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Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Pós-Graduação
 
 


Informações sobre as linhas de pesquisa e os projetos vinculados
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item Linha de Pesquisa 1: DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS, ENSINO E TECNOLOGIA

Docentes do quadro permanente: Margarida Maria de Paula Basilio, Maria Cláudia de Freitas, Rosa Marina de Brito Meyer.

Projetos vinculados:

1. CONSTRUÇÕES LEXICAIS DO PORTUGUÊS: POLISSEMIA

Descrição: Na esteira de resultados preliminares de projetos anteriores, e adotando pressupostos teóricos da Gramática Cognitiva, o projeto tem por objetivo investigar o aspecto polissêmico das construções lexicais de diferentes tipos no Português do Brasil, abrangendo a polissemia prefixal, a polissemia nos compostos, expressões, locuções, e outros tipos de construções lexicais.
Pesquisadora responsável: Margarida Maria de Paula Basilio
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5551821513265960
Grupo de Pesquisa: Teoria Lexical e o Léxico do Português http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7542507015408536

2. RECURSOS LINGUÍSTICOS PARA O PLN DA LÍNGUA PORTUGUESA

Descrição:
O projeto pretende investigar pontos de diálogo entre abordagens simbólicas e estatísticas tomando como ponto de partida a construção de datasets linguísticos - recursos corpora anotados. Adicionalmente, o projeto toma por base a língua portuguesa, partindo do princípio de que abordagens podem ser independentes de língua, mas recursos linguísticos, não. Como contribuições do projeto, prevê-se a melhoria de recursos linguísticos para o PLN, tendo como objetivo final enriquecer as possibilidades de exploração das Humanidades Digitais em língua portuguesa. Quanto ao enquadramento teórico, o projeto assume uma visão de língua compatível com o ângulo sugerido por Wittgenstein (1953)
Pesquisadora responsável: Maria Cláudia de Freitas
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4824568521672125
Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Linguística Computacional, Corpus e Humanidades Digitais (ComCorHd)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4824568521672125

3. QUESTÕES INTERCULTURAIS DO PORTUGUÊS DO BRASIL COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS (PL2E)

Descrição: Identificação, análise e categorização de questões relevantes para a descrição e o ensino do português como segunda língua, em especial para estrangeiros, com base nos estudos do interculturalismo. Abordagem pluralista, utilizando-se também do arcabouço teórico-metodológico do funcionalismo e do interacionismo, de forma a se estabelecerem contrastes entre os diferentes tipos de estruturas do português do Brasil que podem interferir na competência intercultural dos aprendizes, a saber: lexicais, gramaticais, interacionais e culturais. Confronto com outras línguas, como o chinês, o alemão e o hindi, entre outras, porém com ênfase no inglês norteamericano.
Pesquisadora responsável: Rosa Marina de Brito Meyer
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0344501785488249
Grupo de Pesquisa Português como Segunda Língua para Estrangeiros (PL2E)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1589821392725024

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item Linha de Pesquisa 2: LÍNGUA E COGNIÇÃO: REPRESENTAÇÃO,
    PROCESSAMENTO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM.

Docentes do quadro permanente: Cilene Aparecida Nunes Rodrigues, Margarida Maria de Paula Basílio, Letícia Maria Sicuro Corrêa, Erica dos Santos Rodrigues

Projetos vinculados:

1. CONDIÇÕES DE INTERFACE EM DEPENDÊNCIAS SINTÁTICAS

Descrição: Com foco na gramática do Português do Brasil, esse projeto visa verificar as condições/restrições de interface que atuam sobre dependências sintáticas. Na primeira fase do projeto, trabalhamos com questões de escopo entre expressões nominais quantificadas, movimento em LF de quantificadores e com processos de elisão. Essa primeira fase contou com financiamento da PUC-Rio/Bolsa de produtividade/2012. Na segunda fase do projeto, com início em 2015, buscaremos, em conjunto com a pesquisadora Letícia Sicuro/LAPAL/PUC-Rio e João Costa/Universidade Nova de Lisboa, pesquisar sobre dependências envolvendo argumentos nulos, em especial o sujeito nulo do Português Brasileiro. Parece haver no Brasil bastante variação em relação ao comportamento sintático e semântico de pronomes nulos em posição de sujeito sentencial. Em algumas regiões (e.g. Minas Gerais) esses pronomes parecem se comportar como anáforas, estabelecendo dependências sintáticas e semânticas com expressões nominais presentes na sentença. Em outras regiões, no entanto, (e.g. Rio de Janeiro) os falantes parecem aceitar o pronome nulo como um pronome pleno. Nosso objetivo é primeiramente mapear essas diferenças dialetais para depois comparar o Português do Brasil com outras línguas românicas de sujeito nulo (e.g. Português Europeu, Espanhol e Italiano). Nossa meta é fazer uso de uma metodologia experimental de testagem de dados para garantir que os resultados obtidos tenham pouca influência de variáveis externas, como contextos pragmáticos.
Pesquisadora responsável: Cilene Aparecida Nunes Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1354171913325490
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

