Brasão

>Pós-Graduação e Pesquisa>

Bolsas de Estudo, Mensalidades e Anuidades
Pós-Graduação
 

Mensalidades e Anuidades

Tipos de Bolsas:
alunos dos Programas de Pós-Graduação da PUC-RIO podem candidatar-se
a distintos tipos de bolsas de estudo:

Bolsas de Estudo em 2016
Renovação ou Nova Solicitação

Atenção: o aluno interessado em candidatar-se a qualquer tipo de bolsa de estudo deve procurar a secretaria do Programa no qual está inscrito para ser informado sobre as condições de elegibilidade para as diversas modalidades de bolsas, os critérios de distribuição de bolsas e as exigências decorrentes do fato de ser beneficiário de uma bolsa de estudos.

A atribuição de bolsas de estudos a alunos de um Programa de Pós-Graduação é competência de uma Comissão de Bolsas existente em cada Programa, presidida pelo Coordenador do Programa e composta por representantes docentes e discentes.

Voltar


Calendário

Bolsas de Isenção de Taxas Escolares

Renovação ou nova solicitação
Para 2017.2 agosto de 2017
Para 2018.1 março de 2018

OBSERVAÇÕES:
1. As solicitações de bolsas da Vice-Reitoria Acadêmica deverão ser feitas pela Coordenação do Programa à CCPG.
2. Para renovação ou solicitação nova, o aluno deverá dirigir-se à Coordenação de Pós-Graduação de seu Departamento ou Programa, no prazo por este estabelecido.

Voltar

 


Tipos de Bolsas


Bolsas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
    http://www.capes.gov.br/

CAPES/PROEX
Bolsas do Programa de Excelência Academica - PROEX, destinadas a pós-graduandos com bom desempenho acadêmico e disponibilidade integral para o Programa de Pós-Graduação.

CAPES/PROSUC
Bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior - PROSUC, destinadas a pós-graduandos com bom desempenho acadêmico e disponibilidade integral para o Programa de Pós-Graduação.

CAPES/PEC-PG
Bolsas do Programa Estudante-convênio de Pós-Graduação da CAPES. Esta modalidade de bolsa se destina a estudantes estrangeiros e deve ser solicitada através da Embaixada Brasileira no país de origem.

CAPES/Sanduíche no Exterior
Bolsas temporárias concedidas pela CAPES a doutorandos matriculados nos programas da PUC-Rio para pesquisa ou estudos teóricos em Universidades do exterior.

Voltar


Bolsas CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
    http://www.cnpq.br/

CNPq/Mestrado e Doutorado
Bolsas do Programa de Formação de Recursos Humanos no país, destinadas a pós-graduandos com bom desempenho acadêmico e disponibilidade integral para o Programa de Pós-Graduação.

CNPq/RHAE
Bolsas do CNPq vinculadas ao Programa de Recursos Humanos para Áreas Estratégicas.

CNPq/Sanduíche no Exterior
Bolsas temporárias concedidas pelo CNPq a doutorandos matriculados nos programas da PUC-Rio para pesquisa ou estudos teóricos em Universidades do exterior.

Voltar


Bolsas FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa
    do Estado do Rio de Janeiro
    http://www.faperj.br/

Bolsas fornecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, destinadas a pós-graduandos com bom desempenho acadêmico e disponibilidade integral para o Programa de Pós-Graduação.

FAPERJ_Nota 10
Bolsas fornecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro que visa premiar os melhores alunos dos melhores programas de Pós-Graduação de nosso Estado.

Voltar


Outros Tipos de Bolsas

Bolsas de Empresas
Bolsas fornecidas por empresas e instituições a seus funcionários (Citibank, CSN, Banco da Bahia Investimentos S.A., DATAPREV, FURNAS, Petrobrás, RFFSA, Ministério da Marinha, IBM e outras).

PUC-Rio/VRC
Bolsas da Vice-Reitoria Comunitária, concedidas através da CCPG a docentes da PUC-Rio matriculados em algum Programa de Pós-Graduação da própria Universidade e que garantem a isenção parcial ou total das taxas escolares.

Bolsas PUC-Rio/VRAC
Diversas modalidades de bolsas da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, concedidas através da CCPG a alunos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade e que garantem a isenção parcial ou total das taxas escolares.
Consulte o calendário para Renovação e Nova Solicitação.

PUC-Rio de Reciprocidade
Bolsas da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos, concedidas através da CCPG, a alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação de Universidades Públicas ou de IES conveniadas e que cursam, como alunos extraordinários, disciplinas de Programas da PUC-Rio. Estas bolsas garantem a isenção total das taxas escolares.

Voltar

 


Bolsas de Estudo em 2017

Tendo como referência o primeiro semestre de 2017, os números que expressam a situação dos alunos de pós-graduação matriculados na PUC-Rio em relação às bolsas oferecidas por distintas agências são os seguintes:

Bolsistas 2017.1 Mestrado Doutorado
Bolsistas CAPES/BOLSAS 336 347
Bolsistas CAPES/TAXAS 332 305
Bolsistas CAPES/DINTER --- 23
Bolsistas CNPq 213 234
Bolsistas PUC-RIO 343 284
Bolsistas FAPERJ 19 25
Bolsistas de Empresas (*) 2 2
Total de Bolsistas 1.245 1.220
(*) ALUNOS FATURADOS - VALORES PAGOS À PUC-Rio PELAS RESPECTIVAS EMPRESAS

Tipo Total de Alunos1
MESTRADO ACADÊMICO 1.232
MESTRADO PROFISSIONAL 275
DOUTORADO 1.226
Total geral 2.733


1 - Pós-Graduação - Stricto Sensu.
Além dos alunos regulares a PUC-Rio, em 2017.1, teve 108 alunos extraordinários, ou seja, alunos que cursaram disciplinas isoladas na PUC-Rio mas que não estavam regularmente matriculados em programa desta Universidade. Deste total, 94 foram bolsistas.

Voltar

 


Mensalidades e Anuidades

Ano 2017

Edital de Anuidades 2017 (download do arquivo pdf)

(Valores em R$ 1,00)

Mestrado e Doutorado Centro de Teologia e Ciências Humanas - CTCH Centro de Ciências Sociais - CCS Centro Técnico Científico  - CTC

Valor Anual

Valor Mensal

Valor Anual

Valor Mensal

Valor Anual

Valor Mensal

Valor do crédito para disciplinas(1)

2.616,00 218,00 2.688,00 224,00 3.168,00 264,00
Valor para Dissertação ou Tese (2) 21.456,00 1.788,00 21.852,00 1.821,00 26.988,00 2.249,00

(1) as matrículas são efetuadas a cada semestre letivo e, assim, são seis as mensalidades a serem pagas a cada semestre. O valor da mensalidade é calculado multiplicando-se o valor mensal do crédito pelo número de créditos cursados no semestre letivo.

(2) o valor mensal deverá ser pago no semestre em que o aluno estiver matriculado em dissertação ou tese. São seis mensalidades em cada semestre letivo.

Voltar