Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Projetos de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mails:
mestrado@iag.puc-rio.br
doutorado@iag.puc-rio.br
Telefones:
(21) 2138-9220 (r9226/9227)
Fax:
(21) 2138-9272
item Coordenador
Jorge Ferreira da Silva
item Secretaria

Local:
Depto. de Administração (IAG)
Rua Marquês de São Vicente, 225 -Predio IAG, Térreo.
CEP 22451-900 Gávea,
Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
10 horas às 20 horas
Secretários:
Fabio Etienne e Teresa Campos

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o programaImagem ilustrativa deste item

item Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, com os cursos de doutorado e de mestrado acadêmico, orienta-se fundamentalmente para a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, bem como para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, preparados para a tomada de decisões complexas e inovadoras. O curso de mestrado profissional orienta-se, primordialmente, para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, capazes de lidar com a complexidade de que se revestem suas práticas.

O Programa pretende integrar a visão humanista à habilidade de administrar processos organizacionais dentro da empresa, contribuindo para o processo de formação de uma classe de administradores criativa, flexível e emancipada, que entenda a empresa como um todo inserido numa realidade extremamente dinâmica e desafiadora, capaz de produzir ganhos com a sinergia que pode alcançar por meio da harmonização de objetivos econômicos e sociais.

Assim, viabiliza a realização de quadros profissionais capacitados a integrar ao processo de administração da mudança da realidade empresarial tanto no que há de instrumental, quanto no que há de abstrato e sutil, bem como capazes de conciliar essas facetas em um conjunto integrativo, visando a tomada de decisões e a crítica aos métodos disponíveis à ação de administrar.

O Programa também canaliza suas energias para integrar-se com a Graduação, de modo que ambos possam se beneficiar nas e das atividades de ensino e pesquisa. Neste sentido, algumas ações são levadas a efeito. Entre elas, é possível destacar:

  • as áreas de concentração do Curso de Mestrado - Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações - estão também presentes no curso de Graduação;
  • professores do quadro principal da PUC lecionam no Programa de Graduação e no de Pós-Graduação e coordenam essas áreas, tratando de facilitar a articulação vertical;
  • alunos da Graduação auxiliam nas atividades de pesquisa dos professores do Programa;
  • professores e alunos do Programa orientam monografias dos alunos da Graduação, voltadas para a resolução de problemas das empresas ou melhoria de seus processos existentes.

Um dos resultados obtidos com essa integração é permitir que o Departamento de Administração seja conhecido como a Escola de Negócios da PUC-Rio.

Voltar

item Objetivos

O Programa orienta-se fundamentalmente para a pesquisa, desenvolvimento acadêmico e formação de profissionais de alto nível em administração de empresas.

Voltar

item Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas foi criado em 1972 com a implementação do curso de Mestrado em Administração de Empresas. Em 1997, teve início o Curso de Doutorado em Administração e em 1999, o curso de Mestrado em Administração de Empresas – Opção Profissionalizante.

Desde sua criação o Programa tem obtido excelente avaliação da CAPES.

Voltar

item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

sub-item Mestrado

  sub-item Estratégia
 
Linhas de pesquisa

Planejamento, Estratégia e Desempenho

DESCRIÇÃO: Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, born globals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros

  sub-item Finanças
 
Linhas de pesquisa
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
DESCRIÇÃO: Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros

  sub-item Marketing
 
Linhas de pesquisa

Impactos das mudanças nas estratégias de marketing

DESCRIÇÃO: Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros

  sub-item Organizações
 
Linhas de pesquisa
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
DESCRIÇÃO: Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.

sub-item Doutorado
  sub-item Administração da Mudança
 
Linhas de pesquisa
>> Projetos de pesquisa

Voltar

item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado, Mestrado Profissional  e Doutorado  
  Reconhecimento:
Portaria 1.077 do MEC, de 31/08/2012. Avaliado pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2007/2009, conforme publicado no D.O.U. nº 178, de 13/09/2012, seção 1.
Título atribuído:
Mestre e/ou Doutor em Administração de Empresas