2. MORFOMAS NAS LÍNGUAS ROMÂNICAS: UM ESTUDO TEÓRICO-EXPERIMENTAL SOBRE A INTERFACE SINTAXE-MORFOLOGIA

Descrição: O presente projeto apresenta proposta de pesquisa de linguística formal, caracterizando-se como relevante para o entendimento da gramática dentro do arcabouço teórico da Gerativa. Tem contribuição principalmente no que tange a interface entre a sintaxe e a morfologia. O objetivo principal é analisar em que medida há uma autonomia da morfologia em relação à sintaxe. Buscamos verificar se a hipótese da morfologia autônoma, tal como proposta por Aronoff (1994), tem validade quanto a constituição de formas verbais subjuntivas e de formas nominais agentivas nas línguas românicas. Utilizando-se de metodologia experimental para testagem de dados, examinaremos se essa hipótese faz previsões corretas para a aquisição de itens lexicais novos. Assim, nossos resultados terão impacto tanto para a concepção formal de gramática quanto para a concepção de Gramática Universal (cf. Chomsky 1981, 1986, 1995, 2000, 2001, entre outros).
Pesquisadora responsável: Cilene Aparecida Nunes Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1354171913325490
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)  
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

3. RECURSÃO/AUTO-ENCAIXAMENTO NA LÍNGUA PIRAHÃ/MURA.

Descrição: Este projeto visa analisar questões relacionadas a encaixamento em pirahã, língua mura falada na Amazônia brasileira. Everett (2005, 2009) argumenta que pirahã não possui encaixamento recursivo em nenhum nível sintático. No entanto, Nevins, Pesetsky e Rodrigues (2009, 2010), com base em dados coletados pelo próprio Everett, apresentam uma série de evidências a favor de recursividade em pirahã. Nosso objetivo é realizar pesquisa de campo, coletar dados novos e fazer análise sintática, morfológica e semântica minuciosa de estruturas com possíveis encaixamentos na língua para verificar a existência ou não de recursividade nesta língua.
Pesquisadora responsável: Cilene Aparecida Nunes Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1354171913325490
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

4. ASPECTOS COGNITIVOS E METACOGNITIVOS DA LEITURA E DA ESCRITA SOB O OLHAR DA PSICOLINGUÍSTICA

Descrição: O presente projeto focaliza a investigação de aspectos cognitivos e metacognitivos envolvidos na compreensão e produção de textos escritos em ambiente acadêmico, pertencentes a diferentes gêneros textuais. Busca-se especificar as principais demandas linguístico-discursivas associadas ao processamento desses textos, considerando os diferentes modos semióticos por meio dos quais os mesmos se estruturam. A pesquisa dá continuidade ao projeto “A leitura e a escrita numa abordagem Psicolinguística” e faz uso de ferramentas de investigação como rastreador ocular e keyloggers (combinados a programas de gravação de tela), os quais permitem o registro on-line, respectivamente, do movimento do olhar durante a leitura e das ações no teclado durante a escritura. A relevância desse tipo de dado para o desenvolvimento de estratégias de ensino/aprendizagem é explorada numa interface Psicolinguística e Educação.
Pesquisadora responsável: Erica dos Santos Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3863871057204404
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

5. PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO E INCREMENTALIDADE: O QUE OS OLHOS PODEM INFORMAR SOBRE O CURSO TEMPORAL DA PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE SENTENÇAS

