Data de publicação: 11/10/2023

Nota de esclarecimento

Prezada Comunidade,

Conforme nota precedente, a PUC-Rio reafirma que somente a Reitoria representa sua voz institucional e está autorizada a exercê-la.

Em um momento tão difícil, em que vidas estão sendo perdidas, precisamos unir nossas forças, como Comunidade Universitária, para combater qualquer ação que fira o princípio básico do respeito mútuo e promover a compreensão e a harmonia entre todos.

Nesse sentido, repudiamos as atitudes e postagens da atual gestão do DCE, que não representam o pensamento e a cultura expressos no Marco Referencial desta Pontifícia Universidade Católica. Embora faça parte da Comunidade Universitária, como um órgão de representatividade maior do corpo discente e tenha uma função histórica de grande importância, precisamos lembrar que o DCE tem personalidade jurídica própria e goza de autonomia. Por isso, deve se responsabilizar exclusivamente por seus atos e publicações. Outrossim, a PUC-Rio reafirma seu compromisso contra o antissemitismo e o terrorismo, a favor de uma cultura de paz.

A PUC-Rio também lamenta o ocorrido durante o debate do dia 10/10. Todo e qualquer debate universitário deve ser um espaço de liberdade de pensamentos e convicções, no esforço contínuo de manter a cordialidade e o respeito mútuos. Como instituição educativa, precisamos salvaguardar o papel do professor como educador sereno em constante diálogo com os estudantes que estão sob nossa responsabilidade.

Assim, a Reitoria convoca todos os Vice-reitores, Assessores Especiais, Decanos e Diretores de Departamentos Acadêmicos e Unidades Administrativas, para que se coloquem à disposição de todos os que os procurarem. É necessário exercer uma escuta empática para auxiliar o restabelecimento da serenidade em nosso Campus. Exortamos, então, toda a Comunidade Universitária ao discernimento e à vigilância para conservar e promover nosso modo de proceder, baseado no respeito, no diálogo e na solidariedade, sobretudo para com os que sofrem. Segundo nossa Identidade e Missão, temos um compromisso inalienável com uma cultura de Paz e Concórdia.

Por fim, a Reitoria convoca todos os membros da Comunidade Educativa que, unidos a todas as pessoas de boa vontade, possam promover jornadas pessoais e coletivas de oração profunda ou reflexão por esse triste capítulo da história que estamos vivendo. Que saibamos honrar a memória das vítimas, manifestando solidariedade e proximidade espiritual para com suas famílias, amigos e comunidades. Elevamos, pois, incessantes preces, implorando ao Deus de Amor e de Misericórdia pela Paz e pela Concórdia.

Assinatura do Reitor Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.

Download da nota