Paulo Horta na PUC-Rio nos proporcionaram uma visão de um homem interiormente humanizado e espiritualmente sedento de buscas e respostas dos verdadeiros valores que norteiam a existência humana. Esperamos que, diante da visão do mistério eterno e definitivo, ele possa encontrar as respostas para as suas incansáveis buscas terrenais, responsáveis por transformá-lo num humanista cristão para os nossos dias. Perdemos um imortal da ABL, um Membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio e um cristão e católico convicto, mas temos a certeza na fé que o seu testemunho de vida será inspirador para todos os que desejam um mundo mais humano, fraterno e solidário.

:: Artigo da professora Maria Clara Bingemer , do Departamento de Teologia, publicado em O Globo de 03/08/2013.

Intelectual brilhante, terno e generoso

“Tudo em você respirava essa ternura dispensada a todos, dos simples aos importantes”

Querido amigo, amado irmão, como assim? Partir dessa maneira, tão repentina? Falávamos ontem ao telefone preparando sua festa de 70 anos! Rimos, combinamos de almoçar... E acordo com essa notícia que ainda me dói na cabeça e no peito. Tantas coisas a preparar, a sonhar, a projetar... Como será possível sem você?

O que posso dizer a você e sobre você neste momento, com tortas letras e emocionadas palavras? Para mim e muitos você foi o intelectual brilhante, o leitor voraz e erudito, o escritor cuidadoso, o acadêmico irretocável... Mas sobretudo a encarnação da ternura de Deus. Tudo em você respirava essa ternura dispensada a todos, dos mais simples aos mais importantes. A singeleza terna de seu olhar, de seu falar... Tudo transmitia esta verdade na qual acreditamos e que agora você conhece: Deus é amor!

Essa ternura que conseguia aproximar-se sem se impor nem fazer peso aparecia também em seus escritos, nas análises do grande jornalista que você foi. Fosse o tema música clássica, cinema, política ou religião, além do profundo conhecimento que era o seu, sempre brilhava a doçura.

Lembro-me do dia em que você veio a minha casa trazer-me seu livro “A Bíblia: Um diário de leitura”. Eu havia acompanhado sua inspiração, gestação e parto. Alegrei-me tanto! E mais ainda com a primeira edição esgotada, quatro mil exemplares vendidos em um mês. E a Bíblia voltando à intimidade de muitos corações através de sua escrita terna e amorosa.

Como você amou a Palavra de Deus, amigo tão querido! Como se comprometeu em seu conhecimento e difusão! Como fez com que outros e outras amassem mais ainda essa Palavra que para você não era letra morta, mas Espírito e vida!

Sua última obra foi a Jornada Mundial da Juventude. Ali seu coração generoso entregou suas últimas reservas de força. Acompanhar o Papa Francisco, seguir-lhe os passos surpreendentes, interpretar palavras que eletrizavam milhões de pessoas, essa foi uma tarefa gigantesca que você assumiu com a galhardia e a ternura de sempre. Ontem você me confessava que estava exausto. Não houve tempo para descansar. Você se foi. Discreto como viveu.

Até breve, amigo. Você sabe que diante do Senhor um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia.

:: 31/07/2013 - Registros de memória para o futuro: a PUC-Rio na JMJ e na visita do Papa Francisco.

Como não poderia deixar de ser, a PUC-Rio esteve presente na Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de janeiro entre os dias 23 e 28 de julho com a presença do Papa Francisco, que fez de sua vinda ao Brasil a primeira viagem internacional após sua eleição como bispo de Roma, como ele próprio gosta de se identificar.

Algumas dessas presenças fizeram parte da programação das Jornadas, como foi o caso do Encontro Inter-Religioso entre católicos, judeus e muçulmanos, da Conferência da Sustentabilidade ou do Movimento Eucarístico Jovem, realizados nas dependências da PUC-Rio.  Outras colaboraram na sua preparação, tal como a inscrição de voluntários ou a criação de um grupo de oração pela JMJ.

Para ver alguns registros desses eventos, clique em:

 Encontro Inter-Religioso entre católicos, judeus e muçulmanos:

·        Site da CNBB

·        Especial TV PUC – Encontro Inter Religioso na PUC-Rio (3:07 minutos)

·        Federação Israelita do Rio de Janeiro (4:54 minutos)

Encontro Inter-Religioso e Conferência da sustentabilidade:

·        Especial TV PUC – Encontros (3:13 minutos)

·        Especial TV PUC - Conferência da sustentabilidade (3:05 minutos)

Movimento Eucarístico Jovem no Ginásio da PUC-Rio:

·        Especial TV PUC JMJ MEJ (2:47 minutos)

Alunos da PUC-Rio criam grupo de oração pela JMJ

·        Site oficial da JMJ - Alunos da PUC-Rio criam grupo de oração pela JMJ

Algumas presenças da Universidade foram amplamente divulgadas pelas mídias.  Esse foi o caso, sem dúvida, da presença constante de D. Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e Grão Chanceler da PUC Rio durante a preparação e toda a realização das Jornadas e da visita do Papa.  Mas também da participação do Padre Jesus Hortal S.J. e do Padre Luís Corrêa Lima S.J. ambos do Departamento de Teologia, como comentaristas da cobertura em direto feita pela Globo News sobre a visita do Papa e as Jornadas; do artigo publicado pelo Professor Paulo Fernando Carneiro de Andrade, decano do CTCH no jornal O Globo; as entrevistas dos professores Maria Clara Bingemer e Luís Corrêa Lima S.J., do Departamento de Teologia à radio CBN ou aos jornais O Globo e Extra ou ainda do pronunciamento dirigido ao Papa Francisco pelo aluno do Departamento de História, Walmyr Gonçalves da Silva Júnior, durante o encontro do pontífice com representantes da sociedade civil no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 Outras, mais discretas, ficaram no âmbito privado.  Esse foi o caso da participação ativa dos voluntários que são alunos da Universidade; da acolhida de alunos, ex- alunos, funcionários e professores que hospedaram peregrinos e da presença nos bastidores dos alunos e professores do Departamento de Comunicação que participam do Projeto Comunicar assim como do fotógrafo Antonio Albuquerque, do Núcleo de Memória, que registraram em vídeos e fotografias o evento.  E talvez, principalmente, de tantos encontros pessoais, diretos ou através da TV, de membros da comunidade acadêmica da PUC-Rio com as palavras e os gestos do Papa Francisco.  Desses encontros pessoais, ao menos um foi registrado em uma fotografia na qual se vê o Papa Francisco com jesuítas professores da PUC-Rio ou hospedados na residência dos padres jesuítas da PUC-Rio durante o evento, após a celebração de uma missa presidida pelo Papa para o grupo, na residência do Sumaré.


Encontro do Papa Francisco com os Jesuítas da PUC-Rio durante a Jornada Mundial da Juventude 2013. 26/07/2013. Fotógrafo desconhecido. Acervo particular do Pe. Francisco Ivern S.J.
Pessoas presentes (da esquerda para a direita): Pe. José Francisco Araugureu S.J. (Venezuela), Pe. Federico Lombardi S.J. (Porta-voz do Papa), Pe. Luís Corrêa Lima S.J. (TEO/PUC-Rio), Pe. Alfredo Sampaio Costa S.J. (Pastoral/PUC-Rio), Pe. Adelson Araújo dos Santos S.J., Pe. Francisco Ivern S.J. (Vice-Reitor/PUC-Rio), Papa Francisco, Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. (Reitor/PUC-Rio), Pe. Adionel Lopes Amaral S.J. (PUC-Rio), Pe. Antonio Spadaro S.J, Cività Cattolica, Pe. Delmar Araújo Cardoso S.J., Pe. Paul A. Schweizer S.J. (MAT/PUC-Rio)


Dois Franciscos

Amigos de longa data, o Pe. Francisco Ivern S.J. e o Papa Francisco
se reencontraram por ocasião da visita do Papa ao Brasil.


Missa celebrada na capela da Residência Assunção, no Sumaré, na qual o Papa Francisco estava hospedado em sua passagem pelo Rio de Janeiro.

D. Orani Tempesta na JMJ e na visita do Papa Francisco, por exemplo:

·        http://g1.globo.com/globo-news

·        http://redeglobo.globo.com

·        http://a12.com/santopadre/seguindo-o-papa-tv-aparecida-transmitira-jmj-ao-vivo/

Participação do Padre Jesus Hortal S.J. e do Padre Luís Corrêa Lima S.J. como comentaristas da cobertura em direto feita pela Globo News

·        http://g1.globo.com/globo-news

Artigo do Professor Paulo Fernando Carneiro de Andrade

·         O Globo, 27 de julho de 2013

Entrevistas da professora Maria Clara Bingemer ou do professor Padre Luís Corrêa Lima S.J.

·        CBN - JMJ plantou nos jovens o orgulho de ser católico. Entrevista com a profa. Maria Clara Bingemer, teóloga da PUC-Rio. (9:18 minutos)

·        O Globo 15/07/2013 - Casa em que o Papa vai ficar no Rio terá aposento simples para Pontífice.

·        O Globo 15/07/2013 - PF aumenta escolta do Papa após decisão de usar carro aberto.

·        O Globo 30/07/2013 - Visão mais arejada sobre o universo feminino

·        O Globo 30/07/2013 - Francisco levará Igreja para mais perto dos pobres, dizem especialistas.

·        Extra 30/07/2013 - Francisco levará Igreja para mais perto dos pobres, dizem especialistas.

Palavras dirigidas ao Papa Francisco pelo aluno do Departamento de História da PUC-Rio, Walmyr Gonçalves da Silva Júnior

·        http://www.youtube.com/watch?v=QVDmQZ59_uI

Acolhida aos peregrinos:

·        Hospedagem de peregrinos na PUC-Rio – MAGIS Brasil. Especial TV PUC JMJ (3:59 minutos)

·        Hospedagem de peregrinos na comunidade (Rocinha). Especial TV-PUC JMJ (1:56 minutos)

·        Peregrinos: Especial TV-PUC JMJ (3:12 minutos)

Cobertura da TV-PUC da JMJ e da visita do Papa Francisco:

Toda a cobertura da Jornada Mundial da Juventude e da visita do Papa Francisco, inclusive a íntegra das palestras do Encontro Inter-Religioso e da Conferência da Sustentabilidade, transmitidas on-line, estão no Portal PUC-Rio Digital.

:: 01/07/2013 - A PUC-Rio mantém seu lugar no Ranking QS (Quacquarelli Symonds) criado para avaliar o ensino e a pesquisa nas melhores Universidades do mundo.

Veja o texto do Reitor da PUC-Rio, Prof. Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J. no Jornal da PUC:
Nosso lugar no Ranking QS - 2013

:: 26/06/2013 - Neste dia completaram-se 45 anos da Passeata dos Cem Mil.


Passeata dos Cem Mil, Cinelândia, Rio de Janeiro. 26/06/1968. Fotógrafo José Inácio Parente.

Veja também a produção dos pesquisadores do Núcleo de Memória sobre o movimento estudantil na PUC-Rio:

- Pedro Fraga Vianna (Relatório Substantivo para o PIBIC 2012) - A Passeata dos Cem Mil nas fotografias de José Inácio Parente - (ver também o Pôster apresentado no PIBIC 2012)

Juliana Medeiros Cordeiro de Farias (Monografia de Graduação em História, 2011) - Movimento Estudantil da PUC-Rio (1977-1981) - Entre memórias e representações.

:: 25/04/2013 - Pedro Fraga Vianna, bolsista de IC do Núcleo de Memória recebe a bolsa Prêmio 2013.1 do Departamento de História.

A Vice-Reitoria Acadêmica concede uma bolsa prêmio aos alunos de cada curso de graduação com o maior coeficiente de rendimento acumulado que tenham cursado mais de 24 créditos.  A bolsa pretende expressar o reconhecimento do mérito dos melhores alunos, através de certificado e prêmio de incentivo.  Em 2013.1 Pedro Fraga Vianna, bolsista de IC-VRAC do Núcleo de Memória da PUC-Rio recebeu esse prêmio por ter o maior C.R. acumulado do Departamento de História.

:: 21/04/2013 - Equipe RioBotz, coordenada pelo professor Meggiolaro (MEC), ganha 7 medalhas no RoboGames 2013.

No dia 26 de abril o Pe. Pedro Guimarães Ferreira S.J. divulgou através das redes internas da PUC-Rio que a equipe RioBotz, coordenada pelo Professor Marco Antonio Meggiolaro, do Departamento de Engenharia Mecânica, conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata no evento RoboGames 2013, realizado nos Estados Unidos.
A notícia repercutiu na rede, e muitos professores comentaram a performance dos robôs da PUC-Rio que pode ser vista no youtube. Clique aqui para ver o robô dançarino. Clique aqui para ver a vitória do robô Touro sobre o grandalhão The Mortician.

Mensagem do Padre Pedro Guimarães Ferreira S.J. sobre o desempenho da equipe RioBotz da PUC-Rio:

"Prezados Professores,

"É com satisfação que comunicamos que a equipe RioBotz conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata na RoboGames 2013, o maior evento internacional de robótica, realizado de 18 a 21 de abril em San Mateo, CA, EUA. A equipe quebrou o recorde de medalhas de ouro e, pela primeira vez, colocou o Brasil em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas dos EUA. Mais de 840 competidores disputaram medalhas na Olimpíada, que contou com 703 robôs.

