Brasão

> Pós-Graduação e Pesquisa> Mestrado e Doutorado > Página anterior

Imagem ilustrativa de Pós-Graduação
 
 

Projetos de pesquisa Imagem ilustrativa deste item

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DO AT E NT

itemProjeto de pesquisa: Análise dos livros Bíblicos e Extrabíblicos do NT
Pesquisador Responsável: Waldecir Gonzaga
Análise dos vários corpora do Novo Testamento: Evangelhos Sinóticos, Atos do Apóstolos, corpus Joanino (Evangelho, Cartas e Apocalipse), corpus das Cartas Paulinas, corpus das Católicas e Hebreus, Apócrifos ou Pseudepígrafos do Novo Testamento. Exegese e interpretação de textos dos livros Bíblicos e Extrabíblicos do NT, bem como análise do Cânon do NT.

itemProjeto de pesquisa: Continuidade, descontinuidade e unidade nas relações entre Antigo e Novo Testamento.
Pesquisador Responsável: Leonardo A. Fernandes
Nesta linha de pesquisa, busca-se interpretar e compreender textos do NT, percebendo o que há em comum e diferente entre os dois Testamentos, adentrando com mais propriedade na novidade do NT em relação ao AT (cf. Hb 1,1-2). A chave de leitura e interpretação é Jesus de Nazaré, reconhecido como Messias e proclamado Filho de Deus, plenitude da Revelação e, por isso, exegeta por excelência que garante a autêntica interpretação do AT (cf. Lc 24,27), como fizeram os autores do NT.

itemProjeto de pesquisa: Temas seletos dos escritos joaninos
Pesquisador responsável: Isidoro Mazzarolo 
O estudo abrange a teologia de João no quadro da exegese e teologia do final do primeiro século. A relação dos escritos de João com Lucas e a com os evangelhos sinóticos. A pesquisa aproxima ainda a leitura dos textos de João, fazendo o caminho da crítica literária, crítica textual e semântica, com os textos herméticos e a gnose sobre o Logos (e o evangelho de Tomé), a filosofia grega e a superação do pensamento de João para a construção de um tratado cristológico, uma tese própria do Filho do Homem e a comunhão (koinonia) diferenciais no NT.

itemProjeto de pesquisa: Exegese dos evangelhos sinóticos
Pesquisador responsável: Isidoro Mazzarolo
O estudo se desenvolve na análise dos evangelhos sinóticos, suas características, seu texto, contexto, crítica literária, crítica textual, crítica histórica e hermenêutica. O primeiro nível é uma discussão sobre as fontes, as camadas redacionais e o contexto da origem de cada evangelho. O segundo nível é a crítica interna e externa, as influências contextuais, a relação com o helenismo, a sinagoga e a política de Roma. O terceiro passo é a busca das correntes hermenêuticas, as comunidades como formadoras de opinião, a sua importância na redação final dos textos e as propostas para uma nova lógica comunitária e uma sociedade do amor e justiça.

itemProjeto de pesquisa: Tópicos de Antropologia Paulina
Pesquisador responsável: Isidoro Mazzarolo
A linha de pesquisa se debruça sobre o livro dos Atos e Cartas Paulinas, com textos seletos dentro do contexto helenístico-judaico e sua visão antropológica. O estudo começa pela investigação exegética, crítica textual, literária e sociológico dos conceitos gregos de sociedade, pessoa e religiosidade, ambiente onde Paulo de Tarso nasce e cresce. Passa-se depois para a cultura judaica, seguindo o mesmo método. Por fim, a nova consciência do Apóstolo depois de assumir o cristianismo. Investigando os testemunhos dos Atos dos Apóstolos e das cartas paulinas e deutero-paulinas, o estudo privilegia os elementos antropológicos, a consideração pela mulher, a dimensão teológica de gênero e a síntese feita pelo Apóstolo dos elementos culturais por ele conhecidos e vividos da graça, do Espírito e da Liberdade.

itemProjeto de pesquisa: A análise narrativa aplicada aos textos dos Evangelhos Sinóticos.
Pesquisador responsável: José Otácio Oliveira Guedes
A pesquisa terá como objeto material os textos dos Evangelhos Sinóticos. O encaminhamento da pesquisa será feito a partir dos seguintes passos: 1. Utilização do Método histórico-crítico, dada a natureza de literatura produzida em tempo e cultura diferentes do tempo e cultura do leitor real; 2. Aplicação da “análise narrativa”, dado que a expressão da Palavra de Deus se dá pelo texto no seu estado final, a análise narrativa favorecerá à percepção do texto como “espelho” com seu componente que toca a vida; 3. Hermenêutica com categorias da filosofia existencial e da realidade latino-americana que permitam o texto alcançar o ouvinte-leitor contextualizado.

