Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Contatos:

E-mail: teti@puc-rio.br
Telefones:(21) 3527-1284/1285


Coordenador:

Prof. Fernando Luiz Cyrino Oliveira


Local:

Departamento de Engenharia de Produção
Rua Marquês de São Vicente, 225 22453-900 Gávea Rio de Janeiro - RJ


Horário de atendimento:

de 9h às 12h / 14h às 17h


Secretária

Cláudia Guimarães Teti

 

Sobre o programa

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da PUC-Rio (PPGEP) tem como missão "Formar mestres e doutores altamente qualificados na área de Engenharia de Produção, que atendam às demandas atuais e futuras da sociedade, gerando produção intelectual e tecnologias de alto impacto e relevantes para as comunidades brasileira e internacional". 

Implantado pelo Departamento de Engenharia Industrial (DEI), o PPGEP oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção nas seguintes áreas de concentração:

 


Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) do DEI/PUC-Rio tem como objetivo a geração, a disseminação e a aplicação de conhecimento sobre sistemas produtivos e a formação de recursos humanos altamente qualificados em Engenharia de Produção, nos níveis de mestrado acadêmico e doutorado, que atendam às demandas atuais e futuras da sociedade.   

Através de seus cursos de Mestrado e Doutorado, o PPGEP busca:

Essas razões levam o PPGEP do DEI/PUC-Rio a estimular a pesquisa em colaboração direta com organizações produtivas públicas e privadas do Brasil e do exterior, suas parceiras em projetos de pesquisa e de extensão, permitindo que a investigação acadêmica possa cobrir um amplo espectro de problemas, que inclui a identificação de novos problemas e de oportunidades de melhoria, a aplicação de técnicas inovadoras, o desenvolvimento de novas soluções e a avaliação de resultados. Os projetos contam com colaboradores de diversas universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. 

 


Histórico

O Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DEI/PUC-Rio) iniciou suas atividades em 1967, com a criação do primeiro Programa de Mestrado em Engenharia de Produção do Brasil. Em 1993, o DEI/PUC-Rio implantou o seu Programa de Doutorado em Engenharia de Produção, que foi imediatamente recomendado pela CAPES. Em 2001, atendendo uma crescente demanda por profissionais com formação técnica para atuar na gerência de logística, o DEI/PUC-Rio criou o Mestrado Profissional em Logística.

 


Suporte financeiro

Há disponibilidade de bolsas de estudo para alunos em tempo integral, concedidas pela CAPES, pelo CNPq, pela FAPERJ e por outras entidades governamentais e privadas. A atribuição destas bolsas aos alunos é feita pela Comissão de Pós-Graduação dentro das cotas concedidas ao Programa pelas agências citadas. As bolsas CAPES e CNPq são concedidas por até dois anos para alunos de mestrado e por até quatro anos para alunos de doutorado, tempos que correspondem aos prazos regulares para titulação na PUC-Rio.

Os alunos em tempo parcial podem solicitar bolsas de isenção de pagamento, também atribuídas pela Comissão de Pós-Graduação segundo quotas estabelecidas pela Vice-Reitoria Acadêmica.

Além destas, para alunos que sejam docentes de outras universidades existem bolsas CAPES concedidas pela universidade à qual o docente está vinculado. Candidatos neste caso devem procurar informações junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação de sua universidade.

Candidatos de outros países da América podem solicitar bolsas PEC/PG concedidas pela CAPES e CNPQ através dos órgãos consulares competentes. Os candidatos devem procurar informações no consulado brasileiro em seu país, com antecedência de mais de um ano em relação à data prevista para sua primeira matrícula.

A concessão de bolsa e isenção de pagamento de taxas escolares é válida por um período letivo e poderá ser renovada ou não dependendo do desempenho acadêmico do aluno.

Os alunos não bolsistas deverão pagar semestralidades. Algumas empresas e instituições governamentais possuem convênios com a PUC-Rio cobrindo o pagamento das semestralidades de seus funcionários.

