Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Projetos de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:
teti@puc-rio.br
Telefones:
(21) 3527-1284/1285
item Coordenação:
Prof. Silvio Hamacher
Prof. Fernando Luiz Cyrino Oliveira
item Secretaria

Local:
Departamento de Engenharia de Produção
Rua Marquês de São Vicente, 225 22453-900 Gávea Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
de 9h às 12h / 14h às 17h
Secretária(o):
Cláudia Guimarães Teti

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o programa
Imagem ilustrativa deste item

item Apresentação

A engenharia de produção é o ramo da engenharia que lida com a concepção, projeto e implantação de sistemas produtivos de bens e serviços, caracterizados pela integração entre homens, materiais, equipamentos e o meio ambiente. Constitui o elo entre a tecnologia, propriamente dita, e a administração de organizações produtivas. Como área de conhecimento, fundamenta-se nas ciências matemáticas, físicas e sociais, bem como em princípios e métodos próprios da engenharia e da computação.

O campo de atuação do engenheiro de produção é amplo: encontram-se engenheiros de produção em empresas de manufatura e de prestação de serviços, tais como hospitais, instituições financeiras e empresas de transportes assim como em órgãos governamentais de planejamento e controle. Suas funções nessas organizações incluem a especificação de sistemas e processos produtivos, a análise e avaliação do desempenho de tais sistemas e a implementação de melhorias no seu funcionamento, visando o incremento da produtividade e a garantia de condições apropriadas de trabalho.

A engenharia de produção na PUC-Rio é desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Industrial que tem por objetivo formar profissionais de alto nível, desenvolver o ensino e a pesquisa e promover a geração e a difusão dos conhecimentos no campo.

Para realizar tais objetivos, o Departamento oferece programas de graduação e de pós-graduação, além de colaborar com diversos setores da economia brasileira através de atividades de extensão, realizando projetos e serviços de consultoria especializada.

Na pós-graduação, o Departamento oferece um Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção, criados em 1967 e 1992, respectivamente, nas seguintes áreas de concentração:

  • Gerência de Produção
  • Finanças e Análise de Investimentos
  • Transporte e Logística
Para alcançar os objetivos de ensino e pesquisa avançada, o Departamento imprime uma orientação que enfatiza o tratamento analítico e quantitativo do estudo de sistemas produtivos. Assim, ao longo do Programa, o aluno terá a oportunidade de adquirir uma sólida base em microeconomia aplicada, métodos estatísticos, modelagem matemática e no emprego de computadores na engenharia de sistemas produtivos. Por outro lado, tendo em vista permitir uma formação diversificada, o Programa oferece, também, uma oportunidade de estudo e pesquisa em sistemas sociotécnicos, análise organizacional e tecnologia, levando-se assim em consideração os condicionantes políticos, sociais e institucionais nas questões produtivas.

Voltar


item Objetivos

O Programa procura dar a seus alunos uma formação sólida necessária para um desenvolvimento profissional e acadêmico contínuo e permanente. Para isso, imprime uma orientação de ensino e pesquisa que enfatiza o tratamento analítico e quantitativo no estudo de sistemas produtivos. Ao longo dos estudos, o aluno adquire uma sólida base microeconomia, métodos estatísticos, modelagem matemática e emprego de computadores e, ainda, desenvolve uma habilidade inicial para utilizá-los na análise e no projeto de sistemas produtivos. Conforme a linha de especialização, exige-se também um entendimento operacional de teorias de organização, de aspectos fundamentais de sistemas produtivos, da evolução da tecnologia de produção, dos mecanismos de mercado de capitais e critérios econômicos necessários para fundamentar decisões financeiras ou de sistemas de transportes e logísticos.

A pesquisa busca uma linha de excelência acadêmica na investigação de problemas relevantes para o desenvolvimento da gerência técnica nas empresas brasileiras. O envolvimento dos alunos com a pesquisa e a coloboração das empresas nessa atividade é considerado não só uma exigência da formação, da qualidade pragmática da pesquisa mas, também, o mais importante veículo de divulgação de conhecimento atualizado e adaptado seja ele original, ou adquirido de outras fontes.

