Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Contatos:

E-mail: civ-pos@puc-rio.br
Telefones: (21) 3527 – 1188 / 1189 / 1190
Fax: (21) 3527-1194


Coordenador:

Prof. Daniel Carlos Taissum Cardoso


Local:

Departamento de Engenharia Civil
Rua Marquês de São Vicente, 225
22451-900 Gávea Rio de Janeiro - RJ


Horário de atendimento:

9:00 às 11:30 e 14:00 às 16:30h


Secretária

Luana Pereira Fonseca Martins

 

Sobre o programa

Apresentação

O programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) oferece os cursos de Mestrado, desde 1965, e de Doutorado, desde 1985, nas áreas de Estruturas e de Geotecnia.

O programa integra excelência em educação e pesquisa, propiciando excelentes oportunidades de estudos avançados para engenheiros civis e profissionais de outras áreas, particularmente geólogos e engenheiros de minas.

 


Objetivos

Formar recursos humanos em Engenharia Civil com capacidade de liderança e reconhecida competência no país e no exterior, para atuar na indústria, no ensino e na pesquisa em áreas estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de sistemas naturais, construídos e sociais.

 


Histórico

Foi o primeiro Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” em Engenharia Civil no Brasil, com a criação do curso de Mestrado na área de Estruturas (1965) e na área de Geotecnia (1967). Em 1969 foi reconhecido como Centro de Excelência de Pós-Graduação pelo CNPq e como Centro Latino-Americano de Pós-Graduação pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O curso de Doutorado começou a ser oferecido em 1985, também nas áreas de Estruturas e Geotecnia.

Nesses mais de cinquenta anos de existência, como pioneiro na pós-graduação em Engenharia Civil, o Programa realizou grande contribuição para a formação de recursos humanos qualificados nas áreas de estruturas e geotecnia, contando atualmente com egressos atuando como docentes em mais de 100 universidades do país e do exterior, dentre as quais as principais IES públicas do Brasil.

 


Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

Área de concentração: Estruturas
Linhas de Pesquisa

1) Computação Gráfica Aplicada
2) Dano e Fratura de Materiais
3) Estruturas de Aço e Mistas
4) Estruturas de Concreto Armado e Protendido
5) Instabilidade e Dinâmica de Estruturas
6) Materiais Cimentícios Avançados
7) Materiais Não Convencionais e Sustentabilidade
8) Métodos Variacionais e Computacionais
9) Novas Metodologias na Engenharia

Área de concentração: Geotecnia

 


Reconhecimento do curso

Mestrado e Doutorado

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 6, para o quadriênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 46

Títulos atribuídos:
Mestre e/ou Doutor em Engenharia Civil

 


Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

Mestrado

a) Completar o mínimo de 24 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas de pós-graduação, conforme estrutura curricular do curso, com rendimento acumulado não inferior a sete no conjunto das disciplinas e não inferior a seis em cada disciplina isoladamente.  Relação de disciplinas obrigatórias por área de concentração:

b) Ter sido aprovado em Exame de Proficiência de Língua Inglesa (LET3101). Alternativamente, apresentar certificado de curso de inglês em nível intermediário ou avançado ou os seguintes comprovantes: TOEFL/IBT – mínimo de 71 pontos com validade de 2 anos; TOEFL/ITP – mínimo de 527 pontos com validade de 2 anos; IELTS Academic – nota 6 (com nota mínima 5 em listening, reading, writing, speaking) com validade de 2 anos; CAMBRIGDE EXAM – CAE ou FCE – B2 sem prazo de validade

c) Ter sido aprovado em CIV3021 - Estágio de Docência na Graduação (Mestrado) – 1 cr.

d) Apresentar, defender e ter sido aprovado em Dissertação de Mestrado (CIV3000).

e) Entregar o volume final da dissertação dentro do prazo estabelecido pela Banca Examinadora, respeitados os prazos máximos estabelecidos pela Universidade. Na seção de Agradecimentos do volume final da dissertação é obrigatória a citação de apoio da Capes ao desenvolvimento da pesquisa, independentemente do fato de ter sido ou não bolsista da agência. A citação deve ser feita nos seguintes termos: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001”.

f) Ter sido aprovado na disciplina CIV3009 – Produção Científica no Mestrado, apresentando à Coordenação de Pós-Graduação uma cópia do artigo técnico completo, aprovado pelo professor orientador e referente à dissertação de mestrado, submetido a congresso nacional ou internacional ou a periódico considerado de nível B3 ou superior da área de Engenharias I do Qualis/Capes (quadriênio 2013 – 2016).

