Brasão da PUC-Rio - Voltar para a página principal do site da Universidade

> Graduação >

Graduação

PIBID - Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência

Eventos
Cerimônia de abertura dos programas PIBID e Residência Pedagógica dá início oficial aos trabalhos de formação de professores Cinco anos de um projeto de sucesso na formação de professores Bolsas integrais e prática nas escolas Contatos e Localização: Ed. Amizade - Ala kennedy, 2º andar
tel: 3527-1137 / 3527-1138
e-mail: pibid@puc-rio.br
Final do conteúdo de navegação do curso

Voltar

linha de separação de conteúdo

 

INSTITUCIONAL

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desenvolvido pela CAPES em todo Brasil, o programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O objetivo do programa é incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, contribuindo para a valorização do magistério. Propõe inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação de experiências metodológicas de caráter inovador; contribui para a articulação teoria prática, necessárias à formação docente. Incentiva as escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes.

A PUC-Rio vem participando do Programa desde agosto de 2012, quando as Universidades Comunitárias foram autorizadas a participar através do Edital CAPES nº 11/2012, seguido dos Editais CAPES nº 61/2013 e nº 07/2018 obtendo aprovação integral em todos os projetos das diversas Licenciaturas: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português e Pedagogia.

As atividades desenvolvidas nas Unidades Escolares Públicas parceiras visam a melhoria da aprendizagem dos alunos envolvidos no programa, estimulando a troca de experiências e o contato com novas metodologias de ensino, entre os professores da escola e licenciandos.

Além dos recursos destinados ao pagamento de bolsas, a Capes também destina recursos financeiros de custeio e capital para as despesas essenciais à execução dos projetos, como por exemplo, a aquisição de material de consumo para as atividades desenvolvidas nas escolas, passagens e diárias e material permanente.

O PIBID/PUC-Rio está alocado na Coordenação de Licenciaturas/Coordenação Central de Graduação, órgão da Vice-Reitoria Acadêmica.

Ler mais (+)
» http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid


Voltar

linha de separação de conteúdo