Voltar


item Histórico

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi fundada em 1941 e reconhecida pelo governo brasileiro em 1946. A "Faculdades Católicas", sociedade civil mantenedora da PUC-Rio, foi reconhecida em 14/12/73 como entidade de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Serviço Social (Processo 258.942/73) e declarada de utilidade públicapelo Decreto Federal 43454 de 26/03/58.

A PUC-Rio foi a primeira universidade particular criada no País e, também, a primeira a implantar um modelo universitário integrando ensino, pesquisa e atividades de extensão, para o qual foi decisivo o apoio governamental.

Pioneira em inúmeras iniciativas acadêmicas, a PUC-Rio construiu, desde sua criação, um modelo de universidade de excelência, que privilegia a pesquisa e a produção cultural na formação de recursos humanos e na prestação de serviços à sociedade.

O Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio é um exemplo do espírito pioneiro e empreendedor da Universidade. De fato, nele se desenvolve o mais antigo Programa de Mestrado em Engenharia de Produção do País, criado em 1967 e credenciado pelo Parecer CFE 3279/76.

O Departamento oferece, também, em nível de Graduação, um programa em Engenharia de Produção.

Voltar


item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

  sub-item Áreas de concentração: Gerência de Produção
 
Linhas de pesquisa

1) Planejamento de Sistemas de Produção e Operações
2) Programação e Controle de Sistemas de Produção e Operações


  sub-item Áreas de concentração: Finanças e Análise de Investimentos
 
Linhas de pesquisa

1) Finanças Corporativas
2) Mercado de Capitais


  sub-item Áreas de concentração: Transporte e Logística
 
Linhas de pesquisa

1) Planejamento de Sistemas de Transporte e Logística
2) Programação e Controle de Sistemas de Transporte de Logística


Voltar


item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado e Doutorado  
  Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2010-2012. Aprovado pelo Parecer CNE/CES  do MEC nº 288/2015, de 08/07/2015.

Título atribuído:
Mestre em Engenharia de Produção e/ou Doutor em Engenharia de Produção

sub-item Mestrado Profissional  
  Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2010-2012. Aprovado pelo Parecer CNE/CES  do MEC nº 288/2015, de 08/07/2015.

Título atribuído:
Mestre em Engenharia de Produção

Voltar


item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

sub-item Mestrado  
 

·Concluir satisfatoriamente o plano de estudos individual, elaborado em conjunto com o professor orientador e aprovado pela Comissão de Pós-Graduação, em concordância com as orientações constantes das “Normas e Diretrizes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção” em vigor. Concluir esse plano significa:

            Completar um mínimo de 26 créditos em disciplinas da Pós-Graduação, sujeitas às seguintes restrições:

  • A critério da Comissão de Pós-Graduação, o candidato pode ser dispensado de cursar disciplinas exigidas pela Comissão de pós-graduação do DEI, sem que os créditos correspondentes sejam computados, após comprovação de conhecimento por meio de uma prova escrita.
  • Obter um rendimento não inferior a 7,0 neste conjunto de disciplinas.
  • Ser aprovado na disciplina Exame de Proposta de Dissertação correspondente à sua área de concentração. (Para tal, o aluno deve apresentar, defender e ter aprovado o seu projeto de dissertação).
  • Para alunos bolsistas (agência de fomento ou de bolsa isenção PUC): realizar e ser aprovado em estágio de docência na graduação em 1 período, valendo 1 crédito (matriculando na disciplina IND3211). Cabe ressaltar que este crédito não poderá ser utilizados para contabilizar os 26 créditos de disciplinas exigidos, mesmo sendo contabilizado no histórico escolar.
  • Ser aprovado em exame de língua inglesa - LET 3101.

· Apresentar, defender e ter aprovada a Dissertação de Mestrado – IND 3000.

·  Redigir um artigo científico, a ser submetido a revista ou evento de tema correlato a dissertação.