Descrição: O projeto de pesquisa insere-se na área da Psicolinguística e tem como objetivo investigar o curso temporal da compreensão e da produção da linguagem, à luz de metodologia experimental que explora relações de interface entre linguagem e visão. O projeto possui duas frentes de investigação: (i) uma frente teórica, voltada à caracterização da incrementalidade no processamento linguístico, com foco em processos antecipatórios, no caso da compreensão, e com foco na seleção de estruturas linguísticas em situações que envolvem apreensão de cenas, no caso da produção; (ii) uma frente voltada para questões metodológicas relacionadas ao emprego de estímulos visuais em experimentos psicolinguísticos e testes de avaliação de habilidades linguísticas e à análise de movimentos oculares dos participantes na formulação de hipóteses acerca das representações e operações mentais mobilizadas na decodificação e formulação de enunciados linguísticos. Em termos mais específicos, o projeto buscar caracterizar que tipo de informação linguística pode deflagrar processos antecipatórios e qual a interferência do grau de planejamento da fala na codificação linguística de informação do nível conceptual. Avalia-se, ainda, o papel de contexto visual prévio na definição do custo de processamento de estruturas linguísticas complexas.
Pesquisadora responsável: Erica dos Santos Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3863871057204404
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

6. PROCESSAMENTO SINTÁTICO E QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO NA INTERFACE SINTAXE-SEMÂNTICA

Descrição: O presente projeto dá continuidade às pesquisas conduzidas no âmbito do projeto “complexidade computacional em uma visão integrada processador/gramática”, focalizando, particularmente, estruturas implicadas em relações de quantificação e numero(sidade) (estruturas distributivas, coletivos, quantificadores, nomes nus, etc) e fatores sintático-semânticos que determinam o parsing e interpretação de tais estruturas na compreensão e sua formulação (e monitoramento) durante a produção de enunciados linguísticos. A computação da concordância e processos de retomada anafórica envolvendo tais estruturas são tomados como informativos acerca dos fatores implicados no seu processamento. Explora-se, ainda, possível assimetria entre compreensão e produção, respectivamente, no que tange à aceitabilidade/gramaticalidade e à produção de sentenças que codificam as relações de numerosidade investigadas.
Pesquisadora responsável: Erica dos Santos Rodrigues
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3863871057204404
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

7. PROCESSAMENTO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM SOB ÓTICA MINIMALISTA: EXTENSÃO E COMPARAÇÃO DE MODELOS

Descrição: O projeto dá continuidade ao desenvolvimento do modelo integrado de computação on-line (MINC), que busca adaptar a concepção de uma derivação minimalista à caracterização da computação sintática em tempo real, na produção e na compreensão de enunciados linguísticos, e de um modelo procedimental de aquisição da linguagem (MPAL) que incorpora a hipótese do bootstrapping fonológico e, partindo de um léxico mínimo, visa a caracterizar a progressiva especificação dos traços de categorias funcionais mediante o processamento de informação legível nas interfaces fônica e semântica. Em particular, busca-se estender o MINC, de modo a incorporar um componente intencional (de natureza pragmática) em interação com traços formais do léxico, e avalia-se a propriedade da incorporação da Teoria da Relevância (Sperber &Wilson 1986/1995; 2002) para este fim. Busca-se ainda compatibilizá-lo com efeitos relativos a processos integrativos e antecipatórios no parsing e discuti-lo em relação à proposta de um parser minimalista (Fong, 2004; 2005; 2011). Com relação ao MPAL, dá-se continuidade ao tratamento de questões pertinentes a custo diferenciado no desenvolvimento linguístico e avalia-se em que medida este é compatível com propostas correntes que incorporam o conceito de gramáticas múltiplas (Roeper, 1999, 2003; Yang, 2002; Adger, 2006) e/ou de decodificação paramétrica (Fodor, 2006; Sakas, Fodor & Hoskey, 2007), como forma de responder a questões de aprendibilidade.
Pesquisadora responsável: Letícia Maria Sicuro Corrêa
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7271092616184477
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

 

