Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Pós-Graduação
 


Apresentação
Histórico
Objetivos do Programa
Reconhecimento do Curso
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Admissão e Matrícula
Exigências para Obtenção dos Títulos de
Mestre e Doutor
Estrutura Curricular
Corpo Docente
item Atividades acadêmicas previstas




Voltar


Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:

Telefones:
(21) 3527-1162/1164
Fax:
(21) 3527-1165
item Coordenador
Prof. Ivan Fábio Mota de Menezes
item Secretaria

Local:
Depto. Engenharia Mecânica
R. Marquês de São Vicente, 225 Cardeal Leme, 1o. andar.
Gávea - 22453-900 - Rio de Janeiro - RJ Brasil

Horário de atendimento:
8:30 às 12:00 e 13:30 às 17:30 horas

Secretária:
pgmec@puc-rio.br

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

-----------------------------------------------------------------------------------------

Apresentação

Departamento de Engenharia Mecânica tem o compromisso com a excelência em ensino desde a sua criação em 1948, sendo sempre avaliado como um dos melhores do País. Ao mesmo tempo, o programa de pós-graduação mantém alta qualidade em ensino e pesquisa desde a sua criação em 1964, com atuação expressiva na comunidade científica nacional e internacional, resultando no conceito máximo obtido na avaliação CAPES, a nota 7. As linhas de pesquisa desenvolvidas abrangem problemas fundamentais e aplicados, sendo estes fruto de forte interação com o setor industrial.

Maiores informações em www.mec.puc-rio.br

Voltar

Histórico

Fundada em 1941 a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, tem sido comprometida com a excelência em ensino e pesquisa. Ao longo de sua existência, a PUC -Rio tem ocupado uma posição de liderança no Brasil, sendo uma das primeiras universidades do país a manter um corpo docente em tempo integral, conduzindo pesquisas juntamente com ensino de graduação e pós-graduação. Desde sua criação sempre realizou grandes investimentos em educação e pesquisa, tais como a criação do primeiro centro de computação da universidade do país, em 1959, ao lado de um corpo docente com sólida formação e experiência, o que levou ao reconhecimento nacional e internacional da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação.

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da PUC-Rio foi fundado em 1948. O programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica foi iniciado em 1964. A primeira dissertação de mestrado em Engenharia no Brasil foi defendida por Guilherme de La Penha, no Departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, demonstrando o pioneirismo da Instituição. No ano de 2014 o Programa de Pós-graduação do DEM completou 50 anos de existência.  Desde a sua criação, o DEM vem formando engenheiros, mestres e doutores com alta qualificação, que têm ocupado posições de destaque na sociedade brasileira, tanto na Academia como na Indústria. O Programa de Pós-Graduação do DEM possui forte liderança nacional, sendo reconhecido como formador de recursos humanos, e pelo desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de qualidade. Além disso, destaca-se a inserção internacional dos docentes do Programa, e sua visibilidade junto a importantes Universidades do exterior. Desde a primeira avaliação CAPES, recebeu sempre a nota máxima dos programas de Engenharia Mecânica.

Voltar


Objetivos do Programa


O Programa visa a aprofundar os conhecimentos em ciências mecânicas.

O Curso de Mestrado visa formar pessoal de alto nível para a indústria, organismos do governo e estabelecimentos de ensino e pesquisa.

O Curso de Doutorado visa formar pesquisadores e docentes de alto nível científico para estabelecimentos de ensino e pesquisa e para a indústria.

Voltar


Reconhecimento do Curso

Mestrado e Doutorado

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 7 ,, para o triênio 2010-2012,, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 288/2015, através da Portaria do MEC nº 656 de 22/05/2017 publicada no D.O.U. nº 97 de 23/05/2017, p. 49.

