ÔĽŅ PUC-RIO - Ensino e Pesquisa - Pós-Graduação
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Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Pós-Graduação
 
 


Informações sobre as linhas de pesquisa e os projetos vinculados
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item Linha de Pesquisa 1: DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS, ENSINO E TECNOLOGIA

Docentes do quadro permanente: Margarida Maria de Paula Basilio, Maria Cl√°udia de Freitas, Rosa Marina de Brito Meyer.

Projetos vinculados:

1. CONSTRU√á√ēES LEXICAIS DO PORTUGU√äS: POLISSEMIA

Descri√ß√£o: Na esteira de resultados preliminares de projetos anteriores, e adotando pressupostos te√≥ricos da Gram√°tica Cognitiva, o projeto tem por objetivo investigar o aspecto poliss√™mico das constru√ß√Ķes lexicais de diferentes tipos no Portugu√™s do Brasil, abrangendo a polissemia prefixal, a polissemia nos compostos, express√Ķes, locu√ß√Ķes, e outros tipos de constru√ß√Ķes lexicais.
Pesquisadora respons√°vel: Margarida Maria de Paula Basilio
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5551821513265960
Grupo de Pesquisa: Teoria Lexical e o Léxico do Português http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7542507015408536

2. RECURSOS LINGU√ćSTICOS PARA O PLN DA L√ćNGUA PORTUGUESA

Descrição:
O projeto pretende investigar pontos de di√°logo entre abordagens simb√≥licas e estat√≠sticas tomando como ponto de partida a constru√ß√£o de datasets lingu√≠sticos - recursos corpora anotados. Adicionalmente, o projeto toma por base a l√≠ngua portuguesa, partindo do princ√≠pio de que abordagens podem ser independentes de l√≠ngua, mas recursos lingu√≠sticos, n√£o. Como contribui√ß√Ķes do projeto, prev√™-se a melhoria de recursos lingu√≠sticos para o PLN, tendo como objetivo final enriquecer as possibilidades de explora√ß√£o das Humanidades Digitais em l√≠ngua portuguesa. Quanto ao enquadramento te√≥rico, o projeto assume uma vis√£o de l√≠ngua compat√≠vel com o √Ęngulo sugerido por Wittgenstein (1953)
Pesquisadora respons√°vel: Maria Cl√°udia de Freitas
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4824568521672125
Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Linguística Computacional, Corpus e Humanidades Digitais (ComCorHd)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4824568521672125

3. QUEST√ēES INTERCULTURAIS DO PORTUGU√äS DO BRASIL COMO SEGUNDA L√ćNGUA PARA ESTRANGEIROS (PL2E)

Descri√ß√£o: Identifica√ß√£o, an√°lise e categoriza√ß√£o de quest√Ķes relevantes para a descri√ß√£o e o ensino do portugu√™s como segunda l√≠ngua, em especial para estrangeiros, com base nos estudos do interculturalismo. Abordagem pluralista, utilizando-se tamb√©m do arcabou√ßo te√≥rico-metodol√≥gico do funcionalismo e do interacionismo, de forma a se estabelecerem contrastes entre os diferentes tipos de estruturas do portugu√™s do Brasil que podem interferir na compet√™ncia intercultural dos aprendizes, a saber: lexicais, gramaticais, interacionais e culturais. Confronto com outras l√≠nguas, como o chin√™s, o alem√£o e o hindi, entre outras, por√©m com √™nfase no ingl√™s norteamericano.
Pesquisadora respons√°vel: Rosa Marina de Brito Meyer
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0344501785488249
Grupo de Pesquisa Português como Segunda Língua para Estrangeiros (PL2E)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1589821392725024

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item Linha de Pesquisa 2: L√ćNGUA E COGNI√á√ÉO: REPRESENTA√á√ÉO,
    PROCESSAMENTO E AQUISI√á√ÉO DA LINGUAGEM.

Docentes do quadro permanente: Cilene Aparecida Nunes Rodrigues, Margarida Maria de Paula Basílio, Letícia Maria Sicuro Corrêa, Erica dos Santos Rodrigues

Projetos vinculados:

1. CONDI√á√ēES DE INTERFACE EM DEPEND√äNCIAS SINT√ĀTICAS

Descri√ß√£o: Com foco na gram√°tica do Portugu√™s do Brasil, esse projeto visa verificar as condi√ß√Ķes/restri√ß√Ķes de interface que atuam sobre depend√™ncias sint√°ticas. Na primeira fase do projeto, trabalhamos com quest√Ķes de escopo entre express√Ķes nominais quantificadas, movimento em LF de quantificadores e com processos de elis√£o. Essa primeira fase contou com financiamento da PUC-Rio/Bolsa de produtividade/2012. Na segunda fase do projeto, com in√≠cio em 2015, buscaremos, em conjunto com a pesquisadora Let√≠cia Sicuro/LAPAL/PUC-Rio e Jo√£o Costa/Universidade Nova de Lisboa, pesquisar sobre depend√™ncias envolvendo argumentos nulos, em especial o sujeito nulo do Portugu√™s Brasileiro. Parece haver no Brasil bastante varia√ß√£o em rela√ß√£o ao comportamento sint√°tico e sem√Ęntico de pronomes nulos em posi√ß√£o de sujeito sentencial. Em algumas regi√Ķes (e.g. Minas Gerais) esses pronomes parecem se comportar como an√°foras, estabelecendo depend√™ncias sint√°ticas e sem√Ęnticas com express√Ķes nominais presentes na senten√ßa. Em outras regi√Ķes, no entanto, (e.g. Rio de Janeiro) os falantes parecem aceitar o pronome nulo como um pronome pleno. Nosso objetivo √© primeiramente mapear essas diferen√ßas dialetais para depois comparar o Portugu√™s do Brasil com outras l√≠nguas rom√Ęnicas de sujeito nulo (e.g. Portugu√™s Europeu, Espanhol e Italiano). Nossa meta √© fazer uso de uma metodologia experimental de testagem de dados para garantir que os resultados obtidos tenham pouca influ√™ncia de vari√°veis externas, como contextos pragm√°ticos.
Pesquisadora respons√°vel: Cilene Aparecida Nunes Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1354171913325490
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

