Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Metrologia
Pós-Graduação
 
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Breve Histórico
  sub-item Marcos Relevantes
  sub-item Interdisciplinaridade
  sub-item Áreas de concentração e
Linhas de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos
títulos de Mestre
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
    (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:
metrologia@puc-rio.br

Telefones:
(21) 3527 1542
Fax:
(21) 3527-2060
item Coordenador
Prof. Carlos Hall
item Secretaria
Local:
PUC-Rio/Metrologia
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Edifício Leme, Térreo
22451-900
Gávea - Rio de Janeiro – RJ
Horário de atendimento:
de 9:30 às 12:00 e de 14:00 às 16:30 horas
Secretária(o):
Marcia Ribeiro
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Voltar
Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 


Sobre o programa Imagem ilustrativa deste item

item Apresentação

Criado em 1996, o programa de pós-graduação em Metrologia (PósMQI) constituiu à época uma resposta da Universidade a um esforço interministerial do Governo Federal no contexto do Programa RH-Metrologia, de estímulo  à formação de desenvolvimento de recursos humanos qualificados e de cultura metrológica. Em consonância com o caráter essencialmente multidisciplinar da Metrologia, o Programa beneficia-se da conjunção de competências e infra-estruturas laboratoriais existentes em diversos departamentos e unidades do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.  Objetiva especializar a formação de engenheiros, físicos e químicos já bem formados capacitando-os para trabalhar a interface de suas especialidades com a ciência das medições.

Voltar


item Objetivos

Formar e capacitar recursos humanos em Metrologia para suprir necessidades do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro)

O programa atende também a necessidades específicas de empresas e organizações que desejam direcionar o treinamento e a formação de profissionais em áreas específicas voltadas ao desenvolvimento da competitividade. Nesse contexto oferece formação em Metrologia nos níveis de Mestrado e Especialização Lato Sensu.

Voltar


item Breve Histórico

No curso de seu desenvolvimento, ao término de 2003, o PósMQI, redirecionou a sua atuação para atender às novas demandas e desafios impostos por um ambiente cada vez mais competitivo e pressionado pela inovação tecnológica. De sua visão original centrada na tecnologia industrial básica passou a incorporar novas áreas: biometrologia, metrologia química, metrologia ambiental, metrologia da cor, metrologia para energia, instrumentação, controle automotivo e radiações ionizantes. Após ter formado mais de uma centena de mestres em temas de interesse da metrologia e de suas áreas correlatas, o Programa tem evoluído para novas áreas de interesse e competência convergentes com as demandas políticas por uma competitividade baseada na inovação. No âmbito de seus desenvolvimentos prioriza projetos que buscam a sustentabilidade e se pautam na responsabilidade social.  Assim, o PósMQI, além da continuada ênfase em formação e pesquisa aplicada à metrologia, normalização e qualidade, vem consolidando o seu pilar da inovação com vistas a atender a novas demandas dos diferentes segmentos de usuários e promotores da ciência e da tecnologia da medição.

O Programa atualmente estrutura-se sob três pilares: metrologia, qualidade e inovação.  No que concerne à metrologia, atende às demandas críticas da competitividade industrial e dos segmentos de metrologia em energia, química e biociências. Promove a qualidade em seu sentido amplo, preocupando-se com os sistemas da qualidade, meio ambiente, certificação de produtos e pessoas, responsabilidade social, relações de trabalho e meio ambiente. Já no que diz respeito à inovação, pesquisa, monitora e avalia programas e sistemas de inovação, locais, regionais e nacionais, e contribui para o desenvolvimento de práticas, rotinas e métricas para sua gestão. De forma ampla, explora as interfaces da ciência e da tecnologia com às das medições, e descortina novas fronteiras numa sociedade emergente, impulsionada pelo espírito empreendedor baseada no conhecimento e movida pela criatividade.

