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Temas e projetos

Dinâmicas Sociais

Países:

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Programas de Pós-Graduação:
Projetos:

Movimentos sociais e esfera pública

Coordenador: Angela Maria Randolpho Paiva

Descrição do Projeto:

O objetivo da pesquisa é entender a lógica da ação coletiva em movimentos sociais e mobilizações no mundo contemporâneo no que se refere ao processo de subjetivação dos movimentos, seu processo de aprendizado, as identidades coletivas em construção, estratégias de mobilização e repertórios construídos. A perspectiva comparada é fundamental para se entender a lógica subjacente às mobilizações e movimentos sociais específicos.  Para tanto, está sendo possível estabelecer uma rede de pesquisadores que tratam dos movimentos sociais na esfera pública. Como base teórica estão as teorias dos movimentos sociais, da construção da esfera pública e da fruição dos direitos humanos, as mobilizações e movimentos brasileiros podem ser analisadas pela comparação com movimentos em Londres e Paris no que  concerne às dinâmicas de identidade coletiva, construção de novos marcos interpretativos, e à experiência de conflitos.

Tem proporcionado interação internacional no Research Committee  47 da International Sociology Association (ISA) entre pesquisadores e com alunos de pós-graduação em doutorado sanduíche na Inglaterra, França e Bélgica.

Tais parcerias são promissoras e levam a práticas de co-orientação e de duplo diploma com a Universidade de Middlesex, Inglaterra, e com a Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Também há visitas de acadêmicos da rede e participação em seminários internacionais.

Instituições parceiras:

Université Catholique de Louvain – Bélgica
Middlesex University London – Reino Unido


Dinâmicas socioespaciais dos mundos ibérico e íbero-americano em redes interinstitucionais

Coordenador: Augusto Cesar Pinheiro da Silva

Descrição do Projeto:

O objetivo da pesquisa é o de consolidar as redes de investigação sobre dinâmicas socioespaciais dos mundos ibérico e ibero-americano com outros espaços. As pesquisas sobre temas espaciais, socioambientais, sociais aplicados... aumentam significativamente na Europa, notadamente no Leste do continente, estimulando a aprendizagem das línguas ibéricas (português e espanhol) em docentes e estudantes europeus. Estes, por sua vez, direcionam as suas pesquisas e interesses acadêmicos para os temas da geografia, história, cultura, direito, meio ambiente... da América Latina e Península Ibérica. Nesse contexto, a pesquisa se propõe a: a) estabelecer eventos internacionais em conjunto com universidades ibéricas e do Leste europeu, que ampliem as redes de pesquisas sobre a geografia, meio ambiente, geopolítica, cultura, história contemporânea... da Península Ibérica e América Latina, nas línguas portuguesa e espanhola;  b) promover intercâmbios entre pesquisadores e discentes das universidades envolvidas, através de diferentes modalidades de bolsas (doutoramentos, doutoramentos-sanduiche e pós-doutoramentos); c) organizar cursos de curta duração (de verão e de inverno) que reforcem as conexões de pesquisa entre grupos de investigação das instituições parceiras; e d) criar um sistema de missões acadêmicas que ampliem os laços de pesquisa acadêmica conjunta entre os investigadores associados à rede.

Instituições parceiras:

Universidad Autónoma de Madrid – Espanha
Pécsi Tudományegyetem – Hungria
Szegedi Tudományegyetem – Hungria
Universidad de Murcia – Espanha
Universidad Rey Juan Carlos – Espanha


Smart City, sistemas interativos e interfaces digitais

Coordenador: Claudio Freitas de Magalhães

Descrição do Projeto:

Desde 2015, o projeto reúne universidades de Europa e da América do Sul que visam o desenvolvimento de uma ampla colaboração entre PUC-Rio, Universidade de Aalborg, Copenhagen Business School, Universitat de les Illes Balears, Ramon Llull University, Universidad Nacional de Luján e a University of Leeds.

