ÔĽŅ PUC-RIO - Ensino e Pesquisa - Pós-Graduação
Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Projetos de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:
carmemfacanha@puc-rio.br
Telefones:
(21) 3527-1776
Fax:
(21) 3527-1236
item Coordenador(a):
Prof. Bojan Marinkovic
item Secretaria

Local:
Departamento de Engenharia Química e de Materiais - DEQM
Rua Marquês de São Vicente, nº 225/501 CEP:22453-900  Gávea Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
de 8:00 às 11:30 e de 13:30 às 16:30 horas
Secretária(o):
Carmem Façanha

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

 


Sobre o programa
Imagem ilustrativa deste item

item Apresentação

Metalurgia e Materiais est√£o na base tecnol√≥gica da civiliza√ß√£o moderna. N√£o existe produto sint√©tico que n√£o envolva diretamente o uso de materiais, sejam met√°licos, cer√Ęmicos, polim√©ricos, semicondutores ou mesmo biol√≥gicos, tamb√©m chamados biomateriais. Na realidade, quase todos os desenvolvimentos tecnol√≥gicos requerem o emprego de um desses materiais de maneira individual ou agregada, tais como comp√≥sitos de dois ou mais, materiais distintos. O Engenheiro de Materiais participa ativamente da escolha, do aperfei√ßoamento e da otimiza√ß√£o dos materiais tecnol√≥gicos utilizados desde as ind√ļstrias de base (siderurgia, petr√≥leo, cimento, etc.) at√© as ind√ļstrias com tecnologia de ponta (computadores, nanomateriais para o transporte de f√°rmacos, etc.). A atua√ß√£o do engenheiro de materiais compreende os processos de extra√ß√£o e beneficiamento de minerais, os processos metal√ļrgicos, a s√≠ntese de cer√Ęmicas, pol√≠meros e biomateriais, a s√≠ntese de materiais nanoestruturados (nanomateriais) e comp√≥sitos, e os processos de prote√ß√£o e recupera√ß√£o ambiental.

A import√Ęncia da Ci√™ncia e Engenharia de Materiais no desenvolvimento e bem-estar da humanidade pode ser medida pela permanente evolu√ß√£o de equipamentos e dispositivos t√£o diversos quanto espetaculares, que constituem os mais modernos produtos das ind√ļstrias automobil√≠stica, aeron√°utica, naval, eletr√īnica, de inform√°tica, de telecomunica√ß√Ķes, de constru√ß√£o civil, de minera√ß√£o, de metalurgia, de produtos qu√≠micos, de gera√ß√£o e distribui√ß√£o de energia, de bioengenharia, etc. De uma maneira geral, os novos desenvolvimentos tecnol√≥gicos t√™m se viabilizado gra√ßas aos avan√ßos da Engenharia de Materiais. Tamanha abrang√™ncia de aplica√ß√Ķes tem sido, nos dias de hoje, a grande raz√£o da demanda crescente por Engenheiros de Materiais e Engenheiros Metal√ļrgicos - profissionais atuantes num universo cada vez mais amplo de segmentos industriais.

A Engenharia de Processos e Meio Ambiente est√° no √Ęmago da produ√ß√£o de materiais empregados em tecnologias de ponta. O programa de p√≥s-gradua√ß√£o do Departamento de Engenharia Qu√≠mica e de Materiais est√° consciente desta rela√ß√£o e procura motivar seus alunos para uma consci√™ncia fortemente centrada em melhores processos de produ√ß√£o, preserva√ß√£o e recupera√ß√£o ambiental.

Voltar


item Objetivos do Programa

A estrutura do Departamento de Engenharia Qu√≠mica e de Materiais - DEQM cobre todos os n√≠veis de forma√ß√£o acad√™mica (gradua√ß√£o, mestrado e doutorado) nas √°reas de processamento/s√≠ntese qu√≠mica de materiais, caracteriza√ß√£o das propriedades de materiais met√°licos e n√£o-met√°licos e as suas diversas rela√ß√Ķes com o meio ambiente. Desta forma, o programa de p√≥s-gradua√ß√£o procura dar uma forma√ß√£o abrangente em engenharia de materiais, com inser√ß√£o na cadeia produtiva e na produ√ß√£o, de maneira sustent√°vel, de produtos semi-acabados e acabados. O desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa conduziu o Departamento a iniciar seus Programas de Mestrado e Doutorado em 1971 e 1991, respectivamente.

