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Graduação

PIBID - Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência

V Encontro Institucional do PIBID - Integração e Renovação na Formação de Professores Caminhos de formação: FUTUROS (IM)PROVÁVEIS Bolsas integrais e prática nas escolas Contatos e Localização: Ed. Amizade - Ala kennedy, 2º andar
tel: 3527-1137 /fax: 3527-1132
e-mail: pibid@puc-rio.br
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INSTITUCIONAL

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Desenvolvido pela CAPES em todo Brasil, o programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O objetivo do programa é incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, contribuindo para a valorização do magistério. Propõe inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação de experiências metodológicas de caráter inovador; contribui para a articulação teoria prática, necessárias à formação docente. Incentiva as escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes.

A PUC-Rio vem participando do Programa desde agosto de 2012, quando obteve aprovação integral em 08 projetos, atendendo as diversas Licenciaturas: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português e Pedagogia.

As atividades desenvolvidas nas 07 (sete) Escolas Públicas parceiras visam a melhoria da aprendizagem dos alunos envolvidos no programa, estimulando a troca de experiências e o contato com novas metodologias de ensino, entre os professores da escola e licenciandos.

Além dos recursos destinados ao pagamento de bolsas, a Capes também destina recursos financeiros de custeio e capital para as despesas essenciais à execução dos projetos, como por exemplo, a aquisição de material de consumo para as atividades desenvolvidas nas escolas, passagens e diárias e material permanente.

O PIBID/PUC-Rio está alocado na Coordenação Central de graduação, órgão da Vice-Reitoria Acadêmica.


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EQUIPE

» Coordenadora Institucional: Maria Rita Passeri Salomão » Coordenadora de Gestão: Maria Cristina Guimarães de Góes Monteiro » Coordenadora do Subprojeto de Ciências Sociais: Ana Paula Soares Carvalho » Coordenador do Subprojeto de Filosofia: Edgar de Brito Lyra Netto » Coordenadora do Subprojeto de Geografia: Rejane Cristina de Araújo Rodrigues » Coordenador do Subprojeto de História: Ilmar Rohloff de Mattos » Coordenadora do Subprojeto de Letras-Inglês: Inês Kayon de Miller » Coordenadora do Subprojeto de Letras-Português: Beatriz de Castro Barreto » Coordenadora do Subprojeto de Pedagogia: Patrícia Coelho da Costa » Apoio Pibid PUC-Rio: Guilherme Félix
Olívia Balaguer


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SUBPROJETOS E UNIDADES ESCOLARES

Subprojeto de Ciências Sociais » Coordenadora: Ana Paula Soares Carvalho » Unidade Escolar: Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho » Professora supervisora: Verena Giglio de Medeiros» Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Ivanildo Carvalho dos Santos
2. Leonardo Silva Ventura
3. Lucas Machado de Morais Lima
4. Vinícius Martins Melo
5. Yago Reis de Rezende Correa
» Unidade Escolar: Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral » Professor supervisor: Victor Nigro Fernandes Solis» Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Andrezza Pereira de Souza
2. Bruno Silva Teixeira
3. Milena da Silva Pereira
4. Robson Martins Fontes
5. Yeza Cardoso Lojo

A obrigatoriedade do ensino da Sociologia no Ensino Médio trouxe oportunidades para novas experiências pedagógicas nos cursos de Ciências Sociais. A prática de ensino em Ciências Sociais, desenvolvida no Departamento de Ciências Sociais PUC-Rio, fornece aos licenciandos um cabedal de conhecimento capaz de torná-los bons professores no que diz respeito à reflexão sobre a transmissão de conceitos, sobre as ferramentas teórico-metodológicas e sobre as estratégias pedagógicas. Seguindo essa orientação, desenvolve-se, em parceria com o Colégio Estadual Professor Antônio Maria e o Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, o subprojeto de Ciências Sociais com foco na reflexão sobre a forma de transmitir, aos alunos do Ensino Médio, os conceitos fundamentais, as ferramentas teórico-metodológicas e também as estratégias pedagógicas envolvidas no processo de construção da prática da sociologia. Tais estratégias possibilitam, ao aluno desse segmento de ensino, compreender a Sociologia como um campo de conhecimento fundamental na percepção da conexão das mudanças operadas na vida cotidiana com os processos mais amplos da vida social.