"A novidade deste ano ficou por conta dos Humanoides, que voltaram para casa com dois ouros: o robô Spider Volt, na categoria Sumô de Humanoides, e o Psy Volt, que, na categoria Free Style (dança/ginástica solo), encantou o público com sua coreografia mesclando samba, hip hop e k-pop (música pop sul-coreana).

"Na categoria de robôs movidos a energia solar, mais dois ouros. O robô Apollo venceu na categoria “Speeder”, em que teve que atravessar uma pista no menor tempo possível, e o robô Invictus foi bicampeão (2012 -2013) na categoria "Photovore", que consiste em desviar de obstáculos autonomamente até se aproximar de uma fonte de luz. Na categoria Sumô Rádio Controlado, o C3-D4, versão atualizada do robô que competiu no Japão em 2011, levou a melhor e sagrou-se campeão mundial invicto.

"As demais medalhas vieram das tradicionais categorias de combate. Na categoria Middleweight (54 kg), o robô Touro conseguiu nocautear seu maior adversário, The Mortician (EUA), e consagrou-se Tri-Campeão Mundial (2007-2011-2013). Já a medalha de prata foi mérito do Mini Maloney, de apenas 1,3 kg, na categoria Combate Beetleweight. Touro Light (27kg) e Touro Maximus (100kg) também foram destaque, conquistando quarto e quinto lugares em suas categorias, respectivamente.

"A dança de humanoide que levou o ouro, e o confronto Touro vs The Mortician estão abaixo:
Dança de humanoide: http://youtu.be/i261WHNn8Iw
Touro vs The Mortician: http://youtu.be/ofDE5WjKx_M

"Parabéns ao Professor Marco Antonio Meggiolaro, do Departamento de Engenharia Mecânica e a toda a equipe."

 

Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J.
Presidente da Mantenedora da PUC-Rio
Presidente da Fundação Pe. Leonel Franca
Professor Emérito (Titular) da PUC-Rio

:: abril/2013 - A revista Foreign Affairs, publicada pelo Council on Foreign Relations, publicou um artigo de Yuri Takhteyev intitulado "From Brazil to Wikipedia. The surprising journey of a programming language from Rio". O artigo faz uma aproximação à história da linguagem de programação Lua, desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Departamento de informática.

Veja o artigo na íntegra em www.foreignaffairs.com/articles/139332/yuri-takhteyev/from-brazil-to-wikipedia
Yuri Takhteyev defendeu em 2009, na Universidade da Califórnia (Berkeley) uma tese de doutorado intitulada Coding Places: Uneven Globalization of Software Work in Rio de Janeiro, Brazil, que analisa o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Departamento de Informática da PUC-Rio. A tese, hoje publicada em livro, pode ser parcialmente consultada em takhteyev.org/dissertation/

:: 18/03/2013 - O Curso de Arquitetura e Urbanismo completa dez anos de vida e realizações acadêmicas.

Exposição Comemorativa dos dez anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio: CAU DEZ ANOS

"A inauguração é no dia 18 de março juntamente com uma palestra sobre sistemas construtivos do Diretor geral do ITA, Hélio Olga.
"A exposição ocorrerá dentro de pavilhão em madeira construído pelos próprios alunos do curso no Pilotis do Edifício Cardeal Leme.
"Gostaríamos de contar com a presença de todos vocês que fazem parte do sucesso do nosso curso!"
Prof. Fernando Betim Paes Leme
Coordenador do CAU PUC-Rio

Cláudia Miranda
Leila Beatriz Silveira
Coordenadores da Exposição e do Seminário CAU DEZ ANOS

Luciano Álvares
Adriano Carneiro
Coordenadores do Pavilhão

Novo site do Curso de Arquitetura e Urbanismo

:: 07/03/2013 - O Departamento de História perdeu Rosa Maria Sá Costa Ribeiro, ex-aluna e professora do curso de especialização em História da Arte e da Arquitetura, muito querida por todos que tiveram o privilégio de conviver com ela.

Mensagens enviadas sobre a professora Rosa Maria Sá Costa Ribeiro:

"Prezados Professores e Colegas,
"Infelizmente, hoje, 07/03, veio a falecer a professora Rosa Maria Sá Costa Ribeiro.
"O sepultamento será às 17:00h.
"O corpo estará sendo velado na capela 2 do Semitério São João Batista, a partir das 13:00h."
Anair Oliveira dos Santos
Departamento de História

 

"Quem teve a satisfação de conviver com ela deve ter ficado envolvido com a sua delicadeza como o Ronaldo. Eu acrescentaria a doçura no trato das coisas da vida e a grandeza de um sorriso temido e abrangente. As pessoas interessantes são difíceis de serem descritas. Fica a saudade."
Prof. Antonio Edmilson Martins Rodrigues
Departamento de História

 

"Prezados Colegas,
"Nesta hora só nos ocorre lugares comuns. Mas a Rosa era, de fato, a delicadeza em pessoa!"
Prof. Ronaldo Brito Fernandes
Departamento de História

:: 08/02/2013 - Morreu na noite do dia 08/02 a professora Eneida do Rego Monteiro Bomfim. Grande colaboradora na administração central da PUC-Rio e pesquisadora reconhecida na área de Letras, Eneida era, principalmente, um ser humano extraordinário.

Muito querida por colegas, funcionários e ex-alunos, a professora Eneida do Rego Monteiro Bomfim nos deixou nesse início de fevereiro e sua figura ao mesmo tempo doce e firme será sempre lembrada com carinho por todos os que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com ela.

Eneida era bacharel e licenciada em Letras Clássicas pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Livre-docente em Língua portuguesa também pela PUC-Rio. Era Professora Emérita da PUC-Rio. E, por muitos anos atuou como professora do Departamento de Letras e foi Decana do CTCH.  Seus trabalhos em semântica e sintaxe e português arcaico fizeram dela uma pesquisadora reconhecida na área de Lingüística Histórica.

Os inúmeros Emails que circularam pela rede da PUC-Rio e que estão reproduzidos aqui são testemunho do quanto Eneida era valorizada pela comunidade acadêmica tanto por seu trabalho intelectual quanto por suas qualidades humanas e por sua capacidade de contribuir para o coletivo da. Vida acadêmica da PUC-Rio.

Nos últimos anos, já como Professora Emérita, Eneida se dedicava com entusiasmo a dar continuidade ao monumental Dicionário iniciado pelo Padre Magne.

O Núcleo de Memória se une à dor dessa perda e à gratidão pelo trabalho e pela presença sempre tão positiva da professora Eneida na vida da PUC-Rio e manifesta à família sua solidariedade.

Mensagens enviadas sobre a professora Eneida Bomfim:

"Prezados professores,
"Em nome do Departamento de Letras comunico com profundo pesar o falecimento da professora Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim.
"A vida profissional de Eneida foi com a PUC-Rio e ela era e continuará sendo a professora de todos como profissional e principalmente como exemplo de dedicação, seriedade, coerência ética e calor  humano.

"Durante mais de uma década foi decana do CTCH e como professora emérita prosseguiu pesquisando com a mesma dedicação e interesse exemplares. Neste momento de muita tristeza aqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar junto a ela sentem orgulho e sabemos que sua história se expressará na vocação de todos.

"O departamento de Letras se solidariza com os familiares neste momento difícil.

Prof. Karl Erik Schollhammer
Diretor do Departamento de Letras

"Eneida foi uma das melhores e mais leais colaboradoras que tive, durante meus anos como Reitor.  Sempre disposta, sempre alegre, sempre amiga.

"Professora de mão cheia e conciliadora por natureza. Verdadeiramente construtora da paz. Por isso, o melhor elogio é o da bem-aventurança correspondente: 'bem-aventurados os que constroem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus'.
"Que a filha de Deus descanse em paz!"

Prof. Pe. Jesus Hortal Sanchez S.J.
Departamento de Teologia

"Prezados Professores,

"Venho, em meu nome, e no de toda a Vice-Reitoria Acadêmica, manifestar profundos sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos da professora Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim.

"Faço minhas as palavras dos colegas quanto à sua competência, caráter e dedicação à Universidade, alunos e professores, e à especial colaboração no âmbito do CTCH, em seus muitos anos de decania."
Prof. José Ricardo Bergmann

Vice-Reitor Acadêmico

"Em meu nome e de todo o Centro de Teologia e Ciências Humanas, no qual a profa. Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim exerceu destacada liderança, tendo sido, por largo período, estimada Decana, tanto por sua competência acadêmica e administrativa, quanto por sua delicadeza e atitudes éticas, apresento, neste momento de dor, a seus familiares, amigos e membros de nossa Universidade votos de condolências, unindo-nos a todos em oração."
Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio

"Caríssimos

"Temos na nossa PUC pessoas doces, seres humanos excepcionais, mas poucos se igualam a nossa
querida Eneida. Minha permanente força e equilibrio nos anos que fomos companheiros nas reuniões de Reitoria.
"Com sua suavidade, sua candura, e por que não lembrar suas doces balinhas, que ajudavam a tranqulizar a todos nos momentos dificeis...
"Sua lembrança será, como Deus quer, eterna.

"Muitas saudades desse pessoa maravilhosa."

Prof. Luiz Roberto Cunha
Decano do CCS

"Em nome do Centro Técnico Científico e em meu próprio, gostaria de expressar nosso pesar pelo falecimento da profa. Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim, do Departamento de Letras. Eneida, com quem tive a oportunidade de trabalhar constantemente quando Decana do CCS, além de extremamente competente era uma destas raras pessoas que conseguem combinar generosidade e delicadeza no trato pessoal com firmeza de princípios.
"Manifesto nossa solidariedade aos seus colegas e amigos da PUC-Rio e à sua família."
Prof. Luiz da Silva Mello
Decano do CTC-PUC

"Em meu nome e de toda a Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa, manifesto profundo pesar pela perda da excelente acadêmica, que tantos serviços prestou à PUC, da grande amiga e ser humano que foi a Profa. Eneida, e solidariedade a seus familiares, em especial a sua filha Cristina, amigos e colegas."

Prof. Paulo Cesar Duque Estrada
Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa

"Queridos amigos,

"Com muita tristeza e dor, comunico o falecimento na noite de hoje da nossa querida Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim, professora emérita, ex-decana do CTCH, pesquisadora exemplar e, principalmente, um dos melhores seres humanos que a PUC já conheceu. Saudade daquela que me recebeu de braços abertos no Departamento de Letras em 1982 e que foi uma das responsáveis por eu ter me tornado
professor universitário."
Prof. Júlio Diniz
Departamento de Letras

"Comparto seu pesar, Julinho, mesmo sabendo que sua vida foi apenas transformada."
Profa. Eliana Yunes
Departamento de Letras

"Em nome de meus colegas do Departamento de Ciências Sociais faço coro às lindas palavras já escritas nesta lista sobre a colega Eneida, e que sua família encontre o conforto, na certeza de que ela já está em paz."
Profa. Maria Sarah da Silva Telles
Diretora do Departamento de Ciências Socais

"Caros Colegas,

"Tive a oportunidade de conviver com Eneida muito proximamente durante a época em que ambas fomos decanas. Ser humano extraordinário, de uma generosidade ímpar, com quem muito aprendi.

"Deixo aqui o meu abraço carinhoso aos seus familiares, amigos e companheiros de PUC-Rio."
Profa. Gisele Cittadino
Departamento de Direito

"Colegas e amigos,

"Não posso deixar de dar meu depoimento sobre o significado de Eneida em minha vida acadêmica.

"Minha primeira banca como doutor foi na UFRJ, de uma doutoranda orientada por Mônica Rector. Eneida estava na banca e me surpreendeu pela delicadeza e respeito de seus comentários, sobretudo o cuidado em acalmar a candidata naquele momento estressante, que todos conhecemos. Foi um exemplo para mim; marcou minha própria atitude em tantas outras bancas de que participei. Enquanto decana, Eneida esteve especialmente atenta às necessidades do Departamento de Artes & Design, assistindo-nos, pari-passu, nos momentos da construção de nossa pós-graduação. Equipou boa parte da secretaria e disponibilizou-me, por exemplo, o computador em que hoje trabalho. Quando fui diretor do DAD, já não mais decana, Eneida veio a mim oferecer sua colaboração para o que se fizesse necessário. Era um ser altruísta, exemplar!

"Querida Eneida, tenho grande orgulho em tê-la em minha jornada. Deus lhe tenha bem!"
Prof. Luiz Antonio L. Coelho
Departamento de Artes & Design

"Queridos colegas e amigos,

"Expresso meu profundo pesar pelo falecimento de nossa querida Eneida.

"Amiga e conselheira em muitos momentos de minha carreira academica. Incansável frente ao Decanato do CTCH, onde deixou uma marca de dedicação e competência.

"Que Deus lhe dê o descanso merecido."

Profa. Rita Maria de Souza Couto
Departamento de Artes e Design

"Querido Karl e colegas de Letras,
"Em meu nome pessoal e em nome do Núcleo de Memória quero manifestar nossa solidariedade e nosso pesar pela morte da Eneida.

"Todos nos lembramos dela com carinho e sabemos o quanto ela trabalhou pelo Departamento e pela PUC-Rio.