O objetivo central desta rede de cooperação é a formulação um quadro científico e metodológico para a inovação colaborativa entre cidadãos e outras partes interessadas, através da diversidade de métodos e ferramentas para casos específicos. O foco prioritário é a perspectiva do cidadão, participativo e colaborador no design e no desenvolvimento de cidades inteligentes. Como espaço sustentável para a vida humana, nos termos da política de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, a cidade é uma questão política prioritária não apenas pelo bem-estar dos habitantes, mas pela sustentabilidade do planeta. Para essa inovação, cidadãos devem ser reconhecidos como atores essenciais na gestão de financiamentos econômicos necessários para induzir o desenvolvimento de políticas públicas.

A rede parte da premissa de que a diversidade multidisciplinar e trans-setorial nas abordagens garante a sua complexidade.  O desenvolvimento de ferramentas e métodos que coloquem as pessoas no centro do planejamento da cidade visa a gerar interações que possibilitem novas formas de relacionamento e de colaboração que fortaleçam a capacidade de os cidadãos agirem.

No âmbito desta ampla rede de cooperação em pesquisa, também merece destaque a pesquisa sobre os fatores humanos/ergonomia envolvidos na segurança do usuário de sistemas interativos, como no caso das tecnologias embarcadas nos automóveis e das avançadas pesquisas sobre veículos autônomos. No uso desses sistemas, vale destacar a parceria firmada com a Ford Motors do Brasil e o acordo vigente entre o Laboratório de Ergodesign de Interfaces LEUI | PPGDesign (PUC-Rio) e o Institute of Transport Studies, da Universidade de Leeds, que já resultou em uma dissertação de Mestrado desenvolvida em co-tutela.

A partir de uma série de encontros internacionais de capacitação com professores, doutorandos e pós-doutores para desenvolver as ferramentas científicas e tecnológicas para os desafios do projeto, o projeto tem como alvo central a consolidação de uma rede transnacional independente de pesquisadores concentrada em metodologias para os cidadãos que participam do desenvolvimento da cidade inteligente em que vivem.

Instituições parceiras:

Aalborg Universitet, Kobenhavn – Dinamarca
The New School for Social Research – Estados Unidos


Cátedra em Estudos de Refugiados / Cátedra Sergio Vieira de Mello - PUC-Rio

Coordenador: Florian Fabian Hoffmann

Descrição do Projeto:

A Cátedra em Estudos de Refugiados mobiliza mecanismos internacionais e nacionais para lidar com fluxos de refugiados, proteção e integração de refugiados, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. A Cátedra incorpora acadêmicos, estudantes de graduação e de pós-graduação de seis áreas: Serviço Social, Relações Internacionais, Direito, Psicologia, Letras, Arquitetura e Urbanismo. A Cátedra realiza pesquisas sobre crianças refugiadas, reunificação de famílias em uma perspectiva comparada, monitoramento de conflitos que geram fluxos de refugiados para a América do Sul, políticas de escuta e integração na periferia urbana do Sul Global. Seu objetivo é a integração de pesquisa, prática de apoio a refugiados e formação de especialistas. Apoiada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)  e composta por dezenove universidades no Brasil, além uma rede de atores governamentais e não governamentais, a Cátedra planeja uma crescente internacionalização  através de cooperação com: Center for Refugees Studies (York University, Canadá), Refugee Studies Centre (Oxford University, Inglaterra), e Institute for the Study of Superdiversity (Birminghan University, Inglaterra), University of Warwick (Inglaterra), International Association for the Study of Forced Migration (IASFM, EUA),  International Cities of Refuge Network (ICORN, Noruega), e o Conselho para Refugiados para a Noruega.  Tem como objetivos: (i) consolidar um observatório de refugiados e migração forçada para a consolidação dos resultados das pesquisas e intensificação do processo de formação e (ii) criar uma escola de verão latino-americana sobre essas questões. O projeto está sendo desenvolvido com:  United Nations High Commissioner for Refugees, Caritas, Brazilian Network of Refugee Chairs (Cátedras Sergio Vieira de Mello/UNICAMP, UFABC, UEPB, UFPR, UFSC, UFRR, UNISANTOS, PUC SP, PUC PR, UVV, UFES, UFMG etc).

