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Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Projetos de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
    (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:
pghis@puc-rio.br
Telefones:
(21) 3527-1100/3527-1101
item Coordenador
Profª Dra. Regiane Augusto de Mattos
item Secretaria

Local:
Departamento de História
R. Marquês de São Vicente, 225 Cardeal Frings, 5o. andar.
Gávea - 22453-900 - Rio de Janeiro
Horário de atendimento:
de 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:30 horas
Secretária(o):
Edna Maria Lima Timbó

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Ementa de Disciplina

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Sobre o programa Imagem ilustrativa deste item

item Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura está formado pelo Curso de Mestrado e o Curso de Doutorado, entendidos como níveis distintos e com terminalidade própria, articulados, porém, em termos de ensino e pesquisa.

A organização curricular compreende disciplinas e atividades acadêmicas relativas à Área de Concentração: História Social da Cultura e às Linhas de Pesquisa: Teoria, Historiografia e História Intelectual, Experiências e Conexões Culturais, e História da Arte e da Arquitetura.

Entende-se por Área de Concentração o campo específico do conhecimento histórico que constitui a referência central dos estudos e pesquisas desenvolvidos no Programa. Linhas de Pesquisa são as subáreas especializadas que agregam e sistematizam as pesquisas docentes e discentes desenvolvidas a partir de projetos de pesquisa coordenados por professores do Departamento.  Os grupos de pesquisa estão cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e são integrados por docentes, discentes e, ainda, por alunos de graduação com bolsas de IC, PET ou voluntários.  São, portanto, um dos espaços de integração entre a pós graduação e a graduação no Departamento de História.  Alguns dos Grupos de Pesquisa têm um caráter interdepartamental ou interinstitucional.

A estrutura curricular do Programa é constituída pelos seguintes grupos de disciplinas:

1 - Disciplinas obrigatórias;
2 - Disciplinas eletivas da área de concentração;
3 - Disciplinas eletivas de domínio conexo;
4 - Seminários  de dissertação e de tese.

1 - Disciplinas obrigatórias:

Exige-se que o pós-graduando curse apenas uma (1) disciplina obrigatória, dada sempre no primeiro semestre tanto para os mestrandos como para os doutorandos recém-ingressos e intitulada História e Cultura.
Por seu caráter estruturante, a ementa desta disciplina deverá vincular-se diretamente à área de concentração – História Social da Cultura. – e definir-se pelo debate teórico e historiográfico sobre a relação entre História e Cultura. Trata-se de uma disciplina que pretende acolher os novos estudantes no Programa, expondo-os às deferentes perspectivas teóricas e historiográficas que o estruturam.
Observa-se que o aluno recém-ingresso no Doutorado que tiver cursado o Mestrado no programa ficará dispensado de cursar a disciplina obrigatória, devendo cursar em seu lugar outra disciplina eletiva. Ou ainda, se for do seu interesse cursá-la num dado período, poderá fazê-lo na condição de disciplina eletiva que, neste caso, deverá encontrar equivalência com outra disciplina do Programa.

2 - Disciplinas eletivas da área de concentração:

As disciplinas eletivas são oferecidas pelo Programa a cada semestre. Elas são vinculadas aos temas das linhas de pesquisa e se propõe também um Seminário de ementa aberta (“Seminário Especial em História Social da Cultura”) que recupera o vínculo com a Área de Concentração. Seus planos de estudos deverão prever a obtenção de pelo menos 9 (nove) créditos, tanto no Mestrado como no Doutorado

3 - Disciplinas eletivas de domínio conexo:

São disciplinas oferecidas pelo Programa ou por outros Programas de Pós- Graduação credenciados, sejam eles da PUC-Rio ou de outras IESs, e que possam, por um lado, responder a interesses acadêmicos dos discentes e de suas pesquisas para o Mestrado ou o Doutorado e, por, outro, ampliar a interlocução acadêmica dos discentes e do Programa.  Os planos de estudo de mestrandos e de doutorandos devem prever a obtenção de 3 (três) créditos em disciplinas desta natureza.

