Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Teologia

Linha de pesquisa

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DO AT E NT

PROF. HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI

Projeto de Pesquisa: Metodologia e Intertertextualidade: O uso do AT nos Evangelhos
Já Santo Agostinho traduzia essa relação afirmando que o Novo Testamento está latente no Antigo e o Antigo está patente no Novo (Quaest. in Hept. 2,73). Atualmente, o método de leitura do NT a partir do uso dos textos do AT se popularizou no Brasil com a tradução da obra de G. K. BEALE, “O uso do Antigo Testamento no Novo Testamento: Exegese e interpretação”. São Paulo: Vida Nova, 2013. Ele é um dos muitos autores que se debruçaram sobre a temática. O presente projeto tem por objetivo analisar o uso das passagens veterotestamentárias nos Evangelhos evidenciando sua continuidade, novas intuições ou rupturas.

Exegese de textos dos Evangelhos Sinóticos
Os evangelhos ocupam um lugar de destaque no cânon do NT. A própria “Dei Verbum” no-lo indica ao dizer que “ninguém ignora que, entre todas as Escrituras, mesmo do Novo Testamento, têm os Evangelhos o primeiro lugar, enquanto são o principal testemunho da vida e doutrina do Verbo encarnado, nosso Salvador” (n. 18). Esta linha de pesquisa tem por objetivo a análise de textos dos evangelhos sinóticos visando um maior aprofundamento de sua teologia, evidenciando temas como a cristologia, a pneumatologia, a eclesiologia, a escatologia, a ética, dentre outros. Além disso, a história da interpretação dos textos servirá para se perceber o avanço na compreensão de passagens singulares.

PROF. LEONARDO AGOSTINI FERNANDES

Continuidade, descontinuidade e unidade nas relações entre Antigo e Novo Testamento: metodologias e interdisciplinaridade
Nesta linha de pesquisa, busca-se interpretar e compreender textos do NT, percebendo o que há em comum e diferente entre os dois Testamentos, adentrando com mais propriedade na novidade do NT em relação ao AT (cf. Hb 1,1-2). A chave de leitura e interpretação é Jesus de Nazaré, reconhecido como Messias e proclamado Filho de Deus, plenitude da Revelação e, por isso, exegeta por excelência que garante a autêntica interpretação do AT (cf. Lc 24,27), como fizeram os autores do NT. Além disso, o projeto aprofunda a dinâmica bíblica que orienta o trabalho exegético, a reflexão teológica e os desafios que uma pastoral possui quanto à atualização da mensagem dos textos bíblicos nos vários contextos da vida eclesial e social.

Temas inerentes ao Pentateuco
O projeto busca articular determinados temas que são inerentes ao Pentateuco e que incidem sobre a organização social, cultural e religiosa do Israel pós-exílico: a figura e o papel de Moisés; a sublimidade de Sião; a centralidade do lugar de culto em Jerusalém; as reformas empreendidas por Esdras e Neemias e suas conseqüências; a esperança depositada na monarquia, no sacerdócio e no messianismo.

Exegese Bíblica Veterotestamentária: Interpretação e leitura canônica de textos proféticos.
Descrição: O projeto busca individuar e determinar as temáticas de cunho profético que ajudem a perceber os elementos que estariam na origem das diferentes teologias presentes no Antigo Testamento a partir da sua forma final e canônica.
Dentre as principais temáticas destacam-se: o yôm YHWH; a sublimidade de Sião; a monarquia, o sacerdócio e os profetas em conflito; a Torah nos profetas; a dinâmica e a influência do êxodo em textos proféticos; a vocação messiânica, entre identidade e missão no profetismo bíblico; a teshuvah nos e dos profetas; a justiça social e o valor da pessoa humana; a mediação profética como reconciliação e restabelecimento da justiça sócio-familiar. Este projeto de pesquisa amplia e enriquece os projetos que já estão em curso na área bíblica do Departamento de Teologia da PUC-Rio, pois contempla novos espaços e formas de abordagens da Bíblia atentas aos fenômenos religiosos em expansão. Esta linha de pesquisa oferece aos alunos de graduação, futuros e potenciais candidatos ao mestrado e ao doutorado, a possibilidade para aprofundar determinados temas proféticos dentro de uma perspectiva que também considere a dimensão, a leitura e a interpretação canônica da Bíblia utilizando uma metodologia científica apropriada aos textos. Com isto, há uma inserção do corpo discente no debate acadêmico atual da área de teologia bíblico, que procura perceber e propor a coerência interna dos diferentes temas presentes nos livros que formam a Bíblia. Grande destaque se dá, neste campo, aos escritos proféticos, porque neles se buscam os vários e os diferentes pontos de contato com os temas centrais do Pentateuco, dos Livros Históricos e dos Livros Sapienciais. Esta integração ajuda a perceber as relações e a dinamicidade interna que perpassam a Bíblia como um todo orgânico e articulado de acordo com o desenvolvimento do Plano histórico-literário dos textos bíblicos. Fica favorecida a postura de quem se aproxima desses textos a fim de encontrar neles tanto o sentido literal como o sentido espiritual.