Voltar

item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

sub-item Mestrado opção acadêmica  
 

Completar quatorze disciplinas, conforme abaixo:

DISCIPLINAS DE: NÚMERO DE
DISCIPLINAS

NÚMERO DE CRÉDITOS

Nivelamento

03

0

Obrigatórias

07

21

Eletivas da área de concentração

03

09

Eletivas livres

01

03

Total de créditos

14

33

O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O prazo estipulado para titulação é de 24 meses ou quatro semestres letivos.


sub-item Mestrado opção profissionalizante  
 

Completar um mínimo de 42 créditos da seguinte forma:

NÚCLEO

NÚMERO DE
DISCIPLINAS

NÚMERO DE
CRÉDITOS

Comum

09

18

Instrumental

04

08

Aplicação

03

06

Aprofundamento

05

10

TOTAL

21

42

Ao concluir os créditos exigidos, o aluno deve apresentar, defender e ser aprovado em sua dissertação de mestrado no prazo de 24 meses, a contar do inicio do curso.


sub-item Doutorado   
 

Completar um mínimo de 36 créditos da seguinte forma:

  • 12 créditos do Módulo Básico;
  • 15 créditos do Módulo Metodológico;
  • 06 créditos do Módulo da Área;
  • 3 créditos do Módulo de Pesquisa de Tese

Ao concluir os créditos exigidos, o aluno deve ser aprovado no Exame de Qualificação e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Tese de Doutorado no prazo de 48 meses, a contar do inicio do curso..

Voltar

Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

sub-item Mestrado  
 

A admissão ao curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. A inscrição é formalizada com o recebimento pela Secretaria do Curso da seguinte documentação:

  • Ficha de Inscrição, disponilibilizada de junho a setembro no site www.iag.puc-rio.br/
  • cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão
  • cópia do Histórico Escolar de Graduação
  • cópia da certidão de casamento ou nascimento
  • 1 foto 3X4
  • Teste ANPAD (o resultado do Teste ANPAD deverá ser enviado pela ANPAD)

A seleção é composta das seguintes fases:

  • Fase 1: Análise do Histórico Escolar de Graduação e do Resultado do Teste ANPAD (a ser enviado pela ANPAD). ). Informações sobre o Teste, inclusive inscrição, poderão ser obtidas  pelo E-mail teste@anpad.org.br ou pela homepage www.anpad.org.br/teste)
  • Fase 2: Prova de Redação e análise da Ficha de Inscrição, para os selecionados na fase anterior.
  • Fase 3: Entrevista, para os selecionados nas fases anteriores.

sub-item Mestrado opção profissional  
 

A admissão ao curso de Mestrado em Administração de Empresas - Opção Profissional é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. A inscrição é formalizada com o recebimento pela Secretaria do Curso da seguinte documentação:

  • Ficha de Inscrição, disponilibilizada de junho a setembro no site www.iag.puc-rio.br/
  • cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão
  • cópia do Histórico Escolar de Graduação
  • cópia da certidão de casamento ou nascimento
  • 1 foto 3X4
  • Teste ANPAD (o resultado do Teste ANPAD deverá ser enviado pela ANPAD)

A seleção é composta das seguintes fases:

  • Fase 1: Análise do Histórico Escolar de Graduação e do Resultado do Teste ANPAD (a ser enviado pela ANPAD). ). Informações sobre o Teste, inclusive inscrição, poderão ser obtidas  pelo E-mail teste@anpad.org.br ou pela homepage www.anpad.org.br/teste)
    Fase 2: Prova de Redação e análise da Ficha de Inscrição, para os selecionados na fase anterior.
    Fase 3:Entrevista, para os selecionados nas fases anteriores.

sub-item Doutorado  
   A admissão ao curso de Doutorado em Administração de Empresas é feita anualmente. A inscrição para a seleção é formalizada com o recebimento pela Secretaria do Curso da seguinte documentação, durante o mês de setembro:
  • Currículo Lattes com uma foto 3X4 anexa;
  • Cópia do Diploma e Histórico Escolar de Graduação e Mestrado;
  • Duas cartas de recomendação, conforme modelo do Departamento de Administração, assinadas por professores que não sejam do departamento;
  • Projeto de tese com aceitação do orientador
  • Resultado do GMAT ou do Teste da ANPAD 
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
 

Observação: A seleção é feita através da análise da documentação e entrevista realizada com professores do Departamento.

