Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Química
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração, Linhas de pesquisa e Projetos vinculados
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:
posqui@puc-rio.br
Telefones:
(21) 3527-1334
Fax:
(21) 3527-1637
item Coordenador
Prof. Dr. Nicolas Adrian Rey
item Secretaria

Local:
Departamento de Química
Rua Marquês de São Vicente, 225 Sala 772A
22453-900 Gávea
Rio de Janeiro - RJ

Horário de atendimento:
de 2as. as 6as.feiras
de 8:00 - 11:30 e de 14:00 - 17:00h

Secretária(o):
Maria de Fátima Silva de Almeida

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o programaImagem ilustrativa deste item

item Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Química da PUC-Rio (PPG-Qui) foi criado em 1969 com o curso de mestrado, e em 1971 deu-se o início ao curso de Doutorado.
Desde a sua criação até 2015, o PPG-Qui já formou 374 mestres e 178 doutores. De acordo com a última avaliação trienal (2010-2012) da CAPES, o programa obteve a nota 5 em escala que vai a 7.

O corpo docente do PPG-Qui é formado hoje por 18 docentes permanentes e 1 colaboradora. Desse total, 68% foram incorporados ao programa nos últimos 8 anos, devido à troca por aposentadoria e criação de novas vagas. Esse processo de transformação e ampliação do quadro docente derivou de uma política de fortalecimento do Departamento de Química implementada pela administração da Universidade. O perfil do novo corpo docente foi pensado para mesclar docentes experientes e novos profissionais e para fortalecer a atuação do Programa nas quatro grandes áreas da Química, incorporando a Orgânica e a Físico-Química às áreas já tradicionais de Analítica e Inorgânica do programa. Como reflexo da mescla de profissionais em diferentes fases da vida profissional, hoje o corpo docente é formado por 50% de bolsistas de produtividade do CNPq, assim divididos: 1A (1), 1B (1), 1C (1), 1D (3) e 2 (4). Outros 5 docentes que ainda não possuem bolsa CNPq foram contratados nos últimos 3 anos. Além disso, reconhecendo a crescente atuação inter- e transdisciplinar da Química, a renovação do corpo docente incluiu profissionais que atuam em interface com outras áreas, como Geoquímica, Oceanografia, Biologia, Engenharia, Medicina, entre outras.

A pesquisa no PPG-Qui é desenvolvida através da colaboração e da sinergia com outras universidades e centros de pesquisa do Rio de Janeiro e de vários outros estados do país. O programa sempre priorizou a interação com pesquisadores e instituições do exterior. A inserção internacional do PPG-Qui tem sido fomentada por projetos em colaboração que garantem a mobilidade internacional de alunos e docentes. Por outro lado, deve-se destacar a interação forte do PPG-Qui com o setor produtivo. Isto se dá através da execução de uma série de projetos de pesquisa e de desenvolvimento, particularmente com as empresas ligadas à indústria do petróleo e à indústria farmacêutica.

A infraestrutura de pesquisa disponibilizada para o aluno do PPG-Qui conta com laboratórios funcionais e equipamentos modernos de pequeno, médio e grande portes que garantem a formação dos alunos e a execução dos trabalhos de dissertações e teses nas dependências da PUC-Rio. Os projetos em colaboração e/ou convênios com órgãos de fomente e colaboração com o setor produtivo garantem recursos para aquisição e manutenção de equipamentos, assim como a contratação de pessoal técnico e de pesquisadores vinculados.

