Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação e histórico
  sub-item Objetivos
  sub-item Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
    (seleção de candidatos para o programa)
item Convênios Internacionais
item Regimento Interno
    (download arquivo .doc)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:
posgraliteratura@puc-rio.br

Telefones:
(21) 3527-1043; (21) 3527-1444
Fax:
(21) 3527-1446
item Coordenadora
Profª Dra. Rosana Kohl Bines
item Coordenador adjunto
Prof. Dr. Frederico Oliveira Coelho
item Secretaria

Local:
Departamento de Letras
Rua Marquês de São Vicente, 225 – 3º andar do prédio Pe. Leonel Franca
22453-900 Gávea Rio de Janeiro RJ
Horário de atendimento:
de 9:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 horas
Secretária(o):
Rodrigo Santana Pinheiro

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 


Sobre o programa Imagem ilustrativa deste item

item Apresentação e histórico

Desde a criação da Pós-Graduação em Letras no Brasil na década de 1970 – quando a PUC-Rio foi a terceira instituição a abrir um curso de Doutorado – a área de Estudos de Literatura destacou-se como um núcleo de pesquisas e de capacitação articulado às tendências que marcaram o último quartel do século XX: adotou perspectiva transdisciplinar, dialogou com as teorias e vertentes críticas emergentes e diversificou significativamente o domínio de objetos de investigação no campo das Letras. Seus docentes e titulados alcançaram amplo reconhecimento no sistema nacional de pós-graduação brasileiro e lideraram debates conceituais e metodológicos que repercutiram em todo o país.

O novo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, Mestrado e Doutorado, estrutura-se a partir desta trajetória e dará amplitude às abordagens transdisciplinares, às formulações teórico-críticas radicadas na contemporaneidade e ao acolhimento, nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos seus docentes e pós-graduandos, de uma gama diversificada de objetos e problemas de investigação, no âmbito da literatura, de outras linguagens artísticas e da cultura.

O Conceito 5 atribuído pela CAPES ao Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade desde a sua criação atesta, por um lado, o reconhecimento do caráter inovador e da  perspectiva multidisciplinar de sua Proposta, que atende a demandas formativas de vários campos das Ciências Humanas, das Artes e, em especial, às demandas contemporâneas de recursos humanos nos âmbitos da cultura e da produção estética. Por outro lado, o Conceito 5 atesta o reconhecimento da alta qualificação do corpo docente que o integra.

O ingresso no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade se faz através de inscrição no Processo de Seleção realizado anualmente, cujas exigências são definidas através de Editais.

O Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade publica a revista Semear, da Cátedra Pe. António Vieira, com distribuição nacional e internacional, e a revista eletrônica Escrita, organizada pelos alunos de pós-graduação.

Voltar


item Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, através de uma articulação hábil e consistente entre a especificidade do conhecimento produzido em cada uma de suas linhas de pesquisa e a transversalidade das perspectivas epistemológicas nucleares da área de concentração única que as reúne, tem como objetivos:

a) oferecer ao pós-graduando uma formação multidisciplinar e em forte articulação com o conhecimento produzido pelas linhas e projetos de pesquisa, capacitando-o para a reflexão questionadora e, ao mesmo tempo, propositiva, acerca da atualidade e da tradição do campo de conhecimento em que se insere;

b) acolher e estimular projetos de dissertação e tese inovadores, tanto no que se refere aos seus pressupostos teóricos e críticos quanto ao domínio de objetos contemplados;

c) promover, através de disciplinas e atividades obrigatórias com conteúdos compartilhados por todas as linhas de pesquisa, oportunidades de diálogo e de trocas intelectuais, teóricas e metodológicas;

d) promover a efetiva integração do pós-graduando nas atividades investigativas desenvolvidas pelos grupos e projetos de pesquisa do Programa, através de seminários sistemáticos sobre pesquisas em andamento;

e) estimular a participação do pós-graduando em estudos, atividades e eventos extracurriculares, relevantes para sua formação especializada e para seu desempenho como pesquisador;

f) capacitar o pós-graduando para docência em nível superior e para a intervenção crítica e propositiva em outros níveis do ensino ou em outros campos profissionais que tangenciam a sua formação pós-graduada.

