Brasão

> Pós-Graduação e Pesquisa> Mestrado e Doutorado > Página anterior

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos
Pós-Graduação
 
Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 


Informações sobre as linhas de pesquisa
Imagem ilustrativa deste item

item Área de concentração: Ciência e Engenharia de Materiais

sub-item Linha de pesquisa 1: Processamento e Caracterização de Materiais

Inclui uma vasta gama de processamento químico, bioquímico, térmico e mecânico dos materiais cerâmicos, metálicos e compósitos, procurando identificar a sua correlação com as características microestruturais, mecânicas e físico-químicas. Os processamentos bioquímicos procuram estudar os processos de biocorrosão, ou Corrosão Induzida por Microorganismos, enquanto os demais visam o entendimento pleno da inter-relação entre processamento – caracterização – propriedades.

sub-item Linha de pesquisa 2: Desempenho e Integridade de Materiais

Agrega os estudos do desempenho de materiais e componentes em condições operacionais e da prevenção do risco de falhas de origem mecânica. Um dos objetivos é promover o uso integrado das características do material, do componente e do projeto na avaliação do dano, quantificação da vida residual e na extensão da vida útil.

sub-item Linha de pesquisa 3: Junção de Materiais

Comporta os estudos de junção de materiais empregando adesivos poliméricos e soldas metálicas com o objetivo de melhorar os processos empregados na indústria metal-mecânica e em áreas que lidam com sistemas compósitos, como, por exemplo, a odontologia.

sub-item Linha de pesquisa 4: Transformação de Fases

Estuda as transformações de fases dos materiais metálicos e cerâmicos e o impacto que estas transformações causam nas propriedades microscópicas, mecânicas e físicas destes. Cria modelos para simular transformações de fases na elaboração de materiais.

sub-item Linha de pesquisa : Materiais nanoestruturados / Caracterização

Esta linha se dedica ao estudo das transformações de fases e da caracterização de materiais nanoestruturados sob condições de processamento capazes de criar novos materiais e, portanto, novas aplicações.

Voltar

item Área de concentração: Engenharia de Processos e Meio Ambiente

sub-item Linha de pesquisa 1: Tecnologia Mineral

Estuda as operações envolvidas no tratamento de minérios e no reuso de  águas das indústrias extrativas, com ênfase na flotação, eletroflotação, eletrocoagulação e biotecnolgia mineral (bioflotação, biofloculação, biolixiviação).

sub-item Linha de pesquisa 2: Siderurgia

Procura otimizar o desempenho das matérias primas ferrosas: aglomerados para redução direta e alto forno, minério granulado e sucatas. Desenvolve modelamentos matemáticos e físicos para simulação e controle de processos.

sub-item Linha de pesquisa 3: Extração , Síntese e Processamento Químico de Materiais

Estuda processos químicos em altas temperaturas ou através do uso de soluções aquosas. Visa tanto o desenvolvimento de etapas intermediárias de um fluxograma de processo como o conhecimento das reações de redução e síntese.

sub-item Linha de pesquisa 4: Tecnologias Ambientais
Aborda o tratamento de águas, efluentes e resíduos industriais visando o descarte, o reuso ou a recuperação de constituintes de interesse. Baseia-se em técnicas utilizando bactérias ou compostos do tipo peróxido de hidrogênio e substância húmica.

sub-item Linha de pesquisa 5: Materiais Nanoestruturados / Síntese
Estuda procedimentos experimentais, de caráter físico-químico, que permitam a obtenção de materiais contendo partículas nanoestruturadas. Além da avaliação das técnicas utilizadas aborda um estudo termodinâmico e cinético das reações envolvidas.

 

Voltar