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SUBPROJETOS E UNIDADES ESCOLARES

Subprojeto de Filosofia » Coordenador: Edgar de Brito Lyra Netto » Unidade Escolar: Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral » Professor supervisor na escola: Eycles Luiz Amorim de Souza» Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Agostinho Lafaiete Rodrigues
2. Alan Torres da Cruz
3. Avner Coutinho Naime
4. Guinter Butzke
5. Kira Pinto Mury Alves
6. Kleber de Jesus da Silva
7. Rafael da Silva

O subprojeto PIBID/PUC de Filosofia manteve produtiva parceria com Colégio Estadual Visconde de Cairu entre 2012 e 2016. O trabalho se desenvolveu, desde o começo, com centro na realização de projetos filosóficos de interesse dos alunos. Pesquisas qualitativas refeitas a cada ano permitiam identificar focos temáticos a partir dos quais se definia título para a Semana de Filosofia do ano. Caminhando em paralelo com as aulas, os temas eram desenvolvidos pelas turmas junto com os professores supervisores e bolsistas. Quatro eventos foram realizados: Faces Filosóficas da Violência (2013), Eleição para a Presidência de Cairópolis (2014), Filosofia e Tecnologia (2015) Escola com Sentido (2016), todos com muito êxito. Vale ressaltar que, inclusive após a realização das “semanas”, as repercussões seguiam sendo aproveitadas como motivação e referência nas aulas. O ano de 2017 se iniciou com a notícia da aposentadoria do professor supervisor Luis Alberto Cabral, figura importante no grupo desde 2014. Era também hora de buscar nova parceria, que diversificasse a experiência do subprojeto. O Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral e seu professor de filosofia Eycles de Souza se afiguraram como escolha acertada. A direção do colégio – formador de “normalistas” – tem se mostrado muito interessada no trabalho, e o diálogo com o novo supervisor vem sendo muito produtivo. Abre ainda a possibilidade de diálogo com PIBID/PUC de Ciências Sociais, que há mais tempo tem o CE Ignácio Amaral como parceiro. As expectativas são as melhores.


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SUBPROJETOS E UNIDADES ESCOLARES

Subprojeto de Geografia » Coordenadora: Rejane Cristina de Araújo Rodrigues » Unidade Escolar: Escola Municipal George Pfisterer » Professora supervisora: Cláudia Andrea Lafayette Pinto» Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Guilherme Pereira Meirelles
2. Letícia Oliveira Rocha
3. Pedro Gomes Carneiro Dias
4. Raissa Tavarez Cortez
5. Verônica da Rocha Pereira
» Professor supervisor: Guilherme Robson da Silva» Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Brenda Fernandes Cadime de Araújo
2. Christiane de Araújo
3. Diego Januário Barros
4. Júlia Reis Gomes Martins
5. Matheus Henrique Fonseca Baroni
» Professora supervisora: Luana Ferreira Correia » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Diego de Castro Souza
2. Luan da Silva Costa
3. Rafael Henrique de Albuquerque
4. Sabrina Silva de Menezes
5. Victor Azevedo Lopes da Silva
» Professor supervisor: Nelmo Paes » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Bárbara Ramos Medeiros
2. Carla Lassery Simi
3. Isabela Peluso Cid
4. Selene Barbosa Sampaio
5. William Cosme de Souza Bannitz