itemProjeto de pesquisa: A relação semântica e teológica de textos ao interno do cânon do NT.
Pesquisador responsável: José Otácio Oliveira Guedes
O objeto material da pesquisa será o cânon do NT. O objeto formal se dá na perspectiva de relação    semântica e teológica de textos ao interno do NT. Com as conquistas da exegese bíblica, hoje se fala de “teologias” do NT: teologia de Paulo, teologia de João, teologia de Mateus e, assim, de cada autor ou livro. A presente pesquisa pretende evidenciar que há cortes transversais que permitem colher testemunhos comuns entre textos de corpora distintos. O método utilizado nesta pesquisa será o método histórico-crítico, auxiliado com outro método ou abordagem que a natureza dos textos exigir (análise retórica; análise narrativa; abordagem canônica).

itemProjeto de pesquisa: Temas inerentes ao Pentateuco
Pesquisador responsável: Leonardo Agostini Fernandes
O projeto busca articular determinados temas que são inerentes ao Pentateuco e que incidem sobre a organização social, cultural e religiosa do Israel pós-exílico: a figura e o papel de Moisés; a sublimidade de Sião; a centralidade do lugar de culto em Jerusalém; as reformas empreendidas por Esdras e Neemias e suas conseqüências; a esperança depositada na monarquia, no sacerdócio e no messianismo.

itemProjeto de pesquisa: Interpretação e leitura canônica de textos proféticos
Pesquisador responsável: Leonardo Agostini Fernandes
O projeto busca individuar e determinar as temáticas de cunho profético que ajudem a perceber os elementos que estariam na origem das diferentes teologias presentes no Antigo Testamento a partir da sua forma final e canônica. Dentre as principais temáticas destacam-se: o yôm YHWH; a sublimidade de Sião; a monarquia, o sacerdócio e os profetas em conflito; a Torah nos profetas; a dinâmica e a influência do êxodo em textos proféticos; a vocação messiânica, entre identidade e missão no profetismo bíblico; a teshuvah nos e dos profetas; a justiça social e o valor da pessoa humana; a mediação profética como reconciliação e restabelecimento da justiça sócio-familiar. 

         
itemProjeto de pesquisa: Bíblia e Teologia: relações, metodologias e interdisciplinaridade  entre exegese, teologia, fé e praxe pastoral
Pesquisador responsável: Leonardo Agostini Fernandes
O projeto aprofunda a dinâmica bíblica que orienta o trabalho exegético, a reflexão teológica e os desafios que uma pastoral possui quanto à atualização da mensagem dos textos bíblicos nos vários contextos da vida eclesial e social. Os participantes do projeto obterão uma compreensão mais clara e aplicada sobre as relações entre Bíblia e Teologia, que possibilite a verificação da presença e das tendências metodológicas usadas na ação evangelizadora e catequética que a Igreja vem desenvolvendo como parte integrante da sua missão salvífica no decorrer da história.

itemProjeto de pesquisa: Exegese Bíblica: princípios de interpretação e metodologia
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
O projeto visa estudar os métodos de interpretação bíblica utilizados atualmente, avaliando seu alcance e seus limites, e investigar os princípios a eles subjacentes, procurando traçar os elementos fundamentais da hermenêutica bíblica e de sua concreta aplicação no trabalho exegético, com particular atenção à inter-relação Antigo-Novo Testamento.

itemProjeto de pesquisa: Exegese bíblica: intertextualidade e teologia
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
Estudo dos princípios que governam a categoria “intertextualidade” e sua aplicação na análise de textos do Antigo e do Novo Testamento.

itemProjeto de pesquisa: O sistema verbal hebraico bíblico
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
Estudo do funcionamento das formas verbais hebraicas na literatura narrativa e poética, a partir da perspectiva da lingüística textual.

itemProjeto de pesquisa: História, Memória e Literatura Bíblica
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
O Grupo de Pesquisa articula as áreas de História Antiga (com ênfase no Judaísmo e Cristianismo Primitivo) e Exegese Bíblica. Tem por finalidade melhor compreender o alcance e a dimensão histórica e religiosa dos textos bíblicos, bem como os fenômenos sócio-culturais que estão no seu entorno.

itemProjeto de pesquisa: O sistema verbal hebraico na literatura profética bíblica
Pesquisadora responsável: Maria de Lourdes Corrêa Lima
Estudo do funcionamento das formas verbais hebraicas na literatura profética, a partir dos trabalhos recentes na linha da lingüística textual.