PROFª. MARIA DE LOURDES CORRÊA LIMA

Tradição e literatura bíblica
Estudo da tradição antecedente e consequente à cristalização escrita da Bíblia, analisando os seguintes temas: a passagem da revelação à tradição oral e escrita; a questão da inspiração dos textos sagrados; a tradição manuscrita; a formação do conjunto dos textos sagrados; a tradição consequente e a interpretação dos textos bíblicos. Será considerado também o fenômeno das releituras intra-bíblicas, seja entre textos veterotestamentários seja entre textos dos dois Testamentos.

Instituição e teologia no Antigo Testamento
Estudo das principais instituições do Antigo Testamento e seu valor teológico em diversos tipos de texto. Instituições a serem estudadas: a monarquia; o sacerdócio e o templo.

O sistema verbal hebraico na literatura profética bíblica
Estudo do funcionamento das formas verbais hebraicas na literatura narrativa e poética, a partir da     perspectiva da lingüística textual.

PROF. WALDECIR GONZAGA

Análise dos livros Bíblicos e Extrabíblicos do Novo Testamento
Análise dos vários corpora do Novo Testamento: Evangelhos Sinóticos, Atos do Apóstolos, corpus Joanino (Evangelho, Cartas e Apocalipse), corpus das Cartas Paulinas, corpus das Católicas e Hebreus, Apócrifos ou Pseudepígrafos do Novo Testamento. Exegese e interpretação de textos dos livros Bíblicos e Extrabíblicos do NT, bem como análise do Cânon do NT.

Temas inerentes ao Novo Testamento
O projeto busca estudar temas que são inerentes ao Novo Testamento a fim de compreender o alcance e a dimensão histórica e religiosa dos textos, bem como os fenômenos sócio-culturais que estão no seu entorno.

Análise retórica bíblica semítica
Realizar estudos para aprofundar-se no conhecimento do Método de Análise Retórica Bíblica Semítica, aplicando-o a textos do Antigo Testamento e do Novo Testamento, de livros Bíblicos e de Extrabíblicos. Este Projeto está intimamente ligado ao Grupo de Pesquisa junto ao CNPq, liderado pelo mesmo professor.
Início: 2019

 

Linha de pesquisa

RELIGIÃO E MODERNIDADE

PROFª. FRANCILAIDE DE QUEIROZ RONSI

Mística e espiritualidade do cotidiano
Diante de um contexto religioso plural, a experiência do Mistério como centro da vida religiosa pode superar a tentação de absolutismos e exclusivismos, bem como o perigo do indiferentismo. A experiência religiosa do cristão, enraizada na intimidade com Deus, no experimentar a vida em profundidade, no resgate da imagem e semelhança desse Deus em sua vida e história, todas as suas dimensões são restauradas e integradas.

Teologia espiritual encarnada
Em um contexto marcado pela secularização nos deparamos com uma realidade caracterizada pela busca do sagrado, testemunhada pelo fenômeno denominado “movimento religioso” que atinge as religiões. No cristianismo surge o desafio para uma espiritualidade que humanize e integra todas as dimensões que constituem o ser humano, que o impulsione para o exercício da alteridade e que evite o distanciamento entre a espiritualidade e o compromisso social.

PROFª. LUCIA PEDROSA DE PÁDUA 

Mística, Teologia e Humanização
O projeto está vinculado à Linha de Pesquisa Religião e Modernidade, do PPG da PUC-Rio. Insere-se nas sub-áreas de Teologia fundamental-sistemática e Teologia Prática, e aprofunda em temas específicos de inter-relação entre a teologia sistemática, a espiritualidade e a mística cristã. Conexões entre a teologia (especialmente antropologia), a mística e a espiritualidade cristãs, na atualidade e ao longo da história. A importância da integração dos espaços ético, estético, interpessoal e interior na espiritualidade humanizadora. A mística no contexto sociocultural moderno e pós-moderno.