2. MORFOMAS NAS L√ćNGUAS ROM√āNICAS: UM ESTUDO TE√ďRICO-EXPERIMENTAL SOBRE A INTERFACE SINTAXE-MORFOLOGIA

Descri√ß√£o: O presente projeto apresenta proposta de pesquisa de lingu√≠stica formal, caracterizando-se como relevante para o entendimento da gram√°tica dentro do arcabou√ßo te√≥rico da Gerativa. Tem contribui√ß√£o principalmente no que tange a interface entre a sintaxe e a morfologia. O objetivo principal √© analisar em que medida h√° uma autonomia da morfologia em rela√ß√£o √† sintaxe. Buscamos verificar se a hip√≥tese da morfologia aut√īnoma, tal como proposta por Aronoff (1994), tem validade quanto a constitui√ß√£o de formas verbais subjuntivas e de formas nominais agentivas nas l√≠nguas rom√Ęnicas. Utilizando-se de metodologia experimental para testagem de dados, examinaremos se essa hip√≥tese faz previs√Ķes corretas para a aquisi√ß√£o de itens lexicais novos. Assim, nossos resultados ter√£o impacto tanto para a concep√ß√£o formal de gram√°tica quanto para a concep√ß√£o de Gram√°tica Universal (cf. Chomsky 1981, 1986, 1995, 2000, 2001, entre outros).
Pesquisadora respons√°vel: Cilene Aparecida Nunes Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1354171913325490
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)  
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

3. RECURS√ÉO/AUTO-ENCAIXAMENTO NA L√ćNGUA PIRAH√É/MURA.

Descri√ß√£o: Este projeto visa analisar quest√Ķes relacionadas a encaixamento em pirah√£, l√≠ngua mura falada na Amaz√īnia brasileira. Everett (2005, 2009) argumenta que pirah√£ n√£o possui encaixamento recursivo em nenhum n√≠vel sint√°tico. No entanto, Nevins, Pesetsky e Rodrigues (2009, 2010), com base em dados coletados pelo pr√≥prio Everett, apresentam uma s√©rie de evid√™ncias a favor de recursividade em pirah√£. Nosso objetivo √© realizar pesquisa de campo, coletar dados novos e fazer an√°lise sint√°tica, morfol√≥gica e sem√Ęntica minuciosa de estruturas com poss√≠veis encaixamentos na l√≠ngua para verificar a exist√™ncia ou n√£o de recursividade nesta l√≠ngua.
Pesquisadora respons√°vel: Cilene Aparecida Nunes Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1354171913325490
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

4. ASPECTOS COGNITIVOS E METACOGNITIVOS DA LEITURA E DA ESCRITA SOB O OLHAR DA PSICOLINGU√ćSTICA

Descri√ß√£o: O presente projeto focaliza a investiga√ß√£o de aspectos cognitivos e metacognitivos envolvidos na compreens√£o e produ√ß√£o de textos escritos em ambiente acad√™mico, pertencentes a diferentes g√™neros textuais. Busca-se especificar as principais demandas lingu√≠stico-discursivas associadas ao processamento desses textos, considerando os diferentes modos semi√≥ticos por meio dos quais os mesmos se estruturam. A pesquisa d√° continuidade ao projeto “A leitura e a escrita numa abordagem Psicolingu√≠stica” e faz uso de ferramentas de investiga√ß√£o como rastreador ocular e keyloggers (combinados a programas de grava√ß√£o de tela), os quais permitem o registro on-line, respectivamente, do movimento do olhar durante a leitura e das a√ß√Ķes no teclado durante a escritura. A relev√Ęncia desse tipo de dado para o desenvolvimento de estrat√©gias de ensino/aprendizagem √© explorada numa interface Psicolingu√≠stica e Educa√ß√£o.
Pesquisadora respons√°vel: Erica dos Santos Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3863871057204404
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

5. PROCESSAMENTO LINGU√ćSTICO E INCREMENTALIDADE: O QUE OS OLHOS PODEM INFORMAR SOBRE O CURSO TEMPORAL DA PRODU√á√ÉO E COMPREENS√ÉO DE SENTEN√áAS