A busca contínua pela manutenção de um elevado padrão acadêmico e de pesquisa tem sido, ao longo dos anos, uma das características marcantes do DEQM O Departamento passou por um amplo processo de modernização da sua infra-estrutura de ensino e de pesquisa, assim como por uma reestruturação curricular do seu Programa de Pós-graduação envolvendo a alteração do nome do programa, das linhas de pesquisa e das disciplinas oferecidas. Através destas iniciativas, o DEQM evolui permanentemente para melhor atender às demandas do desenvolvimento tecnológico, no que se refere tanto à sua atuação em novas áreas do conhecimento quanto à formação de profissionais capazes de responder aos novos desafios e exigências do mercado de trabalho.

Este curr√≠culo visa adequar o programa de P√≥s-gradua√ß√£o do DEQM √†s novas demandas dos setores envolvidos com ci√™ncia e tecnologia. O uso de materiais √© uma pr√°tica t√£o generalista que poucas pessoas se d√£o conta que dependem deles para tudo que fazem. As roupas, os autom√≥veis, os utens√≠lios dom√©sticos e eletr√īnicos, as ferramentas e obtura√ß√Ķes odontol√≥gicas, as pr√≥teses humanas s√£o exemplos da vasta √°rea de utiliza√ß√£o dos materiais. Esta utiliza√ß√£o requer pesquisadores capazes de fazerem liga√ß√Ķes entre mundos considerados, muitas vezes, distintos. Este programa procura atender este aspecto, oferecendo treinamento diferenciado em materiais para pessoas com forma√ß√£o em diferentes √°reas. Por isso abriga graduados de v√°rias especialidades, tais como:

Engenharias (Metal√ļrgica, Materiais, Qu√≠mica, Mec√Ęnica, Civil, El√©trica, Ambiental, etc) - Ci√™ncias B√°sicas (Biologia, Qu√≠mica, F√≠sica, Matem√°tica e Inform√°tica) - Arquitetura, - Geologia, - Ci√™ncias da Sa√ļde (Farm√°cia, Odontologia e Medicina), - Arqueologia e Museologia.

Ao longo dos √ļltimos anos, o programa tem se mantido com um n√ļmero m√©dio de sessenta alunos na P√≥s-Gradua√ß√£o, que √© consistente com a dimens√£o do seu quadro docente, constitu√≠do de 14 doutores de tempo integral.

O Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o permite o aperfei√ßoamento de profissionais com forma√ß√£o em materiais e metalurgia, assim como faculta aos demais graduados amplo envolvimento em √°reas espec√≠ficas, tais como tecnologia mineral, tecnologia ambiental, processamento qu√≠mico de mat√©rias primas para a produ√ß√£o de materiais e caracteriza√ß√£o das suas propriedades estruturais, f√≠sicas e mec√Ęnicas.

O curso de mestrado visa aprofundar a formação básica e desenvolver a capacidade de atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados mais diretamente para a resolução de problemas práticos de engenharia. Constitui-se, também, numa etapa inicial para alunos com vocação para pesquisa se envolverem em estudos de maior profundidade, no curso de doutorado.

O curso de doutorado visa √† forma√ß√£o de profissionais altamente qualificados, destinados a ocuparem posi√ß√Ķes que exigem um maior embasamento cient√≠fico, aliado √† independ√™ncia de pensamento e capacidade criativa.

