Brasão da PUC-Rio - Voltar para a página principal do site da Universidade

> Graduação > PIBID

Graduação

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
linha de separação de conteúdo


DISCUTINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Prática docente é tratada pela Universidade e as escolas parceiras na II Jornada Pedagógica:
as licenciaturas dialogando com a escola básica

Por Renata Ratton – Vice-Reitoria Acadêmica
Mesa de abertura da jornada, a partir da esquerda: Gloria Fátima do Nascimento, diretora do Colégio Teresiano, Lucimere Costa, representante da 2ª Coordenadoria Regional de Educação/SME, Ralph Bannel, diretor do Departamento de Educação da PUC-Rio, Rejan Guedes-Bruni, diretora do curso de Biologia da PUC-Rio, que, em breve, terá sua licenciatura, e Maria Rita Passeri Salomão, coordenadora de licenciaturas da PUC-Rio

 

Quando o assunto é formação de professores, escola e universidade precisam falar a mesma língua. E nesse processo de aprendizado mútuo, o alinhamento das visões e ações requer identificação entre os programas e trabalho constante.

Em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Formação de Professores, a PUC-Rio foi pioneira na definição de escolas parceiras e co-formadoras de seus alunos de licenciatura. A parceria da Universidade com escolas de educação básica existe há mais de uma década, no sentido de atender as práticas de ensino e os estágios supervisionados.

Hoje, a Coordenação de Licenciaturas da PUC-Rio, em conjunto com o colégio Teresiano, realiza, anualmente, uma jornada pedagógica, na sede do colégio, para tratar do diálogo das licenciaturas com a escola básica, afinando o trabalho. A segunda edição foi realizada em setembro.

— O objetivo desse encontro é reunir professores e alunos das licenciaturas, e diretores, coordenadores e professores das escolas públicas e privadas que interagem com a PUC diariamente. Para a jornada, é feita uma série de reuniões preparatórias com a escolas indicadas pelos coordenadores das licenciaturas, a partir do universo de escolas parcerias. As escolas indicadas são aquelas que têm maior identidade com o tipo de formação conduzida aqui. Algumas delas também integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade, explica a Coordenadora de Licenciaturas da PUC-Rio, professora Maria Rita Passeri Salomão.

Professora Vera Candau, do Departamento de Educação da PUC-Rio, proferindo a palestra “Educar hoje: desafios da profissão docente”

Segundo Maria Rita, a palestra da professora Vera Candau, do Departamento de Educação, que abordou o tema “Educar hoje: desafios da profissão docente”, foi disparadora de um processo que envolveu cinco grupos de trabalho, ao longo do dia:

— A proposta dos grupos de trabalho foi discutir questões relacionadas à parceria no que diz respeito: ao que se espera do egresso do curso de formação de professores; às formas de parceria na formação de professores; às dimensões da relação teoria-prática do ponto de vista de cada um dos atores; ao modo como se constrói a relação de parceria entre o professor da escola, o aluno estagiário e o professor supervisor da Universidade; e aos aspectos a serem considerados no processo de avaliação do aluno estagiário, esclarece.

Para Maria Rita, as jornadas são um momento de união entre as escolas e a Universidade, de troca, de estabelecer olhares diversos e de consolidar a parceria.

As escolas privadas têm convênio direto com a PUC-Rio e as públicas são conveniadas através da respectiva esfera de governo. A jornada surgiu por iniciativa da equipe pedagógica do colégio Teresiano e dos próprios coordenadores de licenciatura, e a dimensão da segunda foi bem maior do que a da primeira. A terceira jornada pedagógica já tem dada marcada: setembro de 2016.


Casa cheia: professores e alunos das escolas e da Universidade lotaram auditório do Teresiano para discutir parcerias


Grupos de trabalho discutem os eixos propostos durante a jornada

linha de separação de conteúdo

Voltar