 


Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

Área de concentração: Operações e Negócios em Engenharia
Linhas de Pesquisa

1) Gestão de Operações
2) Gestão de Negócios

Área de concentração: Pesquisa Operacional
Linhas de Pesquisa

1) Algoritmos e Otimização
2) Métodos Estatísticos e Analytics

 


Reconhecimento do curso

Mestrado e Doutorado

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 51.

Títulos atribuídos:
Mestre em Engenharia de Produção
Doutor em Engenharia de Produção

Mestrado Profissional

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 4, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 50.

Títulos atribuídos:
Mestre em Logística

 


Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

Mestrado
  1. Concluir satisfatoriamente o plano de estudos individual, elaborado em conjunto com o professor orientador e aprovado pela Comissão de Pós-graduação, em concordância com as normas vigentes;
  2. Completar um mínimo de 26 créditos em disciplinas da Pós-graduação, sujeito às seguintes restrições:
    • Cursar 2 disciplinas do grupo de optativas da área de concentração;
    • Cursar, no máximo, 2 disciplinas fora do Departamento (sujeito a aprovação da coordenação);
    • Obter um rendimento não inferior a 7 nesse conjunto de disciplinas;
  3. Ser aprovado na disciplina “Exame de Projeto de Dissertação” correspondente à sua área de concentração. O aluno deve apresentar, defender e ter aprovado o seu projeto de dissertação;
  4. Ser aprovado nas disciplinas de “Projeto de Pesquisa I”  e “Projeto de Pesquisa II”;
  5. Ser aprovado na disciplina de “Estágio a Docência” (no caso de aluno bolsista);
  6. Ser aprovado em exame de língua estrangeira – Inglês (LET 3101);
  7. Redigir um artigo científico, a ser submetido a revista ou evento de tema correlato à dissertação;
  8. Apresentar, defender e ter aprovada a sua Dissertação de Mestrado.

 

Doutorado
  1. Obter um mínimo de 42 créditos em disciplinas de Pós-graduação. Neste número poderão estar incluídos até 25 créditos correspondentes ao título de Mestre mediante aceitação da Comissão de Pós-graduação. Os 42 créditos deverão ser assim distribuídos:
    • Em disciplinas de Pós-Graduação do DEI, do CTC, da PUC ou de outros programas de pós-graduação credenciados, escolhidos a critério do professor orientador, segundo programa de estudos aprovados pela Comissão de Pós-Graduação do DEI, podendo incluir no máximo 3 créditos em disciplinas de Estudo Individual, e não podendo ser contabilizados para a integralização créditos de Estágio de Docência.
  2. Ser aprovado em Exame de Qualificação (IND 3004). Este exame visa avaliar a capacidade do candidato para realizar pesquisa original e relevante na área de concentração do doutorado e será baseado em um artigo, elaborado pelo aluno em tema relacionado à sua pesquisa de tese, e a sua apresentação perante uma banca. A apresentação será de cárater público.
  3. Ser aprovado em Exame de Proposta de Tese (IND 3007). Este exame visa verificar a validade da pesquisa como tema de tese, em termos de relevância, de não trivialidade, originalidade e contribuição para a expansão das fronteiras do conhecimento, a capacidade do candidato para conduzir a pesquisa proposta e a viabilidade de realização da pesquisa.
  4. Ser aprovado na disciplina de “Estágio a Docência” (no caso de aluno bolsista);
  5. Ser aprovado em exame de língua estrangeira, (LET 3106 – Inglês para o Doutorado);
  6. Apresentar, defender e ter aprovada a Tese de Doutorado (IND 3001). A Defesa será condicionada a ter um artigo submetido a periódico qualificado internacional, e a ter outro artigo publicado ou aceito em periódico qualificado (nacional ou internacional), ambos no tema de pesquisa de doutorado.