Nos √ļltimos anos, professores do Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o do DEQM t√™m sido contemplados com v√°rios projetos importantes, tais como Cientista do Nosso Estado, Produtividade e Universal do CNPq, Fundos Setoriais (CTHIDRO e CTPETRO), PADCT-Rio (FAPERJ) e Fundo Verde Amarelo. Alguns desses projetos permitiram a melhoria da infraestrutura de pesquisa de diversos laborat√≥rios, muitos dos quais incorporam t√©cnicas modernas de caracteriza√ß√£o atrav√©s de an√°lise e processamento digital de imagens. Em fun√ß√£o da f√°cil e natural adapta√ß√£o, por parte dos professores, assim como da grande demanda, por parte dos alunos, observa-se uma n√≠tida tend√™ncia de desenvolvimento de projetos dedicados aos temas relacionados com o meio ambiente. Neste sentido nota-se uma grande motiva√ß√£o por trabalhos envolvendo tratamento de efluentes, co-processamento, reciclagem e recupera√ß√£o de rejeitos, modelagem matem√°tica e f√≠sica, e remedia√ß√£o ambiental, fundamentados nas opera√ß√Ķes unit√°rias das √°reas tradicionais de tratamento de min√©rios, hidro/eletro e pirometalurgia. Observa-se, tamb√©m, um crescente aumento da multidisciplinaridade, identificada atrav√©s dos projetos de s√≠ntese e caracteriza√ß√£o, que contam com a participa√ß√£o de professores das duas grandes √°reas de pesquisa (Engenharia de Processos e Meio Ambiente e Ci√™ncia e Engenharia de Materiais). Na √°rea de Ci√™ncia e Engenharia de Materiais verifica-se uma tend√™ncia para caracteriza√ß√Ķes microestruturais cada vez mais sofisticadas, atrav√©s da implementa√ß√£o de novas t√©cnicas e equipamentos, tais como a microscopia eletr√īnica de transmiss√£o e difra√ß√£o de Raios-X, ou a partir do uso de “softwares” dedicados ao processamento e an√°lise de imagens. Percebe-se, tamb√©m, que esta tend√™ncia coincide com o n√ļmero significativo de projetos envolvendo nanomateriais, tema este de indiscut√≠vel relev√Ęncia atual, tanto no que se refere aos aspectos cient√≠ficos como no que tange √†s aplica√ß√Ķes tecnol√≥gicas. Tal fato refor√ßa a tend√™ncia observada sobre o aumento do n√ļmero de projetos multidisciplinares contando com a participa√ß√£o de professores que trabalham com a s√≠ntese e caracteriza√ß√£o de materiais.

Voltar


item Histórico

O Departamento de Engenharia Química e de Materiais - DEQM faz parte do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio. O DEQM conta com 14 professores de tempo integral, todos com doutorado em universidades estrangeiras ou nacionais e mais da metade pesquisadores com bolsa de produtividade do CNPq. Estes professores atuam em ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e desenvolvimento.

A infra-estrutura de laborat√≥rios inclui equipamentos de √ļltima gera√ß√£o nas √°reas de: beneficiamento mineral, redu√ß√£o de min√©rios, tratamento de res√≠duos, tecnologia ambiental, monitoramento ambiental remoto, an√°lise e processamento qu√≠mico, caracteriza√ß√£o de part√≠culas, filmes finos, an√°lise t√©rmica, fabrica√ß√£o de comp√≥sitos, comportamento mec√Ęnico, microscopia eletr√īnica, difra√ß√£o de raios-x, processamento de imagens, microscopia digital e computa√ß√£o.

MESTRADO
Concede o t√≠tulo de "Mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Qu√≠micos e Metal√ļrgicos". Desde a sua cria√ß√£o, em 1971, j√° titulou mais de 300 mestres. Disp√Ķe de bolsas de estudo da CAPES, CNPq e FAPERJ para alunos de tempo integral, al√©m das bolsas de isen√ß√£o de taxas fornecidas pela pr√≥pria Universidade para situa√ß√Ķes espec√≠ficas e bolsas associadas a projetos. Situa-se entre os programas de mestrado mais bem conceituados no pa√≠s, na √°rea de materiais e metalurgia.

DOUTORADO
Concede o t√≠tulo de "Doutor em Engenharia de Materiais e de Processos Qu√≠micos e Metal√ļrgicos”. Iniciado em 1991, experimentou uma r√°pida expans√£o, beneficiando-se da experi√™ncia adquirida com o seu programa de mestrado e tendo j√° titulado mais de 60 doutores. Entre os seus alunos, incluem-se professores universit√°rios, pesquisadores de institui√ß√Ķes governamentais e profissionais oriundos da ind√ļstria. Conta tamb√©m com apoio da CAPES, CNPq e FAPERJ atrav√©s da concess√£o de bolsas de estudo para alunos de tempo integral, al√©m das bolsas de isen√ß√£o de taxas concedidas pela pr√≥pria Universidade e bolsas associadas a projetos.