Voltar


item Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

A Área de Concentração em Literatura, Cultura e Contemporaneidade define-se através da perspectiva epistemológica que entende o contemporâneo tanto na vertente teórico-crítica, considerando a literatura como objeto da cultura a ser analisado em termos estéticos e políticos, quanto na vertente que enfatiza a apreensão desses objetos no cenário da literatura e das práticas artísticas da atualidade.

Linhas de pesquisa e projetos vinculados

1) Linha de pesquisa 1: Desafios do Contemporâneo: teorias e crítica
Entendendo o contemporâneo como perspectiva epistemológica que acentua a temporalidade na construção de conhecimento nos diversos campos disciplinares e tornando visível a sua complexidade e contingência, a Linha de Pesquisa integra investigações que lançam novos olhares teóricos acerca de origens, combinações e processos de hibridação e diversidade em produções literárias, artísticas e culturais, nas dimensões estética e política e nas opções e formas de sua construção teórica e crítica.

2) Linha de pesquisa 2: Novos cenários da escrita
A Linha de Pesquisa reúne investigações voltadas para a noção sedimentada de escrita, entendendo-a não apenas no âmbito textual, mas também nas dimensões visual, plástica, tátil e auditiva, tanto no interior de um sistema artístico, quanto de um sistema de práticas sociais específicas. Seu foco destaca experiências-limite e/ou transversais que resistem aos processos significativos instituídos, interrogando as práticas tradicionais de interpretação e de comunicação. Desse modo, essa noção de escrita vem acentuar a potência performativa da experiência estética ao privilegiar uma visão não dicotômica entre corpo e sentido, fundo e superfície, força e forma.

3) Linha de pesquisa 3: Literatura, cultura e política em espaços lusófonos
A Linha de Pesquisa reúne investigações que privilegiam o estudo transversal do espaço lusófono e de suas vertentes nacionais ou transnacionais, em suas continuidades e descontinuidades. Com ênfase nas relações entre estética e política, cultura e poder e nas figurações e reconfigurações identitárias contemporâneas, as investigações organizam-se a partir de eixos conceituais que abarcam a análise de textos literários, teóricos, ensaísticos e de intervenção, bem como de exemplares de outras linguagens canônicas ou massivas. A Linha de Pesquisa concebe a lusofonia como um campo de convergências, diferenças e de contrastes decisivos nas negociações simbólicas que o presente impõe.

Voltar


item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado e Doutorado
 

Avaliado pela CAPES com conceito 5, para o triênio 2010-2012, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 288/2015, através da Portaria do MEC nº 656 de 22/05/2017 publicada no D.O.U. nº 97 de 23/05/2017, p. 64.


Título atribuído: Mestre e/ou Doutor em Letras/ Literatura, Cultura e Contemporaneidade


Voltar


item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

sub-item Mestrado  
 
  • Obter um mínimo de 24 créditos em disciplinas de pós-graduação, dentro de um programa de estudos aprovado pelo professor orientador;
  • Ser aprovado em Exame de Qualificação (LET3014) até o final do 3° período letivo;
  • Cumprir as atividades obrigatórias;
  • Ser aprovado em Dissertação de Mestrado (LET 3011) e entregar os exemplares da Dissertação de Mestrado de acordo com o regimento interno da PUC-Rio.

sub-item Doutorado  
 
  • Obter um mínimo de 36 créditos, incluindo até 12créditos obtidos no mestrado;
  • Ser aprovado em Exame de Qualificação (LET 3015) até o final do 5° período letivo;
  • Cumprir as atividades obrigatórias;
  • Ser aprovado em Tese de Doutorado (LET 3021) e entregar os exemplares da Tese de Doutorado de acordo com o regimento interno da PUC-Rio.