 

 

Voltar

item Grade curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

item 1 Mestrado

A estrutura curricular prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as três áreas de concentração e disciplinas instrumentais, a saber:

  • disciplinas de nivelamento: três disciplinas de zero crédito cada, a serem cursadas no verão imediatamente anterior ao início do curso, na modalidade tutoria à distância e avaliadas através de prova a ser aplicada no início das aulas.
Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2556

Teoria Geral de Administração
Ementa: Conceitos básicos. Teorias administrativas: Administração científica, movimento de relações humanas, behaviorismo, estruturalismo. Teoria dos sistemas e escola sistêmica. Utilização dos conceitos na prática administrativa.

0
ADM 2656

Introdução à Contabilidade
Ementa: Utilização da Contabilidade no ambiente empresarial como instrumento essencial para todas as decisões econômicas. As quatro demonstrações financeiras básicas. Depreciação e fluxo de caixa. Análise dos efeitos patrimoniais das operações econômicas

0
ADM 2957

Fundamentos de Estatística
Ementa: Conceitos básicos, métodos gráficos e numéricos para descrição de dados, cálculo de probabilidades, variáveis aleatórias discretas e variáveis aleatórias contínuas.

0

  • disciplinas obrigatórias: sete disciplinas obrigatórias de três créditos cada, perfazendo um total de 21 créditos.
Código
Nome da Disciplina
Créditos

ADM 2567

Estratégia de Empresas
Ementa: A lógica da análise estratégica compreendendo definições, desempenho e vantagem competitiva, análise de ameaças/oportunidades e avaliação de pontos fortes/fracos das empresas na ótica da RBV (Resource-Based View). Estratégias de negócios, incluindo liderança de custo, diferenciação de produtos, tipologias de estratégias, benchmarking estratégico, análise de opções reais sob risco e incerteza e conluios tácitos. Estratégias corporativas, com destaque para alianças estratégicas, integração vertical, diversificação e fusões/aquisições.

3

ADM 2654

Princípios de Finanças
Ementa: Objetivos na tomada de decisões finan¬cei¬ras. Risco, retorno e valor. A administração de ativo e passivo. Análise e planeja¬mento financeiro. Orçamento de capital. Decisões de dividendos e estrutura de capital.

3

ADM 2754

Gestão de Marketing
Ementa: Natureza e objetivos de marketing. A integração e inter-relação com as outras funções organizacionais. Ética e responsabilidade social. Mercados e estratégias de marketing. Comportamento do consumidor e comprador organizacional. Pesquisa de marketing e segmentação de mercado. planejamento e desenvolvimento do composto de marketing – produto, preço, distribuição e comunicação integrada de marketing.

3

ADM 2566

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Ementa: O desenvolvimento da teoria gerencial. Teorias gerenciais contemporâneas. Teoria do Estabelecimento de Objetivos. Teoria das Características do Trabalho. Teoria das Expectativas. Teoria do Comprometimento Organizacional. Teoria do Contrato Psicológico. Teoria da Equidade. Teoria de Valores. Teoria da Ação. Gestão do Conhecimento. Teoria da Contingência. Teoria Institucional.