8. REPRESENTAÇÃO E ACESSO A INFORMAÇÃO GRAMATICAL NO DEL: SINTOMAS COMPARTILHADOS COM TRANSTORNOS DE ALTA INCIDÊNCIA EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Descrição: Este projeto, aprovado no Edital Cientistas do Nosso Estado - FAPERJ (2014), tem como foco as manifestações caraterísticas do DEL (Défict ou Distúrbio Específico da Linguagem) concomitantes a sintomas de transtornos de alta incidência em crianças em idade escolar (TDAH, DEA e Dislexia). Uma tipologia para manifestações do DEL é proposta9*-*? DEL representacional (DEL-R, Tipo 1 e Tipo 2, distinguindo atraso de linguagem de linguagem altamente corrompida) e DEL procedimental (DEL-P), levando-se em conta sua possível natureza (comprometimento no processo de aquisição da língua (DEL-R); comprometimento no acesso automático a informação gramaticalmente relevante na produção/compreensão da linguagem (DEL-P)) à luz de pressupostos minimalistas (Corrêa & Augusto, 2011; Corrêa, 2009; 2014). Avalia-se o caráter primário/secundário de sintomas compatíveis com essa tipologia (no quadro do TDAH e DEA), focalizando-se habilidades pertinentes ao processamento de estruturas de alto-custo (como relativas de objeto) e à interface gramática-pragmática. Investiga-se em que medida comprometimentos sugestivos de DEL-P em crianças em idade escolar podem ser influenciados por fatores pertinentes a atenção. No que diz respeito à concomitância com sintomas de dislexia, investiga-se a relação entre DEL-P e fluência na leitura oral, em função de parâmetros pertinentes à interface sintaxe-prosódia.
Pesquisadora responsável: Letícia Maria Sicuro Corrêa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7271092616184477
Grupo de Pesquisa: Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL)  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626

9. DOMÍNIOS INDEFINIDOS: UM ESTUDO DA METÁFORA E METONÍMIA EM COMPOSTOS E EXPRESSÕES LEXICAIS

Descrição: O projeto investiga o papel da metáfora e da metonímia, isoladamente e em interação, na constituição e identificação de compostos e expressões lexicais.
Pesquisadora responsável: Margarida Maria de Paula Basilio
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5551821513265960
Grupo de Pesquisa: Teoria Lexical e o Léxico do Português http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7542507015408536

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item Linha de Pesquisa 3: LINGUAGEM, SENTIDO E TRADUÇÃO

Docentes do quadro permanente: Maria Paula Frota, Marcia A. P. Martins, Helena Franco Martins e Paulo Fernando Henriques Britto

Projetos vinculados:

1. A LINGUAGEM COMO FORMA DE VIDA E O PERSPECTIVISMO

Descrição: Este projeto investiga uma famosamente elusiva e difícil noção wittgensteiniana: forma de vida (Lebensform). Reconhece nela o índice possível de uma manifestação singular de perspectivismo no pensamento do filósofo. Ambiciona contribuir para a compreensão e potenciação dessa singularidade, construindo uma reflexão que exponha a noção wittgensteiniana de linguagem como forma de vida à atmosfera de outros pensamentos perspectivistas. Buscará fazê-lo não apenas no interior do campo da filosofia matriz do próprio termo perspectivismo, mas também no âmbito de importantes reverberações ou apropriações contemporâneas que têm lugar em outras áreas, notadamente na antropologia e nos estudos da linguagem e da literatura.
Pesquisadora responsável: Helena Franco Martins
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8055323136184595
Grupo de Pesquisa: MultiTrad - Abordagens Multidisciplinares da Tradução http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2479375264899098

2. ADAPTAÇÕES DE PEÇAS DE WILLIAM SHAKESPEARE PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL

Descrição: A proposta deste projeto é analisar adaptações das peças de William Shakespeare para o público infantojuvenil sob forma de quadrinhos, videogames e romances em prosa. A partir de um corpus dessas adaptações, será verificado: (i) como essas adaptações são feitas, ou seja, quais são os processos multimodais adotados nessas transposições, que incluem traduções intersemióticas; (ii) em que medida as principais características das obras no que diz respeito a temas, tramas, perfil dos personagens e linguagem são preservadas; (iii) que imagem do autor e da obra é passada para os leitores-alvo das adaptações; e, por fim, (iv) qual a recepção/fortuna crítica dessas adaptações, com base em resenhas, comentários e outros metatextos. A relevância desta pesquisa está no fato de que as adaptações voltadas para crianças e jovens feitas a partir das peças de Shakespeare, considerado um dos autores mais proeminentes do chamado cânone ocidental, podem ter o papel de atrair novos leitores tanto para as versões integrais das obras quanto para a atividade da leitura em si.
Pesquisadora responsável: Marcia do Amaral Peixoto Martins
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1180250846239863
Grupo de Pesquisa: MultiTrad - Abordagens Multidisciplinares da Tradução http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2479375264899098

