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Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica

Definição das linhas de pesquisas

Linha de pesquisa 1: Psicanálise: Clínica e Cultura

Esta linha tem como proposta básica contribuir para a produção de um saber que se constrói na articulação da teoria e da prática psicanalíticas. Tendo como objeto central de investigação o sujeito na cultura, se utiliza de uma abordagem teórico-clínica informada pela Psicanálise na sua articulação com diferentes campos do saber tais como a Psicologia Social, a Filosofia e as Ciências Sociais. A partir desta concepção ampliada de clínica, e considerando as múltiplas transformações e jogos de poder que atravessam o mundo contemporâneo, torna-se possível pensar as diferentes formas de subjetivação que se processam na atualidade, assim como seus efeitos sobre a clínica hoje. (Professores: Carlos Augusto Peixoto Jr, Claudia Amorim Garcia, Junia de Vilhena, Marcus André Vieira, Monah Winograd).

 


Linha de pesquisa 2: Psicologia social: indivíduo e sociedade

Tem como objetivo desenvolver conhecimento, a partir de várias perspectivas teóricas, sobre temas da área de Psicologia Social, seguindo desde uma abordagem individual até uma perspectiva grupal e societal sobre os fenômenos psicossociais. Dentre os temas de investigação, destacam-se: atitudes, preconceito, racismo, refúgio, identidade social, personalidade, desigualdade social, movimentos sociais, direitos humanos, comportamento do consumidor, relacionamentos amorosos, práticas na educação.

 


Linha de pesquisa 3: Família, Casal e Criança: Teoria e Clínica

Esta linha caracteriza-se pelo estudo da família, do casal e da criança, fundamentado nos enfoques clínicos e socioculturais. A construção da subjetividade na infância e na adolescência é objeto de estudo a partir da abordagem psicanalítica e de pesquisas sobre a parentalidade, a clínica dos primórdios e a relação entre o sintoma adolescente e o laço social. A psicoterapia de família e casal é investigada tanto nas abordagens sistêmicas quanto nas abordagens psicanalíticas. Alguns estudos propõem a articulação destas duas abordagens. Procura-se ainda investigar aspectos relevantes na constituição da família e do casamento contemporâneo, enfatizando-se os fatores socioculturais. Estão sendo desenvolvidos estudos sobre os seguintes temas: transmissão psíquica geracional; relações objetais; constituição psíquica e clínica dos primórdios; a infância e o infantil na psicanálise; narratividade e processos de simbolização; novas configurações conjugais e familiares; homoafetividade; adoção; concepção de adolescência; saúde na família; relação amorosa; sexualidade e gênero; casamento, separação e recasamento; conjugalidade e parentalidade; terapia de casal; diagnóstico e terapia de família. (Professores: Andrea Seixas Magalhães, Lídia Levy de Alvarenga, Silvia Maria Abu-Jamra Zornig, Terezinha Féres-Carneiro).

 


Linha de pesquisa 4: Clínica e Neurociências

Esta linha de pesquisa tem como proposta articular saberes desenvolvidos por diferentes abordagens da psicologia clínica e as várias áreas da neurociência. Constituem-se como campo específico de conhecimento os aspectos subjetivos do adoecimento neurológico, utilizando conceitos e problemáticas oriundos do diálogo psicanálise-neurociências, a neuropsicologia clínica do desenvolvimento, bem como os circuitos neurais subjacentes a processos emocionais e cognitivos. Determinações socioculturais implicadas na constituição do sujeito e suas relações com o desenvolvimento, estrutura e funcionamento do sistema nervoso também são aspectos de interesse. De acordo com esta perspectiva, podem ser desenvolvidos temas teóricos ou empíricos, envolvendo dados clínicos, correlacionais e experimentais. Dentre os temas de interesse, destacam-se o aprofundamento de conceitos psicanalíticos tendo em vista algumas questões derivadas do diálogo com as neurociências; investigação de instrumentos e práticas de avaliação e reabilitação neuropsicológica ao longo do desenvolvimento saudável e patológico na criança, adolescente, adulto e idoso; a investigação dos sistemas neurais envolvidos na regulação da memória e da emoção; modulações de respostas imunológicas e hormonais pelo sistema nervoso central; origem e expressão de diferentes transtornos de ansiedade; o sentido do sintoma na doença; o desenvolvimento infantil e o estabelecimento de vínculos afetivos. (Professores: Flavia Sollero-de-Campos, Helenice Charchat Fichman, J. Landeira-Fernandez).

 


Linha de pesquisa 5: Saúde e desenvolvimento humano

Tem como foco a investigação do desenvolvimento humano como um processo de transformações ao longo do ciclo vital, situado em contextos culturais específicos. Também objetiva a compreensão dos fenômenos biopsicossociais envolvidos no processo saúde/doença nas diferentes faixas etárias. Busca-se a integração em âmbito interdisciplinar, aliada às iniciativas de observação, avaliação, prevenção, intervenção e investigação de práticas voltadas para a promoção do bem-estar, da qualidade de vida e da saúde física e mental dos indivíduos. Nesta perspectiva, estão sendo desenvolvidas pesquisas sobre diferentes temas, como: trajetórias de socialização e desenvolvimento do self; crenças e práticas de cuidados parentais; interações sociais e desenvolvimento emocional; construção e adaptação de instrumentos psicológicos; avaliação de problemas emocionais e comportamentais na infância; avaliação de indicadores de saúde mental ao longo do ciclo vital; avaliação de alterações clínicas e cognitivas no idoso