3

ADM 2958

METODOLOGIA DE PESQUISA
Ementa: Principais metodologias de pesquisa e suas premissas epistemológicas. Problema e processo de pesquisa. A escolha da metodologia adequada à pesquisa: positivista ou fenomenológica, empírica ou teórica. Pesquisas secundárias (bibliográfica, documental, telematizada), pesquisas de campo (surveys, estudos de caso, pesquisa-ação, observação participante, pesquisa aplicada, pesquisa experimental). Desenvolvimento de referencial teórico (variáveis, construtos, premissas, hipóteses, proposições e suposições). Coleta, tratamento e análise de dados, métodos quantitativos e qualitativos. Construção do projeto de pesquisa.

3

ADM 2954

ECONOMETRIA FINANCEIRA (só FINANÇAS)
Ementa: Modelo de regressão linear clássico. Desenvolvimentos avançados do modelo de regressão linear clássico. Premissas e testes de diagnóstico do modelo de regressão linear clássico. Modelagem e previsão de séries temporais univariadas. Modelos multivariados. Equações simultâneas e modelos VAR. Modelagem de relações de longo prazo: raiz unitária, cointegração e modelos VEC. Modelagem da volatilidade: modelos GARCH univariados e multivariados.  Modelos de variáveis dependentes binárias.  Análise de dados em painel:  efeitos fixos, efeitos aleatórios, testes e diagnósticos.

3

ADM 2953

MODELAGEM QUANTITATIVA (só MARKETING, ORGANIZAÇÕES E FINANÇAS)
Ementa: Amostragem (métodos e distribuições), estimadores, intervalos de confiança, testes de hipóteses, regressão linear simples e múltipla, análise de variância, séries temporais, análise de dados categóricos e estatística não paramétrica.

3

  • disciplinas eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro grupos: Estratégia, Finanças, Marketing, Organizações e Instrumental.
sub-item Área: Estratégia
Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2560 Cultura e Poder nas Organizações
3
ADM 2563 Sistema de Informação Gerencial
3
ADM 2566 Teoria das Organizações
3
ADM 2567 Estratégia de Empresas
3
ADM 2568 Comportamento Organizacional
3
ADM 2569 Conhecimento e Aprendizado nas Organizações
3
ADM 2580 Comunicação e Mudança Organizacional
3

ADM 2570
a
ADM 2579

Tópicos Especiais em Organização

 

  • Estratégia de Empresas Avançada
  • Administração Comparada
  • Estruturas e Processos Organizacionais
  • Visões da Organização
  • Processo Decisório
  • 3

    sub-item Área: Finanças
    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos

    ADM 2661

    AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS

    Ementa: Princípios e práticas da avaliação de projetos de investimento e aquisição de empresas. Alternativas para seu financiamento, com ênfase nas inovações das técnicas financeiras, tais como fusões e venture capital.

    3

    ADM 2668

    DERIVATIVOS FINANCEIROS

    Ementa: Mercados futuros, a termo e de opções. Determinação de preços destes contratos.   Estratégias de Hedge. Swaps. Apreçamento de opções. Modelos binomiais. Opções de taxas de juros. Derivativos de Crédito. Utilização de Derivativos por Empresas.

    3

    ADM2670
    a
    ADM 2679

    TÓPICOS ESPECIAIS EM FINANÇAS
       
    - GOVERNANÇA CORPORATIVA
    MERCADOS DE RENDA FIXA

    Ementa:Conteúdo variável

    3


    sub-item Área: Marketing
    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos

    ADM 2765

    COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

    Ementa: Determinantes básicos do comportamento do consumidor. Desenvolvimento das percepções, atitudes e comportamento. Necessidades e características psicográficas. Influências do ambiente: cultura e grupos sociais. Modelagem do comportamento do consumidor e do comprador industrial.

    3

    ADM 2766

    PESQUISA DE MARKETING

    Ementa: Visão contemporânea da pesquisa nas decisões estratégicas de marketing. Principais métodos – qualitativos e quantitativos – em marketing. Concepção e execução de pesquisas em marketing. Mensuração, escalas e instrumentos. Qualidade das medidas. Análise e interpretação. Relatórios e apresentação dos resultados.