3. QUESTÕES DE POÉTICA E IDEOLOGIA NOS DIFERENTES TIPOS DE REESCRITA

Descrição: A partir do pressuposto de que as reescritas criam imagens de obras e autores na cultura receptora ao manipular aspectos textuais ou culturais no processo de sua produção, estudam-se as coerções de ordem poetológica e ideológica, bem como as ações de patronagem, que se aplicaram (ou podem se aplicar) às traduções, adaptações, antologias, historiografias e outros tipos de reescrita em determinadas épocas e contextos socioculturais. A formação de tradutores sob a ótica do conceito de reescrita também é objeto de investigação.
Pesquisadora responsável: Marcia do Amaral Peixoto Martins
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1180250846239863
Grupo de Pesquisa: MultiTrad - Abordagens Multidisciplinares da Tradução http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2479375264899098

4. PSICANÁLISE, LINGUAGEM, TRADUÇÃO, ENSINO

Descrição: Com a psicanálise, investiga-se a emergência do Inconsciente em atos de linguagem diversos, dentre eles a leitura, a escrita e diferentes formas de reescrita, considerados, principalmente, os contextos da tradução e do ensino de língua não materna. Partindo de textos de Freud, Lacan e Derrida, constituem convicções fundamentais do estudo o assujeitamento ao desejo do inconsciente, a desconstrução da lógica dicotômica, e o simbólico como campo perpassado pelo imaginário e pelo real, este compreendido como impossibilidade de conhecimento e controle.
Pesquisadora responsável: Maria Paula Frota
Currículo Lattes:   http://lattes.cnpq.br/5409597292435983
Grupo de Pesquisa: MultiTrad - Abordagens Multidisciplinares da Tradução
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2479375264899098

5. ADUÇÃO POÉTICA

Descrição: Estudo comparativo das prosódias poéticas do português e do inglês; estabelecimento de possíveis correspondências entre recursos prosódicos dos dois idiomas; elaboração de metodologia de avaliação de traduções poéticas.
Pesquisador responsável: Paulo Fernando Henriques Britto
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9010080809442799
Grupo de Pesquisa: Tradução de poesia
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7024855945784145

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item Linha de Pesquisa 4: DISCURSO,VIDA SOCIAL E PRÁTICAS PROFISSIONAIS

Docentes do quadro permanente: Adriana Nogueira Accioly Nobrega, Maria do Carmo Leite de Oliveira,Liana de Andrade Biar, Liliana Cabral Bastos, Maria das Graças Dias Pereira, Inés Kayon de Miller

Projetos vinculados:

1. IDENTIDADE E ENSINO: ANÁLISE DA PRÁTICA DISCURSIVA AVALIATIVA NA SOCIOCONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO

Descrição: Análise da prática discursiva em sala de aula de língua materna e estrangeira, especialmente a prática avaliativa discente acerca do processo de socioconstrução do conhecimento pedagógico. Inserida na área de Linguística Aplicada, a pesquisa fundamenta-se na Linguística Sistêmico-Funcional e no Sistema de Avaliatividade, em interface com estudos de construção de identidade de viés socioconstrucionista. A pesquisa visa investigar como, por meio de diferentes instrumentos de aprendizagem, alunos da escola básica da rede pública (re)constroem suas identidades sociais - individuais e coletivas. Problematização do discurso pedagógico, docente e discente, a partir do contraponto o que dizemos x o que dizem sobre nós.
Pesquisador responsável: Adriana Nogueira Accioly Nobrega
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3911296847035628
Grupo de Pesquisa: Análise Sistêmico Funcional e Avaliatividade no Discurso (ASFAD/PUC-Rio)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8654043094919293