Antropologia teológica e ecologia integral
O projeto está vinculado à Linha de Pesquisa Religião e Modernidade, do PPG da PUC-Rio. Insere-se nas sub-áreas de Teologia fundamental-sistemática e Teologia Prática, e aprofunda temas de Antropologia Teológica em diálogo com as ciências que sustentam uma ecologia integral, como a filosofia, a ética e as ciências da terra. Dado o contexto de crise socioambiental, investiga-se em que sentido a antropologia teológica pode contribuir com uma ecologia integral (Laudato Si’) e ser por ela interpelada. A pesquisa aborda aspectos teórico-práticos da interligação entre os seres humanos, Deus, o cosmos e a natureza. Entre estes aspectos: interligação entre as imagens de Deus, do ser humano e do cosmos; revisão das noções de pecado, mal e paraíso; consideração da dimensão antropológico-cósmica da salvação; inter-relação entre a formação da identidade e da responsabilidade com a alteridade; aspectos urbanos e antropologia; aprofundamento na proposta humanizadora integral da fé cristã; engajamento no apoio de propostas locais de defesa do ambiente em consonância com uma antropologia cosmicamente enraizada.

“Qual Maria?” Figuras de Maria no desenvolvimento da teologia e no pontificado do Papa Francisco
O projeto está vinculado à Linha de Pesquisa Religião e Modernidade, do PPG da PUC-Rio. Insere-se nas sub-áreas de Teologia fundamental-sistemática e Teologia Prática, e aprofunda em temas específicos de Mariologia, em perspectiva histórica e hermenêutica. Dado o horizonte teológico-crítico estabelecido pelo Concílio Vaticano II e as peculiaridades da piedade popular, investigam-se as diferentes maneiras de apresentar a figura de Maria em autores representativos para o desenvolvimento da teologia e devoção marianas. Qual Maria (ou quais) foi apresentada ao longo da história da teologia e do desenvolvimento da mística cristã? No período pós-conciliar, a ênfase está na teologia mariana no pontificado do Papa Francisco, através de seus principais documentos e dos discursos e homilias nos santuários marianos.

PROF. LUÍS CORRÊA LIMA 

História da Igreja e Modernidade: Permanências e Mudanças
Projeto de pesquisa sobre a relação entre modernidade e cristianismo, contemplando algumas de suas repercussões na sociedade e na vida intra-eclesial católica. No Ocidente – de raízes greco-romanas, judaico-cristãs e suas permanências duradouras – surgiu a modernidade como um novo ciclo civilizatório, trazendo consigo uma visão de mundo e uma forma de organização da sociedade. Esta modernidade incide na Igreja, desencadeando grandes transformações.

PROFª. MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER 

A experiência do divino nas religiões do Livro
A linha se propõe pesquisar comparativamente os principais elementos das três religiões do livro: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, sobretudo no que diz respeito ao conceito e experiência de Deus e à dinâmica da revelação desse Deus e a fé que Ele suscita.

Literatura contemporânea e pensamento teológico
A linha se propõe, juntamente com pesquisadores de outras instituições, iniciar uma reflexão e uma produção bibliográfica sobre as relações entre a teologia e a literatura brasileira e mundial.

Místicos e místicas do século XX
No século chamado “sem Deus” a linha de pesquisa pretende trabalhar com histórias de vida de homens e mulheres cuja experiência de Deus não tirou do mundo mas fez elaborar um pensamento original que contribuiu para a transformação social.

PROF. PAULO FERNANDO CARNEIRO DE ANDRADE 

Crise da modernidade e teologia latino-americana
Investiga as conseqüências que a Crise da Modernidade e o surgimento dos novos paradigmas culturais e científicos trazem para a Teologia Latino-americana, seja no tocante à questão do método, seja dos novos temas que surgem no seu horizonte, seja ainda em relação às práticas pastorais e sócio-políticas que se inspiram nesta teologia.

 

Linha de pesquisa

FÉ E CULTURA

Projetos de pesquisa

PROF. ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES

Ministérios de serviço: identidade, sacramentalidade, missão e contribuições pastorais.
Esse projeto de pesquisa propõe aprofundar diversas questões que gravitam em torno dos chamados “ministérios de serviço” da comunidade eclesial que desempenham importante função evangelizadora e educadora. Tais ministérios realizam-se sobremaneira através dos sacramentos da ordem e do matrimônio, entendidos como mediações privilegiadas que a comunidade eclesial possui. No centro das investigações desse projeto, estarão temas como: sacramentalidade, ordem, matrimônio, ministerialidade, família, dentre outras.

Questões atuais de Teologia Pastoral
Esse projeto de pesquisa propõe aprofundar diversas questões fundamentais no âmbito teológico-pastoral atual, tais como: a evolução dessa disciplina no quadro maior da Teologia; a reflexão teológico-pastoral produzida pelo Vaticano II; as principais correntes e projetos de teologia pastoral emersos nos últimos anos, com especial enfoque, às correntes e projetos latino-americanos; os problemas de pastoral especial, tais como: a pastoral urbana; a evangelização; a catequese; o pluralismo religioso; a vida paroquial, a relação entre ética e pastoral e etc.