    3

    ADM 2767

    MARKETING DIGITAL E DE INOVAÇÕES

    Ementa: Elementos da Difusão de Inovações, Geração de Inovações, Processo de Decisão de Adoção de Inovações, Atributos de Inovações e Taxa de Adoção, Categorias de Adotantes, Redes de Difusão. Marketing na Internet, Website Marketing, Marketing de Ferramenta de Busca, Propaganda Online, Email Marketing, Blog Marketing, Marketing de Mídias Sociais, Marketing Multimídia, Marketing em Plataformas Móveis.

    3

    ADM2770
    a
    ADM 2779

    TÓPICOS ESPECIAIS EM MARKETING

    • CULTURA, CONSUMO E SIGNIFICAÇÃO
    • CONSUMIDOR EMERGENTE

    MARKETING DE RELACIONAMENTO

    Ementa:Conteúdo variável

    3


    sub-item Área: Organizações
    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos

    ADM 2560

    CULTURA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES

    Ementa: Diferença entre clima e cultura organizacional. Definições e características da cultura organizacional. Modelos mentais e imaginário coletivo. A relação cultura e estratégia. Cultura e ciclo de vida organizacional. Manifestações culturais: sagas, símbolos, linguagem, mitos e lendas. A questão do gerenciamento da cultura organizacional. Cultura e liderança. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. Tipologias culturais. Práticas gerenciais para mudança cultural.

    3

    ADM 2568

    COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

    Ementa: Personalidade, valores e atitudes. Satisfação e motivação no trabalho.  Percepção, tomada de decisão e criatividade. Dinâmica de grupos e entre grupos. Formação de equipes. Comunicação organizacional e interpessoal. Liderança. Poder e política. O conflito e o stress no trabalho. Mudança e aprendizagem organizacional. Cultura organizacional. Políticas e práticas de recursos humanos em contextos de diversidade.

    3

    ADM 2569

    CONHECIMENTO E APRENDIZADO NAS ORGANIZAÇÕES

    Ementa: Expressões do conhecimento humano: razão instrumental e substantiva, emoção e intuição. Taxonomia de conhecimentos. Aspectos éticos, políticos e ideológicos do conhecimento sobre as organizações. Cognitivismo gerencial e organizacional. Aprendizado organizacional e organização de aprendizagem. Gestão do conhecimento e conhecimento organizacional. Gestão e formação de competências.

    3

    ADM 2580

    COMUNICAÇÃO E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

    Ementa: Diferentes abordagens sobre comunicação organizacional. Comunicação e organizações no Brasil. Comunicação organizacional, estratégia e poder. Comunicação, ideologia e construção de significado. Abordagens construtivistas sobre a construção da realidade organizacional. Comunicação como constitutiva da organização. Comunicação e discursos organizacionais. 

    3

    ADM2570
    a
    ADM 2579

    TÓPICOS ESPECIAIS EM ORGANIZAÇÃO
    • RELAÇÕES DE TRABALHO
    • LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

    SOCIOLOGIA E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

    Ementa: Conteúdo Organizacional

    3


    sub-item Área: Instrumental

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos

    ADM 2663

    CONTABILIDADE PARA DECISÕES GERENCIAIS

    Ementa: Orçamentos e controle. Custos. Demonstrativos financei­ros e inflação. Análise de demonstrativos financeiros para decisões de crédito, investi­mento ou avaliação de desempenho. Sistema de informação gerencial e contabilidade. Fundamentos da contabili­dade gerencial.

    3

    ADM 2955

    ANÁLISE MULTIVARIADA

    Ementa: Preparação de dados, análise de fator, regressão múltipla, análise discriminante, regressão logística, análise multivariada da variância, análise conjunta, análise de cluster, escalonamento multidimensional, análise de correspondência e modelagem por equações estruturais.

    3


    item 2 Mestrado (opção profissional)

    As disciplinas do Mestrado Profissional em Administração de Empresas estão distribuídas por quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. Excetuadas, todavia, as disciplinas do Núcleo Comum e as do Núcleo Instrumental, o aluno deverá ser livre para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro oferecido, admitindo-se, portanto, combinação de áreas.

