Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura

Contatos:

E-mail: ppgarq@puc-rio.br
Telefones: (21) 3527-2628


Coordenador:

Prof. Fernando Espósito Galarce


Local:

Depto. de Arquitetura e Urbanismo
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Edifício Cardeal Leme, 327L
Gávea - Rio de Janeiro - RJ
CEP:20451-900


Horário de atendimento:

08:00 a 12:00 e 13:00 às 17:00h


Secretária:

Flávia Rocha

 

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura é formado pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Arquitetura (stricto sensu).

A organização curricular compreende disciplinas e atividades acadêmicas relativas à Área de Concentração - Projeto de Arquitetura – e às duas Linhas de Pesquisa: Teoria e História do Projeto e Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo.

Apresentação e Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura encontra-se ancorado na experiência acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e de diversos outros cursos de pós-graduação já consolidados na universidade.

Sua identidade se define com base em dois princípios norteadores: ênfase no Projeto como principal viés condutor dos estudos e pesquisas do Programa, e ênfase numa perspectiva interdisciplinar, construída com base no cruzamento entre teoria e prática na estrutura curricular e linhas de pesquisa que o conformam.

O Curso de Mestrado em Arquitetura tem natureza interdisciplinar e conta com docentes de diversas áreas de conhecimento e experiência didática em vários cursos de graduação e/ou programas de pós-graduação da PUC-Rio. Conta também com todas as facilidades oferecidas pelo ambiente acadêmico da PUC-Rio, inclusive do ponto de vista da sua infraestrutura de laboratórios, ensino e pesquisa, reconhecida por sua excelência.

 


Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura destina-se prioritariamente (mas não exclusivamente) aos graduados em Arquitetura e Urbanismo, visando sua capacitação em alto nível, seja para atuação em áreas ligadas mais diretamente à pesquisa e ao ensino da arquitetura e do urbanismo, seja para fundamentação e aprimoramento de sua prática profissional no campo do Projeto.

O Programa tem como objetivos primordiais:

 


Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

O Mestrado em Arquitetura da PUC-Rio tem uma Área de Concentração: "Projeto de Arquitetura", e duas Linhas de Pesquisa: "Teoria e História do Projeto" e "Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo".

A Área de Concentração foi definida em função do histórico dos estudos em Arquitetura da PUC-Rio e do propósito de avançar na integração entre reflexão teórica e prática projetual da Arquitetura, reforçando e aprofundando a interdisciplinaridade que caracteriza o ambiente acadêmico da universidade.

A opção por considerar o próprio Projeto como estruturador do Curso reflete um juízo crítico acerca da situação contemporânea da Arquitetura, na medida em que esta força os limites tradicionais da disciplina e questiona conceitos e categorias tradicionais, demandando novas metodologias e abordagens.

As duas linhas de pesquisa articulam-se, assim, em torno da reflexão sobre novos paradigmas para a formação, ensino, pensamento e prática da Arquitetura, sobretudo no que diz respeito à sua dimensão projetual.

Os estudos e pesquisas estão orientados segundo um entendimento da Arquitetura do ponto de vista da sua relação intrínseca com a Cidade, sendo esta examinada sob múltiplos enfoques, para além do enfoque urbanístico mais tradicional.

Linha de Pesquisa em Teoria e História do Projeto
Concentra estudos concernentes ao pensamento sobre o Projeto em Arquitetura, com ênfase na investigação de seus aspectos ontológicos e epistemológicos.

As pesquisas enquadram-se, de uma parte, na tradição dos estudos teóricos e históricos referentes à Arquitetura e à Cidade na modernidade, desde os processos sociais relevantes para a definição do campo do Projeto até as representações culturais relacionadas ao universo da prática projetual, em correspondência com os processos técnicos empregados. De outra parte, os estudos abarcam manifestações contemporâneas no universo do pensamento sobre o Projeto, em vista dos novos desafios e métodos de abordagem surgidos nos últimos anos sob o impacto das novas tecnologias digitais.

Linha de Pesquisa em Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo
Concentra estudos e pesquisas que trabalham o projeto em suas múltiplas escalas, desde a edificação até o urbano, os processos e metodologias que embasam a atividade projetual, bem como os rebatimentos espaciais no que se refere ao uso e apropriação dos espaços. Prioriza como desafio da prática projetual contemporânea o desenvolvimento inclusivo e sustentável no contexto das crescentes desigualdades socioeconômicas e da mudança climática. As pesquisas nesta linha têm por objetivo fomentar uma visão crítica sobre o contexto contemporâneo, incorporando abordagens que englobam questões relativas ao uso e apropriação dos ambientes urbanos, questões sociais e ambientais, de tecnologias alternativas inovadoras e processos integrados, colaborativos e participativos de projeto.

 

Reconhecimento do curso

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 3, para o quadriênio 2013-2016 e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria nº 609 do MEC, de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52, de 18/03/2019, p. 7.

Título atribuido:
Mestre em Arquitetura

 


Requisitos para obtenção do título de Mestre

Para a obtenção do título de Mestre em Arquitetura, o aluno deverá cumprir necessariamente as seguintes condições, dentro dos prazos estabelecidos pela Capes:

  • obter 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas; e

  • elaborar, defender e obter aprovação de dissertação de Mestrado vinculada a uma das Linhas de Pesquisa do Programa, em que revele domínio do tema escolhido, capacidade de sistematização e espírito científico

 

 

Admissão e Matrícula

O ingresso de alunos será realizado uma vez por ano, dentro do calendário fixado pela PUC-Rio para a inscrição e seleção de candidatos.

