Resumos e palavras-chave: em português e em língua estrangeira

Podem ser apresentados na mesma página ou em páginas distintas.

Resumo em português

Apresentação concisa dos pontos relevantes do conteúdo e das conclusões do trabalho. Deve ser iniciado pelo título da tese ou dissertação e redigido na terceira pessoa do singular, em um único parágrafo, com o verbo na voz ativa, compondo-se de uma seqüência corrente de frases e não de uma enumeração de tópicos. Deve-se evitar o uso de fórmulas, equações, diagramas e símbolos, optando-se, quando necessário, pela transcrição na forma extensa. Não deve incluir citações bibliográficas.

A primeira frase do resumo deve expressar o assunto tratado, caso o título do trabalho não seja explícito, situando-o no tempo e no espaço, ressaltando os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões do trabalho.

Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras.

Palavras-chave

Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões.

Resumo em língua estrangeira

Versão em outro idioma do resumo da tese ou dissertação.

Deve ser iniciado pelo título da tese ou dissertação. Caso seja relevante, poderá ser acompanhada de mais uma versão em outro idioma, na página seguinte.

O resumo é denominado Abstract ou Summary em inglês, Resumen em espanhol, Résumé em francês, Riassunto em italiano e Zusammenfassung, em alemão.

Palavras-chave*

Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões.

* Keywords em inglês, Palabras clave em espanhol, Mots clefs em francês, Parole Chiave em italiano e Schlüsselwörter em alemão.