 

 

Admissão e Matrícula

O Programa de Pós-Graduação tem início em março de cada ano e o período de inscrição encontra-se especificado na página da PUC-Rio. Excepcionalmente, o Departamento considera pedidos de inscrição para início do mestrado em agosto. O período de inscrição para esses casos encontra-se especificado na página da PUC-Rio.

Procedimentos e documentação exigida para inscrição:

Mestrado
Obrigatórios:
  1. Duas cartas de referência 
    No formulário online o candidato indicará os nomes e e-mails de dois contatos e o sistema enviará um link aos mesmos, solicitando o preenchimento online de uma carta de referência. Não serão aceitas cartas preenchidas manualmente.
  2. Curriculum Vitae
    Preferencialmente na Plataforma Lattes 
    (gerar versão completa em PDF);
  3. Plano de Estudos
    Preencher o formulário disponível em  PESTUDOSMESTRADO.DOC  e fazer o upload da versão em PDF no sistema de inscrição. Neste formulário, o candidato informará a área de concentração de interesse, a linha de pesquisa ligada à área de concentração (dentre as áreas e linhas disponíveis no site do Programa) e a motivação pela escolha do Programa e da linha de pesquisa.
  4. Histórico Escolar da Graduação
  5. Diploma ou certificado de conclusão de Graduação
  6. Candidatos com vínculo empregatício
    Carta do empregador, apoiando o plano de estudos e a liberação para cumprir com a carga horária mínima de 18 horas semanais do curso OU
    Carta pessoal do (a) candidato (a) na documentação declarando estar ciente e comprometido em cumprir o plano de estudos e a carga horária mínima de 18 horas semanais.

 

Opcionais:

  1. Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos
    Preencher o formulário disponível em BOLSAESTUDOSMESTRADO.DOC e fazer o upload da versão em PDF no sistema.
  2. Cópia digital (em PDF) de trabalhos de relevância acadêmica
    O sistema permite o upload destes documentos no item “Outros Documentos”. Podem ser anexados trabalhos de conclusão do curso de graduação, artigos publicados em periódicos ou eventos científicos, ou relatórios de Iniciação Científica.
  3. Outros certificados de conclusão
    Certificados de MBA, Especialização, dentre outros
  4. Outros documentos
    O sistema permite o upload destes documentos no item “Outros Documentos”.

 

Doutorado
Obrigatórios:
  1. Duas cartas de referência 
    No formulário online o candidato indicará os nomes e e-mails de dois contatos e o sistema enviará um link aos mesmos, solicitando o preenchimento online de uma carta de referência. Não serão aceitas cartas preenchidas manualmente.
  2. Curriculum Vitae
    Preferencialmente na Plataforma Lattes 
    (gerar versão completa em PDF);
  3. Plano de Estudos
    Preencher o formulário disponível em PESTUDOSDOUTORADO.rtf e fazer o upload da versão em PDF no sistema de inscrição. Neste formulário, o candidato informará a área de concentração de interesse, a linha de pesquisa ligada à área de concentração (dentre as áreas e linhas disponíveis no site do Programa) e a motivação pela escolha do Programa e da linha de pesquisa. Também é necessário definir junto com o professor e futuro orientador as disciplinas a serem cursadas.
  1. Histórico escolar da Graduação
  2. Histórico escolar do Mestrado
  3. Diploma ou certificado de conclusão da Graduação
  4. Diploma ou certificado de conclusão do Mestrado
  5. Carta de compromisso
    Para candidatos com vínculo empregatício, deve-se apresentar:
    – Carta do empregador, apoiando o plano de estudos e a liberação para cumprir com a carga horária mínima do curso OU
    – Carta pessoal do(a) candidato(a) na documentação declarando estar ciente e comprometido em cumprir o plano de estudos e a carga horária mínima.

