Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Projetos de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mails:
mestrado@iag.puc-rio.br
doutorado@iag.puc-rio.br
Telefones:
(21) 2138-9220 (r9226/9227)
Fax:
(21) 2138-9272
item Coordenador

Luiz Eduardo Teixeira Brandão

item Secretaria

Local:
Depto. de Administração (IAG)
Rua Marquês de São Vicente, 225 -Predio IAG, Térreo.
CEP 22451-900 Gávea,
Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
10 horas às 20 horas
Secretários:
Fabio Etienne e Teresa Campos

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre o programaImagem ilustrativa deste item

item Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, com os cursos de doutorado e de mestrado acadêmico, orienta-se fundamentalmente para a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, bem como para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, preparados para a tomada de decisões complexas e inovadoras. O curso de mestrado profissional orienta-se, primordialmente, para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, capazes de lidar com a complexidade de que se revestem suas práticas.

O Programa pretende integrar a visão humanista à habilidade de administrar processos organizacionais dentro da empresa, contribuindo para o processo de formação de uma classe de administradores criativa, flexível e emancipada, que entenda a empresa como um todo inserido numa realidade extremamente dinâmica e desafiadora, capaz de produzir ganhos com a sinergia que pode alcançar por meio da harmonização de objetivos econômicos e sociais.

Assim, viabiliza a realização de quadros profissionais capacitados a integrar ao processo de administração da mudança da realidade empresarial tanto no que há de instrumental, quanto no que há de abstrato e sutil, bem como capazes de conciliar essas facetas em um conjunto integrativo, visando a tomada de decisões e a crítica aos métodos disponíveis à ação de administrar.

O Programa também canaliza suas energias para integrar-se com a Graduação, de modo que ambos possam se beneficiar nas e das atividades de ensino e pesquisa. Neste sentido, algumas ações são levadas a efeito. Entre elas, é possível destacar:

  • as áreas de concentração do Curso de Mestrado - Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações - estão também presentes no curso de Graduação;
  • professores do quadro principal da PUC lecionam no Programa de Graduação e no de Pós-Graduação e coordenam essas áreas, tratando de facilitar a articulação vertical;
  • alunos da Graduação auxiliam nas atividades de pesquisa dos professores do Programa;
  • professores e alunos do Programa orientam monografias dos alunos da Graduação, voltadas para a resolução de problemas das empresas ou melhoria de seus processos existentes.

Um dos resultados obtidos com essa integração é permitir que o Departamento de Administração seja conhecido como a Escola de Negócios da PUC-Rio.

Voltar

item Objetivos

O Programa orienta-se fundamentalmente para a pesquisa, desenvolvimento acadêmico e formação de profissionais de alto nível em administração de empresas.

Voltar

item Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas foi criado em 1972 com a implementação do curso de Mestrado em Administração de Empresas. Em 1997, teve início o Curso de Doutorado em Administração e em 1999, o curso de Mestrado em Administração de Empresas – Opção Profissionalizante.

Desde sua criação o Programa tem obtido excelente avaliação da CAPES.

Voltar

item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

sub-item Mestrado

  sub-item Estratégia
 
Linhas de pesquisa

Planejamento, Estratégia e Desempenho

DESCRIÇÃO: Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, born globals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros

  sub-item Finanças
 
Linhas de pesquisa
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
DESCRIÇÃO: Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros

  sub-item Marketing
 
Linhas de pesquisa

Impactos das mudanças nas estratégias de marketing

DESCRIÇÃO: Inclui as pesquisas e projetos relativos a comportamento do consumidor, relações de consumo, marketing de serviços, marketing internacional, marketing online, comunicação e semiótica, entre outros.

  sub-item Organizações
 
Linhas de pesquisa
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
DESCRIÇÃO: Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.

sub-item Doutorado
 
Linhas de pesquisa
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
DESCRIÇÃO: Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros.
 
Linhas de pesquisa
Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
DESCRIÇÃO: Inclui as pesquisas e projetos relativos a comportamento do consumidor, relações de consumo, marketing de serviços, marketing internacional, marketing online, comunicação e semiótica, entre outros.
 
Linhas de pesquisa
Planejamento, Estratégia e Desempenho
DESCRIÇÃO: Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, born globals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros.
 
Linhas de pesquisa
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
DESCRIÇÃO: Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.