Doutorado

a) Completar o mínimo de 48 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas de pós-graduação, conforme a estrutura curricular do curso, com rendimento acumulado não inferior a sete no conjunto das disciplinas e não inferior a seis em cada disciplina isoladamente. O aproveitamento de créditos obtidos em curso de Mestrado deve ser solicitado à DAR – Diretoria de Admissão e Registro até o final do primeiro semestre de matrícula do aluno no curso de Doutorado. Relação de disciplinas obrigatórias:

b) Ter sido aprovado em Exame de Proficiência de Língua Inglesa (LET3106). Alternativamente, apresentar certificado de curso de inglês em nível avançado ou os seguintes comprovantes: TOEFL/IBT – mínimo de 71 pontos com validade de 2 anos; TOEFL/ITP – mínimo de 527 pontos com validade de 2 anos; IELTS Academic – nota 6 (com nota mínima 5 em listening, reading, writing, speaking) com validade de 2 anos; CAMBRIGDE EXAM – CAE ou FCE – B2 sem prazo de validade

c) Ter sido aprovado em CIV3030 - Estágio de Docência na Graduação (Doutorado) – 1 cr – e CIV3031 - Estágio de Docência na Graduação (Doutorado) – 0 cr.

d) Apresentar, defender e ter sido aprovado em Tese de Doutorado (CIV3001).

e) Entregar o volume final da dissertação dentro do prazo estabelecido pela Banca Examinadora, respeitados os prazos máximos estabelecidos pela Universidade. Na seção de Agradecimentos do volume final da tese é obrigatória a citação de apoio da Capes ao desenvolvimento da pesquisa, independentemente do fato de ter sido ou não bolsista da agência. A citação deve ser feita nos seguintes termos: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001”.

f) Ter sido aprovado na disciplina CIV3010 – Produção Científica no Doutorado, apresentando à Coordenação de Pós-Graduação uma cópia de artigo técnico completo, aprovado pelo professor orientador e referente à tese de doutorado, aceito para publicação por periódico considerado de nível B2 ou superior da área de Engenharias I do Qualis/Capes (quadriênio 2013 – 2016).

 

 

Admissão e Matrícula

Formação dos candidatos

Ser diplomado em curso de graduação em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia de Minas ou Engenharia Aeronáutica, Geologia. Em casos excepcionais poderão ser admitidos candidatos que possuam outros cursos de formação científica ou tecnológica, a critério da Comissão de Pós-Graduação. Os candidatos ao programa de doutorado deverão obrigatoriamente possuir título de Mestre.

Período de inscrição

1º de abril até 30 de junho, para início do curso em agosto do ano corrente.

1º de setembro até 30 de novembro, para início do curso em março do ano seguinte

Local de inscrição

A inscrição é feita online pelo endereço http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html

O pedido de admissão deverá ser devidamente preenchido pelo candidato, com apresentação no formato PDF (digital) dos documentos exigidos. Somente serão examinados os pedidos de admissão que estiverem com a documentação completa e entregue dentro do prazo.

Seleção dos Candidatos

A seleção dos candidatos é feita pelos professores das respectivas áreas (Geotecnia, Estruturas) com base no histórico escolar, curriculum vitae, cartas de referência e, se necessário, entrevistas com os candidatos ao Doutorado. O resultado do julgamento é comunicado a todos os candidatos inscritos por meio de ofício da coordenação de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Os candidatos selecionados deverão se comunicar imediatamente com a Coordenação, confirmando ou não a intenção de matricular no curso.

 


Grade curricular

Ementa de disciplina
Mestrado

Área de Estruturas

Códigos Disciplinas Obrigatórias Créditos
CIV2103 Teoria da Elasticidade 3
CIV3000 Dissertação de Mestrado 0
LET3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Inglês 0
MAT2102 Cálculo Avançado II 3
Códigos Disciplinas Eletivas Créditos
CIV2102 Cálculo Matricial de Estruturas 3
CIV2104 Teoria da Plasticidade 3
CIV2105 Teoria das Cascas 3
CIV2106 Instabilidade das Estruturas 3
CIV2108 Dinâmica das Estruturas I 3
CIV2109 Análise Experimental de Estruturas 3
CIV2110 Introdução à Mecânica dos Meios Contínuos 3
CIV2112 Teoria das Placas 3
CIV2118 Método dos Elementos Finitos 3
CIV2119 Elasticidade Avançada 3
CIV2121 Dinâmica das Estruturas II 3
CIV2122 Tópicos Especiais de Dinâmica Estrutural 3
CIV2123 Modelos Constitutivos para Estruturas de Concreto 3
CIV2124 Comportamento e Projeto de Estruturas de Aço I 3
CIV2125 Comportamento e Projeto de Estruturas de Aço II 3
CIV2126 Comportamento e Projeto de Estruturas de Concreto Armado 3
CIV2127 Comportamento e Projeto de Estruturas de Concreto Protendido 3
CIV2129 Programação Matemática Aplicada à Engenharia Civil 3
CIV2130 Estruturas de Materiais Compósitos 3
CIV2133 Análise e Controle de Risco em Sistemas Estruturas 3
CIV2141 Seminário em Engenharia Estrutural I 0
CIV2142 Seminário em Engenharia Estrutural II 0
CIV2151 Método Híbrido dos Elementos de Contorno 3
CIV2153 Introdução à Análise Não Linear 3
CIV2191/2192 Tópicos Especiais em Engenharia Estrutural 1
CIV2193/2194 Tópicos Especiais em Engenharia Estrutural 2
CIV2195/2199 Tópicos Especiais em Engenharia Estrutural 3
CIV2801 Fundamentos de Computação Gráfica Aplicada 3
CIV2802 Sistemas Gráficos para Engenharia 3
CIV3200 Estágio de Docência na Graduação 0