 


Estrutura curricular

Ementa de disciplina

A estrutura curricular compreende matérias e atividades acadêmicas relativas à área de concentração e às linhas de pesquisa definidas pelo programa, sendo organizada em disciplinas obrigatórias, eletivas e seminários de dissertação.

O programa curricular do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo tem a duração de 24 meses e é composto por:

As disciplinas regulares oferecidas pelo programa são concebidas como disciplinas de formação, e tem ementas e bibliografias previamente definidas. Já as disciplinas "Tópicos" tem conteúdo, estrutura e duração variáveis, com o objetivo de fomentar o diálogo entre as linhas de pesquisa e viabilizar a participação de docentes visitantes de instituições nacionais e/ou internacionais, e assim contribuir para a oxigenação permanente do programa.

As disciplinas são ministradas ao longo de três períodos letivos, sendo o quarto período dedicado à orientação para desenvolvimento e conclusão da dissertação.

A periodização da grade curricular é a seguinte:


Primeiro período letivo:

Código Nome da Disciplina Créditos
ARQ2000 Fundamentos de Teoria e Projeto em Arquitetura (obrigatória) 2
- Optativa do programa I 3
- Optativa do programa II 3
- Optativa da linha de pesquisa Teoria e História do Projeto 3

Segundo período letivo:

Código Nome da Disciplina Créditos
ARQ2001 Seminário de dissertação I (obrigatória) 2
- Optativa do programa III 3
- Optativa da linha de pesquisa Métodos e Processos de Projeto 3
- Eletiva externa ao programa 3

Terceiro período letivo:

Código Nome da Disciplina Créditos
ARQ2002 Seminário de dissertação II (obrigatória) 2
ARQ3001 Estágio docente – (obrigatória) 0

Quarto período letivo:

Código Nome da Disciplina Créditos
ARQ3000 Dissertação (obrigatória) 0

Disciplinas Obrigatórias:

Código Nome da Disciplina Créditos
ARQ2000 Fundamentos de Teoria e Projeto em Arquitetura 2
ARQ2001 Seminário de dissertação I 2
ARQ2002 Seminário de dissertação II 2
ARQ3000 Dissertação 0
ARQ3001 Estágio docente 0

Disciplinas Optativas do Programa e das Linhas de pesquisa

Optativas do programa:

Código Nome da Disciplina Créditos
ARQ2010 Projeto: Concepção teórica e ensino -
ARQ2011 Metodologia de Projeto em Arquitetura -
ARQ2012 a ARQ2020 Tópicos em Projeto -

Além destas disciplinas, este grupo de optativas inclui todas as optativas das duas linhas do programa. Todas as disciplinas optativas tem 3 créditos.


Optativas da Linha de pesquisa em Teoria e História do Projeto:

Código Nome da Disciplina Créditos
ARQ2100 Teoria, Projeto e Arquitetura -
ARQ2101 Historiografia da Arquitetura -
ARQ2102 Teorias da modernidade -
ARQ2103 Teorias contemporâneas -
ARQ2104 A Ideia de Cidade -
ARQ2105 História e Técnica -
ARQ2106 Espaços da Arte, da Arquitetura e da Cidade -
ARQ2107 a ARQ2116 Tópicos em Teoria, História e Crítica da Arte e da Arquitetura -

Optativas da Linha de pesquisa em Métodos e Processos de Projeto:

Código Nome da Disciplina Créditos
ARQ2200 Sustentabilidade em Projeto -
ARQ2201 Projeto de cidades resilientes -
ARQ2202 Práticas experimentais: sistemas construtivos e território -
ARQ2203 Projetos integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção -
ARQ2204 Modelagem da Informação e Simulação Digital -
ARQ2205 Design para sustentabilidade: métodos de projeto de objetos e componentes construtivos -
ARQ2206 a ARQ2215 Tópicos em Métodos e Processos de Projeto -

Disciplina Eletiva:

Os alunos deverão cursar uma disciplina eletiva em outro programa de pós-graduação, ouvido o orientador. Para cumprir este requisito, o aluno poderá optar por qualquer disciplina oferecida pela própria PUC-Rio ou outra instituição de ensino superior, em nível de pós-graduação, cujos programas sejam credenciados pela Capes.

 


Corpo docente

Coordenador de pós-graduação: Prof. Fernando Espósito Galarce

Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa
Linha de Pesquisa:
Teoria e História do Projeto

Ana Luiza de Souza Nobre
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Currículo LATTES

João Masao Kamita 
Doutor, USP, Brasil
Departamento de História, PUC-Rio
Currículo LATTES

Marcos Osmar Favero 
Doutor, UFRJ, Brasil
Currículo LATTES

Otavio Leonidio Ribeiro 
Douto, PUC-Rio, Brasilo
Currículo LATTES

Linha de Pesquisa:
Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo

Elisa Dominguez Sotelino
Doutora, Brown University, EUA Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, PUC-Rio
Currículo LATTES

Fernando Maurício Esposito Galarce
Doutor, Universitat Politècnica de Catalunya, UPC,Espanha
Currículo LATTES

Luiz Fernando Campos Ramos Martha
Doutor, Cornell University, EUA
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, PUC-Rio
Currículo LATTES

Maíra Machado Martins
Doutora, Institut Français d'Urbanisme, IFU, França 
Currículo LATTES

Marcelo Motta de Freitas
Doutor, UFRJ, Brasil
Departamento de Geografia e Meio Ambiente, PUC-Rio
Currículo LATTES

Maria Fernanda Rodrigues Campos Lemos 
Doutora, UFRJ, Brasil
Currículo LATTES

Rachel Coutinho Marques da Silva
Doutora, Cornell University, EUA
Currículo LATTES