 


sub-item Doutorado  
 

Obter um mínimo de 42 créditos em disciplinas de Pós-Graduação. Neste número poderão estar incluídos até 25 créditos correspondentes ao título de Mestre. Os 42 créditos deverão ser assim distribuídos: 

·       Os demais créditos restantes para a integralização dos 42 créditos deverão ser obtidos em disciplinas de Pós-Graduação do DEI, do CTC, da PUC ou de outros programas de pós-graduação credenciados, escolhidos a critério do professor orientador, segundo programa de estudos aprovado pela Comissão de Pós-Graduação do DEI, podendo incluir no máximo 3 créditos em disciplinas de Estudo Individual, e não podendo ser contabilizados para a integralização créditos de Estágio de Docência.

·       Para alunos bolsistas (de agência de fomento ou de bolsa isenção da PUC): realizar e ser aprovado em Estágios de Docência na Graduação em 2 períodos, valendo 1 crédito cada. Estes créditos não poderão ser utilizados para integralizar os 42 créditos de disciplinas exigidos, mas se acrescentam a eles.

Observação: A critério da Comissão de Pós-Graduação, o candidato pode ser dispensado de cursar disciplinas, obtendo os créditos correspondentes, após comprovação de conhecimento através de uma prova escrita.

 II - Ser aprovado em Exame de Qualificação para o Doutorado (IND 3004), até o final do 4º período de curso, com possibilidade de extensão deste prazo até o final do 5º período mediante autorização da Comissão de Pós-Graduação do DEI. Este exame, o qual visa avaliar a capacidade do candidato para realizar pesquisa original e relevante na área de concentração do doutorado, será baseado em uma monografia, elaborada pelo aluno em tema relacionado à pesquisa de doutorado e a sua apresentação perante uma banca. A banca será composta por 3 membros, incluindo o orientador e o co-orientador (caso haja) e mais dois membros, sendo um, preferencialmente, externo à PUC.

 ii. Critério de Avaliação: Ao final da apresentação, cada membro dará uma nota de 0 a 10. O candidato será aprovado se a média aritmética das notas individuais de cada membro da banca não for inferior à nota 7,0 e nenhuma das notas individuais for inferior a 6,0. Com base neste critério, o resultado final será “aprovado” ou “reprovado”.

 III - Ser aprovado em Exame de Proposta de Tese (IND 3007). Este exame tem como requisito a aprovação no Exame de Qualificação e deverá ser prestado até o final do 6º período de curso do aluno, com possibilidade de extensão deste prazo até o final do 7º período mediante autorização da Comissão de Pós-Graduação do DEI. A banca será composta por pelo menos 3 membros, incluindo o orientador e o co-orientador, caso haja, e mais dois membros, sendo um, preferencialmente, externo à PUC

iii. Critério de Avaliação: Ao final da proposta de tese exige o voto favorável da maioria da Comissão Julgadora, apurado após o exame. O resultado do exame será informado pelas situações: “aprovado” ou “reprovado”.

 IV - Ser aprovado em exame língua estrangeira – inglês para o doutorado (LET 3106).

V - Apresentar, defender e ter aprovada a Tese de Doutorado (IND 3001). A Defesa será condicionada a ter um artigo submetido a periódico qualificado internacional, e a ter outro artigo publicado ou aceito em periódico qualificado (nacional ou internacional, cujo Qualis Capes mínimo seja B2 em Engenharias III), ambos no tema de pesquisa de doutorado

Voltar


Admissão e Matrícula
Imagem ilustrativa deste item

O Programa de Pós-Graduação tem início em março de cada ano e o período de inscrição encontra-se especificado na página da PUC-Rio. Excepcionalmente, o Departamento considera pedidos de inscrição para início do mestrado em agosto. O período de inscrição para esses casos encontra-se especificado na página da PUC-Rio.

sub-item Mestrado  
 

Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento exige dos candidatos:

  • Ser diplomado em curso de graduação em Engenharia, ou em cursos que forneçam uma base substancial em Métodos Quantitativos, a critério da Comissão de Pós-Graduação do Departamento.
  • Dos candidatos em regime de tempo parcial com vínculo empregatício, exige-se uma carta do empregador indicando o seu interesse no plano de estudos e seu apoio no sentido de dar condições para que o candidato curse o programa em uma carga horária semanal mínima de 18 horas.
  • Ser aceito pelo Departamento com base nos objetivos de estudos, histórico escolar, curriculum vitae, cartas de recomendação e em uma eventual entrevista.
  • Domínio do inglês, no mínimo suficiente para a compreensão de textos técnicos.
  • Entrevistas com professores do DEI podem ainda ser requeridas pela Comissão de Pós-Graduação.