4 - Seminários de dissertação e de tese:

Os Seminários de Tese e de Dissertação consistem em atividades programadas relacionadas ao aprimoramento da formação acadêmica, ao desenvolvimento da pesquisa e à redação da dissertação ou da tese, numa relação mais direta entre o orientador, os docentes da linha de pesquisa e o orientando. Envolvem necessariamente o trabalho de orientação e a preparação para as etapas de avaliação dos resultados da pesquisa, previstas no regulamento interno, podendo incluir reuniões de leituras e discussão de textos e participação em debates e seminários.
Os planos de estudos dos alunos de Mestrado preveem a obtenção de 6 (seis) créditos em Seminário de Dissertação, ao passo que, no caso de alunos do Doutorado, os respectivos planos de estudos preveem a obtenção de 18 (dezoito) créditos em Seminário de Tese.
No Curso de Doutorado, o aluno deverá apresentar em dois momentos distintos os resultados parciais da sua pesquisa: o primeiro, no terceiro semestre (Seminário de Tese II), portanto antes do Exame de Qualificação; o segundo, no sétimo semestre (Seminário de Tese VI), expondo o estágio da pesquisa e as reflexões em andamento. Pretende-se, com estes seminários, incentivar a produção e a escrita da tese, na medida em que os alunos têm o compromisso de apresentar textos novos do andamento da pesquisa.

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item Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura destina-se aos graduados ou mestres de diferentes áreas de formação, preferencialmente nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, e tem por objetivos:

1. fornecer aos professores e pesquisadores o instrumental teórico e prático necessário às exigências de sua formação pós graduada em História.

2. Estabelecer o equilíbrio entre a formação do pesquisador, a complementação e ampliação dos estudos históricos e o enriquecimento intelectual do profissional de História.

3. Valorizar a perspectiva humanística através de uma proposta de estudos aberta à interdisciplinariedade.

4. Favorecer a conquista da autonomia intelectual através de uma sólida formação e de um currículo que forneça os princípios básicos para uma reflexão inovadora e sempre norteada pela intervenção no mundo das ciências, das humanidades e na realidade social.

5. Contribuir para a produção de conhecimento em História Social da Cultura e sua divulgação.

6. Incentivar o intercâmbio docente e discente.

7. Construir cotidianamente a integração necessária e orgânica entre, por um lado, a pesquisa e o ensino e, por outro, a graduação e a  pós graduação.   

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item Histórico

O Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura, do Departamento de História da PUC-Rio, iniciou suas atividades no ano de 1986, com o curso de Mestrado. Foi aprovado pelo Conselho Universitário da PUC-Rio em 20/08/86, selecionou sua primeira turma no início de 1987 e foi recomendado pela CAPES em 13/04/87.

A partir de 1998 teve início o curso de Doutorado, mantida a área de concentração em História Social da Cultura.

O Programa como um todo, mestrado e doutorado, foi reconhecido pela primeira vez através da Portaria 2530 do MEC, datada de 04/09/2002, publicada no Diário Oficial da União de 06/09/2002, número 173, Seção 1, p. 26.

O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura mantém os três princípios programáticos que orientaram a criação do curso de Mestrado e que desenham sua identidade e se expressam nos projetos de pesquisa docentes e discentes nele desenvolvidos:  uma concepção filosófica, um formato curricular e um horizonte temático.

A concepção do Curso se define historicamente pela busca de equilíbrio entre a perspectiva humanística e a pesquisa especializada, por entender que, se a primeira abre um horizonte de sentido amplo e  interdisciplinar, a segunda situa e especifica este horizonte de sentido no campo de experiência constituído pelas pesquisas concretas desenvolvidas.  A sinergia criada por esses dois vetores permitirá, simultaneamente, a identidade e a plasticidade da Área de Concentração e das Linhas de Pesquisa.

O formato do Curso, traduzido em seu currículo, foi pensado de maneira a por em prática as opções acima e, para tanto, estabelecer um mínimo de disciplinas obrigatórias e eletivas, evitar pré-requisitos, e sublinhar o papel decisivo do professor orientador na formação dos pós graduandos. Cabe lembrar que, além da orientação de pesquisa, compete ao orientador a presença ativa na elaboração do plano de estudo de cada aluno e a interlocução acadêmica constante com seus orientandos.

A Área de Concentração foi pensada e definida, desde o primeiro momento do Programa, como um horizontetemático em função dos denominadores comuns entre as reflexões dos docentes do Programa, pioneiro na definição da História Social da Cultura como traço mais geral de sua identidade. Este traço mais geral de identidade ganha contornos mais específicos nas Linhas de Pesquisa que a conformam e que a dinâmica dos Projetos de Pesquisa traduz no quotidiano acadêmico.

