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Temas e projetos

Arte e Cultura Contemporâneas

Países:

África do Sul  |  Alemanha  |  Argentina  |  Chile  |  Colômbia  |  Dinamarca  |  Espanha  |  Estados Unidos  |  França  |  México  |  Portugal  |  Reino Unido

Programas de Pós-Graduação:
Projetos:

Novos paradigmas teóricos: outros corpos, novas superfícies e racionalidades alternativas

Coordenadora: Eneida Leal Cunha

Descrição do Projeto:

As investigações beneficiadas por esta rede quadrangular de pesquisadores concebem a contemporaneidade como perspectiva epistemológica e como temporalidade na construção de conhecimento, nos diversos campos disciplinares, e exploram sua complexidade e contingência em duas vertentes: (a) a estético-expressiva, sobre as atuais modulações da escrita - visual, plástica, tátil e auditiva -, no sistema artístico e em práticas sociais, com foco nas experiências-limite ou transversais, performativas, que articulam corpo e linguagem; (b) na dimensão político-epistemológica focalizam-se convergências e embates entre a racionalidade hegemônica ou central e as racionalidades alternativas que emergem das formas minoritárias de vida e expressão. Ante o impacto que as transformações práticas e epistemológicas contemporâneas produzem, os objetivos investigativos deste projeto de rede multilateral de pesquisa e de intercâmbios podem resumir-se em: (1) Circulação de pesquisadores e trocas de resultados de observação e de formulações teórico-interpretativas no âmbito das mudanças dos cenários estético-expressivo, verbo-visuais e político-epistemológicos, de modo a maximizar a produção colaborativa de conhecimento e de inovação no campo cultural e artístico; (2) Aproximar os fundamentos teórico-políticos de programas de pós-graduação por via da circulação regular e multidirecional de pós-graduandos em estágios de pesquisa e de atuação conjunta em programas de cotutela; (3) Revisão do papel da pesquisa no âmbito do que se considera, hoje, como ‘artes expandidas’ como instigador de perspectivas cosmopolitas voltadas para necessárias rearticulações crítico-políticas. O projeto visa a continuidade e ampliação de intercâmbios consolidados do Programa de Pós-Graduação em Literatura, cultura e contemporaneidade da PUC-Rio com (a) instituições europeias e norte-americanas, a exemplo da Universidade Paris-Diderot – Paris 7 (CAPES-COFECUB), Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa e Universidade do Porto (Cátedra Pe Antonio Vieira de estudos portugueses) e a Brown University (mais antigo convênio ativo da PUC-Rio, com 35 anos); (b) com instituições da América do Sul, como as Universidade Nacional de Rosário (CAPES-CAPG), Universidade Los Andes /Bogotá (Convenio interinstitucional desde 2012), e as Universidade Eduardo Mondlane e Universidade de Lúrio (Moçambique), e mais recentemente da Universidade Obafemi Awolowo, (Ile-Ife, Nigéria).

Instituições parceiras:

Brown University – Estados Unidos
Universidade Nova De Lisboa – Portugal
Universidad de San Andrés – Argentina
Universidad de Los Andes – Chile
Université Paris Diderot - Paris VII – França


Decolonização do Conhecimento e Produção de Masculinidades não Violentas

Coordenadora: Marta Regina Fernandez y Garcia

Descrição do Projeto:

Trabalhando em parceria com pesquisadores e ONGs do Reino Unido, Bangladesh, Brasil, México, Filipinas e África do Sul, o Projeto Global Gender and Cultures of Equality (GCRF) mobiliza intervenções artísticas, curadorias e exibições públicas para investigar e possibilitar abordagens de gênero que contribuam para o bem-estar internacionalmente. O Projeto está voltado para dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SGDs) centrais: 5. Igualdade de Gênero e 3. Saúde de Qualidade. Existe uma relação entre desigualdades interseccionais e a diminuição do bem-estar, entre o acesso reduzido à oportunidades e recursos e violência de gênero. O projeto visa pesquisar práticas culturais inovadoras desenvolvidas por pessoas e organizações do terceiro setor em diferentes partes do mundo. O objetivo do projeto é aumentar a capacidade das artes de gerar impacto social internacionalmente por meio da criação das condições necessárias para sustentar o desenvolvimento econômico e o bem-estar dos indivíduos nos países em desenvolvimento. O pacote de trabalho do Brasil explora as formas pelas quais práticas artísticas e culturais incluindo dança e arte de rua podem possibilitar diferentes formas de se pensar e produzir masculinidades e permitir a recuperação social e pessoal em contextos de fragilidade urbana e trauma. O projeto está sendo desenvolvido com: Goldsmiths’ College (Londres); University of Cape Town (Africa do Sul); Sex Workers’ Education and Advocacy Taskforce (Africa do Sul); Shahjalal University of Science & Tech (Bangladesh); Institute of Development Affairs (Bangladesh); University of the Philippines, Young Men’s Christian Association of San Pablo City Inc (Filipinas); Autonomous University of Chiapas (México); Voces Mesoamericanas. Accion con Pueblos Migrantes (México); Instituto Maria e João Aleixo (Brasil); e Instituto Promundo (Brasil).

Instituição parceira:

Universidade de Coimbra – Portugal


Arte, Autonomia e Política

Coordenador: Pedro Duarte de Andrade

Descrição do Projeto:

Desde o final de 2016 o grupo de pesquisa cadastrado ao CNPq intitulado  “Arte, autonomia e política”, reunindo professores da Filosofia (CTCH) e da História (CCS), vem realizando cursos, seminários, palestras e editou um número temático da revista O que nos faz pensar do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Desde o começo, manteve vínculo direto com colaboradores internacionais que ministraram minicursos aqui na PUC, colaboraram com artigo para a revista, além de convites para que nós ministrássemos cursos e palestras em suas universidades – mais especificamente os professores Ed Krcma (University of East Anglia/UK), Kaira Cabanas (University of Florida/EUA), David Ferris (Boulder/EUA) e Nuno Crespo (Universidade Católica do Porto/PT). Além destes, Michael Asbury (University of the Arts/Londres), Jonathan Flatley (Wayne State University/USA), Luiz Fernando Valente (Brown/EUA) e Delfim Sardo (Universidade de Coimbra/PT) são colaboradores em potencial ao longo do projeto. Este projeto procura aliar o exame filosófico, teórico, histórico e crítico da arte em sua relação com a sociedade e a cultura contemporâneas, marcado pelo desafio de uma autonomia que signifique não mera independência, mas vínculo livre de pensamento. Os principais tópicos que articulam esta colaboração interdisciplinar e interdepartamental entre pesquisadores brasileiros e internacionais poderiam ser resumidos em quatro pontos: 1 - Definir os termos em que autonomia, arte e política ainda se articulam no presente; 2 - Pensar a autonomia da arte diante e no interior da espetacularização da cultura e da disseminação do mercado; 3 – Discutir os limites e os desafios do que se poderia denominar de política das artes; 4 - O engajamento do artista e da crítica no contexto institucional da arte. Dada a inevitável globalização do circuito artístico e as especificidades de contextos culturais e históricos, este projeto de pesquisa busca perspectivas de reflexão sobre a arte contemporânea onde a crítica seja ao mesmo tempo problema e compromisso. O vínculo entre História da arte, filosofia e estudos culturais é uma marca deste projeto que como dissemos ali questões da arte contemporânea e autores canônicos como Adorno, Benjamin, Rancière às especificidades do cenário brasileiro.

Instituições parceiras:

University of The Arts London – Reino Unido
University of London - University College London – Reino Unido
University of East Anglia – Reino Unido
University of York – Reino Unido
University of Florida – Estados Unidos
Universidade Católica Portuguesa, Porto – Portugal
City University of New York - Hunter College, New York – Estados Unidos
University of Colorado, Boulder – Estados Unidos
Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras – Portugal


Formação humana, cultura e aprendizagem

Coordenadora: Rosalia Maria Duarte

Descrição do Projeto:

Em um mundo crescentemente marcado pela diversidade – étnica, religiosa, de gênero, de classe – arte e cultura vêm adquirindo relevância progressiva em processos sociais contemporâneos. Nossas pesquisas acompanham esse movimento, entendendo a cultura como padrões de comportamento, artes, crenças e instituições; como mediada e constituída por linguagens, incluindo mídias e tecnologias digitais e expressa em línguas e outras formas de expressão estética. Nessa acepção, instituições e processos educativos, formais e não formais, são centrais à transmissão e constituição de culturas, individual e coletivamente e, portanto, da subjetividade humana além de estruturas socioculturais.

Seguindo essa acepção o objetivo é articular nossas investigação com outros programas, junto com instituições no exterior. Projetos em andamento estão vinculados a Columbia University; University College London; Universidad de Alcalá; Universidad de Valencia; Universidade de Coimbra. Outras instituições poderão constar, como University of St. Andrews e Pontifícia Universidad Católica de Chile.

Os eixos principais do projeto são: linguagens; identidades; aprendizagens; cognição; criatividade; materialidades; sonoridades; estética, memória. Os objetivos centrais são: compreender como crianças, jovens e adultos se formam como sujeitos em contextos formais e informais; o papel de línguas, arte e culturas na formação identitária e na cognição humana; o papel do corpo e do ambiente no pensamento humano; o papel das tecnologias e da mídia na cognição e na aprendizagem humana; as dimensões ética e estética do pensamento e da aprendizagem humana; processos educativos como formas de inclusão e resistência.

Nossa intenção é adensar a discussão em torno de arte e cultura e contribuir para desenvolvimentos no campo da educação, em uma conjuntura marcada pela aproximação de diferenças. Arte e cultura serão porta de entrada para pesquisas auxiliares na implementação de políticas públicas; para processos de subjetivação e produção de identidades individuais e coletivas; para reconceituação de noções tais como mente, corpo e aprendizagem, resultando em novas políticas do conhecimento relativas ao conhecimento transmitido, aos sujeitos de pesquisa e àqueles a que formamos, os futuros profissionais da educação.

Instituições parceiras:

Arizona State University – Estados Unidos
North Central Texas College – Estados Unidos
Universidad De Alcala De Henares – Espanha
Pontificia Universidad Católica de Chile – Chile
Universidad Nacional De La Plata – Argentina
University of Copenhagen – Dinamarca