2. PRÁTICAS DISCURSIVAS E AVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS E PROFISSIONAIS

Descrição: O projeto tem por objetivo investigar a contribuição de recursos linguísticos avaliativos para construção de sentidos em contextos pedagógicos e profissionais, com foco na análise de textos verbais/não verbais e seus contextos de uso. A pesquisa adota a visão de prática discursiva como um espaço interacional para a criação e negociação de múltiplos significados, e busca dar ênfase às relações entre os falantes/escritores e desses com as comunidades em que participam, realçando o caráter social, multifuncional, multimodal e mediador da linguagem. A arquitetura teórica que orienta as análises geradas no âmbito do projeto toma por base a perspectiva sociossemiótica de linguagem proposta pela linguística sistêmico-funcional, especialmente o sistema de avaliatividade, e suas interfaces com outros campos do saber, tais como: análise de discurso crítica; estudos de gêneros discursivos e de multimodalidade; estudos da narrativa e de identidade e estudos sócio-históricos e culturais voltados ao ensino-aprendizagem de línguas.
Pesquisador responsável: Adriana Nogueira Accioly Nobrega
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3911296847035628
Grupo de Pesquisa: Análise Sistêmico Funcional e Avaliatividade no Discurso (ASFAD/PUC-Rio)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8654043094919293

3. DISCURSO REFLEXIVO, ÉTICO E INVESTIGATIVO EM PESQUISA DO PRATICANTE

Descrição: Centrado na investigação do discurso reflexivo gerado por professores e alunos na Prática Exploratória, o presente projeto se insere no paradigma de educação continuada que valoriza professores e alunos como agentes e pesquisadores praticantes de seu fazer pedagógico sociohistoricamente construído. Pressupostos teóricos orientadores se encontram na Pesquisa Qualitativa do Praticante, na Sociolinguística Interacional, e na Pedagogia Crítica.
Pesquisador responsável: Inés Kayon de Miller
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5922755610417448
Grupo de Pesquisa: Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro

 http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/epcentre/index.htm

4. PRÁTICA EXPLORATÓRIA: AÇÕES PEDAGÓGICO-INVESTIGATIVAS PARA ENTENDER A VIDA EM SALA DE AULA

Descrição: Investigação do discurso pedagógico-investigativo gerado por alunos, professores e licenciandos em atividades pedagógicas com potencial exploratório, inspiradas nos princípios reflexivos, éticos e inclusivos da Prática Exploratória. Análise e interpretação das vozes, crenças, alinhamentos e enquadres interacionais que emergem no discurso de praticantes exploratórios.
Pesquisador responsável: Inés Kayon de Miller
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5922755610417448
Grupo de Pesquisa: Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro
 http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/epcentre/index.htm

5. PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – AÇÕES EXPLORATÓRIAS PARA O ENTENDIMENTO DO/NO CONTEXTO ESCOLAR

Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) desenvolve, no Departamento de Letras da PUC-Rio, um trabalho de investigação integrado às práticas pedagógicas vivenciadas nas aulas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa da escola municipal na qual o projeto se desenvolve. Inspirados nos princípios reflexivos, éticos e inclusivos da Prática Exploratória, licenciandos, professores supervisores e alunos trabalham com atividades pedagógicas com potencial exploratório que os ajudam a entender a qualidade de vida vivenciada nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos desportivos, etc. Nessas vivências pedagógico-investigativas, seus agentes enfatizam a busca de entendimentos e a discussão como oportunidades ímpares para reflexão. Nas reuniões realizadas na universidade, os grupos de bolsistas com seus respectivos supervisores e coordenadores dos projetos investigam reflexivamente esse discurso pedagógico-investigativo gerado na escola, com apoio em textos teóricos. Desse modo, faz-se a análise e interpretação das vozes, crenças, alinhamentos e enquadres interacionais que emergem no discurso dos praticantes exploratórios.
Pesquisador responsável: Inés Kayon de Miller
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5922755610417448
Grupo de Pesquisa: Grupo da Prática Exploratória do Rio de Janeiro
http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/epcentre/index.htm