Descri√ß√£o: O projeto de pesquisa insere-se na √°rea da Psicolingu√≠stica e tem como objetivo investigar o curso temporal da compreens√£o e da produ√ß√£o da linguagem, √† luz de metodologia experimental que explora rela√ß√Ķes de interface entre linguagem e vis√£o. O projeto possui duas frentes de investiga√ß√£o: (i) uma frente te√≥rica, voltada √† caracteriza√ß√£o da incrementalidade no processamento lingu√≠stico, com foco em processos antecipat√≥rios, no caso da compreens√£o, e com foco na sele√ß√£o de estruturas lingu√≠sticas em situa√ß√Ķes que envolvem apreens√£o de cenas, no caso da produ√ß√£o; (ii) uma frente voltada para quest√Ķes metodol√≥gicas relacionadas ao emprego de est√≠mulos visuais em experimentos psicolingu√≠sticos e testes de avalia√ß√£o de habilidades lingu√≠sticas e √† an√°lise de movimentos oculares dos participantes na formula√ß√£o de hip√≥teses acerca das representa√ß√Ķes e opera√ß√Ķes mentais mobilizadas na decodifica√ß√£o e formula√ß√£o de enunciados lingu√≠sticos. Em termos mais espec√≠ficos, o projeto buscar caracterizar que tipo de informa√ß√£o lingu√≠stica pode deflagrar processos antecipat√≥rios e qual a interfer√™ncia do grau de planejamento da fala na codifica√ß√£o lingu√≠stica de informa√ß√£o do n√≠vel conceptual. Avalia-se, ainda, o papel de contexto visual pr√©vio na defini√ß√£o do custo de processamento de estruturas lingu√≠sticas complexas.
Pesquisadora respons√°vel: Erica dos Santos Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3863871057204404
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

6. PROCESSAMENTO SINT√ĀTICO E QUEST√ēES DE INTERPRETA√á√ÉO NA INTERFACE SINTAXE-SEM√āNTICA

Descri√ß√£o: O presente projeto d√° continuidade √†s pesquisas conduzidas no √Ęmbito do projeto “complexidade computacional em uma vis√£o integrada processador/gram√°tica”, focalizando, particularmente, estruturas implicadas em rela√ß√Ķes de quantifica√ß√£o e numero(sidade) (estruturas distributivas, coletivos, quantificadores, nomes nus, etc) e fatores sint√°tico-sem√Ęnticos que determinam o parsing e interpreta√ß√£o de tais estruturas na compreens√£o e sua formula√ß√£o (e monitoramento) durante a produ√ß√£o de enunciados lingu√≠sticos. A computa√ß√£o da concord√Ęncia e processos de retomada anaf√≥rica envolvendo tais estruturas s√£o tomados como informativos acerca dos fatores implicados no seu processamento. Explora-se, ainda, poss√≠vel assimetria entre compreens√£o e produ√ß√£o, respectivamente, no que tange √† aceitabilidade/gramaticalidade e √† produ√ß√£o de senten√ßas que codificam as rela√ß√Ķes de numerosidade investigadas.
Pesquisadora respons√°vel: Erica dos Santos Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3863871057204404
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

7. PROCESSAMENTO E AQUISI√á√ÉO DA LINGUAGEM SOB √ďTICA MINIMALISTA: EXTENS√ÉO E COMPARA√á√ÉO DE MODELOS

Descri√ß√£o: O projeto d√° continuidade ao desenvolvimento do modelo integrado de computa√ß√£o on-line (MINC), que busca adaptar a concep√ß√£o de uma deriva√ß√£o minimalista √† caracteriza√ß√£o da computa√ß√£o sint√°tica em tempo real, na produ√ß√£o e na compreens√£o de enunciados lingu√≠sticos, e de um modelo procedimental de aquisi√ß√£o da linguagem (MPAL) que incorpora a hip√≥tese do bootstrapping fonol√≥gico e, partindo de um l√©xico m√≠nimo, visa a caracterizar a progressiva especifica√ß√£o dos tra√ßos de categorias funcionais mediante o processamento de informa√ß√£o leg√≠vel nas interfaces f√īnica e sem√Ęntica. Em particular, busca-se estender o MINC, de modo a incorporar um componente intencional (de natureza pragm√°tica) em intera√ß√£o com tra√ßos formais do l√©xico, e avalia-se a propriedade da incorpora√ß√£o da Teoria da Relev√Ęncia (Sperber &Wilson 1986/1995; 2002) para este fim. Busca-se ainda compatibiliz√°-lo com efeitos relativos a processos integrativos e antecipat√≥rios no parsing e discuti-lo em rela√ß√£o √† proposta de um parser minimalista (Fong, 2004; 2005; 2011). Com rela√ß√£o ao MPAL, d√°-se continuidade ao tratamento de quest√Ķes pertinentes a custo diferenciado no desenvolvimento lingu√≠stico e avalia-se em que medida este √© compat√≠vel com propostas correntes que incorporam o conceito de gram√°ticas m√ļltiplas (Roeper, 1999, 2003; Yang, 2002; Adger, 2006) e/ou de decodifica√ß√£o param√©trica (Fodor, 2006; Sakas, Fodor & Hoskey, 2007), como forma de responder a quest√Ķes de aprendibilidade.
Pesquisadora responsável: Letícia Maria Sicuro Corrêa
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7271092616184477
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

 