Voltar

item Objetivos

O objetivo do PPG-Qui da PUC-Rio é formar recursos humanos nos níveis de Mestrado e de Doutorado que sejam qualificados e com visão crítica para desenvolver a pesquisa científica inovadora e multidisciplinar na área de Química e nas suas múltiplas interfaces, atendendo à demanda técnica e de inovação da indústria, assim como para atuar no magistério de ensino superior. O programa busca a capacitação científica, técnica e cultural do aluno ao colocá-lo em contato com a teoria e a prática de modernas técnicas preparativas e instrumentais, sendo primando por uma formação com base na ética e na responsabilidade social e ambiental.
Como objetivos específicos, podemos listar:

  • Formação de recursos humanos capacitados para desenvolver pesquisa científica inovadora e independente, com enfoque na multi- e na trans-disciplinaridade;
  • Buscar a inovação em química (entende-se por inovação desenvolver algo novo ou uma abordagem nova, que funcione e que faça diferença em relação ao que já existe);
  • Buscar interação com a indústria, órgãos ambientais e de controle de qualidade visando a resolução de problemas reais;
  • Contribuir para o avanço do conhecimento das diversas áreas da química;
  • Buscar interação com outras ciências básicas e aplicadas na busca de soluções de problemas complexos que afetam a sociedade;
  • Promover interações e trocas de informação com outras universidades e institutos de pesquisa buscando sinergia para a resolução de problemas que necessitem de conhecimentos e especializações complementares.
  • Contribuir para o bem-estar da população brasileira, em especial, a do Estado do Rio de Janeiro, através da interação com outras ciências básicas e aplicadas na busca de soluções de problemas complexos, assim como na prestação de serviços e atividades de consultoria demandadas pela sociedade civil organizada, empresas e representantes do poder público;
  • Fomentar novos talentos através da realização de eventos voltados para os alunos do ensino médio

 

Voltar

item Histórico

No inicio da década de 70, o programa de pós-graduação do Departamento de Química (DQ) da PUC-Rio começou na área de Quimica Analitica Inorgânica, sob a coordenaçao do Pe. Leopoldo Hainberger S.J., que foi o fundador do DQ da PUC-Rio. Houve significativa contribuição de professores vindos principalmente da Alemanha, como o prof. Erich Ludwig Minzl, que ficou responsavel pela disciplina de Quimica Analitica Avançada, tanto na teoria como na parte experimental; o Prof. Norbert Fritz Miekeley, na disciplina de Radioanalitica, com o prof. Klaus Paul Wagener como visitante, especialista em radioisótopos do Centro de Pesquisas Nucleares (KFA) em Juelich e Professor Titular de Biofísica da Universidade Tecnológica de Aachen, e com o brasileiro prof. Armi Wanderlei da Nobrega, na disciplina de Quimica Eletroanalitica.
No início, o PPG-Qui atuou fortemente em Química Analítica Inorgânica devido à colaboração de professores vindos principalmente da Alemanha, com enfoque nas subáreas de química nuclear, espectroscopia e química ambiental. Em seguida, outros docentes vindos de diferentes partes do país e doutores formados no próprio programa compuseram o corpo docente. O programa foi pioneiro no país e tornou-se referência durante as décadas de 1970 a 1990 em diversos ramos da química analítica (inorgânica e orgânica), química ambiental e química oceanográfica. Nos anos 1980 e 1990 se formou o grupo EANA (Espectroscopia Atômica e Nuclear Aplicada) que formou vários espectroscopistas analíticos do Brasil. Na década de 2000 o grupo se expandiu com a espectroanalítica molecular eletrônica. Na década de 1980 o curso de mestrado oferecia ênfase em Química do Mar, com recursos da SECIRM (Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar. Em 1987 foi implementada a área de Química Inorgânica através da contratação de especialistas de tal forma a se ter dois ou três professores da área. Na PUC se formou o grupo pioneiro de bio-inorgânica no Rio de Janeiro e o de estudos da química inorgânica do petróleo. Essas ações ajudaram o departamento a alcançar destaque em escala regional e nacional.

 

Voltar

item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

Em 2012 foi feita uma profunda reformulação buscando atender às novas diretrizes para pós-graduação em Química estabelecidas pela CAPES. O programa passou a ter apenas a área de concentração em Química, e quatro (4) linhas de pesquisa foram organizadas, com o seguinte detalhamento:

  sub-item Áreas de concentração: Química Analítica e Química Inorgânica
 
Linhas de pesquisa

1) Desenvolvimento de Métodos Analíticos: métodos ópticos, espectrometria, cromatografia e eletroanalítica.
2) Fármacos e Interações Químico-Biológicas: síntese e caracterização de compostos bioativos; planejamento racional de fármacos e controle de qualidade de fármacos.
3) Energia, Meio Ambiente e Ciências do Mar: catálise; caracterização e controle da qualidade de combustíveis fósseis e biocombustíveis; geoquímica e prospecção do petróleo; biogeoquímica e geocronologia; processo, mecanismos de reação e modelagem.
4) Nanociências: síntese e caracterização, simulação, nanovetores magnéticos e automontagem molecular.