    As disciplinas estarão agrupadas em cinco núcleos:

    sub-item Núcleo Comum: elenco de 9 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2301 Organizações Contemporâneas
    2
    ADM 2302 Contabilidade Financeira
    2
    ADM 2303 Princípios de Marketing
    2
    ADM 2304 Contabilidade Gerencial / Formação de Preço
    2
    ADM 2305 Gestão de Pessoas
    2
    ADM 2306 Gestão Econômica de Empresas
    2
    ADM 2307 Gestão de Marketing
    2
    ADM 2308 Finanças Corporativas
    2
    ADM 2311 Estratégias de Empresas
    2

    sub-item Núcleo Instrumental: elenco de 6 disciplinas, sendo 4 obrigatórias, que servem de suporte a outras.

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2320 Metodologia de Pesquisa (obrigatória) (MP)
    2
    ADM 2321 Inferência Estatística (obrigatória) (IE)
    2
    ADM 2324 Seminário de Dissertação I (obrigatória)
    2
    ADM 2325 Seminário de Dissertação II (obrigatória)
    2
    ADM 2322 Análise Estatística Multivariada (eletiva)
    2
    ADM 2323 Tópicos Avançados em Inferência Estatística (eletiva)
    2

    sub-item Núcleo de Aplicação: elenco de disciplinas associadas às áreas de concentração e às linhas de pesquisa delas decorrentes. O aluno deve, obrigatoriamente, cursar 3 disciplinas na sua área de concentração.

    sub-item Área: Estratégia

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos

    ADM 2309

    Gestão Estratégica de Operações

    Ementa: Desenvolvimento e implantação de estratégias de manufaturas e serviços. Arquitetura de manufaturas e serviços. Redesenho de processos operacionais. Gestão de redes de suprimentos. Fluxos de materiais e de produtos. Gestão estratégica de qualidade e produtividade de operações. Gestão estratégica da capacidade e da demanda de operações.

    2

    ADM 2310

    Empresa na Economia Global

    Ementa: Globalização dos mercados e internacionalização das empresas. A influência da cultura nos negócios internacionais. Teorias de internacionalização. Seleção de países e de modos de entrada no exterior. Posicionamento estratégico e estrutura organizacional para a internacionalização. Blocos regionais. O processo de internacionalização das empresas brasileiras. Mensuração do desempenho das operações internacionais.

    2

    ADM 2331

    Estratégia Avançada de Empresas

    Ementa: Flexibilidade estratégica com opções reais, Conluios tácitos, Estratégias de integração vertical, Diversificação, Alianças estratégicas, Fusões e aquisições.

    2

    ADM 2332

    Gestão Socioambiental

    Ementa: Crise socioambiental. Análise de impactos. Sistemas de gestão socioambiental. Gestão ambiental. Modelos de responsabilidade social corporativa. Planejamento socioambiental. Aspectos relacionados a legislação e licenciamento ambiental.

    2

    ADM 2337
    a
    ADM2339

    Tópicos Especiais em Estratégia

    Ementa: Conteúdo variável

    2

     

    sub-item Área: Finanças

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2341 Administração de Carteiras
    2
    ADM 2343 Análise de Projetos e Avaliação de Empresas
    2
    ADM 2345 Derivativos
    2
    ADM 2348 Metodologia de Pesquisa para Finanças (Econometria Financeira)
    2
    ADM 2349 Processo Orçamentário
    2
    ADM 2350 Tópicos Especiais em Finanças
    2
    ADM 2355

    Economia Financeira

    Ementa: Mercado de Capitais. Apreçamento de Ativos.  Microestrutura do Mercado de Capitais. Previsibilidade de Preços. Eficiência do Mercado.  Volatilidade dos Preços. Finanças Comportamentais. Escolha Intertemporal. Equity Premium Puzzle. Estrutura a Termo das Taxas de Juro.

