Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Projetos de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mails:
mestrado@iag.puc-rio.br
doutorado@iag.puc-rio.br
Telefones:
(21) 2138-9220 (r9226/9227)
Fax:
(21) 2138-9272
item Coordenador
Jorge Ferreira da Silva
item Secretaria

Local:
Depto. de Administração (IAG)
Rua Marquês de São Vicente, 225 -Predio IAG, Térreo.
CEP 22451-900 Gávea,
Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
10 horas às 20 horas
Secretários:
Fabio Etienne e Teresa Campos

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o programaImagem ilustrativa deste item

item Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, com os cursos de doutorado e de mestrado acadêmico, orienta-se fundamentalmente para a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, bem como para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, preparados para a tomada de decisões complexas e inovadoras. O curso de mestrado profissional orienta-se, primordialmente, para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, capazes de lidar com a complexidade de que se revestem suas práticas.

O Programa pretende integrar a visão humanista à habilidade de administrar processos organizacionais dentro da empresa, contribuindo para o processo de formação de uma classe de administradores criativa, flexível e emancipada, que entenda a empresa como um todo inserido numa realidade extremamente dinâmica e desafiadora, capaz de produzir ganhos com a sinergia que pode alcançar por meio da harmonização de objetivos econômicos e sociais.

Assim, viabiliza a realização de quadros profissionais capacitados a integrar ao processo de administração da mudança da realidade empresarial tanto no que há de instrumental, quanto no que há de abstrato e sutil, bem como capazes de conciliar essas facetas em um conjunto integrativo, visando a tomada de decisões e a crítica aos métodos disponíveis à ação de administrar.

O Programa também canaliza suas energias para integrar-se com a Graduação, de modo que ambos possam se beneficiar nas e das atividades de ensino e pesquisa. Neste sentido, algumas ações são levadas a efeito. Entre elas, é possível destacar:

  • as áreas de concentração do Curso de Mestrado - Finanças, Marketing e Organização - estão também presentes no curso de Graduação;
  • professores do quadro principal da PUC lecionam no Programa de Graduação e no de Pós-Graduação e coordenam essas áreas, tratando de facilitar a articulação vertical;
  • alunos da Graduação auxiliam nas atividades de pesquisa dos professores do Programa;
  • professores e alunos do Programa orientam monografias dos alunos da Graduação, voltadas para a resolução de problemas das empresas ou melhoria de seus processos existentes.

Um dos resultados obtidos com essa integração é permitir que o Departamento de Administração seja conhecido como a Escola de Negócios da PUC-Rio.

Voltar

item Objetivos

O Programa orienta-se fundamentalmente para a pesquisa, desenvolvimento acadêmico e formação de profissionais de alto nível em administração de empresas.

Voltar

item Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas foi criado em 1972 com a implementação do curso de Mestrado em Administração de Empresas. Em 1997, teve início o Curso de Doutorado em Administração e em 1999, o curso de Mestrado em Administração de Empresas – Opção Profissionalizante.

Desde sua criação o Programa tem obtido excelente avaliação da CAPES.

Voltar

item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

sub-item Mestrado
  sub-item Finanças
 
Linhas de pesquisa

Mercados financeiros brasileiros em ambiente de mudança

>> Projetos de pesquisa

  sub-item Marketing
 
Linhas de pesquisa

Impactos das mudanças nas estratégias de marketing

>> Projetos de pesquisa

  sub-item Organização
 
Linhas de pesquisa

Comportamento e estratégia organizacional em ambiente de mudança

>> Projetos de pesquisa

sub-item Doutorado
  sub-item Administração da Mudança
 
Linhas de pesquisa
>> Projetos de pesquisa

Voltar

item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado, Mestrado Profissional  e Doutorado  
  Reconhecimento:
Portaria 1.077 do MEC, de 31/08/2012. Avaliado pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2007/2009, conforme publicado no D.O.U. nº 178, de 13/09/2012, seção 1.
Título atribuído:
Mestre e/ou Doutor em Administração de Empresas

Voltar

item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

sub-item Mestrado opção acadêmica  
 

Completar disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as três áreas de concentração e disciplinas instrumentais, a saber:

  • três disciplinas de nivelamento de zero crédito cada
  • três disciplinas obrigatórias de três créditos cada, perfazendo um total de nove créditos.
  • Seis disciplinas de três créditos cada correspondente a quatro grupos: Organização e Planejamento, Finanças, Marketing e Instrumentais. Dessas disciplinas, duas devem ser da área de concentração escolhida.

