PUC-Rio e Hospital São Francisco na Providência de Deus inauguram parceria

Data de publicação: 21/12/2023

Foto dos participantes do evento Inauguração da placa da parceria firmada entre o Hospital São Francisco na Providência de Deus e a PUC-Rio - Foto: Vini Verta

Em evento realizado na segunda-feira, 18 de dezembro, foi inaugurada a parceria entre a PUC-Rio e o Hospital São Francisco na Providência de Deus, gerenciado pela Associação e Fraternidade São Francisco De Assis na Providência de Deus, uma organização cristã e sem fins lucrativos.

O hospital, localizado no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, será utilizado para práticas dos alunos de graduação do novo curso de Medicina da PUC-Rio. A casa é referência em cirurgias de transplantes de rim e fígado, bariátricas, e também na área de saúde mental, tanto para pacientes do SUS quanto para aqueles cobertos por planos de saúde. A fraternidade se destaca pelo trabalho com dependentes químicos e projetos educacionais voltados para crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença de Dom Orani João Tempesta, OCist., Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A PUC-Rio foi representada por seu Reitor, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., que foi acompanhado pelo Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Prof. Hilton Augusto Koch, e pelo Diretor do Departamento de Medicina e Saúde da PUC-Rio, Prof. Jorge Biolchini.

Representando a Associação Lar São Francisco de Assis, estiveram presentes o Sr. Nilson de Ângelo, Superintendente Administração da ALSF, e Frei Timóteo, como representante do Presidente Nato da Associação e Fraternidade Lar São Francisco na Providência de Deus, Frei Francisco Belotti.

Estiverem também presentes, prestando apoio para a construção desta parceria, os representantes da Academia Nacional de Medicina, nas figuras da sua presidente, Dra. Eliete Bouskela, além da Dra Margareth Dalcomo e do Dr. Jorge Alberto Costa e Silva.

A parceria levará o ensino da Universidade para dentro do hospital, e permitirá que os futuros formandos em Medicina da PUC-Rio prestem ajuda assistencial nos projetos da Associação na Região Amazônica, como por exemplo, os barcos-hospitais.