Titulos atribuídos:
Mestre em Engenharia Mecânica e/ou
Doutor em Engenharia Mecânica

Voltar

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

item Mecânica Aplicada
  subitem Mecânica dos Sólidos
  subitem Sistemas Dinâmicos e Controle


item Petróleo e Energia
  subitem Engenharia de Dutos
  subitem Engenharia de Petröleo
  subitem Sistemas Energéticos


item Termociências
  subitem Engenharia de Fluidos
  subitem Máquinas Térmicas
  subitem Transferência de Calor e Massa

Voltar


Admissão e Matrícula

Requisitos

Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento exige do candidato:

subitem Mestrado

Ser diplomado em Curso de Graduação em Engenharia Mecânica ou em especialidades afins, tais como:
Engenharia Civil, Naval, Aeronáutica, Química e Física.Em casos excepcionais, poderão ser admitidos candidatos que sejam diplomados em outros cursos de graduação com formação científica ou tecnológica, a critério da Comissão de Pós-Graduação. Em qualquer situação, fica reservado ao Departamento o direito de exigir como condição de admissão que o candidato se inscreva em uma ou mais disciplinas de Graduação, a fim de preencher deficiências em sua formação.

subitem Doutorado

Ser Diplomado em curso de Graduação em Engenharia Mecânica ou em especialidades afins, tais como:
Engenharia Civil, Naval, Aeronáutica, Química e Física. Em casos excepcionais, poderão ser admitidos candidatos que sejam diplomados em outros cursos de graduação com formação científica ou tecnológica, a critério da Comissão de Pós-Graduação. Em qualquer situação, fica reservado ao Departamento o direito de exigir como condição de admissão que o candidato se inscreva em uma ou mais disciplinas de Graduação, a fim de preencher lacunas em sua formação.

Voltar

bullet Período de Inscrição

De 01 de maio até 30 de junho, para início do curso em agosto
De 01 de outubro até 30 de novembro, para início do curso em março
A inscrição é feita ON-LINE na homepage da PUC-Rio: http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/

bullet Documentação Exigida

Formulário de pedido de admissão devidamente preenchido on-line.

Indicar duas pessoas para preencher as folhas de referência. As mesmas devem ser preenchidas através do sistema on-line, até o final do período de inscrição (30/11/2015).

Cópia do diploma do curso de Graduação (em área afim à Engenharia Mecânica) ou certificado de conclusão do curso de Graduação. Para o candidato ao Doutorado, anexar também cópia do diploma do título de Mestre ou certificado de conclusão do curso de Mestrado. Se o aluno estiver ainda cursando o último período, enviar uma declaração de sua universidade atestando que, se for aprovado nas disciplinas em que está matriculado, concluirá então o curso no final do presente semestre.

Histórico Escolar do curso de Graduação (candidatos ao Mestrado e Doutorado) e do curso de Mestrado (candidatos ao Doutorado).

Para os candidatos ao doutorado, anexar carta de intenção contendo:

  • motivos que o levam a fazer o curso;
  • área em que deseja trabalhar;
  • plano de trabalho resumido (máximo de 1 página), se tiver.

Curriculum Vitae.

Em caso de aprovação, o aluno deverá apresentar, antes da matrícula, os originais e cópia legível (ou cópias autenticadas) dos seguintes documentos:

  • certidão de nascimento ou de casamento
  • CPF
  • documento de identidade
  • certificado de reservista (para brasileiros)
  • diploma de graduação (caso ainda não possua o diploma, deverá trazer um certificado de conclusão do curso de graduação)
  • diploma ou certificado de obtenção do título de Mestre para alunos de doutorado (em caso de diploma emitido por instituição de fora do Brasil, o diploma terá que ter visto consular ou carta de aceite do departamento, dizendo que reconhece o curso)
  • histórico escolar

bullet Seleção de Candidatos

  • A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae, cartas de referência e uma prova presencial ou via internet. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos.
  • Os alunos podem se candidatar à isenção de taxas escolares. Os cursos podem ser realizados em dois regimes de dedicação: tempo integral ou tempo parcial. Alunos em regime de tempo integral podem se candidatar a bolsas remuneradas. O aluno poderá acompanhar o processo eletronicamente. Os candidatos aceitos deverão se comunicar imediatamente com a Coordenação, confirmando ou não sua intenção de efetivamente matricular-se no curso.