O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 27 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O prazo estipulado para titulação é de 24 meses ou quatro semestres letivos.


sub-item Mestrado opção profissionalizante  
 

Completar um mínimo de 42 créditos da seguinte forma:

  • 22 créditos do Núcleo Comum;
  • 09 créditos do Núcleo de Instrumental;
  • 06 créditos do Núcleo de Aplicação;
  • 06 créditos do Núcleo de Aprofundamento de Interesse.

Ao concluir os créditos exigidos, o aluno deve apresentar, defender e ser aprovado em sua dissertação de mestrado no prazo de 24 meses, a contar do inicio do curso.


sub-item Doutorado   
 

Completar um mínimo de 42 créditos da seguinte forma:

  • 12 créditos do Módulo Básico;
  • 18 créditos do Módulo Metodológico;
  • 09 créditos do Módulo da Área;
  • 3 créditos do Módulo de Pesquisa de Tese

Ao concluir os créditos exigidos, o aluno deve apresentar, defender e ser aprovado em sua tese de doutorado no prazo de 48 meses, a contar do inicio do curso..

Voltar

Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

sub-item Mestrado  
 

A admissão ao curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. A inscrição é formalizada com o recebimento pela Secretaria do Curso da seguinte documentação:

  • Ficha de Inscrição, a ser encaminhada on-line pela homepage www.iag.puc-rio.br/
  • cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão
  • cópia do Histórico Escolar de Graduação
  • cópia da certidão de casamento ou nascimento
  • 1 foto 3X4
  • Teste ANPAD (o resultado do Teste ANPAD deverá ser enviado pela ANPAD)

A seleção é composta das seguintes fases:

  • Fase 1: Análise do Histórico Escolar de Graduação e do Resultado do Teste ANPAD (a ser enviado pela ANPAD). ). Informações sobre o Teste, inclusive inscrição, poderão ser obtidas  pelo E-mail teste@anpad.org.br ou pela homepage www.anpad.org.br/teste)
  • Fase 2: Prova de Redação e análise da Ficha de Inscrição, para os selecionados na fase anterior.
  • Fase 3: Entrevista, para os selecionados nas fases anteriores.

sub-item Mestrado opção profissional  
 

A admissão ao curso de Mestrado em Administração de Empresas - Opção Profissional é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. A inscrição é formalizada com o recebimento pela Secretaria do Curso da seguinte documentação:

  • Ficha de Inscrição, a ser encaminhada on-line pela homepage www.iag.puc-rio.br/
  • cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão
  • cópia do Histórico Escolar de Graduação
  • cópia da certidão de casamento ou nascimento
  • 1 foto 3X4
  • Teste ANPAD (o resultado do Teste ANPAD deverá ser enviado pela ANPAD)

A seleção é composta das seguintes fases:

  • Fase 1: Análise do Histórico Escolar de Graduação e do Resultado do Teste ANPAD (a ser enviado pela ANPAD). ). Informações sobre o Teste, inclusive inscrição, poderão ser obtidas  pelo E-mail teste@anpad.org.br ou pela homepage www.anpad.org.br/teste)
    Fase 2: Prova de Redação e análise da Ficha de Inscrição, para os selecionados na fase anterior.
    Fase 3:Entrevista, para os selecionados nas fases anteriores.

sub-item Doutorado  
   A admissão ao curso de Doutorado em Administração de Empresas é feita anualmente. A inscrição para a seleção é formalizada com o recebimento pela Secretaria do Curso da seguinte documentação, durante o mês de setembro:
  • Currículo Lattes com uma foto 3X4 anexa;
  • Cópia do Diploma e Histórico Escolar de Graduação e Mestrado;
  • Duas cartas de recomendação, conforme modelo do Departamento de Administração, assinadas por professores que não sejam do departamento;
  • Projeto de tese com aceitação do orientador
  • Resultado do GMAT ou do Teste da ANPAD 
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
 

Observação: A seleção é feita através da análise da documentação e entrevista realizada com professores do Departamento.