8. REPRESENTAÇÃO E ACESSO A INFORMAÇÃO GRAMATICAL NO DEL: SINTOMAS COMPARTILHADOS COM TRANSTORNOS DE ALTA INCIDÊNCIA EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Descri√ß√£o: Este projeto, aprovado no Edital Cientistas do Nosso Estado - FAPERJ (2014), tem como foco as manifesta√ß√Ķes carater√≠sticas do DEL (D√©fict ou Dist√ļrbio Espec√≠fico da Linguagem) concomitantes a sintomas de transtornos de alta incid√™ncia em crian√ßas em idade escolar (TDAH, DEA e Dislexia). Uma tipologia para manifesta√ß√Ķes do DEL √© proposta9*-*? DEL representacional (DEL-R, Tipo 1 e Tipo 2, distinguindo atraso de linguagem de linguagem altamente corrompida) e DEL procedimental (DEL-P), levando-se em conta sua poss√≠vel natureza (comprometimento no processo de aquisi√ß√£o da l√≠ngua (DEL-R); comprometimento no acesso autom√°tico a informa√ß√£o gramaticalmente relevante na produ√ß√£o/compreens√£o da linguagem (DEL-P)) √† luz de pressupostos minimalistas (Corr√™a & Augusto, 2011; Corr√™a, 2009; 2014). Avalia-se o car√°ter prim√°rio/secund√°rio de sintomas compat√≠veis com essa tipologia (no quadro do TDAH e DEA), focalizando-se habilidades pertinentes ao processamento de estruturas de alto-custo (como relativas de objeto) e √† interface gram√°tica-pragm√°tica. Investiga-se em que medida comprometimentos sugestivos de DEL-P em crian√ßas em idade escolar podem ser influenciados por fatores pertinentes a aten√ß√£o. No que diz respeito √† concomit√Ęncia com sintomas de dislexia, investiga-se a rela√ß√£o entre DEL-P e flu√™ncia na leitura oral, em fun√ß√£o de par√Ęmetros pertinentes √† interface sintaxe-pros√≥dia.
Pesquisadora responsável: Letícia Maria Sicuro Corrêa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7271092616184477
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

9. DOM√ćNIOS INDEFINIDOS: UM ESTUDO DA MET√ĀFORA E METON√ćMIA EM COMPOSTOS E EXPRESS√ēES LEXICAIS

Descri√ß√£o: O projeto investiga o papel da met√°fora e da meton√≠mia, isoladamente e em intera√ß√£o, na constitui√ß√£o e identifica√ß√£o de compostos e express√Ķes lexicais.
Pesquisadora respons√°vel: Margarida Maria de Paula Basilio
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5551821513265960
Grupo de Pesquisa: Teoria Lexical e o Léxico do Português http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7542507015408536

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item Linha de Pesquisa 3: LINGUAGEM, SENTIDO E TRADUÇÃO

Docentes do quadro permanente: Maria Paula Frota, Marcia A. P. Martins, Helena Franco Martins e Paulo Fernando Henriques Britto

Projetos vinculados:

1. A LINGUAGEM COMO FORMA DE VIDA E O PERSPECTIVISMO

Descri√ß√£o: Este projeto investiga uma famosamente elusiva e dif√≠cil no√ß√£o wittgensteiniana: forma de vida (Lebensform). Reconhece nela o √≠ndice poss√≠vel de uma manifesta√ß√£o singular de perspectivismo no pensamento do fil√≥sofo. Ambiciona contribuir para a compreens√£o e potencia√ß√£o dessa singularidade, construindo uma reflex√£o que exponha a no√ß√£o wittgensteiniana de linguagem como forma de vida √† atmosfera de outros pensamentos perspectivistas. Buscar√° faz√™-lo n√£o apenas no interior do campo da filosofia matriz do pr√≥prio termo perspectivismo, mas tamb√©m no √Ęmbito de importantes reverbera√ß√Ķes ou apropria√ß√Ķes contempor√Ęneas que t√™m lugar em outras √°reas, notadamente na antropologia e nos estudos da linguagem e da literatura.
Pesquisadora respons√°vel: Helena Franco Martins
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8055323136184595
Grupo de Pesquisa: MultiTrad - Abordagens Multidisciplinares da Tradução http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2479375264899098

2. ADAPTA√á√ēES DE PE√áAS DE WILLIAM SHAKESPEARE PARA O P√öBLICO INFANTOJUVENIL

Descri√ß√£o: A proposta deste projeto √© analisar adapta√ß√Ķes das pe√ßas de William Shakespeare para o p√ļblico infantojuvenil sob forma de quadrinhos, videogames e romances em prosa. A partir de um corpus dessas adapta√ß√Ķes, ser√° verificado: (i) como essas adapta√ß√Ķes s√£o feitas, ou seja, quais s√£o os processos multimodais adotados nessas transposi√ß√Ķes, que incluem tradu√ß√Ķes intersemi√≥ticas; (ii) em que medida as principais caracter√≠sticas das obras no que diz respeito a temas, tramas, perfil dos personagens e linguagem s√£o preservadas; (iii) que imagem do autor e da obra √© passada para os leitores-alvo das adapta√ß√Ķes; e, por fim, (iv) qual a recep√ß√£o/fortuna cr√≠tica dessas adapta√ß√Ķes, com base em resenhas, coment√°rios e outros metatextos. A relev√Ęncia desta pesquisa est√° no fato de que as adapta√ß√Ķes voltadas para crian√ßas e jovens feitas a partir das pe√ßas de Shakespeare, considerado um dos autores mais proeminentes do chamado c√Ęnone ocidental, podem ter o papel de atrair novos leitores tanto para as vers√Ķes integrais das obras quanto para a atividade da leitura em si.
Pesquisadora respons√°vel: Marcia do Amaral Peixoto Martins
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1180250846239863
Grupo de Pesquisa: MultiTrad - Abordagens Multidisciplinares da Tradução http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2479375264899098