Voltar

RELIGIÃO E MODERNIDADE

itemProjeto de pesquisa: Antropologia Teológica em contexto de pós-modernidade
Pesquisador responsável: Joel Portella Amado
Compreensão do ser humano, sua autonomia diante de Deus, do mundo e do outro no atual momento histórico. Diálogo com a chamada “Teologia da Prosperidade”, a partir das questões teológicas a ela subjacentes. Interpelação que tais questões trazem para a teologia, pontos irrenunciáveis e pensamento teológico diante dos novos paradigmas.

itemProjeto de pesquisa:Teologia e diálogo com as ciências
Pesquisador responsável: Joel Portella Amado
Estuda a relação entre a teologia e a compreensão do mundo, do ser humano e de Deus trazida pelas novas e aceleradas descobertas das ciências em geral, notadamente das ciências exatas.

itemProjeto de pesquisa:Mística e Humanização na Espiritualidade Cristã.
Pesquisadora responsável: Lúcia Pedrosa de Pádua
O projeto visa refletir sobre a mística como experiência universal, presente em todas as religiões e na espiritualidade cristã sob diversas formas, enfatizando os fundamentos teológicos de uma mística humanizadora e integradora, contribuindo para o discernimento eclesial no contexto atual de buscas religiosas plurais e de injustiça social.

Projeto de Pesquisa: Espiritualidade, Teologia e Humanização.
Pesquisadora responsável: Lúcia Pedrosa de Pádua
O projeto visa aprofundar na relação entre espiritualidade e teologia, ao longo da história e no nosso contexto, com ênfase no aspecto humanizador e transformador da espiritualidade cristã, que envolve a integração dos diversos espaços do humano, como o estético, o ético, o interpessoal e o interior, em diálogo com o contexto sócio-cultural moderno e pós-moderno.

itemProjeto de pesquisa:História da Igreja e Modernidade: Permanências e Mudanças
Pesquisador responsável: Luís Corrêa Lima
Projeto de pesquisa sobre a relação entre modernidade e cristianismo, contemplando algumas de suas repercussões na sociedade e na vida intra-eclesial católica. No Ocidente - de raízes greco-romanas, judaico-cristãs e suas permanências duradouras - surgiu a modernidade como um novo ciclo civilizatório, trazendo consigo uma visão de mundo e uma forma de organização da sociedade. Esta modernidade incide na Igreja, desencadeando grandes transformações.

itemProjeto de pesquisa: Os três monoteísmos (Judaísmo, Cristianismo e Islam) e a experiência de Deus
Pesquisadora responsável: Maria Clara Lucchetti Bingemer
Estudo comparativo de conceitos centrais nestas três tradições religiosas (revelação, fé, tradição), com destaque para a comparação entre os místicos pertencentes às três religiões.

itemProjeto de pesquisa:A experiência do divino nas religiões do Livro
Pesquisadora responsável: Maria Clara Lucchetti Bingemer
A linha se propõe pesquisar comparativamente os principais elementos das três religiões do livro: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, sobretudo no que diz respeito ao conceito e experiência de Deus e à dinâmica da revelação desse Deus e a fé que Ele suscita.

itemProjeto de pesquisa: Literatura contemporânea e pensamento teológico
Pesquisadora responsável: Maria Clara Lucchetti Bingemer
A linha se propõe, juntamente com pesquisadores de outras instituições, iniciar uma reflexão e uma produção bibliográfica sobre as relações entre a teologia e a literatura brasileira e mundial.

itemProjeto de pesquisa: Místicos e místicas do século XX
Pesquisadora responsável: Maria Clara Lucchetti Bingemer
No século chamado "sem Deus" a linha de pesquisa pretende trabalhar com histórias de vida de homens e mulheres cuja experiência de Deus não tirou do mundo mas fez elaborar um pensamento original que contribuiu para a transformação social.

itemProjeto de pesquisa: Diálogo ecumênico e inter-religioso em seus movimentos e seus documentos
Pesquisadora responsável: Maria Teresa de Freitas Cardoso
Estudo de aspectos da compreensão e da realização do ecumenismo; de questões na temática da unidade e do diálogo; de documentos resultantes do diálogo ecumênico (bilateral e multilateral;  e de pontos de interesse para diálogo no âmbito inter-religioso.

itemProjeto de pesquisa: : Questões sobre a Igreja e os diálogos
Pesquisadora responsável:
Maria Teresa de Freitas Cardoso
Estudam-se temas da Igreja – em sua natureza, sua fé, seu culto e sua práxis, e sua vida, presença e missão no mundo, tendo em vista seu interesse para o diálogo ecumênico e inter-religioso, e temas do significado ou das realizações dos diálogos, importantes para a reflexão teológico-pastoral e a vida da Igreja.

itemProjeto de pesquisa: Crise da modernidade e teologia latino-americana
Pesquisador responsável: Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Investiga as conseqüências que a Crise da Modernidade e o surgimento dos novos paradigmas culturais e científicos trazem para a Teologia Latino-americana, seja no tocante à questão do método, seja dos novos temas que surgem no seu horizonte, seja ainda em relação às práticas pastorais e sócio-políticas que se inspiram nesta teologia.

