Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2023

Prezada Comunidade Universitária,

Esclarecendo o Plano de Desligamento Incentivado na PUC-RIO, ele tem o intuito de assegurar a mobilidade de carreira e atuar com justiça em processos de ajustes do quadro funcional.

Este plano (PDI), em vigor e com encerramento no dia 15 de setembro, é de livre adesão para funcionários técnico-administrativos com mais de 10 anos de casa e aposentados por algum órgão de previdência pública. Ele é gerenciado pela área de Recursos Humanos da Universidade.

O PDI contempla também um incentivo relacionado ao subsídio atualmente praticado pela PUC-Rio nas mensalidades dos planos de saúde de seus funcionários. Ele busca assegurar que o funcionário que optou pelo plano, terá uma renda oriunda de previdência pública para a sua manutenção futura.

A prática do PDI, aplicada também em outras instituições, foi usada em outros momentos pela área de Recursos Humanos da universidade. Sendo que o último PDI ocorreu há cinco anos.

A PUC-Rio tem sido profundamente respeitosa com os seus colaboradores e por isso optou pelo PDI, ao invés de um puro e simples desligamento. É uma evidência do zelo que a PUC-Rio sempre demonstrou e seguirá mantendo no tratamento a seus funcionários.

Assessoria de Comunicação PUC-Rio

DOWNLOAD da nota

COMENTÁRIO DA VRAF SOBRE A NOTA DE ESCLARECIMENTO
Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2023

Prezada Comunidade Universitária,

Complementando a Nota anterior, lembramos que o Plano de Desligamento Incentivado (PDI) em vigor e com encerramento no dia 15/09/2023, é uma reedição de planos similares lançados em 2019 e 2021. É gerenciado pela Diretoria de Recursos Humanos e de livre adesão para funcionários técnico-administrativos com mais de 10 anos de casa e aposentados por algum órgão de previdência pública. A principal motivação para tais condições é assegurar a permanência do funcionário, após o desligamento, no plano de saúde coletivo que a PUC-Rio mantém com uma operadora.

Como diz a Nota, o próprio oferecimento de um PDI demonstra o cuidado da PUC-Rio para com seus funcionários, evidenciado, também, quando procura se assegurar de que o funcionário desligado terá uma renda oriunda de previdência pública para a sua manutenção futura.

Ricardo Tanscheit
Vice-reitor Administrativo e Financeiro

DOWNLOAD do comentário da nota

Data de publicação: 14/09/2023