Para maiores informações, consultar o Manual do Mestrado, disponível em http://www.ind.puc-rio.br/pdf/Manual_Orientacao_Candidatos_MESTRADO.pdf


sub-item Doutorado  
 

Proposta Preliminar de Pesquisa e Programa de Estudos.

Para ser aceito no curso de Doutorado, o candidato deve, inicialmente, conhecendo as linhas de pesquisa aprofundada do Departamento, identificar um campo de pesquisa e orientador mais adequado dentro do quadro docente do DEI. Em conjunto com esse orientador, deve identificar e formalizar em um pequeno documento, cerca de 10 laudas, uma Proposta Preliminar de Pesquisa indicando as metodologias a serem utilizadas na pesquisa, de forma a expor sua viabilidade, relevância e originalidade. Coerente com o tema, deve ser definido um programa de estudos com disciplinas, cobrindo no mínimo 18 créditos exigidos no curso de Doutorado.

Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento exige dos candidatos:

  • Ser portador de título de Mestre em: Engenharia de Produção, Transportes, Matemática, Informática, Sistemas ou cursos similares, reconhecidos com tal pela Comissão de Pós-Graduação do DEI. A critério da Comissão de Pós-Graduação e das demais instâncias nas disposições regulamentares, esta exigência pode ser dispensada para candidatos que tenham demonstrados evidente capacidade para pesquisa aprofundada em linha de pesquisa de interesse do DEI.
  • Aceitação do candidato por um professor do curso de Doutorado, com base em propostas preliminar de pesquisa, dentro de uma área de concentração do curso e em um programa de estudos consistente com o tema de pesquisa.
  • Aceitação do candidato pela Comissão de Pós-Graduação, com base no Histórico Escolar, no curriculum vitae, na apresentação de dois professores com título de Doutor na Proposta Preliminar de Pesquisa e programa de estudos citados acima.
  • Entrevistas com professores do DEI podem ainda ser requeridas pela Comissão de Pós-Graduação.

Para maiores informações, consultar o Manual do Mestrado, disponível em http://www.ind.puc-rio.br/pdf/Manual_Orientacao_Candidatos_DOUTORADO.pdf

item Documentos Exigidos

sub-item Mestrado e Doutorado
  Acesso para a Inscrição ONLINE
http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/processo.lua

sub-item Mestrado  
 

Obrigatórios:

i) Duas Folhas de Referência. No formulário online o candidato indicará os nomes e e-mail dos informantes e o sistema enviará um link aos mesmos solicitando o preenchimento online. Não serão aceitas cartas preenchidas manualmente.

ii) Currículo vitae, preferencialmente Currículo Lattes. Gerar versão completa em PDF a partir da Plataforma Lattes;

iii) Plano de Estudos. Preencher o formulário disponível em PESTUDOSMESTRADO.doc (disponível em < www.ind.puc-rio.br>);

iv) Histórico Escolar da Graduação;

v) Diploma ou certificado de conclusão de Graduação.

Opcionais

vi) Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos (quando for o caso). Preencher o formulário disponível em BOLSAESTUDOSMESTRADO.DOC (disponível em < www.ind.puc-rio.br>);

vii) Cópia digital (em PDF) de trabalhos de relevância acadêmica. O sistema permite o upload destes documentos no item "Outros Documentos" . Podem ser anexados: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e/ou Artigos publicados em periódicos e/ou eventos científicos e/ou relatório de Iniciação Científica.

viii) Outros certificados de conclusão (MBA, Especialização, dentre outros);

ix) Outros documentos. O sistema permite o upload destes documentos no item "Outros Documentos".