Voltar


item Marcos Revelantes

Marcos de criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia

  • 15/mar/1995 - Lançamento do Programa RH Metrologia (Programa de Capacitação de Recursos Humanos em Metrologia) formalizado pelo Edital 01/95-Capes/RH-Metrologia. Programa criado como resultado de uma articulação interministerial entre o então Ministério da Indústria e Comércio (INMETRO), Ministério da Educação (CAPES) e Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq). 
  • Jun/1995 - Aprovação da Proposta da PUC-Rio para criação de um Mestrado em Metrologia (Mestrado Acadêmico), submetida ao Edital 01/95-Capes/RH-Metrologia. 
  • 6/dez/1995 – Ato de criação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia da PUC-Rio, com área de Concentração denominada: Metrologia para Qualidade Industrial (Sigla: PósMQI), aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da PUC-Rio (Resolução formulada na Ata da 294ª Reunião).
  • 17/jun/1996 - O Projeto de criação do PósMQI é aprovado pelo Programa RH-Metrologia para receber apoio do PADCT/FINEP (apoio financeiro para adequação da infra-estrutura física, capacitação de professor no exterior e auxilio ao desenvolvimento de pesquisas de mestrado em metrologia).
  • 6/ago/1996 - Inicio do Programa de Pós-Graduação em Metrologia na PUC-Rio, Matricula da Primeira Turma.
  • 28/ago/1998 - Defesa das duas primeiras Dissertações de Mestrado PósMQI/PUC-Rio.
  • 13/nov/1998 - Primeira Avaliação do Programa (Curso Emergente) pela CAPES (Conceito 3, Biênio 1996-1997).
  • 11/out/2000 - Vigésima Dissertação de Mestrado defendida no PósMQI.
  • 28/ago/2001 - Segunda Avaliação do Programa pela CAPES (Conceito 4, triênio 1998-2000). Resultado homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), Portaria MEC 132/99, de 02-fev-1999.
  • 24/set/2003 - Atos de aprovação da Reformulação do PósMQI. Alterada a Área de Concentração de “Metrologia para Qualidade Industrial” para “Metrologia para Qualidade e Inovação” (mantida a SIGLA PósMQI).  Decisão formalizada pela 15ª Reunião da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Metrologia; pela 80ª Reunião da Comissão Setorial de Pós-Graduação do CTC/PUC-Rio; e pela 466ª Reunião do Conselho Departamental do CTC/PUC-Rio).
  • Set/2003 - Captação do Congresso Mundial de Metrologia da Federação Mundial de Metrologia (International Measurement Confederation, IMEKO) para realizar-se no Brasil. Conquista da Sociedade Brasileira de Metrologia em articulação com o PósMQI.
  • 29/out/2003 - Ato de aprovação da Reformulação do PósMQI (372ª Reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade). 
  • Set/2004 - Terceira Avaliação do Programa pela CAPES (Conceito 4, triênio 2001-2002-2003). Resultado homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), Portaria MEC 2878, de 24-ago-2005, publicado no DOU de 26-ago-2005, seção 1, p.21.
  • Set/2007 - Quarta Avaliação do Programa pela CAPES (Conceito 4, triênio 2004-2006). Resultado homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES) n° 33/2008, de 20-fev-2008.
  • 14/abri/2008 - Centésima Dissertação de Mestrado defendida no PósMQI.
  • Set/2010 - Quinta Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia pela CAPES. (Conceito 5, triênio 2007-2009). Resultado homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) (Conceito que permanece até 2012).
  • Set/2010 - Inauguração do novo espaço Físico do Programa de Pós-Graduação em Metrologia, com a consolidação do Escritório de Estudos e Projetos que celebrou a assinatura do seu 15º projeto de P&D.
  • 15/dez/2010 - Conselho de Ensino e Pesquisas (CEP) da universidade autoriza o PósMQI a oferecer curso de Especialização na modalidade Educação A Distância (EAD) em Gestão da educação profissional e tecnológica.
  • Dez/2010 – encerrado o período letivo com 129 Mestres formados.
  • 24/agosto/2011 – Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-Rio (Resolução homologada em sua 435ª reunião) aprova as novas Linhas de Pesquisa [(i) Instrumentação e medição; (ii) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade; (iii) Redes Inteligentes (Smart Grid)] e a nova Grade Curricular do Programa. 
  • 2011 – Participação do PósMQI/PUC-Rio em Projeto da International Standardization Organization (ISO), que resultou na publicação do Livro "Economic Benefits of Standardization" (ISBN 978-92-10556-7). Deste envolvimento no Projeto da ISO resultaram três dissertações de Mestrado.
  • 2011 – comprometimento do Programa com a temática do desenvolvimento sustentável. Engajamento do Programa na Agenda Ambiental da universidade, que possui a responsabilidade de planejar, materializar e operacionalizar a sustentabilidade no campus universitário. Inserção do vocábulo “sustentabilidade” na logomarca do Programa.
  • 24/agosto/2011  — Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-Rio (Resolução homologada em sua 435ª reunião) aprova projeto submetido pelo Programa de Pós-Graduação em Metrologia (PósMQI/PUC-Rio) de re-estruturação das Linhas de Pesquisa e da Grade Curricular. Três são as novas linhas de pesquisa do Programa: (i) Instrumentação e medição; (ii) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade; (iii) Redes Inteligentes (Smart Grid). 
  • Setembro /2011 - Participação do PósMQI no livro editado pelo Banco Mundial, “H. Harnessing Quality for Global Competitiveness in Eastern Europe and Central Asia”, Frota, M. N.; Goddard, J. G.; Kellermann, M.; Kindler, M.; Racine, J. (Editor); Rodrigues, P.; Sanetra, C.; Schleier, A.; Sieber, S.; Diaz, M. T. S. P.; Ugur, 1. ed. Washington DC: The World Bank, 2011. v. 1. 330 p. (ISBN: 978-0-8213-8509-8) O Livro resultou da participação do Coordenador do Programa no Projeto do Banco Mundial que  avaliou as infraestruturas de metrologia, normalização, regulação e avaliação da conformidade de 30 países que integram a chamada Europe and Central Asia Region of the World Bank.
  • Dezembro/2011 - O PósMQI encerra o período de 2011 (141 Mestres formados) como único Programa de Pós-Graduação brasileiro com nota máxima (Conceito 5) na avaliação CAPES da pós-graduação brasileira.
  • Dezembro/2012 - O PósMQI encerra o período de 2012 fortalecendo a sua atividade de P&D para os setores de energia elétrica e Petróleo e Gás natural (153 Mestres formados) mantendo a nota máxima (Conceito 5) na avaliação CAPES.