3. QUEST√ēES DE PO√ČTICA E IDEOLOGIA NOS DIFERENTES TIPOS DE REESCRITA

Descri√ß√£o: A partir do pressuposto de que as reescritas criam imagens de obras e autores na cultura receptora ao manipular aspectos textuais ou culturais no processo de sua produ√ß√£o, estudam-se as coer√ß√Ķes de ordem poetol√≥gica e ideol√≥gica, bem como as a√ß√Ķes de patronagem, que se aplicaram (ou podem se aplicar) √†s tradu√ß√Ķes, adapta√ß√Ķes, antologias, historiografias e outros tipos de reescrita em determinadas √©pocas e contextos socioculturais. A forma√ß√£o de tradutores sob a √≥tica do conceito de reescrita tamb√©m √© objeto de investiga√ß√£o.
Pesquisadora respons√°vel: Marcia do Amaral Peixoto Martins
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1180250846239863
Grupo de Pesquisa: MultiTrad - Abordagens Multidisciplinares da Tradução http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2479375264899098

4. PSICAN√ĀLISE, LINGUAGEM, TRADU√á√ÉO, ENSINO

Descri√ß√£o: Com a psican√°lise, investiga-se a emerg√™ncia do Inconsciente em atos de linguagem diversos, dentre eles a leitura, a escrita e diferentes formas de reescrita, considerados, principalmente, os contextos da tradu√ß√£o e do ensino de l√≠ngua n√£o materna. Partindo de textos de Freud, Lacan e Derrida, constituem convic√ß√Ķes fundamentais do estudo o assujeitamento ao desejo do inconsciente, a desconstru√ß√£o da l√≥gica dicot√īmica, e o simb√≥lico como campo perpassado pelo imagin√°rio e pelo real, este compreendido como impossibilidade de conhecimento e controle.
Pesquisadora respons√°vel: Maria Paula Frota
Curr√≠culo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/5409597292435983
Grupo de Pesquisa: MultiTrad - Abordagens Multidisciplinares da Tradução
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2479375264899098

5. ADU√á√ÉO PO√ČTICA

Descri√ß√£o: Estudo comparativo das pros√≥dias po√©ticas do portugu√™s e do ingl√™s; estabelecimento de poss√≠veis correspond√™ncias entre recursos pros√≥dicos dos dois idiomas; elabora√ß√£o de metodologia de avalia√ß√£o de tradu√ß√Ķes po√©ticas.
Pesquisador respons√°vel: Paulo Fernando Henriques Britto
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9010080809442799
Grupo de Pesquisa: Tradução de poesia
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7024855945784145

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item Linha de Pesquisa 4: DISCURSO,VIDA SOCIAL E PR√ĀTICAS PROFISSIONAIS

Docentes do quadro permanente: Adriana Nogueira Accioly Nobrega, Maria do Carmo Leite de Oliveira,Liana de Andrade Biar, Liliana Cabral Bastos, Maria das Graças Dias Pereira, Inés Kayon de Miller

Projetos vinculados:

1. IDENTIDADE E ENSINO: AN√ĀLISE DA PR√ĀTICA DISCURSIVA AVALIATIVA NA SOCIOCONSTRU√á√ÉO DE CONHECIMENTO PEDAG√ďGICO

Descri√ß√£o: An√°lise da pr√°tica discursiva em sala de aula de l√≠ngua materna e estrangeira, especialmente a pr√°tica avaliativa discente acerca do processo de socioconstru√ß√£o do conhecimento pedag√≥gico. Inserida na √°rea de Lingu√≠stica Aplicada, a pesquisa fundamenta-se na Lingu√≠stica Sist√™mico-Funcional e no Sistema de Avaliatividade, em interface com estudos de constru√ß√£o de identidade de vi√©s socioconstrucionista. A pesquisa visa investigar como, por meio de diferentes instrumentos de aprendizagem, alunos da escola b√°sica da rede p√ļblica (re)constroem suas identidades sociais - individuais e coletivas. Problematiza√ß√£o do discurso pedag√≥gico, docente e discente, a partir do contraponto o que dizemos x o que dizem sobre n√≥s.
Pesquisador respons√°vel: Adriana Nogueira Accioly Nobrega
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3911296847035628
Grupo de Pesquisa: Análise Sistêmico Funcional e Avaliatividade no Discurso (ASFAD/PUC-Rio)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8654043094919293