"Por favor, caso seja possível, transmita à família da Eneida nosso abraço cheio de carinho."
Profa. Margarida de Souza Neves e Núcleo de Memória


"Conheci a Profa Eneida,

"Manifesto os sentimentos aos familiares e desejo que o Senhor lhe conceda a recompensa dos justos.

Prof. Dom Paulo Cezar Costa
Departamento de Teologia

"É com pesar que recebemos a notícia da morte de Eneida. Unimo-nos a sua família e amigos na dor e na esperança da ressurreição."

Profa. Maria Clara Bingemer
Departamento de Teologia

"Em meu nome e do Departamento de Educação manifesto meu carinho e pesar à toda sua família, em particular às filhas Inês e Cristina."
Profa. Sonia Kramer

Diretora do Departamento de Educação

"Como diretora e coordenadora da pós-graduação da Educação nos anos 1990, venho manifestar a minha tristeza pela morte de Eneida. Foi uma pessoa extremamente compromissada com a excelência acadêmica de nossa universidade.

"Venho manifestar nossa solidariedade à família de nossa querida Eneida."
Profa. Isabel Lelis
Departamento de Educação

"O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem lamenta profundamente a perda da Profa. Eneida – professora emérita, fundadora do programa de pós-graduação em Letras da PUC-Rio, para cujo crescimento e solidificação contribuiu enormemente como docente, pesquisadora e coordenadora, aliando sabedoria, solidariedade e generosidade com o ser humano. Ainda ativa no atual Programa de Estudos da Linguagem, deixa grande saudade entre colegas, funcionários e alunos. Que os valores que Eneida representa permaneçam orientando nossas ações."
Profa. Letícia M. Sicuro Corrêa
Departamento de Letras

"Comunicamos por meio desta nosso pesar pelo falecimento da professora Eneida. À família, amigos e colegas, os nossos melhores sentimentos."
Prof. Welles Morgado
Diretor do Departamento de Física

"O Diretor do Departamento de Matemática, prof. Lorenzo J. Díaz, e o corpo docente do DMAT manifestam grande pesar pela perda da profa. Eneida do Rêgo Monteiro Bomfim, do Departamento de Letras."

"Mais uma vez cumpro a missão, como diretor do Depto. de Geografia, de enviar aos inúmeros amigos, ex-alunos, ex-colegas de trabalho e a todas as pessoas que tiveram a sorte de passar pela vida da Profa. Eneida o nosso pesar pela perda de mais uma pessoa fundante da memória da PUC-Rio."
Prof. Augusto César Pinheiro da Silva
Diretor do Departamento de Geografia

"Em nome do Departamento de Psicologia, expresso sinceros votos de pesar pelo falecimento  da inesquecível professora Eneida."
Prof. J. Landeira-Fernandez
Diretor do Departamento de Psicologia

:: 05/02/2013 - O Departamento de química e a PUC-Rio sofrem mais uma grande perda com a morte, no dia 05/02/2013, do professor Norbert Fritz Miekeley.

O professor Miekeley era mestre em Química e Físico Química pela Freie Universität de Berlim e doutor em Química Nuclear e Físico Química pela Technische Universität de Berlim. Suas pesquisas na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e em Química Ambiental faziam dele um pesquisador com atuação interdisciplinar.

Foi Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do Departamento de Química e participou em vários órgãos colegiados do Departamento e do CTC. 

 


Fonte: Facebook do Departamento de Química da PUC-Rio
Fotógrafia do prof.
Pércio Augusto Mardini Farias

Com ampla experiência internacional de pesquisa, foi Membro convidado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, coordenador do projeto internacional "Poços de Caldas" que teve participação da Suécia, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos e do Brasil e foi responsável pelos laboratórios de Espectrometria de Massas (ICP-MS), Espectrometria Nuclear e Espectrometria de Emissão Atômica do Depto. de Química da PUC-Rio. Foi ainda bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, pesquisador do Centro de Pesquisas Nucleares de Jülich (KFA), Alemanha, pesquisador convidado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no âmbito do acordo bi-lateral Brasil/Alemanha e pesquisador do Instituto Instituto Hahn Meitner de Berlim.

Sua morte é uma grande perda para a PUC-Rio e, em particular, para o Departamento de Química.

Veja mais no Facebook do Departamento de Química da PUC-Rio.

Mensagens enviadas sobre o professor Norbert Miekeley:

"Prezados Colegas,

"
Norbert Miekeley, Colega e Amigo de mais de 30 anos, partiu hoje para sua viagem final, após muitos meses de luta contra um câncer. O Prof. Miekeley foi um dos primeiros a chegar ao departamento de Química através do programa de cooperação com a Alemanha. Veio para ficar, amava o Rio, o Brasil, e dedicou sua vida de trabalho em ciência e ensino a PUC-Rio. Foi responsável pela implantação da área de Química Nuclear no departamento e mais tarde, pioneiro no Brasil em desenvolvimentos de métodos espectrométricos avançados usando ICP-MS. Apesar de já estar aposentado, continuou a colaborar como Pesquisador Conveniado à frente de projetos de pesquisa em parceria com o CENPES/Petrobas. Foi orientador de inúmeras teses e dissertações e era reconhecido no país e no exterior como especialista de primeira linha na espectrometria.

"O departamento de Química está de luto pela perda de mais um de seus membros preciosos e se solidariza com a família do Prof. Miekeley nesta hora de tristeza."
Profa. Angela Wagener
Diretora do Departamento de Química

"Caros Colegas,

"
O Miekeley foi o primeiro colega da Química que me propiciou ensinamentos sobre como conversar com profissionais da área de Ciências Básicas e da Engenharia Civil. De nossas poucas conversas, uma admiração pelos seus vastos conhecimentos, persistência em procurar atualizar seus equipamentos de pesquisa e paciência em lidar com ignorantes em Química me cativou.
"Nossa PUC sofre mais uma grande perda."
Prof. Tácio de Campos
Departamento de Engenharia Civil

"O Departamento de Geografia lamenta mais uma perda irreparável para o quadro de pesquisadores, docentes e companheiros de trabalho da PUC-Rio. Que a família, os colegas e amigos tenham amparo e fé neste momento doloroso."
Prof. Augusto César Pinheiro da Silva
Diretor do Departamento de Geografia

"O Departamento de Física gostaria de expressar seu pesar e tristeza pela perda de mais um querido colega do Departamento de Química. Nossos melhores sentimentos para os familiares e amigos do professor Miekeley."
Prof. Welles Morgado
Diretor do Departamento de Física

"Foi com muita tristeza que recebi a noticia da perda de mais um colega. Este, em especial, além de ter convivido com ele todos estes anos na PUC, almoçado várias vezes ali no Bar das Freiras, era meu colega de academia de ginástica no Sheraton, onde sempre colocavamos em dia nossos papos.

"Mais um amigo e companheiro de luta da nossa PUC que se vai. Meus sentimentos a seus familiares e que Deus proporcione a ele o repouso eterno."
Prof. Reinaldo Castro Souza
Departamento de Engenharia Elétrica

:: 29/01/2013 - O CCBM comemora em 2013 os 45 anos do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina e os 60 anos da Escola Médica de Pós Graduação.

Veja o Comunicado do Decano do CCBM, prof. Hilton Augusto Koch.

:: 28/01/2013 - A professora Angela de Luca Rebello Wagener (QUI) foi indicada para membro do Honors and Recognition Committee da American Geophysical Union.

A professora Angela de Luca Rebello Wagener, Coordenadora do Laboratório de Estudos Marinhos e Ambientais (Labmam) e Diretora do Departamento de Química, foi indicada para membro do Honors and Recognition Committee da American Geophysical Union (AGU).

Fundada em 1919, a AGU tem como missão promover descobertas nas ciências da terra e espacial, em benefício da humanidade. É dedicada à promoção das ciências da geofísica, através de esforços individuais de seus membros e em cooperação com outras organizações científicas. Seus objetivos são atingidos por intermédio da edição de jornais científicos e publicações de caráter técnico, entre muitas outras atividades.

Sobre a professora Angela Wagener:

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1 A, possui graduação em Licenciatura em Química pela UERJ (1969), Mestrado (1971) e Doutorado em Química (1974) pela PUC-Rio, pós doutorado na THAachen, Alemanha (1978/1979, Bolsista Humboldt Stiftung) e no Scripps I. Oceanography, USA (1988).

Desde 1994, é Professora Titular da PUC-Rio, tendo orientado mais de 50 teses e dissertações e publicado mais de uma centena de trabalhos originais. Presta consultoria cientifica a vários órgãos de fomento, instituições governamentais e ONGs nacionais e internacionais e a empresas do setor de petróleo, mineração e meio ambiente, entre outras. Foi chefe do MESL/IAEA e Professora Visitante em universidades no exterior. Tem experiência na área de Oceanografia Química e de Meio Ambiente relativa a poluentes orgânicos persistentes, metais traço e ciclo do carbono e elementos bioassociados. É membro da Academia Brasileira de Ciências, membro do Geotraces e atua como revisora de trabalhos para vários periódicos nacionais e internacionais.

O Labmam, do qual é coordenadora, destaca-se pela experiência em análises e diagnóstico ambientais e é reconhecido pela excelência na análise e avaliação do impacto do petróleo no meio ambiente.

Por Renata Ratton

Assessoria de Comunicação

Vice-Reitoria Acadêmica

:: 27/01/2013 - Morreu no dia 27/01 a professora Regina Maria de Oliveira Borges, do Departamento de Teologia. A professora Regina atuava como professora de Cultura Religiosa.

Regina Maria de Oliveira Borges tinha uma longa história na PUC-Rio. Antes de formar-se em Teologia, havia feito o curso de Pedagogia na década de 1960. Mas foi como teóloga que atuou como professora de Cultura Religiosa por mais de uma década.

Sempre animada e alegre, Regina não se deixou abater pela doença que se manifestou no início de 2012 e a levou um ano depois. Os que conviveram com ela e, em especial, sua família e seus colegas de Departamento guardam dela uma herança de fé, de alegria e de amor à vida.

Mensagens enviadas sobre a profa. Regina Borges:

"O Depto. de Geografia envia os sentimentos dos seus docentes e funcionários para a família da professora e colegas de trabalho na PUC-Rio."
Prof. Augusto César Pinheiro da Silva
Diretor do Departamento de Geografia

 

"Caro Sr. Pedro Roncada, filha, demais familiares e colegas na missão acadêmica. Graça e Paz!
"Venho por meio desta enviar eu pesar e comunicar meu sentimento de saudade e gratidão a Deus pela vida exemplar de colega e profissional de nossa Regina Borges. Neste momento em que todos se reúnem para dar Graças a Deus na Eucaristia, por sua vida, me uno desde Quito (Equador) onde encontro-me dirigindo um Retiro do XV Capítulo das Irmãs Mercedarias Missionárias de Barcelona.
"Meu carinho e comunhão.
"Ir. Bárbara Pataro Bucker, mc"

:: 22/01/2013 - A professora Clarisse Sieckenius de Souza, do Departamento de Informática, foi nomeada pesquisadora da Computer-Human Interaction Academy.

A Computer-Human Interaction Academy é um grupo de pesquisadores que recebem essa distinção do SIGCHI (Special Interest Group in Computer-Human Interaction) da Association for Computing Machinery.

A cada ano, 5 a 7 novos membros são eleitos por terem feito contribuições significativas para o desenvolvimento do campo da interação homem-máquina em computação.

A Association for Computing Machinery é considerada a mais importante associação científica internacional da área de informática, abriga diversas Academias de sub-áreas específicas tais como a Computer-Human Interaction Academy e outorga o prêmio Alan Turing, considerado a mais alta distinção científica em informática.

 


Fonte: site do Departamento de Informática da PUC-Rio


:: 18/01/2013 - A Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC-Rio (CCPG) informa que a Universidade ultrapassou a marca das 6.500 teses de doutorado e dissertações de mestrado concluídas e defendidas.

"Com satisfação, repasso a informação da Profa. Ana Pavani de que a PUC-Rio ultrapassou a marca de 6.500 teses e dissertações concluídas e defendidas.

"Compartilho esta informação que é fruto de uma longa e produtiva história que todos nós, alunos, professores e funcionários, nos orgulhamos de participar juntamente com tantos outros que já não estão mais entre nós.

"Parabéns a todos!"

 

Paulo Cesar Duque Estrada
Coordenador Central de Pós-Graduação e Pesquisa

:: 17/12/2012 - Na Assembléia Universitária de encerramento do Ano Letivo de 2012 foi lançado o Anuário PUC-Rio 2011.

Veja aqui matéria da TV do Portal PUC-Rio Digital sobre o Anuário 2011.

:: Faleceu no dia 15/12/2012 o médico Luis César Póvoa, professor emérito da PUC-Rio.

O professor Luis César Póvoa, do Centro de Ciências Biológicas e Medicina da PUC-Rio e professor da UFRJ, atuava no  Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, no Rio de Janeiro, era consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro titular da Academia Nacional de Medicina.


Fotógrafo Weiler Filho. Acervo do Projeto Comunicar.

 

:: O Núcleo de Memória se solidariza com o Departamento de Química e, em especial, com a professora Ângela Wagener pela triste notícia da morte do professor Klaus Wagener.

"Faleceu no dia 05/12/2012 na Cidade do Rio de Janeiro o pesquisador Biofísico Alemão-Brasileiro, Prof. Dr. Klaus Paul Ernest Wagener.