sub-item Doutorado  
 

Obrigatórios:

i) Duas Folhas de Referência. No formulário online o candidato indicará os nomes e e-mail dos informantes e o sistema enviará um link aos mesmos solicitando o preenchimento online. Não serão aceitas cartas preenchidas manualmente.

ii) Currículo vitae, preferencialmente Currículo Lattes. Gerar versão completa em PDF a partir da Plataforma Lattes.;

iii) Plano de Estudos. Preencher o formulário disponível em PESTUDOSDOUTORADO.rtf (disponível em < www.ind.puc-rio.br>);

iv) Plano de Pesquisa: formulário disponível em Form_aceitacao_doutorado.pdf. (disponível em < www.ind.puc-rio.br>); A proposta preliminar de pesquisa deverá ser assinada pelo professor que irá orientar o candidato no doutorado.

v) Histórico Escolar da Graduação.

vi) Histórico Escolar do Mestrado.

vii) Diploma ou certificado de conclusão de Graduação.

viii) Diploma ou certificado de conclusão do Mestrado.

Opcionais

ix) Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos (quando for o caso). Preencher o formulário BOLSAESTUDOSDOUTORADO.rtf (disponível
em < www.ind.puc-rio.br>);

x) Cópia digital (em PDF) de trabalhos de relevância acadêmica. Podem ser anexados: Dissertação de Mestrado e/ou Artigos publicados em periódicos e/ou eventos científicos.

xi) Outros certificados de conclusão (MBA, Especialização, dentre outros).

xii) Outros documentos.

Voltar


item Grade curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

item Mestrado

Disciplinas Obrigatórias (de Orientação e Supervisão):
Tais disciplinas buscam apoiar e monitorar o progresso do aluno de mestrado durante o curso. Tal elenco de disciplinas se baseia na adaptação de disciplinas já existentes e na criação de novas disciplinas que servirão como marcos adicionais no curso do aluno.

Disciplinas Obrigatórias
Créditos
IND 3008 Projeto de Pesquisa I 1
IND 3009 Projeto de Pesquisa II 1
IND 2003 Proposta de Dissertação 0
IND 3002 Produção Científica para Mestrado 0
IND 3211 Estágio de Docência na Graduação (1 crédito) 1
IND 3000 Dissertação de Mestrado 0
LET 3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês) 1

Grupo de Optativas: formação básica das áreas de concentração
O aluno deverá escolher ao menos duas disciplinas neste grupo, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador (se houver), ou pelo coordenador de área ou pelo coordenador de pós-graduação. Das disciplinas cursadas, ao menos duas devem ser obrigatoriamente realizadas na área de concentração do aluno. O elenco de disciplinas de formação básica pode ser alterado em função do perfil dos professores do DEI e dos temas de pesquisa. Cada área de concentração deverá oferecer 2 ou 3 disciplinas de formação básica.

sub-item Gerência de Produção
Disciplinas
Créditos
IND 2609 Sistemas de Produção I 3
IND 2610 Sistemas de Produção II 3

sub-item Finanças e Análise de Investimentos
Disciplinas
Créditos
IND 2607 Finanças Corporativas 3
IND 2608 Mercado de Capitais 3

sub-item Transporte e logística
Disciplinas
Créditos
IND 2611 Gestão da Cadeia de Suprimentos 3
IND 2612 Sistemas de Distribuição Física 3
IND 2613 Sistemas de Transportes 3

Grupo de Optativas: Disciplinas instrumentais
O aluno deverá escolher ao menos três disciplinas neste grupo, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador (se houver), pelo coordenador de área ou pelo coordenador de pós-graduação. O elenco de disciplinas instrumentais pode ser alterado em função do perfil dos professores do DEI e dos temas de pesquisa. As disciplinas instrumentais são oferecidas a todas as áreas de concentração do DEI. Para a abertura de uma turma de uma disciplina instrumental são necessários ao menos cinco alunos.