Instituição Parceira:

University of Copenhagen – Dinamarca


Diferencial de rendimentos por gênero, globalização e informalidade

Coordenador: Gustavo Maurício Gonzaga

Descrição do Projeto:

Este projeto envolve o prosseguimento de esforços de pesquisa oriundos de cooperações internacionais já estabelecidas com pesquisadores das universidades de Columbia, ESSEC Business School e Oxford. De acordo com o modelo de discriminação de Becker, uma maior concorrência no mercado de produto tende a diminuir qualquer tipo de discriminação (por gênero, raça, etc.). Como a abertura comercial expõe as empresas domésticas a uma concorrência mais intensa, é provável que resulte em reduções da desigualdade salarial por gênero. Vários estudos recentes investigam o efeito da abertura comercial sobre esses diferenciais. Apesar de grande parte dos estudos encontrar uma relação significativa entre o aumento da abertura e a redução do diferencial salarial por gênero, a imagem que emerge da literatura sugere que a abertura comercial não produz efeitos consistentes sobre a desigualdade de gênero. Em particular, alguns estudos mostram que o impacto da abertura comercial é diferente para trabalhadores qualificados e não qualificados, em países em desenvolvimento, e em ocupações que demandam menos flexibilidade de horas. O efeito depende de vários fatores, incluindo a composição das habilidades por setor e empresa, o estágio de desenvolvimento do país e a estrutura do mercado. Nesse projeto, pretendemos investigar o papel da abertura comercial sobre o diferencial por gênero no Brasil, focalizando nas diferenças entre regiões e ocupações. Exploraremos os microdados da RAIS (Ministério do Trabalho), que abrange o universo do emprego formal – cerca de 40 milhões de trabalhadores por ano, de 1985 a 2016. A base de dados inclui características individuais dos trabalhadores e ocupações, além de possibilitar identificar se a empresa é exportadora. Com essa informação, investigamos o diferencial de salário por gênero comparando empresas exportadoras e não-exportadoras e sua evolução ao longo do tempo. Estamos particularmente interessados nos diferenciais por gênero nas ocupações que exigem diferentes conjuntos de habilidades, flexibilidade de horas ou cargos de comando nas empresas, bem como a estrutura da divisão do trabalho entre homens e mulheres. Uma outra vertente do projeto estuda, com a mesma base de dados, a evolução do diferencial de renda por gênero no Brasil no início da carreira profissional, com foco no papel da seleção por habilidade, ou seja, o fato de que trabalhadores mais hábeis tendem a permanecer mais tempo no mercado de trabalho.

Instituições parceiras:

École Supérieure des Sciences Économiques Et Commerciales – França
Columbia University – Estados Unidos
University of California, Berkeley – Estados Unidos
University of Oxford – Reino Unido


Por um paradigma inclusivo em Linguística Aplicada

Coordenadora:  Inés Kayon de Miller

Descrição do Projeto:

O presente projeto visa ampliar a parceria mantida ao longo de duas décadas com a Universidade de Lancaster e a Universidade de Leeds. O pilar deste projeto colaborativo e global encontra-se no paradigma inclusivo da Prática Exploratória,  que enfatiza a curiosidade investigativa e a busca por entendimentos, qualidade de vida dentro e fora da sala de aula, e que posiciona alunos e professores como aprendizes e co-pesquisadores, configurando o trabalho como uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional.

Pretende-se aproximar pesquisadores acadêmicos, pesquisadores praticantes e estudiosos de diversos lugares do mundo, com a finalidade de questionar práticas estabelecidas e construir novas oportunidades para colaboração em pesquisa. Por trabalhar de forma crítica e colaborativa, consideramos esta abordagem inclusiva uma fase inovadora no universo da pesquisa sobre pesquisa do praticante.

Em encontros entre doutorandos e pesquisadores incluímos modalidades de pesquisa do praticante, tais como a Pesquisa Ação e a noção mais ampla de Pesquisa do Professor. Problematizamos noções como ‘voz’, ‘agentividade’ e ‘sentimento de propriedade’ em pesquisas realizadas por praticantes, ressaltando, também, questões relacionadas à disseminação de conhecimentos locais/globais em publicações ou outros meios.