Voltar

item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado  e Doutorado  
  Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5 para o triênio 2010-2012. Aprovado pelo Parecer CNE/CES  do MEC nº 288/2015, de 08/07/2015.
Título atribuído:
Mestre e/ou Doutor em Administração de Empresas

 

sub-item Mestrado Profissional  
  Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 4 para o triênio 2010-2012. Aprovado pelo Parecer CNE/CES  do MEC nº 288/2015, de 08/07/2015.
Título atribuído:
Mestre e/ou Doutor em Administração de Empresas

 

Voltar

item Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

sub-item Mestrado opção acadêmica  
 

Completar quatorze disciplinas, conforme abaixo:

DISCIPLINAS DE: NÚMERO DE
DISCIPLINAS

NÚMERO DE CRÉDITOS

Nivelamento

03

0

Obrigatórias

07

21

Eletivas da área de concentração

03

09

Eletivas livres

01

03

Total de créditos

14

33

O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O prazo estipulado para titulação é de 24 meses ou quatro semestres letivos.


sub-item Mestrado opção profissionalizante  
 

Completar um mínimo de 42 créditos da seguinte forma:

NÚCLEO

NÚMERO DE
DISCIPLINAS

NÚMERO DE
CRÉDITOS

Comum

09

18

Instrumental

04

08

Aplicação

03

06

Aprofundamento

05

10

TOTAL

21

42

Ao concluir os créditos exigidos, o aluno deve apresentar, defender e ser aprovado em sua dissertação de mestrado no prazo de 24 meses, a contar do inicio do curso.


sub-item Doutorado   
 

Completar um mínimo de 36 créditos da seguinte forma:

  • 12 créditos do Módulo Básico;
  • 15 créditos do Módulo Metodológico;
  • 06 créditos do Módulo da Área;
  • 3 créditos do Módulo de Pesquisa de Tese

Ao concluir os créditos exigidos, o aluno deve ser aprovado no Exame de Qualificação e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Tese de Doutorado no prazo de 48 meses, a contar do inicio do curso..

Voltar

Admissão e Matrícula Imagem ilustrativa deste item

sub-item Mestrado  
 

A admissão ao curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. A inscrição é formalizada com o recebimento pela Secretaria do Curso da seguinte documentação:

  • Ficha de Inscrição, disponilibilizada de junho a setembro no site www.iag.puc-rio.br/
  • cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão
  • cópia do Histórico Escolar de Graduação
  • cópia da certidão de casamento ou nascimento
  • 1 foto 3X4
  • Teste ANPAD (o resultado do Teste ANPAD deverá ser enviado pela ANPAD)

A seleção é composta das seguintes fases:

  • Fase 1: Análise do Histórico Escolar de Graduação e do Resultado do Teste ANPAD (a ser enviado pela ANPAD). ). Informações sobre o Teste, inclusive inscrição, poderão ser obtidas  pelo E-mail teste@anpad.org.br ou pela homepage www.anpad.org.br/teste)
  • Fase 2: Prova de Redação e análise da Ficha de Inscrição, para os selecionados na fase anterior.
  • Fase 3: Entrevista, para os selecionados nas fases anteriores.

sub-item Mestrado opção profissional  
 

A admissão ao curso de Mestrado em Administração de Empresas - Opção Profissional é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. A inscrição é formalizada com o recebimento pela Secretaria do Curso da seguinte documentação:

  • Ficha de Inscrição, disponilibilizada de junho a setembro no site www.iag.puc-rio.br/
  • cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão
  • cópia do Histórico Escolar de Graduação
  • cópia da certidão de casamento ou nascimento
  • 1 foto 3X4
  • Teste ANPAD (o resultado do Teste ANPAD deverá ser enviado pela ANPAD)

A seleção é composta das seguintes fases:

  • Fase 1: Análise do Histórico Escolar de Graduação e do Resultado do Teste ANPAD (a ser enviado pela ANPAD). ). Informações sobre o Teste, inclusive inscrição, poderão ser obtidas  pelo E-mail teste@anpad.org.br ou pela homepage www.anpad.org.br/teste)
    Fase 2: Prova de Redação e análise da Ficha de Inscrição, para os selecionados na fase anterior.
    Fase 3:Entrevista, para os selecionados nas fases anteriores.

sub-item Doutorado  
   A admissão ao curso de Doutorado em Administração de Empresas é feita anualmente. A inscrição para a seleção é formalizada com o recebimento pela Secretaria do Curso da seguinte documentação, durante o mês de setembro:
  • Currículo Lattes com uma foto 3X4 anexa;
  • Cópia do Diploma e Histórico Escolar de Graduação e Mestrado;
  • Duas cartas de recomendação, conforme modelo do Departamento de Administração, assinadas por professores que não sejam do departamento;
  • Projeto de tese com aceitação do orientador
  • Resultado do GMAT ou do Teste da ANPAD 
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
 

Observação: A seleção é feita através da análise da documentação e entrevista realizada com professores do Departamento.

