Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Projetos de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:
carmemfacanha@puc-rio.br
Telefones:
(21) 3527-1776
Fax:
(21) 3527-1236
item Coordenador
Prof. Francisco José Moura
item Secretaria

Local:
Departamento de Engenharia Química e de Materiais - DEQM
Rua Marquês de São Vicente, nº 225/501 CEP:22453-900  Gávea Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
de 8:30 às 17:30 horas
Secretária(o):
Carmem Façanha

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

 


Sobre o programa
Imagem ilustrativa deste item

item Apresentação

Metalurgia e Materiais estão na base tecnológica da civilização moderna. Não existe produto sintético que não envolva diretamente o uso de materiais, sejam metálicos, cerâmicos, poliméricos, semicondutores ou mesmo biológicos, também chamados biomateriais. Na realidade, quase todos os desenvolvimentos tecnológicos requerem o emprego de um desses materiais de maneira individual ou agregada, tais como compósitos de dois ou mais, materiais distintos. O Engenheiro de Materiais participa ativamente da escolha, do aperfeiçoamento e da otimização dos materiais tecnológicos utilizados desde as indústrias de base (siderurgia, petróleo, cimento, etc.) até as indústrias com tecnologia de ponta (computadores, nanomateriais para o transporte de fármacos, etc.). A atuação do engenheiro de materiais compreende os processos de extração e beneficiamento de minerais, os processos metalúrgicos, a síntese de cerâmicas, polímeros e biomateriais, a síntese de materiais nanoestruturados (nanomateriais) e compósitos, e os processos de proteção e recuperação ambiental.

A importância da Ciência e Engenharia de Materiais no desenvolvimento e bem-estar da humanidade pode ser medida pela permanente evolução de equipamentos e dispositivos tão diversos quanto espetaculares, que constituem os mais modernos produtos das indústrias automobilística, aeronáutica, naval, eletrônica, de informática, de telecomunicações, de construção civil, de mineração, de metalurgia, de produtos químicos, de geração e distribuição de energia, de bioengenharia, etc. De uma maneira geral, os novos desenvolvimentos tecnológicos têm se viabilizado graças aos avanços da Engenharia de Materiais. Tamanha abrangência de aplicações tem sido, nos dias de hoje, a grande razão da demanda crescente por Engenheiros de Materiais e Engenheiros Metalúrgicos - profissionais atuantes num universo cada vez mais amplo de segmentos industriais.

A Engenharia de Processos e Meio Ambiente está no âmago da produção de materiais empregados em tecnologias de ponta. O programa de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Materiais está consciente desta relação e procura motivar seus alunos para uma consciência fortemente centrada em melhores processos de produção, preservação e recuperação ambiental.

Voltar


item Objetivos do Programa

A estrutura do Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa cobre todos os níveis de formação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado) nas áreas de processamento/síntese química de materiais, caracterização das propriedades de materiais metálicos e não-metálicos e as suas diversas relações com o meio ambiente. Desta forma, o programa de pós-graduação procura dar uma formação abrangente em engenharia de materiais, com inserção na cadeia produtiva e na produção, de maneira sustentável, de produtos semi-acabados e acabados. O desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa conduziu o Departamento a iniciar seus Programas de Mestrado e Doutorado em 1971 e 1991, respectivamente.

A busca contínua pela manutenção de um elevado padrão acadêmico e de pesquisa tem sido, ao longo dos anos, uma das características marcantes do DEMa. O Departamento passou por um amplo processo de modernização da sua infra-estrutura de ensino e de pesquisa, assim como por uma reestruturação curricular do seu Programa de Pós-graduação envolvendo a alteração do nome do programa, das linhas de pesquisa e das disciplinas oferecidas. Através destas iniciativas, o DEMa evolui permanentemente para melhor atender às demandas do desenvolvimento tecnológico, no que se refere tanto à sua atuação em novas áreas do conhecimento quanto à formação de profissionais capazes de responder aos novos desafios e exigências do mercado de trabalho.