 

 

Voltar

item Grade curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

item 1 Mestrado

A estrutura curricular prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as três áreas de concentração e disciplinas instrumentais, a saber:

  • disciplinas de nivelamento: três disciplinas de zero crédito cada, a serem cursadas no verão imediatamente anterior ao início do curso, na modalidade tutoria à distância e avaliadas através de prova a ser aplicada no início das aulas.
Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2556 Teoria Geral de Administração
0
ADM 2656 Introdução à Contabilidade
0
ADM 2957 Fundamentos de Estatística
0
  • disciplinas obrigatórias: três disciplinas obrigatórias de três créditos cada, perfazendo um total de nove créditos.
Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2951 Fundamentos da Administração
3
ADM 2654 Princípios de Finanças
3
ADM 2754 Gestão de Marketing
3
  • disciplinas eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro grupos: Organização e Planejamento, Finanças, Marketing e Instrumentais.
sub-item Área: Organização e Planejamento
Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2560 Cultura e Poder nas Organizações
3
ADM 2563 Sistema de Informação Gerencial
3
ADM 2566 Teoria das Organizações
3
ADM 2567 Estratégia de Empresas
3
ADM 2568 Comportamento Organizacional
3
ADM 2569 Conhecimento e Aprendizado nas Organizações
3
ADM 2580 Comunicação e Mudança Organizacional
3

ADM 2570
a
ADM 2579

Tópicos Especiais em Organização

 

  • Estratégia de Empresas Avançada
  • Administração Comparada
  • Estruturas e Processos Organizacionais
  • Visões da Organização
  • Processo Decisório
  • 3

    sub-item Área: Finanças
    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2661 Avaliação e Financiamento de Projetos
    3
    ADM 2663 Contabilidade para Decisões Gerenciais
    3
    ADM 2664 Finanças Internacionais
    3
    ADM 2665 Administração de Carteiras
    3
    ADM 2666 Intermediação Financeira
    3
    ADM 2667 Avaliação de Empresas e de Títulos
    3
    ADM 2668 Derivativos Financeiros
    3
    ADM 2670
    a
    ADM 2679
    Tópicos Especiais em Organização

     

  • Opções reais
  • Finanças comportamentais
  • Finanças corporativas em mercados emergentes
  • Administração de recursos em instituições de
  • previdência privada
  • Gestão avançada de risco
  • Administração financeira internacional
  • Fusões e aquisições
  • 3

    sub-item Área: Marketing
    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2761 Política de Distribuição
    3
    ADM 2762 Marketing Internacional
    3
    ADM 2763 Estratégia de Marketing
    3
    ADM 2764 Marketing de Serviços
    3
    ADM 2765 Comportamento do Consumidor
    3
    ADM 2766 Pesquisa de Marketing
    3
    ADM 2767 Marketing Digital
    3
    ADM 2770
    a
    ADM 2779
    Tópicos Especiais em Marketing

     

  • Data Mining no Ambiente do Database Marketing
  • Decisões de Preço
  • Estratégia de Marketing e Operações
  • Gestão de Comunicação Integrada
  • Gestão de Marcas
  • Inteligência de Marketing
  • Marketing de Produtos de Alta Tecnologia
  • Marketing do Varejo
  • Marketing nas Empresas Globalizadas
  • Pesquisa e Análise do Consumidor
  • 3

    sub-item Área: Instrumental
    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2953 Modelagem Quantitativa
    3
    ADM 2955 Análise Multivariada
    3
    ADM 2958 Metodologia de Pesquisa
    3
    ADM 3000 Dissertação de Mestrado
    0


    item 2 Mestrado (opção profissional)

    As disciplinas do Mestrado Profissional em Administração de Empresas estão distribuídas por três áreas de concentração: Finanças, Marketing e Organizações e Planejamento. Excetuadas, todavia, as disciplinas do Núcleo Comum e as do Núcleo Instrumental, o aluno deverá ser livre para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro oferecido, admitindo-se, portanto, combinação de áreas.

    As disciplinas estarão agrupadas em cinco núcleos:

    sub-item Núcleo Comum: elenco de 11 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2301 Organizações Contemporâneas
    2
    ADM 2302 Contabilidade Financeira
    2
    ADM 2303 Princípios de Marketing
    2
    ADM 2304 Contabilidade Gerencial / Formação de Preço
    2
    ADM 2305 Gestão de Pessoas
    2
    ADM 2306 Gestão Econômica de Empresas
    2
    ADM 2307 Gestão de Marketing
    2
    ADM 2308 Finanças Corporativas
    2
    ADM 2309 Gestão de Operações
    2
    ADM 2310 Empresa na Economia Global
    2
    ADM 2311 Estratégias de Empresas
    2

    sub-item Núcleo Instrumental: elenco de 6 disciplinas, sendo 4 obrigatórias, que servem de suporte a outras.

