Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Temas e projetos

Governança e Políticas Públicas

Países:

África do Sul  |  Alemanha  |  Argentina  |  Canadá  |  Chile  |  China  |  Colômbia  |  Dinamarca  |  Espanha  |  Estados Unidos  |  França  |  Holanda  |  Israel  |  Itália  |  México  |  Noruega  |  Portugal  |  Reino Unido  |  Suíça  |  Turquia

Programas de Pós-Graduação:
Projetos:

Desigualdades, práticas e instituições: desafios para as políticas públicas no campo da educação

Coordenadora: Alícia Maria Catalano de Bonamino

Descrição do Projeto:

A compreensão das políticas públicas educacionais no Brasil, passa pelo o modelo federativo, de colaboração entre União, Estados e Municípios e dizem respeito à coordenação federativa, à participação social, à governança, ao controle, monitoramento e avaliação das políticas locais e, notadamente, à relação entre políticas públicas e desigualdades sociais, uma vez que as pesquisas empíricas têm mostrado como as políticas educacionais, mesmo universais e voltadas para o combate às desigualdades, podem reforçá-las.O fenômeno social educação, entendido como resultado de dinâmicas sociais específicas,  coloca em suspenso qualquer suposição sobre a naturalidade de hierarquias, as estruturas de oportunidades, as relações de poder, os processos de inclusão/exclusão e os padrões de interação na constituição de práticas educacionais, de maior ou menor grau de institucionalização. Evidenciar os mecanismos de constituição social dos fenômenos educacionais, explicitando campos, agentes, conflitos, mobilizando-os na interpretação deste projeto societário que é a educação, é o objetivo fulcral deste projeto. Como práticas educacionais se constituem enquanto expressão de dinâmicas sociais específicas?

O PPGE PUC-Rio atualmente abriga inúmeras pesquisas que se debruçam sobre estas questões e que podem ser tratadas a partir de diversas abordagens empíricas e teóricas, seja no campo da história da educação, por exemplo, ou no campo da sociologia da educação, no campo de currículo e formação de professores, ou mesmo no campo da educação intercultural. É justamente articular esta diversidade de abordagens das muitas pesquisas mobilizadas pelo Programa com pesquisas correlatas desenvolvidas em instituições no exterior, o desafio desta pesquisa, contribuindo assim para a institucionalização de parcerias já em curso com pesquisadores da University of Texas-Austin, da University of Arizona, da University College London, das Universidade do Porto e de Lisboa e da Universidade de Lyon.

Instituições parceiras:

Université de Bordeaux – França
University of Copenhagen – Dinamarca
Pontificia Universidad Católica De Chile – Chile
University of London – Reino Unido
Universidade de Coimbra – Portugal


Comunicação política comparada: uma abordagem metodológica para o contexto latino-americano

Coordenador: Arthur Cézar de Araújo Ituassu Filho

Descrição do Projeto:

O foco deste projeto são as interseções entre mídia e democracia na América Latina, abordadas por meio dos paradigmas teóricos desenvolvidos no campo da Comunicação Política Comparada. Em particular, este projeto tem como objetivo, primeiro, desenvolver uma abordagem metodológica específica para os sistemas políticos e midiáticos da região e, segundo, testar essa abordagem metodológica na comparação entre países e contextos latino-americanos.

O principal objetivo deste projeto é entender que tipo de comunicação política se desenvolve nos países da América Latina, em função de suas formas política, econômica e social de organização, e como esses contextos se relacionam entre si. O projeto pretende: 1) investigar a formação sistêmica da comunicação de massa na América Latina, incluindo as tendências recentes no âmbito das mídias digitais; 2) explorar os desenvolvimentos políticos históricos e contemporâneos dos países latino-americanos e suas relações com a mídia; e 3) desenvolver parcerias e análises conjuntas com outros pesquisadores e centros de pesquisa na região. No que se refere à formação profissional, este projeto pretende: 1) formar pesquisadores no campo da Comunicação Política Comparada; e 2) construir conhecimento sobre as especificidades das interseções entre a mídia e política na região, bem como desenvolver um banco de dados e um acompanhamento coletivo e atualizado do tema.