Maiores informações em www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao
Contato: pgmec@puc-rio.br ou no telefone: (21) 3527-1164


Exigências para Obtenção dos Títulos de Mestre e Doutor

Mestrado

Ter completado um mínimo de 24 créditos em disciplinas de Pós-Graduação, distribuídos da seguinte forma: 

  • Um mínimo de 15 créditos em disciplinas relativas à sua Área de Concentração, dos quais 06 créditos em disciplinas do grupo de optativas da Área de Concentração (exceto na Área de Petróleo e Energia, descrito adiante) e 09 créditos em disciplinas eletivas do CTC;
  • 03 créditos no campo da Matemática, podendo selecionar entre MEC 2110  - Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica I, 3cr, MEC 2111  - Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica II, 3cr; disciplinas do Departamento de Matemática ou outras disciplinas que apresentem conteúdo de Matemática, e aprovadas pela comissão de pós-graduação como sendo da área de Matemática;
  • máximo de 06 créditos sob a forma de Estudo Orientado: para poder inscrever-se em tais disciplinas o candidato terá que ser autorizado pela Comissão Departamental de Pós-Graduação;
  • máximo de 02 créditos em disciplinas de Estágio de Docência na Graduação (MEC 320, Estágio Docência na Graduação I e MEC 3211 - Estágio Docência na Graduação II);
  • e o restante em áreas afins.

Todo aluno que tenha recebido bolsa de agência de fomento (bolsa com remuneração), durante qualquer mês de seu curso, deve cursar a disciplina MEC 3201 -Estágio Docência na Graduação I, a qual vale 01 crédito.

Todo aluno deve se matricular na disciplina Seminário de Mestrado, que vale zero crédito.

Todo aluno deverá informar ao Coordenador de pós-graduação, o nome do orientador e o tema de dissertação de mestrado, escolhido junto com o mesmo, até no máximo o final de seu primeiro período do curso, quando realizará a pré-matrícula na disciplina MEC 3003 - Proposta de Dissertação de Mestrado, que vale zero crédito. A avaliação nesta disciplina consistirá da apresentação oral da proposta para a comissão de avaliação das propostas de mestrado, a qual será formada pelo coordenador e dois professores de diferentes áreas de atuação, indicados pelo coordenador.

Comprovar o conhecimento, em grau suficiente para a leitura, de pelo menos uma língua estrangeira (inglês - LET 3101, alemão - LET 3100 ou francês - LET 3102), através de exame de proficiência.

Como requisito para defesa, o aluno deve se matricular na disciplina Produção Científica no Mestrado (MEC3030). Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve apresentar um artigo completo, de sua autoria, em inglês, correlacionado ao seu tema de dissertação, no padrão de Congresso Internacional qualificado, submetido ou não. O aluno e seu orientador precisam constar como autores dos artigos. O artigo deverá ser anexado à dissertação para avaliação pela banca. O aluno terá o mesmo prazo para a entrega dos artigos que o exigido pela Instituição para a entrega da versão final da dissertação. Nos casos em que do trabalho de dissertação resultaram bens patenteáveis, suscetíveis de registro ou de transferência de tecnologia, o artigo poderá ser substituído por um relatório descritivo da invenção, a ser também encaminhado à Administração Central da Universidade de acordo com o estabelecido na portaria no 30/99 do Reitor.

Apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado (MEC 3000). O prazo para a defesa da Dissertação de Mestrado é de 24 meses, conforme a regulamentação da PUC-Rio.

OBS: no caso de alunos bolsistas, a manutenção das bolsas remuneradas ou de isenção dependerá do desempenho acadêmico do aluno.  

seta Grupos de optativas correspondentes a cada área

Área de Concentração: Mecânica Aplicada

O aluno de Mestrado da Área de Concentração de Mecânica Aplicada deve selecionar obrigatoriamente duas disciplinas (06 créditos) de grupos diferentes dentre os quatro grupos de optativas abaixo:

MEC 2101 - Mecânica Clássica ou  MEC 2364 -  Dinâmica
MEC 2240 -  Teoria da Elasticidade ou MEC 2120 - Elementos Finitos na Engenharia Mecânica
MEC 2358 -  Controle de Sistemas Mecânicos ou MEC 2401 - Introdução à  Robótica
MEC 2367 -  Integridade Estrutural ou MEC 2233 - Comportamento Mecânico dos Materiais Avançado