Este currículo visa adequar o programa de Pós-graduação do DEMa às novas demandas dos setores envolvidos com ciência e tecnologia. O uso de materiais é uma prática tão generalista que poucas pessoas se dão conta que dependem deles para tudo que fazem. As roupas, os automóveis, os utensílios domésticos e eletrônicos, as ferramentas e obturações odontológicas, as próteses humanas são exemplos da vasta área de utilização dos materiais. Esta utilização requer pesquisadores capazes de fazerem ligações entre mundos considerados, muitas vezes, distintos. Este programa procura atender este aspecto, oferecendo treinamento diferenciado em materiais para pessoas com formação em diferentes áreas. Por isso abriga graduados de várias especialidades, tais como:

Engenharias (Metalúrgica, Materiais, Química, Mecânica, Civil, Elétrica, Ambiental, etc) - Ciências Básicas (Biologia, Química, Física, Matemática e Informática) - Arquitetura, - Geologia, - Ciências da Saúde (Farmácia, Odontologia e Medicina), - Arqueologia e Museologia.

Ao longo dos últimos anos, o programa tem se mantido com um número médio de sessenta alunos na Pós-Graduação, que é consistente com a dimensão do seu quadro docente, constituído de 14 doutores de tempo integral.

O Programa de Pós-Graduação permite o aperfeiçoamento de profissionais com formação em materiais e metalurgia, assim como faculta aos demais graduados amplo envolvimento em áreas específicas, tais como tecnologia mineral, tecnologia ambiental, processamento químico de matérias primas para a produção de materiais e caracterização das suas propriedades estruturais, físicas e mecânicas.

O curso de mestrado visa aprofundar a formação básica e desenvolver a capacidade de atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados mais diretamente para a resolução de problemas práticos de engenharia. Constitui-se, também, numa etapa inicial para alunos com vocação para pesquisa se envolverem em estudos de maior profundidade, no curso de doutorado.

O curso de doutorado visa à formação de profissionais altamente qualificados, destinados a ocuparem posições que exigem um maior embasamento científico, aliado à independência de pensamento e capacidade criativa.

Nos últimos anos, professores do Programa de Pós-Graduação do DEMa têm sido contemplados com vários projetos importantes, tais como Cientista do Nosso Estado, Produtividade e Universal do CNPq, Fundos Setoriais (CTHIDRO e CTPETRO), PADCT-Rio (FAPERJ) e Fundo Verde Amarelo. Alguns desses projetos permitiram a melhoria da infraestrutura de pesquisa de diversos laboratórios, muitos dos quais incorporam técnicas modernas de caracterização através de análise e processamento digital de imagens. Em função da fácil e natural adaptação, por parte dos professores, assim como da grande demanda, por parte dos alunos, observa-se uma nítida tendência de desenvolvimento de projetos dedicados aos temas relacionados com o meio ambiente. Neste sentido nota-se uma grande motivação por trabalhos envolvendo tratamento de efluentes, co-processamento, reciclagem e recuperação de rejeitos, modelagem matemática e física, e remediação ambiental, fundamentados nas operações unitárias das áreas tradicionais de tratamento de minérios, hidro/eletro e pirometalurgia. Observa-se, também, um crescente aumento da multidisciplinaridade, identificada através dos projetos de síntese e caracterização, que contam com a participação de professores das duas grandes áreas de pesquisa (Engenharia de Processos e Meio Ambiente e Ciência e Engenharia de Materiais). Na área de Ciência e Engenharia de Materiais verifica-se uma tendência para caracterizações microestruturais cada vez mais sofisticadas, através da implementação de novas técnicas e equipamentos, tais como a microscopia eletrônica de transmissão e difração de Raios-X, ou a partir do uso de “softwares” dedicados ao processamento e análise de imagens. Percebe-se, também, que esta tendência coincide com o número significativo de projetos envolvendo nanomateriais, tema este de indiscutível relevância atual, tanto no que se refere aos aspectos científicos como no que tange às aplicações tecnológicas. Tal fato reforça a tendência observada sobre o aumento do número de projetos multidisciplinares contando com a participação de professores que trabalham com a síntese e caracterização de materiais.

Voltar


item Histórico

O Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa faz parte do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio. O DEMa conta com 14 professores de tempo integral, todos com doutorado em universidades estrangeiras ou nacionais e mais da metade pesquisadores com bolsa de produtividade do CNPq. Estes professores atuam em ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e desenvolvimento.

A infra-estrutura de laboratórios inclui equipamentos de última geração nas áreas de: beneficiamento mineral, redução de minérios, tratamento de resíduos, tecnologia ambiental, monitoramento ambiental remoto, análise e processamento químico, caracterização de partículas, filmes finos, análise térmica, fabricação de compósitos, comportamento mecânico, microscopia eletrônica, difração de raios-x, processamento de imagens, microscopia digital e computação.