Voltar


item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

  sub-item Área de concentração: Ciência e Engenharia de Materiais
 
Linhas de pesquisa

1) Processamento e Caracterização de Materiais
2)
Desempenho e Integridade de Materiais
3)
Junção de Materiais
4) Transformação de Fases
5) Materiais nanoestruturados / Caracterização

>> Projetos de pesquisa
>> Laboratórios do DEQM

  sub-item Área de concentração: Engenharia de Processos e Meio Ambiente
 
Linhas de pesquisa

1) Tecnologia Mineral
2) Siderurgia
3) Extração , Síntese e Processamento Químico de Materiais
4) Tecnologias Ambientais
5) Materiais Nanoestruturados / Síntese

>> Projetos de pesquisa
>> Laboratórios do DEQM

Voltar


item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado e Doutorado  
 

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5, para o tri√™nio 2010-2012, e reconhecido pela homologa√ß√£o do parecer CNE/CES n¬ļ 288/2015, atrav√©s da Portaria do MEC n¬ļ 656 de 22/05/2017 publicada no D.O.U. n¬ļ 97 de 23/05/2017, p. 47.

Títulos atribuídos: Mestre e/ou Doutor em Engenharia de Materiais e de Processos Qu√≠micos e Metal√ļrgicos

Voltar


item Exigências para Obtenção dos Títulos

sub-item Mestre  
  • Ter completado o m√≠nimo de 24 cr√©ditos sendo tr√™s (3) em uma disciplina de termodin√Ęmica, nove (9) em disciplinas relativas √† sua √°rea de concentra√ß√£o e o restante em disciplinas de dom√≠nio conexo, segundo um plano de estudos previamente aprovado pela Comiss√£o de P√≥s-Gradua√ß√£o.
  • Alunos com forma√ß√£o acad√™mica em √°reas distantes da Engenharia Metal√ļrgica, ou da Engenharia de Materiais, dever√£o cursar uma ou mais disciplinas de fundamentos segundo um plano de estudo proposto pela Comiss√£o de P√≥s-Gradua√ß√£o.
  • Ser aprovado na disciplina MET 2800 (Semin√°rio de Pesquisa).
  • Ser aprovado em exame de l√≠ngua inglesa (leitura) realizado pelo DEQM.
  • Apresentar, defender e ter aprovada uma disserta√ß√£o de Mestrado.

Grupo Optativa Obrigatória

MET 2804  |  Fundamentos da Termodin√Ęmica - 3 cr√©ditos (ou)
MET 2808  |  Termodin√Ęmica dos Materiais - 3 cr√©ditos

sub-item Doutorado  
  • Ter completado o m√≠nimo de 48 cr√©ditos, podendo ser aproveitados at√© 24 cr√©ditos obtidos no Mestrado, sendo nove (9) em disciplinas obrigat√≥rias e o restante em disciplinas de dom√≠nio conexo, segundo um plano de estudos previamente aprovado pela Comiss√£o de P√≥s-Gradua√ß√£o.
  • Ser aprovado na disciplina MET 3004 (Exame de Qualifica√ß√£o de Doutorado).
  • Ser aprovado na disciplina MET 3007 (Proposta de Tese de Doutorado).
  • Apresentar, defender e ter aprovada uma tese de Doutorado.

Disciplinas Obrigatórias

Engenharia de Processos e Meio Ambiente
MET¬† 2808 Termodin√Ęmica dos Materiais 3
MET¬† 2810 Fen√īmenos de Transporte em Engenharia de Materiais 3
MET  2862 Cinética e Engenharia de Reatores 3
Ciência e Engenharia dos Materiais
MET¬† 2808 Termodin√Ęmica dos Materiais 3
MET  2831 Teoria de Defeitos em Sólidos 3
MET  2833 Transformação de Fases no Estado Sólido 3

Voltar


Admissão e Matrícula
Imagem ilustrativa deste item

O DEQM realiza processo de seleção de novos alunos para o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) duas vezes por ano, normalmente nos meses de dezembro e julho. Mais detalhes podem ser obtidos na secretaria do departamento.

Voltar


item Estrutura Curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação é composta de: Disciplinas de fundamentos, Disciplinas comuns às duas áreas de concentração e Disciplinas específicas a cada uma das áreas de concentração.