Área de Concentração: Termociências

O aluno de Mestrado da Área de Concentração de Termociências deve selecionar obrigatoriamente duas disciplinas (06 créditos) de grupos diferentes dentre os quatro grupos de optativas abaixo:

MEC 2303 Termodinâmica
MEC 2320 Fenômenos de Transporte
MEC 2344 Mecânica de Fluidos I ou  MEC 2345 - Mecânica dos Fluidos II
MEC 2347 Transferência de Calor I ou MEC 2348 Transferência de Calor II

Área de Concentração: Petróleo e Energia

O aluno da área de concentração de Petróleo e Energia deve selecionar, obrigatoriamente, duas disciplinas (06 créditos) do grupo de optativas de Termociências ou de Mecânica Aplicada (as duas disciplinas devem ser do mesmo grupo).

Voltar

Doutorado

Ter completado um mínimo de 48 créditos (incluindo 24 créditos de Mestrado) em disciplinas do Programa de Pós-Graduação. As disciplinas em cada área não são específicas e, a priori, devem ser escolhidas pelo candidato com a supervisão do seu orientador. Dentre os 48 créditos em disciplinas de Pós-Graduação, estes devem obedecer à seguinte distribuição por áreas: 

  • mínimo de 12 créditos na área de concentração, sendo 06 créditos dentre as disciplinas optativas de sua área de concentração (incluindo os 06 créditos já obtidos no mestrado dentre as disciplinas optativas da área de concentração);
  • mínimo de 06 créditos na área de Matemática (incluindo os 03 créditos obtidos no mestrado); podendo selecionar entre MEC 2110 - Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica I, 3cr, MEC 2111 - Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica II, 3cr; disciplinas do Departamento de Matemática ou outras disciplinas que apresentem conteúdo de Matemática e aprovadas pela comissão de pós-graduação como sendo da área de Matemática;
  • máximo de 09 créditos sob a forma de Estudo Orientado. Para poder inscrever-se em tais disciplinas o candidato terá que ser autorizado pela Comissão Departamental de Pós-Graduação;
  • máximo de 03 créditos em disciplinas de Estágio de Docência na Graduação (MEC 3201 - Estágio Docência na Graduação I, MEC 3211 - Estágio de Docência na Graduação II ou MEC 3221 - Estágio de Docência na Graduação III);
  • e o restante em áreas afins. 

Todo aluno que tenha recebido bolsa de agência de fomento (bolsa com remuneração), durante qualquer mês de seu curso, deve cursar no mínimo duas disciplinas de Estágio de Docência (incluindo a disciplina cursada no mestrado).
Todo aluno deve se matricular nas disciplinas MEC 2001 - Seminário de Doutorado I e MEC 2002 - Seminário de Doutorado II. Estas disciplinas valem zero crédito e devem ser cursadas preferencialmente durante a execução da tese de doutorado.

Ser aprovado no Exame de Qualificação, MEC3005, o qual é sub-dividido em duas provas orais, cujas regras encontram-se no ofício DEM 001/2009. O aluno que não for aprovado no Exame de Qualificação até o final do quarto período letivo é desligado do programa.

Comprovar o conhecimento de duas línguas estrangeiras (inglês - LET 3101, alemão - LET 3100 ou francês - LET 3102), em grau suficiente para a leitura, ou de uma língua estrangeira em grau suficiente para leitura e redação de texto técnico (inglês - LET 3106). Só um exame é suficiente, se já aprovado em exame de língua no Mestrado.

Como requisito para defesa, o aluno deve se matricular na disciplina Produção Científica no Doutorado (MEC3031). Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve apresentar dois artigos completos, em inglês, sendo que pelo menos um artigo deve ser em periódico indexado. Destes, pelo menos um artigo deve estar aceito. O aluno e seu orientador precisam constar como autores dos artigos. Os artigos completos deverão ser anexados à tese, para avaliação pela banca. O aluno terá o mesmo prazo para a entrega dos artigos que o exigido pela Instituição para a entrega da versão final da tese. Nos casos em que do trabalho de tese resultaram bens patenteáveis, suscetíveis de registro ou de transferência de tecnologia, os artigos em periódicos poderão ser substituídos por um relatório descritivo da invenção, a ser também encaminhado à Administração Central da Universidade, de acordo com o estabelecido na portaria nº 30/99 do Reitor.