"O Prof. Klaus Wagener titulou-se em Física e Físico-Química pela Universidade de Goettingen na Alemanha. Foi pesquisador e chefe do laboratório de Quimica de Isotopos no Hahn-Meitner Institut em Berlim. Em 1968 tornou-se Diretor do Instituto de Físico Química do Centro de Pesquisas Nucleares (KFA) em Juelich e em 1969 Professor Titular de Biofísica da Universidade Tecnológica de Aachen. Em 1971 fez parte da missão diplomática alemã que visitou o Brasil. Posteriormente se transferiu para o Brasil e por 16 anos até 1999 quando se aposentou foi professor pesquisador do Departamento de Química da PUC-Rio.

 

"O Dr. Klaus foi um grande colaborador, apreciador e amigo do Pe. Leopoldo Hainberger S.J., fundador do Departamento de Química da PUC-Rio. O Dr Klaus foi um dos primeiros orientadores do programa de Doutorado da pós-graduação do Departamento de Química da PUC-Rio. Foi o orientador do Dr. Henrique Antonio de Salles Andrade, com uma tese de doutorado sobre a poluição e seus efeitos na Lagoa Rodrigo de Freitas do Rio de Janeiro. Na época um importante jornal carioca publicou estes resultados com o comentário 'Uma solução para a Lagoa Rodrigo de Freitas, sem aterro'. Esta tese é considerada uma das primeiras do Departamento de Química e também do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.

"O Dr. Klaus foi também o orientador de vários químicos analíticos que se projetaram nacionalmente e internacionalmente, entre eles, o Prof. Dr. Adilson José Curtius e a Profa. Dra. Angela de Luca Rebello Wagener, atual Diretora do Departamento de Química, e sua esposa. O casal Klaus e Angela, ambos, professores Titulares do Departamento de Química, contribuíram fortemente para o desenvolvimento e a consolidação em alto nível da Química Analítica do Meio Ambiente no Brasil. Uma das patentes do Dr. Klaus, foi à criação de um 'Sistema de agitação de fluxo vertical e baixo consumo de energia aplicada em fotobiorreatores para produção industrial de micro algas'.

"O Dr. Klaus, sempre dizia que um bom pesquisador precisa de muita imaginação, fantasias e muita cultura, e assim procurava incentivar os novos doutores com temas da Termodinâmica na Físico-Química como 'O Curso do Tempo é Reversível?'. Um tema onde o Curso Histórico da Ciência tinha um papel central. Infelizmente a Comunidade Científica e a Sociedade Alemã e Brasileira perde um grande Cientista, mas o seu legado de conhecimento já se encontra nas novas gerações de Cientistas Brasileiros."

Prof. Dr. Pércio Augusto Mardini Farias
Professor Associado
Departamento de Química da PUC-Rio

Ver matéria no Jornal da PUC sobre o prof. Klaus Wagener.

:: Faleceu no dia 20/11/2012 a a subeditora do Núcleo de Jornalismo Impresso do Projeto Comunicar, professora Renata Cantanhede Amarantes.

Nota do Projeto Comunicar:

"Comunicamos, com imenso pesar, o falecimento da subeditora do Núcleo de Jornalismo Impresso do Projeto Comunicar, Professora Renata Cantanhede Amarantes (1970-2012) [...].

"Graduada em Comunicação Social (1995) e Letras (1999) pela PUC-Rio, Renata fez mestrado e doutorou-se também em Letras, sempre na PUC-Rio. Sua tese, intitulada 'Heróis de Papel - A imagem do jornalista em notícias de guerra e esporte através da perspectiva sistêmico-funcional e da análise de corpus', foi defendida em 2009 e teve como orientadora a professora Lúcia Pacheco.

"Ex-estagiária do Projeto Comunicar (1994-1995), Renata se tornou funcionária efetiva em 1999. Iniciou a carreira de Professora no Departamento de Comunicação Social em 2000, onde ministrou as disciplinas Edição em Jornalismo, Edição em Jornal, Radio e TV, Oficina de Texto e Técnicas de Reportagem.

"Romancista, Renata publicou 'Guerreiros de Darinka' (São Paulo: Novo Século, 2005). Inspirada pela literatura fantástica do britânico J. R. R. Tolkien, ela conta a história do guerreiro Thekai e sua busca pelo vale de Darinka. Recentemente, a autora dera o ponto final à saga, tendo terminado a redação do segundo tomo da aventura com a reunião dos livros restantes da trilogia inicialmente planejada."


Professora Renata Cantanhede Amarantes. 21/10/2012. Fotógrafo Antônio Albuquerque.


Veja a homenagem a Profa. Renata Cantanhede publicada no Jornal da PUC de 26/11/2012.

:: O curso de Pós-Graduação lato sensu em Língua Inglesa completa 20 anos e a comemoração será no dia 06/12/2012.

Este ano o Curso de Pós-Graduação lato sensu em Língua Inglesa está completando 20 anos e isto será comemorado! No dia 6 de dezembro, às 19 horas, antigos e atuais alunos e professores se encontrarão para conversar sobre a história do curso nesses anos e os novos rumos que o programa possa vir a ter. Será no Auditório B8, no oitavo andar do prédio Frings, na PUC-Rio e a programação inclui uma palestra da prof. Solange Vereza, uma mesa redonda com coordenadores do curso e um coquetel de confraternização.

:: Faleceu no dia 16/10/2012 o Professor Antônio Joaquim Macedo Soares, do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio.

Nota do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio:

"Caros Professores,
"Informamos com tristeza o falecimento do professor Antônio Joaquim no dia 16/10/2012.
"Agradecemos ao professor os anos dedicados ao Departamento de Artes & Design. Guardamos conosco sua disposição e alegria constante."

Notas e mensagens enviadas sobre a morte do Professor Antônio Joaquim Macedo Soares:

  • De: Professor Augusto César Pinheiro da Silva, diretor do Departamento de Geografia
    "Nossos sentimentos pela partida de mais um profissional dedicado à formação de nossos alunos."

Ver obituário publicado no Jornal da PUC.

:: O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio comemora em 2012 os 60 anos de fundação do Curso de Jornalismo, no qual o Departamento tem origem.

O Departamento busca, através do Facebook (ver aqui) entrar em contato com o maior número possível de ex-alunos, que serão os convidados especiais da festa de confraternização.

As comemorações começaram no dia 16/10/2012 com a inauguração de uma exposição no Pilotis do prédio Kennedy. No dia 20/10/2012 das 19 às 22 horas, haverá uma festa de confraternização no Ginásio da PUC-Rio, com homenagens e momentos de descontração e reencontro. No dia 21/10/2012 será celebrada por Dom Orani João Tempesta, nosso Arcebispo e Grão Chanceler, Missa em Ação de Graças no Cristo Redentor, às 09:00h.

 

:: 01 a 05/10/2012 - Participação de representantes do Núcleo de Memória da PUC-Rio no Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe CLEI XXXVIII, em Medellín, Colômbia

As profas. Margarida de Souza Neves e Silvia Ilg Byington participaram do evento com a apresentação do artigo El B-205 en la PUC-Rio. Historia y memoria de la primera computadora para fines científicos en una Universidad brasileña, escrito em colaboração com o prof. Arndt von Staa (INF). (ver o artigo aqui)

:: Faleceu no dia 23/09/2012 o Professor Derek Hacon, do Departamento de Matemática da PUC-Rio.

Mensagem do Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J., Reitor da PUC-Rio:

"Em nome da Reitoria, e de toda a comunidade acadêmica da PUC-Rio, apresentamos nossos sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares do Prof. Derek Hacon e ao Departamento de Matemática. Peço a Deus nosso Senhor para que o acolha na sua misericórdia e conforte a família na fé e na esperança."

Mensagem do Prof. Fred Palmeira, do Departamento de Matemática da PUC-Rio:

"Há 3 anos estava afastado, acometido de esclerose lateral amiotrófica. Apesar de completamente paralisado, mantinha o bom humor, querendo sempre saber das 'fofocas do departamento'. Deixa filhos, netos e muitos amigos."

Nota do Departamento de Matemática da PUC-Rio:

Venho em nome do Diretor comunicar o falecimento do Prof. Derek Hacon, ontem, 23/09. O Prof. Derek nasceu em 1943, era Inglês, foi admitido na PUC-Rio em agosto de 1982. Por motivo de doença estava afastado desde 2009 das atividades do DMAT. Frequentemente recebia visitas dos amigos do
DMAT, ocasião que ficava sabendo das atividades do departamento.

Derek era especialista na área de topologia algébrica e gostava especialmente da teoria de nós. Pela pessoa e pelo profissional que foi deixará muitas saudade no DMAT e entre os colegas. Como mencionou Fred, ele estava sempre sorridente e com boa disposição.

Sentiremos a falta do seu senso de humor inglês e dos seus aguçados comentários matemáticos.

Notas e mensagens enviadas sobre a morte do Professor Derek Hacon:

  • De: Prof. Luiz Roberto Azevedo Cunha, Decano do CCS da PUC-Rio
    "Caro Fred
    "Um grande abraço para vocês da MAT, e para a famlia do Derek. Lembro-me bem dele e de sua disposição para colaborar com os projetos da PUC-Rio, tendo sido um dos professores do departamento de Matemática, que nos ajudou para a criação e organização do curso de mestrado multidepartamental do IAPUC."

  • De: Prof. Luiz da Silva Mello, Decano do CTC da PUC-Rio
    "Em nome do CTC expresso nosso profundo pesar pelo falecimento do professor, colega e amigo Derek Hacon. Peço ao Fred que faça chegar nosso sentimento de solidariedade à família do Derek."

  • De: Profa. Angela Wagener, Diretora do Departamento de Química da PUC-Rio
    "Fred
    "Por favor, envie aos professores da Matemática e à família do Prof. Hacon o sincero pesar do
    departamento de Química pelo falecimento de nosso colega."

  • De: Prof. Khosrow Ghavami, Departamento de Engenharia Civil
    "Gostaria de apresentar meu pesar e tristeza pelo falecimento do prof. Derek Hacon com quem no passado sempre tive discussões muito agradáveis e inteligentes.
    "Vou sentir falta dele. Assim expresso a minha solidariedade a sua família."

:: O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura completa esse ano 25 anos de atividades.

Neste ano corrente, o curso de Mestrado em História Social da Cultura da PUC-Rio comemora 25 anos de fundação.  Em função disso, estamos organizando o Seminário Internacional "História Social da Cultura ­ Mestrado 25 anos".

Além de um evento comemorativo, o Seminário pretende ser um espaço de reflexão sobre História Social da Cultura, em especial de discussão sobre as relações entre História e Cultura na atualidade, por meio da interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais de diversas instituições de ensino e pesquisa.

Gostaria de convidá-los para o Seminário Internacional "História Social da Cultura  - mestrado 25 anos" que será realizado nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2012 no Auditório Anchieta, no pilotis do bloco Leme do campus da PUC-Rio.

 

Prof. João Masao Kamita
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio

:: Morte da Professora Maria Helena Novaes Mira (17/09/2012)

 

O Núcleo de Memória da PUC-Rio recebeu com tristeza a notícia da morte da Professora Maria Helena Novaes Mira, que além de professora e pesquisadora reconhecida em todo o meio acadêmico é uma pessoa muito querida por todos aqueles que tiveram a sorte de conhecê-la mais de perto. A equipe do Núcleo de Memória quer manifestar sua solidariedade à família da Professora Maria Helena, ao Departamento de Psicologia e ao NEAM.


Professora Maria Helena Novaes Mira

Sobre a Professora Maria Helena Novaes:

Notas e mensagens enviadas sobre a morte da Professora Maria Helena Novaes:

  • De: Reitor Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J.
    O Reitor e a Comunidade Educativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro manifestam solidariedade aos familiares e amigos pelo falecimento da querida Professora, Pesquisadora e Emérita MARIA HELENA NOVAES MIRA, que sempre marcou esta Universidade com sua participação na vida acadêmica e no cotidiano desta Casa.
    Peço a Deus nosso Senhor para que a acolha na sua misericórdia e conforte a família na fé e na esperança.

  • De: Prof. J. Landeira-Fernandez, Diretor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio
    Prezados Professores,
    É com muita tristeza que o Departamento de Psicologia comunica o falecimento de nossa querida Profa. Maria Helena Novaes Mira, ocorrido hoje [17/09/2012] (infarto).
    De: Profa. Shirley Coutinho, Coordenadora Executiva da AGI/PUC-Rio
    Aos colegas do Departamento de Psicologia e do NEAM, com profundo pesar tomamos conhecimento da perda da querida mestra Maria Helena Novaes Mira.
    Aos familiares e colegas a equipe da Agência PUC-Rio de Inovação apresenta condolências.

  • De: Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira SJ, Presidente da Mantenedora da PUC-Rio, Presidente da Fundação Pe. Leonel Franca
    Não posso deixar de registrar publicamente meu pesar pela morte da Profa. Maria Helena Novaes. A todos seus familiares e amigos (entre os quais, creio que posso me incluir) meus votos de simpatia e minhas preces. (A Profa. Maria Helena era  "católica praticante", de modo que a declaração das minhas preces não pode causar qualquer tipo de constrangimento.)

