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Programa de Pös-Graduação em Psicologia
Pós-Graduação
 

Definição das linhas de pesquisasImagem ilustrativa deste item


sub-item Linha 1: Psican√°lise: Cl√≠nica e Cultura

Esta linha tem como proposta b√°sica contribuir para a produ√ß√£o de um saber que se constr√≥i na articula√ß√£o da teoria e da pr√°tica psicanal√≠ticas. Tendo como objeto central de investiga√ß√£o o sujeito na cultura, se utiliza de uma abordagem te√≥rico-cl√≠nica informada pela Psican√°lise na sua articula√ß√£o com diferentes campos do saber tais como a Psicologia Social, a Filosofia e as Ci√™ncias Sociais. A partir desta concep√ß√£o ampliada de cl√≠nica, e considerando as m√ļltiplas transforma√ß√Ķes e jogos de poder que atravessam o mundo contempor√Ęneo, torna-se poss√≠vel pensar as diferentes formas de subjetiva√ß√£o que se processam na atualidade, assim como seus efeitos sobre a cl√≠nica hoje. (Professores: Carlos Augusto Peixoto Jr, Claudia Amorim Garcia, Junia de Vilhena, Marcus Andr√© Vieira, Monah Winograd).

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sub-item Linha 2: Psicologia social: indiv√≠duo e sociedade

Tem como objetivo desenvolver conhecimento, a partir de v√°rias perspectivas te√≥ricas, sobre temas da √°rea de Psicologia Social, seguindo desde uma abordagem individual at√© uma perspectiva grupal e societal sobre os fen√īmenos psicossociais. Dentre os temas de investiga√ß√£o, destacam-se: atitudes, preconceito, racismo, ref√ļgio, identidade social, personalidade, desigualdade social, movimentos sociais, direitos humanos, comportamento do consumidor, relacionamentos amorosos, pr√°ticas na educa√ß√£o.

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sub-item Linha 3: Fam√≠lia, Casal e Crian√ßa: Teoria e Cl√≠nica

Esta linha caracteriza-se pelo estudo da fam√≠lia, do casal e da crian√ßa, fundamentado nos enfoques cl√≠nicos e socioculturais. A constru√ß√£o da subjetividade na inf√Ęncia e na adolesc√™ncia √© objeto de estudo a partir da abordagem psicanal√≠tica e de pesquisas sobre a parentalidade, a cl√≠nica dos prim√≥rdios e a rela√ß√£o entre o sintoma adolescente e o la√ßo social. A psicoterapia de fam√≠lia e casal √© investigada tanto nas abordagens sist√™micas quanto nas abordagens psicanal√≠ticas. Alguns estudos prop√Ķem a articula√ß√£o destas duas abordagens. Procura-se ainda investigar aspectos relevantes na constitui√ß√£o da fam√≠lia e do casamento contempor√Ęneo, enfatizando-se os fatores socioculturais. Est√£o sendo desenvolvidos estudos sobre os seguintes temas: transmiss√£o ps√≠quica geracional; rela√ß√Ķes objetais; constitui√ß√£o ps√≠quica e cl√≠nica dos prim√≥rdios; a inf√Ęncia e o infantil na psican√°lise; narratividade e processos de simboliza√ß√£o; novas configura√ß√Ķes conjugais e familiares; homoafetividade; ado√ß√£o; concep√ß√£o de adolesc√™ncia; sa√ļde na fam√≠lia; rela√ß√£o amorosa; sexualidade e g√™nero; casamento, separa√ß√£o e recasamento; conjugalidade e parentalidade; terapia de casal; diagn√≥stico e terapia de fam√≠lia. (Professores: Andrea Seixas Magalh√£es, L√≠dia Levy de Alvarenga, Silvia Maria Abu-Jamra Zornig, Terezinha F√©res-Carneiro).

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sub-item Linha 4: Cl√≠nica e Neuroci√™ncias

Esta linha de pesquisa tem como proposta articular saberes desenvolvidos por diferentes abordagens da psicologia cl√≠nica e as v√°rias √°reas da neuroci√™ncia. Constituem-se como campo espec√≠fico de conhecimento os aspectos subjetivos do adoecimento neurol√≥gico, utilizando conceitos e problem√°ticas oriundos do di√°logo psican√°lise-neuroci√™ncias, a neuropsicologia cl√≠nica do desenvolvimento, bem como os circuitos neurais subjacentes a processos emocionais e cognitivos. Determina√ß√Ķes socioculturais implicadas na constitui√ß√£o do sujeito e suas rela√ß√Ķes com o desenvolvimento, estrutura e funcionamento do sistema nervoso tamb√©m s√£o aspectos de interesse. De acordo com esta perspectiva, podem ser desenvolvidos temas te√≥ricos ou emp√≠ricos, envolvendo dados cl√≠nicos, correlacionais e experimentais. Dentre os temas de interesse, destacam-se o aprofundamento de conceitos psicanal√≠ticos tendo em vista algumas quest√Ķes derivadas do di√°logo com as neuroci√™ncias; investiga√ß√£o de instrumentos e pr√°ticas de avalia√ß√£o e reabilita√ß√£o neuropsicol√≥gica ao longo do desenvolvimento saud√°vel e patol√≥gico na crian√ßa, adolescente, adulto e idoso; a investiga√ß√£o dos sistemas neurais envolvidos na regula√ß√£o da mem√≥ria e da emo√ß√£o; modula√ß√Ķes de respostas imunol√≥gicas e hormonais pelo sistema nervoso central; origem e express√£o de diferentes transtornos de ansiedade; o sentido do sintoma na doen√ßa; o desenvolvimento infantil e o estabelecimento de v√≠nculos afetivos. (Professores: Flavia Sollero-de-Campos, Helenice Charchat Fichman, J. Landeira-Fernandez).

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sub-item Linha 5: Sa√ļde e desenvolvimento humano

Tem como foco a investiga√ß√£o do desenvolvimento humano como um processo de transforma√ß√Ķes ao longo do ciclo vital, situado em contextos culturais espec√≠ficos. Tamb√©m objetiva a compreens√£o dos fen√īmenos biopsicossociais envolvidos no processo sa√ļde/doen√ßa nas diferentes faixas et√°rias. Busca-se a integra√ß√£o em √Ęmbito interdisciplinar, aliada √†s iniciativas de observa√ß√£o, avalia√ß√£o, preven√ß√£o, interven√ß√£o e investiga√ß√£o de pr√°ticas voltadas para a promo√ß√£o do bem-estar, da qualidade de vida e da sa√ļde f√≠sica e mental dos indiv√≠duos. Nesta perspectiva, est√£o sendo desenvolvidas pesquisas sobre diferentes temas, como: trajet√≥rias de socializa√ß√£o e desenvolvimento do self; cren√ßas e pr√°ticas de cuidados parentais; intera√ß√Ķes sociais e desenvolvimento emocional; constru√ß√£o e adapta√ß√£o de instrumentos psicol√≥gicos; avalia√ß√£o de problemas emocionais e comportamentais na inf√Ęncia; avalia√ß√£o de indicadores de sa√ļde mental ao longo do ciclo vital; avalia√ß√£o de altera√ß√Ķes cl√≠nicas e cognitivas no idoso

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