No diálogo com os Programas já existentes na área, no país e no exterior, o Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio faz  da ênfase na abordagem sócio histórica dos fenômenos culturais e nas preocupações de ordem teórica e historiográfica o seu lugar específico de interlocução intelectual e o seu diferencial.

Até o início de janeiro de 2009, o Programa produziu 243 dissertações de mestrado e 46 teses de doutorado, o que representa um dos índices de sua consolidação.   A presença dos egressos do Programa em Universidades do país e mesmo do exterior, em Instituições de Pesquisa, no mundo das artes e da criação cultural parece confirmar essa consolidação e indicar que o Programa vem alcançando seus objetivos.

As teses e dissertações defendidas no Programa, assim como a produção acadêmica docente, põem de manifesto que, para o Programa, o estudo das diversas formas de conceber e escrever a história das criações ou manifestações culturais, inclusive do próprio conceito de cultura, fundamenta-se na premissa da historicidade dessas mesmas formas e subentende opções metodológicas. Assim, se a referência ao social remete sempre à investigação das condições históricas de produção, tanto dos objetos culturais como dos discursos a eles referidos, as dimensões teórica, metodológica e empírica e sua conjugação na escrita da História  remetem a suas várias configurações possíveis.  Entendida como uma História da história, a historiografia é pensada como uma análise da produção de obras históricas em termos de explicitação de suas premissas teóricas e da contextualização de sua escrita.

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item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

  sub-item Área de concentração: História Social da Cultura
  Linhas de pesquisa
1) Teoria e Historiografia
2) História Cultural
3) História da Arte e Arquitetura
>> Projetos de pesquisa

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item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado e Doutorado  
  Reconhecimento:

Avaliado pela CAPES com conceito 4 para o triênio 2010-2012. Aprovado pelo Parecer CNE/CES  do MEC nº 288/2015, de 08/07/2015.


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item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

sub-item Mestrado  
 

Completar 21 créditos, assim discriminados:
03 créditos em uma disciplina obrigatória;
09 créditos em disciplinas eletivas da área de concentração;
06 créditos em seminários de dissertação;
03 créditos em disciplinas eletivas de domínio conexo.


sub-item Doutorado  
 

Completar 30 créditos, assim discriminados:
03créditos em disciplina obrigatória da área de concentração ou 03 créditos em disciplinas eletivas da área de concentração;
06 créditos em disciplinas eletivas da área de concentração; 03 créditos em disciplinas eletivas de domínio conexo;
18  créditos em seminários de tese doutorado.

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Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

sub-item Mestrado e Doutorado
  A inscrição e a seleção de candidatos será realizada no segundo semestre de cada ano letivo e obedecerá ao calendário fixado pela PUC-RIO.

Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento de História exige do candidato:

  • Ser graduado em curso de nível superior, preferencialmente nas Áreas das Ciências Sociais e Humanas.
  • Demonstrar conhecimentos e aptidões que o qualifiquem para estudos avançados e pesquisa em História.
  • Comprovar conhecimentos que o habilitem à leitura de textos de História em língua estrangeira (inglês ou francês) para o Mestrado e em duas línguas estrangeiras (Inglês, Francês, Italiano ou Alemão) para o Doutorado.
Ter disponibilidade de tempo para acompanhar os cursos e cumprir as demais tarefas exigidas pelo Programa.


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item Grade curricular
          (clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

O Programa compreende disciplinas obrigatórias da área principal de estudos, dentre as quais algumas são disciplinas eletivas de Seminários de Mestrado e de Doutorado, e disciplinas eletivas de domínio conexo. Disciplinas obrigatórias, eletivas e Seminários de Mestrado e Doutorado serão oferecidas pelo Departamento de História. Disciplinas eletivas de domínio conexo deverão ser cumpridas fora da Área de História Social da Cultura, em outros Programas de Pós-Graduação mediante acordo com o professor Orientador. O Professor Orientador também deverá definir objetivos e formas de realização e acompanhamento das disciplinas de Seminários de Mestrado e Doutorado.