Apresentar, defender e ser aprovado em Tese de Doutorado (MEC 3001). O prazo para defesa da Tese de Doutorado é de 48 meses, conforme regulamentação da PUC-Rio.

OBS: no caso de alunos bolsistas, a manutenção das bolsas remuneradas ou de isenção dependerá do desempenho acadêmico do aluno.   

seta Regras para o Exame de Qualificação
Download das Regras para o Exame de Qualificação


seta Grupos de optativas correspondentes a cada área

Área de Concentração: Mecânica Aplicada

O aluno de Doutorado da Área de Concentração de Mecânica Aplicada deve selecionar obrigatoriamente duas disciplinas (06 créditos) de grupos diferentes dentre os quatro grupos de optativas abaixo

MEC 2101 - Mecânica Clássica ou  MEC 2364 -  Dinâmica
MEC 2240 -  Teoria da Elasticidade ou MEC 2120 - Elementos Finitos na Engenharia Mecânica
MEC 2358 -  Controle de Sistemas Mecânicos ou MEC 2401 - Introdução à Robótica
MEC 2367 -  Integridade Estrutural ou MEC 2233 - Comportamento Mecânico dos Materiais Avançado

Área de Concentração: Termociências

O aluno de Doutorado da Área de Concentração de Termociências deve selecionar obrigatoriamente duas disciplinas (06 créditos) de grupos diferentes dentre os quatro grupos de optativas abaixo:

MEC 2303 Termodinâmica
MEC 2320 Fenômenos de Transporte
MEC 2344 Mecânica de Fluidos I ou  MEC 2345 - Mecânicados Fluidos II
MEC 2347 Transferência de Calor I ou MEC 2348 Transferência de Calor II

Área de Concentração: Petróleo e Energia

O aluno da área de concentração de Petróleo e Energia deve selecionar, obrigatoriamente, duas disciplinas (06 créditos) do grupo de optativas de Termociências ou de Mecânica Aplicada (as duas disciplinas devem ser do mesmo grupo).    

Voltar


Estrutura Curricular


Mestrado

O conjunto de Disciplinas que constituem o programa de estudos é organizado pelo professor Orientador, de acordo com os interesses do aluno. Deste programa constará, de modo claro, a Área de Concentração que constitui o objetivo principal do estudo do aluno e na qual será desenvolvida sua Dissertação. Além das disciplinas da Área de Concentração, deverão constar do programa outras disciplinas pertencentes ao domínio conexo de estudos, normalmente pertencentes a outras áreas, sejam elas do Departamento de Engenharia Mecânica ou de outro Departamento de Programa credenciado.

Disciplinas Obrigatórias
Créditos
Seminário de Mestrado
0
Proposta de Dissertação de Mestrado
0
Dissertação de Mestrado
0
Produção Científica no Mestrado
0
MAT  
Disciplina de Matemática
3
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Alemão)
0 ou
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
0 ou
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Francês)
0



Doutorado

O conjunto de disciplinas que constituem o programa de estudos é organizado pelo Professor Orientador, de acordo com os interesses do aluno. Este programa compõe-se de três etapas: formação e treinamento; Exame de Qualificação; trabalho de pesquisa e preparação da Tese.