Voltar


item Grade curricular
   (clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

item Mestrado

Para o Mestrado, exige-se a integralização de 24 créditos:
03 créditos em disciplina obrigatória;
06 créditos em disciplinas oferecidas pela Linha de Pesquisa;
06 créditos em disciplinas oferecidas pelo Programa ou por outros programas de pós-graduação, em coerência com o projeto de dissertação do pós-graduando e com o acordo do orientador;
03 créditos em Seminário de Formulação de Projeto e desenvolvimento de Pesquisa;
03 créditos em Seminário de Dissertação;
03 créditos em Projeto Individual de Estudos.

Atividades Obrigatórias:
Exame de Qualificação (Exame de Qualificação I – Mestrado)
Estágio Docente Orientado (duração de um semestre para bolsistas CAPES)
Pesquisa Orientada
Defesa de Dissertação

FLUXOGRAMA MESTRADO

Semestre I
Disciplina Obrigatória - Teorias da literatura e da cultura
1ª Disciplina da Linha de Pesquisa
1ª Disciplina de livre escolha

Semestre II
2ª Disciplina da Linha de Pesquisa
2ª Disciplina de livre escolha
Seminário de Formulação de Projeto e desenvolvimento de Pesquisa

Semestre III
Seminário de Dissertação
Exame de Qualificação I
Estágio Docente Orientado (com duração de um semestre bolsista CAPES)
Pesquisa Orientada

Semestre IV
Pesquisa Orientada
Projeto Individual de Estudos I (apresentação de Relatório)
Defesa de Dissertação


item Doutorado

Para o Doutorado, exige-se a integralização de 36 créditos:
03 créditos em disciplina obrigatória;
12 créditos em disciplinas oferecidas pela Linha de Pesquisa;
12 créditos em disciplinas oferecidas pelo Programa ou por outros programas de pós-graduação, em coerência com o projeto de tese do pós-graduando e com o acordo do orientador;
03 créditos em Seminário de Formulação de Projeto e desenvolvimento de Pesquisa /Doutorado;
03 créditos em Seminário de Tese;
03 créditos em Projeto Individual de Estudos.


Atividades Obrigatórias:
Exame de Qualificação/ Doutorado
Estágio Docente Orientado (com duração de um semestre para todos os bolsistas de agências de fomento; com duração de dois semestres para bolsistas CAPES).
Pesquisa Orientada
Defesa de Tese

Obs: Poderão ser revalidados até 12 créditos-disciplina cursados no Mestrado

FLUXOGRAMA DOUTORADO

Semestre I
Disciplina Obrigatória - Seminários Avançados
1ª Disciplina da Linha de Pesquisa
1ª Disciplina de livre escolha

Semestre II
2ª Disciplina da Linha de Pesquisa
2ª Disciplina de livre escolha

Semestre III
Seminário de Formulação de projeto e desenvolvimento de Pesquisa II

Semestre IV
Pesquisa Orientada
Seminário de Tese
Estágio Docente Orientado (com duração de um semestre para todos os bolsistas de agências de fomento; com duração de dois semestres para bolsistas CAPES).

Semestre V
Pesquisa Orientada
Exame de Qualificação - Doutorado

Semestre VI
Pesquisa Orientada
Estágio Docente Orientado (para bolsistas)

Semestre VII
Pesquisa Orientada

Semestre VIII
Pesquisa Orientada
Projeto Individual de Estudos II (apresentação de Relatório)
Defesa de Tese