    2

    sub-item Área: Marketing
    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2360 Marketing de Serviços
    2
    ADM 2362 Pesquisa de Marketing
    2
    ADM 2363 Políticas de Distribuição
    2
    ADM 2364 Comportamento do Consumidor
    2
    ADM 2365 Marketing de Relacionamento
    2
    ADM 2366 Marketing da Cultura e da Visibilidade
    2
    ADM 2367 Tópicos Especiais em Marketing
    2

    sub-item Área: Organizações
    Organização e Planejamento
    Créditos
    ADM 2380 Aprendizado Contínuo nas Organizações
    2
    ADM 2381 Cultura e Poder nas Organizações
    2
    ADM 2386 Visões da Organização
    2
    ADM 2388

    Tópicos Especiais em Organziação (Identidade e Mudança Organizacional
    Ementa: Conteúdo variável

    2
    ADM 2389 Tópicos Especiais em Organização (Liderança)
    Ementa: Conteúdo variável
    2

    sub-item Núcleo de Aprofundamento de Interesse: 5 disciplinas a serem escolhidas entre as elencadas no Núcleo Instrumental que não sejam obrigatórias ou no Núcleo de Pesquisa.


    item 3
    Doutorado

    O Curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio tem por missão a formação de líderes em educação e pesquisa do fenômeno administrativo. Assim sendo, está voltado para a formação de professores e pesquisadores que possam efetivamente contribuir para o avanço do conhecimento em Administração. Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:

    • Forte base metodológica, reconhecendo-se a pluralidade de paradigmas e métodos utilizados pela Administração, provenientes de diversas áreas do saber; • Ênfase na filiação dos alunos a Núcleos e Linhas de Pesquisa do Departamento de Administração, de modo a possibilitar maior relevância de suas contribuições, tanto ao Departamento, como ao conhecimento científico na Área de Administração;
    • Exigência de formação básica ampla em Administração como pré-requisito.

    sub-item Módulo Básico (12 créditos)

    De orientação mais funcional, o Módulo Básico requer que o doutorando realize um total de 12 créditos, sendo 3 em sua área de concentração, 3 em Métodos Quantitativos e os 6 restantes a eleger entre as demais áreas, cobrindo as ementas previstas nesse documento. Tais créditos poderão ser obtidos no Curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio, ou em cursos credenciados de mestrado ou doutorado de outra universidade do Brasil ou do exterior, de comprovada excelência acadêmica. Para aproveitamento de créditos será feito exame caso a caso, levando-se em conta, além da qualidade do curso, o programa da disciplina e o desempenho do aluno no mesmo.



    sub-item Módulo Metodológico (15 créditos)
    O Módulo Metodológico é o eixo central do Curso de Doutorado. Tem o propósito de oferecer ao aluno sólida base metodológica, com ênfase mais quantitativa ou mais qualitativa, dependendo da orientação da área. Consiste de um total de 15 créditos, composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. As eletivas poderão ser cursadas no Dep. de Administraçao, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa. .


    Código
    Disciplinas Obrigatórias
    Créditos
    ADM 2831

    Métodos Quantitativos I

    3

    ADM 2833 Metodologia em Finanças I 3
    ADM 2837

    Métodos Qualitativos I

    3

    ADM 2836

    Metodologia de Pesquisa

    3

    Código
    Disciplinas Eletivas
    Créditos
    ADM 2832

    Métodos Quantitativos II

    3

    ADM 2838

    Métodos Qualitativos II

    3

    ADM 2839

    Métodos de Survey

    3

    ADM 2835

    Projetos de Experimentos

    3

    ADM 2834

    Metodologia em Finanças II

    3

    ADM 2830

    Seminário de Desenvolvimento de Artigos Científicos

    3

    TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO

    18

    sub-item Módulo da Área (06 créditos)

    Este módulo é oferecido pela Área de Concentração em que o aluno está matriculado. Tem o propósito de proporcionar sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa em que o doutorando está trabalhando.
    Consiste de um total de 6 créditos, composto por 2 disciplinas, sendo pelo menos uma oferecida no Doutorado. As disciplinas de Doutorado são oferecidas como "Tópicos Avançados", com 3 créditos. Seu conteúdo poderá variar de um ano para outro, dependendo do enfoque dado pela área.
    As disciplinas da Área poderão ser cursadas no Dep. de Administração, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa.