Outras disciplinas do Centro Técnico-Científico poderão ser cursadas, desde que previamente aceitas pela Coordenação de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil.

Área de Geotecnia

Códigos Disciplinas Obrigatórias - 1º semestre Créditos
CIV2520 Mecânica das Rochas 2
CIV2530 Mecânica dos Solos 4
CIV2531 Geologia 2
CIV2540 Modelos Constitutivos para Materiais Geotécnicos I 2
CIV2541 Seminário em Geotecnia I 0
MAT2102 Cálculo Avançado II 3
Códigos Disciplinas Obrigatórias - 2 º semestre Créditos
CIV2542 Seminário em Geotecnia II 0
Códigos Além de CIV2542, no mínimo 4 (quatro) das seguintes disciplinas Créditos
CIV2516 Geologia de Engenharia 3
CIV2517 Fundações 3
CIV2519 Empuxos de Terra e Estabilidade de Taludes 3
CIV2532 Métodos Numéricos em Engenharia Civil 3
CIV2534 Mecânica das Rochas Aplicada 3
CIV2543 Geotecnia Ambiental 3
CIV2546 Hidrologia de Águas Subterrâneas 3
CIV2553 Geotecnia Experimental 3
Códigos Disciplinas Obrigatórias - outros semestre Créditos
LET3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Inglês 0
CIV3000 Dissertação de Mestrado 0
CIV3008 Exame de Proposta de Dissertação 0
Códigos Disciplinas Obrigatórias - 2 º semestre Créditos
CIV3200 Estágio de Docência na Graduação 0
Doutorado

Área de Estruturas

Códigos Disciplinas Obrigatórias Créditos
CIV3001 Tese de Doutorado 0
CIV3004 Exame de Qualificação 0
CIV3007 Exame de Proposta de Tese 0
LET3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Inglês 0
LET3100 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Alemão 0
LET3102 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Francês 0
LET3105 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Russo 0
Códigos Disciplinas Eletivas Créditos
CIV2102 Cálculo Matricial de Estruturas 3
CIV2104 Teoria da Plasticidade 3
CIV2105 Teoria das Cascas 3
CIV2106 Instabilidade das Estruturas 3
CIV2108 Dinâmica das Estruturas I 3
CIV2109 Análise Experimental de Estruturas 3
CIV2110 Introdução à Mecânica dos Meios Contínuos 3
CIV2112 Teoria das Placas 3
CIV2118 Método dos Elementos Finitos 3
CIV2119 Elasticidade Avançada 3
CIV2121 Dinâmica das Estruturas II 3
CIV2122 Tópicos Especiais de Dinâmica Estrutural 3
CIV2123 Modelos Constitutivos para Estruturas de Concreto 3
CIV2124 Comportamento e Projeto de Estruturas de Aço I 3
CIV2125 Comportamento e Projeto de Estruturas de Aço II 3
CIV2126 Comportamento e Projeto de Estruturas de Concreto Armado 3
CIV2127 Comportamento e Projeto de Estruturas de Concreto Protendido 3
CIV2129 Programação Matemática Aplicada à Engenharia Civil 3
CIV2130 Estruturas de Materiais Compósitos 3
CIV2133 Análise e Controle de Risco em Sistemas Estruturas 3
CIV2141 Seminário em Engenharia Estrutural I 0
CIV2142 Seminário em Engenharia Estrutural II 0
CIV2151 Método Híbrido dos Elementos de Contorno 3
CIV2153 Introdução à Análise Não Linear 3
CIV2191/2192 Tópicos Especiais em Engenharia Estrutural 1
CIV2193/2194 Tópicos Especiais em Engenharia Estrutural 2
CIV2195/2199 Tópicos Especiais em Engenharia Estrutural 3
CIV2801 Fundamentos de Computação Gráfica Aplicada 3
CIV2802 Sistemas Gráficos para Engenharia 3
CIV3011 Estudo Orientado em Engenharia Civil 3
CIV3210 Estágio de Docência na Graduação 0
CIV3220 Estágio de Docência na Graduação 0

Outras disciplinas do Centro Técnico-Científico poderão ser cursadas, desde que previamente aceitas pela Coordenação de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil.