Literatura, Cultura e Contemporaneidade Créditos
LET2500 Teorias da literatura e da cultura 3
LET2501 Seminário de Formulação de projeto e desenvolvimento de pesquisa I 3
LET2502 Seminário de Dissertação 3
LET2503 Projeto Individual de Estudos I - Mestrado 3
LET2504 Seminários avançados 3
LET2505 Seminário de Formulação de Projeto e desenvolvimento de Pesquisa II 3
LET2506 Seminário de Tese 3
LET2507 Projeto Individual de Estudos I I - Doutorado 3
LET2508 Teorias contemporâneas de literatura 3
LET2509 Imaginação e experiência da literatura 3
LET2510 Teorias da narrativa 3
LET2511 Dimensões contemporâneas do estético 3
LET2512 Histórias de literatura: teoria e experimentos atuais 3
LET2513 Modernidades e modernismos 3
LET2514 A escrita de história e memória 3
LET2515 Literatura e cultura midiática 3
LET2516 Gêneros narrativos e mercado cultural 3
LET2517 Estética, Ética e Política 3
LET2518 O profano e o sagrado na literatura 3
LET2519 Tópicos avançados em teorias de literatura e cultura I 1
LET2520 Tópicos avançados em teorias de literatura e cultura II 1
LET2521 Tópicos avançados em teorias de literatura e cultura III 1
LET2522 Tópicos avançados em teorias e crítica contemporâneas I 3
LET2523 Tópicos avançados em teorias e crítica contemporâneas II 3
LET2524 Tópicos avançados em teorias e crítica contemporâneas III 3
LET2525 Novos suportes da escrita 3
LET2526 A “escrita de si” na comunicação literária 3
LET2527 Os limites do literário 3
LET2528 Escrita artística e produção de pensamento 3
LET2529 Escrita e cultura contemporânea 3
LET2530 Teorias e práticas artísticas 3
LET2531 Estudos de dramaturgia 3
LET2532 Estudos de poesia 3
LET2533 Estudos da narrativa 3
LET2534 Tópicos em teorias do texto e da escrita 3
LET2535 Tópicos em teorias da representação 3
LET2536 Tópicos em crítica e interpretação 3
LET2537 Texto, contexto e intertexto na literatura 3
LET2538 Literatura e política: a performance intelectual do escritor na modernidade 3
LET2539 Realismo, realismos: matrizes e transformações 3
LET2540 Vanguardas poéticas 3
LET2541 O neo-realismo em questão 3
LET2542 Fundação e metamorfose na literatura portuguesa 3
LET2543 Representações da africanidade 3
LET2544 Literatura, história e política na África lusófona 3
LET2545 Literatura e experiência urbana I 3
LET2546 Literatura e experiência urbana II 3
LET2547 Literatura contemporânea I 3
LET2548 Literatura contemporânea II 3
LET2549 Estudo de acervos documentais 3
LET2550 Contemporaneidade e crítica cultural 3
LET2551 Tópicos em literatura portuguesa 3
LET2552 Tópicos em literatura brasileira 3
LET2553 Tópicos em literaturas africanas 3
LET2554 Tópicos em cultura brasileira 3
LET2555 Tópicos avançados em teorias de literatura e cultura IV 1
LET2556 Tópicos avançados em teorias de literatura e cultura V 1
LET2557 Tópicos avançados em teorias de literatura e cultura VI 1
LET2558 Tópicos avançados em teorias e crítica contemporâneas IV 3
LET2559 Tópicos avançados em teorias e crítica contemporâneas V 3
LET2560 Tópicos avançados em teorias e crítica contemporâneas VI 3
LET3014 Exame de Qualificação – Mestrado 0
LET3015 Exame de Qualificação – Doutorado 0
LET3030 Pesquisa Orientada I – Mestrado 0
LET3031 Pesquisa Orientada II – Mestrado 0
LET3032 Pesquisa Orientada I – Doutorado 0
LET3033 Pesquisa Orientada II – Doutorado 0
LET3034 Pesquisa Orientada III – Doutorado 0
LET3035 Pesquisa Orientada IV – Doutorado 0
LET3036 Pesquisa Orientada V– Doutorado 0
LET3011 Dissertação de Mestrado 0
LET3021 Tese de Doutorado 0
LET3101 Exame de Proficiência de Língua Estrangeira (Inglês) 0
LET3102 Exame de Proficiência de Língua Estrangeira (Francês) 0
LET3104 Exame de Proficiência de Língua Estrangeira (Espanhol) 0
LET3201 Estágio Docente Orientado - Mestrado 0
LET3202 Estágio Docente Orientado I - Doutorado 0
LET3203 Estágio Docente Orientado II - Doutorado 0

