Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Licenciaturas

PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Edital CAPES nº 23/2022
Subprojetos e Unidades Escolares

A PUC-Rio vem participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, desde o Edital Capes nº 11/2012, quando as Universidades Comunitárias foram autorizadas, obtendo, a partir dos editais que se seguiram, aprovação em seus projetos institucionais e subprojetos das áreas que compõem as Licenciaturas na PUC-Rio.

A adesão da Universidade ao programa, ao longo de 10 anos desde sua implementação, vem reforçando o compromisso da PUC-Rio com a formação de professores para educação básica, atendendo a Meta 15 do PNE 2014-2024 que traz para as Universidades o compromisso e o desafio de melhorar a formação de professores. Esta formação só é possível aumentando e aperfeiçoando a articulação teoria e prática e aproximando a Universidade da escola.

Neste contexto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência representa uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para educação básica e fortalece a integração entre a Universidade e a Escola Básica, proporcionando uma via de mão dupla: para os cursos de Licenciatura a experiência  do  PIBID tem subsidiado propostas de revisão curricular e estimulado a reflexão sobre o papel da escola pública na sociedade brasileira; para a escola e para o professor que recebe os alunos, o PIBID cria um ambiente de trocas sobre práticas docentes e novos canais de atualização pedagógica. Para os licenciandos, a experiência na escola pública tem possibilitado o aprofundamento das reflexões sobre o universo da escola estimulando a troca de experiências e o contato com novas metodologias de ensino.

A PUC-Rio oferece 08 cursos de Licenciaturas, a saber: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português e Pedagogia.


Subprojeto Multidisciplinar Biologia e Sociologia

Foto do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral CE Ignácio Azevedo
do Amaral
Foto do Colégio Estadual André Maurois CE André Maurois

O subprojeto interdisciplinar Biologia e Sociologia tem como foco preparar licenciandos para os desafios da educação básica no Brasil contemporâneo, o que implica em instrumentá-los para conhecer os meandros do ambiente escolar e tratar de temas prementes para a compreensão do mundo em que vivemos. Nesse sentido, o projeto foca na preparação dos licenciandos para tratar de temas essencialmente interdisciplinares, cuja abordagem passa necessariamente por conhecimentos vindos das Ciências Sociais e Biológicas, como, por exemplo, mudanças climáticas e saúde coletiva.


Subprojeto de Geografia

Foto da unidade escolar

O subprojeto de Geografia, referenciado nas experiências bem-sucedidas e nas expectativas surgidas a partir da participação do curso de Licenciatura em Geografia da PUC-Rio em editais PIBID anteriores, tem como objetivo geral o desenvolvimento de estratégias diversas e inovadoras voltadas à formação de professores de Geografia críticos e autônomos, capazes de colaborar para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil.


Subprojeto de História

Foto da EM Manoel Cícero EM Manoel Cícero
Foto da EM Desembargador Oscar Tenório EM Desembargador
Oscar Tenório

O subprojeto de História tem como proposta “Leitura: da leitura de mundo para a leitura do texto e da leitura do texto para a leitura de mundo”, nesse duplo movimento. O processo tem início com os saberes dos alunos, o que demanda pesquisa por parte do licenciando como forma de conhecer a realidade social e cultural dos mesmos, para a leitura dos textos, os conhecimentos históricos, apresentando aos alunos, objetos de conhecimento de forma significativa com abordagens mais recentes dos estudos históricos, para que o que for estudado faça sentido para os alunos, trazendo para a sua vida cotidiana. É nesse duplo movimento, que se constrói uma leitura crítica do mundo em que vivemos.


Subprojeto Interdisciplinar Letras Inglês e Português

Foto da unidade escolar

O subprojeto interdisciplinar Letras Português-Inglês tem como foco promover, de forma interdisciplinar e multidisciplinar, práticas de letramentos e multiletramentos em língua portuguesa e em língua inglesa. Nesse sentido, prevê a adoção de estratégias que venham a inserir e ambientar o licenciando na vida da escola, buscando reafirmar as crenças de que a construção dos saberes acontece nos múltiplos espaços escolares e de que é imprescindível promover a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento


Subprojeto de Pedagogia

Foto da unidade escolar

O subprojeto de Pedagogia tem como tema o ensino de história local e práticas de alfabetização. O campo de atuação será uma escola da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, localizada na zona sul da cidade. Em uma articulação da Universidade com a escola básica, os licenciandos, sob orientação da professora supervisora e da coordenadora de área, deverão observar a turma, realizar estudos teóricos, levantar hipóteses, elaborar análises diagnósticas, planejar e elaborar atividades pedagógicas.