2. PR√ĀTICAS DISCURSIVAS E AVALIA√á√ÉO NA CONSTRU√á√ÉO DE SENTIDOS EM CONTEXTOS PEDAG√ďGICOS E PROFISSIONAIS

Descri√ß√£o: O projeto tem por objetivo investigar a contribui√ß√£o de recursos lingu√≠sticos avaliativos para constru√ß√£o de sentidos em contextos pedag√≥gicos e profissionais, com foco na an√°lise de textos verbais/n√£o verbais e seus contextos de uso. A pesquisa adota a vis√£o de pr√°tica discursiva como um espa√ßo interacional para a cria√ß√£o e negocia√ß√£o de m√ļltiplos significados, e busca dar √™nfase √†s rela√ß√Ķes entre os falantes/escritores e desses com as comunidades em que participam, real√ßando o car√°ter social, multifuncional, multimodal e mediador da linguagem. A arquitetura te√≥rica que orienta as an√°lises geradas no √Ęmbito do projeto toma por base a perspectiva sociossemi√≥tica de linguagem proposta pela lingu√≠stica sist√™mico-funcional, especialmente o sistema de avaliatividade, e suas interfaces com outros campos do saber, tais como: an√°lise de discurso cr√≠tica; estudos de g√™neros discursivos e de multimodalidade; estudos da narrativa e de identidade e estudos s√≥cio-hist√≥ricos e culturais voltados ao ensino-aprendizagem de l√≠nguas.
Pesquisador respons√°vel: Adriana Nogueira Accioly Nobrega
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3911296847035628
Grupo de Pesquisa: Análise Sistêmico Funcional e Avaliatividade no Discurso (ASFAD/PUC-Rio)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8654043094919293

3. DISCURSO REFLEXIVO, √ČTICO E INVESTIGATIVO EM PESQUISA DO PRATICANTE

Descrição: Centrado na investigação do discurso reflexivo gerado por professores e alunos na Prática Exploratória, o presente projeto se insere no paradigma de educação continuada que valoriza professores e alunos como agentes e pesquisadores praticantes de seu fazer pedagógico sociohistoricamente construído. Pressupostos teóricos orientadores se encontram na Pesquisa Qualitativa do Praticante, na Sociolinguística Interacional, e na Pedagogia Crítica.
Pesquisador responsável: Inés Kayon de Miller
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5922755610417448
Grupo de Pesquisa: Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro

 http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/epcentre/index.htm

4. PR√ĀTICA EXPLORAT√ďRIA: A√á√ēES PEDAG√ďGICO-INVESTIGATIVAS PARA ENTENDER A VIDA EM SALA DE AULA

Descrição: Investigação do discurso pedagógico-investigativo gerado por alunos, professores e licenciandos em atividades pedagógicas com potencial exploratório, inspiradas nos princípios reflexivos, éticos e inclusivos da Prática Exploratória. Análise e interpretação das vozes, crenças, alinhamentos e enquadres interacionais que emergem no discurso de praticantes exploratórios.
Pesquisador responsável: Inés Kayon de Miller
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5922755610417448
Grupo de Pesquisa: Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro
 http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/epcentre/index.htm

5. PROGRAMA DE INICIA√á√ÉO √Ä DOC√äNCIA ‚Äď A√á√ēES EXPLORAT√ďRIAS PARA O ENTENDIMENTO DO/NO CONTEXTO ESCOLAR

Descri√ß√£o: O Programa Institucional de Bolsa de Inicia√ß√£o √† Doc√™ncia (PIBID/CAPES) desenvolve, no Departamento de Letras da PUC-Rio, um trabalho de investiga√ß√£o integrado √†s pr√°ticas pedag√≥gicas vivenciadas nas aulas de L√≠ngua Portuguesa e de L√≠ngua Inglesa da escola municipal na qual o projeto se desenvolve. Inspirados nos princ√≠pios reflexivos, √©ticos e inclusivos da Pr√°tica Explorat√≥ria, licenciandos, professores supervisores e alunos trabalham com atividades pedag√≥gicas com potencial explorat√≥rio que os ajudam a entender a qualidade de vida vivenciada nos diferentes espa√ßos escolares, como salas de aula, laborat√≥rios, bibliotecas, espa√ßos recreativos desportivos, etc. Nessas viv√™ncias pedag√≥gico-investigativas, seus agentes enfatizam a busca de entendimentos e a discuss√£o como oportunidades √≠mpares para reflex√£o. Nas reuni√Ķes realizadas na universidade, os grupos de bolsistas com seus respectivos supervisores e coordenadores dos projetos investigam reflexivamente esse discurso pedag√≥gico-investigativo gerado na escola, com apoio em textos te√≥ricos. Desse modo, faz-se a an√°lise e interpreta√ß√£o das vozes, cren√ßas, alinhamentos e enquadres interacionais que emergem no discurso dos praticantes explorat√≥rios.
Pesquisador responsável: Inés Kayon de Miller
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5922755610417448
Grupo de Pesquisa: Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro
http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/epcentre/index.htm