Disciplinas Obrigatórias
Créditos
Tese de Doutorado
0
Exame de Qualificação I
0
Produção Científica no Doutorado
0
MAT  
Disciplina de Matemática
3
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Alemão)
0 ou
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês)
0 ou
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Francês)
0


Mestrado e Doutorado

Disciplinas Obrigatórias Eletivas
Créditos
Seminário de Doutorado I
0
Seminário de Doutorado II
0
Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica
3
Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica
4
Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica
3
Mecânica Clássica
3
Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica I
3
Métodos Matemáticos em Engenharia Mecânica II
3
Elementos Finitos na Engenharia Mecânica
3
Termomecânica do Contínuo I
3
Análise de Vibrações
3
Mecânica da Fratura e Fadiga
3
Comportamento Mecânico dos Materiais Avançado
3
Teoria das Placas e Cascas
3
Teoria da Elasticidade
3
Análise Experimental de Tensões
3
Termodinâmica
3
Métodos Experimentais em Termociências
3
Fenômenos de Transporte
3
Transferência de Calor e Massa
3
Dinâmica dos Fluidos Computacional
3
Mecânica de Fluidos Não Newtonianos Avançada
3
Simulação Avançada de Sistemas de Refrigeração
3
Computação Avançada em Fenômenos de Transporte
3
Energia Solar
3
Mecânica dos Fluidos I
3
Mecânica dos Fluidos II
3
Escoamento Multifásico
3
Transferência de Calor I
3
Transferência de Calor II
3
Controle da Poluição Atmosférica
3
Elementos Finitos em Fluidos
3
Fundamentos da Poluição Atmosférica
3
Mecânica de Fluidos Não Newtonianos
3
Simulação de Sistemas de Refrigeração
3
Termoacumulação
3
Turbulência
3
Transferência de Calor com Mudança de Fase
3
Motores de Combustão Interna
3
Controle de Sistemas Mecânicos
3
Dinâmica de Veículos
3
Elementos de Automação e Robótica
3
Síntese de Imagens Realistas por Computador
3
Modelagem de Sólidos
3
Sistemas Dinâmicos
3
Dinâmica
3
Elementos Finitos Não-Lineares
3
Fratografia e Propriedades Mecânicas
3
Integridade Estrutural
3
Introdução à Acústica
3
Propagação de Ondas Elásticas em Sólidos
3
Seminários em Tecnologia de Petróleo e Gás
0
Introdução à Engenharia de Petróleo
3
Introdução à Economia do Petróleo
3
Escoamento em Dutos
3
Projeto Mecânico de Dutos
3
Operação de Dutos
3
Fluidos Não Newtonianos na Indústria do Petróleo
3
Escoamento em Meios Porosos
3
Análise Termodinâmica de Processos
3
Análise de Sistemas de Cogeração
3
Completação de Poços de Petróleo
3
Perfuração de Poços de Petróleo
3
Engenharia de Gás Natural
3
Engenharia de Poços
3
Engenharia de Reservatórios
3
Engenharia de Produção
3
Sistemas de Energia
3
Sistemas de Produção Offshore
3
Fundamentos da Combustão
3
Eng. de Reservatórios Avançada (Pré-Requisito MEC 2384)
3
Engenharia de Poços Avançada
3
Engenharia de Produção Avançada (Pré-Requisito MEC 2385)
3
Introdução à Robótica
3
Controle de Sistemas Robóticos
3
MEC2403 Otimização, Algoritmos e Aplicações na Engenharia
3
MEC2501 Estudo Orientado
3
MEC2502 Estudo Orientado
3
MEC2503 Estudo Orientado
3
MEC2504 Estudo Orientado 2
MEC2505 Estudo Orientado 2
MEC2506 Estudo Orientado 2
MEC2507 Estudo Orientado 2
MEC2508 Estudo Orientado 1
MEC2509 Estudo Orientado 1
MEC2510 Estudo Orientado 1
MEC2511 Estudo Orientado 1
MEC2512 Estudo Orientado 1
Sensores a Fibra Óptica
3
Estágio Docência na Graduação
1
Estágio Docência na Graduação
1

Estágio Docência na Graduação

1


Voltar


Corpo Docente

Coordenador de Pós-Graduação: Prof. Ivan Fábio Mota de Menezes

Docentes - Titulação e Linha de Pesquisa

Anderson Pereira
Doutor, Universidade: PUC-Rio, Brasil
Mecânica dos Sólidos
Página Pessoal
Currículo Lattes