  • De: Profa. Luiza Helena Hermel, Diretora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio
    Ao NEAM e ao Departamento de Psicologia,
    O Departamento de Serviço Social sente muito o falecimento da nossa querida professora, amiga, um exemplo de ser humano. Os nossos sinceros sentimentos aos professores(as), funcionários(as) e alunos(as) do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.

  • De: Equipe do Núcleo de Estudos e Ação Sobre o Menor (NEAM) da PUC-Rio
    É com pesar que comunicamos o falecimento da Professora Maria Helena Novaes Mira, professora emérita do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Em nome dos amigos, funcionários e professores do NEAM, comunicamos nossa profunda tristeza.
    Nossa querida amiga com certeza continuará sendo fonte de nosso entusiasmo e dedicação à pesquisa.
    Dedicamos todo nosso apoio à família neste momento.
    Horário do sepultamento às 16h no Cemitério São João Batista; o corpo estará sendo velado a partir das 10h e terá uma Missa de Corpo presente às 15:30h, celebrada pelo Padre Paul Alexander Schweitzer S.J. na capela 02.

  • De: Prof. Paulo Fernando Carneiro de Andrade, Decano do CTCH/PUC-Rio
    Em nome de todo o CTCH apresento minhas condolências à família e aos amigos da saudosa Prof. Maria Helena. Professora de grande relevo por seu conhecimento, dedicação e elegância foi sempre para toda a Universidade fonte de inspiração.

  • De: Prof. Luiz da Silva Mello, Decano do CTC/PUC-Rio
    Prezados colegas,
    Em nome do CTC expresso nosso pesar pelo falecimento da Profa. Maria Helena Novaes Mira. Pessoalmente tive algumas oportunidades de interagir com ela quando na CCPA, poucas mas suficientes para admirar sua inteligência, entusiasmo e dedicação ao ensino, à pesquisa e à PUC-Rio.

  • De: Prof. Augusto César Pinheiro da Silva, Diretor do Departamento de Geografia da PUC-Rio
    Caros colegas da PUC-Rio.
    Em nome do Departamento de Geografia, manifesto a nossa tristeza pela perda da pessoa e da profissional Profa. Maria Helena Novaes Mira, desejando conforto para a sua família e entes queridos.

  • De: Profa. Luiza Novaes, Diretora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio
    Prezados Professores do Departamento de Psicologia.
    Em nome dos colegas e amigos do Departamento de Artes & Design, enviamos nosso abraço pelo falecimento da Profa. Maria Helena Novaes.

  • De: Profa. Angela Wagener, Diretora do Departamento de Química da PUC-Rio
    Ao NEAM e Colegas do Departamento de Psicologia.
    Com pesar ficamos sabendo da perda de nossa colega Maria Helena. Aos colegas do departamento de Psicologia e à família de Maria Helena o departamento de Química envia os sinceros sentimentos.

  • De: Prof. Francisco de Guimaraens, Diretor do Departamento de Direito da PUC-Rio
    Caros colegas,
    Em nome do Departamento de Direito manifesto pesar pela passagem da exemplar Professora Maria Helena Novaes. É uma inestimável perda e tristeza para todos nós da comunidade da PUC-Rio.

  • De: Prof. Prof. Karl Erik Schøllhammer, Diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio
    É com um sentimento de profunda tristeza que, em nome dos professores, funcionários e alunos do Departamento de Letras registramos o falecimento da Profa. Maria Helena Novaes que para todos da comunidade da PUC-Rio foi um exemplo de dedicação e humanidade. Enviamos nossas condolências à  família, aos colegas do Departamento de Psicologia e aos amigos com um forte abraço.

  • De: Prof. Cesar Romero Jacob, Diretor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio
    Em nome do Departamento de Comunicação Social, manifestamos nosso sentimento de tristeza pelo falecimento da querida Profa. Maria Helena Novaes. Enviamos também nossa solidariedade à sua família, ao Departamento de Psicologia e à toda nossa comunidade PUC-Rio pela dor da irreparável perda.

  • De: Prof. Marco Antônio Pamplona, Diretor do Departamento de História da PUC-Rio
    Prezados colegas,
    Os professores do Departamento de História manifestam seu pesar pelo falecimento da professora Maria Helena Novaes Mira e transmitem seus sinceros sentimentos aos professores e funcionários do Departamento  de Psicologia e do NEAM.

  • De: Profa. Sonia Kramer, Diretora do Departamento de Educação da PUC-Rio
    Prezados Colegas,
    Em nome do Departamento de Educação, expresso meus sentimentos junto à família, aos amigos e a todos os que amaram a Profa. Maria Helena Novaes, admiraram e puderam conviver com sua simplicidade, força e sensibilidade.

:: Faleceu no dia 11/09/2012 o funcionário Elson de Souza Borges.

Faleceu aos 55 anos o funcionário Elson de Souza Borges, que lutava contra um câncer. Elson foi admitido pela PUC-Rio em 1999 como guardador de veículos, e no ano seguinte assumiu o cargo de recepcionista, que exerceu durante os últimos 12 anos.

Elson trabalhava na recepção do Edifício Padre Leonel Franca. Maninho era o apelido dele na PUC-Rio.

[fonte: Jornal da PUC no. 261, 01/10/2012]

:: Morreu aos 91 anos, na noite de 09/07/2012, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro D. Eugenio de Araújo Sales.

Morreu aos 91 anos, na noite de 9 de julho, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro D. Eugenio de Araújo Salles.  D. Eugenio foi bispo auxiliar de Natal aos 33 anos, foi administrador apostólico da diocese de São Salvador da Bahia, arcebispo primaz do Brasil, foi nomeado cardeal pelo Papa Paulo VI em 1969 e assumiu a diocese do Rio de Janeiro em 1971, função que exerceu até 2001.

D. Eugenio foi grão chanceler da PUC-Rio por um longo tempo, entre 1969 e 2001.  A PUC-Rio se une à arquidiocese do Rio de Janeiro para agradecer por sua vida de dedicação e por seus anos de trabalho.


D. Eugenio de Araújo Sales

:: Laura Erber, Tatiana Salem Levy e Vinícius Jatobá (Doutoras e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras, PUC-Rio) foram incluídos na lista dos 20 melhores jovens escritores brasileiros, publicada pela revista britânica Granta.  (09/07/2012)

 

:: Projeto coordenado pelo professor Danilo Marcondes (FIL) foi aprovado no edital do Programa de Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa, da Faperj. (junho/2012)

O projeto Inovação em ética aplicada para a sociedade contemporânea, coordenado pelo professor Danilo Marcondes, do Departamento de Filosofia, foi aprovado no concorrido edital do Programa de Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa (EXTPESQ)/2012, da Faperj. Segundo a própria fundação, neste ano a demanda por recursos foi altamente qualificada.

Destinado a promover projetos de extensão em interface com a pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico, o programa parte da premissa de que trabalhos de pesquisa podem exercer uma ação transformadora sobre problemas sociais e ambientais, além de fortalecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade. (Fonte: Site da CCPG)

:: Equipe PUC-Rio/IBM venceu a 16a. edição da Conference on Natural Language Learning (CoNLL) Shared Task, a mais importante competição internacional em Linguística Computacional.

A equipe constituída pelo professor Ruy Luiz Milidiú e o doutorando Eraldo Rezende Fernandes, ambos do Departamento de Informática da PUC-Rio, e por Cícero Nogueira dos Santos, da IBM Research e ex-aluno da Universidade, conquistou o primeiro lugar na 16a. edição da Conference on Natural Language Learning (CoNLL) Shared Task, a mais importante competição internacional em Linguística Computacional.

A Linguística Computacional estuda a linguagem humana sob um ponto de vista computacional. Desta forma, permite a construção de tecnologias para processamento de textos, amplamente utilizadas por gigantes como Google, Facebook e Twitter. (ver notícia completa)

:: O ex-aluno da PUC-Rio, Prof. Paulo Sérgio Pinheiro, foi nomeado pela presidente Dilma Roussef membro da Comissão Nacional da Verdade.

O Prof. Paulo Sérgio de Moraes Sarmento Pinheiro, ex-aluno do curso de direito da PUC-Rio (1964-1966) foi nomeado um dos sete membros da Comissão Nacional da Verdade.

O Prof. Paulo Sérgio fez doutorado em ciência política na Universidade de Paris. É coordenador de pesquisa do programa CEPID/FAPESP/Núcleo de Estudos da Violência, da USP, e professor-adjunto de relações internacionais na Brown University (EUA). Foi secretário nacional de Direitos Humanos durante o governo Lula e é presidente da Comissão Internacional Independente de Investigação da ONU para a Síria.

:: Com toda a PUC-Rio, o Núcleo de Memória lamenta a morte, na manhã do dia 18 de abril de 2012, do Pe. Laércio Dias de Moura, S.J., Reitor dessa Universidade de 1962 a 1970 e de 1982 a 1995.  

Lamento comunicar que ontem, 18 de abril, de manhã, faleceu na Casa de Saúde da Companhia de Jesus em Belo Horizonte o Pe. Laércio Dias de Moura, S.J., que foi Reitor da PUC-Rio de 1962 a 1970 e de 1982 a 1995. No próximo dia 23 de abril faria 94 anos. Que descanse em paz e que Deus o acolha na sua glória!

Francisco Ivern, S.J., Reitor em exercício


Pe. Laércio Dias de Moura, S.J. 1966.

Uma visita ao site dos 70 anos da PUC-Rio permite saber mais sobre ele e sobre o muito que fez para que hoje possamos ser o que somos.

Veja em Saudades os vídeos da missa e da festa de comemoração, no ano de 1995, dos 50 anos de Companhia de Jesus do pe. Laércio Dias de Moura, S.J.

:: O professor Gilberto Velho, do PPGAS da UFRJ, morreu na madrugada de sábado, dia 14/04/2012. 

O Núcleo de Memória da PUC-Rio se solidariza com a família do professor Gilberto Velho, em especial com seu irmão, o também antropólogo Otávio Velho, ex-aluno e ex-professor da PUC-Rio; com a UFRJ; com o PPGAS/UFRJ; com a área de antropologia que perdeu um de seus mestres e com a multidão de colegas, alunos, ex-alunos, orientandos de mestrado e de doutorado que Gilberto soube, como poucos, transformar em amigos.

(veja o texto da professora Karina Kuschnir em Saudades)

:: Morreu na manhã do dia 09/04/2012 o professor Erlane Ferreira Soares, que por muitos anos colaborou com a PUC-Rio como professor do Departamento de Engenharia Civil e em várias funções exercidas na Vice-Reitoria Acadêmica.

Nota da Vice-Reitoria Acadêmica

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do prof. Erlane Ferreira Soares, ocorrido na manhã desta 2ª feira, 09/04/2012.

O Prof. Erlane trabalhou durante mais de 27 anos na Vice-Reitoria Acadêmica, onde desempenhou com maestria diversos cargos administrativos. Profissional competente, prof. Erlane sempre se caracterizou pelo bom senso, capacidade de trabalho, espírito cooperativo e refinado humor. É uma perda lastimável.

Prof. José Ricardo Bergmann
Vice-Reitor Acadêmico

(veja mensagens de amigos em Saudades)

:: A professora Santuza Cambraia Naves, do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, faleceu no dia 04/04/2012.

Professora de antropologia do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio e pesquisadora de música popular, Santuza era muito querida por seus alunos, pelos colegas do Departamento de Sociologia e por todos os que a conheciam na Universidade. Era casada com o poeta e tradutor Paulo Henriques Britto, também professor da PUC-Rio, do Departamento de Letras.  Santuza deixa dois filhos e muitas saudades em todos os seus muitos amigos. Santuza passou mal na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, durante o lançamento do livro Formas do Nada, de autoria de seu marido Paulo Henriques Britto, livro dedicado a ela. (veja mensagens de amigos em Saudades)

:: A professora Judith Felcman, do Departamento de Química da PUC-Rio, faleceu no dia 16/03/2012 aos 70 anos de idade. (veja mensagens de amigos em Saudades) (veja mais no Portal PUC-Rio Digital)

A profa. Judith Felcman formou-se em Farmácia em 1962 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1980 defendeu a sua dissertação de mestrado e em 1983 a sua tese de doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela PUC-Rio. Foi orientada pelo prof. Hans Joacchim Eichhoff no mestrado e pelo prof. João José Rodiles Fraústo da Silva no doutorado, com o título da tese  “Vanádio em Biologia: complexos do íon oxovanádio (IV) com ácidos poliaminocarboxílicos e sua presença no cogumelo Amanita muscaria”. No período entre 1985 e 1989 realizou o seu pós-doutorado na Universidade Técnica de Lisboa em Portugal. A profa. Judith realizou uma brilhante carreira acadêmica durante o seu período como professora pesquisadora do Departamento de Química da PUC-Rio, demonstrando sempre uma forte liderança. Neste período foi coordenadora da Química Geral, coordenadora da Pós Graduação e Diretora do Departamento de Química da PUC-Rio.