6. A NEUTRALIZA√á√ÉO DO DESVIO NO ENCONTRO INTERACIONAL MISTO: NARRATIVA, IDENTIDADE E ESTIGMA EM TR√äS LAMINA√á√ēES

Descri√ß√£o: O projeto busca analisar os efeitos discursivos que se produzem nos encontros mistos (Goffman, 1988), isto √©, aqueles que re√ļnem face a face, por exemplo na entrevista de pesquisa, identidades hegem√īnicas e estigmatizadas. Alinhada aos estudos p√≥s-estruturalistas sobre identidade, a proposta focaliza as tens√Ķes e os efeitos derivados do manejo interacional do desvio (Becker, 1963) ou estigma (Goffman, 1988), fazendo dialogar a sociologia do desvio com os estudos pragm√°tico-interacionais e a an√°lise de narrativas. Do ponto de vista metodol√≥gico, o projeto prop√Ķe que performances orientadas para o apagamento do estigma em encontros mistos podem ser produtivamente compreendidas a partir de uma abordagem interpretativista que se desdobra em tr√™s camadas ou lamina√ß√Ķes: (i) a primeira, de natureza pragm√°tico-interacional, lan√ßa luz sobre o trabalho de face constituinte dos encontros mistos; (ii) a segunda, de natureza discursiva e diretamente vinculada aos estudos de narrativa, identifica e descreve a estrutura das narrativas orais que naturalmente emergem do encontro social, em busca dos processos e marcas de constru√ß√£o identit√°ria (Bastos, 2003; 2008) e dos sistemas de cren√ßa (Linde, 1993) neutralizadores do desvio; a terceira, de natureza macrodiscursiva, procurar√° mapear os discursos que emergem do encontro misto na cadeia de enunciados (Bakhtin, 1979) da qual eles participam.
Pesquisador respons√°vel: Liana de Andrade Biar
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1804581467585156
Grupo de Pesquisa: Narrativa e interação social
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4130942834487832

7. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - LINGUAGENS E IDENTIDADES EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINARs

Descri√ß√£o: O Programa de Educa√ß√£o Tutorial (PET) de Letras da PUC-Rio desenvolve, desde 2014, um projeto de pesquisa geral sobre a constru√ß√£o discursiva das identidades sociais. Durante o ano de 2014 estiveram em pauta, especificamente, problemas de pesquisa relativos √†s identidades de g√™nero. Em 2015, sem abandonar a preocupa√ß√£o com g√™nero, o programa expandiu seus interesses para outras categorias de identidades sociais, tais como as identidades religiosas, as de classe e ra√ßa/etnia. Os trabalhos desenvolvidos no √Ęmbito deste projeto procuram promover inteligibilidades sobre a constru√ß√£o das feminilidades, masculinidades e suas desconstru√ß√Ķes n√£o-normativas a partir da an√°lise de representa√ß√Ķes liter√°rias, dram√°ticas e discursivas em contexto de fala-em-intera√ß√£o. Busca-se flagrar, nesses corpora, estere√≥tipos, contra-discursos, possibilidades de di√°logo, desnaturaliza√ß√Ķes e reconstru√ß√Ķes. Subdividida em pequenos grupos de trabalho, compostos pelos discentes bolsistas do PET sob minha supervis√£o, a pesquisa apresenta car√°ter interdisciplinar, articulando √°reas do saber da an√°lise de discurso, da literatura brasileira e comparada e das artes c√™nicas. Por essa raz√£o, mobiliza paradigmas metodol√≥gicos diferentes para cada um de seus objetivos espec√≠ficos, sendo comum, no entanto, a orienta√ß√£o qualitativa e interpretativista.
Pesquisador respons√°vel: Liana de Andrade Biar
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1804581467585156
Grupo de Pesquisa: Narrativa e interação social
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4130942834487832

8. AN√ĀLISE DE NARRATIVA ‚ÄďTEMPO, ESTIGMA E INTERA√á√ÉO EM DIFERENTES CONTEXTOS DA VIDA SOCIAL CONTEMPOR√āNEA

Descri√ß√£o: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo avan√ßar a articula√ß√£o do que entendemos por an√°lise de narrativa, isto √©, por uma forma de se fazer an√°lise do discurso atrav√©s de uma lente narrativa. Em continuidade com projetos anteriores (Bastos, 2010, 2013), permanece o interesse em aprofundar o entendimento dos diversos contextos da vida social contempor√Ęnea, com foco na presen√ßa de conflitos, tens√Ķes e viol√™ncias. Tais interesses agora se reorganizam, de modo a abranger alguns novos temas e especificidades: no estudo da narrativa, ser√° focalizada a quest√£o do tempo, isto √©, da (co)constru√ß√£o da temporalidade na narrativa; e, na discuss√£o das tens√Ķes da vida contempor√Ęnea, dirigiremos olhar para a quest√£o do estigma.
Pesquisador respons√°vel: Liliana Cabral Bastos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2129326437841299
Grupo de Pesquisa: Narrativa e interação social
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4130942834487832

9. AUTOETNOGRAFIA EM ESTUDOS DA LINGUAGEM E √ĀREAS INTERDISCIPLINARES: ABORDAGENS TE√ďRICAS, METODOLOGIAS E PR√ĀTICAS PROFISSIONAIS

Descri√ß√£o: O projeto tem por foco de investiga√ß√£o a autoetnografia, a partir dos seguintes aspectos: i) o hist√≥rico e as concep√ß√Ķes de autoetnografia; ii) as abordagens te√≥ricas e metodol√≥gicas sobre autoetnografia em estudos da linguagem e √°reas interdisciplinares; iii) as pr√°ticas da autoetnografia em contextos profissionais. Procuramos analisar e entender as subjetividades dos participantes, as intersubjetividades na intera√ß√£o, as rela√ß√Ķes de poder, os posicionamentos, quem tem voz na pesquisa, a reflexividade e √©tica na pesquisa. A orienta√ß√£o te√≥rico-metodol√≥gica √© qualitativa e interpretativa, de natureza interdisciplinar e multidisciplinar, de ordem micro e macro, de a√ß√£o social, com foco na linguagem em intera√ß√£o, em contexto situacional, social e cultural
Pesquisador responsável: Maria das Graças Dias Pereira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0979811416400008
Grupo de Pesquisa: Linguagem, cultura e trabalho
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4324510671154933