O projeto está sendo desenvolvido com:  Laboratorio de Comunicación Política (LACOP), Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales, Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL) (México); e o Center for Latin American Studies, The University of Arizona (EUA). A interação futura planejada é com: Centro de Estudios de Opinión y Análisis (CEOA); Universidad Veracruzana (Venezuela); Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí (Ecuador); Instituto de la Communicación e Imagem, Universidad de Chile; Faculdad de Comunicación Social, Universidad Externado de Colombia; e Faculdad de Ciencias Sociales, Pontificia Universidad Católica del Perú; Centro de Opinión Pública y Estudios Sociales da Universidad de Buenos Aires (Argentina); Berlin Social Science Center (Alemanha).

Instituições parceiras:

Universidad Autónoma de Nuevo León – México
University of Arizona – Estados Unidos


Cátedra Unesco: Direitos Humanos e Violência; Governo e Governança

Coordenadora: Bethânia de Albuquerque Assy

Descrição do Projeto:
O projeto decorre de uma parceria entre a PUC-Rio e Universidade de Nanterre com a criação da Cátedra UNESCO Direitos Humanos e Violência: Governo e Governança. O atual projeto investiga os discursos e práticas contemporâneos de direitos humanos e direitos das minorias no eixo Brasil-França, a partir dos objetivos seguintes: (i) Refletir sobre os discursos de fundamentação, legitimação, aplicação e crítica dos direitos humanos e dos direitos das minorias (ii) Identificar, na teoria e na jurisprudência, os pontos de interseção e de tensão entre as reivindicações de minorias, o princípio de dignidade humana e os direitos humanos. (iii) Estudar os modelos institucionais da França e do Brasil para a concretização dos direitos humanos e direitos de minoria, particularmente o controle de constitucionalidade. (iv) Analisar a jurisprudência brasileira e francesa no tocante à violência doméstica e aos direitos civis dos indivíduos LGBTI, buscando entender o conceito de vulnerabilidade (e de sujeito vulnerável) pressuposto judicialmente. (v) Examinar de que forma noção francesa de laicidade consiste em uma forma de violência simbólica estatal impondo, por trás da sua aparente neutralidade, uma concepção particular e majoritária (francesa) de viver. Examinar, no Brasil, se a fraca discussão sobre liberdade religiosa e a ausência de um marco normativo possibilitam arbitrariedades judiciais contra religiões minoritárias. (vi) Analisar o multiculturalismo como políticas de identidade, de diferença e de reconhecimento, destacando paralelos e diferenças entre a imigração franceses e as experiências brasileiras, decorrentes da escravidão e das migrações voluntárias do século XX. (vii) Comparar os modelos brasileiros e franceses de efetivação judicial de direitos sociais para classes populares e minorias. (ix) Investigar o estatuto epistêmico-político do princípio da dignidade humana e dos direitos humanos na ação de movimentos sociais criminalizados: desenhos institucionais, quadros legais e decisões judiciais cujos efeitos sociais consistam na criminalização de movimentos e demandas sociais por direitos. O projeto está sendo desenvolvido com a Université Paris X–Nanterre (França), em pareceria com Universidade Externado de Colombia, Universidade Carlos III de Madrid (Espanha) e Universidade Camerino (Itália).  A interação futura planejada é com a Birkbeck Law School (Inglaterra).

Instituições parceiras:

Université Paris Ouest Nanterre La Défense - Paris X – França
University of London - Birkbeck, London – Reino Unido


Economia Política e Desenvolvimento Econômico

Coordenador: Fabio Adriano Miessi Sanches

Descrição do Projeto:

Este projeto envolve o prosseguimento de esforços de pesquisa oriundos de cooperações internacionais já estabelecidas com pesquisadores das seguintes universidades: Harvard University, MIT, UC Berkeley e CEMFI-Espanha.  Em uma de suas vertentes, o projeto analisa como deputados reagem à entrada de internet 3G nos municípios brasileiros com foco na comunicação com eleitores via Facebook e a distribuição de emendas parlamentares. Exploramos a variação existente na entrada de internet 3G nos municípios entre 2010 e 2014. Serão coletadas informações sobre localização de antenas de celular e 3G, dados de deputados e de quantificação da comunicação dos deputados (com base em técnicas de análise de texto de machine learning). Em outra vertente, o projeto estuda a hipótese de que salários de políticos atraem políticos mais qualificados e de que esses políticos exercem um maior esforço. Para identificar esses efeitos, explora-se o fato de que nos municípios brasileiros existe uma regra baseada em população dos municípios que limita o salário pago aos vereadores locais. Resultados preliminares mostram que aumentos exógenos dos salários de vereadores aumentam o número de candidatos para esta posição assim como suas qualificações medidas por anos de escolaridade, ocupação e experiência. Melhora também o desempenho dos vereadores em termos de sua eficiência legislativa e a provisão de bens públicos locais. Finalmente, estudamos como elites políticas permanecem no poder e o impacto que essa permanência tem sobre padrões de desenvolvimento econômico. Serão coletadas informações da identidade dos prefeitos de municípios brasileiros desde 1945 em 6 estados. Através de um processo de pareamento de nomes, criaremos medidas de persistência de poder político onde as mesmas famílias dominam a política local dos municípios. Usando variações de transições políticas no Brasil, pretendemos mostrar que lugares em que o governo militar introduziu concorrência para as elites tradicionais tiveram um aumento de concorrência política e um processo de desenvolvimento econômico mais acelerado comparados com lugares onde as mesmas famílias dominam o poder há várias décadas.

Instituições parceiras:

City University of London - Cass Business School – Reino Unido
University of California, Berkeley – Estados Unidos
Massachusetts Institute of Technology – Estados Unidos
University of London - The London School of Economics and Political Science – Reino Unido


Políticas públicas em saúde e desenvolvimento humano

Coordenador: Daniel Correa Mograbi

Descrição do Projeto:

O principal foco do presente projeto é a realização de estudos que fomentem a criação de políticas públicas baseadas em evidência, incluindo investigações sobre a eficácia de tratamentos e a avaliação de programas educacionais. O desenvolvimento de indicadores para monitoramento e avaliação de políticas públicas é um importante compromisso social, sobretudo em um país com graves restrições orçamentárias e profundo histórico de desigualdade como o nosso. Indicadores dessa natureza buscam operacionalizar dimensões sociais abstratas e complexas de forma objetiva e padronizada, podendo ser utilizados para subsidiar decisões do poder público, bem como auxiliar na formulação de novas políticas sociais. O projeto conta com métodos complementares (incluindo dados quantitativos, qualitativos, comparativos e medidas fisiológicas) na investigação de temas relacionados às profundas mudanças demográficas que nossa sociedade atravessa nas últimas décadas, incluindo reduções nas taxas de natalidade e um aumento da expectativa de vida. Dentro destes tópicos, destacam-se questões referentes à intervenção precoce e prevenção de quadros patológicos na infância e adolescência, bem como o desenvolvimento de novas formas de manejo clínico no envelhecimento saudável e patológico, além da criação de ferramentas terapêuticas psicossociais ou farmacológicas. O projeto insere-se em uma série de parcerias já estabelecidas pelo PPG, amparadas por financiamento internacional (e.g. grants do Medical Research Council, Royal Society) e nacional (bolsas de doutorado-sanduíche, sanduíche-reverso e recursos de instituições privadas) obtido ao longo dos últimos anos. Além disso, o projeto está alicerçado em parcerias institucionais, como, por exemplo, um acordo de dupla titulação para o mestrado formalizado recentemente (Università di Perugia), com um acordo para o doutorado em termos similares sendo discutido com King’s College London (em curso na CCCI). Outras instituições incluídas no projeto são: na Itália, Università di Verona, Università Sapienza di Roma; no Reino Unido, University College London; nos EUA, University of Oregon, Malone University; e, em Portugal, Universidade Fernando Pessoa, Universidade do Porto. Os recursos requisitados têm como objetivo o fortalecimento dessas parcerias, com seu uso planejado para promoção do intercâmbio de docentes em missões de colaboração, a formação de alunos no exterior, além da atração de jovens pesquisadores internacionais para o Brasil.

Instituições parceiras:

University of London - University College London – Reino Unido
Università Degli Studi di Perugia – Itália
University of London - Kingis College London – Reino Unido
Malone University – Estados Unidos
University of Oregon – Estados Unidos
University of Arizona – Estados Unidos
University of California, Santa Barbara – Estados Unidos
University of Texas, Austin – Estados Unidos
The Ohio State University – Estados Unidos
Brunel University – Reino Unido
Universidade Fernando Pessoa – Portugal
Università Degli Studi di Roma "La Sapienzaii – Itália
Universidade do Porto – Portugal
University of Maryland - Baltimore County, Baltimore – Estados Unidos
University of Minnesota – Estados Unidos
Università Degli Studi di Verona – Itália


História global: debates e tendências historiográficas

Coordenador: Diego Antonio Galeano

Descrição do Projeto:

O foco deste projeto são as diversas correntes historiográficas e debates que visam compreender o processo histórico de formação do mundo global e a emergência de linguagens (sociais, políticas e culturais) da chamada “globalização”. Entre seus principais objetivos está o mapeamento das abordagens historiográficas contemporâneas no campo dos estudos ditos transnacionais, “transfronteiriços” e transculturais, que nos últimos anos ganharam visibilidade na história, mas também na antropologia, literatura e sociologia.  No que diz respeito ao domínio particular da história, identificamos duas grandes correntes: por um lado, há os estudos que defendem a estratégia de “ir além do local” e, por outro, há aqueles que defendem a estratégia de “jogos de escala” entre o local e o global, entre o particular e o universal. Os objetivos específicos do nosso projeto são: (1) investigar os diferentes usos e mudanças de significado de conceitos políticos seminais da linguagem do mundo global e da globalização; (2) desenvolver e aprofundar parcerias e mais projetos colaborativos com pesquisadores e centros de pesquisa que são referência internacional neste campo de estudos e que estabeleceram, nas últimas décadas, laços estreitos com o Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, do Departamento de História da PUC-Rio.

O projeto está sendo desenvolvido com: A Red de Investigación en Historia Conceptual Comparada del Mundo Iberoamericano (IBERCONCEPTOS) da Universidade do País Vasco (Espanha); o Programa de História Intelectual Latino-americana da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina); o Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES) da Universidade Nacional de San Martín (Argentina); o Instituto de História Argentina e Americana “Dr. Emilio Ravignani” da Universidade de Buenos Aires (Argentina); o Instituto de Investigaciones Históricas da Universidade Nacional Autónoma de México - UNAM (México); o Centro de Estudios Historicos de El Colegio de México (México); o Centro de Estudos Contemporâneos Portugueses do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE / IUL (Portugal); a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) e o Centro de Estudos e Documentação da Ilha de Moçambique (CEDIM) da Universidade do Lúrio (UniLúrio-Moçambique); e o Zentralinstitut für Lateinamerikastudien (ZILAS) da Katolische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha).

Instituições parceiras:

Universidad Nacional de San Martin – Argentina
Universidad Nacional de Quilmes – Argentina
Universidad Nacional Autónoma de México – México
El Colegio de México – México
Instituto Universitário De Lisboa – Portugal
Universidade de Lúrio – Moçambique
University of Florida – Estados Unidos
Universidad Del País Vasco – Espanha
Katholische Universitãt Eichstãtt-Ingolstadt – Alemanha


Liderança Autêntica no Contexto Organizacional: Impactos na Cidadania Individual e Corporativa

Coordenadora: Flávia De Souza Costa Neves Cavazotte

Descrição do Projeto:

O projeto em andamento investiga a influência da liderança autêntica sobre i) a cidadania dos indivíduos nas organizações (comportamento de cidadania organizacional) e sobre ii) a cidadania da organização na sociedade (responsabilidade socioambiental da empresa), a partir de dados coletados no Brasil e nos Estados Unidos. A pesquisa busca analisar se as dinâmicas entre a liderança autêntica e a cidadania variam em função de valores individuais e societais. Em sua primeira fase, a pesquisa verificou: i) se esse tipo de liderança em gestores estimula o comportamento cidadão de funcionários (i.e., altruísmo, cortesia, responsabilidade, respeito a normas e virtude cívica no trabalho), e se a força dessa influência varia em função dos valores dos liderados, com foco na sua benevolência;  ii) se esse tipo de liderança em superiores estimula atitudes positivas em relação a princípios, processos e práticas de responsabilidade socioambiental entre gestores, e se a força dessa influência varia em função dos valores dos gestores, com foco no seu materialismo.

Na segunda etapa, será verificada a influência de diferentes dimensões da liderança autêntica (ética e humildade), em atitudes e comportamentos específicos de funcionários (respeito/admiração pelo líder e comportamento de segurança pessoal/ambiental, respectivamente). A fim de expandir as parcerias internacionais, estão previstas as seguintes ações: 1) realizar missões e visitas técnicas em instituições internacionais para promover as parcerias atuais e prospectar novas parcerias; 2) apresentar os resultados de pesquisa preliminares em congressos e eventos internacionais de expressão na área; 3) oferecer bolsas no país para professores visitantes estrangeiros vinculados ao projeto; 4) oferecer bolsas no exterior (doutorado sanduíche, pós-doutorado) para desenvolvimento de docentes e discentes vinculados à linha de pesquisa; 5) promover a participação de docentes e doutorandos em summer schools, no país e no exterior.

O projeto está sendo desenvolvido com a Illinois State University, College of Business, e a Georgia State University. E, a interação futura planejada é com as universidades Illinois State University; University of Illinois, EUA; Georgia State University, EUA; e Texas Technological Institute, EUA.

Instituições parceiras:

East Carolina University – Estados Unidos
Illinois State University – Estados Unidos


Monitoramento dos processos de participação infantil em políticas e programas de proteção à infância em âmbito internacional

Coordenadora: Irene Rizzini

Descrição do Projeto:

O objetivo deste projeto é analisar as concepções atuais e as iniciativas de monitoramento da participação infantil no âmbito das políticas e dos programas de proteção e garantia de direitos a crianças e adolescentes. A pesquisa vem sendo desenvolvida em parceria com pesquisadores de 5 países (Brasil, Canada, Escócia, África do Sul e China)*.  A proposta é dar continuidade à pesquisa, ainda preliminar, e envolver outros países, sobretudo da América Latina.

Trata-se de um tema de relevância internacional. Esforços de proteção a crianças e adolescentes são urgentes, devido a diferentes fatores, entre eles mudanças socioeconômicas, políticas e ambientais, destacando-se o aumento dos fluxos migratórios. Nesses contextos, crianças e adolescentes encontram-se entre os mais vulneráveis. No entanto, a maioria dos serviços de proteção não os inclui nos processos de definição de suas políticas e práticas, conforme previsto na normativa internacional (UNCRC, Art 12). O projeto visa: 1. Conceituar e contrastar os processos de participação infantil e monitoramento nos diferentes países envolvidos; 2. Realizar estudos de caso sobre práticas em curso em cada país; 3. Analisar a influência da participação infanto-juvenil nos processos decisórios; 4. Formar uma rede de intercâmbio com foco sobre o tema na América Latina, visando a inclusão de estudantes e jovens pesquisadores.

Parceiros envolvidos: Ryerson University, Mcgill University e Canada International Institute for Child Rights and Development (Canada); University of Edinburgh (Escócia); University of Cape Town (África do Sul); Right to Play International (China).

Pretende-se envolver os seguintes novos parceiros: Universidad e Guadalajara (México); Universidad Autonoma Metropolitana de México; Universidad de Manizales (Colombia); Universidad San Martín (Argentina); Universidad Lloma de Zamora (Argentina); Universidad de Caracas (Venezuela); University of Dundee (Escócia); University of Sheffield (Inglaterra); World International Training Graduate Institute, Vermont (EUA); Shanghai Academy of Social Sciences (China).Pretente-se realizar duas escolas de inverno.

Instituições parceiras:

Ryerson University – Canadá
The University of Edinburgh – Reino Unido
Mcgill University – Canadá
University of Cape Town – África Do Sul
Universidad de Guadalajara – México


Mapeando as Dinâmicas das Humanidades no Brasil e no Mundo

Coordenador: Julio Cesar Valladão Diniz

Descrição do Projeto:

Desde 2013 existe uma parceria de colaboração com o Centro de Pesquisa Humanomics da Universidade de Aalborg, Dinamarca (Humanomics Research Center). Este centro foi fundado em 2012 dedicado à descrição empírica e análise das dinâmicas científicas da área das humanidades e de seu impacto na sociedade a partir do exemplo ilustrativo das ciências na Dinamarca. Em 2017, realizou-se na PUC-Rio o primeiro encontro internacional no Brasil de pesquisadores de Europa e das Américas do Norte e do Sul para desenvolver estratégias de inovação e desenvolvimento científica entre as humanidades, as ciências sociais e as áreas exatas e tecnológicas.   O projeto “Mapeando as dinâmicas das humanidades” é um projeto cujo objetivo é mapear as redes académicas e sociais da pesquisa nas humanidades e suas tendências contemporâneas através de encontros internacionais de capacitação de estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores. O projeto visa a criar uma colaboração multi- e transdisciplinar sobre as fronteiras nacionais com a finalidade de produzir evidencias concretas por via de questionários e dados estatísticos que aumentem a compreensão do valor e da importância das humanidades na sociedade. O projeto procura medir o impacto real e efetivo das humanidades num leque amplo de áreas sociais abarcando a mídia e a cultura de um extremo e os negócios e as políticas públicas de outro. A ambição é ampliar o discurso público e avançar o desenvolvimento das políticas e das práticas de pesquisa de maneira que maximize o uso e o aproveitamento das humanidades na sociedade.

Instituições parceiras:

Aalborg Universitet, Kobenhavn – Dinamarca
University of Copenhagen – Dinamarca
Universidad Nacional de Rosario – Argentina
Columbia University – Estados Unidos


Interfaces das polícias e das Forças Armadas na defesa e na segurança da América Latina

Coordenador: Maria Celina D'Araujo

Descrição do Projeto:

O projeto visa a examinar as possibilidades de cooperação entre Forças Armadas e polícias no combate à violência e ao narcotráfico na América Latina. As razões para tanto são a alta repercussão dos índices de violências da região. Tomando dados do Igarape Institute, a América Latina e o Caribe em 2012 reuniam apenas cerca de 8% da população mundial mas concentravam 33% dos homicídios totais. Quatorze dos vinte países mais perigosos do mundo estavam ali localizados. Nesse mesmo ano, uma em cada cinco pessoas mortas violentamente era brasileira, colombiana ou venezuelana e mais da metade dessas vítimas tinham entre 15 e 29 anos. Esses mortos tampouco pertenciam majoritariamente à etnia branca: eram, em geral, afrodescedentes ou indígenas. A esses números assustadores ainda se juntava o fato de que a região concentrava altas taxas de feminicídio.

As Forças Armadas, que sempre tiveram alta presença política na região, têm sido conclamadas ou forçadas a participar desse desafio no século XXI. As avaliações sobre esse tipo de cooperação mudam de país para país. Num extremo, temos Argentina, que impossibilita constitucionalmente esse arranjo e no outro temos países andinos e alguns da América Central para quem não há diferenciação entre as atividades de defesa e segurança e as Forças Armadas são talhadas para ambas as funções. O Brasil é um caso intermediário.

De outro lado, há preocupações latentes sobre possíveis intervenções militares, dentro fora do controle constitucional para enfrentar problemas políticos, sociais e de segurança.  O grande desafio a englobar segurança e defesa hoje diz respeito ao narcotráfico que se transformou em poder financeiro e armado internacional. O presente projeto se propõe a estudar casos bem sucedidos de administração desse problema e a pensar sua utilidade para soluções em países que enfrentam esses desafios de forma mais urgente.

O projeto está sendo desenvolvido com a Rede de Segurança e Defesa da América Latina, com sede em Buenos Aires.  A interação futura planejada é com a The Norman Paterson School of International Affairs, Carleton University, Canadá.

Instituições parceiras:

Carleton University – Canadá
Red de Seguridad y Defensa de América Latina – Argentina


Política e pensadores em Rede: novos movimentos sociais, instituições e governança

Coordenador: Rodrigo Guimarães Nunes

Descrição do Projeto:

O projeto de estudo das dinâmicas sociais da produção de ideias nasceu na École Normale Supérieure e se expandiu a partir da PUC-Rio para a Universidad de Buenos Aires - UBA, para a Université du Québec à Montreal - UQAM e para Utrecht University. Graças a uma colaboração interdisciplinar de filósofos, historiadores e sociólogos, a história da filosofia integrou à análise comparativa das dinâmicas das trocas materiais e intelectuais outros campos do saber. A partir de realidades históricas concretas - no caso, as novas ondas de protesto com características próprias: organização em rede, papel relativamente pequeno de organizações de massa, rápido crescimento (e, às vezes, refluxo), propagação “viral” etc. Tais protestos tiveram destinos bastante diversos, que vão de uma penetração na política eleitoral (Espanha, Estados Unidos) à repressão violenta (Egito), passando por reações que implicaram um fortalecimento de processos que criticavam (Turquia, Brasil). Este projeto reúne uma equipe transdisciplinar de diferentes países que têm, desde diferentes especialidades, estudado este novo tipo de movimento há quase uma década. A partir de diferentes áreas – filosofia política, filosofia da tecnologia, filosofia da ciência, ciência política, sociologia, análise de dados de plataformas digitais, teoria das redes, física e biologia –, os participantes têm se debruçado sobre as questões que estes fenômenos levantam, divididas em duas grandes áreas gerais: (a) a forma de organização: como é possível apreender o modo como eles se organizam em sua especificidade, sem descrevê-los apenas negativamente, segundo o que aparentemente lhes falta (“sem líderes”, “sem organização”)? (b) as teorias da transformação social: Há uma teoria da transformação social implícita nas ações dos agentes?

Ao seguir o devir dos conceitos através das fronteiras disciplinares, ressaltando tanto as práticas como os problemas, a Filosofia ajuda a pensar os laços de retroação que definem as controvérsias e contribuem para a geração de ideias novas, fornecendo novos métodos e novos quadros históricos para jovens pesquisadores, fortalecendo o estudo dos movimentos minoritários numa rede de alta qualidade internacional exigente, ligada a editoras suscetíveis de dar visibilidade a esses textos.

Instituição parceira:

Universidad de Buenos Aires – Argentina


Transformação de Conflito e Mediação Internacional

Coordenadora: Mônica Herz

Descrição do Projeto:

O projeto volta-se para a produção e difusão de conhecimento e expertise relacionados ao amplo espectro de processos e mecanismos de produção da paz e transformação de conflitos, incluindo as negociações de paz, os processos de mediação internacional e as operações de paz.

Os objetivos centrais são: (i) produzir e disseminar análises políticas e pesquisas baseadas em evidências acerca dos processos de paz, resolução de conflitos e construção da paz; (ii) desenvolver e fortalecer capacidades e competências sobre negociação de paz, mediação internacional e operações de paz no Sul Global, em especial na América Latina; e (iii) aumentar o engajamento com atores envolvidos em políticas públicas relacionadas às negociações pela paz, mediação internacional e resolução de conflitos.

O projeto visa nos próximos 4 anos continuar o processo de formação de quadros no campo de resolução de conflitos através da consolidação de redes de pesquisa, criação de disciplinas de graduação e pós-graduação e avanço do estudo de resolução de conflitos na América Latina, além da participação da região na produção de mecanismos de governança internacional nesta esfera.

O projeto está sendo desenvolvido com: African Centre for Constructive Resolution of Disputes (ACCORD) (África do Sul); Centre for Mediation in Africa University of Pretoria (CMA) (África do Sul); Centre for Resolution of International Conflicts (CRIC) (Dinamarca); Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) - Sede Equador; The Peace Research Institute Oslo (PRIO) (Noruega); Bilkent University (Turquia); House of Wisdom (Palestina); Swisspeace (Suíça); Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz; Norwegian Centre for Conflict Resolution (NOREF) (Noruega).

A interação futura planejada é com  Norwegian Institute of International Politics (NUPI) (Noruega); Graduate Institute of International and Development Studies(Suíça); Université de Montreal (Canadá); Universidad de los Andes (Colômbia); Universidad de Buenos Aires (Argentina); Escola Sul-Americana de Defesa (ESUDE) da União das Nações Sul-Americanas (Equador).