6. A NEUTRALIZAÇÃO DO DESVIO NO ENCONTRO INTERACIONAL MISTO: NARRATIVA, IDENTIDADE E ESTIGMA EM TRÊS LAMINAÇÕES

Descrição: O projeto busca analisar os efeitos discursivos que se produzem nos encontros mistos (Goffman, 1988), isto é, aqueles que reúnem face a face, por exemplo na entrevista de pesquisa, identidades hegemônicas e estigmatizadas. Alinhada aos estudos pós-estruturalistas sobre identidade, a proposta focaliza as tensões e os efeitos derivados do manejo interacional do desvio (Becker, 1963) ou estigma (Goffman, 1988), fazendo dialogar a sociologia do desvio com os estudos pragmático-interacionais e a análise de narrativas. Do ponto de vista metodológico, o projeto propõe que performances orientadas para o apagamento do estigma em encontros mistos podem ser produtivamente compreendidas a partir de uma abordagem interpretativista que se desdobra em três camadas ou laminações: (i) a primeira, de natureza pragmático-interacional, lança luz sobre o trabalho de face constituinte dos encontros mistos; (ii) a segunda, de natureza discursiva e diretamente vinculada aos estudos de narrativa, identifica e descreve a estrutura das narrativas orais que naturalmente emergem do encontro social, em busca dos processos e marcas de construção identitária (Bastos, 2003; 2008) e dos sistemas de crença (Linde, 1993) neutralizadores do desvio; a terceira, de natureza macrodiscursiva, procurará mapear os discursos que emergem do encontro misto na cadeia de enunciados (Bakhtin, 1979) da qual eles participam.
Pesquisador responsável: Liana de Andrade Biar
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1804581467585156
Grupo de Pesquisa: Narrativa e interação social
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4130942834487832

7. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - LINGUAGENS E IDENTIDADES EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINARs

Descrição: O Programa de Educação Tutorial (PET) de Letras da PUC-Rio desenvolve, desde 2014, um projeto de pesquisa geral sobre a construção discursiva das identidades sociais. Durante o ano de 2014 estiveram em pauta, especificamente, problemas de pesquisa relativos às identidades de gênero. Em 2015, sem abandonar a preocupação com gênero, o programa expandiu seus interesses para outras categorias de identidades sociais, tais como as identidades religiosas, as de classe e raça/etnia. Os trabalhos desenvolvidos no âmbito deste projeto procuram promover inteligibilidades sobre a construção das feminilidades, masculinidades e suas desconstruções não-normativas a partir da análise de representações literárias, dramáticas e discursivas em contexto de fala-em-interação. Busca-se flagrar, nesses corpora, estereótipos, contra-discursos, possibilidades de diálogo, desnaturalizações e reconstruções. Subdividida em pequenos grupos de trabalho, compostos pelos discentes bolsistas do PET sob minha supervisão, a pesquisa apresenta caráter interdisciplinar, articulando áreas do saber da análise de discurso, da literatura brasileira e comparada e das artes cênicas. Por essa razão, mobiliza paradigmas metodológicos diferentes para cada um de seus objetivos específicos, sendo comum, no entanto, a orientação qualitativa e interpretativista.
Pesquisador responsável: Liana de Andrade Biar
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1804581467585156
Grupo de Pesquisa: Narrativa e interação social
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4130942834487832

8. ANÁLISE DE NARRATIVA –TEMPO, ESTIGMA E INTERAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS DA VIDA SOCIAL CONTEMPORÂNEA

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo avançar a articulação do que entendemos por análise de narrativa, isto é, por uma forma de se fazer análise do discurso através de uma lente narrativa. Em continuidade com projetos anteriores (Bastos, 2010, 2013), permanece o interesse em aprofundar o entendimento dos diversos contextos da vida social contemporânea, com foco na presença de conflitos, tensões e violências. Tais interesses agora se reorganizam, de modo a abranger alguns novos temas e especificidades: no estudo da narrativa, será focalizada a questão do tempo, isto é, da (co)construção da temporalidade na narrativa; e, na discussão das tensões da vida contemporânea, dirigiremos olhar para a questão do estigma.
Pesquisador responsável: Liliana Cabral Bastos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2129326437841299
Grupo de Pesquisa: Narrativa e interação social
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4130942834487832

9. AUTOETNOGRAFIA EM ESTUDOS DA LINGUAGEM E ÁREAS INTERDISCIPLINARES: ABORDAGENS TEÓRICAS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS

Descrição: O projeto tem por foco de investigação a autoetnografia, a partir dos seguintes aspectos: i) o histórico e as concepções de autoetnografia; ii) as abordagens teóricas e metodológicas sobre autoetnografia em estudos da linguagem e áreas interdisciplinares; iii) as práticas da autoetnografia em contextos profissionais. Procuramos analisar e entender as subjetividades dos participantes, as intersubjetividades na interação, as relações de poder, os posicionamentos, quem tem voz na pesquisa, a reflexividade e ética na pesquisa. A orientação teórico-metodológica é qualitativa e interpretativa, de natureza interdisciplinar e multidisciplinar, de ordem micro e macro, de ação social, com foco na linguagem em interação, em contexto situacional, social e cultural
Pesquisador responsável: Maria das Graças Dias Pereira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0979811416400008
Grupo de Pesquisa: Linguagem, cultura e trabalho
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4324510671154933