MESTRADO
Concede o título de "Mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos". Desde a sua criação, em 1971, já titulou mais de 300 mestres. Dispõe de bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPERJ para alunos de tempo integral, além das bolsas de isenção de taxas fornecidas pela própria Universidade para situações específicas e bolsas associadas a projetos. Situa-se entre os programas de mestrado mais bem conceituados no país, na área de materiais e metalurgia.

DOUTORADO
Concede o título de "Doutor em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos”. Iniciado em 1991, experimentou uma rápida expansão, beneficiando-se da experiência adquirida com o seu programa de mestrado e tendo já titulado mais de 60 doutores. Entre os seus alunos, incluem-se professores universitários, pesquisadores de instituições governamentais e profissionais oriundos da indústria. Conta também com apoio da CAPES, CNPq e FAPERJ através da concessão de bolsas de estudo para alunos de tempo integral, além das bolsas de isenção de taxas concedidas pela própria Universidade e bolsas associadas a projetos.

Voltar


item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

  sub-item Área de concentração: Ciência e Engenharia de Materiais
 
Linhas de pesquisa

1) Processamento e Caracterização de Materiais
2)
Desempenho e Integridade de Materiais
3)
Junção de Materiais
4) Transformação de Fases
5) Materiais nanoestruturados / Caracterização

>> Projetos de pesquisa
>> Laboratórios do DEQM

  sub-item Área de concentração: Engenharia de Processos e Meio Ambiente
 
Linhas de pesquisa

1) Tecnologia Mineral
2) Siderurgia
3) Extração , Síntese e Processamento Químico de Materiais
4) Tecnologias Ambientais
5) Materiais Nanoestruturados / Síntese

>> Projetos de pesquisa
>> Laboratórios do DEQM

Voltar


item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado e Doutorado  
 

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2010-2012. Aprovado pelo Parecer CNE/CES  do MEC nº 288/2015, de 08/07/2015.
Títulos atribuídos: Mestre e/ou Doutor em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos.

Voltar


item Exigências para Obtenção dos Títulos

sub-item Mestre  
  • Ter completado o mínimo de 24 créditos sendo três (3) em uma disciplina de termodinâmica, nove (9) em disciplinas relativas à sua área de concentração e o restante em disciplinas de domínio conexo, segundo um plano de estudos previamente aprovado pela Comissão de Pós-Graduação.
  • Alunos com formação acadêmica em áreas distantes da Engenharia Metalúrgica, ou da Engenharia de Materiais, deverão cursar uma ou mais disciplinas de fundamentos segundo um plano de estudo proposto pela Comissão de Pós-Graduação.
  • Ser aprovado na disciplina MET 2800 (Seminário de Pesquisa).
  • Ser aprovado em exame de língua inglesa (leitura) realizado pelo DEMa.
  • Apresentar, defender e ter aprovada uma dissertação de Mestrado.

Grupo Optativa Obrigatória

MET 2804  |  Fundamentos da Termodinâmica - 3 créditos (ou)
MET 2808  |  Termodinâmica dos Materiais - 3 créditos

sub-item Doutorado  
  • Ter completado o mínimo de 48 créditos, podendo ser aproveitados até 24 créditos obtidos no Mestrado, sendo nove (9) em disciplinas obrigatórias e o restante em disciplinas de domínio conexo, segundo um plano de estudos previamente aprovado pela Comissão de Pós-Graduação.
  • Ser aprovado na disciplina MET 3004 (Exame de Qualificação de Doutorado).
  • Ser aprovado na disciplina MET 3007 (Proposta de Tese de Doutorado).
  • Apresentar, defender e ter aprovada uma tese de Doutorado.

Disciplinas Obrigatórias

Engenharia de Processos e Meio Ambiente
MET  2808 Termodinâmica dos Materiais 3
MET  2810 Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais 3
MET  2862 Cinética e Engenharia de Reatores 3
Ciência e Engenharia dos Materiais
MET  2808 Termodinâmica dos Materiais 3
MET  2831 Teoria de Defeitos em Sólidos 3
MET  2833 Transformação de Fases no Estado Sólido 3

Voltar


Admissão e Matrícula
Imagem ilustrativa deste item

O DEMa realiza processo de seleção de novos alunos para o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) duas vezes por ano, normalmente nos meses de dezembro e julho. Mais detalhes podem ser obtidos na secretaria do departamento.