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2840 ADM 2841 Tópicos Avançados em Finanças I e Tópicos Avançados em Finanças II

    3

    ADM 2842ADM 2843 Tópicos Avançados em Marketing I e Tópicos Avançados em Marketing I

    3

    ADM 2844ADM 2845 Tópicos Avançados em Organizações I eTópicos Avançados em Organizações II

    3

    ADM 2846ADM 2847 Tópicos Avançados em Estratégia I e Tópicos Avançados em Estratégia II 3
    TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO 6

    sub-item Módulo de Pesquisa de Tese


    O Módulo de Pesquisa de Tese tem o propósito de apoiar os alunos da área no desenvolvimento de sua pesquisa de tese de doutorado. Todos os alunos da área participarão do mesmo seminário de pesquisa.
    Consiste de um total de 3 créditos, composto por 3 disciplinas: sendo uma Seminário de Pesquisa (3 créditos) e duas disciplinas sem créditos (Exame de Qualificação e Tese de Doutorado).
    Nesta etapa final da formação do professor-pesquisador em administração, o doutorando já deverá já ter um professor orientador da tese, tendo-se filiado a uma Linha de Pesquisa do Programa e deverá dedicar-se à prática da pesquisa.

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2828 Seminário de Tese
    3
    ADM 3004 Exame de Qualificação
    0
    ADM 3100 Tese de Doutorado
    0
    TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO 3

    Voltar

    item Corpo docente

    sub-item Coordenador de pós-graduação: Prof. Jorge Ferreira da Silva

    Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

    Alessandra de Sá Mello da Costa
    Doutora, FGV-RJ, Brasil
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Ana Heloisa Lemos da Costa
    Doutora, IUPERJ, Brasil
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    André Luiz Carvalhal da Silva
    Doutor, UFRJ, Brasil
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Angela Maria Cavalcanti da Rocha
    Doutora, Universidade de Navarra, Espanha
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Antonio Carlos Figueiredo Pinto
    Doutor, EPGE/FGV, Brasil
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
    Doutora, Virginia Commonwealth University, EUA
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Jorge Brantes Ferreira 
    Doutor, UFRJ, Brasil
    Marketing
    Currículo Lattes

    Jorge Ferreira da Silva
    Doutor, PUC-RIO, Brasil
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Jorge Manoel Teixeira Carneiro
    Doutor, UFRJ, Brasil
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Leonardo Lima Gomes
    Doutor, PUC-Rio, Brasil
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Luiz Alexandre Grubits de Paula Pessoa
    Doutor, MACKENZIE, Brasil
    Marketing
    Currículo Lattes

    Luiz Eduardo Teixeira Brandão
    Doutor, PUC-Rio
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Luis Fernando Hor-Meyll Álvares
    Doutor, UFRJ, Brasil
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Marcelo Cabús Klötzle
    Doutor pela Universidade Católica de Eichstatt
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Marcos Wilcox Hemais
    Doutorado em Administração, UFRJ, 2013
    Insatisfação de Consumo e Comportamento de Reclamação do Consumidor; Consumidores de Baixa Renda; Responsabilidade Social Empresarial; Base da Pirâmide; Consumerismo
    Currículo Lattes

    Paulo Cesar de Mendonça Motta
    Doutor, Kansas University, EUA
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Sandra Regina da Rocha Pinto
    Doutora, PUC-RIO, Brasil
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Teresia Diana Lewe van Aduard de Macedo-Soares
    Doutora, Montréal University, Canadá
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Voltar