10. LINGUAGEM EM INTERA√á√ÉO COM SURDOS E OUVINTES: PR√ĀTICAS PROFISSIONAIS EM EDUCA√á√ÉO E SA√öDE

Descri√ß√£o: O projeto tem por foco de investiga√ß√£o pr√°ticas profissionais com surdos e ouvintes, envolvendo a discuss√£o de pol√≠ticas de educa√ß√£o e sa√ļde, atividades pedag√≥gicas, atendimentos a fam√≠lias e filhos, entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Ser√£o tamb√©m abordados os discursos sobre a surdez, as quest√Ķes identit√°rias envolvendo surdos e ouvintes, as filosofias educacionais para surdos, as metodologias utilizadas, a dimens√£o √©tica da pesquisa, a ag√™ncia e o empoderamento. A orienta√ß√£o te√≥rico-metodol√≥gica √© qualitativa e interpretativa, de natureza interdisciplinar e multidisciplinar, de ordem micro e macro, de a√ß√£o social, com foco na linguagem em intera√ß√£o, em contexto situacional, social e cultural, com interfaces entre a lingu√≠stica aplicada, a sociolingu√≠stica interacional, a multimodalidade, a an√°lise da conversa etnometodol√≥gica e intervencionista, a an√°lise da narrativa, a pragm√°tica, os estudos Bakhtinianos sobre dialogismo e polifonia, a micro argumenta√ß√£o, a an√°lise cr√≠tica do discurso.
Pesquisador responsável: Maria das Graças Dias Pereira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0979811416400008
Grupo de Pesquisa: Linguagem, cultura e trabalho
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4324510671154933

11. PR√ĀTICAS DISCURSIVAS H√ćBRIDAS EM CONTEXTOS PROFISSIONAIS

Descri√ß√£o: O projeto tem por foco de investiga√ß√£o pr√°ticas discursivas h√≠bridas em diferentes contextos profissionais, nas √°reas de ensino, da sa√ļde, de transportes, dentre outras. A ordem institucional e a atua√ß√£o profissional s√£o reguladas por regras estabelecidas previamente. Pr√°ticas discursivas, no entanto, se estabelecem a partir de atividades cotidianas dos participantes, na ordem interacional, bem como atrav√©s de outras formas de textualiza√ß√£o. O hibridismo em pr√°ticas discursivas aponta para mudan√ßas em ‘modos de fala’, socializa√ß√£o em comunidades de pr√°tica e constru√ß√£o de identidades, com complexidade e m√ļltiplas camadas nas pr√°ticas de trabalho, envolvendo experi√™ncia pessoal, profissional e institucional. A orienta√ß√£o te√≥rico-metodol√≥gica envolve interfaces entre a an√°lise da narrativa, a sociolingu√≠stica interacional, a an√°lise da conversa√ß√£o, os estudos Bakhtinianos sobre dialogismo e polifonia, a an√°lise cr√≠tica do discurso.
Pesquisador responsável: Maria das Graças Dias Pereira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0979811416400008
Grupo de Pesquisa: Linguagem, cultura e trabalho
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4324510671154933

12. EXPERTISE INTERACIONAL E PR√ĀTICAS PROFISSIONAIS

Descri√ß√£o: Num mundo profissional cada vez mais interativo, a compet√™ncia para interagir tem sido vista como um fator crucial tanto para o indiv√≠duo, como para a organiza√ß√£o. No entanto, pouco se sabe sobre o que constitui essa compet√™ncia e como ela se manifesta lingu√≠stico-discursivamente. Este projeto tem como foco a expertise interacional de profissionais em pr√°ticas situadas. O objetivo desta pesquisa √© o de construir inteligibilidade para o conceito de expertise interacional, a partir do estudo das manifesta√ß√Ķes de duas habilidades interpessoais, associadas ao conceito de compet√™ncia interpessoal: a empatia e os trabalhos de face dirigidos ao self. Pretende-se aqui fornecer evid√™ncias emp√≠ricas de como a expertise interacional √© crucial em determinadas atividades e como a falta dessa expertise tem efeitos sobre indiv√≠duos, institui√ß√Ķes e para a constru√ß√£o de uma sociedade menos excludente. A partir de uma abordagem interacional da comunica√ß√£o e da utiliza√ß√£o do ferramental te√≥rico-anal√≠tico fornecido pela An√°lise da Conversa e pela Sociolingu√≠stica Interacional, ser√° examinado como a manifesta√ß√£o das habilidades citadas s√£o constru√≠das e negociadas interacionalmente. A gera√ß√£o de dados contempla o campo de atividade de profissionais que atuam em organiza√ß√Ķes empresariais e o campo de atividade de policiais que atuam em comunidades pacificadas
Pesquisador Respons√°vel: Maria do Carmo Leite de Oliveira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3347341510113859
Grupo de Pesquisa: Discurso, Interação e Práticas Profissionais
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8286689655337897

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