Mestrado

Disciplinas Obrigatórias Créditos
HIS 2101 História e Cultura 3
HIS 3000 Dissertação de Mestrado 0


Disciplinas Eletivas da Área Principal de Estudos

Créditos

HIS 2102/2120

Seminários Especiais em Teoria, Historiografia E História Intelectual

3

HIS 2121/2135

Seminários Especiais em História da Arte e Arquitetura

3

HIS 2136/2155

Seminários Especiais em Experiências e Conexões Culturais

3

HIS 2156/2165

Seminários Especiais em História Social da Cultura

3

HIS 2166

Seminários de Dissertação I

3

HIS 2167

Seminários de Dissertação II

3

HIS 3200

Estágio Docência (mestrado)

0

 


Doutorado

Disciplinas Obrigatórias Créditos
HIS 2101 História e Cultura 3
HIS 3001 Tese de Doutorado 0

Disciplinas Eletivas da Área Principal de Estudos Créditos

HIS 2102/2120

Seminários Especiais em Teoria, Historiografia e História Intelectual

3

HIS 2121/2135

Seminários Especiais em História da Arte e Arquitetura

3

HIS 2136/2155

Seminários Especiais em Experiências e Conexões Culturais

3

HIS 2156/2165

Seminários Especiais em História Social da Cultura

3

HIS 2168

Exame de Qualificação

0

HIS 2169

Seminário de Tese I

3

HIS 2170

Seminário de Tese II

3

HIS 2171

Seminário de Tese III

3

HIS 2172

Seminário de Tese IV

3

HIS 2173

Seminário de Tese V

3

HIS 2175

Seminário de Tese VI

3

HIS 3210 Estágio Docência (doutorado) 0
HIS 3220 Estágio Docência (doutorado) 0

 

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item Corpo docente

sub-item Coordenador de pós graduação: Profª Dra. Regiane Augusto de Mattos
     Coordenador  Adjunto de pós-graduação: Prof. Dr, Diego Antonio Galeano

Docentes : Titulação e Área de Atuação

Antonio Edmilson Martins Rodrigues
Livre Docente, UERJ, Brasil
História Cultural, Teoria da Historiografia
Currículo Lattes

Diego Antonio Galeano
Doutor, UFRJ, Brasil
História cultural
Currículo LATTES

Eunícia Barros Barcelos Fernandes
Doutora, UFF, Brasil
História Cultural, Teoria da Historiografia
Currículo Lattes

Flávia Maria Schlee Eyler
Doutora, PUC-Rio, Brasil
História Cultural
Currículo Lattes

Henrique Estrada Rodrigues
Doutor, USP, Brasil, 2005
Teoria e Historiografia, História Cultural
Currículo Lattes

João Masao Kamita
Doutor, USP, Brasil
História da Arte e da Arquitetura, História Cultural
Currículo Lattes

Juçara da Silva Barbosa de Mello
Doutora, PUC-Rio, Brasil
História cultural
Currículo LATTES

Larissa Rosa Corrêa
Doutora, Unicamp, Brasil
História cultural
Currículo LATTES

Leonardo Affonso de Miranda Pereira
Doutor, UNICAMP, Brasil
História Cultural, Teoria da Historiografia
Currículo Lattes

 

 

Marcelo Gantus Jasmin
Doutor, IUPERJ, Brasil
Teoria e Historiografia, História Cultural
Currículo Lattes

Marco Antonio Villela Pamplona
Doutor, Columbia University, EUA
História Cultural, Teoria e Historiografia
Currículo Lattes

Maria Elisa Noronha de Sá
Doutora - UFF
História Cultural, Teoria e Historiografia
Currículo Lattes

Maurício Barreto A. Parada
Doutor, UFRJ, Brasil
História Cultural
Currículo Lattes

Regiane Augusto de Mattos
Doutor, USP, Brasil, 2012
História Cultural, Teoria e Historiografia
Currículo Lattes

Ricardo Augusto Benzaquen de Araújo
Doutor, UFRJ, Brasil
Teoria e Historiografia, História Cultural
Currículo Lattes

Ronaldo Brito Fernandes 
Notório Saber, PUC-Rio, Brasil, 1988
História da Arte
Currículo Lattes

Sergio Bruno Guimarães Martins
Doutor, University College of London, Inglaterra
História da arte e arquitetura
Currículo LATTES

Sergio Hamilton da Silva Barra
Doutor, PUC-Rio, Brasil
História cultural
Currículo LATTES

 

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