Recentemente, passou a ser pesquisadora do Escritório de Desenvolvimento do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, participando como coordenadora de vários projetos ligados principalmente a Petrobras. Em sua carreira de química atuou em várias áreas importantes do conhecimento como em Compostos de Coordenação de Interesse Biológico, Medicinal e Industrial. Deixa um legado de 48 orientações de dissertações e teses de mestrado e doutorado, e a publicação de 55 artigos em periódicos nacionais e internacionais indexados. Além disso, a professora publicou 3 livros, 4 capítulos de livro, e mais de 100 trabalhos do seu grupo de pesquisa foram apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Internacionalmente a profa. Judith no período de 1996 a 1999 foi delegada do Brasil e posteriormente membro associado da “Comissão de Dados de Constantes de Equilíbrio da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC)”. Dois importantes laboratórios foram criados, organizados e consolidados pela profa. Judith no Departamento de Química da PUC-Rio, o Laboratório de Bioinorgânica e o Laboratório de Análise e Caracterização Química. Com a sua experiência em sua área de atuação prestou consultorias para vários órgãos de fomento e instituições governamentais. O Departamento de Química da PUC-Rio, seus colegas e alunos agradecem a Profa. Judith este importante legado científico que ela está deixando para a Sociedade Brasileira.

Prof. Pércio Augusto Mardini Farias
Departamento de Química da PUC-Rio

:: A professora Verônica Rodrigues, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, faleceu no dia 13/03/2012.

É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da querida colega profª. Verônica Rodrigues. Sua doçura, competência e amizade foram marcas fundamentadoras da construção do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio. É com profundo respeito e agradecimento que gostaríamos de manter na memória deste curso a lembrança alegre e generosa desta grande colega que nos deixa. Obrigado por tudo Verônica.

Prof. Fernando Betim
Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo

:: Pesquisadores do Núcleo de Memória da PUC-Rio participaram do Simpósio Experiência Cultural e Patrimônio Universitário na USP entre 07 e 09/03/2012.

Os pesquisadores Eduardo Gonçalves, Helio Cannone e Juliana Cordeiro de Farias participaram do simpósio organizado pelo Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o folder do evento:

O Simpósio “Experiência Cultural e Patrimônio Universitário” pretende avançar na discussão de um conceito “nativo” de patrimônio, diretamente ligado à experiência cultural da universidade. Busca-se contribuir para a reflexão em torno dos objetos e suportes peculiares ao patrimônio universitário, naquilo que os distingue dos habitualmente considerados em outras esferas de preservação dos bens culturais. O desafio proposto é pensar criticamente os elos mais gerais entre patrimônio e universidade.

(ver mais informações sobre o evento)

 

Hélio, Juliana e Eduardo na abertura do Simpósio, realizada na Sede do Centro de Preservação Cultural CPC-USP - Casa de Dona Yayá - 07/03/2012

:: O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio recebeu aprovação do Conselho Técnico Científico da CAPES para abrir o curso de doutorado. (28/02/2012)

Mais informações na matéria publicada no boletim PUC Urgente de 16/03/2012.

:: A professora Anamaria de Moraes, do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, faleceu no dia 16/02/2012. A seguir, nota do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

É com pesar que comunicamos o falecimento de nossa grande mestra Anamaria de Moraes. Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Artes & Design, a Doutora Anamaria de Moraes fez sua graduação em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Desenho Industrial na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Obteve seu título de mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorou-se em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com especialização em Ergonomia pela Fundação Getúlio Vargas, foi docente da Universidade da Cidade e da ESDI-UERJ. Foi colaboradora de diversas instituições de ensino superior, dentre as quais a Universidade Federal de Pernambuco, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Estadual Paulista-Campus Bauru.

Foi Bolsista PQ do CNPq e Coordenadora da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design do Comitê Assessor da CAPES.

A Doutora Anamaria notabilizou-se pela atuação em Ergonomia, com ênfase em Ergodesign e Usabilidade. Teve participação ativa em vários órgãos científicos, entre eles a AEND-Brasil - Associação de Ensino/Pesquisa de Nível Superior em Design do Brasil e a ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia.

Foi uma das mentoras na criação de periódicos em Design como a Revista Estudos em Design. Esteve à frente de organismos científicos ligados ao Design, como o P&D e a ERGODESIGN e USIHC.

Recebeu muitas homenagens em sua vida acadêmica, entre elas, o troféu de melhor docente da área de Ergonomia pela Universidade Estadual Paulista. Foi homenageada no 6 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade, Design de Interfaces e Interação Homem-computador pela Universidade de Bauru. Foi também homenageada pela IEA Fellows, IEA - Internacional Ergonomics Association. Em 2011 recebeu uma homenagem especial no VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design - CIPED, em Lisboa.

A Professora Anamaria de Moraes faleceu no Recife durante a realização da 11ª edição do ERGODESIGN e USIHC.

Os docentes, funcionários e alunos do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio prestam aqui a homenagem à sua grande mestra, que foi um exemplo de sabedoria, energia e perseverança na luta pelas conquistas acadêmicas do Design e na superação dos desafios impostos por dificuldades de saúde.
Anamaria de Moraes uma estudiosa exemplar que nos deixa muitos ensinamentos.

Departamento de Artes e Design da PUC-Rio

:: 07/02/2012 - O Núcleo de Memória se une à tristeza da família e de toda a PUC-Rio pela morte do professor Reinaldo Calixto de Campos, Decano do CTC. Perdem a PUC-Rio, o CTC e a comunidade científica um pesquisador brilhante, um educador apaixonado e uma importante liderança.

O professor Calixto era doutor em Química pela PUC-Rio e integrava o quadro de docentes desde 1977. Era decano do CTC desde 2006, e fora antes vice-decano de Graduação. Faleceu em decorrência de um câncer diagnosticado há alguns meses. Tinha 57 anos. (veja mais no Portal PUC-Rio Digital) (veja diversas mensagens de amigos em Saudades)

:: O Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J., Reitor da PUC-Rio, comunica com profundo pesar o falecimento do professor João Luis Pascal Roehl, ocorrido no dia 22/01/2012. 

O Professor Roehl atuou no Departamento de Engenharia Civil desde 1973, teve presença importante na Pós-Graduação e na Coordenação da área de Estruturas, bem como na condução de Pesquisas e Convênios com a Eletronuclear e outras empresas. Foi um exemplo marcante de vida pessoal e profissional.

:: 18/01/2012 - Falecimento da profa. Myrtes de Aguiar Macêdo, do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.

(texto fornecido pela profa. Luiza Helena Nunes Ermel, diretora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio)

Myrtes de Aguiar Macêdo, formada em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba, Doutora em Política Social pela University of Manchester, Inglaterra, solteira, nasceu em 28 de maio de 1941, falecendo em 18 de janeiro de 2012.

Myrtes de Aguiar Macêdo ingressou na PUC-Rio como professora do quadro principal, associada, 40 horas, após sua aposentaria na Universidade Federal da Paraíba, onde lecionou de 1972 a 1994.

De 1974 a 1977, a professora fez seu mestrado em Serviço Social na PUC-Rio. Sua dissertação “Reconceptualização do Serviço Social” (defendida em 1977) foi publicada pela Cortez Editora, São Paulo, tornando-se uma referência importante no debate sobre o movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina.

No período de 1982 a 1986, a professora participou como docente do Programa de Doutorado em Política Social na Universidade de Manchester, Inglaterra, onde defendeu a tese de PhD – “Housing Policy of the urban poor: A study of the impacto of the PROMORAR programme in favelas of João Pessoa, Northeast Brazil (diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A professora Myrtes de Aguiar Macêdo exerceu a função de representante da área de serviço social junto ao CNPq na qualidade, de membro do Comitê Assessor PH – Serviço Social nos períodos 1991/1993 e 2000/2003.

Por delegação da CAPES, integrou a Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da área de Serviço Social em 2000 e 2001.

Na PUC-Rio exerceu a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social no período de 1994 a 1997, sendo reconduzida a função em 2005 até 2010. Sua atuação se deu a nível do ensino e pesquisa na pós-graduação, onde orientou 27 dissertações de mestrado e 02 de doutorado. A sua relação com o curso de Graduação se dava através de orientação de pesquisa com alunos PIBIC.

Cabe destacar também a participação da professora Myrtes de Aguiar Macêdo como integrante da Comissão responsável pelam criação em 1997 da revista “O Social em Questão”, periódico do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

Na condição de pesquisadora PQ1 do CNPq, coordenou 02 Projetos Integrados de Pesquisa (Bolsa de Produtividade): 1) Trabalho, Gênero e Formação Profissional; 2) Os Programas de renda Mínima RM e do PETI na Perspectiva de Seguridade Social. Os dois projetos geraram vários produtos bibliográficos, com destaque para artigos publicados em periódicos e o livro “Transferência de Renda – Nova face de Proteção Social”, publicado pelas Editoras PUC-Rio e Edições Loyola em 2004. Ainda como pesquisadora CNPq a professora desenvolveu o projeto individual de pesquisa “Expressões de Reordenamento da Política de Assistência Social do Rio de Janeiro” (2004-2007). Cabe destacar que a realização destes projetos gerou a oportunidade de bolsas de iniciação científica, quota pesquisador, para estudantes de graduação em Serviço Social, além de fomentar através do grupo de pesquisa, por ela coordenado, “Trabalho, Gênero e Políticas Sociais”, o desenvolvimento de vários estudos conectados a temática pelos alunos de pós-graduação em suas dissertações de mestrado e teses.

:: O professor Luiz Fernando Vieira Duque, da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, faleceu em janeiro de 2012, aos 91 anos de idade.

O professor Luiz Fernando Vieira Duque era professor titular do curso de Angiologia da Escola Médica de Pós-Graduação, e chefe do serviço de Angiologia do Hospital Geral da Santa Cruz da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Formado em medicina em 1943, em 1962 foi convidado pela Universidade a iniciar o curso de Angiologia da PUC-Rio.

:: O economista André Urani, ex-aluno da PUC-Rio, faleceu no dia 14/12/2011. Estava com 51 anos e lutava contra um câncer.

Urani nasceu em Turim, na Itália, mas era carioca por adoção. Era Mestre (1988) e Doutor (1992) em Economia pelo Delta (École Normale Supérieure, Paris), Graduado (1982) e Mestre em Economia (1984) pela PUC-Rio. Desde 1992 era professor do Instituto de Economia da UFRJ.
Era presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets), onde entrou em 2001. Entre 1997 e 2000 foi Secretário Municipal do Trabalho da cidade do Rio de Janeiro. Atuou ainda como consultor de diversos organismos internacionais como Banco Mundial, BID, OIT, FMI, Pnud, OCDE, Cepal e Unctad, além órgãos nacionais, como BNDES, Ministério do Trabalho, governos estaduais e municipais, Sebrae, Rits e Firjan.

Veja aqui a entrevista com André Urani feita pela equipe do Portal PUC-Rio Digital no contexto das comemorações dos 70 anos da PUC-Rio, em 2010.

:: O Teatro Tablado e o Departamento de Psicologia da PUC-Rio convidam para a homenagem ao nosso inesquecível prof. Bernardo Jablonski, dia 10/12/2011. 10:00h, Auditório F400 da PUC-Rio.
 

:: 21/11/2011 - O prof. Ricardo Tanscheit, do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, foi o vencedor do Prêmio Santander Universidades 2011, na Categoria Ciência e Inovação – Indústria.

"Voltado para pesquisadores com título de doutor e docentes, esta iniciativa [...] visa estimular a produção da pesquisa científica, de caráter inovador, e reconhecer e incentivar pesquisadores que, além de educar, contribuem com a inovação do nosso ensino." (site do Prêmio)

:: Novembro/2011 - Professores de seis departamentos do Centro Técnico Científico foram eleitos membros titulares da Academia Nacional de Engenharia.

São eles:

Alberto Sayão, da Engenharia Civil;
Fernando Cosme Rizzo Assunção, da Engenharia de Materiais;
Jose Roberto Boisson de Marca, do Centro de Estudos em Telecomunicações;
Luiz Fernando Gomes Soares, da Informática;
Paulo Roberto Souza Mendes, da Engenharia Mecânica;
Reinaldo Castro Souza, da Engenharia Elétrica.

A ANE conta com aproximadamente 100 membros de todo o Brasil.

:: 09/11/2011 - A Academia Brasileira de Ciências anunciou nesse dia os seus novos Membros Afiliados para o período 2012 a 2016; entre eles os professores Thomas Lewiner, do departamento de Matemática e João Manoel Pinho de Mello do departamento de Economia.

A categoria de Membro Afiliado foi criada em 2007, juntamente com a criação das vice-presidências regionais, visando a descentralização das atividades da Academia e o estímulo a jovens cientistas de excelência de todo o país.

:: 28 a 30/10/2011 - A equipe RioBotz, formada por alunos de Controle e Automação da Universidade, venceu a Combots Cup 2011, a “Copa do Mundo” de combate de robôs. 

Realizada em San Mateo, CA., a Combots Cup é a competição de maior prestígio em combate, e é aberta a quaisquer equipes, sejam de empresas de engenharia ou universitárias.

O robô Touro Feather foi o grande campeão da categoria peso pena (13,6kg). Touro Light também foi campeão invicto em sua categoria peso leve (27kg). Na categoria peso médio (54kg), um feito histórico: dobradinha da PUC-Rio no pódio, com os robôs Touro em primeiro e Maloney em segundo. Na quarta grande categoria, dos pesos pesados, Touro Maximus (100kg) ficou em quinto lugar.

:: 28/10/2011 - O Departamento de Psicologia comunica o falecimento do querido professor Bernardo Jablonski, ocorrido na manhã deste dia.
 