Voltar

item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado e Doutorado  
  Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5 para o quadriênio 2013-2016. Aprovado pelo Parecer CNE/CES do MEC no. 288/2015, de 08/07/2015.
Títulos atribuídos:
Mestre e/ou Doutor em Química

Voltar

item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

sub-item Mestrado  
 

Oi. Obter em mínimo de 24 créditos, assim distribuídos:

- 16 créditos em disciplinas obrigatórias do Departamento, em nível de Pós-Graduação;
- 8 créditos em disciplinas eletivas do Departamento, em nível de pós-Graduação, podendo ser 03 desses créditos serem obtidos de outros Departamentos, ressaltadas as possibilidades previstas no Regulamento dos Programas de mestrado e doutorado da PUC-Rio


ii. Ser aprovado em exame de língua inglêsa (LET3101, compreensão textual).
iii. Apresentar, defender e ser aprovação em Dissertação de Mestrado (QUI 3000) e entregar, na secretaria do Departamento de Química, os exemplares necessários da versão definitiva da mesma Química.


sub-item Doutorado  
 

i. Obter um mínimo de 47 créditos, assim distribuídos:


- 16 créditos em disciplinas obrigatórias do Departamento, em nível de Pós-Graduação;
- 31 créditos em disciplinas eletivas (teóricas e práticas) em nível de Pós-Graduação, com a aprovação do Orientador. Até 06 créditos podem ser obtidos em disciplinas de pesquisa conduzida pelo candidato, sob orientação do seu Orientador. Seis (06) créditos podem ser obtidos em disciplinas de outros Departamentos, em nível de Pós-Graduação.

ii. Ser aprovado em exame de duas línguas, inglês, francês ou alemão. A língua já testada no Mestrado será computada para o Doutorado.

iii. Ser aprovado em Exame de Qualificação (QUI 3004).

iv. Apresentar, defender e ser aprovado em Tese de Doutoramento (Qui 3001) e entregar, na secretaria do Departamento de Química, os exemplares necessários da versão definitiva da mesma.

Voltar

Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

sub-item Mestrado  
 
  • Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação emitido por orgão oficial de Instituição de Ensino Superior (IES) de cursos devidamente reconhecidos pelo MEC. Títulos obtidos no exterior deverão cumprir exigências constantes da Resolução 18/22 de 20/02/2002.  OBS.:  O candidato deverá apresentar à D.A.R., o diploma de Graduação no ato da apresentação dos documentos para a matrícula, pois sem a mesma não poderá efetuá-la.
  • Ser aprovada de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão de Pós-Graduação, que constará de Edital de Seleção específico
  • Os alunos de Graduação em Química poderão aproveitar disciplinas cursadas na Pós-Graduação, respeitadas as regras e condições impostas pela Coordenação do curso de Graduação

sub-item Doutorado  
 
  • Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Mestrado, emitido por orgão oficial da Instituição de Ensino Superior (IES) de cursos devidamente reconhecidos pelo MEC. O candidato ao Doutorado, que ainda não tiver defendido sua Dissertação de Mestrado, deverá anexar à documentação uma declaração da Coordenação do Programa informando a data prevista da defesa de sua Dissertação de Mestrado.  Essa defesa deverá ocorrer antes da matrícula para o curso.
  • Em casos excepcionais, o aluno que obtiver desempenho excelente na obtenção dos créditos do Curso de Mestrado poderá solicitar a passagem para o curso de Doutoramento, ouvida a Comissão de Pós-Graduação do Departamento.
  • Satisfazer os requisitos de admissão de acordo com o Regulamento Interno da Comissão de Pós-Graduação, aprovado pelo departamentoPossuir título de Mestre em Química ou em áreas afins

Voltar

item Grade curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

Os currículos de Mestrado e Doutorado apresentam disciplinas de caráter obrigatório e disciplinas eletivas. Uma vez matriculado, o aluno receberá do Professor Orientador designado instruções sobre as diciplinas eletivas que deverá cursar.

