Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pös-Graduação em Psicologia
Pós-Graduação
 

Definição das linhas de pesquisasImagem ilustrativa deste item


sub-item Linha 1: Psican√°lise: Cl√≠nica e Cultura

Esta linha tem como proposta b√°sica contribuir para a produ√ß√£o de um saber que se constr√≥i na articula√ß√£o da teoria e da pr√°tica psicanal√≠ticas. Tendo como objeto central de investiga√ß√£o o sujeito na cultura, se utiliza de uma abordagem te√≥rico-cl√≠nica informada pela Psican√°lise na sua articula√ß√£o com diferentes campos do saber tais como a Psicologia Social, a Filosofia e as Ci√™ncias Sociais. A partir desta concep√ß√£o ampliada de cl√≠nica, e considerando as m√ļltiplas transforma√ß√Ķes e jogos de poder que atravessam o mundo contempor√Ęneo, torna-se poss√≠vel pensar as diferentes formas de subjetiva√ß√£o que se processam na atualidade, assim como seus efeitos sobre a cl√≠nica hoje. (Professores: Carlos Augusto Peixoto Jr, Claudia Amorim Garcia, Junia de Vilhena, Marcus Andr√© Vieira, Monah Winograd).

Voltar


sub-item Linha 2: Intera√ß√£o Social, Linguagem e Subjetividade

Esta linha de pesquisa tem como foco a investiga√ß√£o dos processos de constitui√ß√£o da subjetividade e das intera√ß√Ķes sociais ao longo do ciclo vital. Diferentes abordagens te√≥rico-metodol√≥gicas, derivadas de diversas tradi√ß√Ķes, fundamentam as concep√ß√Ķes de intera√ß√£o, linguagem e subjetividade. Nesta perspectiva, est√£o sendo desenvolvidos estudos e pesquisas sobre temas referentes a diferentes contextos sociais, hist√≥ricos e culturais: - rela√ß√Ķes entre linguagem e experi√™ncia interna - linguagem e mem√≥ria social - processos de aquisi√ß√£o de linguagem - contribui√ß√Ķes das concep√ß√Ķes de temporalidade e hist√≥ria para uma psicologia cr√≠tica do desenvolvimento humano. -trajet√≥rias de socializa√ß√£o e desenvolvimento do self - cren√ßas e pr√°ticas de cuidados parentais - intera√ß√Ķes sociais e desenvolvimento emocional - contribui√ß√Ķes para a promo√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas voltadas para o campo da sa√ļde, da educa√ß√£o e dos direitos humanos. (Professores: Carolina Lampreia, Juliane Callegaro Borsa, Luciana Fontes Pess√īa, Maria Helena Rodrigues Navas Zamora, Maria In√™s Garcia de Freitas Bittencourt, Solange Jobim e Souza).

Voltar


sub-item Linha 3: Fam√≠lia, Casal e Crian√ßa: Teoria e Cl√≠nica

Esta linha caracteriza-se pelo estudo da fam√≠lia, do casal e da crian√ßa, fundamentado nos enfoques cl√≠nicos e socioculturais. A constru√ß√£o da subjetividade na inf√Ęncia e na adolesc√™ncia √© objeto de estudo a partir da abordagem psicanal√≠tica e de pesquisas sobre a parentalidade, a cl√≠nica dos prim√≥rdios e a rela√ß√£o entre o sintoma adolescente e o la√ßo social. A psicoterapia de fam√≠lia e casal √© investigada tanto nas abordagens sist√™micas quanto nas abordagens psicanal√≠ticas. Alguns estudos prop√Ķem a articula√ß√£o destas duas abordagens. Procura-se ainda investigar aspectos relevantes na constitui√ß√£o da fam√≠lia e do casamento contempor√Ęneo, enfatizando-se os fatores socioculturais. Est√£o sendo desenvolvidos estudos sobre os seguintes temas: transmiss√£o ps√≠quica geracional; rela√ß√Ķes objetais; constitui√ß√£o ps√≠quica e cl√≠nica dos prim√≥rdios; a inf√Ęncia e o infantil na psican√°lise; narratividade e processos de simboliza√ß√£o; novas configura√ß√Ķes conjugais e familiares; homoafetividade; ado√ß√£o; concep√ß√£o de adolesc√™ncia; sa√ļde na fam√≠lia; rela√ß√£o amorosa; sexualidade e g√™nero; casamento, separa√ß√£o e recasamento; conjugalidade e parentalidade; terapia de casal; diagn√≥stico e terapia de fam√≠lia. (Professores: Andrea Seixas Magalh√£es, L√≠dia Levy de Alvarenga, Silvia Maria Abu-Jamra Zornig, Terezinha F√©res-Carneiro).

Voltar


sub-item Linha 4: Cl√≠nica e Neuroci√™ncias

Esta linha de pesquisa tem como proposta articular saberes desenvolvidos por diferentes abordagens da psicologia cl√≠nica e as v√°rias √°reas da neuroci√™ncia. Constituem-se como campo espec√≠fico de conhecimento os aspectos subjetivos do adoecimento neurol√≥gico, utilizando conceitos e problem√°ticas oriundos do di√°logo psican√°lise-neuroci√™ncias, a neuropsicologia cl√≠nica do desenvolvimento, bem como os circuitos neurais subjacentes a processos emocionais e cognitivos. Determina√ß√Ķes socioculturais implicadas na constitui√ß√£o do sujeito e suas rela√ß√Ķes com o desenvolvimento, estrutura e funcionamento do sistema nervoso tamb√©m s√£o aspectos de interesse. De acordo com esta perspectiva, podem ser desenvolvidos temas te√≥ricos ou emp√≠ricos, envolvendo dados cl√≠nicos, correlacionais e experimentais. Dentre os temas de interesse, destacam-se o aprofundamento de conceitos psicanal√≠ticos tendo em vista algumas quest√Ķes derivadas do di√°logo com as neuroci√™ncias; investiga√ß√£o de instrumentos e pr√°ticas de avalia√ß√£o e reabilita√ß√£o neuropsicol√≥gica ao longo do desenvolvimento saud√°vel e patol√≥gico na crian√ßa, adolescente, adulto e idoso; a investiga√ß√£o dos sistemas neurais envolvidos na regula√ß√£o da mem√≥ria e da emo√ß√£o; modula√ß√Ķes de respostas imunol√≥gicas e hormonais pelo sistema nervoso central; origem e express√£o de diferentes transtornos de ansiedade; o sentido do sintoma na doen√ßa; o desenvolvimento infantil e o estabelecimento de v√≠nculos afetivos. (Professores: Flavia Sollero-de-Campos, Helenice Charchat Fichman, J. Landeira-Fernandez).

Voltar