:: 23/10/2011 - O Departamento de Educação da PUC-Rio comunica com muita tristeza o falecimento da professora Yara Wall.
 

:: 07/10/2011 - O professor Oswaldo Chateaubriand, do Departamento de Filosofia, foi eleito membro titular do Institut International de Philosophie.

Para que se tenha uma ideia da importância dessa distinção, até o momento apenas um docente brasileiro, o professor Newton da Costa, da UFSC, é membro titular do Instituto, que foi fundado em Paris em 1937. O Institut International de Philosophie reúne aproximadamente 100 filósofos de mais de 40 países.

:: 05/10/2011 - A PUC-Rio recebeu prêmios como melhor universidade privada do Brasil em três áreas de conhecimento oferecidos pelo Guia do Estudante Abril, em evento ocorrido em 05/10/2011 em São Paulo.

Organizado pelo Guia do Estudante da Editora Abril, a sétima edição do Prêmio Melhores Universidades avaliou 10.392 cursos de 2.035 instituições de ensino superior. A PUC-Rio foi finalista em quatro categorias entre as instituições privadas: obteve o 1º lugar em Ciências Exatas e Informática, Ciências Sociais e Humanas, e Engenharia e Produção, e o 3º lugar em Comunicação e Informação.

Representaram a PUC-Rio o reitor pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. e a Coordenadora Central de Graduação, profa. Daniela Vargas. A premiação ocorreu  na Sala São Paulo, localizada na Estação da Luz, em São Paulo. Na cerimônia também divulgou-se o número de estrelas dos cursos avaliados. Entre os 31 cursos da PUC-Rio, 15 ganharam cinco estrelas (cotação máxima), 14 receberam quatro e dois três estrelas.

 

O reitor pe. Josafá recebe o prêmio por melhor universidade privada na área de Ciências Exatas e Informática. Fotógrafa Marina Piedade. Site guiadoestudante.abril.com.br.
 

A profa.Daniela Vargas recebe o prêmio por melhor universidade privada na área de Ciências Humanas e Sociais. Fotógrafa Marina Piedade. Site guiadoestudante.abril.com.br.

(Link para o página com a premiação completa e outras imagens do evento)

:: 19/09/2011 - O NEAM - Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor da PUC-Rio completou 30 anos e comemorou no salão da Pastoral Universitária, sub-solo da Igreja do Sagrado Coração.

 

:: 02/09/2011 - O Núcleo de Memória da PUC-Rio ganhou novo endereço: a Sala 263L. Venha nos visitar!

 


Primeira reunião da equipe do Núcleo de Memória na sala nova

 

:: 06/07/2011 - O nome do Beato José de Anchieta, S.J. (1534 - 1597), foi incluído no Livro dos Heróis da Pátria, segundo o Projeto de Lei nº 2368/2007, sancionado pela Presidência da República. O Livro dos Heróis da Pátria foi criado em 1986 e encontra-se no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, DF.

 

:: 25/06/2011 - O professor Guillermo Solórzano, do Departamento de Engenharia de Materiais, assumiu o Ministério Coordenador do Conhecimento e Talento Humano do Equador.

O professor Guillermo Solórzano, do Departamento de Engenharia de Materiais e responsável pelo Laboratório de Nanoestruturas da universidade, assumiu o Ministério Coordenador do Conhecimento e Talento Humano do Equador. O órgão, criado pelo presidente Rafael Correa, engloba o Ministério de Educação, a Secretaria Nacional de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, os institutos nacionais de pesquisa e o Instituto Equatoriano de Crédito Educativo e Bolsas.

 

:: 20/06/2011 - Início da implementação da coleta seletiva de lixo na PUC-Rio.

A iniciativa será aplicada gradualmente na universidade. Começará pelos edifícios Kennedy e Frings e os pilotis. Com a instalação de lixeiras para plástico, metal e papel, o objetivo é dar um destino mais sustentável e adequado para os resíduos produzidos pela Universidade, que gera três toneladas de lixo por dia no campus Gávea.

:: 10/06/2011 - O professor Madiagne Diallo, do Departamento de Engenharia Industrial, foi nomeado ministro conselheiro no Gabinete do Presidente da República do Senegal.

O Prof. Madiagne Diallo, do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio, foi nomeado ministro conselheiro no Gabinete do Presidente Abdoulaye Wade, da República do Senegal. O cargo dá ao professor Madiagne a tarefa de definir estratégias de transferência de conhecimentos e boas práticas em projetos de inovação tecnológica para a chamada cooperação SUL-SUL (cooperação do Senegal com países abaixo do México, Índia, China e África).

:: 09/06/2011 - O Núcleo de Memória se une ao pesar da família e do Departamento de Engenharia Civil pela morte do professor Carlos Raja Gabaglia Moreira Penna.

"É com tristeza que informamos o falecimento no dia 09/06/2011 do professor Carlos Raja Gabaglia Moreira Penna, que vinha há algum tempo enfrentando com muita coragem e energia um câncer recorrente.
"Carlos Penna foi colaborador do Departamento de Engenharia Civil como professor adjunto, lecionando até este semestre disciplinas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável para alunos de Engenharia Civil, Ambiental e outros cursos. Foi ainda diretor técnico do Instituto Brasil PNUMA (Comitê das Nações Unidas para o Meio Ambiente), diretor da Associação de Amigos do Jardim Botânico, conselheiro de várias ONGs de conservação ambiental e sócio-gerente da Hólos Consultoria Ambiental."

Professor Raul Rosas
Diretor do Departamento de Engenharia Civil


Professor Carlos Penna
Imagem obtida no site www.aspasiacamargo.com.br

:: 09/06/2011 - O Núcleo de Memória se une à tristeza da comunidade científica pela morte do professor Maurício de Almeida Abreu.

Foi professor titular da graduação e da pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e de fundamental importância para o início do programa de pós-graduação em Geografia da PUC-Rio. Autor dos livros "Evolução Urbana do Rio de Janeiro" e "Geografia Histórica do Rio de Janeiro: séculos XVI e XVII", este recém lançado.


Imagem do professor Maurício Abreu no lançamento de seu livro
"Geografia Histórica do Rio de Janeiro: séculos XVI e XVII", em fevereiro de 2011.

:: 11/04/2011 - Inauguração da sede do curso de Ciências Biológicas da PUC-Rio. Neste dia foi  inaugurada a exposição organizada em parceria com o Núcleo de Memória, com objetos relacionados a área e homenagem à profa. Graziela Maciel Barroso. (ver imagens aqui)

 

:: 03/04/2011 - O Núcleo de Memória se une ao pesar da família e do Departamento de Letras pela morte do professor Jürgen Walter Bernard Heye.

O professor Heye, do quadro principal do Departamento de Letras desde 1972, era graduado em Tradução pela Dometschetschule Zürich (1963) e doutor em Linguística pela Georgetown University (1970). Linguista de reconhecimento nacional e internacional, formou gerações de mestres e doutores e seus trabalhos de pesquisa têm ênfase em questões relativas ao Multilinguismo e Línguas de/em Contato. Sua produção acadêmica abarca, sobretudo, os seguintes temas: sociolinguística, bilinguismo, bilingualidade, línguas em contato, política e planificação linguística, diglossia e fonética. Foi um grande colaborador da PUC-Rio, tanto por sua produção e docência quanto por sua participação na administração do Departamento e do CTCH e nos órgãos colegiados da Universidade, que perde um excelente professor e pesquisador e um grande amigo.


Professor Jürgen Heye, na Aula Inaugural
do Depto. de Letras, em 06/05/2010.

 

:: 05/03/2011 - O Núcleo de Memória se une à tristeza e a perplexidade de toda a PUC-Rio pela morte súbita do professor Luiz César Monnerat Tardin, ocorrida no dia 05 de março de 2011 em Londres.

No sábado de Carnaval a PUC-Rio recebeu uma notícia triste e totalmente inesperada: o professor Luiz César Monnerat Tardin morreu de uma crise cardíaca, em Londres. Uma de suas últimas iniciativas na PUC-Rio foi a mobilização e organização da solidariedade da Universidade para com as muitas pessoas que perderam tudo na tragédia das chuvas que afetaram a região serrana em janeiro deste ano de 2011. Luiz César, que havia ele próprio perdido 11 primos em Nova Friburgo, de onde é sua família, soube superar sua dor pessoal e fez dos pilotis do Edifício da Amizade da PUC-Rio um posto de arrecadação e distribuição de auxílio para as pessoas afetadas pelas chuvas, e a faixa que demarcava o local de entrega das doações, ainda hoje presa nos pilotis, lembra que a força do que fazemos pelos demais vai mais longe que a nossa própria vida pessoal.


18/01/2011 - Fotógrafo Antônio Albuquerque - Acervo do Núcleo de Memória da PUC-Rio

Luiz César formou-se em Direito pela PUC-Rio em 1978 e obteve o título de mestre em Ciências Jurídicas também pela PUC-Rio em 1985. E em 2000 formou-se em Teologia também na PUC-Rio. Atualmente, além de professor de Cultura Religiosa, desempenhava várias funções na PUC-Rio, tais como as de Coordenador Central de Estágios, Coordenador Geral do Projeto Unicom, Coordenador do Núcleo UniTrabalho da PUC-Rio, Coordenador Geral da Revista Virtual da revista ERGON, Membro do conselho diretor do Centro Loyola de Fé e Cultura e Diretor Administrativo da Revista Atualidade Teológica. Era ainda o representante da PUC-Rio no Conselho da Cidade do município do Rio de Janeiro na Câmara Trabalho e Emprego.

Nos arquivos do Núcleo de Memória, selecionamos duas fotografias em que Luiz César aparece. A primeira delas é de um encontro de estudantes na Casa da Gávea e é de 1997. A segunda é de 2010, feita por ocasião da posse do Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. como Reitor da PUC-Rio.
 


1997 - Fotógrafo desconhecido - Acervo do Centro de Pastoral Anchieta da PUC-Rio

 

01/07/2010 - Fotógrafo Antônio Albuquerque - Acervo do Núcleo de Memória da PUC-Rio

 

O Núcleo de Memória, como toda a PUC-Rio, se une à dor da família e dos amigos de Luiz César no momento de sua despedida tão inesperada.

 

Ver na página Saudades deste site depoimentos de amigos e ex-alunos do Professor Tardin.

 

:: 22 a 26/11/2010 - III Seminário Nacional de Pós-Graduação em História das Instituições, na UNIRIO - ver aqui a programação.

 

:: 17/11/2010 - Homenagem a professores com medalha comemorativa aos 70 anos da PUC-Rio em reunião do Conselho Universitário.

Em reunião do Conselho Universitário realizada no auditório B6 da Ala Frings professores indicados pelos decanatos dos centros que compõem a universidade foram homenageados com a medalha comemorativa dos 70 anos da PUC-Rio. (veja imagens do evento)


Pelo Centro de Ciências Sociais (CCS):
- Prof. Francisco Mauro Dias (Direito)
- Prof. Ilmar Rohloff de Mattos (História)
- Prof. João Rua (Geografia)
- Profa. Ilda Lopes Rodrigues da SIlva (Serviço Social)
- Prof. Miguel Serpa Pereira (Comunicação Social)
- Prof. Paulo Cesar Motta (Administração)
- Prof. Eurico de Andrade Neves Borba (Sociologia e Política)
- Prof. José Arthur Rios (ex-professor da Escola de Sociologia e Política)
 

Pelo Centro Técnico Científico (CTC):
- Prof. Jaílson B. Andrade (Química)
- Prof. José Arthur Borges Cabral (Elétrica)
- Prof. Paulo Costa Ribeiro (Física)
- Prof. Nelio Domingues Pizzolato (Industrial)
- Prof. Celso de Araújo (Materiais)
- Prof. Marcelo Gatass (Informática)
- Prof. Franklin dos Santos Antunes (Civil)
- Prof. Luis Frenando A. Azevedo (Mecânica)
- Prof. Geovan Tavares dos Santos (Matemática)
 

Pelo Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH):
- Profa. Thereza Miranda (Artes & Design)
- Prof. Oswaldo Chateaubriand Filho (Filosofia)
- Profa. Rosina Dias Fernandes Wagner (Educação)
- Prof. Affonso Romano de Sant´Anna (Letras)
- Profa. Terezinha Feres-Carneiro (Psicologia)
- Prof. Felix Alejandro Pastor Piñeiro (Teologia).

:: 11/11/2010 - Encerramento oficial das comemorações dos 70 anos da PUC-Rio

A cerimônia ocorreu no ginásio da PUC-Rio, tendo início às 16:00h, com a presença do Grão-Chanceler da PUC-Rio, o Arcebispo Metropolitano Dom Orani João Tempesta, O. Cist., do Reitor da PUC-Rio, dos vice-reitores e do presidente da mantenedora, de representantes de instituições de fomento, ensino e pesquisa relacionadas à PUC-Rio, e professores e funcionários homenageados com a medalha comemorativa dos 70 anos da PUC-Rio.

No evento houve também o lançamento do livro PUC-Rio 70 anos, rumo aos 80, e a premiação dos ganhadores do Concurso de Monografias sobre a PUC-Rio organizado pela Vice-Reitoria Acadêmica.

Veja aqui imagens do evento.