Mestrado e Doutorado

Química Analítica

Disciplinas Obrigatórias
Créditos
QUI 2224 Química Analítica Avançada
4
QUI 2433 Físico-Química Avançada
3
QUI 2523 Laboratório de Química Avançada
2
QUI 2880 Seminário I
1
QUI 2950 Metrologia Química
3
QUI 3000 Dissertação de Mestrado (1)
0
QUI 3001 Tese de Doutorado (2)
0
QUI 3004 Exame de Qualificação (2)
0
LET 3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
0
QUI 3203 Estágio Docência da Graduação (1)
3
QUI 3213 Estágio Docência da Graduação (2)
3
QUI 3223 Estágio Docência da Graduação (2)
3

(1) Mestrado
(2) Doutorado

Química Inorgânica

Disciplinas Obrigatórias
Créditos
QUI 2412 Química Inorgânica Avançada I
4
QUI 2433 Fisico-química Avançada
4
QUI 2523 Laboratório de Química Avançada
2
QUI 2880 Seminário I
1
QUI 2950 Metrologia Química
3
QUI 3000 Dissertação de Mestrado
0
QUI 3001 Tese de Doutorado2
0
QUI 3004 Exame de Qualificação2
0
LET 3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
0
QUI 3203 Estágio Docência da Graduação(1)
3
QUI 3213 Estágio Docência da Graduação(2)
3
QUI 3223 Estágio Docência da Graduação(2)
3

(1) Mestrado
(2) Doutorado

Química Analítica

Disciplinas Eletivas
Créditos
QUI 2620 Química Eletroanalítica
3
QUI 2621 Métodos Espectroscópicos I
3
QUI 2622 Métodos Espectroscópicos II
3
QUI 2623 Cromatografia Líquida Moderna
2
QUI 2624 Métodos Radioquímicos e Nucleares em Química Analítica
3
QUI 2627/29 Tópicos Especiais de Química Analítica
3
QUI 2630 Métodos de Separação
3
QUI 2640/42 Tópicos Especiais de Química Orgânica
3
QUI 2643/45 Tópicos Especiais de Química Orgânica
2
QUI 2646 Métodos de Análise de Compostos Orgânico
3
QUI 2647 Química Orgânica Avançada
3
QUI 2681 Química Nuclear
3
QUI 2684 Química Aquática
3
QUI 2685 Química Oceanográfica
3
QUI 2720 Laboratório de Eletroanálise
2
QUI 2721 Laboratório de Métodos Espectroscópio I
2
QUI 2722 Laboratório de Métodos Espectroscópio II
2
QUI 2724 Laboratório de Química Analítica Nuclear I
2
QUI 2726 Laboratório de Metodos Analíticos em Química do Mar
2
QUI 2727/29 Tópicos Especiais de Química Analítica
2
QUI 2731 Laboratório de Métodos de Separação
2
QUI 2740 Laboratório de Analíse Compostos Orgânicos
2
QUI 2781 Laboratório de Química e Instrumentação Nuclear
2

(1) Pré-requisito: QUI 3004

Química Inorgânica

Disciplinas Eletivas
QUI 2414 Química dos Compostos de Coordenação
3
QUI 2591 Laboratório de Síntese e Caracterização de Compostos Inorgânicos I
4
QUI 2611/13 Tópicos Especiais de Química Inorgânica
3
QUI 2614/16 Tópicos Especiais de Química Inorgânica
2
QUI 2617 Química Inorgânica Avançada II
3
QUI 2632/34 Tópicos Especiais de Fisico-química
3
QUI 2635/37 Tópicos Especiais de Fisico-química
2
QUI 2638 Cinética de Reações Químicas
3
QUI 2650/52 Tópicos Especiais de Bioquímica
3
QUI 2653/55 Tópicos Especiais de Bioquímica
2
QUI 2686 Espectroscopia Molecular
3
QUI 2689 Química Computacional
3
QUI 2690 Bioinorgânica
3
QUI 2786 Laboratório de Espectroscopia Molecular
2
QUI 2792 Laboratório de Síntese e Caracterização de Compostos Inorgânicos II
4
QUI 2432 Catálise Heterogênea
3
MET 2404 Cristalografia e Análise por Raio-X
3

