Ementa de Disciplina

×

SOC1380

ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

4 créditos

Ementa

Cultura como sistema de significação. Consumo como objeto da cultura. Consumo, comunicação, identificação e representação. Trocas simbólicas e o imaginário do consumo. Socialização, classificação e hierarquização através do consumo. Mídia e difusão do consumo. Consumo e mediação social. Aspectos da cultura brasileira e consumo.

Bibliografia BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. Cultura, consumo e identidade; Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. MILLER, Daniel.  Trecos, troços e coisas estudos antropológicos sobre cultura material; Rio de Janeiro: Zahar, 2013. COSTA, Jurandir Freire.  O vestígio e a aura corpo e consumismo na moral do espetáculo; Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
Bibliografia Complementar BAUMAN, Zygmunt.  Vida para consumo a transformação das pessoas em mercadoria; Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. CAMPBELL, Colin. Ética romântica e o espírito do consumismo moderno; Rio de Janeiro: Rocco, 2001. GARCIA CANCLINI, Nestor.  Consumidores e cidadãos conflitos multiculturais da globalização; Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999. DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron.  O mundo dos bens para uma antropologia do consumo; Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette; MACHADO; Maria Lúcia. O luxo eterno da idade do sagrado ao tempo das marcas; São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Pré-requisitos

Nenhum pre-requisito encontrado para SOC1380

Co-requisitos

Nenhum co-requisito encontrado para SOC1380

Última atualização da ementa: 27/03/2017