Questões atuais de Pastoral Profética
Esse projeto de pesquisa propõe aprofundar diversas questões que gravitam em torno da dimensão profética da comunidade eclesial, que é lugar e, ao mesmo tempo, desempenha o ministério pastoral de levar os interlocutores da ação evangelizadora a entrarem em diálogo com o evento da Revelação de Deus, no seu Cristo. Tal dimensão profética realiza-se sobremaneira através das mediações privilegiadas que a comunidade eclesial elabora nos campos do testemunho, do anúncio, da catequese e da formação teológica que estarão no centro das investigações desse projeto.

PROF. ANDRÉ LUIZ RODRIGUES DA SILVA

Aplicação da metodologia patrística ao pensamento contemporâneo
Estuda as contribuições da reflexão dos Padres Igreja na perspectiva do retorno às fontes antigas do Cristianismo, dando especial atenção à Metodologia em Teologia e à Cristologia.

PROF. ANTONIO LUIZ CATELAN FERREIRA

A teologia de Joseph Ratzinger – Bento XVI
Estuda a produção teológica de Joseph Ratzinger e o Magistério de Bento XVI, com ênfase nos temas eclesiológicos e litúrgico-sacramentais e realiza a tradução de sua produção bibliográfica. Alguns elementos do projeto são desenvolvidos conjuntamente com a Sociedade Ratzinger Brasil, a Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger (Itália) e o Institut Papst Benedikt XVI (Regensburg).

Eclesiologia: História e Questões Atuais
Estuda os grandes temas da eclesiologia à luz de seu desenvolvimento histórico e das questões atuais a eles correlatas. Especial ênfase é dada para a temática da relação entre sinodalidade, colegialidade e primado e suas implicações teóricas, pastorais e ecumênicas.

PROF. CESAR AUGUSTO KUZMA 

Eclesiologias e questões de laicidade
Trazer para o estudo as questões que envolvem as eclesiologias, seus conceitos, orientações, noções e percepções e relacioná-las numa perspectiva de laicidade, como horizonte de compreensão necessário para o diálogo com a sociedade e com as exigências humanas e sociais atuais. Buscar compreender a condição e posição dos cristãos(ãs) leigos(as), isto é, daqueles(as) que não possuem votos religiosos/sagrados, mas que pela vivência/experiência da fé interagem no meio em que vivem e respondem de forma autônoma às questões éticas, políticas e sociais. Apontar novas perspectivas de ação e entendimentos teológicos e religiosos.

A esperança cristã e as questões atuais da escatologia
O objetivo deste projeto é estudar em nível escatológico as relações humanas diante dos conflitos de sua vida pessoal (vida, nascimento, morte e ressurreição); na sua ação coletiva (neste instante, destacam-se as diversas expressões e movimentos teológicos contemporâneos e outras temáticas afins) e a ação cósmica (questão ecológica e cósmica). Com o intuito de obter melhores resultados, o projeto também possibilita a relação da escatologia com a cristologia, pneumatologia e eclesiologia. O projeto também abre espaço para o estudo de autores que possam contribuir para o desenvolvimento da temática escatológica contemporânea.

PROF. LUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANA

Questões atuais de Teologia Litúrgica
O intento do nosso projeto de pesquisa é desdobrar e aprofundar os tópicos essenciais que concernem à relação intrínseca existente entre “teologia” e “liturgia”. E isso com o fito de extrairmos as conseqüências catequético-pastorais de tal relação.

PROFª. MARIA TERESA DE FREITAS CARDOSO

Questões sobre a Igreja e os diálogos
Estudam-se temas da Igreja – em sua natureza, sua fé, seu culto e sua práxis, e sua vida, presença e missão no mundo, tendo em vista seu interesse para o diálogo ecumênico e inter-religioso, e temas do significado ou das realizações dos diálogos, importantes para a reflexão teológico-pastoral e a vida da Igreja.

Laudato Si’ no antropoceno: ecologia integral & arquitetura do cuidado ecumênico
Estudo sobre temas levantados a partir da Laudato Si’, na perspectiva do Antropoceno e arquitetura do cuidado ecumênico. Destaques para: Ecologia integral. Casa e cuidado. Criação, imagem, economia e ecumenismo. Antropocentrismo e humanismo. Diálogo e missão. Fraternidade e Paz. Hospitalidade. Sobriedade feliz e pobreza evangélica. Tecnologia e responsabilidade. Perspectivas educacionais. Teologia, Bíblia e outros saberes. Cultura do encontro e do diálogo. Encontro e diálogo de ciências, religiões e culturas no antropoceno e para uma ecologia integral.