Al√©m disso, os alunos tamb√©m podem cursar disciplinas eletivas em outros departamentos da PUC-RIO ou em outras Institui√ß√Ķes de Ensino, desde que aprovadas previamente pela Comiss√£o de P√≥s-Gradua√ß√£o do Programa.

sub-item Disciplinas de Fundamentos
Um conjunto de disciplinas de nivelamento que permite aos alunos com forma√ß√£o acad√™mica em √°reas distantes da Engenharia Metal√ļrgica, ou da Engenharia de Materiais acompanharem o curso.
Código Disciplina
MET2804 Fundamentos da Termodin√Ęmica
MET2806 Fundamentos de Engenharia de Microestruturas
MET2807 Fundamentos Matem√°ticos para Engenharia de Materiais
MET2805 Fundamentos da Engenharia de Materiais
 
sub-item Disciplinas Comuns às áreas de concentração
Código Disciplina Créditos
MET3000 Dissertação de Mestrado 0
MET3001 Tese de Doutorado 0
MET3004 Exame de Qualificação de Doutorado 0
MET3007 Proposta de Tese de Doutorado 0
MET3200 Estágio de Docência na Graduação 0
MET3201 Estágio de Docência na Graduação 1
MET3202 Estágio de Docência na Graduação 2
MET3203 Estágio de Docência na Graduação 3
MET3210 Estágio de Docência na Graduação 0
MET3211 Estágio de Docência na Graduação 1
MET3212 Estágio de Docência na Graduação 2
MET3213 Estágio de Docência na Graduação 3
MET2800 Semin√°rio de Pesquisa 1
MET2801 Colóquio em Engenharia de Materiais I 1
MET2802 Colóquio em Engenharia de Materiais II 1
MET2803 Estudo Orientado em Engenharia de Materiais 3
MET2808 Termodin√Ęmica dos Materiais 3
MET2809 Diagramas de Fases 3
MET2810 Fen√īmenos de Transporte em Engenharia de Materiais 3
MET2811 Técnicas de Caracterização de Materiais 3
MET2812 Microscopia Eletr√īnica de Transmiss√£o 3
MET2813 Processamento Digital de Imagens 3
MET2814 Microscopia Quantitativa 3
MET2826 Tópicos Especiais em Engenharia de Materiais 3
MET2827 Tópicos Especiais em Engenharia de Materiais 3
MET2828 Tópicos Especiais em Engenharia de Materiais 3
MET2829 Tópicos Especiais em Engenharia de Materiais 3
 
sub-item Disciplinas de Ciência e Engenharia de Materiais
Código Disciplina Créditos
MET2830 Cristalografia, Difração e Reflexão de Raios-X 3
MET2831 Teoria de Defeitos em Sólidos 3
MET2832 Difus√£o 3
MET2833 Transformação de Fase no Estado Sólido 3
MET2834 Comportamento Mec√Ęnico de Materiais 3
MET2835 Fratura de Materiais Estruturais 3
MET2836 Tens√Ķes Residuais 3
MET2837 Integridade Estrutural 3
MET2838 Materiais Cer√Ęmicos 3
MET2839 Materiais Poliméricos 3
MET2840 Materiais compósitos 3
MET2841 Soldagem e Junção de Materiais 3
MET2842 An√°lise de Nanoestruturas e Defeitos Cristalinos no MET 3
MET2843 Processos Corrosivos 3
MET2856 Tópicos Especiais em Ciência dos Materiais 3
MET2857 Tópicos Especiais em Ciência dos Materiais 3
MET2858 Tópicos Especiais em Ciência dos Materiais 3
MET2859 Tópicos Especiais em Ciência dos Materiais 3
 
sub-item Disciplinas de Engenharia de Processos e Meio Ambiente
Código Disciplina Créditos
MET2860 Fluidodin√Ęmica Aplicada 3
MET2861 Tratamento de Minérios 3
MET2862 Cinética e Engenharia de Reatores 3
MET2863 Hidrometalurgia 3
MET2864 Eletrometalurgia 3
MET2865 Pirometalurgia 3
MET2866 Química de Superfícies e Interfaces 3
MET2867 Fundamentos das Tecnologias de Produção do Ferro e do Aço 3
MET2868 Opera√ß√Ķes Unit√°rias da Tecnologia Ambiental 3
MET2869 Tratamento de Efluentes Industriais 3
MET2870 Tratamento de √Āguas Industriais 3
MET2890 Tópicos Especiais em Metalurgia Extrativa 3
MET2891 Tópicos Especiais em Metalurgia Extrativa 3
MET2892 Tópicos Especiais em Metalurgia Extrativa 3
MET2897 Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental 3
MET2898 Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental 3
MET2899 Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental 3

√Č poss√≠vel tamb√©m cursar disciplinas eletivas em outros Programas de P√≥s-Gradua√ß√£o da PUC-RIO ou em outras Institui√ß√Ķes de Ensino, desde que aprovadas previamente pela Comiss√£o de P√≥s-Gradua√ß√£o do DEQM.