Voltar

 


item Corpo docente

sub-item Coordenadora de Pós-Graduação: Profª Rosana Kohl Bines
sub-item Coordenador adjunto de Pós-Graduação: Prof. Frederico Oliveira Coelho


Docentes: Titulação e Linhas de pesquisa

Alexandre Montaury Baptista Coutinho
Doutor, PUC-Rio,Brasil
Literatura, cultura e política em espaços lusófonos
Currículo Lattes 

Ana Paula Veiga Kiffer
Doutora, UERJ, Brasil
Novos cenários da escrita
Currículo Lattes

Cleonice Serôa da Motta Berardinelli (Professora Emérita)
Livre Docente e Doutora, UFRJ, Brasil
Literatura, cultura e política em espaços lusófonos
Currículo Lattes

Eliana Lúcia Madureira Yunes Garcia
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Desafios do contemporâneo: teorias e crítica
Currículo Lattes

Eneida Leal Cunha
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Literatura, cultura e política em espaços lusófonos
Currículo Lattes

Frederico Oliveira Coelho
Doutor, PUC-RIO, Brasil
Novos cenários da escrita
Currículo Lattes 

Gilberto Mendonça Teles (Professor Emérito)
Livre Docente e Doutor, PUC-RS, Brasil
Literatura, cultura e política em espaços lusófonos
Currículo Lattes

Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira (Professora Emérita)
Doutora, UFRJ, Brasil
Desafios do contemporâneo: teorias e crítica/Novos Cenários da Escrita
Currículo Lattes

Helena Franco Martins
Doutora, UFRJ, Brasil
Novos cenários da escrita
Currículo Lattes

Izabel Margato
Doutora, UFRJ, Brasil
Literatura, cultura e política em espaços lusófonos
Currículo Lattes

Júlio Cesar Valladão Diniz
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Novos cenários da escrita
Literatura, cultura e política em espaços lusófonos
Currículo Lattes

Karl Erik Schøllhammer
Doutor, Aarhus Universitet, Dinamarca
Desafios do contemporâneo: teorias e crítica/Novos Cenários da Escrita
Currículo Lattes 

Luiz Camillo Dolabella Portella Osorio de Almeida
Doutor, PUC-Rio, Brasil Desafios do Contemporâneo: teorias e crítica
Currículo Lattes


Maria Clara Lucchetti Bingemer
Doutora, Pontifícia Universidade Gregoriana, Itália
Desafios do contemporâneo: teorias e crítica
Currículo Lattes

Marília Rothier Cardoso
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Novos cenários da escrita
Currículo Lattes

Patricia Gissoni Santiago Lavelle
Doutor, Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, França
Desafios do Contemporâneo: teorias e crítica
Currículo Lattes

Paulo Fernando Henriques Britto
Notório Saber, PUC-Rio, Brasil
Novos cenários da escrita
Currículo Lattes 

Renato Cordeiro Gomes
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Literatura, cultura e política em espaços lusófonos
Currículo Lattes 

Rosana Kohl Bines
Doutora, Universidade de Chicago, Estados Unidos
Desafios do contemporâneo: teorias e críticas
Currículo Lattes 

Vera Lúcia Follain de Figueiredo
Doutor, PUC-RIO, Brasil
Desafios do contemporâneo: teorias e críticas
Currículo Lattes

Professor Colaborador:
Miguel Jost Ramos
Doutor, PUC-Rio, Brasil 
Novos Cenários da Escrita
Currículo Lattes

Voltar

Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento de Letras exige do candidato:

sub-item Mestrado  
 

Ser licenciado ou bacharel em Letras ou áreas afins. Ser aprovado em exame de seleção que inclui: exame do curriculum vitae, apresentação de pré-projeto de dissertação, prova de conhecimentos na área, entrevista e exame de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol).