Objetivamos investigar as seguintes questões: ‘Qual é o impacto da pesquisa do praticante plenamente inclusiva em contextos educacionais locais, nacionais e internacionais?’, ‘Quem faz pesquisa?’, ‘Como funcionam as relações de poder em pesquisa do praticante?’, ‘Que vozes são valorizadas na teorização?, O que essas situações nos dizem sobre correntes atuais na Linguística Aplicada?’. Integram esse projeto colaborativo 18 professores doutores de diversos países. Essa rede de expertise global promoverá o desenvolvimento de pesquisa e ensino, a organização de seminários e oficinas (inter)nacionais e publicações decorrentes. Rede: Regent’s University London; Greenwich University, Bahçesehir University, Université de Strasbourg, Universidade de Södertörn, Duke University, Durham, Carolina do Norte, University of Tampere, Gakushuin University, Kyoto University, University of Leeds.

Instituição parceira:

University of Leeds – Reino Unido


Cenários Contemporâneos da Imagem e da Cultura Visual

Coordenador: Karl Erik Schollhammer

Descrição do Projeto:

O projeto dá continuidade a colaboração com a Universidade de Copenhague, Departamento de Arte e Cultura, que existe desde 1998 e financiada pela CAPES MULTINACIONAL desde 2008, em torno da imagem e da cultura visual na realidade midiática contemporânea, e se e expande numa rede consolidada da European Summer School in Cultural Studies (ESSCS).

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial tem ficado claro que a visualidade ganhou um significado cultural e social cada vez maior, como Guy Debord observara nos anos 1960, como uma dimensão que "se apresenta simultaneamente como a sociedade em si mesma, como parte da sociedade e como dispositivo de unificação". Hoje, esta observação ficou concreta no crescimento constante nas articulações visuais em quase todas as partes do mundo contemporâneo – da media televisiva, das plataformas digitais, passando por design, publicidade, moda, cinema e artes contemporâneas, até o uso funcional na medicina, nos mercados financeiros, tecnologia de guerra, vigilância e aos conflitos no Meio Oriente conduzidos pelo terror. Tudo isso implica revisar as abordagens formais ou codificadas sustentadas nas teorias da linguagem para a análise a visualidade (fenomenologia, hermenêutica, semiótica, análise de discurso) que tornou-se um desafio para as Humanidades a para as Ciências Sociais.  As dimensões culturais e sociais da visualidade questionam como o sentido é construído no mundo hoje e como opera de maneira complexa. 1. O projeto visa à efetiva formação internacional de doutores numa rede internacional dedicada aos estudos culturais. 2. Procurar em eventos de colaboração internacional definir que construções teóricos devem ser aplicadas na análise do contexto visual contemporâneo. Como as culturas visuais prolíferas devem ser compreendidas do ponto de vista da pesquisa? 3. O foco principal deste projeto é: Como definir através da pesquisa as opções do envolvimento nestes processos em termos práticas para a formação e desenvolvimento de tendências futuras na sociedade criativa?

Instituições parceiras:

University of Copenhagen – Dinamarca
Aalborg Universitet, Kobenhavn – Dinamarca
The New School for Social Research – Estados Unidos
Universidade Católica Portuguesa – Portugal
Universidad Nacional de San Martin – Argentina
New York University – Estados Unidos
Cornell University – Estados Unidos
Freie Universitãt Berlin – Alemanha


Ações para inovação social e/ou tecnológica na América Latina

Coordenadora: Luiza Novaes

Descrição do Projeto:

O PPGDesign (PUC-Rio) firmou, em 2007, um acordo de cooperação com a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (Chile), que, a partir de 2013, passou a integrar também a Universidad Iberoamericana (México). Iniciada com os parceiros chilenos, a primeira ação dessa rede foi a realização de uma exposição no campus da PUC-Rio em novembro de 2008. Desde então, o estreitamento das relações de pesquisa resultou, em 2012, em um convênio de cooperação internacional para implementação de um Programa de Turma Especial de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), voltada para a titulação de cinco docentes chilenos. Em 2013, o PPGDesign (PUC-Rio) iniciou, em termos semelhantes, uma parceria com a Universidad Iberoamericana (México) para a titulação, em nível de doutorado, de sete docentes mexicanos. O modelo de curso oferecido para os docentes chilenos e mexicanos pautou-se em aulas presenciais e à distância, o que permitiu o cumprimento regular de créditos.

