Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Temas e projetos

Energia e Meio Ambiente

Países:

Alemanha  |  Argentina  |  Austrália  |  Canadá  |  Chile  |  China  |  Colômbia  |  Dinamarca  |  Espanha  |  Estados Unidos  |  Finlândia  |  França  |  Holanda  |  Índia  |  Irlanda  |  Itália  |  Japão  |  Noruega  |  Portugal  |  Reino Unido  |  Rússia  |  Suécia  |  Suíça

Programas de Pós-Graduação:
Projetos:

Desenvolvimento de um índice ambientalmente ajustado para a pobreza multidimensional

Coordenador: Bernardo Baeta Neves Strassburg

Descrição do Projeto:

Com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), há um maior reconhecimento da interdependência de múltiplos fatores causais que afetam o bem-estar e os resultados da pobreza, especialmente em relação ao  ambiente natural.

A pesquisa visa comparar as estatísticas de pobreza ajustadas ao meio ambiente com as já existentes baseadas em seus padrões de incidência e profundidade de pobreza e bem-estar. Assim, pretende-se avaliar se os focos das estratégias nacionais de combate à pobreza no Brasil, como a iniciativa Bolsa Família do programa Fome Zero, contribuíram para mudanças nas medidas de pobreza existentes e nas ambientalmente ajustadas, podendo ajudar a entender se as melhorias observadas no PIB e na renda no Brasil ao longo do tempo se refletem de forma mais ampla em medidas ambientalmente ajustadas de pobreza multidimensional. Em última análise, o projeto visa desenvolver novos insights que ajudarão os tomadores de decisão e outros atores em implementar estratégias mais bem informadas e mais holísticas para a atenuação da pobreza, maior bem-estar social e desenvolvimento sustentável.

Os objetivos do projeto são: (1) Examinar em que medida os dados ambientais e de pobreza no Brasil podem ser acoplados para análise em escalas espaciais e temporais que sejam significativas para insights políticos relevantes na extensão e profundidade da pobreza multidimensional; (2) Analisar a diferença nas estatísticas de pobreza global entre as medidas de pobreza multidimensional existentes e as medidas de pobreza multidimensional ambientalmente ajustadas; (3) Avaliar a utilidade (relevância política, legitimidade e aceitabilidade) da medida de pobreza ambientalmente ajustada através de uma oficina com partes interessadas no Brasil e um envolvimento mais amplo dessas partes.

O projeto está sendo desenvolvido com Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Southampton (Reino Unido), Universidade de Sheffield (Reino Unido), United Nations Environment Programme World Conservation Monitoring Centre (UNEP-WCMC) (Reino Unido), e Southasia Institute of Advanced Studies (SIAS) (Nepal).

Instituição parceira:

University of Cambridge – Reino Unido


Economia e meio ambiente no Brasil: implementando os compromissos do Acordo de Paris (2015)

Coordenador: Juliano Junqueira Assunção

Descrição do Projeto:

Esse projeto tem como objetivo o prosseguimento de esforços de pesquisa oriundos de cooperações internacionais já estabelecidas com pesquisadores das seguintes universidades: Brown University, MIT, UC Berkeley, University of Toronto e Yale University. O Brasil se comprometeu a promover uma redução das suas emissões de gases de efeito estufa de forma significativa. O objetivo é obter, em 2025, uma redução de 37% em relação aos níveis de 2005 e, em 2030, uma redução ainda maior (43%). O cumprimento dessas metas requer uma série de políticas públicas voltadas ao combate ao desmatamento, restauro florestal e agricultura. O Brasil, pela extensão de suas florestas tropicais e importância na produção de alimentos, atrai bastante interesse internacional sobre o gerenciamento de seus recursos naturais. O projeto tem como objetivo documentar a efetividade e os mecanismos de funcionamento das políticas públicas voltadas (i) à produção agropecuária e (ii) para a conservação ambiental. Esse conhecimento é peça fundamental para o aprimoramento das políticas públicas. No caso da agropecuária, fricções no mercado de crédito ou seguro podem dificultar a adoção de novas técnicas de produção enquanto a insegurança sobre o direito de propriedade pode encurtar o horizonte de planejamento dos produtores. Esses problemas podem se manifestar na redução global da produtividade agropecuária, mas também na dispersão de produtividade entre produtores e ineficiência. Para a parte ambiental, ao contrário da agropecuária, não há mercados bem definidos. Sua provisão é primordialmente determinada por um conjunto de políticas de conservação. São essas políticas que definem, de forma direta ou indireta, os incentivos necessários para a provisão de serviços ecossistêmicos. Políticas que alterem o padrão de expansão da agropecuária podem produzir, conjuntamente, crescimento econômico e melhorias na provisão de serviços ambientais, além do aumento da eficiência do uso da terra. Finalmente, este projeto também pretende avaliar as consequências da substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis no mercado de trabalho de um país em desenvolvimento, tanto em termos da magnitude da criação/destruição de emprego como da qualidade dos postos de trabalho, com base nos microdados da Rais. Embora as mudanças potenciais nos mercados de trabalho sejam frequentemente mencionadas como um aspecto-chave dos avanços tecnológicos, até onde sabemos não há evidências sólidas sobre esse tema.

Instituição parceira:

Yale University – Estados Unidos


No caminho da sustentabilidade: otimização da produção e da conversão de recursos energéticos fósseis e renováveis

Coordenador: Luís Fernando Figueira da Silva

Descrição do Projeto:

Este projeto envolve pesquisadores e alunos dos PPG´s de Eng. Civil, Elétrica, Industrial, Mecânica, Química e de Materiais, Química, Metrologia, Administração, Geografia e Economia da PUC-Rio.  Esses programas já desenvolvem pesquisa em colaboração com importantes Universidades e Centros de Pesquisa dos EUA, Canadá, França, Espanha, Noruega, Inglaterra e Holanda através de colaborações formais via programas como CAPES-COBECUB, CAPES-SIU, Newton Fund. e interações informais via alunos de doutorado sanduíche e pela vinda de pesquisadores estrangeiros.

O projeto trata de estudos fundamentais e aplicados nas diferentes etapas da cadeia produtiva de energia, deste a produção de petróleo e gás, geração por fontes alternativas, otimização da distribuição, planejamento energético, valoração de projetos de energia sustentável, minimização do impacto ambiental e social.

Na área de óleo e gás, o foco é na otimização dos processos de produção, incluindo perfuração de poços, recuperação avançada e transporte.  Na área de fontes renováveis, os temas de pesquisa incluem desenvolvimento de células fotovoltaicas, aproveitamento de resíduos na geração de energia e valoração de projetos de energia sustentável.  Na área de gestão, a pesquisa engloba o planejamento e programação das cadeias de suprimento de petróleo e energia renovável. Na área ambiental, os temas englobam o desenvolvimento de ferramentas para avaliação da presença e origem de hidrocarbonetos em ambiente marinho, redução da emissão de gases de efeito estufa e reutilização de resíduos para geração de energia.

Instituições parceiras:

Centralesupélec – França
Universidad Técnica Federico Santa María – Chile
Universidade de Aveiro – Portugal
University of  Bath – Reino Unido
Universidad de Oviedo – Espanha
Universitat Autónoma de Barcelona – Espanha
Concordia University – Canadá
University of  Surrey – Reino Unido
Georgia Southern University – Estados Unidos
Georgia Institute of  Technology – Estados Unidos
Université Lille 1 – Sciences Et Technologies – França
Imperial College London – Reino Unido
Universidad de Castilla – La Mancha – Espanha
Pontificia Universidad Católica de Chile – Chile
Universitat Politécnica de Catalunya – Espanha
Universidade de Lisboa – Portugal
University of London – Reino Unido
Aalborg Universitet – Dinamarca
Universidade Católica Portuguesa, Porto – Portugal
Universidad Adolfo Ibáñez – Chile
Hogskolen I Molde – Vitenskapelig Hogskole I Logistikk – Noruega
Case Western Reserve University – Estados Unidos
École Nationale Supérieure Diarts Rt Métiers, Paris – França
Sorbonne Université – França
Université de Rennes I – França
École Supérieure de Physique et de Chimie Industrielles de La Ville de Paris – França
Rice University – Estados Unidos
École Centrale de Lille – França
École Nationale Supérieure des Mines de Paris – França
Fraunhofer-Institut Fur System- Und Innovationsforschung – Alemanha
Technische Universitãt Braunschweig – Alemanha
Universitetet I Oslo – Noruega
Politecnico di Milano – Itália
Westfãlische Wilhelms – Universitãt Münster – Alemanha
Aalto-Yliopisto – Finlândia
Alfred–Wegener–Institut – Alemanha
Norges Miljõ– Og Biovitenskapelige Universitet – Noruega
Arizona State University – Estados Unidos
National Renewable Energy Laboratory – Estados Unidos
Commissariat a Lienergie Atomique – França
Escuela Politécnica Nacional – Equador
Universitat de Valência – Espanha
Universidad Central Marta Abreu de Las Villas – Cuba
University of  Strathclyde – Reino Unido
Universidade Do Porto – Portugal
Université de Sherbrooke – Canadá
Durham University – Reino Unido
Taras Shevchenko National University of Kyiv – Ucrânia
École Des Ponts Paristech – França
Bundesanstalt Fur Materialforschung Und – Prüfung – Alemanha


Avaliação de Projeto de Energia Renovável em Condições de Risco e Flexibilidade

Coordenador: Luiz Eduardo Teixeira Brandão

Descrição do Projeto:

A transição para uma matriz energética sustentável é um tema crucial para o Brasil e para o mundo. Como um dos países de maior proporção de uso de fontes renováveis, o Brasil tem o potencial de ser o país líder na inovação e no uso de energia limpa. Este projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de ferramental teórico e prático de valoração de projetos complexos de energia renovável. A adequada modelagem de projetos de energia permitirá uma melhor gestão dos recursos da sociedade, pois permite antecipar os efeitos de políticas públicas e de eventuais incentivos para este setor. Este projeto visa contribuir para a definição das estratégias governamentais mais eficazes para a expansão do investimento público e privado em energia e infraestrutura para a sociedade através da construção de um modelo que contemple os riscos envolvidos, possibilitando ao gestor público entender a relação custo/beneficio de cada alternativa disponível. Dado que potenciais incentivos governamentais geralmente têm características de opções, torna-se necessário que a análise de eventuais políticas públicas de incentivo seja realizada através da metodologia das opções reais. Para a consecução deste objetivo é necessário analisar quais os processos estocásticos mais adequados para a modelagem das incertezas do setor de energia, principalmente o comportamento de preços de energia elétrica e de commodities.  Na segunda etapa serão estudadas as técnicas de modelagem matemática mais adequadas para o apreçamento das opções de flexibilidade existentes nesta classe projeto e a sua aplicabilidade prática tanto do ponto de vista do investidor privado quando dos agentes públicos. Os fatores chaves para o sucesso destes projetos deverão ser identificados de forma a permitir a sua modelagem matemática e análise da sensibilidade dos resultados do projeto a variações nos seus parâmetros de entrada. Para tanto pretende-se organizar missões de trabalho para as instituições parceira deste projeto, receber professores estrangeiros e enviar alunos de mestrado e doutorado para as instituições parceiras. Outras instituições poderão ser incluidas no projeto no futuro.

Instituições Parceiras: The Norwegian University of Science and Technology (NTNU)/Department of Industrial Economics and Technology Management (IØT); University of Texas at Austin, McCombs School of Business / Energy Management and Innovation Center.

Instituições parceiras:

University of Texas, Austin – Estados Unidos
Norges Teknisk– Naturvitenskapelige Universitet – Noruega
University of Toronto – Camadá
Université de Montréal – Canadá