 

 

Voltar

item Grade curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

item 1 Mestrado

A estrutura curricular prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as três áreas de concentração e disciplinas instrumentais, a saber:

  • disciplinas de nivelamento: três disciplinas de zero crédito cada, a serem cursadas no verão imediatamente anterior ao início do curso, na modalidade tutoria à distância e avaliadas através de prova a ser aplicada no início das aulas.
Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2556

Teoria Geral de Administração

0
ADM 2656

Introdução à Contabilidade

0
ADM 2957

Fundamentos de Estatística

0

  • disciplinas obrigatórias: sete disciplinas obrigatórias de três créditos cada, perfazendo um total de 21 créditos.
Código
Nome da Disciplina
Créditos

ADM 2567

Estratégia de Empresas

3

ADM 2654

Princípios de Finanças

3

ADM 2754

Gestão de Marketing

3

ADM 2566

TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

3

ADM 2958

METODOLOGIA DE PESQUISA

3

ADM 2954

ECONOMETRIA FINANCEIRA (só FINANÇAS)

3

ADM 2953

MODELAGEM QUANTITATIVA (só MARKETING, ORGANIZAÇÕES E FINANÇAS)

3

  • disciplinas eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro grupos: Estratégia, Finanças, Marketing, Organizações e Instrumental.
sub-item Área: Estratégia
Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2461 Negócios Internacionais
3
ADM 2462 Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
3
ADM 2465
a
ADM 2469

Tópicos Especiais em Estratégia
  • Gestão da Inovação
  • Estratégia de Empresas Avançada
  • Estratégias Colaborativas
3

sub-item Área: Finanças
Código
Nome da Disciplina
Créditos

ADM 2661

AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS

3

ADM 2668

DERIVATIVOS FINANCEIROS

3

ADM2670
a
ADM 2679

TÓPICOS ESPECIAIS EM FINANÇAS
   
- GOVERNANÇA CORPORATIVA
MERCADOS DE RENDA FIXA

 

3


sub-item Área: Marketing
Código
Nome da Disciplina
Créditos

ADM 2765

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

3

ADM 2766

PESQUISA DE MARKETING

3

ADM 2767

MARKETING DIGITAL E DE INOVAÇÕES

3

ADM2770
a
ADM 2779

TÓPICOS ESPECIAIS EM MARKETING

  • CULTURA, CONSUMO E SIGNIFICAÇÃO
  • CONSUMIDOR EMERGENTE

MARKETING DE RELACIONAMENTO

3


sub-item Área: Organizações
Código
Nome da Disciplina
Créditos

ADM 2560

CULTURA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES

3

ADM 2568

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

3

ADM 2569

CONHECIMENTO E APRENDIZADO NAS ORGANIZAÇÕES

3

ADM 2580

COMUNICAÇÃO E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

3

ADM2770
a
ADM 2779

TÓPICOS ESPECIAIS EM ORGANIZAÇÃO
  • RELAÇÕES DE TRABALHO
  • LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

SOCIOLOGIA E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

3


sub-item Área: Instrumental

Código
Nome da Disciplina
Créditos

ADM 2663

CONTABILIDADE PARA DECISÕES GERENCIAIS

3

ADM 2955

ANÁLISE MULTIVARIADA

3


item 2 Mestrado (opção profissional)

As disciplinas do Mestrado Profissional em Administração de Empresas estão distribuídas por quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. Excetuadas, todavia, as disciplinas do Núcleo Comum e as do Núcleo Instrumental, o aluno deverá ser livre para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro oferecido, admitindo-se, portanto, combinação de áreas.

As disciplinas estarão agrupadas em cinco núcleos:

sub-item Núcleo Comum: elenco de 9 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.

Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2301 Organizações Contemporâneas
2
ADM 2302 Contabilidade Financeira
2
ADM 2303 Princípios de Marketing
2
ADM 2304 Contabilidade Gerencial / Formação de Preço
2
ADM 2305 Gestão de Pessoas
2
ADM 2306 Gestão Econômica de Empresas
2
ADM 2307 Gestão de Marketing
2
ADM 2308 Finanças Corporativas
2
ADM 2311 Estratégias de Empresas
2

sub-item Núcleo Instrumental: elenco de 6 disciplinas, sendo 4 obrigatórias, que servem de suporte a outras.

Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2320 Metodologia de Pesquisa (obrigatória) (MP)
2
ADM 2321 Inferência Estatística (obrigatória) (IE)
2
ADM 2324 Seminário de Dissertação I (obrigatória)
2
ADM 2325 Seminário de Dissertação II (obrigatória)
2
ADM 2322 Análise Estatística Multivariada (eletiva)
2
ADM 2323 Tópicos Avançados em Inferência Estatística (eletiva)
2

sub-item Núcleo de Aplicação: elenco de disciplinas associadas às áreas de concentração e às linhas de pesquisa delas decorrentes. O aluno deve, obrigatoriamente, cursar 3 disciplinas na sua área de concentração.

sub-item Área: Estratégia

Código
Nome da Disciplina
Créditos

ADM 2309

Gestão Estratégica de Operações

2

ADM 2310

Empresa na Economia Global

2

ADM 2331

Estratégia Avançada de Empresas

2

ADM 2332

Gestão Socioambiental

2

ADM 2337
a
ADM2339

Tópicos Especiais em Estratégia

2

 

sub-item Área: Finanças

Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2341 Administração de Carteiras
2
ADM 2343 Análise de Projetos e Avaliação de Empresas
2
ADM 2345 Derivativos
2
ADM 2348 Metodologia de Pesquisa para Finanças (Econometria Financeira)
2
ADM 2349 Processo Orçamentário
2
ADM 2350 Tópicos Especiais em Finanças
2
ADM 2355

Economia Financeira

2

sub-item Área: Marketing
Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2360 Marketing de Serviços
2
ADM 2362 Pesquisa de Marketing
2
ADM 2363 Políticas de Distribuição
2
ADM 2364 Comportamento do Consumidor
2
ADM 2365 Marketing de Relacionamento
2
ADM 2366 Marketing da Cultura e da Visibilidade
2
ADM 2367 Tópicos Especiais em Marketing
2

sub-item Área: Organizações
Organização e Planejamento
Créditos
ADM 2380 Aprendizado Contínuo nas Organizações
2
ADM 2381 Cultura e Poder nas Organizações
2
ADM 2386 Visões da Organização
2
ADM 2388

Tópicos Especiais em Organziação (Identidade e Mudança Organizacional

2
ADM 2389 Tópicos Especiais em Organização (Liderança)
2

sub-item Núcleo de Aprofundamento de Interesse: 5 disciplinas a serem escolhidas entre as elencadas no Núcleo Instrumental que não sejam obrigatórias ou no Núcleo de Pesquisa.


item 3
Doutorado

O Curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio tem por missão a formação de líderes em educação e pesquisa do fenômeno administrativo. Assim sendo, está voltado para a formação de professores e pesquisadores que possam efetivamente contribuir para o avanço do conhecimento em Administração. Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:

• Forte base metodológica, reconhecendo-se a pluralidade de paradigmas e métodos utilizados pela Administração, provenientes de diversas áreas do saber; • Ênfase na filiação dos alunos a Núcleos e Linhas de Pesquisa do Departamento de Administração, de modo a possibilitar maior relevância de suas contribuições, tanto ao Departamento, como ao conhecimento científico na Área de Administração;
• Exigência de formação básica ampla em Administração como pré-requisito.

sub-item Módulo Básico (12 créditos)

De orientação mais funcional, o Módulo Básico requer que o doutorando realize um total de 12 créditos, sendo 3 em sua área de concentração, 3 em Métodos Quantitativos e os 6 restantes a eleger entre as demais áreas, cobrindo as ementas previstas nesse documento. Tais créditos poderão ser obtidos no Curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio, ou em cursos credenciados de mestrado ou doutorado de outra universidade do Brasil ou do exterior, de comprovada excelência acadêmica. Para aproveitamento de créditos será feito exame caso a caso, levando-se em conta, além da qualidade do curso, o programa da disciplina e o desempenho do aluno no mesmo.



sub-item Módulo Metodológico (15 créditos)
O Módulo Metodológico é o eixo central do Curso de Doutorado. Tem o propósito de oferecer ao aluno sólida base metodológica, com ênfase mais quantitativa ou mais qualitativa, dependendo da orientação da área. Consiste de um total de 15 créditos, composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. As eletivas poderão ser cursadas no Dep. de Administraçao, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa. .


