A voz da comunidade PUC

Por: Ana Costa / Foto: Gabriela Doria

Ao dedicar apenas alguns minutos para responder ao questionário da Avaliação Interna, alunos professores e funcionários contribuem para melhorar toda a Universidade. Ao fim do processo, os dados obtidos na pesquisa são transformados em informação e repassados aos dirigentes da PUC-Rio. O Coordenador Central de Planejamento e Avaliação Acadêmica, professor Marco Antonio Casanova, explica a importância de participar da Avaliação Interna, que começa nesta segunda-feira, 6, e pode ser feita até o dia 7 de novembro, no site www.puc-rio.br/cpa. Casanova lembra que, ao participar dessa iniciativa, cada integrante da comunidade PUC pode ser um agente de mudança.

O que é Avaliação Interna?

Marco Antonio Casanova: É uma ampla avaliação da Universidade como um todo, que envolve toda a comunidade PUC, alunos, professores e os funcionários, desde a infraestrutura até o lado acadêmico da nossa vida aqui dentro. Por isso, ela é feita a cada dois anos, porque abrange um território muito mais amplo do que a avaliação de professores, por exemplo, que ocorre semestralmente. A Avaliação Interna é uma ação em que toda a comunidade da PUC participa.

Como é realizado o processo?

Casanova: O processo é feito, essencialmente, de forma eletrônica. Há duas maneiras para chegar ao questionário, que é direcionado para grupos específicos de pessoas: professores, alunos, funcionários. Por um link que será enviado por e-mail ou pelo PUC On-line. Embora haja esse direcionamento, a avaliação é totalmente anônima, pois é realizada por dois sistemas. O primeiro identifica o grupo que a pessoa pertence, e o segundo registra a avaliação de maneira totalmente anônima.

Qual a importância de participar?

Casanova: Não leva mais que 15 minutos para responder ao questionário. É uma coisa bastante simples e útil para todos nós. Não é uma informação que vai para a gaveta. Os dados viram informação, que é repassada aos dirigentes da Universidade e os ajuda na hora de tomar uma decisão. Quem responde ao questionário passa a ser parte do fluxo que transforma dados em informação e informação em ação. Passa a ser um agente de mudança na Universidade. Este processo de captura de dados é muito importante por ser a voz da comunidade que dá informações preciosas à administração. Nesse sentido, é essencial ouvir todos os participantes dos seus vários grupos, e saber o que eles acham do funcionamento da Universidade, desde a infraestrutura até a parte acadêmica.

Qual o objetivo da coleta de dados?

Casanova: A PUC-Rio tem um número grande de cursos de graduação, de pós-graduação e toda uma infraestrutura da biblioteca ao pessoal que cuida do estacionamento. É muito difícil, para os dirigentes da Universidade, serem oniscientes e conseguirem avaliar tudo com exatidão. A avaliação Interna tem como objetivo fazer uma análise mais detalhada e comparativa. As informações obtidas são comparadas com as informações das avaliações anteriores e comparadas entre si no mesmo ano, com os dados dos vários setores e, em seguida, são repassadas para os responsáveis por cada setor. Desta maneira, é apontado o que precisa ser melhorado, o que já está bom, o que já evoluiu e até identificar pontos que passaram despercebidos e que precisam de melhorias.

Fonte: PUC Urgente