Voltar


item Estrutura Curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação é composta de: Disciplinas de fundamentos, Disciplinas comuns às duas áreas de concentração e Disciplinas específicas a cada uma das áreas de concentração.

Além disso, os alunos também podem cursar disciplinas eletivas em outros departamentos da PUC-RIO ou em outras Instituições de Ensino, desde que aprovadas previamente pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.

sub-item Disciplinas de Fundamentos
Um conjunto de disciplinas de nivelamento que permite aos alunos com formação acadêmica em áreas distantes da Engenharia Metalúrgica, ou da Engenharia de Materiais acompanharem o curso.
Código Disciplina
MET2804 Fundamentos da Termodinâmica
MET2806 Fundamentos de Engenharia de Microestruturas
MET2807 Fundamentos Matemáticos para Engenharia de Materiais
MET2805 Fundamentos da Engenharia de Materiais
 
sub-item Disciplinas Comuns às áreas de concentração
Código Disciplina Créditos
MET3000 Dissertação de Mestrado 0
MET3001 Tese de Doutorado 0
MET3004 Exame de Qualificação de Doutorado 0
MET3007 Proposta de Tese de Doutorado 0
MET3200 Estágio de Docência na Graduação 0
MET3201 Estágio de Docência na Graduação 1
MET3202 Estágio de Docência na Graduação 2
MET3203 Estágio de Docência na Graduação 3
MET3210 Estágio de Docência na Graduação 0
MET3211 Estágio de Docência na Graduação 1
MET3212 Estágio de Docência na Graduação 2
MET3213 Estágio de Docência na Graduação 3
MET2800 Seminário de Pesquisa 1
MET2801 Colóquio em Engenharia de Materiais I 1
MET2802 Colóquio em Engenharia de Materiais II 1
MET2803 Estudo Orientado em Engenharia de Materiais 3
MET2808 Termodinâmica dos Materiais 3
MET2809 Diagramas de Fases 3
MET2810 Fenômenos de Transporte em Engenharia de Materiais 3
MET2811 Técnicas de Caracterização de Materiais 3
MET2812 Microscopia Eletrônica de Transmissão 3
MET2813 Processamento Digital de Imagens 3
MET2814 Microscopia Quantitativa 3
MET2826 Tópicos Especiais em Engenharia de Materiais 3
MET2827 Tópicos Especiais em Engenharia de Materiais 3
MET2828 Tópicos Especiais em Engenharia de Materiais 3
MET2829 Tópicos Especiais em Engenharia de Materiais 3
 
sub-item Disciplinas de Ciência e Engenharia de Materiais
Código Disciplina Créditos
MET2830 Cristalografia, Difração e Reflexão de Raios-X 3
MET2831 Teoria de Defeitos em Sólidos 3
MET2832 Difusão 3
MET2833 Transformação de Fase no Estado Sólido 3
MET2834 Comportamento Mecânico de Materiais 3
MET2835 Fratura de Materiais Estruturais 3
MET2836 Tensões Residuais 3
MET2837 Integridade Estrutural 3
MET2838 Materiais Cerâmicos 3
MET2839 Materiais Poliméricos 3
MET2840 Materiais compósitos 3
MET2841 Soldagem e Junção de Materiais 3
MET2842 Análise de Nanoestruturas e Defeitos Cristalinos no MET 3
MET2843 Processos Corrosivos 3
MET2856 Tópicos Especiais em Ciência dos Materiais 3
MET2857 Tópicos Especiais em Ciência dos Materiais 3
MET2858 Tópicos Especiais em Ciência dos Materiais 3
MET2859 Tópicos Especiais em Ciência dos Materiais 3
 
sub-item Disciplinas de Engenharia de Processos e Meio Ambiente
Código Disciplina Créditos
MET2860 Fluidodinâmica Aplicada 3
MET2861 Tratamento de Minérios 3
MET2862 Cinética e Engenharia de Reatores 3
MET2863 Hidrometalurgia 3
MET2864 Eletrometalurgia 3
MET2865 Pirometalurgia 3
MET2866 Química de Superfícies e Interfaces 3
MET2867 Fundamentos das Tecnologias de Produção do Ferro e do Aço 3
MET2868 Operações Unitárias da Tecnologia Ambiental 3
MET2869 Tratamento de Efluentes Industriais 3
MET2870 Tratamento de Águas Industriais 3
MET2890 Tópicos Especiais em Metalurgia Extrativa 3
MET2891 Tópicos Especiais em Metalurgia Extrativa 3
MET2892 Tópicos Especiais em Metalurgia Extrativa 3
MET2897 Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental 3
MET2898 Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental 3
MET2899 Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental 3