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2320 Metodologia de Pesquisa (obrigatória) (MP)
    2
    ADM 2321 Inferência Estatística (obrigatória) (IE)
    2
    ADM 2324 Seminário de Dissertação I (obrigatória)
    2
    ADM 2325 Seminário de Dissertação II (obrigatória)
    2
    ADM 2322 Análise Estatística Multivariada (eletiva)
    2
    ADM 2323 Tópicos Avançados em Inferência Estatística (eletiva)
    2

    sub-item Núcleo de Aplicação: elenco de disciplinas associadas às áreas de concentração e às linhas de pesquisa delas decorrentes. O aluno deve, obrigatoriamente, cursar 3 disciplinas na sua área de concentração.

    sub-item Área: Finanças
    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2340 Administração de Capital de Giro
    2
    ADM 2341 Administração de Carteiras
    2
    ADM 2342 Administração Financeira de Intermediárias Financeiras
    2
    ADM 2343 Análise de Projetos e Avaliação de Empresas
    2
    ADM 2344 Custeio de Produto
    2
    ADM 2345 Derivativos
    2
    ADM 2346 Estratégia Financeira de Longo Prazo
    2
    ADM 2347 Finanças Internacionais
    2
    ADM 2348 Metodologia de Pesquisa para Finanças
    2
    ADM 2349 Processo Orçamentário
    2
    ADM 2350 Tópicos Especiais em Finanças
    2

    sub-item Área: Marketing
    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2360 Marketing de Serviços
    2
    ADM 2361 Marketing Internacional
    2
    ADM 2362 Pesquisa de Marketing
    2
    ADM 2363 Políticas de Distribuição
    2
    ADM 2364 Comportamento do Consumidor
    2
    ADM 2365 Marketing de Relacionamento
    2
    ADM 2366 Marketing da Cultura e da Visibilidade
    2
    ADM 2367 Tópicos Especiais em Marketing
    2

    sub-item Área: Organização e Planejamento
    Organização e Planejamento
    Créditos
    ADM 2380 Aprendizado Contínuo nas Organizações
    2
    ADM 2381 Cultura e Poder nas Organizações
    2
    ADM 2382 Estruturas e Processos Organizacionais
    2
    ADM 2383 Negociação Trabalhista
    2
    ADM 2384 Processo Decisório
    2
    ADM 2385 Sistema de Informação Gerencial
    2
    ADM 2386 Visões da Organização
    2
    ADM 2387 Métodos de Pesquisa de Natureza Não-Quantitativa
    2
    ADM 2388 Tópicos Especiais em Organização e Planejamento
    2

    sub-item Núcleo de Aprofundamento de Interesse: 3 disciplinas a serem escolhidas entre as elencadas no Núcleo Instrumental que não sejam obrigatórias ou no Núcleo de Pesquisa.


    item 3
    Doutorado

    O Curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio tem por missão a formação de líderes em educação e pesquisa do fenômeno administrativo. Assim sendo, está voltado para a formação de professores e pesquisadores que possam efetivamente contribuir para o avanço do conhecimento em Administração. Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:

    • Forte base metodológica, reconhecendo-se a pluralidade de paradigmas e métodos utilizados pela Administração, provenientes de diversas áreas do saber; • Ênfase na filiação dos alunos a Núcleos e Linhas de Pesquisa do Dep. de Administração, de modo a possibilitar maior relevância de suas contribuições, tanto ao Departamento, como ao conhecimento científico na Área de Administração;
    • Exigência de formação básica ampla em Administração como pré-requisito.

    sub-item Módulo Básico (12 créditos)

    De orientação mais funcional, o Módulo Básico requer que o doutorando realize um total de 12 créditos, sendo 3 em sua área de concentração, 3 em Métodos Quantitativos e os 6 restantes a eleger entre as demais áreas, cobrindo as ementas previstas nesse documento. Tais créditos poderão ser obtidos no Curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio, ou em cursos credenciados de mestrado ou doutorado de outra universidade do Brasil ou do exterior, de comprovada excelência acadêmica. Para aproveitamento de créditos será feito exame caso a caso, levando-se em conta, além da qualidade do curso, o programa da disciplina e o desempenho do aluno no mesmo.



    sub-item Módulo Metodológico (18 créditos)
    O Módulo Metodológico é o eixo central do Curso de Doutorado. Tem o propósito de oferecer ao aluno sólida base metodológica, com ênfase mais quantitativa ou mais qualitativa, dependendo da orientação da área. Consiste de um total de 18 créditos, composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. As eletivas poderão ser cursadas no Dep. de Administraçao, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa. .


