PUC-Rio se destaca no RUF 2023 pela parceria com empresas e internacionalização
A Petrobras, uma das maiores fomentadoras de centros de pesquisa universitários do país, é a principal parceira da PUC-Rio

Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2023

Aluno utiliza sala de treinamento para mergulhadores na PUC-RioAluno em sala de treinamento para mergulhadores, na PUC-Rio - Ricardo Borges/Folhapress

A PUC-Rio, no critério pesquisa em colaboração com empresas - fator calculado na equação do indicador de inovação, e que também considera o número de patentes depositadas - aparece em primeiro lugar no Ranking Universitário Folha (RUF) 2023.

Entre as particulares, a PUC-Rio é a melhor no quesito internacionalização.

Para o Prof. Marcelo Gatass, Vice-reitor de Desenvolvimento, a parceria da PUC-Rio com a Petrobrás funciona como uma ponte para a Sociedade.

O Prof. Gustavo Robichez, Coordenador Central de Parcerias e Inovação da instituição, afirma que: "As parcerias e a internacionalização estão numa fronteira que a gente deve fortalecer. Pretendemos exercitar ainda mais o diálogo com empresas e países e avançar na cooperação estratégica".

Uma das grandes parcerias firmadas com a PUC-Rio é a Petrobras. A empresa possui 70 termos de cooperação firmados com a Universidade.

Luciano Felipe Carvalho, gerente geral do Cenpes (Centro de Pesquisa da Petrobras), diz: "O sucesso e a longevidade dessa parceria são pautados na excelência do corpo técnico da PUC-Rio, na infraestrutura atualizada de seus laboratórios, em suas conexões com a indústria e demais atores do ecossistema de inovação e no pioneirismo em áreas como inteligência artificial".

Leia a matéria completa em: