Brasão

> Pós-Graduação e Pesquisa> Mestrado e Doutorado > Página anterior

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
Pós-Graduação
 
 

Projetos de pesquisaImagem ilustrativa deste item

item Área de concentração: Finanças

Pesquisador: Dr. Antonio Carlos Figueiredo
Interesses Específicos: Mercado de capitais e derivativos;
Previdência complementar;
Valuation
.
Projetos

Nome:
Consistência de desempenho de fundos de ações no Brasil
Descrição:
Estudo da consistência de desempenho de fundos de ações, utilizando séries temporais de retornos sem ajuste para risco e ajustados ao risco.

Nome:
O efeito da localização de ativos na formação de poupança de longo prazo dos investidores individuais brasileiros
Descrição:
Estudo da alocação de recursos, que compreende, principalmente, a decisão de que classes de ativos considerar e qual montante dedicar a cada uma, dados os objetivos e restrições do investidor.

Nome:
Relações cross-selection entre retornos passados e futuros no Brasil
Descrição:
Estudo da relação entre retornos passados e futuros de ações, na tentativa de encontrar um modelo robusto e coerente com a teoria econômica, que possa tratar desta relação.

Nome:
Controlando o risco de mercado de um fundo de previdência privada
Descrição: Estudo que integra cenários de estresse ao cálculo do VAR, sob a ótica da teoria do valor extremo.

Nome:
A variabilidade e a não persistência das taxas de crescimento: um limitador aos estudos de avaliação de ativos
Descrição:
Estudo que visa analisar quão plausíveis são as hipóteses sobre a manutenção das taxs de crescimento utilizadas em valuation.


Pesquisador: Dr. Luiz Eduardo Brandão
Interesses Específicos:

Finanças corporativas;
Decisão de investimento com incerteza e flexibilidade gerencial (real options);
Avaliação de ativos de meio ambiente

Projetos

Nome: Avaliação de projetos de opces reais em tempo discreto
Descrição: Estudo e desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de projetos com flexibilidade gerencial utilizando árvores binomiais e simulação de Monte Carlo.

Nome:
Avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento
Descrição:
Projetos de P&D são de avaliação complexa devido ao grande numero de incertezas a respeito da qualidade do resultado, tempo de duração e custos do investimento. Este estudo visa analisar esses projetos sob a ótica da flexibilidade gerencial neles existente.


Pesquisador: Dr. Luis Felipe Jacques da Motta
Interesses Específicos:

Sistemas de previdência complementar;
Modelos de financiamento de empresas e projetos;
Avaliação de custo de capital para empresas brasileiras ;
Corporate finance com ênfase em fusões e aquisições .

Projetos

Nome:
Instrumentos de financiamento de longo prazo para empresas
Descrição :
Estudo de novos instrumentos de financiamento, do tipo híbrido, tais como empréstimos de “mezanino”, debentures conversíveis, debentures com bonus de subscrição, etc, visando proporcionar créditos de longo prazo, de mais baixo custo, ao mesmo tempo garantindo ao investidor a possibilidade de obter ganhos extras através da troca futura de dívida por capital próprio.

Nome:
Rentabilidade e viabilidade dos produtos de previdência privada no Brasil
Descrição :
Estudo da rentabilidade e risco dos investidores institucionais no Brasil, com atenção aos fundos de pensão fechados e planos geradores de benefícios livres (pgbls), visando analisar a viabilidade de longo prazo dos planos.

Nome: Análise de risco (VaR) de investimentos na bolsa
Descrição :
Estudo do “Value at Risk”, sob o ponto de vista da liquidez de um determinado papel na Bolsa de Valores no Brasil. Pelas suas caracteristicas de baixa liquidez para mais de 90% das empresas listadas em Bolsa, o conceito de risco somente pelo ponto de vista de variação de preço pode levar a decisões equivocadas de investimento. Neste projeto, procura-se avaliar o risco da liquidez das ações, ou seja a perda possível em um cenário de tentativa de venda, sem que se encontrem compradores


Pesquisador: Dr. Marcelo Cabús Klötzle
Interesses Específicos:

Regulação e o mercado de capitais;
Financiamento internacional de empresas brasileiras;
Comportamento Financeiro.

Projetos

Nome:
Finanças Comportamentais no Mercado de Capitais Brasileiro.
Descrição:
Analisar, do ponto de vista das finanças comportamentais, eventuais anomalias no comportamento do investidor individual no mercado de capitais brasileiro.

Nome:
Criação de valor nos processos de formação de alianças estratégicas no Brasil.
Descrição :
Analisar se a formação de alianças estratégicas no Brasil gera valor para os acionistas e aumenta a rentabilidade das empresas envolvidas em tais processos.

Nome:
Ataques especulativos, risco país e efeito contágio.
Descrição:
Analisar os principais fatores determinantes do risco país

Nome: Finanças corporativas.
Descrição:
Analisar os fatores determinantes da estrutura de capital de empresas e entender a relação entre governança corporativa, estrutura de capital e valor.



Voltar

item Área de concentração: Marketing

Pesquisador: Dr. André Lacombe
Interesses Específicos:

Relacionamentos em cadeias de distribuição física e logística;
Meio ambiente;
Inovação e reposicionamento de produtos

Projetos

Nome:
A Relevância do Apelo Ecológico na Venda de Produtos.
Descrição:
Projeto de mensuração do nível de utilidade de variáveis ecológicas em bens de consumo para consumidores de diferentes perfis



Pesquisador: Dr. Jorge Ferreira da Silva
Interesses Específicos: Estratégias competitivas e colaborativas com ambiente e desempenho;
Engenharia de Marketing
Projetos

Nome:
Impacto das Estratégias Competitivas e Colaborativas no Desempenho das Indústrias.
Descrição:
O objetivo deste projeto é investigar os efeitos conjugados das estratégias competitivas e colaborativas sobre o ambiente competitivo e sobre o desempenho das industrias, avaliando, em conexão, os efeitos diretos isolados das estratégias competitivas, a partir de diversas tipologias estratégicas alternativas. Com base na revisão bibliográfica, compreendendo estratégias, ambiente e desempenho, serão desenvolvidos modelos teóricos atendendo ao propósito da pesquisa. Tais modelos serão testados empiricamente em diversas indústrias brasileiras e avaliados estatisticamente através do uso de análise multivariada e inteligência computacional. O resultado final permitirá a determinação de estruturas causais com propriedades preditivas, que permitirão estimar o desempenho das empresas a partir de suas decisões estratégicas.



Pesquisador: Dr. Paulo Cesar Motta
Interesses Específicos: Marketing e qualidade de serviços;
Qualidade e efeito de gerações;
Marketing e e-comerce
Projetos
Nome:
Marketing Geracional
Descrição:
Esse projeto estuda as implicações dos efeitos de pertencer a uma geração e o comportamento dos consumidores em grandes grupos populacionais. Estuda, particularmente, os valores adquiridos pelos consumidores entre os últimos anos da adolescência e do início da idade adulta. É nesse intervalo de tempo que consumidores compartilham de experiências comuns decorrentes de eventos políticos, econômicos, histórico-culturais e sociais, formando entre eles vínculos que definem um grupo social chamado coorte. Os valores programados pelos coortes permanecem imutáveis durante toda a vida e refletem-se no comportamento dos consumidores. Assim, propiciam oportunidades de marketing, pois salientam homogeneidade entre coortes e ao mesmo tempo que diferenças entre eles. Os projetos em andamento têm aliado aos efeitos coortes os efeitos idade e os efeitos geração.
Nome:
Inovações em Marketing de Serviços
Descrição:
O imperativo da inovação nas empresas de serviços cria uma demanda de rearranjos organizacionais estratégicos nas funções e processos de marketing. Este projeto explora as interfaces das áreas de marketing com a inovação em serviços. Os serviços baseados na inovação tecnológica levam, por um lado, empresas a fomentarem atitudes empreendedores, e adaptarem sua cultura e estrutura organizacional, e por outro a também re-pensar o marketing destes em uma linha empreendedora, na qual ressaltam-se questões como parcerias, co-intermediação e confiança. Esse projeto atua no sentido de criar novas proposições e sempre focadas nas experiências extraordinárias, em linha com a literatura recente de serviços que tem dado atenção crescente à experiências intensas, positivas e intrinsicamente agradáveis. Inclui-se aqui as dimensões maiores de satisfação, fidelização e CRM (customer relationship management).

Voltar

item Área de concentração: Organização


Pesquisador: Dr. T. Diana de Macedo-Soares
Interesses Específicos: Gestão de estratégias competitivas;
Gestão estratégica da mudança;
Sistemas de medição / avaliação de desempenho consistentes com estratégias;
Gestão estratégica de empresas em alianças e redes de relacionamento;
Implementação de estratégias empresariais e corporativas;
Inteligência organizacinal – um enfoque estratégico
Projetos
Nome:
Sistemas de Avaliação & Medição do Desempenho & Estratégias Organizacionais
Descrição:
Tendo em vista que, de forma crescente, os sistemas tradicionais de avaliação e medição de desempenho (SMDO) estão se revelando inadequados aos novos objetivos estratégicos das empresas, investigam-se as tendências e as dificuldades das empresas líderes no país no tocante à avaliação e medição do seu desempenho. Desenvolvem-se instrumentos de avaliação e modelos para o projeto de SMDO adequados aos objetivos de estratégias orientadas para o cliente e demais stakeholders, levando em conta os fatores socio-culturais específicos ao país. O objetivo final é auxiliar na construção e gestão de SMDO que possam contribuir para o sucesso das estratégias organizacionais, competitivas e colaborativas das empresas no Brasil.
Nome:
Gestão da Mudança Estratégica
Descrição:
Considerando que a gestão da mudança estratégica tornou-se crítica para a sobrevivência da grande maioria das empresas, porquanto estão sujeitas a ambientes mais e mais turbulentos, o problema que se coloca na pesquisa é: Como desenvolver, implementar e gerenciar estratégias que garantem às empresas a sustentabilidade de uma performance superior no contexto atual de mudanças e complexidade exponenciais? O objetivo final é de contribuir à solução deste problema, adaptando ou desenvolvendo novos modelos/metodologias para auxiliar a gestão estratégica em contextos de mudanças de grande escala, inclusive a administração das mudanças envolvidas na implementação de novas estratégias. Uma atenção especial é dada ao impacto da tecnologia de informação, à influência das contingências específicas ao país e à importância da responsabilidade social e da ética nos negócios. Enfatizam-se também a avaliação e a medição do desempenho como impulsionadores do processo de mudança.
Nome:
Redes/Alianças Estratégicas: Gestão Estratégica de empresas no Brasil que integram alianças e redes estratégicas
Descrição:
Para sustentar sua vantagem competitiva, no contexto atual de mudança e complexidade exponenciais, um número crescente de empresas no Brasil - como no resto do mundo - , está estabelecendo múltiplas alianças de diferentes tipos, constituindo-se em redes estratégicas. De fato, as alianças e as redes têm sido consideradas uma das opções estratégicas mais adequadas para lidar com as exigências do mercado demasiadas para uma empresa sozinha. Assim, em muitos casos, não é mais possível entender a conduta e a performance da empresa apenas com base na estrutura da indústria na qual se insere ou nos seus recursos à luz das forças macro-ambientais interagentes. É preciso levar em conta as implicações estratégicas das alianças e redes que a empresa integra. Dentro de uma perspectiva integrativa e dinâmica, o projeto de pesquisa tem como proposta não somente desenvolver um ferramental para analisar essas implicações, mas também validá-lo em diferentes empresas e setores industriais no Brasil. Inicialmente, foi realizado um levantamento, por meio de questionário, para avaliar as tendências das 300 empresas líderes no país, segundo a seleção apresentada na revista Exame, Melhores & Maiores, 2001, com relação a sua atuação em redes/alianças estratégicas. Em seguida, após consolidação do referencial teórico, foram desenvolvidos e testados uma metodologia e um arcabouço analítico para auxiliar análises estratégicas na ótica relacional. Este ferramental está sendo aplicado em várias empresas e setores no Brasil. Questões pertinentes ao gerenciamento da rede na perspectiva dos diferentes stakeholders, como a da governança corporativa das empresas envolvidas em redes estratégicas estão sendo investigadas. .O projeto objetiva contribuir para uma maior efetividade na tomada de decisão estratégica das empresas no país que atuam em alianças e redes estratégicas

Voltar