Área de Geotecnia

Códigos Disciplinas Obrigatórias Créditos
CIV2541 Seminário em Geotecnia I 0
CIV2542 Seminário em Geotecnia II 0
CIV3001 Tese de Doutorado 0
CIV3004 Exame de Qualificação 0
CIV3007 Exame de Proposta de Tese 0
LET3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Inglês 0
LET3100 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Alemão 0 ou
LET3102 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Francês 0 ou
LET3105 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Russo 0
Códigos Disciplinas Eletivas Créditos
CIV2541 Seminário em Geotecnia I 0
CIV2542 Seminário em Geotecnia II 0
CIV3001 Tese de Doutorado 0
CIV3004 Exame de Qualificação 0
CIV3007 Exame de Proposta de Tese 0
LET3101 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Inglês 0
LET3100 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Alemão 0 ou
LET3102 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Francês 0 ou
LET3105 Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Russo 0
Códigos Disciplinas Eletivas Créditos
CIV2518 Barragens de Terra e Enrocamento 2
CIV2535 Dinâmica dos Solos 3
CIV2537 Ensaios de Laboratório em Geotecnia 2
CIV2538 Investigações Geotécnicas de Campo 2
CIV2544 Mecânica dos Solos Avançada 3
CIV2545 Geomecânica do Petróleo 3
CIV2547 Modelos Constitutivos para Materiais Geotécnicos II 3
CIV2548 Argilominerais: Propriedades e Aplicações 2
CIV2549 Sistemas de Informação Geográfica 3
CIV2550 Geoestatística 3
CIV2551 Microbiologia para Geotecnia Ambiental 3
CIV2552 Métodos Numéricos em Problemas de Fluxo e Transporte em Meios Porosos 3
CIV2554 Instrumentação Geotécnica 3
CIV2580/81 Tópico Especial em Geotecnia 1
CIV2582/85 Tópico Especial em Geotecnia 2
CIV2586/90 Tópico Especial em Geotecnia 3
CIV3011 Estudo Orientado em Engenharia Civil 3
CIV3210 Estágio de Docência na Graduação 0
CIV3220 Estágio de Docência na Graduação 0

Outras disciplinas do Centro Técnico-Científico poderão ser cursadas, desde que previamente aceitas pela Coordenação de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil.

 


Corpo docente

Coordenador de pós-graduação: Prof. Daniel Carlos Taissum Cardoso

Docentes: Titulação e Área de Concentração

Alberto de Sampaio F. J. Sayão
Doutor, University of British Columbia, Canadá
Geotecnia
Currículo Lattes

Alessandro Cirone
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Geotecnia
Currículo Lattes

Celso Romanel
Doutor, University of Arizona, EUA
Geotecnia
Currículo Lattes

Daniel Carlos Taissum Cardoso
Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil
Estruturas
Currículo Lattes

Deane de Mesquita Roehl
Doutora,Universität Stuttgart, Alemanha
Estruturas
Currículo Lattes

Elisa Dominguez Sotelino
Doutora, Brown University, EUA
Estruturas
Currículo Lattes

Eurípedes do Amaral Vargas Junior
Doutor, London University, Inglaterra
Geotecnia
Currículo Lattes

Flavio De Andrade Silva
Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil
Estruturas
Currículo Lattes

José Tavares Araruna Jr.
Doutor, University of Newcastle, Inglaterra
Geotecnia
Currículo Lattes

Luiz Carlos Wrobel
Doutor, University of Southampton, Inglaterra
Estruturas
Currículo Lattes

Luiz Fernando Campos Ramos Martha
Doutor, Cornell University, EUA
Estruturas
Currículo Lattes

Marina Bellaver Corte
Doutora, UFRGS, Brasil
Geotecnia
Currículo Lattes

Ney Augusto Dumont
Doutor , T.HDarmstadt, Alemanha
Estruturas
Currículo Lattes

Paulo Batista Gonçalves
Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil
Estruturas
Currículo Lattes

Raquel Quadros Velloso
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Geotecnia ambiental, geotecnia do petróleo
Currículo Lattes

Raul Rosas e Silva
Doutor, Stanford University, EUA
Estruturas
Currículo Lattes

Sergio Augusto Barreto da Fontoura
Doutor, University of Alberta, Canadá
Geotecnia
Currículo Lattes

Sidnei Paciornik
Doutor, PUC-RIO, Brasil 
Processamento e Análise de Imagens, Microscopia Digital, Caracterização Microestrutural
Currículo Lattes

Tácio Mauro Pereira de Campos
Doutor, University of London, Inglaterra
Geotecnia
Currículo Lattes