Disciplinas Eletivas de Caráter Geral
Créditos
Pesquisa de Tese de Doutorado I (1)
3
Pesquisa de Tese de Doutorado II (1)
3
Seminário II
1
Estágio Supervisionado I
2
Estágio Supervisionado II
2

(1) Pré-requisito: QUI 3004

Atenção!
As disciplinas eletivas correspondentes às duas Áreas de Concentração são as recomendadas para cada Área, respectivamente. Entretanto, de acordo com recomendações do Professor Orientador, não é excluída a possibilidade de o aluno cursar disciplinas da outra Área ou de outros Programas de Pós-Graduação.

Voltar

item Corpo docente

sub-item Coordenadora de pós-graduação: Prof. Nicolás Adrian Rey

Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

Adriana Gioda
Doutora, UFRJ, Brasil
Química Analítica e Ambiental
Currículo Lattes

Ana Maria Percebom
Doutora, Unicamp, Brasil
Físico-Química/Nanotecnologia
Currículo Lattes

André da Silva Pimentel
Doutor, UFRJ, Brasil
Química Atmosférica e Estudo Cinético de Processos Químicos
Currículo Lattes

Angela de Luca Rebello Wagener
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Energia, Meio Ambiente e Ciências do Mar 
Currículo Lattes

Aurora Pérez Gramatges
PhD em Química, Dalhousie University, Canadá, 1999
Físico-química de surfactantes
Currículo Lattes

Camilla Djenne Buarque Müller
Doutora, UFRJ, Brasil
Química Orgânica
Currículo Lattes

Jiang Kai
Doutor em Química, Universidade de São Paulo, 2009
Química, física e ciência dos materiais de elementos de terras raras; Design, preparação e caracterização dos materiais multifuncionais; Materiais inteligentes Moleculares e suas aplicações em energia renovável
Currículo Lattes

Jones Limberger
Doutorado, UFRGS, Brasil
Catálise organometálica, síntese e aplicação catalítica de novos produtos
Currículo Lattes

José Marcus de Oliveira Godoy
Doutor, Univde München, Alemanha
Quimica Ambiental e Espectrometria Nuclear Aplicada
Currículo Lattes

 

Nicolás Adrián Rey
Doutor, UFSC, Brasil
Química Bioinogânica e Química de Coordenação Aplicada (Farmacologia e Biotecnologia)
Currículo Lattes

Omar Pandoli
Doutorado em Ciências Farmacêuticas, Università di Bologna, Italia, 2010
Microfabricação de dispositivo microfluidicos aplicados em química analítica e química orgânica; Síntese e caracterização de nanoparticulas metalicas aplicadas em química analitica e química orgânica; Síntese orgânica em fluxo continuo.
Currículo Lattes

Pércio Augusto Mardini Farias
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Eletroanalítica
Currículo Lattes

Renato da Silva Carreira
Doutor PUC-Rio, Brasil
Oceanografia Química, Geoquímica Orgânica, Biogeoquímica
Currículo Lattes

Ricardo Queiroz Aucélio
Doutor, Universidade da Flórida, USA.
Espectrometria Atômica e Molecular
Currículo Lattes

Tatiana Dillenburg Saint’Pierre
Doutora, UFSC, Brasil
Espectrometria Atômica
Currículo Lattes

Wolodymyr Zaitsev
Doutor, Universidade de Kiev, Ucrânia
Desenvolvimento de Métodos Analíticos 
Currículo Lattes


Voltar