Código
Disciplinas Obrigatórias
Créditos
ADM 2831

Métodos Quantitativos I

3

ADM 2833 Metodologia em Finanças I 3
ADM 2837

Métodos Qualitativos I

3

ADM 2836

Metodologia de Pesquisa

3

Código
Disciplinas Eletivas
Créditos
ADM 2832

Métodos Quantitativos II

3

ADM 2838

Métodos Qualitativos II

3

ADM 2839

Métodos de Survey

3

ADM 2835

Projetos de Experimentos

3

ADM 2834

Metodologia em Finanças II

3

ADM 2830

Seminário de Desenvolvimento de Artigos Científicos

3

TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO

18

sub-item Módulo da Área (06 créditos)

Este módulo é oferecido pela Área de Concentração em que o aluno está matriculado. Tem o propósito de proporcionar sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa em que o doutorando está trabalhando.
Consiste de um total de 6 créditos, composto por 2 disciplinas, sendo pelo menos uma oferecida no Doutorado. As disciplinas de Doutorado são oferecidas como "Tópicos Avançados", com 3 créditos. Seu conteúdo poderá variar de um ano para outro, dependendo do enfoque dado pela área.
As disciplinas da Área poderão ser cursadas no Dep. de Administração, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa.

Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2840 ADM 2841 Tópicos Avançados em Finanças I e Tópicos Avançados em Finanças II

3

ADM 2842ADM 2843 Tópicos Avançados em Marketing I e Tópicos Avançados em Marketing I

3

ADM 2844ADM 2845 Tópicos Avançados em Organizações I eTópicos Avançados em Organizações II

3

ADM 2846ADM 2847 Tópicos Avançados em Estratégia I e Tópicos Avançados em Estratégia II 3
TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO 6

sub-item Módulo de Pesquisa de Tese


O Módulo de Pesquisa de Tese tem o propósito de apoiar os alunos da área no desenvolvimento de sua pesquisa de tese de doutorado. Todos os alunos da área participarão do mesmo seminário de pesquisa.
Consiste de um total de 3 créditos, composto por 3 disciplinas: sendo uma Seminário de Pesquisa (3 créditos) e duas disciplinas sem créditos (Exame de Qualificação e Tese de Doutorado).
Nesta etapa final da formação do professor-pesquisador em administração, o doutorando já deverá já ter um professor orientador da tese, tendo-se filiado a uma Linha de Pesquisa do Programa e deverá dedicar-se à prática da pesquisa.

Código
Nome da Disciplina
Créditos
ADM 2828 Seminário de Tese
3
ADM 3004 Exame de Qualificação
0
ADM 3100 Tese de Doutorado
0
TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO 3

Voltar

item Corpo docente

sub-item Coordenador de pós-graduação: Prof. Luiz Eduardo Teixeira Brandão

Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa

Alessandra de Sá Mello da Costa
Doutora, FGV-RJ, Brasil
Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Ana Heloisa Lemos da Costa
Doutora, IUPERJ, Brasil
Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Angela Maria Cavalcanti da Rocha
Doutora, Universidade de Navarra, Espanha
Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes

Antonio Carlos Figueiredo Pinto
Doutor, EPGE/FGV, Brasil
Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora, Virginia Commonwealth University, EUA
Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Jorge Brantes Ferreira 
Doutor, UFRJ, Brasil
Marketing
Currículo Lattes

Jorge Ferreira da Silva
Doutor, PUC-RIO, Brasil
Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes

Jorge Manoel Teixeira Carneiro
Doutor, UFRJ, Brasil
Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes

Leonardo Lima Gomes
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Luiz Alexandre Grubits de Paula Pessoa
Doutor, MACKENZIE, Brasil
Marketing
Currículo Lattes

Luiz Eduardo Teixeira Brandão
Doutor, PUC-Rio
Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Luis Fernando Hor-Meyll Álvares
Doutor, UFRJ, Brasil
Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes

Marcelo Cabús Klötzle
Doutor pela Universidade Católica de Eichstatt
Mercados Financeiros Brasileiros em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Marcos Wilcox Hemais
Doutorado em Administração, UFRJ, 2013
Insatisfação de Consumo e Comportamento de Reclamação do Consumidor; Consumidores de Baixa Renda; Responsabilidade Social Empresarial; Base da Pirâmide; Consumerismo
Currículo Lattes

Paulo Cesar de Mendonça Motta
Doutor, Kansas University, EUA
Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes

Sandra Regina da Rocha Pinto
Doutora, PUC-RIO, Brasil
Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Teresia Diana Lewe van Aduard de Macedo-Soares
Doutora, Montréal University, Canadá
Comportamento e Estratégia Organizacional em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Voltar