Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Temas e projetos

Ciência Fundamental

Países:

Alemanha  |  Argentina  |  Bélgica  |  Canadá  |  Dinamarca  |  Estados Unidos  |  França  |  Itália  |  Noruega  |  Portugal  |  Reino Unido

Programas de Pós-Graduação:
Projetos:

Ciência Fundamental: Física, Matemática e Química

Coordenadora: Carla Gobel Burlamaqui de Mello

Descrição do Projeto:

Este projeto envolve pesquisadores e alunos dos PPG´s de Física, Matemática e Química da PUC-Rio. Na área de Física as atividades propostas abordam problemas que vão desde a Física de Partículas Elementares até Sistemas Complexos. Os estudos teóricos e experimentais envolvendo a Física do Modelo Padrão e as suas extensões lida com as questões mais fundamentais da natureza. Física e astrofísica de neutrinos, existência e origem da matéria escura, assimetria de matéria e anti-matéria, são linhas de pesquisa em colaborações com o CERN, Fermilab, e Ice Cube. Na área de optomecânica quântica fundamental há colaborações internacionais com a Universidade de Genebra, a EPFL, da Universidade de Leibniz, e a Universidade de Viena. A principal ação será a visita de lideranças científicas internacionais, combinadas com doutorados sanduiche e participação em congressos internacionais. O PPG de Matemática da PUC-Rio é um programa intrinsecamente internacional. Dos seus 16 professores, 10 são estrangeiros e 11 obtiveram seus doutorados fora do Brasil. Todos os professores do programa têm colaborações internacionais. Entre os países com os quais as colaborações são particularmente bem-sucedidas estão Canadá, Chile, Espanha, EUA, França, Itália, Portugal, Reino Unido. Destacam-se nossas parcerias com instituições francesas. Em Matemática, as colaborações habitualmente envolvem de dois a quatro pesquisadores e se realizam através de visitas. O PPG tem uma extensa rede de colaboradores em mais de 15 países, e precisa realizar um número substancial de missões individuais, visitas técnicas, organização e participações em congressos.

Instituição Parceira:

European Organization for Nuclear Research – Suíça


Integração processador-gramática no processamento e na aquisição da linguagem: especificidade de domínio; variabilidade e transtornos da linguagem

Coordenadora: Letícia Maria Sicuro Correa

Descrição do Projeto:

O presente projeto vincula-se ao programa de pesquisa do LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem), que integra três vertentes: (i) articulação entre modelos de processamento linguístico e modelos formais de gramática, com vistas a prover uma métrica de custo de processamento e a lidar com questões de especificidade de domínio, no que concerne particularmente a localidade (definida formalmente) e acessibilidade (caracterizada em termos psicolinguísticos); (ii) desenvolvimento de um modelo procedimental da aquisição da língua materna, levando em conta a sistematicidade e a variabilidade dos dados que se apresentam à criança; e uma de teor mais aplicado: (iii) avaliação de habilidades linguísticas de crianças em idade escolar, para a caracterização das manifestações e da natureza de transtornos da linguagem, assim como para o desenvolvimento de procedimentos de intervenção, com vistas a contribuir para a prática clínica e/ou pedagógica. Esse programa tem tido visibilidade no cenário internacional, tem promovido o encontro de pesquisadores de diferentes instituições estrangeiras para workshops (como os realizados no contexto da Escola de Altos Estudos sobre o tema Especificidade de Domínio e Faculdade de Linguagem, transcorrida em 2015, na PUC-Rio) e dado origem a colaborações interinstitucionais, nas quais temos atuado como consultores (com a Universidade Nova de Lisboa (desde 2008); com a Escola Médica do Politécnico de Setúbal (desde 2010), com a Universidade de Lisboa (desde 2015) e com a Universidad Nacional del Litoral, Santa Fé, Argentina (desde 2008).  Em 2014, deu-se início a um contato de colaboração com oCenter of Multilingualism & Language Development, University of Reading, Reino Unido, intensificado em 2016, com foco no tratamento da variabilidade do input na aquisição da linguagem e em transtornos da linguagem, com vistas a promover o intercâmbio de alunos e pesquisadores. O presente projeto visa a propiciar um maior estreitamento das parcerias já estabelecidas e a ampliá-las, via a vinda de pesquisadores-visitantes, com foco em relações de dependência na sintaxe e no discurso, e o custo relativo do processamento/aquisição da linguagem diante de input variável, no que concerne a concordância, formas pronominais e à realização padrão/não padrão de estruturas complexas. Rede: University of Oslo, Southern University, Centro Politécnico de Setúbal, Universidade Nova de Lisboa, University of Konstanz, University of Reading.

Instituições parceiras:

Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais E Humanas – Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal – Portugal
University of Reading – Reino Unidos
Universitãt Konstanz – Alemanha
Generalitat de Catalunya – Institució Catalana de Recerca i Estudis Avançats – Espanha


Lógica, Filosofia e Computação

Coordenador: Luiz Carlos Pinheiro Dias Pereira

Descrição do Projeto:

Desde 2010, o Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio vem desenvolvendo programas de colaboração com Paris I, Lyon 3 e Tübingen. De 2004 a 2007, desenvolvemos um projeto CAPES/DAAD com a Universidade de Tübingen. De 2010 a 2013, desenvolvemos um projeto CAPES/COFECUB sobre o tema “Teorias lógicas contemporâneas e a filosofia da linguagem: questões epistemológicas e semânticas”. Em 2015 e 2016, participamos de um projeto Bourgeons da Universidade de Lyon 3, cujo tema foi “Interactions  contemporaines de l’informatique et des mathématiques–enjeux épistémologiques et fondationnels”. Iniciamos em 2017 um novo projeto CAPES/COFECUB com a Universidade de Lyon 3, cujo tema é “Filosofia e Computação: interações contemporâneas”. Todos esses projetos contaram com a importante participação de pesquisadores da Universidade de Roma 3. Os resultados dessa cooperação são visíveis: co-orientações, co-autorias, eventos, missões de trabalho e de estudo (bolsas sanduíche). Gostaria de destacar o prêmio CAPES de “melhor tese de doutorado em filosofia no país”, atribuído a uma participante do primeiro projeto CAPES/COFECUB. O núcleo de questões e problemas que organizou todos esses projetos se concentrou nas interações entre a lógica, a filosofia e a computação.

O projeto “Lógica, Filosofia e Computação”, naturalmente transdisciplinar, buscará dar continuidade às pesquisas já desenvolvidas nas colaborações anteriores, e seus objetivos específicos são: (1) investigar e comparar os diferentes critérios propostos para a identidade de provas e para a identidade de programas; (2) investigar as consequências epistemológicas do uso do computador nas ciências, inclusive na matemática, como uma ferramenta adicional para a produção de evidências; (3) apresentar e analisar criticamente as abordagens computacionais contemporâneas para a questão dos fundamentos da matemática; e (4) explorar os desafios epistemológicos oriundos da evolução recente da teoria matemática da computabilidade e da complexidade computacional.

Instituições parceiras:

Eberhard Karls Universitãt Tübingen – Alemanha
Université Jean Moulin Lyon 3 – França
Universidad de Buenos Aires – Argentina
Université Panthéon Sorbonne - Paris I – França
Université Grenoble Alpes – França
Université Clermont Auvergne – França