Voltar

FÉ E CULTURA

itemProjeto de pesquisa:Aplicação da metodologia patrística ao pensamento contemporâneo.
Pesquisador Responsável: André Luiz Rodrigues da Silva
Estuda as contribuições da reflexão dos Padres Igreja na perspectiva do retorno às fontes antigas do Cristianismo, dando especial atenção à Metodologia em Teologia e à Cristologia.

itemProjeto de pesquisa: Questões atuais de Sacramentologia
Pesquisador responsável: Abimar Oliveira de Moraes
Estudo das questões mais prementes da Sacramentologia hoje, com especial atenção à sua relação com a Teologia e a aplicação pastoral.

itemProjeto de pesquisa: Questões atuais de Teologia Pastoral
Pesquisador responsável: Abimar Oliveira de Moraes
Esse projeto de pesquisa propõe aprofundar diversas questões fundamentais no âmbito teológico-pastoral atual, tais como: a evolução dessa disciplina no quadro maior da Teologia; a reflexão teológico-pastoral produzida pelo Vaticano II; as principais correntes e projetos de teologia pastoral emersos nos últimos anos, com especial enfoque, às correntes e projetos latino-americanos; os problemas de pastoral especial, tais como: a pastoral urbana; a evangelização; a catequese; o pluralismo religioso; a vida paroquial, a relação entre ética e pastoral e etc.

itemProjeto de pesquisa: A ação evangelizadora dos cristãos leigos e leigas na Igreja e no mundo.
Pesquisador responsável: Cesar Augusto Kuzma
Este projeto estuda as seguintes questões: 1) A real situação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e no mundo; 2) Sua vocação e missão; 3) Uma visão de Igreja a partir dos cristãos leigos e leigas, em perspectiva de comunhão; 4) Uma espiritualidade própria.

itemProjeto de pesquisa: A esperança cristã e as questões atuais da escatologia.
Pesquisador responsável: Cesar Augusto Kuzma
O objetivo deste projeto é estudar em nível escatológico as relações humanas diante dos conflitos de sua vida pessoal (vida, nascimento, morte e ressurreição); na sua ação coletiva (neste instante, destacam-se as diversas expressões e movimentos teológicos contemporâneos e outras temáticas afins) e a ação cósmica (questão ecológica e cósmica). Com o intuito de obter melhores resultados, o projeto também possibilita a relação da escatologia com a cristologia, pneumatologia e eclesiologia. O projeto também abre espaço para o estudo de autores que possam contribuir para o desenvolvimento da temática escatológica contemporânea.

itemProjeto de pesquisa: Questões atuais de Teologia Litúrgica
Pesquisador responsável: Luiz Fernando Ribeiro Santana
O intento do nosso projeto de pesquisa é desdobrar e aprofundar os tópicos essenciais que concernem à relação intrínseca existente entre “teologia” e “liturgia”. E isso com o fito de extrairmos as conseqüências catequético-pastorais de tal relação.

itemProjeto de pesquisa: Inculturação da fé cristã.
Pesquisador responsável: Mario de França Miranda
Estuda as condições para que a fé seja acolhida em culturas diversas, examinando simultaneamente o que resulta disto para a própria compreensão da fé.

itemProjeto de pesquisa: A Teologia Simbólica (Teologia Patrística).
Pesquisador responsável: Paulo Cezar Costa
Investigar-se-á as obras e o pensamento dos principais autores dos primeiros séculos do cristianismo no seu contexto social, cultural, religioso, político e econômico, considerando que muitas renovações no pensamento e na vida da Igreja nasceram sob o signo dos Padres.

itemProjeto de pesquisa: Cristologia: Abordagens e Desafios.
Pesquisador responsável: Paulo Cezar Costa
Nas últimas décadas, a cristologia foi objeto de grandes estudos e se desenvolveram diversas abordagens cristológicas: cristologia transcendental, cristologia cósmica, cristologia trinitária, cristologia histórica, cristologia escatológica, cristologias da libertação, cristologias asiáticas, cristologias africanas, etc. Mediante esta riqueza de abordagens, vamos aprofundar os principais autores e as questões prementes das diversas tendências cristológicas.

Voltar