 

Opcionais:

  1. Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos
    Preencher o formulário disponível em BOLSAESTUDOSDOUTORADO e fazer o upload da versão em PDF no sistema de inscrição.
  2. Trabalhos de relevância acadêmica
    Podem ser anexados a dissertação de Mestrado e/ou artigos publicados em periódicos e/ou eventos científicos que tenham o candidato como autor (todos em formato PDF).
  3. Outros certificados de conclusão
    Podem ser anexados certificados de que o aluno concluiu cursos de MBA, especialização, dentre outros
  4. Outros documentos.

 

 


Grade curricular

Mestrado

Disciplinas Obrigatórias (de Orientação e Supervisão):

Tais disciplinas buscam apoiar e monitorar o progresso do aluno de mestrado durante o curso. Tal elenco de disciplinas se baseia na adaptação de disciplinas já existentes e na criação de novas disciplinas que servirão como marcos adicionais no curso do aluno.

Ementa de disciplina
Códigos Disciplinas Obrigatórias Créditos
IND3008 Projeto de Pesquisa I 1
IND3009 Projeto de Pesquisa II 1
IND3010 Proposta de Dissertação 0
IND3002 Produção Científica para Mestrado 0
IND3211 Estágio de Docência na Graduação (1 crédito) 1
IND3000 Dissertação de Mestrado 0
LET3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês) 1

Grupo de Optativas: formação básica das áreas de concentração

O aluno deverá escolher ao menos duas disciplinas neste grupo, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador (se houver), ou pelo coordenador de área ou pelo coordenador de pós-graduação. Das disciplinas cursadas, ao menos duas devem ser obrigatoriamente realizadas na área de concentração do aluno. O elenco de disciplinas de formação básica pode ser alterado em função do perfil dos professores do DEI e dos temas de pesquisa. Cada área de concentração deverá oferecer 2 ou 3 disciplinas de formação básica.

Operações e Negócios em Engenharia

Códigos Disciplinas Créditos
IND2601 Análise de Decisão e Risco 3
IND2609 Sistemas de Produção I 3
IND2611 Gestão da Cadeia de Suprimentos 3
IND2622 Ciência de Dados para Processos de Negócio 3

Pesquisa Operacional

Códigos Disciplinas Créditos
IND2443 Prática em Modelagem Matemática 3
IND2604 Probabilidade e Estatística 3
IND2605 Programação Matemática 3
IND2616 Séries Temporais 3

 

Grupo de Optativas: Disciplinas eletivas

O aluno deverá escolher ao menos 3 disciplinas neste grupo, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador (se houver), pelo coordenador de área ou pelo coordenador de pós-graduação. O elenco de disciplinas instrumentais pode ser alterado em função do perfil dos professores do DEI e dos temas de pesquisa. As disciplinas instrumentais são oferecidas a todas as áreas de concentração do DEI. Para a abertura de uma turma de uma disciplina instrumental são necessários ao menos cinco alunos.

Códigos Disciplinas Créditos
IND2272 Análise de Investimentos com Opções Reais 3
IND2443 Prática em Modelagem Matemática 3
IND2600 Análise e Simulação de Processos 3
IND2602 Heurísticas e Metaheurísticas 3
IND2603 Metodologia para Pesquisas Empíricas em Engenharia de Produção 3
IND2606 Teoria de Jogos 3
IND2607 Finanças Corporativas 3
IND2608 Mercados de Capitais 3
IND2610 Sistemas de Produção II 3
IND2612 Sistemas de Distribuição Física 3
IND2613 Sistemas de Transportes 3
IND2615 Logística e Operações Humanitárias 3
IND2616 Séries Temporais 3

 

Disciplinas de pesquisa

O aluno de mestrado poderá cursar até 6 créditos em disciplinas fora do departamento de engenharia industrial, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador.

