Angela V. Olinto, ex-aluna da PUC-Rio, é nomeada para o cargo de Provost da Universidade de Columbia

Data de publicação: 22/01/2024

Foto da Profa. Angela Olinto Angela V. Olinto - Foto: Columbia University

Ex-aluna da PUC-Rio, Professora Angela V. Olinto, renomada física de astropartículas e decana da Divisão de Ciências Físicas da Universidade de Chicago, foi nomeada para o cargo de Provost da Universidade de Columbia, a partir de 1º de abril de 2024.

Olinto é pioneira em física de astropartículas, com contribuições para o entendimento das origens inflacionárias do universo, dos efeitos cosmológicos dos campos magnéticos, da estrutura das estrelas de nêutrons, dos raios cósmicos de alta energia, dos raios gama e neutrinos.

A professora também possui uma vasta experiência em administração e liderança acadêmica, e é membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Brasileira de Ciências. Ela nasceu em Boston, mas passou sua infância no Brasil, onde se formou em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ela fez seu doutorado em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Cabe ao cargo de Provost garantir a excelência acadêmica da Universidade de Columbia.