item Interdisciplinaridade

Beneficiando-se da multidisciplinaridade da ação de uma universidade global como a PUC-Rio, o Programa de Pós-Graduação em Metrologia (ciência essencialmente multidisciplinar) nasceu do esforço acadêmico e de pesquisa de um seleto quadro de experientes pesquisadores da universidade vinculados aos distintos departamentos de Engenharia, Física e Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.  Na ambiência da multidisciplinaridade, o Programa visa formar um profissional interdisciplinar, com características próprias distintas das áreas que caracterizam a formação original oferecida nessas áreas do conhecimento. Não objetiva especializar engenheiros, físicos e químicos, mas capacitá-los de forma integral para atuar na interface da ciência das medições. Atuando em rede, estimula a pesquisa cooperativa e facilita o acesso ao excelente acervo de espaços laboratoriais de pesquisa e de serviços existentes na universidade.


item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

sub-item Áreas de concentração
  Concebido na interface dos programas de pós-graduação em Engenharia, Física e Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, e credenciado pela CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Metrologia (PosMQI) organiza-se segundo a sua Área de Concentração: Metrologia para Qualidade e Inovação, atuando em três linhas integradas de pesquisa a saber:
1) Instrumentação e Medição;
2) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade e
3) Redes Inteligentes (Smart Grid)

Voltar


itemReconhecimento do curso

sub-item Mestrado  

Avaliado pela CAPES com conceito 4, para o triênio 2010-2012, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 288/2015, através da Portaria do MEC nº 656 de 22/05/2017 publicada no D.O.U. nº 97 de 23/05/2017, p. 49.

Título atribuído: Mestre em Metrologia

Voltar


item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre

sub-item Mestrado  

O aluno deve cursar oito disciplinas de três créditos mais duas disciplinas de caráter orientativo de zero crédito, totalizando vinte e quatro créditos em  dez disciplinas.

O candidato ao Mestrado em Metrologia deverá possuir Diploma de Graduação em Engenharia, Física, Matemática, Química ou áreas afins. A seleção dos candidatos terá por base a avaliação do histórico escolar, curriculum vitae, cartas de recomendação, plano de estudo proposto e uma entrevista.

O processo de seleção dos candidatos ocorre em duas fases subseqüentes:

  • Avaliação com base na documentação do candidato (histórico escolar, curriculum vitae, duas cartas de recomendação, proposta de plano de estudo) e;
  • Entrevista mantida com os candidatos selecionados na fase anterior (percepção do comprometimento e motivação, vínculos e interesses institucionais, defesa do plano de trabalho).

Em função do número de candidatos, a coordenação reserva-se o direito de impor uma prova escrita (conteúdo, raciocínio e habilidades, conhecimento de segundo idioma) como parte do processo de seleção. O resultado do julgamento é formalizado a todos os candidatos inscritos por meio de carta da Coordenação do Programa.

O mestrando deverá cursar 8 disciplinas (24 créditos), distribuídas da seguinte forma:

  1. 5 disciplinas obrigatórias (sendo 3 pré-determinadas e 2 selecionadas dentre o elenco de disciplinas do PósMQI, a critério do orientador) e
  2. 3 disciplinas eletivas

Complementarmente, deverá matricular-se na disciplina Seminário de Mestrado, sem direito a crédito. O objetivo deste seminário é permitir uma atualização permanente para acompanhar os avanços do setor.

O aluno deverá, ao final do primeiro ano, apresentar e defender perante uma banca de professores uma proposta de dissertação, a ser desenvolvida ao longo do segundo ano do curso, cujo tema deverá contribuir para o avanço da Metrologia e suas aplicações na qualidade de produtos e serviços, competitividade e melhoria da qualidade de vida.