Disciplinas
Créditos
IND 2443 Prática em Modelagem Matemática 3
IND 2601 Análise de Decisão e Risco 3
IND 2602 Heurísticas e Metaheurísticas 3
IND 2603 Metodologia para Pesquisas Empíricas em Engenharia de Produção 3
IND 2600 Análise e Simulação de Processos 3
IND 2604 Probabilidade e Estatística 3
IND 2605 Programação Matemática 3
IND 2606 Teoria de Jogos 3

Disciplinas de pesquisa
Serão ofertadas tanto para os alunos de mestrado como de doutorado. Num primeiro momento, a maioria destas disciplinas será de Tópicos Especiais, à exceção de algumas disciplinas de pesquisa já consolidadas. Não haveria obrigatoriedade de o aluno de mestrado cursar estas disciplinas. O aluno de mestrado deverá escolher no máximo duas disciplinas neste grupo, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador.

Disciplinas
Créditos
IND 2467 Otimização sob Incerteza e Risco 3
IND 2615 Logística Humanitária 3
IND 2614 Controle Estatístico de Processos 3
IND 2272 Análise de Investimentos com Opções Reais 3
IND 2115 Fluxos em Redes 3

Disciplinas de outros departamentos e/ou outras instituições
O aluno de mestrado poderá escolher no máximo duas disciplinas neste grupo, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador.

item Doutorado
Disciplinas Obrigatórias
Créditos
IND 3001 Tese de Doutorado 0
IND 3004 Exame de Qualificação 0
IND 3007 Exame de Proposta de Tese 0
IND 3003 Produção Científica para Doutorado 0
LET 3106 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês para Doutorado) 0


sub-item Mestrado (Opção Profissional)

O aluno deverá cumprir 24 créditos que serão oferecidos dentre os apresentados na tabela.

Disciplinas Eletivas
Créditos
IND 2501 Métodos Probabilísticos: probabilidade,estatística e modelos de previsão
3
IND 2502 Fundamentos de Microeconomia e Custos Logísticos
3
IND 2503 Logística Empresarial e Sistemas Produtivos
2
IND 2504 Métodos quantitativos: programação matemática e heurística
3
IND 2505 Sistemas de Informação para Logística
2
IND 2507 Distribuição Física
2
IND 2508 Sistemas de Transportes
3
IND 2510 Logística Integrada e Tecnologia da Informação
3
IND 2511 Jogo Logístico ou Estudos de Casos em Logística
1
IND 2512 Tópico Especial: Logística do Petróleo
2
IND 2513 Tópicos Especiais em Logística
2
IND 2599 Trabalho Final
0

Voltar


item Corpo docente

sub-item Coordenadores de pós-graduação:
Prof. Silvio Hamacher e Prof. Fernando Luiz Cyrino Oliveira

Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

Adriana Leiras
Doutora, PUC-Rio - Brasil
Gerência de Produção & Transporte e Logística
Currículo Lattes

André Barreira da Silva Rocha
Doutor, Universidade de Essex, Inglaterra
Finanças e Análise de Investimentos
Currículo Lattes

Antonio Márcio Tavares Thomé
Doutor, PUC-Rio, Brasil, Gerência da Produção
Currículo Lattes

Davi Michel Valladão
Doutor, PUC-Rio - Brasil
Finanças e Análise de Investimentos
Currículo Lattes

Eugenio Kahn Epprecht 
Doutor, Facultés Universitaires 
Notre-Dame de La Paix, Bélgica
Gerência da Produção
Currículo Lates

Fernando Luiz Cyrino Oliveira
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Gerência de Produção
Currículo Lattes

Hugo Miguel Varela Repolho
Doutor, Universidade de Coimbra, Portugal
Transporte e Logística
Currículo Lattes

José Eugenio Leal 
Doutor, Universidade Técnica de Berlim, Alemanha 
Transporte e Logística
Currículo Lattes

Luciana de Souza Pessôa
Doutora, UFF, Brasil, Gerência da Produção
Currículo Lattes

Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Transporte e Logística
Currículo Lattes

Rafael Martinelli Pinto
Doutor, PUC-Rio, Brasil, Transporte e Logística
Currículo Lattes

Silvio Hamacher 
Doutor, École Centrale Paris, França
Gerência de Produção & Transporte e Logística
Currículo Lates

Voltar