Observação – Língua Estrangeira
Caso o aluno não seja aprovado em exame de proficiência em língua estrangeira na seleção, deverá se matricular em LET 3101 (inglês), LET 3102 (francês) ou LET 3104 (espanhol), conforme sua Área e deverá prestar novo exame até o final do primeiro período letivo, sob pena de exclusão do programa.
O aluno só poderá candidatar-se à bolsa de estudos das agências financiadoras quando aprovado nesse exame.


sub-item Doutorado  
 

Ser mestre em Letras ou áreas afins. Ser aprovado em exame de seleção que inclui: exame do curriculum vitae, apresentação de projeto de tese, prova de conhecimentos na área, entrevista e exame de proficiência em duas línguas estrangeiras – inglês, francês ou espanhol.

Observação – Língua Estrangeira
Caso o candidato apresente comprovação de exames de proficiência em línguas estrangeiras feitos no mestrado – inglês, francês ou espanhol, será dispensado de prestar novos exames.
O aluno só poderá candidatar-se a bolsa de estudos das agências financiadoras quando aprovado nesse exame.

Voltar

Convênios Internacionais Imagem ilustrativa deste item

sub-item Regimento interno (.pdf)

Convênio com a Universidade de Paris VII - Denis Diderot (Acordo CAPES-COFECUB/França).
Prof. responsável: Ana Paula Veiga Kiffer

Convênio com a Universidad de Salamanca Facultad de Filologia Hispânica (Acordo de Cooperação Internacional CAPES –DGU/Espanha).
Prof. responsável: Júlio César Valladão Diniz

Convênio com a Universidad de Granada (Acordo de Cooperação Internacional CAPES –DGU/Espanha).
Prof. responsável: Gilberto Mendonça Teles

Convênio com a Universidad Nacional de Rosario (Acordo de Cooperação Internacional CAPES –CAPG/Argentina).
Prof. responsável: Karl Erik Schollhammer

Convênio com o Departamento de Arte e Cultura da Universidade de Copenhague (Convênio Multinacional CAPES-PCGI/Dinamarca)
Prof. responsável: Karl Erik Schollhammer

Convênio com o Departamento de Engerom da Universidade de Copenhague (Acordo de Cooperação Internacional e Co-tutela).
Prof. Responsável: Karl Erik Schollhammer

 

 

Convênio com o Departamento de Cultura e Globalização da Universidade de Aalborg
(Acordo de Cooperação Internacional)
Prof. Responsável: Karl Erik Schollhammer

Convênio com o Departamento de Humanidades y Literatura da Universidade de Los Andes
(Acordo de Cooperação Internacional/Colômbia)
Profa. Responsável: Eneida Leal Cunha

Convênio com a Universidade Católica Portuguesa e Lisbon Consortium (International Master and Phd program in Cultural Studies)
(Acordo de Cooperação Internacional e Co-tutela).
Prof. Responsável: Karl Erik Schollhammer

Cátedra Padre Antonio Vieira
(Convênio PUC-Rio com o Instituto Camões de Lisboa, desde 1994)
Prof. responsável: Izabel Margato

Cátedra de Leitura, com chancela da UNESCO.
Prof. responsável: Erico Braga Barbosa Lima

Cátedra de Estudos Americanos: convênio Comissão Fulbright, - na PUC-Rio, (Departamentos de História, Relações Internacionais e Letras), primeira Distinguished Fulbright Chair da América Latina.

Voltar