10. LINGUAGEM EM INTERAÇÃO COM SURDOS E OUVINTES: PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

Descrição: O projeto tem por foco de investigação práticas profissionais com surdos e ouvintes, envolvendo a discussão de políticas de educação e saúde, atividades pedagógicas, atendimentos a famílias e filhos, entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Serão também abordados os discursos sobre a surdez, as questões identitárias envolvendo surdos e ouvintes, as filosofias educacionais para surdos, as metodologias utilizadas, a dimensão ética da pesquisa, a agência e o empoderamento. A orientação teórico-metodológica é qualitativa e interpretativa, de natureza interdisciplinar e multidisciplinar, de ordem micro e macro, de ação social, com foco na linguagem em interação, em contexto situacional, social e cultural, com interfaces entre a linguística aplicada, a sociolinguística interacional, a multimodalidade, a análise da conversa etnometodológica e intervencionista, a análise da narrativa, a pragmática, os estudos Bakhtinianos sobre dialogismo e polifonia, a micro argumentação, a análise crítica do discurso.
Pesquisador responsável: Maria das Graças Dias Pereira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0979811416400008
Grupo de Pesquisa: Linguagem, cultura e trabalho
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4324510671154933

11. PRÁTICAS DISCURSIVAS HÍBRIDAS EM CONTEXTOS PROFISSIONAIS

Descrição: O projeto tem por foco de investigação práticas discursivas híbridas em diferentes contextos profissionais, nas áreas de ensino, da saúde, de transportes, dentre outras. A ordem institucional e a atuação profissional são reguladas por regras estabelecidas previamente. Práticas discursivas, no entanto, se estabelecem a partir de atividades cotidianas dos participantes, na ordem interacional, bem como através de outras formas de textualização. O hibridismo em práticas discursivas aponta para mudanças em ‘modos de fala’, socialização em comunidades de prática e construção de identidades, com complexidade e múltiplas camadas nas práticas de trabalho, envolvendo experiência pessoal, profissional e institucional. A orientação teórico-metodológica envolve interfaces entre a análise da narrativa, a sociolinguística interacional, a análise da conversação, os estudos Bakhtinianos sobre dialogismo e polifonia, a análise crítica do discurso.
Pesquisador responsável: Maria das Graças Dias Pereira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0979811416400008
Grupo de Pesquisa: Linguagem, cultura e trabalho
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4324510671154933

12. EXPERTISE INTERACIONAL E PRÁTICAS PROFISSIONAIS

Descrição: Num mundo profissional cada vez mais interativo, a competência para interagir tem sido vista como um fator crucial tanto para o indivíduo, como para a organização. No entanto, pouco se sabe sobre o que constitui essa competência e como ela se manifesta linguístico-discursivamente. Este projeto tem como foco a expertise interacional de profissionais em práticas situadas. O objetivo desta pesquisa é o de construir inteligibilidade para o conceito de expertise interacional, a partir do estudo das manifestações de duas habilidades interpessoais, associadas ao conceito de competência interpessoal: a empatia e os trabalhos de face dirigidos ao self. Pretende-se aqui fornecer evidências empíricas de como a expertise interacional é crucial em determinadas atividades e como a falta dessa expertise tem efeitos sobre indivíduos, instituições e para a construção de uma sociedade menos excludente. A partir de uma abordagem interacional da comunicação e da utilização do ferramental teórico-analítico fornecido pela Análise da Conversa e pela Sociolinguística Interacional, será examinado como a manifestação das habilidades citadas são construídas e negociadas interacionalmente. A geração de dados contempla o campo de atividade de profissionais que atuam em organizações empresariais e o campo de atividade de policiais que atuam em comunidades pacificadas
Pesquisador Responsável: Maria do Carmo Leite de Oliveira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3347341510113859
Grupo de Pesquisa: Discurso, Interação e Práticas Profissionais
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8286689655337897

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