Desenvolvido em conjunto com a Escola Municipal George Pfisterer, o subprojeto "Educação Geográfica e Sustentabilidades: por uma formação professores de geografia que valorize a conexão Escola básica – Universidade" é uma proposta de consolidação do projeto educacional que o departamento de Geografia da PUC-Rio desenvolve há mais de meia década. O objetivo principal é ampliar a conexão entre a Universidade e as Escolas Básicas, de modo a superar a realidade de que nem sempre a "geografia que se ensina na escola é a que se aprende na universidade". Acredita-se que, somente assim, haverá a sustentabilidade tanto do processo de formação de novos professores como da qualificação continuada de docentes da rede, pois são estes que necessitam de suportes constantes dos cursos de Licenciatura de Instituição de Ensino Superior engajadas, tradicionalmente, na formação de docentes do ensino básico do Brasil, como é o caso da PUC-Rio.


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SUBPROJETOS E UNIDADES ESCOLARES

Subprojeto de História » Coordenador: Ilmar Rohloff de Mattos » Unidade Escolar: Escola Municipal Christiano Hamann » Professora supervisora: Nádia Morgana Denaui de Almeida » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Bruna Boa Pereira de Souza
2. Gabriel Vettorazzi Mota
3. João Felipe Valiante Chianello
4. Mauro Machado Martins
5. Núbia de Sousa Rodrigues
» Professor supervisor: Paulo Fernandes Louro » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Ana Carolina Peixoto Migliora
2. Bernardo Saldanha da Gama de Paiva Coelho Freitas Gerude
3. Felipe de Oliveira
4. Guilherme Loredo H. de Maia
5. Matheus Fernandes Gregório Abreu
6. Patrick Gonçalves Toledo da Silva

Por que ensinar história? Aprender história para quê? Como formar um professor de história? Quaisquer que sejam, e ainda que muito diferentes as respostas a cada uma destas indagações, todas elas revelam, de modo consciente ou não, a relação indissociável entre o ato de ensinar e o ato de aprender, o processo de ensino-aprendizagem de história colocando em destaque o diálogo cotidiano e sempre renovado entre o professor e o aluno, por meio de uma prática insubstituível – a Aula de história. Este subprojeto desenvolvido com a Escola Municipal Christiano Hamann tem como foco aulas de história da qual cada professor se apresenta como o autor de um Texto diferente, resultado expressivo de múltiplas leituras – da historiografia acadêmica, dos textos didáticos, de jornais e revistas, assim como da vida presente, das múltiplas e diversas experiências vividas por homens e mulheres, nos mais diferentes pontos do planeta e também em uma determinada sala de aula de uma unidade escolar, porque há muito aprendemos que "nada do que aconteceu um dia pode ser considerado perdido para história". Textos que se apresentam como narrativas que forjam diferentes tempos históricos, e assim possibilitam quer àqueles que ensinam quer aos que aprendem, por meio da reciprocidade que também caracteriza um nexo indissociável, estar no mundo – nossa morada.


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SUBPROJETOS E UNIDADES ESCOLARES

Subprojeto de Letras-Inglês » Coordenadora: Inês Kayon de Miller » Unidade Escolar: Escola Municipal George Pfisterer » Professora supervisora: Júlia dos Santos Moraes » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Amanda Carvalho França
2. Ana Clara Felix Barros
3. Isabela Alfradique Klausner
4. Josiele da Silva Duarte Pereira
5. Sabrina Pinheiro de Medeiros
» Unidade Escolar: Escola Municipal São Tomás de Aquino » Professora supervisora: Walewska Gomes Braga » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Mariana Resende de Paiva
2. Nikita Dominique Sigrist
3. Sophia Marinho Bailey
4. Suzane dos Santos Moutta
5. Wanderson Gomes da Silva

Comprometidos com a atitude permanentemente investigativa e crítica com relação à sua própria prática pedagógica em língua inglesa, o subprojeto de Letras-Inglês se desenvolve em parceria com a Escola Municipal Santo Tomás de Aquino e com a Escola Municipal George Pfisterer. O foco do projeto é a formação de professores conscientes da complexidade da vida profissional que estão iniciando, a partir da familiarização com a Prática Exploratória, uma prática pedagógica problematizadora, interdisciplinar e co-construída por alunos e professores. Busca-se o questionamento, a reflexão interna, o autoconhecimento e o fortalecimento da autoestima pessoal e profissional, na tentativa de não permitir que o desgaste e o cansaço (a síndrome de burnout) se instalem na vida do professor.


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SUBPROJETOS E UNIDADES ESCOLARES

Subprojeto Letras-Português » Coordenadora: Beatriz de Castro Barreto » Unidade Escolar: Escola Municipal São Tomás de Aquino » Professor supervisor: Alexandre Oliveira de Souza » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Anna Carolina Jardim Gerbasi
2. Clara dos Anjos do Amaral de Souza
3. Elvis Alves de Souza
4. Joana Soares Gomes
5. Luisa Morais Izidoro da Silva
6. Lunna Marcolongo Pirozzi
» Professora supervisora: Leila de Lima » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Aline da Silveira Matos
2. Manuella Tebet Gonçalves
3. Maria Eduarda da Cunha Silva
4. Marina Y Gonzales Leal
5. Renata Leduino Ricardo

Tendo em mente que é necessário capacitar os futuros professores de Português para lidarem com as necessidades de letramento dos alunos da escola pública a fim de torná-los conscientes das funções desempenhadas pelo uso da sua língua em uma sociedade letrada como a nossa, o subprojeto de Letras Português desenvolve-se em parceria com a Escola Municipal São Tomas de Aquino. O foco do trabalho é a vivência do cotidiano escolar como forma de o licenciando atuar na escola, desenvolvendo num 'trabalho para entender' o que acontece em sala de aula e, fora dela, com o objetivo de 'estar' na sala de aula e valorizar a 'qualidade da vida' nela vivenciada. Nesta busca de entendimentos, procura-se a ressignificação de atividades como planejamento e execução de atividades.


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SUBPROJETOS E UNIDADES ESCOLARES

Subprojeto Pedagogia » Coordenadora: Patrícia Coelho da Costa » Unidade Escolar: Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello» Professora supervisora: Luciana Maria Silva Portilho de Freitas » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Ester Ribeiro da Silva
2. Fabiana Marques de Moraes
3. Natália Falcão Batista
4. Rafaela dos Santos  Henrique
5. Tamara de Oliveira Vieira
» Professora supervisora: Márcia Maria Domingues de Azevedo » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Ana Cristina de Jesus Conceição Dias
2. Ingrid Cristina Faustino Marinho
3. Jeissiele Santos Bernardino
4. Suzana Verônica da Silva
5. Tarsila Gomes do Nascimento
» Professora supervisora: Vera Lúcia Freitas dos Santos » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Amanda Carvalho da Silva
2. Ana Grace Machado da Silva
3. Cassia Ellen Mendes da Silva
4. Cristiane da Silva Patinho
5. Gleice Kelly Bittencourt Roque
» Unidade Escolar: Escola Municipal Shakespeare » Professora supervisora: Flávia de Moura Osorio Pereira » Alunos bolsistas de iniciação à docência:
1. Alice Medeiros Reimann
2. Danielle da Silva Greco
3. Gabriela Campolina de Azeredo Coutinho Lopes
4. Jully Ana Aguiar de Loiola
5. Maria Mônica Oliveira Pereira

O objetivo do subprojeto de Pedagogia é promover o diálogo entre teoria e prática desde o início do curso. A docência para alunos que estão iniciando seus estudos na área permitirá que eles tenham contato com a escola e com a docência enquanto estudam teorias e leituras da área, podendo assim ver, analisar e colocar em prática os conhecimentos, que estão em construção. O subprojeto de Pedagogia é realizado em parceria com as escolas municipais Shakespeare e Sergio Vieira de Mello. Neste projeto, a inserção do futuro pedagogo, desde cedo, na escola permite também que ele perceba como a prática diverge daquele ideal discutido no curso de Pedagogia e já comece a discutir formas de fazer os dois saberes dialogarem.


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