Códigos Disciplinas Créditos
IND2090 Special Topics in Industrial Engineering 1
IND2091 Special Topics in Operations Research 1
IND2092 Special Topics in Operations Management 1
IND2096 Special Topics in Industrial Engineering 3
IND2097 Special Topics in Operations Research 3
IND2098 Special Topics in Operations Management 3
IND2617 Time Series 3
IND2618 Logistics and Humanitarian Operations 3
IND2619 Methodology for Empirical Research in Industrial Engineering 3
IND2620 Healthcare Operations Management 3
IND2621 Optimization Under Uncertainty 3

Disciplinas Especiais de Tópicos em Engenharia Industrial

Códigos Disciplinas Obrigatórias Créditos
IND2050 TEEI – Data Science Using R 1
IND2051 TEEI – Logística / Armazenagem 1
IND2052 TEEI – Energy Management 1
IND2053 TEEI – System Dynamics 1
IND2070 TEEI – Healthcare Operations Management 3
IND2071 TEEI – Métodos de Reamostragem para Dados Dependentes 3
IND2072 TEEI – Modelagem e Simulação de Energia Renovável Variável 3
IND2074 TEEI – Método e Técnica de Ciência de Dados para Apoio a Processos de Negócios 3
IND2074 TEEI – Data Science 3
IND2078 TEEI – Tópicos Avançados em Otimização Discreta 3
 
Doutorado
Códigos Disciplinas Eletivas Créditos
IND 3001 Tese de Doutorado 0
IND 3004 Exame de Qualificação 0
IND 3007 Exame de Proposta de Tese 0
IND 3003 Produção Científica para Doutorado 0
LET 3106 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês para Doutorado) 0
IND 3211 Estágio de Docência na Graduação (1 crédito) 1
IND 3221 Estágio de Docência na Graduação (1 crédito) 1

 


Corpo docente

Coordenador de pós-graduação: Prof. Fernando Luiz Cyrino Oliveira
Coordenador adjunto de pós-graduação: Prof. Rafael Martinelli Pinto

Coordenador da Área Operações e Negócios em Engenharia: Prof. Fernanda Baião
Coordenador da Área Pesquisa Operacional: Prof. Davi Valladão

Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

Adriana Leiras
Doutora, PUC-Rio - Brasil
Gestão de operações humanitárias e Logística humanitária
Currículo Lattes

Antonio Márcio Tavares Thomé
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Integração de cadeias de suprimentos, gerência de operações e sustentabilidade
Currículo Lattes

Bruno Fânzeres dos Santos
Doutor, PUC-Rio - Brasil
Decisão sob Incerteza no setor de energia elétrica
Currículo Lattes

Davi Michel Valladão
Doutor, PUC-Rio - Brasil
Otimização sob incerteza, machine learning e estatística
Currículo Lattes

Fernanda Araujo Baião Amorim 
Doutora, UFRJ, Brasil 
Data Science e Analytics, Gestão de Processos de Negócio, Modelagem Conceitual e Ontologias
Currículo Lates

Fernando Luiz Cyrino Oliveira
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Séries Temporais e Analytics
Currículo Lattes

José Eugenio Leal 
Doutor, Universidade Técnica de Berlim, Alemanha 
Transporte e Logística
Currículo Lattes

Julia Lima Fleck
Doutora, Boston University, BU, USA
Gerência de Produção & Transporte e Logística
Currículo Lattes

Luciana de Souza Pessôa
Doutora, UFF, Brasil
Otimização combinatória; Heurísticas e Metaheurísticas
Currículo Lattes

Luiz Eduardo Teixeira Brandão
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Decisões sob incerteza e flexibilidade
Currículo Lattes

Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Integração de cadeia de suprimentos e gerência de operações
Currículo Lattes

Paula Medina Maçaira Louro
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Statistical Learning e Séries Temporais
Currículo Lattes

Rafael Martinelli Pinto
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Programação Matemática, Pesquisa Operacional, Otimização Combinatória
Currículo Lattes

Reinaldo Castro Souza
Doutor, University of Warwick, Inglaterra
Modelos Estatísticos e Séries Temporais
Currículo Lattes

Silvio Hamacher 
Doutor, École Centrale Paris, França
Pesquisa Operacional na Saúde e Petróleo
Currículo Lates