Em conformidade com o regulamento dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da PUC-Rio, como requisito adicional, o programa requer também:

  • o conhecimento de um segundo idioma (inglês) e
  • o desenvolvimento, defesa e aprovação de uma dissertação de Mestrado.

Prazos
O prazo máximo previsto é de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser, excepcionalmente, prorrogado, conforme regulamentação da PUC-Rio. Mestrandos com excelente desempenho acadêmico conseguem finalizar o curso em 18 meses.

Voltar


Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

O candidato ao Mestrado em Metrologia (Área de Concentração: Metrologia para a Qualidade e Inovação) deverá possuir Diploma de curso superior (Engenharia, Física, Matemática, Química ou áreas afins). A seleção dos candidatos terá por base a avaliação do histórico escolar, curriculum vitae, cartas de recomendação, plano de estudo proposto e uma entrevista.

Documentação requerida no processo de candidatura

  • Formulário de Pedido de Admissão devidamente preenchido;
  • 02 Cartas de recomendação (formulário padrão disponível no site da PUC-Rio);
  • Cópia autenticada do diploma do curso de graduação;
  • Cópia do histórico escolar do curso de graduação;
  • Curriculum Vitae;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Plano de estudos; breve relato sobre a sua intenção em fazer este curso;
  • 01 foto 3 x 4

Edital de Candidatura disponível em PDF no site da universidade

Outras informações com a Secretaria do Programa
Márcia Ribeiro -  E-mail: metrologia@puc-rio.br  Tel: 3527-1542
Paula Molinari – E-mail: sec_metrologia@puc-rio.br  Tel: 3527-2061
Rua Marquês de São Vicente nº 225, Ed. Cardeal Leme - Térreo (Ao lado da Livraria Carga Nobre), Gávea, Rio de Janeiro, RJ
Fax: (21) 3527-2060
www.puc-rio.br/metrologia

Voltar


item Grade curricular
    (clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

Disciplinas Obrigatórias Créditos
MQI2001 Fundamentos da Metrologia 3
MQI2002 Fundamentos da TIB 3
MQI2003 Estatística para Metrologia 3
MQI2004 Metodologia da Pesquisa 0
MQI2005 Comunicação Cientifica 0
Disciplinas Optativas Créditos
MQI2101

Incerteza de Medição

3
MQI2103 Sensores e Instrumentação 3
MQI2104 Processamento Analise Sinais Digitais 3
MQI2105 Gestão Estratégica da Inovação 3
MQI2106 Metrologia para o Desenvolvimento Sustentável 3
MQI2107 Aprendizagem Organizacional e Cultura Metrológica 3
MQI2604 Sistemas de mensuração da sustentabilidade 3
Disciplinas Eletivas Créditos
MQI2205 Medição bioeletromagnetica 3
MQI2206 Biometrologia 3
MQI2301 Fundamentos da Metrologia da Cor 3
MQI2302 Radiometria e Fotometria 3
MQI2305 Medição de Temperatura, Pressão e Vazão 3
MQI2306 Metrologia na Agroindústria 3
MQI2400 Avaliação de Desempenho de Sistemas de Energia 3
MQI2401 Eficiência Energética 3
MQI2501 Avaliação Metrológica de Sistemas Automotivos 3
MQI2602 Regulação, avaliação e gerenciamento de riscos 3
MQI2603 Normalização e Sistemas de Gestão 3
MQI2701 Tópicos Avançados Incerteza de Medição 3

Voltar


item Corpo docente

sub-item Coordenador de pós-graduação: Prof. Carlos Hall

Quadro principal de docentes

Alcir de Faro Orlando  
PhD, Stanford University, EUA, 1974
Currículo Lattes

Carlos Roberto Hall Barbosa
Doutor, PUC-Rio, Brasil, 1999
Currículo Lattes

Elcio Cruz de Oliveira
Doutor, UFRJ, Brasil
Instrumentação e Medição
Currículo Lattes

Elisabeth Costa Monteiro
Doutora, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ, Brasil, 1992
Currículo Lattes

Isabel Cristina dos Santos Carvalho
Doutora, PUC-Rio, Brasil, 1991
Currículo Lattes

 

Maria Fatima Ludovico de Almeida  
Doutora em Engenharia de Produção, PUC-Rio, 2006
Currículo Lattes

Maurício Nogueira Frota
Doutor, Stanford University, EUA, 1981
Currículo Lattes

Reinaldo Castro Souza
Doutor, University of Warwick, Inglaterra, 1979
Currículo Lattes

Ricardo Queiroz Aucélio  
Ph.D. em Química, University of Florida, 1999
Currículo Lattes

Rodrigo Flora Calili
Doutorado em Engenharia Elétrica, PUC-Rio, Brasil
Redes Inteligentes
Currículo Lattes

Voltar