Angela Ourivio Nieckele 
Doutora, University of Minnesota, EUA 
Engenharia de Fluidos
Transferência de Calor e Massa
Engenharia de Dutos
Engenharia de Petróleo
Página Pessoal
Currículo Lattes

Arthur Martins Barbosa Braga 
Doutor, Stanford University, USA
Engenharia de Dutos
Engenharia de Petróleo
Mecânica dos Sólidos
Sistemas Dinâmicos e Controle 
Página Pessoal
Currículo Lattes

Florian Alain Yannick Pradelle
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Sistemas Energéticos; Máquinas Térmicas; Transferência de Calor e Massa;
Página Pessoal
Currículo Lattes


Hans Ingo Weber 
Doutor, Technische Universitat Munchen, Alemanha
Sistemas Dinâmicos e Controle
Página Pessoal
Currículo Lattes

Igor Braga de Paula 
Doutor, USP-EESC, Brasil
Engenharia de Fluidos
Escoamento de Dutos
Página Pessoal
Currículo Lattes

Ivan Fabio Mota de Menezes
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Mecânica dos Sólidos
Página Pessoal
Currículo Lattes

Jaime Tupiassú Pinho de Castro 
Doutor, M.I.T., EUA 
Mecânica dos Sólidosl
Página Pessoal
Currículo Lattes

José Alberto dos Reis Parise 
Doutor, Manchester University, Inglaterra 
Máquinas Térmicas 
Transferência de Calor e Massa
Sistemas Energéticos 
Engenharia de Petróleo 
Página Pessoal
Currículo Lattes

José Luiz de França Freire 
Doutor, Iowa State University, EUA 
Mecânica dos Sólidos 
Engenharia de Dutos 
Página Pessoal
Currículo Lattes

Luis Fernando Alzuguir Azevedo 
Doutor, University of Minnesota, EUA 
Engenharia de Fluidos 
Transferência de Calor e Massa
Engenharia de Dutos
Engenharia de Petróleo
Página Pessoal
Currículo Lattes

|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|

Luiz Fernando Figueira da Silva
Doutor, Université de Poitiers, França
Transferência de Calor e Massa
Engenharia de Fluidos
Sistemas Energéticos 
Página Pessoal
Currículo Lattes

Marcio da Silveira Carvalho 
Doutor, University of Minnesota, EUA 
Engenharia de Fluidos
Engenharia de Petróleo 
Página Pessoal
Currículo Lattes

Marco Antonio Meggiolaro
Doutor, M.I.T., Cambridge – USA
Mecânica dos Sólidos
Sistemas Dinâmicos e Controle
Engenharia de Petróleo 
Página Pessoal
Currículo Lattes

Mônica Feijó Naccache 
Doutora, PUC-RIO, Brasil 
Engenharia de Fluidos
Transferência de Calor e Massa
Engenharia de Dutos
Engenharia de Petróleo 
Página Pessoal
Currículo Lattes

Paulo Roberto de Souza Mendes 
Doutor, University of Minnesota, EUA 
Engenharia de Fluidos
Engenharia de Dutos
Engenharia de Petróleo 
Página Pessoal
Currículo Lattes

Roberta de Queiroz Lima
Doutora, PUC-Rio e Univeristé Paris-Est, Brasil e França 
Mecânica dos Sólidos 
Sistemas Dinâmicos e Controle 
Engenharia de Dutos 
Engenharia de Petróleo
Página Pessoal 
Currículo Lattes

Rubens Sampaio Filho 
Doutor, Carnegie Mellon University, EUA
Mecânica dos Sólidos 
Sistemas Dinâmicos e Controle 
Engenharia de Dutos 
Engenharia de Petróleo
Página Pessoal
Currículo Lattes

Sergio Leal Braga 
Doutor, PUC-Rio, Brasil 
Engenharia de Petróleo
Sistemas Energéticos
Máquinas Térmicas
Transferência de Calor e Massa
Página Pessoal
Currículo Lattes

 

Obs: os professores que não constam desta lista só poderão co-orientar alunos com a aprovação da comissão de pós-graduação do DEM, que deve ser solicitada pelo próprio aluno, quando da escolha do orientador.

Voltar