Ementa de Disciplina

fechar X

COM1106

TEORIA DA COMUNICACAO I

Ementa

Introdução ao aspecto simbólico dos processos sociais. As relações entre comunicação e cultura. A cultura como sistema de significação. O simbólico como matéria de comunicação. Os processos de comunicação e os conceitos fundamentais para análise do simbólico. Mito, ritual e ideologia na sociedade industrial. A comunicação de massa e a cultura brasileira.

Bibliografia ECO, Umberto. A estrutura ausente; São Paulo: Perspectiva, 2001. LEACH, Edmund.  Cultura e comunicação a lógica pela qual os símbolos estão ligados uma introdução ao uso da análise estrutural em antropologia social; Rio de Janeiro: Zahar, 1978. RODRIGUES, José Carlos. Antropologia e comunicação: princípios radicais; Rio de Janeiro/São Paulo: Editora PUC-Rio/Loyola, 2003.
Bibliografia Complementar COELHO NETTO, J. Teixeira. Semiótica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo; São Paulo: Perspectiva, 2003. JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação; São Paulo: Cultrix, 2005. MATTELART, Armand; MATTELART Michèle. História das teorias da comunicação; São Paulo: Loyola, 2007. ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo; São Paulo: Brasiliense, 1990. SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral; São Paulo: Cultrix, 2004.
Pré-requisitos

Nenhum pre-requisito encontrado para COM1106