Voltar

item Corpo docente

sub-item Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa: Prof. Bojan Marinkovic

Docentes: Titulação e Linha de pesquisa

Amanda Lemette Teixeira Brand√£o
Doutora, UFRJ, Brasil
Modelagem, simulação, otimização e discriminação de modelos de processos de engenharia química.
Currículo Lattes

Bojan Marinkovic 
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Materiais Cer√Ęmicos; S√≠ntese e Caracteriza√ß√£o de Materiais Nanoestruturados; Expans√£o t√©rmica negativa e nula; Resist√™ncia ao choque t√©rmico; Fotocat√°lise e remedia√ß√£o ambiental
P√°gina pessoal
Currículo Lattes

Brunno Ferreira dos Santos
Doutor, Universidade: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil
Controle e automação de processos químicos e Inteligência Artificial aplicada em controle e modelagem de processos
Currículo Lattes

Eduardo de Albuquerque Brocchi 
Doutor, Imperial College, Inglaterra 
Extração metálica de concentrados e resíduos; Ustulação; Extração e síntese de materiais.
Currículo Lattes

Fernando Cosme Rizzo Assun√ß√£o 
Doutor, University of Florida, Estados Unidos. 
Corros√£o em Altas Temperaturas, Cer√Ęmicas Supercondutoras, Nanotubos e Nanofitas Inorg√Ęnicos, Caracteriza√ß√£o Microestrutural de Juntas Soldadas, Materiais √ďxidos com Expans√£o T√©rmica Negativa e  A√ßos com Microestrutura Complexa Obtidos por T√™mpera e Parti√ß√£o.
Currículo Lattes

Francisco Jos√© Moura 
Doutor, McGill University, Canad√°
Processamento de Materiais em Altas Temperaturas; S√≠ntese e Caracteriza√ß√£o de Materiais Cer√Ęmicos; Tratamento de res√≠duos e reciclagem.
Currículo Lattes

Ivan Guillermo Solórzano
Doutor, Mcmaster University, Canad√°, 1983
Transformação de Fases e Materiais Nanoestruturados/Caracterização
Currículo Lattes

Ivani de Souza Bott 
Doutora, Sheffield City Polytechnic, Inglaterra
Engenharia Microestrutral, Biocorrosão, Junção de Materiais.
Currículo Lattes

 

Jos√© Roberto Moraes D’Almeida 
Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil 
Materiais Comp√≥sitos; Comportamento Mec√Ęnico de Materiais; Microscopia Eletr√īnica. 
Curr√≠culo Lattes 

Luiz Alberto Cesar Teixeira 
Doutor, Imperial College, Inglaterra 
Hidrometalurgia; Tratamento de √Āguas; Tratamento de Efluentes Industriais.
Currículo Lattes

Marcos Venicius Soares Pereira 
Doutor, Kassel Universit√§t, Alemanha 
Comportamento Mec√Ęnico de Materiais; Integridade Estrutural; Ensaios n√£o-Destrutivos
Currículo Lattes

Maur√≠cio Leonardo Torem 
Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil 
Processamento Mineral e Tratamento de Efluentes; Biotecnologia Mineral e Ambiental; S√≠ntese de Materiais Cer√Ęmicos; Reciclagem de Res√≠duos. 
Currículo Lattes

Roberto Ribeiro de Avillez 
Doutor, University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA
Transforma√ß√Ķes de Fases, Termodin√Ęmica Computacional e Difra√ß√£o de Raios X; Materiais Nanoestruturados e Filmes Finos;  Especifica√ß√£o e Sele√ß√£o de Materiais.
Currículo Lattes

Rodrigo Fernandes M. de Souza
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Processos Qu√≠micos Inorg√Ęnicos e Tratamento de Res√≠duos S√≥lidos
Currículo Lattes

Rogerio Navarro Correia Siqueira
Doutor, PUC-Rio,  2009
Extração, síntese e processamento químico de materiais; Materiais nano-estruturados: Síntese e caracterização
Currículo Lattes

Sidnei Paciornik 
Doutor, PUC-RIO, Brasil 
Processamento e Análise de Imagens, Microscopia Digital, Caracterização Microestrutural
Currículo Lattes

Voltar