Instituições parceiras:

Bilkent University – Turquia
Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Ecuador – Equador
Institut de Hautes Études Internationales Et Du Développement – Suíça

 


Finanças para o Desenvolvimento e Salvaguardas

Coordenador: Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves

Descrição do Projeto:

O projeto aborda a elaboração de regras e políticas no campo do desenvolvimento internacional. Particularmente, o projeto visa analisar como o G20, o Banco Mundial, o Fórum Econômico Mundial e os BRICs estão elaborando uma agenda de investimentos privados. O projeto aborda três desafios estabelecidos pela agenda de mobilização de investimento privado pós 2015 para o Desenvolvimento (FfD): (i) padrões socioambientais inseridos nos fluxos FfD; (ii) a eficácia dos sistemas nacionais para apoiar as salvaguardas socioambientais e (iii) os impactos públicos versus privados na proteção socioambiental. Neste ponto, durante a fase I, o projeto mapeou os padrões sócioambientais embutidos nos fluxos FfD. Durante a próxima fase (II), o projeto se concentrará em atividades de pesquisa e treinamento. Em termos de pesquisa, o projeto identificará os fluxos financeiros chineses para a América Latina e analisará como os sistemas dos países latino-americanos estão mudando em face desses fluxos financeiros internacionais. Em termos de treinamento, o projeto conduzirá as seguintes atividades: (i) criar cursos de graduação conjunta compartilhados com universidades parceiras (Graduate Institute and Fudan University); (ii) Escola de Verão do Brics Policy Center (BPC) sobre Desenvolvimento Internacional com universidades parceiras em países do BRICS; (iii) Escola de Verão da América Latina sobre Desenvolvimento Internacional com universidades parceiras na região. O projeto está sendo desenvolvido com  German Development Institute; Institute for Advanced Sustainability Studies (Alemanha); Shanghai Institutes for International Affairs (China); South Africa Institute of International Affairs; Witz University (Africa do Sul); Graduate Institute (Suiça); Fudan University (China). Interação futura planejada é com Boston University (EUA); Norwegian Institute of International Politics (Noruega); Instituto Mora (Mexico); Universidad del Pacifico (Peru); Universidad de los Andes (Colombia); Universidad de Buenos Aires (Argentina); FLACSO (Equador).


A cidade informal no século 20: política urbana e administração de populações

Coordenador: Rafael Soares Gonçalves

Descrição do Projeto:

Esse projeto parte da hipótese que o desenvolvimento dos bairros informais significa menos a aparição de novos modos de produção da cidade do que a relegação à ilegalidade de formas de produção urbana já existentes. O projeto pretende trabalhar a história dos bairros informais ao longo do século XX sobre o ângulo das formas de tratamento da questão pelos poderes públicos. O foco se volta para a construção jurídica e administrativa das categorias da cidade informal (favelas, bidonvilles, barriadas, townships...) e para os modos de administração das pessoas que ali residem.

O projeto consiste em uma pesquisa comparativa e colaborativa. Pretende-se trabalhar de forma comparativa a emergência dos bairros informais em várias metrópoles do mundo a partir de um protocolo de pesquisa, que é seguido pelos participantes do projeto e apresentado em dois seminários anuais abertos e em reuniões fechadas de trabalho da equipe.

O projeto está sendo desenvolvido com as seguintes instituições: Universitat di Macerata(Itália); Université de Paris 1 (França); CNRS (França); Universidad de Santiago (Chile); Pontificia Universidad Javeriana de Cali (Colombia); Leeds University (Reino Unido); Chicago University (EUA); Universidad Nacional Autónoma de Mexico; Université Paris 8.

A interação futura planejada é com: Universidad Nacional de General Sarmiento (Argentina); Universidad Nacional Autonoma de Monterrey (México); Universidad Nacional de Avellaneda (Argentina); Universidad de San Marco (Peru); The City University of New York (EUA).Pretente-se realizar duas escolas de inverno.

Instituições parceiras:

Université Panthéon Sorbonne - Paris I – França
Universidad de Chile – Chile
State University of New York, Purchase College – Estados Unidos