NOTA DE ESCLARECIMENTO
Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2023

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na sua missão, tem como Instituição, o cultivo dos valores humanos e da ética, afirmando o primado da pessoa sobre as coisas. Ela investe no crescimento profissional e humano, não somente no corpo docente, mas também em seu corpo técnico-administrativo, pois, dessa forma, a universidade e principalmente os alunos, poderão colher ensino de qualidade e um ambiente que o ajude a desenvolver-se por completo.

É importante recordar que, atualmente, a PUC-Rio conta com um total de 3.668 funcionários, entre professores e corpo técnico-administrativo e, dentre estes, 1.299 estão acima dos 50 anos, praticamente 42% de toda a universidade. E, entre o corpo discente, 23% são aqueles com mais de 50 anos de idade, um total de 2.534 alunos.

No âmbito da formação, a universidade iniciará cursos à distância, no formato EAD, para todas as idades, olhando com atenção as pessoas que já tiveram uma primeira formação – entre elas, muitos com mais de 50 anos.

Junto ao Vicariato para a Caridade Social, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, centenas de projetos sociais são realizados para a comunidade interna e externa da universidade. Somos uma universidade comunitária (sem fins lucrativos), e buscamos apoiar nossos alunos em situação de fragilidade social. Vale recordar que a PUC-Rio mantém 40% de alunos bolsistas.

Neste momento, está acontecendo na Universidade o Plano de Desligamento Incentivado (PDI). Este plano é uma reedição de planos similares lançados em 2019 e 2021. Esclarecendo, então, este Plano tem o intuito de assegurar a mobilidade de carreira e atuar com justiça em processos de ajustes do quadro funcional, em vista da continuidade da Instituição. O Plano de Desligamento é gerenciado pela Diretoria de Recursos Humanos e de livre adesão para funcionários técnico-administrativos, com mais de 10 anos de casa e aposentados por algum órgão de previdência pública.

A principal motivação para tais condições é assegurar a permanência do funcionário, após o desligamento, no plano de saúde coletivo que a PUC-Rio mantém com uma operadora, bem como assegurar que o funcionário desligado terá uma renda oriunda de previdência pública para a sua manutenção futura.

A PUC-Rio tem sido profundamente respeitosa com os seus colaboradores e, por isso, optou pelo PDI, ao invés de um puro e simples desligamento. É uma evidência do zelo que a PUC-Rio sempre demonstrou e seguirá mantendo no tratamento a seus funcionários.

Assessoria de Comunicação PUC-Rio

DOWNLOAD da nota