Em 2017, vários docentes do PPGDesign (PUC-Rio) participaram ativamente do MX Design Conference, realizado pela Universidad Iberoamericana (México).

A partir de 2018, pretende-se ampliar as ações iniciadas por esta rede de cooperação mantida entre a PUC-Rio, a PUCV (Chile) e a UI (México) não apenas com a oferta de cursos de Pós-Graduação com a participação dos professores do PPGDesign, mas também com a realização e a submissão de projetos conjuntos de pesquisa e ainda com a organização compartilhada de eventos temáticos.

Em relação à ampliação desta rede, vale destacar a integração da Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia), membro do grupo Escuelas de Diseño da Red AUSJAL. Com objetivo de oferecer um novo curso de Pós-Graduação interinstitucional, incluindo a PUC-Rio e a UNISINOS (RS), as Instituições estão envolvidas na mobilização das Escuelas de Diseño da Red AUSJAL (Asociación de Universidades Confiadas a la Compañía de Jesús en América Latina), visando a formalização, ao longo de 2018, da Red de Homólogos de Diseño e Innovación Social AUSJAL. Essa mobilização teve início em 2009 e, desde então, já foram realizados cinco seminários, promovendo a integração das escolas de Design envolvidas sobre a pratica do Design social e seus impactos em cada um dos países envolvidos. A consolidação desta rede de cooperação permitirá assegurar maior mobilidade de docentes e discentes das instituições envolvidas, permitindo a ampliação do trabalho já iniciado pela PUC-Rio e pelas universidades sul-americanas parceiras.

Instituições parceiras:

Universidad Iberoamericana Ciudad de México – México
Pontificia Universidad Católica de Valparaíso – Chile


Clínica e questões sociais contemporâneas

Coordenadora: Silvia Maria Abu-Jamra Zornig

Descrição do Projeto:

O projeto dá continuidade a um conjunto de colaborações estabelecidas entre o PPG e parceiros internacionais na América do Norte, Europa e África. Especificamente, as instituições envolvidas incluem a Cátedra Sergio Vieira de Melo do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR-ONU), o National/Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society e as seguintes instituições de ensino: Université Paris Descartes - Paris 5, Université Paris-Diderot - Paris 7, Universidade de Rouen, Universidade Lumière, Lyon 2, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade de Aalborg, University College VIA Århus, Birkbeck, University of London, Dundee University, Oxford University, University of Cape Town, Indiana University e University of Wroclaw. O projeto aborda temas sociais candentes da contemporaneidade, dentre os quais destacam-se: 1) migração forçada e grupos de refugiados; 2) acolhimento e inclusão de jovens em situação risco; 3) novos arranjos conjugais; 4) fatores envolvidos na escolha de parceiros; 5) questões atuais sobre parentalidade; 6) dinâmicas sociais na infância e constituição psíquica; 7) racismo. Do ponto de vista metodológico, o projeto se vale de abordagens qualitativas, com pesquisa participativa ocorrendo em diferentes modalidades, como, por exemplo, intervenções em grupo e atendimento individual no Serviço de Psicologia Aplicada da PUC-Rio. Além disso, o projeto conta também com uma interface com a Psicologia Social Experimental, em uma abordagem quantitativa e empírica. O objetivo geral do projeto é obter uma melhor compreensão das dinâmicas sociais envolvidas nestes diferentes temas, valendo-se de comparações transculturais para discernir fatores compartilhados com outros países de questões específicas do contexto nacional. Além disso, considerando a vocação de nosso PPG, espera-se que os resultados do projeto possam levar a novas formas de manejo clínico, promovendo alternativas para minorar o sofrimento psíquico de populações de risco. Para alcançar esses objetivos, o projeto utilizará os recursos disponíveis para promover a formação internacional de doutores e estabelecer o intercâmbio de docentes em missões de colaboração.