    Código
    Disciplinas Obrigatórias
    Créditos
    ADM 2831

    Métodos Quantitativos I

    3

    ADM 2833 Metodologia em Finanças I 3
    ADM 2837

    Métodos Qualitativos I

    3

    ADM 2836

    Metodologia de Pesquisa

    3

    Código
    Disciplinas Eletivas
    Créditos
    ADM 2832

    Métodos Quantitativos II

    3

    ADM 2838

    Métodos Qualitativos II

    3

    ADM 2839

    Métodos de Survey

    3

    ADM 2835

    Projetos de Experimentos

    3

    ADM 2834

    Metodologia em Finanças II

    3

    ADM 2830

    Seminário de Desenvolvimento de Artigos Científicos

    3

    TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO

    18

    sub-item Módulo da Área (09 créditos)

    Este módulo é oferecido pela Área de Concentração em que o aluno está matriculado. Tem o propósito de proporcionar sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa em que o doutorando está trabalhando.
    Consiste de um total de 9 créditos, composto por 3 disciplinas, sendo pelo menos uma oferecida no Doutorado. As disciplinas de Doutorado são oferecidas como "Tópicos Avançados", com 3 créditos. Seu conteúdo poderá variar de um ano para outro, dependendo do enfoque dado pela área.
    As disciplinas da Área poderão ser cursadas no Dep. de Administração, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa.

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2840 ADM 2841 Tópicos Avançados em Finanças I e Tópicos Avançados em Finanças II

    3

    ADM 2842ADM 2843 Tópicos Avançados em Marketing I e Tópicos Avançados em Marketing I

    3

    ADM 2844ADM 2845 Tópicos Avançados em Organizações I eTópicos Avançados em Organizações II

    3

    ADM 2846ADM 2847 Tópicos Avançados em Estratégia I e Tópicos Avançados em Estratégia II 3
    TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO 6

    sub-item Módulo de Pesquisa de Tese


    O Módulo de Pesquisa de Tese tem o propósito de apoiar os alunos da área no desenvolvimento de sua pesquisa de tese de doutorado. Todos os alunos da área participarão do mesmo seminário de pesquisa.
    Consiste de um total de 3 créditos, composto por 3 disciplinas: sendo uma Seminário de Pesquisa (3 créditos) e duas disciplinas sem créditos (Exame de Qualificação e Tese de Doutorado).
    Nesta etapa final da formação do professor-pesquisador em administração, o doutorando já deverá já ter um professor orientador da tese, tendo-se filiado a uma Linha de Pesquisa do Programa e deverá dedicar-se à prática da pesquisa.

    Código
    Nome da Disciplina
    Créditos
    ADM 2828 Seminário de Tese
    3
    ADM 3004 Exame de Qualificação
    0
    ADM 3100 Tese de Doutorado
    0
    TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO 3

    Voltar

    item Corpo docente

    sub-item Coordenador de pós-graduação: Prof. Jorge Ferreira da Silva

    Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

    Alessandra de Sá Mello da Costa
    Doutora, FGV-RJ, Brasil
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Ana Heloisa Lemos da Costa
    Doutora, IUPERJ, Brasil
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    André Luiz Carvalhal da Silva
    Doutor, UFRJ, Brasil
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Angela Maria Cavalcanti da Rocha
    Doutora, Universidade de Navarra, Espanha
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Antonio Carlos Figueiredo Pinto
    Doutor, EPGE/FGV, Brasil
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
    Doutora, Virginia Commonwealth University, EUA
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Jorge Brantes Ferreira 
    Doutor, UFRJ, Brasil
    Marketing
    Currículo Lattes

    Jorge Ferreira da Silva
    Doutor, PUC-RIO, Brasil
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Jorge Manoel Teixeira Carneiro
    Doutor, UFRJ, Brasil
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Leonardo Lima Gomes
    Doutor, PUC-Rio, Brasil
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Luiz Alexandre Grubits de Paula Pessoa
    Doutor, MACKENZIE, Brasil
    Marketing
    Currículo Lattes

    Luiz Eduardo Teixeira Brandão
    Doutor, PUC-Rio
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Luis Fernando Hor-Meyll Álvares
    Doutor, UFRJ, Brasil
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Marcelo Cabús Klötzle
    Doutor pela Universidade Católica de Eichstatt
    Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Maria Angela Campelo de Melo
    Doutora, University of Pennsylvania, EUA
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Patrícia Amélia Tomei
    Doutora, USP, Brasil
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Paulo Cesar de Mendonça Motta
    Doutor, Kansas University, EUA
    Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
    Currículo Lattes

    Roger Volkema
    Doutor, University of Wisconsin-Madison, EUA
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança

    Sandra Regina da Rocha Pinto
    Doutora, PUC-RIO, Brasil
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Teresia Diana Lewe van Aduard de Macedo-Soares
    Doutora, Montréal University, Canadá
    Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
    Currículo Lattes

    Voltar