:: 06/11/2010 - Falecimento do Padre Fernando Bastos de Ávila, S.J. - O Núcleo de Memória se une à tristeza de toda a PUC-Rio e, em especial do Departamento de Sociologia e Política do qual foi o fundador, pela morte do Pe. Fernando Bastos de Ávila, S.J. ocorrida no dia 06 de novembro em Belo Horizonte.

O Pe. Ávila é referência nacional e internacional na área de Sociologia e era membro da Academia Brasileira de Letras. Na PUC-Rio, foi o fundador do Instituto de Estudos Políticos e Sociais em 1954 – que mais tarde se tornaria a Escola de Sociologia e Política e, posteriormente, o Departamento de Sociologia e Política -. No IEPS, fundou em 1959 a Revista SPES, Síntese Política, Econômica e Social, da qual foi diretor responsável. O Pe. Ávila formou gerações de sociólogos brasileiros e a repercussão de sua morte na imprensa escrita e televisiva evidencia o quanto ele era querido e valorizado no meio intelectual brasileiro.

Para ler ou ouvir a entrevista dada por ele à Revista Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio – nº 1, jul/dez 2007, clique aqui.
 

:: 20/10/2010 - Abertura da Exposição PUC-Rio 70 anos, rumo aos 80 e premiação do Iº Concurso de Fotografia da PUC-Rio (veja as fotos do evento)

 

:: 19/10/2010 - Resultado final do Iº Concurso de Fotografia da PUC-Rio. A premiação ocorreu no Solar Grandjean de Montigny no dia 20/10/2010, às 18:00h.

 

:: 04/10/2010 - Lançamento do site comemorativo dos 70 anos da PUC-Rio (conheça o site) (veja as fotos do evento)
 

:: 27/09/2010 a 01/10/2010 - Exposição do Iº Concurso de Fotografia da PUC-Rio

Estiveram em exposição nos pilotis do Edifício da Amizade as 48 fotografias pré-selecionadas pela Comissão Julgadora do concurso, para votação popular nas categorias fotografia preto e branco e fotografia colorida. A urna esteve disponível para votação na própria exposição.

:: 05/08/2010 - Com pesar, comunicamos a morte da professora Claudia Maria de Castro, do Departamento de Filosofia. (ver mais detalhes)

:: 02/08/2010 - Iº Concurso de Fotografia da PUC-Rio - EU CONHEÇO A PUC DE COR

No aniversário de 70 anos da PUC-Rio o Núcleo de Memória e o Projeto Comunicar convidam alunos, ex-alunos, professores, ex-professores e funcionários e ex-funcionários a participar do Iº Concurso de Fotografia da PUC-Rio. O tema, Eu conheço a PUC de cor, propõe aos participantes fotografar a Universidade sob o ângulo de suas lembranças e experiências pessoais e expressar em imagens o que é apreendido pelas vias do afeto, de coração, de cor. A construção da memória supõe a dupla ação de registrar o tempo vivido e transformar o que é de cada um em memória coletiva feita no presente: comemorar. O concurso tem ainda como objetivos incentivar a prática da fotografia entre a comunidade acadêmica e estimular a participação de seus membros no registro do campus da PUC-Rio em seus aspectos acadêmicos, comunitários, cotidianos, arquitetônicos, naturais, culturais e artísticos.

ATENÇÃO - O edital do concurso foi retificado:

- O prazo foi extendido até o dia 15/09/2010;

- Passaram a ser aceitas imagens produzidas em meio analógico (filme fotográfico), porém estas devem ser entregues em meio digital (não serão aceitos negativos) em resolução de 600 dpi, além das cópias impressas já previstas no Edital (ver nele as especificações);

- Passaram a ser aceitas imagens produzidas com máquinas digitais a partir de 3 megapixels (anteriormente o mínimo eram 5 megapixels).

Ver mais informações sobre o Concurso no Edital abaixo.

:: EDITAL (RETIFICADO)

:: ANEXO

:: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÂO

:: 29/07/2010 - Com tristeza e gratidão pelos anos de convivência, comunicamos a morte do Professor Dionísio Dias Carneiro, do Departamento de Economia da PUC-Rio. (ver mais informações)

:: 01/07/2010 - Posse do novo Reitor da PUC-Rio - Após 15 anos como Reitor da PUC-Rio, o Pe. Jesus Hortal, S.J., transmitiu o cargo ao Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J., em cerimônia presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. (ver mais informações e imagens)

:: 24/06/2010 - Faperj 30 Anos - Sessão solene comemorativa dos 30 anos de sua criação e do centenário de nascimento de seu patrono, Carlos Chagas Filho. (ver convite)

:: 11/06/2010 - Celebrada a missa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da PUC-Rio, na Igreja do Campus. A missa comemorou também os 60 anos de ingresso na Companhia de Jesus do Padre Hortal, reitor da PUC-Rio, que ao final da celebração foi aplaudido de pé pelos presentes.

:: 09/06/2010 - Matéria sobre a PUC-Rio em seus 70 anos na revista Veja-Rio ("A nova cara da PUC"). (ver a matéria e um quadro cronológico anexo)

:: 02/06/2010 - Matéria no Jornal da PUC sobre as comemorações dos 70 Anos da Universidade, com destaque para o Núcleo de Memória. (ver a matéria)

:: 13/05/2010 - O Departamento de Direito da PUC-Rio convida a todos para a Aula Magna dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação que ficará a cargo do Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República. O tema enfocado será "Direito à Verdade e à Memória". Às 11:00h, Auditório FB-6, com a presença do Reitor Pe.Jesus Hortal Sánchez.

:: 04/06/2010 - Professor Manoel Luiz Salgado Guimarães - Missa de sétimo dia - terça feira, às 12:30h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Campus da PUC-Rio.

:: Seminário "Rio em Risco: o papel do meio físico no planejamento e gestão das cidades" - 4 a 7 de Maio de 2010 - Auditório do RDC, PUC­Rio

:: Colóquio "Aspectos Humanos da Favela Carioca: ontem e hoje" - 19 a 21 de maio 2010 - Salão Nobre do IFCS - UFRJ - Largo de São Francisco, 1, Centro - RJ

:: 15/04/2010 - PRUMO 2010 - Exposição do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio
Inauguração: 15 de abril de 2010 às 19h
Período: 16 de abril a 06 de maio de 2010
De 2ª a 6ª de 10h às 17h, no Solar Grandjean de Montigny – CCPUC-Rio
O curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio inaugura a exposição PRUMO 2010, com uma mostra significativa de sua produção ao longo dos últimos sete anos.
Além dos trabalhos premiados em concursos e bienais, a exposição conta com a projeção de imagens das próprias disciplinas, filmes de experiências urbanas, maquetes, processos de criação e execução dos exercícios, portfólios, apresentação dos melhores trabalhos realizados nos últimos anos e publicações produzidas pelo curso.
Maiores informações:
Secretaria do Curso de Arquitetura – gradarq@puc-rio.br e 3527-1828.
Solar Grandjean de Montigny – solargm@puc-rio.com.br e 3527-1434.

:: 05/04/2010 -  Posse da Professora Cleonice Berardinelli na Academia Brasileira de Letras - "A Academia Brasileira de Letras tem a honra de convidar para a posse da Senhora Cleonice Berardinelli, que será recebida pelo Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco, em 5 de abril de 2010, segunda-feira, às 21h. Especialista em Camões e Fernando Pessoa, a Professora Cleonice Berardinelli foi eleita no dia 16 de dezembro de 2009, na sucessão do Acadêmico Antônio Olinto, falecido em 17 de setembro do mesmo ano. Aos 93 anos, Cleonice é a sexta ocupante da Cadeira nº 8 dos membros efetivos da ABL. O evento terá transmissão ao vivo pelo Portal da ABL. <http://www.academia.org.br>".

:: fevereiro/2010 - Com pesar, muito carinho e gratidão pelos anos de trabalho de D.Suzana Gonçalves como Diretora da DBD-PUC-Rio e como presidente da CAPES, o Núcleo de Memória comunica sua morte e manifesta sua solidariedade à família.

:: 27/01/2010 - Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, ex-aluno e ex-professor da PUC-Rio, é nomeado Presidente do CNPq.

:: 17/12/2009 - Durante a Assembleia Universitária o Reitor, Pe.Jesús Hortal Sànchez, S.J., apresentou o Relatório das Atividades de 2009, fez um balanço dos 15 anos de sua gestão e entregou a Medalha D.Helder Camara para seis ex-alunos da PUC-Rio. No mesmo evento foi distribuída a Agenda PUC-Rio 2010, produzida pelo Núcleo de Memória da PUC-Rio.

:: 16/12/2009 - O Professor Carlos José Pereira de Lucena, Professor Titular do Departamento de Informática recebeu o título de Distinguished Scientist, atribuído pela Association for Computing  Machinery, a mais importante Sociedade Científica da área da computação.

:: 16/12/2009 - O Professor Carlos Tomei, Professor Titular do Departamento de Matemática, recebeu o título de Fellow da Society for Industrial and Applied Mathematics (SIAM). A Professora Cleonice Berardinelli, do Departamento de Letras, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras.

:: 24/11/2009 - Falecimento do Dr. Georg Herz, responsável pela implantação do primeiro computador da PUC-Rio, em 1960.

:: 15/09/2009 - O ex-aluno do Departamento de Informática da PUC-Rio, Cícero Nogueira dos Santos, foi o vencedor do Prêmio Solução Rio Info 2009, na Categoria Tese de Doutorado.

:: 19/06/2009 - Lançamento do site oficial do Ano Dom Helder Camara na PUC-Rio, com a presença do Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

:: 30/03/2009 - A Assessora da Vice-Reitoria de Desenvolvimento Maria da Graça Lima da Cunha aposentou-se no dia 30/03/2009, depois de 38 anos dedicados à PUC-Rio. Ela foi responsável pela organização e guarda de vasto acervo fotográfico e de documentos relacionados a história da universidade, hoje parte do Núcleo de Memória da PUC-Rio.

:: 27/03/2009 - Abertura do Ano Acadêmico de 2009 com Aula Magna de Dom Geraldo Lyrio Rocha sobre Dom Helder Câmara

:: 18/03/2009 - Falecimento do Professor Marcos da Silveira, do Departamento de Engenharia Elétrica.

:: 17/12/2008 - Assembléia Universitária presidida pelo Reitor Pe.Jesús Hortal Sànchez, S.J., no Auditório do RDC, na qual houve o lançamento da Agenda PUC-Rio 2009, produzida pelo Núcleo de Memória da PUC-Rio.

:: 05/12/2008 - Eduardo Gonçalves, pesquisador do Núcleo de Memória, apresentou a primeira monografia utilizando o acervo de imagens do Núcleo.

:: 26/11/2008 - Homenagem ao professor João Pitombeira, um dos fundadores do Departamento de Matemática, nos seus 70 anos

:: 05/11/2008 - Lançamento do livro de memórias de Leandro Konder, professor da Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio

:: 30/10/2008 - Maria Alice Rezende de Carvalho, professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, assumiu a presidência da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)

:: 04/09/2008 - O RioDataCentro perdeu um de seus colaboradores, o engenheiro José Augusto Pereira Telles.

:: 28 e 29/04/2008, Itaipava - Seminário de Preparação do PDI da PUC-Rio 2008 a 2012 - Pós-Graduação

:: 18/04/2008 - A Professora Margarida de Souza Neves apresentou a palestra "Pesquisa e Pós-Graduação na PUC-Rio: História e Memória"

:: 25/03/2008 - Fundador da Escola Médica de Pós-graduação da PUC-Rio fez 100 anos

:: 15/02/2008 - Programa de Teologia perde um de seus ex-alunos - Professor José Carlos Barcellos

:: 13/02/2008 - A PUC-Rio no 2º Prêmio Nacional Capes para Teses de Doutorado - Tese Premiada: Janaína Guimarães de Senna; Menção Honrosa: Joyce Anne Rodrigues Monteiro; Menção Honrosa: Angela Teresa Costa Sales

:: Em novembro de 2007 o Projeto Comunicar completou 20 anos de sua criação.

:: 27/11/2007 - O Departamento de Informática iniciou as comemorações de 40 anos do início de suas atividades.

:: 25/09/2007 - Lançamento do site do Núcleo de Memória da Pós-Graduação e da Pesquisa

:: 06 a 10/08/2007 - Durante o Congresso Internacional Foliations, Topology and Geometry in Rio, organizado pelo Departamento de Matemática da PUC-Rio, foi homenageado o Padre Paul Schweitzer, um dos fundadores do grupo brasileiro de pesquisa em Topologia.

:: 26/07/2007 - Missa em homenagem ao Padre Benkö - Um dos fundadores do Departamento de Psicologia e da pós-graduação na PUC-RIO, Padre Antonius Benkö completou 60 anos de sacerdócio.

:: Funcionário da Biblioteca da PUC, Reinaldo da Silva Guimarães, obteve o título de Doutor em Serviço Social

:: Abril/2007 - Primeira turma de Mestrado em Atuária da AL - Mariana Marques Lima e Priscila Kelly Sabino são as primeiras Mestras em Atuária da América Latina. Elas concluíram o mestrado do Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais da PUC-Rio.

:: Em 1986 houve a proposta da criação de um Centro de Memória da PUC-Rio.

 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Núcleo de Memória da PUC-Rio