É possível também cursar disciplinas eletivas em outros Programas de Pós-Graduação da PUC-RIO ou em outras Instituições de Ensino, desde que aprovadas previamente pela Comissão de Pós-Graduação do DEMa.

Voltar

item Corpo docente

sub-item Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa: Prof. Francisco José Moura

Docentes: Titulação e Linha de pesquisa

Bojan Marinkovic
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Síntese e Caracterização de Materiais Nanoestruturados; Difração de Raio X; Materiais Cerâmicos; Fotocatálise
Currículo LATTES

Eduardo de Albuquerque Brocchi
Doutor, Imperial College, Inglaterra
Extração metálica de concentrados e resíduos; Ustulação; Extração e síntese de materiais.
Currículo LATTES

Fernando Cosme Rizzo Assunção
Doutor, University of Florida, Estados Unidos.
Corrosão em Altas Temperaturas, Cerâmicas Supercondutoras, Nanotubos e Nanofitas Inorgânicos, Caracterização Microestrutural de Juntas Soldadas, Materiais Óxidos com Expansão Térmica Negativa e  Aços com Microestrutura Complexa Obtidos por Têmpera e Partição.
Currículo LATTES

Francisco José Moura
Doutor, McGill University, Canadá
Processamento de Materiais em Altas Temperaturas; Síntese e Caracterização de Materiais Cerâmicos; Tratamento de resíduos e reciclagem.
Currículo LATTES

Ivan Guillermo Solórzano
Doutor, Mcmaster University, Canadá, 1983
Transformação de Fases e Materiais Nanoestruturados/Caracterização
Currículo LATTES

Ivani de Souza Bott
Doutora, Sheffield City Polytechnic, Inglaterra
Engenharia Microestrutral, Biocorrosão, Junção de Materiais.
Currículo LATTES

José Roberto Moraes D’Almeida
Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil
Materiais Compósitos; Comportamento Mecânico de Materiais; Microscopia Eletrônica.
Currículo LATTES

Luiz Alberto Cesar Teixeira
Doutor, Imperial College, Inglaterra
Hidrometalurgia; Tratamento de Águas; Tratamento de Efluentes Industriais.
Currículo LATTES


Marcos Venicius Soares Pereira
Doutor, Kassel Universität, Alemanha
Comportamento Mecânico de Materiais; Integridade Estrutural; Ensaios não-Destrutivos
Currículo LATTES

Maurício Leonardo Torem
Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil
Processamento Mineral e Tratamento de Efluentes; Biotecnologia Mineral e Ambiental; Síntese de Materiais Cerâmicos; Reciclagem de Resíduos.
Currículo LATTES

Roberto Ribeiro de Avillez
Doutor, University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA
Transformações de Fases, Termodinâmica Computacional e Difração de Raios X; Materiais Nanoestruturados e Filmes Finos;  Especificação e Seleção de Materiais.
Currículo LATTES

Rogerio Navarro Correia Siqueira
Doutor, PUC-Rio,  2009
Extração, síntese e processamento químico de materiais; Materiais nano-estruturados: Síntese e caracterização
Currículo Lattes

Sidnei Paciornik
Doutor, PUC-RIO, Brasil
Processamento e Análise de Imagens, Microscopia Digital, Caracterização Microestrutural
Currículo LATTES


Professores colaboradores:

José Carlos D’Abreu 
Doutor, USP, Brasil 
Processos Siderúrgicos. Simulação e Modelagens Matemática e Fisica de Processos. Processamento de Materiais. Tratamento, Recuperação e Reciclagem de Resíduos.


Roberto José de Carvalho
Doutor.University of British Columbia, UBC, Canadá
Engenharia de Processos e Meio AmbienteCurrículo Lattes

Voltar